O artigo explica quais materiais e ferramentas são necessários e como escolhê-los corretamente para fazer uma flor tridimensional em crochê. Padrões e descrições simples e acessíveis de tricô são fornecidos para iniciantes e artesãs experientes.
Ferramentas e materiais necessários
A principal ferramenta de trabalho ao fazer crochê são agulhas de diferentes tamanhos. Mas, além disso, existem dispositivos adicionais e práticos que facilitam a vida de quem tricota.
Ferramentas adicionais de crochê
Rolar:
- Um centímetro ou fita métrica. O centímetro é importante no trabalho das artesãs que precisam de precisão. Geralmente, os padrões europeus ou americanos têm tamanhos diferentes, então uma fita métrica com marcação dupla é útil ao trabalhar com eles. Ao usar essa ferramenta, não há necessidade de converter uma unidade de comprimento em outra.
- Tesoura. Ao terminar de tricotar, é fácil quebrar o fio de lã, mas é melhor cortar o fio de algodão, linho ou náilon. Tesouras pequenas e afiadas costumam ser muito procuradas durante o trabalho.
- Lupa ou lupa. Mesmo que uma tricotadora tenha uma visão excelente, pode ser extremamente difícil distinguir alguns padrões impressos muito pequenos. Uma lupa ou lupa é indispensável neste caso.
- Anéis de marcação. Os anéis de marcação ou marcadores ajudam você a controlar seus pontos quando estiver fazendo tricô em espiral, contando carreiras ou tricotando um grande número de pontos em uma carreira.
- Pino removível com laço. Os alfinetes removedores de laçadas são usados com mais frequência por entusiastas de tricô. Mas, devido ao seu grande tamanho, esta ferramenta é muito conveniente para prender o tecido ao tricotar peças grandes e longas.
- Anéis para amarrar. Alguns itens exigem tricô exclusivamente em formato redondo. Nesse caso, anéis de plástico virão em socorro. Eles ajudarão a tornar o trabalho tranquilo e organizado.
- Agulhas. Os elementos tricotados do produto podem ser conectados usando uma agulha de crochê ou uma agulha. É conveniente usar agulhas de tapeçaria com pontas rombas ou agulhas de plástico especiais.
- Recipiente de armazenamento. É conveniente quando todas as ferramentas necessárias estão em um só lugar. Os ganchos são organizados por tamanho, o fio não suja, os padrões não desfiam e nada se perde.
Escolhendo um gancho para o trabalho
O resultado do trabalho depende em grande parte do tamanho do anzol, do material de que é feito e da qualidade do processamento. Os anzóis são convencionalmente divididos de acordo com vários parâmetros.
1. Espessura ou número. No sistema doméstico de medidas, a numeração dos anzóis coincide com o diâmetro da cabeça.
A escolha do tamanho da ferramenta de trabalho depende de vários fatores:
- a espessura do fio escolhido para o trabalho;
- tipo de fio (lã, algodão, sintético);
- tipo de produto;
- estilo próprio de tricô.
A agulha e o fio estão aproximadamente iguais quando a espessura do fio é igual à parte mais fina da farpa da agulha. Selecionando uma ferramenta, você pode obter diferentes opções para tricotar o mesmo tecido.
2. Tipo de execução. Agulhas diferentes são indicadas para diferentes técnicas de tricô: ponta simples e ponta dupla, curta e longa. Agulhas longas ou cabos especiais são usados para crochê tunisiano, e as curtas para crochê regular e filé. Agulhas de dois gumes, que têm uma cabeça de tamanho diferente em cada lado da haste, são convenientes ao tricotar itens com diferentes espessuras de linha.
3. Material de fabricação. Os materiais usados para fazer ganchos modernos são muito diversos.
Usado frequentemente:
- alumínio;
- aço;
- árvore;
- plástico;
- bambu;
- osso.
Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens:
- Feito de plástico, madeira, osso. Anzóis feitos de madeira, osso, bambu e plástico têm características semelhantes. Eles são usados com mais frequência para trabalhar em itens feitos de fios volumosos, grossos e macios. Esses ganchos são leves e agradáveis ao toque. Ferramentas feitas de materiais naturais são ecologicamente corretas, mas muito caras. As desvantagens dos ganchos de madeira, osso e plástico são sua fragilidade e a tendência de desgaste em fios duros. Além disso, anzóis feitos de madeira e bambu podem ter rebarbas no cabo e na farpa, que são extremamente difíceis de polir em casa. Se tais defeitos estiverem presentes, o fio ficará constantemente grudado. Os ganchos de plástico podem entortar e quebrar se o produto for grande.
- Alumínio. Os ganchos de alumínio são leves e baratos, mas também podem entortar ao trabalhar com itens grandes. Com o tempo, o revestimento protetor se desgasta e o alumínio mancha os fios e suas mãos.
- Aço. Ganchos de aço são excelentes recomendações. Eles geralmente são feitos com cabo de madeira ou plástico, o que os torna confortáveis de segurar na mão. Os ganchos de aço são leves, duráveis e deslizam bem.
Ao escolher uma agulha para trabalhar, você precisa se concentrar no fio com o qual planeja tricotar o produto. Para obter um tecido de densidade média, selecione uma agulha com diâmetro da cabeça aproximadamente 2 vezes maior que o diâmetro do fio. Ao usar uma agulha grossa e um fio fino, você obtém um tecido vazado; ao tricotar com uma agulha fina de fios volumosos, obtém-se um tecido denso. Se o fio escorregar da agulha enquanto você estiver trabalhando, será necessário escolher uma ferramenta diferente.
Selecionando fios
Roupas de inverno, cobertores, xales e suéteres são tricotados com fios de lã, enquanto fios de algodão e linho são adequados para roupas de verão. A embalagem fornece recomendações sobre o tamanho das agulhas de tricô ou gancho e para que tipo de tricô os fios podem ser usados. O fio usado para tricô manual é escolhido para ser liso, de espessura uniforme, forte e não torcer espontaneamente. Um fio de espessura irregular distorcerá o padrão do tecido, e um fio muito torcido pode fazer com que o produto fique enviesado.
Antes de trabalhar com fios feitos de fibras naturais, é melhor lavá-los em água morna com adição de detergentes neutros, depois enxaguar bem e secar em local estendido. Após esse processamento, o produto final não estará sujeito a encolhimento. A lavagem também ajudará a alisar fios que já foram usados e deformados. O fio limpo deve ser enrolado em bolas e armazenado em um saco ou caixa fechada para evitar contaminação e emaranhamento dos fios.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Uma flor de crochê volumosa é uma técnica simples, recomendada para aquelas artesãs que não têm muita experiência em tricô para começar. Um diagrama detalhado e uma descrição do tricô são fornecidos no artigo abaixo.
Flor volumétrica de crochê para decoração de chapéus
Uma volumosa flor de crochê (o diagrama e a descrição do tricô ajudarão você a fazer a decoração desde a primeira tentativa) decorará um chapéu feminino de tricô.
Este acessório fofo parece original e vantajoso, e combina tanto com meninas quanto com mulheres jovens:
- Enrole a linha em volta do seu dedo para criar o anel deslizante inicial. Retire do dedo e tricote a 1ª laçada. Tricotar 2 corr. para levantar.
- Tricotar 15 corr. formando um anel. Aperte o anel inicial puxando a ponta livre da rosca, prenda-a e corte-a. Termine a 1ª carreira com um pbx, tricotando-o na 3ª laçada de elevação.
- A 2ª fileira é composta por arcos de ar. Faça 1 corr. de elevação, 1 pb, * 3 corr., 1 pb em tricô através de 1 laçada na carreira*. Repita o rapport 6 vezes. Tricotar 3 corr., prender a corrente com 1 pbx no primeiro pb da carreira anterior.
- Para criar pétalas, você precisa tricotar de cada arco 1 pb, 1 pst, 3 pbx1n, 1 pst, 1 pb. As pétalas finalizadas devem ter um formato semicircular.
- Termine a carreira tricotando 1 pb a partir do pb da carreira anterior. As primeiras 8 pétalas estão prontas.
- Tricotar a 2ª carreira de arcos de ar. Para fazer isso, disque 5 correntinhas e prenda a correntinha no pb da 1ª carreira.
- Faça 8 arcos e prenda a última correntinha com um pbx.
- Para criar a 2ª carreira de pétalas de cada arco, tricote 1 pb, 1 pst, 2 pbx1n, 3 pbx2n, 2 pbx1n, 1 pst, 1 pb. Prenda a linha com um pbx.
- Finalize a carreira com p. As pétalas devem ser semicirculares e maiores em tamanho que as pétalas da 1ª fileira.
- Para os arcos da 3ª carreira, monte 6 correntinha. Feche o trabalho com um pb na coluna da carreira anterior.
- Tricotar as pétalas da 3ª carreira de cada arco de acordo com o seguinte padrão: 1 pb, pst, 2 pb1n, 5 pb2n, 2 pb1n, pst, pb.
- Finalize o tricô com o ponto. Corte o fio, puxe-o para a parte de trás do produto, prenda-o e esconda a ponta.
- Costure a parte central da flor:
- contas;
- um lindo botão;
- lantejoulas;
- contas.
Uma volumosa flor de crochê, cujo padrão e descrição estão escritos em detalhes e acessíveis na master class, foi concluída.

Símbolos no padrão de tricô:
Designações no diagrama | Transcrição |
vice-presidente | circuito de ar |
sst | poste de conexão |
sts1n, sts2n | ponto alto, ponto alto |
stbn | ponto baixo |
PST | meia coluna |
Uma flor volumosa de tricô decorará um chapéu, um suéter ou um casaco. Para decorar coisas pequenas, é melhor usar flores pequenas. Eles ficam ótimos em roupas infantis, faixas de cabelo e de cabeça, estojos e estojos para óculos.
Flor volumétrica de crochê para decoração de faixa de cabeça
Uma flor de crochê volumosa (o diagrama e a descrição do crochê são fornecidos abaixo) para decorar uma faixa de cabeça, elásticos de cabelo e outras coisas pequenas é melhor feita com fio fino e uma agulha pequena.
Para este tipo de trabalho, fios multicoloridos de linho, algodão ou mistos são perfeitos:
- Monte 5 correntinhas. Feche em anel usando st.
- Tricotar 10 pb no anel.
- Passe para a próxima laçada usando um ponto baixo. *Tricote 3 corr, 3 pbx2n, 3 corr, pbx em uma laçada*
- Tricotar uma laçada sst. Repita o padrão no próximo laço. Com 10 pb tricotados na 1ª carreira, você deve obter 5 pétalas.
- Rasgue o fio e prenda-o cuidadosamente na parte de trás. Amarre o número necessário de flores para decoração.
Uma volumosa flor de crochê, cujo padrão e descrição foram fornecidos anteriormente, decorará não apenas uma faixa de cabelo, mas também um vestido, blusa e chapéu infantil.
Segredos para Iniciantes
Regras, técnicas e dicas simples ajudarão você a evitar erros e dificuldades. Usando-os em seu trabalho, você pode aprender a tricotar coisas bonitas e volumosas de forma rápida e organizada.
Equipamento adequado do local de trabalho
Ao trabalhar com peças pequenas feitas de fios finos, sua visão fica muito cansada e suas costas e ombros ficam cansados. Para tornar o processo de tricô o mais confortável possível, é necessário fornecer iluminação suficiente na área de trabalho e apoio adicional para as costas da artesã. Todas as ferramentas de trabalho utilizadas devem ser mantidas em local de fácil acesso para que você não precise pegá-las.
É melhor colocar o fio enrolado em uma bola em uma caixa ou dispositivo especial para que ele não fique sujo e fique fora do alcance de crianças e animais de estimação. Isso ajudará a manter sua área de trabalho relativamente limpa, pois pequenas fibras de lã não voarão por todo o ambiente.
Selecionando e preparando o fio para o trabalho
Uma artesã iniciante não deve escolher fios finos para aprender o básico do tricô e para seus primeiros projetos. É melhor que sejam fios de espessura média e torção suave. Para tricotar agasalhos, você deve escolher um fio uniforme com a mesma textura em todo o comprimento. Tricotar com mohair ou outro fio com pelo longo é difícil, por isso não é recomendado para iniciantes.
A proporção recomendada de fibras sintéticas no fio é de no máximo 50%. Ao comprar um novelo de linha, preste atenção às marcações na etiqueta. Uma pequena diferença na cor pode arruinar completamente a aparência do produto final. Você deve comprar o fio com uma pequena reserva para que, se necessário, não tenha que procurar o novelo necessário nas lojas.
Por onde começar
Para seu primeiro item de crochê, é melhor escolher padrões simples e fáceis.
Isto poderia ser:
- roubou;
- principal;
- fronha;
- flores pequenas;
- chapéus.
Um padrão simples e comum que alterna pontos altos e pontos correntes é adequado para eles:
- Estola, cachecol ou capa. Itens com formas simples são tricotados sem adição de laçadas. Para evitar que as bordas do item acabado se enrolem, elas são amarradas adicionalmente.
- Top ou vestido de verão infantil. Não é difícil fazer algo assim: basta tricotar duas partes e costurá-las.
- Chapéus. Os itens são tricotados em círculo sem adicionar laçadas, mas com diminuições na parte superior.
Depois de dominar um padrão simples, você pode passar para técnicas de tricô mais complexas. Antes de começar a trabalhar, você deve tricotar uma amostra com o fio, o padrão e a agulha que você usará para fazer o produto. A amostra ligada deve ser molhada e seca. Isso permitirá que você calcule corretamente o número necessário de laçadas e garanta que a agulha e o fio selecionados sejam adequados um para o outro.
Se a primeira fileira de alças de ar estiver muito apertada, você precisará escolher uma agulha maior e, se estiver solta, uma menor.
É melhor que iniciantes comecem a aprender trabalhando com fios novos que ainda não foram usados. Quaisquer erros cometidos devem ser corrigidos imediatamente, pois mesmo pequenos desvios do diagrama podem resultar em uma alteração na aparência e no formato do produto. Os novelos de linha que sobrarem do trabalho podem ser usados depois para fazer pequenas coisas, como borlas, pompons e também para tricotar quadrados da vovó ou quadrados afegãos.
Seleção de ferramentas
A principal ferramenta para fazer crochê, ou seja, a própria agulha, é selecionada de acordo com vários parâmetros:
- recomendações do fabricante do fio;
- recomendações do autor do padrão de tricô;
- disponibilidade para venda ou presença de um gancho nas mãos da artesã;
- estilo pessoal de tricô;
- facilidade de uso.
Cada novelo ou bobina de fio é marcado com recomendações sobre o tamanho de agulha de tricô e agulha de gancho mais adequado para o fio em questão. Também é indicado se o fio é destinado ao tricô manual ou à máquina. Essas recomendações devem ser levadas em consideração. Geralmente cada padrão indica com qual fio e qual ferramenta o item foi tricotado. É importante lembrar que se você trocar a linha ou a agulha, o padrão pode mudar significativamente.
Ao trabalhar em algumas coisas, você tem que usar vários ganchos de tamanhos diferentes. Por exemplo, uma flor grande e volumosa. O padrão de tricô para esses itens geralmente envolve fazer as peças com agulhas diferentes. Portanto, é necessário que uma artesã tenha em seu arsenal vários conjuntos de ferramentas de diferentes tamanhos. Ao tricotar seguindo o mesmo padrão, diferentes artesãs podem produzir peças acabadas que diferem em densidade e tamanho.
Esta característica deve ser levada em consideração ao trabalhar. Para tornar o processo de tricô agradável, as ferramentas devem caber confortavelmente na sua mão, não esfregar ou arranhar a pele e não prender os fios. Um anzol longo pode ser encurtado para facilitar o uso, e um anzol curto pode ser estendido usando uma trança ou um canudo de coquetel. Você pode usar uma lixa para dar o formato desejado à ponta afiada de um osso ou gancho de metal.
Use-o para polir o gancho de madeira para um melhor deslizamento e, em seguida, trate a ferramenta com polidor à base de cera. Para qualquer tricotadora, experiente ou não, que tenha escolhido tricotar uma estola simples ou uma flor de crochê volumosa, um padrão de tricô e uma descrição, uma ferramenta conveniente e um fio de alta qualidade são importantes. Neste caso, as coisas ficarão originais, bonitas e organizadas, e o processo de tricô será um prazer.
Vídeo sobre como fazer uma flor de crochê 3D
Instruções sobre como fazer uma flor volumétrica em crochê: