Guardanapos retangulares, de crochê, pode consistir em motivos e ter padrões simples e complexos. Para aprender a tricotar esses itens, você precisa se familiarizar com os diagramas gráficos e suas descrições detalhadas, além de aprender a escolher a ferramenta e o fio certos.
Qual fio é melhor para tricotar guardanapos?
Os fios para guardanapos de crochê devem ser finos e fortes. Costureiras experientes preferem fios que contenham pelo menos 85% de algodão. A espessura do fio pode variar de 0,7 a 3 mm. O fio é vendido em novelos ou em carretéis. Os fabricantes indicam o peso do novelo e o comprimento do fio na embalagem.
Exemplo de marcação: 50 g/330 m, onde o primeiro número corresponde ao peso do novelo, e o segundo ao comprimento do fio. Quanto maior o último indicador, mais fino é o fio.
Lista de fabricantes russos populares que produzem fios para guardanapos de tricô:
- "Pelicano" - 100 g/660 m;
- "Rosa" - 50 g/310 m;
- "Íris" - 50 g/290 m;
- “Phlox” – 100 g/600 m;
- "Floco de neve" - 50 g/450 m;
- "Lacemaker" - 100g/480 m;
- “Lírio” – 50 g/290 m.
É difícil tricotar com fios muito finos como “Snowflake” e “Lacemaker”. Serão necessárias boas habilidades, paciência e visão aguçada. Em espessura, esse fio se assemelha a linhas de costura comuns, por isso, para tricô, ele é usado dobrado em 3.
Os iniciantes devem dar preferência aos fios das empresas “Phlox”, “Iris” ou “Rose”. Eles são feitos de algodão mercerizado, o que dá ao produto final um brilho suave e acetinado. Além disso, esse fio é mais grosso e mais fácil de trabalhar.
Escolhendo um anzol
O anzol deve ser selecionado de acordo com a espessura da linha. Se for muito grande, o tricô ficará muito “líquido” e, se a ferramenta for pequena, ao contrário, o tecido ficará apertado.
Para linhas de carretel finas, ganchos de 0,5 – 0,8 mm são adequados. Para tricotar um guardanapo de “Iris”, “Phlox” ou “Rose”, você precisará de uma ferramenta de tamanho 0,9 – 1,25 mm. Para fios de 3 mm de espessura, você precisa de agulhas de 2 mm.
É mais conveniente tricotar com fios finos usando ferramentas de metal. Para fios de espessura média, é melhor usar agulhas de plástico.
Símbolos em diagramas de guardanapo
Guardanapos retangulares e outros são tricotados de acordo com padrões. Para aprender a lê-los, você precisa saber o que significam os símbolos básicos.
Símbolo | Significado |
◦ | Loop de ar |
⑥ | Uma corrente de 6 alças de ar fechadas em um anel. O número indica o número de voltas de ar e pode ser qualquer um. |
︵ | Arco de alças de ar. O número abaixo do colchete indica o número de laçadas que precisam ser montadas. |
▽ | Pico |
◠ | Coluna de conexão |
❙ | Meio ponto baixo pb |
✛ | Ponto baixo |
† | Coluna com 1 laçada |
‡ | Coluna com 2 fios. Os laçadas são indicadas por linhas horizontais, podendo haver mais delas. |
? | Coluna exuberante |
Você pode fazer crochê sem usar padrões gráficos, basta ler atentamente as descrições do texto e seguir a sequência.
Lindos guardanapos retangulares de crochê. Esquema e descrição
Guardanapos de malha são necessários para decoração de interiores. Itens pequenos são adequados para decorar prateleiras, mesas de trabalho e quartos de crianças. Guardanapos de renda de tamanho médio podem ser usados para preparar mesas festivas. Grandes obras são usadas para decorar camas no quarto, sofás na sala de estar ou são dadas como lembranças para amigos e familiares.
Seguindo as instruções passo a passo descritas no artigo, você pode tricotar vários guardanapos lindos em estilos diferentes.
Versão clássica
Um guardanapo retangular de crochê (o diagrama e a descrição ajudarão os iniciantes a criar seu primeiro trabalho), tricotado na versão clássica, deve ser branco e o padrão deve ser o mais simples possível. Esta master class descreve o padrão "diamante".
Para trabalhar você precisará de:
- Fios brancos "Iris" ou "Phlox".
- Gancho de metal tamanho 1 mm.
- Tesoura.
- Ferro com função vapor.
Como tricotar:
- Monte uma corrente de 65 pontos. Tricotar mais 3 pontos corrente e passar para a 2ª carreira. Todas as transições serão realizadas da mesma maneira.
- Na 1ª carreira, você precisa alternar um arco de 3 laçadas de ar e 14 colunas com 2 fios. Tricotar dessa forma até o final da carreira, começando pelo arco.
- A próxima corrente começa com 2 pontos altos. Em seguida, tricote um arco de 3 laçadas de ar e 10 colunas com 2 fios, depois novamente 2 colunas com 2 fios e um arco. Alterne essa combinação até o final da carreira.
- Uma nova carreira começa com uma elevação, então você precisa tricotar 3 pontos altos e um arco. Depois, 6 colunas com 2 fios alternados com um arco.
- Na próxima carreira, faça 6 pontos altos duplos. Em seguida, alterne um arco e 2 pontos altos, outro arco e depois 10 pontos altos. Repita a combinação até o final da carreira.
- A próxima cadeia começa com uma transição. Depois você precisa tricotar 8 colunas com 2 fios e um arco, alternando ainda mais essa combinação.
- O padrão de diamante agora estará claramente visível. Agora você precisa continuar seguindo as instruções na ordem inversa, do ponto 5 ao ponto 2.
- O tecido é composto por 25 carreiras.
- Quando a última corrente estiver conectada, você precisa amarrar o guardanapo ao longo das bordas com arcos de 5 alças de ar.
O produto final deve ser enxaguado em água fria e seco em uma superfície plana. Depois, passe-o no vapor com um ferro de dentro para fora. Isso ajudará a deixar o guardanapo liso e bonito. Este produto pode ser usado como suporte quente ou para servir à mesa.
Modelo de discos
Este guardanapo é adequado para a mesa do dia a dia. O padrão se parece com pequenos círculos conectados em correntes paralelas. Para o trabalho, você pode escolher fios brilhantes, por exemplo, amarelo, laranja ou vermelho. Fios adequados do fabricante "Rosa". Tamanho da agulha de crochê: 0,9 mm.
Descrição detalhada:
- Monte uma corrente de 110 pontos.
- Tricotar 1 meio ponto alto. Na 4ª laçada da corrente, tricote 10 colunas com 1 laçada. Pule 4 pontos e tricote 1 meio ponto alto. Novamente, faça um espaço de 4 laçadas e tricote 10 colunas com 1 laçada.
- O padrão se repete 14 vezes.
- A última carreira deve ser tricotada com 20 pontos altos.
- 2 meias tiras são tricotadas alternando meios pontos altos e 10 pontos altos. Repita a combinação entre os relatórios. Finalize com 1 meio ponto baixo e 2 pontos altos.
Todas as listras a seguir são tricotadas da mesma maneira, cada uma delas deve ter 14 círculos. Os discos superior e inferior são conectados entre si por meias colunas sem ponto alto. Deve haver 11 listras no total.
Iniciantes não devem se preocupar se o padrão não funcionar na primeira vez. Modelos com discos não são fáceis de tricotar. Se você falhar, você sempre pode desfazer o produto e começar de novo.
Padrão japonês
Os padrões são chamados assim porque, entre 1990 e 2000, eles eram impressos em revistas de artesanato japonesas. O tricô no estilo japonês continua popular até hoje. Os mais comuns são motivos duplos de duas cores.
Para tricotar um guardanapo retangular no estilo japonês, você precisará de 2 novelos de fio Pelican nas cores branca e rosa, bem como uma agulha de crochê de 1,25 mm.
Instruções passo a passo:
- Com a linha branca, faça uma corrente de 14 laçadas de ar e feche formando um anel.
- Monte 3 pontos corrente e tricote 27 pontos altos duplos no anel.
- Conecte o início da linha e a última laçada da 27ª coluna com uma meia coluna.
- Em seguida, você precisa amarrar metade de 1 corrente, alternando 14 colunas com 1 laçada e 1 laçada de ar entre elas.
- Para evitar que o tricô se desfaça, é preciso puxar a última laçada de 3 a 5 cm e colocá-la de lado.
- Com fios rosa, faça uma corrente de 14 laçadas de ar.
- Passe a corrente resultante pelo meio do anel branco e feche.
- Faça crochê no anel rosa com pontos altos duplos, repetindo os passos 2, 3 e 4.
- Faça 1 ponto corrente e una o anel rosa com o anel branco usando uma meia coluna. A agulha deve ser inserida no início ou no final da 2ª carreira da peça branca.
- Agora você precisa tricotar a 3ª corrente no anel branco com o fio rosa. Monte 3 pontos correntes e depois alterne 1 ponto alto e um picô de 3 pontos correntes até o final da carreira.
- Puxe a última laçada rosa e insira a agulha na laçada branca que foi puxada para cima. Puxe bem firme, faça 1 ponto corrente e una a carreira com meia coluna à 2ª corrente do anel rosa.
- Repita o passo 10 com os fios brancos.
- Conecte as fileiras branca e rosa com meia coluna em 2 lados.
Para um guardanapo medindo aproximadamente 30x30 cm você precisará de 25 motivos. Elas são conectadas entre si por meias colunas, 2 de cada lado.
Não é recomendado passar peças feitas com esses motivos, pois isso pode fazer com que o acabamento vazado fique enrugado. É melhor usar o remetente. O vapor quente alisará os fios e o guardanapo ficará uniforme.
Crochê filé
Um guardanapo retangular de crochê (o padrão e a descrição desse estilo de tricô são muito simples) tricotado usando a técnica de filé é considerado um dos itens mais fáceis. A base do tricô é uma malha. É tricotado combinando pontos altos e 2 pontos correntes.
Os padrões de tricô filé são semelhantes aos usados no ponto cruz. As células vazias são preenchidas com pontos de crochê densos com 1 laçada.
Como combinar um guardanapo pequeno com uma rosa grande:
- Monte uma corrente de 25 pontos. Tricotar 2 carreiras com colunas com 1 laçada.
- Na próxima carreira, faça 2 pontos altos, 21 quadrados de filé e novamente 2 pontos altos. Cada nova carreira deve começar e terminar com 2 pontos altos, portanto essas etapas serão puladas na descrição abaixo. É importante lembrar deles.
- Na próxima carreira, tricote 5 células, depois 3 colunas com 1 laçada e uma malha de filé até o final da carreira.
- Uma nova cadeia começa com 4 células vazias. Em seguida, tricote 6 colunas com 1 laçada, 3 células, 3 colunas com 1 laçada e novamente 3 células vazias.
- 6 células, 5 pontos altos, 1 célula. Mais 5 pontos altos e 2 células vazias.
- 14 células, 4 pontos altos e 1 célula vazia.
- 7 células, 3 pontos altos, 1 célula vazia. 2 pontos altos duplos, 3 quadrados, 2 pontos altos duplos, mais 2 pontos altos duplos e 1 quadrado.
- 4 células vazias, 2 pontos altos, 1 célula. 7 pontos altos, 5 células vazias.
- 3 células, 3 pontos altos, 1 célula. 7 pontos altos e 5 células.
- 3 células, 3 pontos altos, 6 células. 4 pontos altos e 3 células.
- 2 células, 3 pontos altos, 2 células. 4 pontos altos, 2 células vazias, 4 pontos altos e mais 2 células.
- 2 células, 2 colunas com uma laçada, 1 célula. 7 pontos altos duplos, 2 quadrados, 3 pontos altos duplos. Mais 2 células vazias.
- 3 células, 1 coluna com uma laçada, 1 célula e mais 1 coluna. 4 células, 3 colunas, 1 célula. Mais 3 pontos altos e 2 quadrados.
- 4 células, 1 coluna com uma laçada, 1 célula e 1 coluna. 4 células vazias, 2 pontos altos, 1 célula. 2 colunas com laçada, 3 células vazias.
- 4 células, 1 coluna com uma laçada, 2 células e 1 coluna. 1 célula, 1 ponto alto, 2 células vazias. 2 colunas com laçadas e 3 células vazias.
- 4 células, 1 coluna com uma laçada, 2 células e 3 colunas. 1 célula vazia, 2 pontos altos, 1 célula vazia. 2 colunas com laçada e 3 células.
- 4 células, 3 pontos altos e 4 células. 1 coluna, 1 célula, 1 coluna. 5 células vazias.
- 6 células, 5 pontos altos, 1 célula. 2 colunas com laçada, 5 células.
- Tricotar 3 carreiras de malha filé.
- Faça mais 2 carreiras de pontos altos duplos.
Para tricô de filé, os seguintes fios são adequados: “Iris”, “Pelican” ou “Phlox”. Você pode escolher qualquer cor de fio, mas produtos especialmente bonitos são obtidos com fios brancos.
Tricoteiras iniciantes podem criar elas mesmas padrões para tricô filé. Em uma folha de papel quadriculado, você precisa marcar a localização das colunas com uma laçada. As células vazias simbolizarão a grade.
Guardanapo com borda densa
Bordas densas são geralmente tricotadas em guardanapos de filé. Como o tricô nesse estilo é muito leve e delicado, os produtos perdem a forma rapidamente. A borda ajuda a manter contornos retangulares nítidos.
A orla é tricotada separadamente ou fixada no produto acabado. A opção 1 é descrita com mais detalhes abaixo. Para trabalhar, você precisará dos mesmos fios com os quais o guardanapo foi tricotado. Você pode escolher uma cor diferente para deixar o produto mais interessante.
Como tricotar:
- Amarre as bordas do guardanapo com pontos baixos.
- Tricotar a próxima carreira, alternando 1 meia coluna e 2 laçadas de ar. Nos cantos você precisa fazer 2 pontos altos duplos.
- Uma nova corrente começa com 4 pontos corrente. Em seguida, faça 2 pontos altos saindo de 1 ponto, alternando-os com 2 laçadas de ar.
- Em seguida vem a alternância de 1 meia coluna, 2 alças de ar, 1 meia coluna e um arco de 4 alças de ar.
- Na próxima carreira, 1 arco é amarrado da seguinte maneira: 4 pontos altos são amarrados através de 2 laçadas de ar. Faça 3 picots, primeiro a partir de 3, depois a partir de 4 e novamente a partir de 3 laçadas. Faça mais 4 pontos altos em 2 pontos correntes. Amarre o outro arco com 2 meias colunas. 1 picot de 3 alças de ar e mais 2 meias colunas.
- Alterne a amarração dos arcos até o final da carreira.

O tricô fica lindo e denso. A borda pode ser decorada com miçangas ou miçangas. Bordas de qualquer cor combinam com guardanapos brancos. Fios com lurex adicionado ficam lindos.
Cantos arredondados
Um guardanapo retangular de crochê (o diagrama e a descrição ajudarão tricoteiros iniciantes a criar um guardanapo com o formato correto) tricotado de acordo com o diagrama com cantos arredondados tem uma aparência incomum. O formato permanece retangular, mas os cantos do guardanapo não são pontiagudos, mas sim lisos.
Para o trabalho você precisará do fio azul "Pelican".
Como tricotar:
- Monte uma corrente de 6 laçadas de ar e feche em um anel.
- Tricotar no anel uma alternância de arcos de 5 laçadas e 2 colunas com uma laçada que tenham um topo comum.
- A próxima carreira consiste em alternar 1 meia coluna e arcos de 6 alças de ar.
- Uma nova corrente começa no meio do arco inferior. Primeiro, tricote 3 alças de ar para levantar e depois um arco de 4 alças de ar. No próximo arco, pule 2 laçadas e tricote 6 pontos altos duplos, depois outro arco de 4 laçadas de ar. Alterne até o final da carreira.
- A carreira começa com 3 laçadas para levantar, depois você precisa tricotar 1 coluna com uma laçada e depois um arco de 4 laçadas de ar. Tricotar 6 colunas com 1 laçada. Alternando-os com 1 alça de ar. Faça um arco com 4 laçadas de ar, tricote 2 colunas com os fios saindo de 1 ponto. Faça 1 ponto corrente entre eles. Alterne essas ações até o final da fileira.
- Na próxima fileira, a disposição dos arcos de ar e colunas que saem de 1 ponto é semelhante. Acima de 6 pontos altos e alças de ar, você precisa tricotar 4 arcos de ar.
- Na nova corrente o número de arcos de ar é reduzido para 3. Deve haver 4 colunas saindo de 1 ponto.
- As próximas 3 carreiras são tricotadas de forma semelhante, diminuindo os arcos em 1, aumentando as colunas que saem de 1 ponto em 2.
- A penúltima carreira é tricotada com colunas com 2 fios saindo de 1 ponto. Alternando-os com 1 alça de ar.
- Depois você precisa amarrar o guardanapo, alternando 2 laçadas de ar e um picot de 3 laçadas.
O guardanapo deve ser enxaguado em água fria e seco em uma superfície plana, de forma esticada. Se necessário, você pode cozinhar o produto no vapor.
Flores em um guardanapo
Um guardanapo retangular de crochê (o diagrama e a descrição do padrão principal devem ser leves, sem padrões grandes) só pode ser feito com malha filé. As flores se tornarão decoração ou servirão como uma borda exuberante e bonita. Cada flor deve ser tricotada separadamente.
Para o trabalho você precisará de 2 novelos de fio "Iris" nas cores verde claro e verde escuro.
Como tricotar:
- Usando um fio leve, faça uma corrente de 35 laçadas de ar.
- Tricotar 40 carreiras para cima com malha de filé. Prenda a linha e troque-a por uma escura.
- Monte uma corrente de 9 pontos corrente e aperte formando um anel.
- Tricotar a próxima carreira com 18 meias colunas (2 em cada laçada).
- Carreira 3: tricotar com pontos altos duplos.
- Tricotar uma nova corrente com arcos de 4 laçadas de ar. Alternando com 1 meia coluna.
- Cada arco é uma pétala. Eles precisam ser amarrados da seguinte forma: amarre um arco de 4 laços de ar. Tricotar através do arco da carreira de baixo 1 coluna com 2 fios, 3 colunas com 3 fios e outra 1 coluna com 2 fios. Novamente, tricote um arco de 4 alças de ar e prenda-o com uma meia coluna.
- Quando todas as pétalas estiverem amarradas, você precisa prender o fio.

Para decorar o guardanapo você precisará tricotar cerca de 40 flores. Eles são então colocados ao longo das bordas do produto e costurados com linha de costura verde e uma agulha. Você pode adicionar 1 conta grande dourada ou branca no centro de cada flor.
Guardanapo com bolso
Esses guardanapos são indicados para mesas do dia a dia ou para ocasiões festivas. Os talheres são colocados no bolso. Para o trabalho, você precisará de fio "Pelican" em 3 cores: verde claro, verde escuro e branco.
Como tricotar:
- Usando linha verde escura, monte uma corrente de 70 laçadas de ar.
- Faça uma carreira alternando 1 meio ponto alto, 1 ponto alto, 3 pontos altos saindo de 1 ponto e outro ponto alto. Repita até o final da carreira.
- Tricotar a próxima carreira com fios brancos das meias colunas.
- Com fios verde-claros, tricote 2 colunas com 1 laçada saindo de 1 ponto no topo. Faça 1 ponto baixo com inclinação para a esquerda, 1 ponto corrente, 1 meio ponto alto e mais 1 ponto. Tricotar até o final da carreira.
- Em seguida, as carreiras são tricotadas da mesma maneira, alternando fios verde escuro, branco e verde claro.
Depois que o tecido estiver tricotado, você precisa fazer uma borda. É tricotado com fios brancos:
- Amarre as bordas do guardanapo com 2 fileiras de meias colunas.
- Nos cantos, tricote 4 colunas com 2 fios saindo de 1 ponto.
- O restante do padrão é tricotado assim: meia coluna, 1 ponto alto, 2 pontos altos saindo de 1 ponto, 1 ponto alto. Em seguida, tricote 1 meia coluna novamente. Tricotar até o final da carreira.
Para tricotar um bolso, você precisará apenas de fio branco:
- Monte uma corrente de 8 pontos.
- Faça uma carreira de meios pontos altos.
- Tricotar a próxima corrente com pontos altos duplos.
- Alterne as carreiras até o número de correntinhas chegar a 12.
- A última carreira é feita da seguinte maneira: meia coluna, 1 ponto alto. 2 colunas com 2 fios saindo de 1 ponto, 1 coluna com 2 fios e meia coluna. Tricotar até o final da carreira.
Depois, usando linha de costura branca, costure o bolso no guardanapo. É mais conveniente colocá-lo no lado esquerdo, mais próximo do canto inferior do guardanapo.
O padrão do tecido principal lembra ondas. Se você substituir os fios verdes por azul e azul claro, obterá um guardanapo em estilo marinho.
Produtos feitos com motivos de cores sólidas
Você pode tricotar um lindo guardanapo retangular a partir de motivos quadrados. Todas as peças devem ser da mesma cor. Para o trabalho você precisará do fio "Phlox" ou "Rose".
Como tricotar motivos:
- Monte uma corrente de 6 pontos corrente e aperte formando um anel.
- Através do anel, tricote um arco alternado de 3 laçadas de ar e 3 colunas com 2 fios.
- Além disso, o padrão também consiste em elementos. Na 2ª carreira, você precisa tricotar 3 alças de ar para levantar, depois 2 alças de ar e 3 pontos altos saindo de 1 alça do arco inferior. Nos cantos, para deixar o motivo quadrado, você deve fazer um arco de 3 laçadas de ar. Em seguida, alterne colunas e 2 alças de ar até o final da carreira.
- Todas as fileiras subsequentes são tricotadas da mesma maneira, mas as colunas e os arcos são dispostos em um padrão xadrez. 1 motivo consiste em 5 linhas.
Para montar o guardanapo, você precisará de 35 motivos prontos. A largura do produto é de 5 quadrados, o comprimento é de 7 quadrados. As peças são conectadas umas às outras com 2 meias-colunas em cada canto. Iniciantes podem usar linhas de espessura média para facilitar o trabalho.
Passador de guardanapos
São itens longos usados para decorar mesas festivas. Para tricotar um lindo porta-guardanapos com um padrão simples, você precisará de um fio prateado fino e brilhante e do fio preto "Rose".
Como tricotar:
- Usando linha brilhante, monte uma corrente de 70 laçadas de ar.
- Tricotar 6 carreiras de malha filé. A célula é composta por 1 ponto alto e 2 pontos correntes.
- Tricotar 4 células vazias, depois trocar a linha para preto e tricotar alternadamente 5 laçadas de ar e 2 colunas saindo de 1 ponto. Repita 4 vezes. Tricotar mais 4 células de filé brilhantes e repetir a alternância novamente. Termine a linha com 4 células.
- Uma nova linha começa com 4 células. Em seguida, faça 10 pontos altos saindo de 2 pontos correntes da carreira anterior, meio ponto alto e 10 pontos altos novamente. Alterne colunas e meias colunas 5 vezes. Novamente, tricote 4 células vazias e repita a alternância de 10 colunas 5 vezes. Termine a linha com 4 células vazias.
- As próximas 5 carreiras são tricotadas da mesma maneira. O padrão é repetido dos pontos 1 a 4 até o final do tricô.
Toda a malha do filete deve ser brilhante e o padrão quadrado deve ser preto. Você receberá uma decoração de mesa elegante e de estilo discreto. Não corte o fio quando precisar mudar sua cor. Basta passar o fio desnecessário por baixo do molde e tricotar sobrepondo-o.
Obra aberta
Openwork é um padrão com muitos furos. Você pode tricotar um guardanapo com um padrão xadrez vazado. Para o trabalho você precisará de linhas brancas "Lily" ou "Iris".
Como tricotar:
- Monte uma corrente de 70 pontos.
- Tricotar 2 carreiras de malha filé.
- Comece uma nova carreira com 12 pontos altos. Em seguida, tricote um arco de 10 laçadas de ar. Repita a alternância até o final da carreira.
- Comece outra corrente com 5 pontos altos, tricote 1 quadrado de filé e depois mais 5 pontos altos. Em seguida, faça um arco de 10 alças de ar, conectando-o ao arco inferior no meio com 1 meia coluna. Tricotar assim até o final da carreira.
- Comece a carreira com 3 pontos altos. Tricotar 1 célula, 3 pontos altos e mais 1 célula. Faça 3 pontos altos duplos e um arco de 10 correntinhas, unindo-o ao anterior. Tricotar até o final da corrente.
- Repita o passo 4 e depois o passo 3.
Em seguida, o padrão é repetido do ponto 1 ao 6. Ele deve ser organizado de modo que os quadrados densos fiquem acima dos arcos e vice-versa, então você obterá um padrão xadrez. Não é recomendado passar este guardanapo; você pode usar vapor para evitar enrugar os arcos.
Um retângulo é uma das formas mais simples para guardanapos de crochê. Artesãos experientes recomendam que iniciantes utilizem esses padrões para criar seus primeiros trabalhos.
Se você seguir as descrições passo a passo, poderá entender facilmente os símbolos gráficos e tricotar um lindo produto com suas próprias mãos.
Vídeo sobre o tema: guardanapo retangular de crochê
Crochê. Guardanapo retangular: