Qualquer mulher pode tricotar um chapéu feminino usando uma agulha de crochê ou agulhas de tricô. Pode ser muito mais difícil decidir o estilo e a cor desejada, já que existem muitas variações de chapéus da moda.
Novos modelos 2019
Uma mulher moderna tem muitas exigências por um gorro de malha moderno. Além de mantê-lo aquecido no frio e protegê-lo do vento, o chapéu deve ter cor ou estilo brilhantes o suficiente para fazer você se destacar da multidão.
Os designers estão fazendo o melhor que podem para dar um toque novo e moderno aos chapéus clássicos.
Cores da moda, fios, estilos de chapéus
Os gorros de malha se tornam um atributo necessário do look assim que o primeiro tempo frio chega. Para o início do outono, peças feitas com fios finos de algodão são adequadas, pois protegem dos ventos. Para o inverno, itens feitos com fios grossos e quentes são adequados.
Ao escolher fios para um chapéu, você deve escolher fios macios que não causem espinhos e que enfatizem vantajosamente o estilo escolhido para o cocar. Quanto mais volumoso e texturizado for o fio, mais simples devem ser os modelos que você deve escolher. Além das cores clássicas branco e cinza, chapéus de cores vibrantes estão na moda.
Transições suaves entre tons também ficam lindas. Isso pode ser conseguido usando diferentes fios ou fios de melange, dos quais há uma grande variedade no mercado. O gorro continua sendo um dos favoritos. É universal e combina tanto com um casaco formal quanto com uma jaqueta esportiva.
Os designers oferecem muitas variações deste chapéu, diferindo em comprimento e volume.
As fashionistas da cidade também não ignoram os chapéus com pompons. Não é mais considerado um adorno de cabeça para crianças. Porque combina com muitos estilos de roupa. O chapéu com dobra, graças à variedade moderna de fios, não parece chato ou cinza. Pelo contrário, indica o caráter brilhante de seu dono.
Um chapéu com protetores de orelha faz com que os designers queiram experimentar. Há um número incrível de opções de estilos e elementos decorativos nesses chapéus. Dependendo do comprimento das orelhas, da altura da coroa do chapéu, do padrão e da presença de pompons, uma mulher com qualquer formato de rosto oval pode encontrar sua própria versão de um cocar.
Chapéus de formatos incomuns podem ser usados por pessoas ousadas e alegres que não têm medo de atenção excessiva.
Padrões de tricô para chapéus
A maioria dos chapéus costuma ser tricotada com padrões simples.
Que incluem:
- borracha;
- ponto meia;
- ponto meia;
- tranças;
- Arana.
Gorro de tricô Nepal
Você pode tricotar um gorro feminino com agulhas de tricô da Drops Nepal em algumas noites.
Materiais necessários para o tamanho 56:
- Fio – 2 novelos.
- Agulhas circulares e de ponta dupla nº 5, agulha de crochê.
Etapas do trabalho:
O trabalho começa com a montagem de 80 pontos nas agulhas de tricô circulares. As próximas 10 carreiras são tricotadas com um padrão canelado, alternando 3 laçadas frontais e 2 laçadas traseiras.
Em seguida, você precisa tricotar de acordo com o padrão.
Chapéu vazado
Fazer um chapéu vazado exigirá habilidade da costureira, pois durante o tricô é importante seguir o padrão exatamente e contar as laçadas. O tamanho do chapéu apresentado é 56.
Você precisará de:
- Fio – 150 g (espessura em 100 g 300 m).
- Agulhas de tricô com gancho nº 3.
Etapas do trabalho:
- Você precisa montar 137 pontos. Em seguida, tricote em ponto canelado (1l.*1 tricô) até 3 cm de altura.
- Depois, você precisa adicionar mais 48 laçadas às existentes, uniformemente ao redor da circunferência. O diagrama 1 mostra o padrão básico do chapéu. Isso deve ser feito exatamente de acordo com o diagrama até que a altura do produto seja de cerca de 15 cm.
- Nas próximas 15 carreiras você precisa diminuir, continuando a seguir o padrão.
- As alças restantes devem ser apertadas e presas na parte de trás da cabeça.
O chapéu pode ser decorado ou deixado como está. O padrão vazado em si é uma decoração.
Chapéu com padrão trançado
Materiais para tamanho 56:
- Fio – 150 g.
- Agulhas de tricô circulares nº 4 + 1 agulha adicional.
Etapas do trabalho:
Monte 70 pontos usando agulhas de tricô circulares e trabalhe em padrão canelado. A altura do elástico é de 14 carreiras. Na carreira 15, adicione 24 pontos uniformemente. Neste caso, as carreiras 15 e 16 devem ser tricotadas com a superfície frontal.
Em seguida, o chapéu deve ser tricotado de acordo com o padrão:
Para fazer um ponto cruz no padrão, 3 pontos são transferidos para uma agulha adicional, depois os próximos 3 pontos são tricotados e então somente os pontos da agulha adicional.
As próximas 5 carreiras devem ser trabalhadas em ponto meia. Depois você precisa fazer uma sobreposição na direção oposta, semelhante à anterior.
É necessário continuar tricotando de acordo com o padrão até que a altura do padrão principal do chapéu seja de 16 cm. Os loops devem ser reduzidos gradual e uniformemente.
Por fim, você precisa costurar cuidadosamente a parte de trás do chapéu.
Chapéu multicolorido
Você pode tricotar um chapéu feminino usando fios multicoloridos. Todo entusiasta de tricô sempre tem muitas bolas de cores diferentes sobrando de outros projetos. Nesse caso, você pode selecionar fios de composição e espessura semelhantes para o chapéu. Ou, ao contrário, fazê-lo a partir de diferentes retalhos de fios.
Você só precisa se certificar de que a espessura do fio seja aproximadamente a mesma, caso contrário, o gorro de inverno não será quente o suficiente.
Para um chapéu tamanho 52 você precisará de:
- Agulhas de ponta dupla tamanho 7.
- Fios – azul, amarelo, rosa, laranja (espessura do fio 50 g em 55 m).
Etapas do trabalho:
- Você precisa montar 60 pontos e tricotar 42 carreiras em um padrão repetido de acordo com o diagrama:
- Linha azul 2 carreiras de ponto meia,
- Rosa - 1 carreira de ponto meia,
- Laranja - 4 carreiras em ponto meia,
- Amarelo - 1 carreira em ponto meia.
Repita.
- Azul - 4 p. frente + 1 carreira em meia + 1 carreira em ponto meia,
- Rosa –-2 p. tricô + 4 carreiras faciais,
- Laranja – 2 p. purl,
- Amarelo – 2p. purl.
Alterne as linhas de cores da palavra "Repetir".
- A partir da carreira 43, você precisa diminuir os pontos. Para fazer isso, na carreira 43, você deve tricotar cada 4ª e 5ª laçada juntas.
- Repita as diminuições após 4 carreiras, depois após 3 e depois após 2 carreiras. Restarão 12 laçadas nas agulhas de tricô, que precisam ser apertadas com linha e a ponta escondida dentro do gorro.
Chapéu e gorro volumosos
Você pode tricotar um gorro feminino com agulhas de tricô usando padrões simples. Se você escolher fios texturizados, fofos ou mesclados, até mesmo um modelo simples ficará interessante. Este modelo de chapéu e gorro é feito de mohair macio. O padrão é um elástico tricotado alternando as alças da frente e de trás.
- O gorro é tricotado em agulhas circulares, que devem ter o mesmo comprimento que a circunferência da cabeça.
- Após montar os pontos, tricote com um elástico de 35 cm. Depois disso, a cada 4 carreiras, você precisa diminuir os pontos. Para fazer isso, o número total de loops deve ser dividido em 4 partes. No início e no final de cada seção, você precisará tricotar 3 laçadas juntas.
- Quando houver algumas laçadas restantes em cada parte, você precisará usar uma agulha de crochê para puxar a ponta da linha por elas, apertá-la e prendê-la no lado avesso.
O laço é tricotado da mesma forma que o gorro. Após a altura do produto atingir 30-40 cm, os laços precisam ser fechados.
Chapéu bandana
Para um chapéu (circunferência da cabeça 60 cm) você precisará dos seguintes materiais:
- Agulhas de tricô (nº 4,6).
- Lã – 250 g.
Etapas do trabalho:
- Nas agulhas de tricô nº 6, você deve fazer um padrão de “arroz duplo”, para isso você precisa montar 40 laçadas e depois tricotar de acordo com o padrão. Você deve obter um retângulo com lados de 50 e 30 cm. Esta será a parte principal da bandana. (Antes de tricotar, você deve deixar um fio longo o suficiente para tricotar uma carreira. Com a ajuda dele, a viseira será presa à bandana).
- Em seguida, você deve tricotar a viseira, encurtando as carreiras. Você precisa começar com 37 voltas. Cada carreira seguinte terá 4 pontos a menos. Você precisa tricotar até que restem 9 laçadas nas agulhas.
- Usando o restante do fio da bandana, você precisa tricotar uma carreira adicional, tricotando simultaneamente as alças da viseira. O primeiro e o último pontos devem ser tricotados juntos.
- No lado oposto da viseira, continue tricotando até o comprimento atingir 45 cm. Depois disso, comece a diminuir as laçadas (3 laçadas em 4 carreiras).
- Para fechar a carreira, você precisa passar o fio pelas laçadas restantes e juntá-las.
- Deve ser feita uma costura ao longo do lado comprido do retângulo, costurando o chapéu.
- Para garantir que o chapéu fique bem na sua cabeça, você também deve fazer um curativo. Para fazer isso, você precisará de agulhas de tricô nº 4, nas quais você precisará montar 21 laçadas. O comprimento da bandagem é de 90 cm. O padrão é elástico.
A faixa de cabeça finalizada deve ser costurada à bandana em volta da cabeça.
Chapéu com tranças transversais
Tranças em chapéus são um padrão comum. Mas geralmente elas são colocadas ao longo da tampa. Abaixo está um modelo original onde as tranças são transversais. O chapéu serve em tamanhos de cabeça de 50 a 56.
Materiais necessários:
- Fio – 100 g (300 m em 100 g).
- Agulhas de tricô circulares e regulares nº 4.5.
Execução da obra:
- A parte principal do produto é tricotada como um cachecol em uma tira longa. A largura da tira é de cerca de 15 cm, o comprimento corresponde à circunferência da cabeça.
- No início do trabalho, você deve montar 80 laçadas nas agulhas de tricô. 4 laçadas das bordas da tira serão tricotadas em ponto meia. Os 72 restantes devem ser trançados.
- O entrelaçamento deve ser feito da seguinte maneira. As primeiras 9 carreiras são trabalhadas com elástico, alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia. Na 10ª carreira, você precisa fazer um entrelaçamento nas 24 alças centrais. Para fazer isso, o início e o fim da trama são marcados com um alfinete. O padrão elástico é feito até o primeiro pino. Em seguida, você precisa remover 12 laçadas em uma agulha de tricô separada. Os próximos 12 pontos são tricotados usando o padrão principal. Depois, você precisa retornar às laçadas da agulha de tricô adicional e tricotá-las. A carreira deve ser finalizada com um padrão de nervuras. Se tudo for feito corretamente, haverá uma sobreposição no centro da tela.
- Continue tricotando com um elástico por mais 9 carreiras. Na próxima carreira, o entrelaçamento deve ser feito no início e no final do elástico.
- Em seguida, você precisa alternar a cada 9 carreiras as tramas, que são feitas no centro ou nas bordas. O tecido é tricotado até atingir um comprimento correspondente à circunferência da cabeça. Depois disso, os loops precisam ser fechados.
A área occipital é tricotada no lado comprido da tira, alternando 2 laçadas frontais com 2 laçadas traseiras. Você precisa tricotar 8 carreiras. Então você precisa reduzir o número de loops, passando para o elástico, fazendo uma laçada com 2 laçadas da frente e 2 de trás. As próximas 4 carreiras são tricotadas com 1 elástico frontal e 1 elástico traseiro. Na 5ª carreira você também precisa diminuir a cada segunda laçada.
Você precisa passar a linha pelas alças e apertá-la, prendendo-a por dentro. Costure um chapéu.
Chapéu - Kubanka
Para um chapéu Kubanka tamanho 59 você precisará de:
- Fio – 100 g (novelo 150 m em 100 g).
- Agulhas – 2,5 e 3,5.
Etapas do trabalho:
- O trabalho começa com a montagem de 110 pontos nas agulhas de tricô nº 2.5.
- As próximas 3 carreiras devem ser tricotadas em ponto meia.
- Em seguida, você precisa tricotar 10 carreiras em ponto canelado, alternando 1 laçada frontal e 1 laçada traseira.
- Novamente, 3 carreiras devem ser feitas em ponto meia. Isso completa o design do elástico.
- A parte principal do produto é tricotada nas agulhas nº 3.5 usando o padrão de ponto meia. O número de fileiras dependerá da altura que você quer que o chapéu tenha. Comprimento recomendado, tricotado em ponto meia, 15-20 cm.
- Depois de atingir o comprimento desejado do gorro, você deve tricotar mais 3 cm com o ponto tricô para criar um rolinho que ajudará o gorro a manter seu formato.
- Na parte de trás da cabeça, você deve diminuir o número de laçadas. Para fazer isso, você precisa tricotar as cunhas com a superfície frontal. Os pontos de diminuição devem ser feitos somente nas carreiras da frente.
Para finalizar o trabalho, você precisa puxar a linha pelas laçadas restantes com uma agulha de crochê, esticar a linha e escondê-la no lado avesso.
gorro
O gorro é um acessório de cabeça moderno e cuja popularidade não diminui. Em primeiro lugar, isso se deve à versatilidade. O chapéu ficará igualmente estiloso e moderno se usado com uma jaqueta jovem e um casaco de pele caro. Combina com quase todos os formatos de rosto. O chapéu é tricotado com um ponto simples, por isso vários elementos decorativos e ornamentos ficam ótimos nele.
Tricotar um chapéu desses levará um dia inteiro. Tamanho 54.
Para trabalhar você precisará de:
- Fio.
- Agulhas de meia e tricô circular nº 3.
- Gancho.
- Alfinetes.
Etapas do trabalho:
- O trabalho deve ser feito em 2 threads de uma só vez. Isso significa que você precisa puxar as pontas dos fios de ambas as bolas. As agulhas circulares devem ter o comprimento do chapéu.
- Monte 81 pontos usando agulhas circulares. Em seguida, você precisa retirar um raio. E organize o tricô de modo que a última laçada fique à direita. Em seguida, o laço é puxado. Isso significa que o primeiro laço é transferido para a agulha de tricô direita, e o 80º laço deve ser puxado por baixo dele, que é devolvido para a agulha de tricô esquerda. A 81ª laçada deve ser simplesmente retirada da agulha. Se tudo for feito corretamente, restarão 80 loops.
- As próximas 18 carreiras são tricotadas apenas com alças frontais.
- O padrão de estrelas deve ser iniciado na carreira 19. Ele tem 19 laçadas de largura.
- O início e o fim do padrão devem ser marcados no produto. Isso pode ser feito com pinos. No início da 19ª carreira, prenda o alfinete e continue tricotando o padrão de acordo com o diagrama. No final, prenda o segundo pino.
- Em seguida, você precisa completar mais 30 linhas. Deve-se prestar atenção especial ao tricô correto do padrão.
- Após finalizar o molde, todas as carreiras devem ser tricotadas somente com pontos da frente até que a altura do produto seja de 20 cm.
- Continue trabalhando trocando para agulhas de pontas duplas. Neste caso, cada agulha de tricô conterá 20 laçadas.
- Para finalizar o chapéu, você precisa diminuir os pontos gradualmente. Isso deve ser feito em cada segunda carreira, diminuindo uma laçada em cada agulha no início e no fim. Cada carreira seguinte à carreira diminuída deve ser continuada com pontos meia, sem diminuí-los.
- Você deve terminar de diminuir quando restarem 4 laçadas em cada agulha. Em seguida, o fio de tricô precisa ser cortado, deixando uma ponta de 30 centímetros.
Para fechar as laçadas, puxe o fio restante por todas as laçadas com uma agulha de crochê e aperte-as. O fio restante precisa ser preso por dentro.
Chapéu - gato
Não é difícil tricotar um chapéu feminino divertido com orelhas de gato imitando. O modelo é adequado para artesãs com habilidades básicas de tricô., e você precisa saber tricotar e fazer crochê.
Para trabalhar você precisará de:
- Agulhas de tricô circulares e agulha de crochê tamanho 2,5.
- Agulhas de tricô circulares tamanho 3.
- Fio – 100 g (qualquer fio felpudo serve).
Etapas do tricô:
- Para este modelo, as laçadas são montadas usando o método italiano.
Para o chapéu você precisa de 88 laçadas. O trabalho começa com o tricô de 45 laçadas de ar com uma agulha de crochê, que precisam ser fechadas em um anel. O número 45 foi obtido dividindo as 88 laçadas necessárias por 2 e adicionando 1 laçada extra para fechar a carreira. A segunda carreira deve continuar sendo feita com laçadas e laçada.
A partir da terceira carreira, o tricô deve ser continuado com agulhas de tricô (tamanho 2,5). Neste caso, a laçada da carreira anterior é tricotada como laçada da frente, e a laçada é tricotada como laçada de trás. É assim que se obtém um elástico. Na 4ª e 6ª carreiras, você precisa fazer pontos tricô e remover os pontos da frente para que a linha fique atrás da laçada.
Na 5ª e 7ª carreiras, ao contrário, são feitos pontos meia, e os pontos tricô são retirados, mas o fio já estará na frente da laçada. A partir da 8ª carreira você deve tricotar em ponto canelado (1 tricô e 1 meia), no comprimento desejado do elástico do gorro, usando agulhas de tricô tamanho 3.
- O tricô da parte principal do produto começa com 27 laçadas em ponto meia mais 1 laçada em tricô. Depois vem o padrão lateral em 15 laçadas. O número de loops originais precisa ser aumentado. Para fazer isso, tricote 2 pontos meia em cada ponto meia. As alças da frente são tricotadas. Deve haver 22 loops na saída. Em seguida, fazemos a parte de trás do chapéu da mesma maneira.
- O molde da parte lateral do chapéu deve ser feito de acordo com o diagrama fornecido:
- A parte principal do chapéu deve ter 37 carreiras. Em seguida, você precisa começar a diminuir o número de voltas para concluir o trabalho. Em cada carreira, você precisa diminuir 4 laçadas dos lados, tricotando uma laçada através de 2 laçadas da frente.
- No final do trabalho, o chapéu precisa ser costurado no topo da cabeça.
Este modelo é adequado tanto para meninas quanto para mulheres com mais de 40 anos.
Chapéu com aba
Mesmo quem está começando a tricotar pode fazer um gorro feminino com agulhas de tricô. Basta escolher um modelo que seja fácil de implementar. O gorro com dobra é um clássico do tricô e também um produto ideal para iniciantes. artesãs. Para fazer esse chapéu, você precisará de 100 g de fio quente e agulhas de tricô de espessura média (nº 3 ou 3,5).
Master class em vídeo sobre como tricotar um gorro com lapela:
- Para o tamanho 54, você precisará montar 80 pontos.
- Na carreira inicial, você deve alternar entre pontos meia e meia.
- No próximo ponto, somente o ponto da frente será tricotado, e o ponto de trás com a laçada deve ser transferido para a segunda agulha de tricô.
- É necessário repetir essas carreiras até que o elástico da lapela tenha 15 cm de comprimento.
- Em seguida, você precisa continuar tricotando com elástico inglês por mais 15 cm.

Para finalizar o trabalho, diminua os pontos em 12 peças por carreira. As últimas laçadas restantes são puxadas juntas com um fio, que deve ser preso na parte interna do chapéu.
Chapéu com arans
Para fazer um chapéu com arans para tamanho 50 você vai precisar de:
- Fio – 70 g (espessura do fio 100 g/380 m).
- 2 conjuntos de agulhas de tricô – 2,5 e 4 mm.
Etapas do trabalho:
- Você precisa montar 148 pontos nas agulhas de tricô.
- As próximas 8 carreiras devem ser tricotadas em ponto canelado (frente * costas).
- Em seguida, trabalhe de acordo com o diagrama apresentado até a carreira 58, inclusive.
- Na próxima carreira, você deve diminuir os pontos. Para fazer isso, os 2 pontos tricô adjacentes devem ser tricotados como um ponto tricô.
- Após 1 carreira, você precisa diminuir tanto nos pontos tricô quanto nos pontos meia, tricotando 2 laçadas em uma.
Continue diminuindo nas próximas 3 carreiras. Ao finalizar o trabalho, você precisa apertar as alças na parte de trás da cabeça e prender a ponta do fio dentro do chapéu.
Tricotando um gorro de inverno quentinho com protetores de orelha
Este modelo foi projetado para o tamanho 56.
Você precisará de:
- Fio – 150 g.
- Agulhas de tricô (circulares, meia) - Nº 4.
Execução da obra:
- O tricô deve começar tricotando as orelhas direita e esquerda. Para fazer isso, você precisa montar 7 laçadas. O primeiro e o último são de ponta. O restante alterna 1 ponto meia e 1 ponto meia, começando pelo ponto meia.
- Em cada carreira da frente, adicione 2 laçadas das bordas (repita 7 vezes). Tricotar as carreiras em meia, mantendo o padrão.
- Depois de tricotar 21 carreiras, você deve prender a peça na orelha. Se for pequeno, tricote o número necessário de carreiras. Se o tamanho estiver correto, então, por analogia, você precisa fazer o segundo ilhós.
- A parte principal do chapéu é decorada com um padrão de "torniquete". Pode haver muitas variações de arreios. Exemplos e diagramas são mostrados na foto abaixo.
- Para calcular o número de laçadas, você deve levar em consideração que o padrão requer 6 laçadas, o restante do gorro é tricotado com um elástico regular (alternando as laçadas da frente e de trás). A distância recomendada entre os fios é de 7 voltas elásticas.
- Depois que o chapéu atingir 16 cm de comprimento, você deve começar a diminuir as laçadas para que depois de 4-5 cm o chapéu possa ser apertado na parte de trás da cabeça.
O chapéu pronto pode ser decorado com um pompom de lã ou pele. Se desejar, laços podem ser costurados nas orelhas.
Como decorar um gorro de tricô?
Pode haver vários motivos pelos quais você pode precisar decorar um gorro de malha:
- O cabeçalho antigo é chato e precisa ser atualizado.
- O desejo de enfatizar a individualidade com um item exclusivo.
- Um gorro clássico de malha grossa pode ser enfeitado com um ou mais pompons. Eles podem ser multicoloridos, de tamanhos diferentes, feitos de fios ou pele. Variações com pompons são adequadas para meninas e mulheres de qualquer idade.
- Bordados e apliques ajudam a atualizar qualquer chapéu. Se o aplique puder ser qualquer coisa, então é melhor fazer o bordado simples, usando pontos de bordado básicos e tomando cuidado para que o chapéu não se transforme em uma imagem bordada.
- Flores de crochê ou tricô ficam ótimas em gorros de tricô. Flores decorativas também podem ser feitas de tecido.
- Elementos decorativos comuns, como miçangas e strass em chapéus, parecem impressionantes e extraordinários.
Em outras palavras, há muitas opções para decorar chapéus, tudo é limitado apenas pela imaginação da costureira.
O tricô continua sendo um hobby popular entre as mulheres porque permite que elas criem itens da moda dignos de passarela. Para tornar seu visual de inverno único, cada um pode tricotar um chapéu feminino, decorá-lo ao seu gosto e ter certeza de que ele é único no mundo.
Formatação do artigo: E. Chaikina
Vídeo útil sobre como tricotar chapéus femininos com agulhas de tricô
Vídeo sobre como tricotar um gorro de gato:
https://www.youtube.com/watch?v=CK6capkiQbg
Na primeira foto acima, em que tipo de agulhas o tricô foi feito? Eu quero o mesmo chapéu.