Apliques volumétricos de papel são um tipo de atividade criativa em que imagens não planas são criadas e coladas em uma base. A técnica é usada para criar cartões comemorativos, painéis decorativos e pinturas.
Tipos de aplicações
Apliques volumétricos de papel são feitos usando técnicas de complexidade e especificidade variadas:
- Apliques planos com elementos em relevo. A parte principal é feita de pedaços de papel colorido, que são complementados com elementos volumétricos. A técnica é fácil de executar e é indicada para criação de cartões postais e painéis.
- Composições volumétricas. Figuras e elementos individuais são fixados na base, formando uma única composição. O efeito é obtido através do uso de camadas múltiplas na criação de elementos, técnicas de origami e outros métodos.
- Aplique de cone. Cones de papel servem de base para figuras tridimensionais para apliques – flores, animais, elementos convexos.
- Aplique de sanfona de papel, dobrado a partir de tiras de papel colorido. A técnica é adequada para criar figuras e elementos tridimensionais — flores, folhas, borboletas, pássaros, etc.
- Aplicações em guardanapos. Guardanapos de papel são um material adequado para criar apliques; A partir deles são feitos elementos tridimensionais individuais, ou pequenas bolas ou espirais são enroladas, a partir das quais as imagens são então dispostas de acordo com o princípio do mosaico.
Materiais e ferramentas necessários
Apliques volumétricos de papel são uma forma bonita e acessível de criatividade.
Para as aulas você precisará de materiais e ferramentas que são fáceis de encontrar em lojas de materiais de escritório:
- papelão colorido (incluindo veludo): usado como base, fundo e também para recortar elementos decorativos individuais;
- papel colorido – a base para vários elementos de apliques;
- guardanapos, papel ondulado usado para criar composições volumétricas e seus elementos;
- tesouras de papelaria;
- diferentes tipos de cola (PVA - para colar papelão, fixar elementos de papelão ondulado e guardanapos; cola em bastão - para colar elementos de papel colorido; pistola de cola - para fixar figuras pesadas tridimensionais);
- pincéis de arte (usado para aplicar cola);
- lápis e borracha para fazer esboços.
Bases para aplicações
A escolha da base depende da natureza da futura embarcação:
- Se o aplique for decorar um cartão postal, é melhor usar papelão colorido (normal, frente e verso, veludo, decorativo, etc.) ou papel grosso como base.
- Para pinturas e painéis, utiliza-se como base papelão ondulado de caixas, bem como as próprias caixas, de tamanho e formato adequados, por exemplo, de chocolates.
Moldes e moldes para apliques infantis em papel colorido
Apliques volumétricos de papel como uma forma de criatividade infantil são uma ferramenta eficaz para desenvolver habilidades motoras finas, pensamento imaginativo e habilidades para trabalhar com papel, cola e tesoura. As aulas de apliques são um processo interessante para uma criança, além de uma ótima maneira de criar cartões e presentes para amigos e parentes nas festas de fim de ano com suas próprias mãos.
Aplicação "Pirâmide"
Para fazer um aplique brilhante "Pirâmide", você precisará de papel grosso para a base, papel de várias cores, um lápis, cola e tesoura.
Execução:
- Na base escolhida, você precisa fazer um esboço da pirâmide com um lápis ou imprimir um modelo adequado da Internet.
- Em seguida, tiras multicoloridas são cortadas do papel: seu comprimento deve ser 2 vezes maior que o do esboço e a largura deve ser a mesma.
- As fitas são dobradas uma a uma como uma sanfona e coladas na base. Para crianças menores, você pode simplificar a tarefa recortando as peças planas da pirâmide e colando-as no molde.
Aplicação "Floresta Mágica"
A aplicação com crianças é um dos métodos mais maravilhosos de desenvolver a imaginação; o tema "Floresta Mágica" se adapta perfeitamente a esse objetivo. Para criá-lo, você precisará de materiais padrão: uma folha de papelão colorido para a base e alguns elementos, papel colorido, guardanapos, tesoura, cola, lápis.
A base para tal aplicação serão troncos de árvores.
A cor de fundo e o estilo do design dependem da época do ano desejada. Os troncos das árvores são desenhados na base com lápis ou tintas, ou para obter uma imagem mais tridimensional, são recortados usando um molde de papelão ou papel grosso.
Ideias para decorar diferentes estações
- Inverno. Você precisa rasgar um guardanapo branco em pequenos pedaços e enrolá-los em bolas – isso será neve. Em seguida, os espaços em branco são colados em ordem aleatória na base usando PVA.
- Primavera. De papel colorido, você precisa recortar pequenas flores, dobrar suas pétalas para cima e depois colá-las nas árvores pela parte central.
- Verão. Folhas verdes são recortadas em papel colorido, dobradas como uma sanfona e depois coladas nos troncos.
- Outono. Você pode decorá-lo da mesma forma que no verão, escolhendo cores amarelas, marrons e vermelhas para as folhas.
O aplique ficará ainda mais interessante se a imagem for complementada com pequenas figuras (imagens) de animais, personagens de contos de fadas, borboletas volumosas, etc.
Aplicação "Brinquedos coloridos"
Usando a técnica de apliques volumétricos, você e seu filho podem fazer não apenas cartões postais, painéis e pinturas de papel, mas também brinquedos. É conveniente usar um cone como base para tais aplicações, pois ele também atua como corpo do brinquedo.
Por exemplo, para fazer um filhote de leão brilhante, você só precisará de papel colorido, um lápis, cola e tesoura.
Execução:
- Para fazer um cone, desenhe e recorte um semicírculo em papel laranja ou amarelo, depois enrole-o em forma de cone e cole-o.
- Para a cabeça, corte um círculo de diâmetro adequado e desenhe um focinho com canetas hidrográficas ou cole os olhos, o nariz e a boca em papel colorido. Para a crina, tiras finas de papel são cortadas, dobradas ao meio e as pontas são coladas. Os espaços em branco resultantes precisam ser colados à cabeça ao longo de todo o diâmetro.
- Dois pequenos cones laranja são as patas do filhote de leão.
- Rabo: corte uma tira laranja, passe cola e enrole formando um tubo. A ponta do rabo pode ser feita com um pedaço de papel dobrado em forma de leque.
- Montagem: a cabeça, as patas e o rabo são colados no cone.
Por analogia, você pode fazer apliques no formato de quaisquer outros animais e personagens de contos de fadas com base em um cone., que pode ser convenientemente usado no futuro para um teatro de fantoches em casa.
Flor de papoula
Flores tridimensionais, como uma papoula exuberante e brilhante, se tornarão uma verdadeira decoração para um cartão postal, painel ou pintura. Para fazer isso, você precisará de papel dupla face nas cores vermelho e verde, além de pequenos pedaços de amarelo e preto, um lápis, tesoura e cola.
Execução:
- Usando o molde, você precisa cortar as pétalas - 4 grandes e 4 menores, e depois colá-las na base apenas pela parte central.
- Para o miolo, corte pequenos círculos pretos e amarelos e corte-os ao longo da borda para criar uma “franja”. O branco é colado na parte central da flor.
- Para dar volume, as pétalas precisam ser esticadas, levantando-as levemente para cima.
- O toque final é cortar folhas verdes usando o molde e adicioná-las à flor.
Aplique de acordeão "Fundo do mar"
O vibrante mundo subaquático é um tema rico para a criatividade das crianças. Para fazer o painel original “Fundo do Mar”, você precisará de papel de cores diferentes, cola em bastão, tesoura e olhos decorativos. Para a base, você precisará de uma folha de papel grosso azul ou papelão.
Preparação de elementos decorativos:
- os peixes são recortados usando moldes de papel colorido, depois o corpo é dobrado como uma sanfona e os olhos são colados;
- algas marinhas são cortadas em papel verde e também dobradas como uma sanfona;
- De papel cinza você precisa cortar pequenos círculos e ovais – pedras para o fundo do mar.
Montagem do aplique: Primeiro, você deve colocar as pedras na parte inferior do painel, depois colar os peixes em ordem aleatória e fixar as algas em cima da composição em vários lugares.
Aplicações volumétricas em papelão ondulado
O papel ondulado é um material bonito, flexível, maleável e fácil de usar para artesanato com crianças. Ele pode ser usado para fazer uma grande variedade de apliques tridimensionais, o que será um presente maravilhoso para 8 de março, Dia do Professor, Dia das Mães e outros feriados.
Aplicação "Lilás"
Um delicado aplique com suas flores favoritas da primavera "Lilás" se tornará uma verdadeira decoração para uma foto ou um cartão postal para 8 de março, até os pequenos podem fazer isso facilmente. Para o trabalho você precisará de: papelão para a base, papel ondulado lilás, papel verde para as folhas, cola, tesoura, lápis.
Execução:
- Na base, você precisa marcar esquematicamente o ramo lilás (a localização dos pincéis e folhas).
- Folhas verdes são recortadas de acordo com o molde e coladas na base.
- O papel ondulado deve primeiro ser cortado em quadrados de 2x2 cm, depois, usando os dedos, forme bolinhas com eles e cole os espaços em branco na base, formando galhos de lilás.
Em vez de papel ondulado, você pode usar guardanapos de uma cor adequada neste artesanato.
Aplicação "Mimosa" para 8 de março
A mimosa é há muito tempo um símbolo do dia 8 de março em nosso país, então esta flor é perfeita para um cartão para o Dia da Mulher. Para fazer isso, você precisará de papelão para a base, canetas hidrográficas marrom e verde, papel ondulado amarelo, tesoura e cola.

Execução:
- Na base escolhida você precisa desenhar um galho de mimosa com folhas, colorir o esboço com canetas hidrográficas.
- O papel ondulado é cortado em pequenos pedaços e depois enrolado em bolas. Os espaços em branco são colados aleatoriamente nos galhos de mimosa na base.
Aplicação "Violetas"
Violetas volumétricas feitas de papel ondulado lembram muito flores de verdade e serão um presente maravilhoso para a mãe ou avó em qualquer feriado.
Para completá-los você precisará:
- papelão para o fundo,
- roxo,
- amarelo,
- verde
- papel ondulado marrom,
- copo de papel,
- tesoura,
- cola para lápis.
Antes de começar a trabalhar, recorte quadrados de papel roxo (3x3 cm), de papel amarelo (1x1 cm), de papel verde recorte tiras de 2x3 cm, corte o copo ao meio no sentido do comprimento.
Execução:
- O copo em branco precisa ser coberto com papel pardo, com as bordas levemente dobradas e coladas à base por elas – este será um vaso de flores.
- Preparação das folhas: os pedaços verdes são arredondados de um lado com uma tesoura e ligeiramente torcidos do outro, e depois colados pelos caules na base.
- Os quadrados roxos precisam ser torcidos pela parte central, dando-lhes assim o formato de uma flor, e colados na base.
- O último passo é enrolar os quadrados amarelos em bolas e colá-los no centro das flores.
Aplicação "Rosas"
Rosas feitas de papelão ondulado parecem flores de verdade, com as quais você pode fazer um buquê ou uma composição, ou decorar um cartão postal ou uma imagem com elas. Para fazer rosas, você precisará dos seguintes materiais: papel ondulado vermelho e verde, grampeador, cola, tesoura, algodão.
Execução:
- Um disco de algodão é usado como molde, ele é traçado em papel vermelho e o círculo resultante é recortado. A peça de trabalho precisa ser enrolada em um tubo, fixada no centro com um grampeador ou cola e então cuidadosamente virada para fora para formar um broto. Para uma flor mais cheia, você pode cortar dois círculos de diâmetro maior.
- Para fazer o caule, corte uma tira de papel verde de 3 cm de largura e torça-a formando um feixe, depois cole o broto no pedaço resultante.
Cartões postais com apliques de guardanapo para o ano novo
O período que antecede o Ano Novo é um ótimo momento para a criatividade em conjunto com as crianças, inclusive para fazer cartões comemorativos com as próprias mãos. Uma das opções para decorá-los é um aplique volumétrico inusitado feito de guardanapos, feito com diversas técnicas.
Execução:
- Aplicação de "bolas". Para fazer isso, basta selecionar uma imagem adequada (por exemplo, uma árvore de Natal, uma luva, um boneco de neve, etc.) e guardanapos nas cores apropriadas. O guardanapo é rasgado em pequenos pedaços e enrolado em bolas, que depois são coladas na base como um mosaico.
- Aplicação de "tubos". Os guardanapos são cortados em tiras de 4 a 5 cm de largura, que são enroladas em tubos apertados usando um palito e depois coladas ao esboço na base.
- Apliques de guardanapos vazados. Uma árvore de Natal delicada, bonita e elegante pode ser feita a partir de um guardanapo redondo vazado. É muito fácil de fazer: recorte de um guardanapo vários triângulos de tamanhos diferentes com fundo vazado, que depois são colados em uma base em formato de árvore de Natal.
Kusudama – bolas de papel faça você mesmo
Kusudama são bolas de flores feitas de papel. A técnica de sua criação teve origem no Japão, inicialmente eram utilizadas para fins medicinais, pois em seu interior eram colocadas ervas e substâncias especiais, e as bolinhas eram penduradas sobre a cama do paciente.
Os kusudama se tornaram muito populares em nosso país nos últimos anos como um elemento brilhante e incomum de decoração natalina, e você mesmo pode fazê-los.
Princípios básicos para fazer kusudama
Kusudama consiste em vários módulos de papel, dobrados e colados alternadamente em uma determinada sequência. Para deixar uma bola de papel decorativa bonita e organizada, é importante não apenas seguir o padrão escolhido, mas também levar em consideração vários princípios básicos.
Execução:
- Para fazer módulos individuais, é melhor usar pequenas folhas de papel coloridas, quadradas e próprias para escrita. Eles têm cortes perfeitamente uniformes, para que os pedaços feitos com eles fiquem o mais perfeitos possível. Se você tiver que cortar o papel sozinho, precisa abordar essa questão com a máxima responsabilidade: um corte irregular pode afetar a estética do produto final.
- Se o produto for feito de papel fino, é melhor usar cola em bastão para colar. Se o papel for grosso e pesado, é melhor usar cola PVA ou uma pistola de cola quente.
- Se o kusudama for multicolorido, você precisa ter certeza de que as cores escolhidas combinam entre si.
- Se o kusudama for pendurado mais tarde, durante o processo de montagem, um fio ou fita deve ser colocado no centro.
Segredos da Maestria
Apliques volumétricos de papel dão espaço ilimitado à criatividade, porque a partir dos materiais mais acessíveis você pode criar tanto artesanatos infantis simples quanto verdadeiras obras-primas. Para que qualquer trabalho feito com essa técnica fique elegante, bonito e esteticamente agradável, basta conhecer e aplicar alguns segredos de maestria.
Rolar:
- A qualidade dos materiais utilizados afeta diretamente a aparência da obra acabada. O papel colorido deve ser uniformemente colorido, ter uma cor rica no tom desejado e a densidade “correta” (dependendo da natureza da aplicação).
- Antes de começar a trabalhar, é importante preparar um local de trabalho confortável e tudo o que for necessário com antecedência; isso permitirá que você se concentre o máximo possível no processo.
- A tesoura usada para cortar as peças deve ser confortável e afiada – isso garantirá um corte bonito, uniforme e com aparência elegante.
- Modelos e estênceis permitirão que você produza rapidamente peças com o formato desejado.
- A cola corretamente selecionada (deve ser adequada aos materiais utilizados) garante a resistência da composição.
Apliques volumétricos de papel feitos com essas regras simples se tornarão uma verdadeira decoração ou um presente maravilhoso feito com suas próprias mãos.
Vídeo: Apliques de papel 3D
Flores de papel volumétricas, assista ao vídeo:
Apliques volumétricos de papel - ideias interessantes para artesanato