Transforme seu interior, decore suas roupas, crie acessórios da moda – tudo isso é possível fazer com flores de crochê. A seleção de padrões e descrições ajudará tanto iniciantes quanto artesãs experientes em sua criatividade.
O que pode ser decorado com flores de tricô?
Fios modernos e técnicas de tricô ajudam a criar flores tão bonitas quanto as reais. Se antes uma flor de tricô parecia um pouco feia, agora ela é um elemento da moda usado no design de roupas e itens de decoração.
Flores de tricô são usadas para decorar:
- Roupas infantis e femininas.
- Grampos e elásticos de cabelo, tiaras, tiaras.
- Anéis e pulseiras.
- Bolsas femininas.
- Chapéus e tiaras quentes.
- Painéis e pinturas.
- Cortinas, toalhas de mesa e tapetes.
- Embrulhos para presentes e cartões.
Qualquer flor pode ser criada a partir de fios. Quanto mais complexo for o item, mais habilidade será necessária ao tricotar. As flores de crochê podem ser volumosas ou planas.
Artesãs iniciantes devem dar uma olhada mais de perto nos padrões simples. Apesar de sua simplicidade, tais flores não são inferiores em beleza e atratividade.
Depois de aprender a tricotar apenas um motivo floral, você pode criar uma toalha de mesa, uma fronha decorativa ou uma bolsa. Para fazer isso, basta costurar as flores.
Fios, ganchos, elementos decorativos
O fio geralmente é vendido em bolas ou novelos. As etiquetas contêm informações sobre a composição, comprimento e tamanho das ferramentas de tricô. O tipo de tricô ao qual o fio se destina também é indicado (tricô à máquina ou tricô à mão).
As características dos fios adequados para tricotar flores são fornecidas na tabela:
Características do fio | Adequação para tricotar flores |
Fios lisos feitos de algodão mercerizado, linho, seda e sintéticos com textura brilhante. | Ideal para criar elementos decorativos. |
Fios com fios altamente torcidos para tricô à máquina | Eles não servem. O produto ficará deformado. |
Fios de lã | O fio felpudo fará com que o padrão do produto final fique pouco claro. Mas pode ser usado para tricotar flores grandes para decorar chapéus ou criar tapetes. |
Fios boucled e fios de grama | Pode ser usado em combinação com fios de textura lisa. |
Ao tricotar peças grandes (toalhas de mesa, tapetes, bolsas, cobertores), vale a pena prestar atenção às seguintes dicas:
- Não jogue fora a etiqueta do fio até terminar de tricotar. Se necessário, os consultores da loja poderão selecionar o fio da cor desejada.
- Verifique se há queda de fios. Saber essas informações evitará problemas após a lavagem.
- Certifique-se de que o fio não encolha. Você precisa cortar o fio, medir seu comprimento, molhá-lo, secá-lo e medi-lo novamente. Se o comprimento não tiver mudado, você pode começar a tricotar.
- Ao combinar cores diferentes, é melhor selecionar fios da mesma espessura e textura.
- Para tricotar padrões densos, você precisa escolher uma agulha de tamanho menor que o normal.
Elementos decorativos que são usados com flores de crochê:
- estatuetas de madeira de animais, plantas, insetos;
- laços feitos de fitas de cetim e organza;
- trança e renda;
- pedaços de tecido ondulado de seda;
- miçangas, strass, botões;
- decoração feita de foamiran;
- elementos de papel para scrapbooking.
A flor de crochê (o diagrama e a descrição do tricô para iniciantes são fornecidos mais adiante no artigo) consiste em uma parte central e pétalas. Às vezes, para criar uma semelhança externa com uma flor real, são adicionados estames e sépalas.
Aula magistral para iniciantes: Como fazer uma rosa em crochê?
Se você sabe tricotar pontos correntes e pontos baixos, você pode fazer uma linda rosa. Esta flor é volumosa e tem várias fileiras de pétalas. Este padrão não envolve tricotar cada pétala e foi criado para iniciantes. Para trabalhar você precisa de linhas simples e uma agulha.

Padrão de tricô:
- Monte uma corrente de 55 pontos corrente (3 dos quais são necessários para levantar a próxima carreira) e faça o primeiro ponto alto, pulando 3 pontos do início.
- Monte 2 pontos corrente, pule 2 laçadas da corrente de baixo, faça 1 ponto alto, 1 ponto corrente e mais 1 ponto alto na mesma laçada. Repita a sequência até o final da carreira.
- Tricotar 3 laçadas e fazer uma coluna com 1 laçada no primeiro arco de 1 laçada de corrente entre duas colunas. Faça uma corrente de 3 laçadas e tricote 2 pontos altos na mesma laçada.
- Passe para o próximo arco e faça 2 pontos altos, 3 laçadas e 2 pontos altos nele. Tricotar a sequência até o final da carreira.
- Em seguida, continue tricotando em arcos de 3 laçadas de ar. Faça 10 pontos altos em cada uma.
- Termine a carreira e corte o fio de trabalho com 15 cm de comprimento. Usando uma agulha de crochê, puxe a linha ao longo da corrente inferior em cada laçada onde os arcos são tricotados.
- Aperte o fio de trabalho para formar uma rosa, dispondo as pétalas em espiral.
Lindas ideias de flores. Descrição passo a passo do trabalho e dos padrões de crochê
Flores de tricô podem ser feitas com sobras de fios, ou você pode selecionar lindos fios especiais e criar itens de design.
Painel
Pinturas feitas à mão com flores de tricô podem decorar e refrescar o interior, além de servir como presente para um evento significativo para pessoas queridas. A base da pintura é uma moldura de fotografia com fundo feito de tecido esticado. O tamanho do painel e o número de flores nele podem variar. Costureiras inexperientes podem começar com uma pequena imagem decorada com uma flor de amor-perfeito.
Para a criatividade você precisará dos seguintes materiais:
- moldura para fotos;
- fios de tricô (roxo escuro, lilás e amarelo para a flor, verde para o caule e as folhas);
- gancho;
- pistola de cola com haste de silicone.
Sequência de tricô de flores:
- Usando fios amarelos, tricote o centro em forma de uma corrente de 6 laçadas e amarre com 12 pontos baixos.
- Faça um círculo com a cor roxo escuro usando pontos baixos (2 pontos em cada laçada).
- Na parte de trás da encadernação, na parte superior, amarre 2 pétalas grandes roxas escuras. Crie um formato arredondado usando pontos altos no meio e pontos altos nas bordas.
- Com fios lilases faça 1 lábio inferior grande e 2 superiores pequenos, que em localização coincidem com as pétalas roxo-escuras.
- Com fios verdes faça uma corrente do comprimento necessário, que servirá como caule e 2 folhas redondas.
- Monte as peças e cole-as no centro da moldura usando cola de silicone.
- Se desejar, decore o painel com figuras de madeira de besouros e borboletas.
Guardanapo, pegador de panela
Uma flor de crochê, cujo diagrama e descrição são fornecidos nesta master class, é adequada para transformar um guardanapo de crochê simples. Esta decoração é tricotada usando um padrão plano simples, mas ganha volume devido à técnica de tricô com babados, quando um grande número de colunas são tricotadas em 1 laçada.
Antes de começar a trabalhar, você precisa calcular quantas flores precisa tricotar. É melhor colocar elementos decorativos ao longo da circunferência externa e, em seguida, você pode colocar um vaso, uma tigela de doces ou uma caixa no meio do guardanapo.
Descrição da flor de tricô:
- Pegue os fios verdes para o meio e faça um ponto baixíssimo. Faça 3 pontos corrente e tricote a seguinte sequência no centro: 2 pontos altos, 7 pontos, 3 pontos corrente. Tricotar esta sequência 3 vezes para obter 5 laçadas de ar. Aperte e corte a rosca de trabalho.
- Pegue o fio para as pétalas, insira-o no tricô no início de qualquer arco e faça 6 laçadas de elevação. Em seguida, em cada arco, tricote 13 pontos altos duplos.
- Amarre as pétalas, tricotando um picô de 3 laçadas em cada laçada.
Você também pode decorar o pegador de panela, levando em consideração as seguintes características:
- Se o pegador de panela tiver uma finalidade prática, é melhor decorá-lo com elementos planos. A decoração de malha é feita de fios naturais que não derretem em altas temperaturas.
- Quando um pegador de panela tem apenas uma função decorativa, seu design não é limitado e depende do gosto e da imaginação da costureira.
Tapete
Você pode fazer uma peça de design incrivelmente linda aprendendo a tricotar uma flor volumosa e simples. Fazer um tapete de flores exigirá paciência, pois você terá que tricotar cerca de 90 peças. A flor de crochê (o diagrama e a descrição serão fornecidos mais adiante no artigo) consiste em várias camadas. Para tricotar flores, sobras de fios grossos de diferentes tons são adequadas. Para maior expressividade, é melhor fazer cada flor de uma cor diferente. A base do tapete pode ser qualquer tecido durável ou malha plástica.
Padrão de tricô de uma flor de vários níveis:
- Faça um anel central com 5 pontos corrente e amarre-o com um anel de pontos de conexão (13 peças).
- Faça 3 laçadas de elevação, uma corrente de 4 laçadas para o arco, um ponto alto e 4 laçadas de ar. Alterne a sequência de mesas e correntes mais 4 vezes para obter 7 arcos de ar.
- Para dar redondeza às pétalas, faça uma a uma um ponto baixo, um ponto alto, 3 pontos altos, um ponto alto, um ponto baixo.
- A próxima camada é tricotada atrás da primeira. Primeiro, são tricotados arcos de 7 alças de ar, que são fixadas entre as pétalas da primeira fileira. Em seguida, é formada a forma oval das pétalas.
- Faça o número necessário de camadas de pétalas (por exemplo, 4). Quanto maior a flor, menos flores você precisará tricotar para fazer um tapete.
- Prenda as flores prontas em uma base redonda ou retangular. Você pode usar cola. Mas é mais confiável costurar as flores na base usando linhas.
Travesseiro
Uma almofada pode se tornar um elemento brilhante do interior se você decorá-la com bom gosto. Flores de tricô podem transformar e dar vida a qualquer item.
Aqui estão algumas opções para decorar uma almofada decorativa com flores de tricô:
- Uma fronha feita de quadradinhos de vovó com volumosas flores felpudas no centro.
- Uma almofada de tecido com um buquê costurado de rosas brilhantes e volumosas. Hastes de rosas são bordadas na fronha.
- Uma fronha de malha simples com margaridas de tamanhos diferentes costuradas por toda a superfície.
- Fronha vazada, feita em crochê com elementos florais em tricô.
Toalha de mesa
Um motivo floral de crochê feito de acordo com o padrão descrito pode se tornar a base para a criação de uma toalha de mesa completa. Para trabalhar, você precisará de linhas finas para bordado e uma agulha.
Padrão de tricô para uma flor em estilo de renda irlandesa:
- Monte uma corrente de 12 pontos e mais 7 pontos corrente. Dê 6 voltas para trás a partir do final da corrente e tricote uma coluna com 1 laçada. Próximo 1 laço. Alterne essa sequência, tricotando cada laçada da carreira anterior.
- Faça 3 laçadas de elevação e, em cada arco da laçada de ar, tricote 1 ponto alto e com um picô de 3 laçadas no topo. Alterne colunas com 1 alça de ar. Deve haver 5 colunas.
- No arco de ar, tricote 12 colunas com 1 laçada.
- Faça uma corrente de 7 laçadas, pule 4 laçadas da carreira anterior e faça a alternância como no ponto 1.
- Repita a sequência do passo 2.
- Em seguida, repita os passos 4 e 5 mais 5 vezes.
- Costure a última e a primeira carreiras com agulha e linha, seguindo o molde.
- Tricotar o número necessário de motivos florais.
- Conecte os motivos em uma toalha de mesa.
Cortina
Você não precisa fazer cortinas inteiras de crochê para impressionar seus convidados. Basta fazer vários botões de flores originais e decorar os varões das cortinas com eles. Para trabalhar, você precisará de linhas que combinem com o tecido das cortinas, uma agulha de crochê e um padrão de uma flor tridimensional. Pode ser uma peônia, uma rosa, um lírio. A base do pegador de panela pode ser feita usando a técnica de tricô ou costurada com tecido.
Seria apropriado decorar o prendedor da cortina com decoração adicional, já que deve ser um elemento bastante brilhante. Pompons, borlas, contas grandes e botões servem.
Buquê volumétrico em vaso
Uma flor de crochê (o diagrama e a descrição do lírio do vale são fornecidos mais adiante no artigo) pode ser um elemento separado do interior. Assim, pequenos buquês de flores diferentes vão decorar um canto aconchegante de um quarto ou sala de estar. Um buquê volumoso de lírios do vale, feito de crochê com fios finos, parece delicado e natural. É um trabalho árduo, mas o resultado é admirável.
Para tricotar você precisará de:
- fios verdes e brancos;
- anzol fino;
- arame para hastes.
Esquema de trabalho:
- Monte uma estrutura de caule com hastes de flores de arame e amarre-a com linha verde.
- Tricotar sinos de lírio-do-vale com fios brancos. Primeiro, tricote um pequeno pedaço redondo, que depois é enrolado no copo de flores. Decore as bordas com arcos ou picôs para criar uma borda recortada.
- Amarre folhas de lírio-do-vale. Eles são bem grandes e longos. Para dar rigidez, trate os elementos acabados com cola PVA ou amido e seque.
- Monte os elementos florais usando uma pistola de cola ou costure com linha.
Bolsa
Tricoteiras trabalhadoras podem tricotar uma bolsa inteira, escolhendo padrões de cores lindas. Para costureiras menos experientes, podemos oferecer uma opção simples: fazer um aplique de flores em uma bolsa pronta.
Opções para decorar uma bolsa feminina com motivos florais:
- Um aplique em forma de buquê de papoulas decorado com uma fita, composto por flores grandes e botões fechados.
- Uma composição de flores diferentes: sinos azuis, margaridas brancas, botões de rosa e exuberantes flores de peônia, imersas no delicado verde da folhagem de diferentes tons.
- Pequenas flores miosótis, decoradas com folhas e reunidas em pequenos grupos composicionais.
Boné
Um chapéu, como elemento indispensável de um guarda-roupa, também pode se tornar uma decoração feminina original.
Para decorar um chapéu com decoração de malha, é recomendável prestar atenção às seguintes recomendações:
- A decoração deve combinar com o tom do produto e ter um visual harmonioso.
- Para meninas brilhantes, a decoração de tricô pode ser de uma cor contrastante, mas combinar com o estilo geral da roupa.
- Ao decorar chapéus de cores claras que precisam ser lavados com frequência, é importante lembrar que o fio para decoração deve ser resistente à descoloração.
- Uma flor de tricô pode ser volumosa ou plana, adjacente ao tecido do chapéu. Depende do formato do rosto.
- As flores e folhas, feitas em uma cor, enfatizarão elegância e moderação ao mesmo tempo.
- Os modelos infantis podem ser decorados com arranjos florais brilhantes.
- Modelos em cores neutras (cinza, preto), decorados com pequenas flores em tons claros, darão um toque de romantismo à imagem.
Joias femininas
Com a ajuda do crochê de filigrana, são criadas joias exclusivas para mulheres, que vão desde grampos de cabelo e pulseiras até colares de verdade. Você mesmo pode fazer essa decoração estudando os padrões e sendo paciente. Na verdade. Todas as decorações consistem em elementos simples. A única diferença é que elas devem ser feitas com cuidado.
Tipos de joias femininas decoradas com flores de malha:
- boutonnieres;
- brincos, colares, pingentes;
- tiaras finas;
- grampos de cabelo e elásticos;
- pulseiras;
- decorações nas mãos e nos pés;
- cintos.
Pulseiras de tricô estão ganhando popularidade entre os jovens hoje em dia. Eles combinam bordados vazados e tricô denso, diferentes tons de cores, generosamente decorados com flores, rendas e decoração em forma de miçangas e miçangas.
Padrão de tricô para pulseira:
-
- Faça a base da pulseira em crochê, alternando listras vazadas e tricô denso de diferentes estilos. As listras não devem ser muito largas e devem ter de 2 a 4 fileiras. Além dos padrões, alterne também as cores dos fios.
- Decore a borda lateral da mão com uma borda vazada.
- Tricote vários motivos florais para combinar com a base da pulseira. As flores podem variar em forma e tamanho.
- Costure um arranjo de flores na pulseira. Decore a base com bordados de miçangas e contas, organizando-as em fileiras ou em ordem aleatória.
Caixas e cartões de decoração
Além da decoração de interiores e roupas, as flores de crochê são mais apropriadas do que nunca para decorar embrulhos de presentes e cartões no estilo feito à mão. Artesãs experientes conseguem criar pinturas de flores reais em cartões postais. Para fazer isso, muitos pequenos elementos são tricotados e depois reunidos em uma composição. Strass, miçangas e apliques de papel são adicionados a eles.
Uma opção vantajosa é um cartão postal lacônico e elegante, decorado com uma linda flor, feito em crochê à mão.
Para o cartão postal você precisará de:
- papelão fino;
- papel para scrapbooking;
- flor de tricô;
- decoração em forma de laços e strass.
Fazendo um cartão postal:
- Corte um retângulo do tamanho desejado em papelão e dobre-o ao meio.
- Cole um retângulo de papel colorido na parte da frente. Seu tamanho deve ser menor que o tamanho do próprio cartão postal. As bordas do papel podem ser cortadas com uma tesoura decorativa.
- Coloque uma flor de tricô em um quadrado colorido e cole-a.
- Adicione alguns laços para decoração. Decore o centro da flor com uma meia-conta ou strass.
O presente ficará muito mais interessante se o cartão e a caixa de presente forem projetados no mesmo estilo. Você pode fazer uma caixa, semelhante a um caixão, decorada com composições de malha. Então a caixa em si se tornará um presente.
Ou você pode decorar o centro da embalagem de papelão com uma grande flor de tricô e adicionar alguns elementos decorativos. Com a ajuda dos esquemas simples descritos, você pode aprender a criar coisas bonitas. Flores de crochê podem ser usadas para transformar sua decoração e suas roupas. Você também pode criar presentes na forma de acessórios e joias originais.
Vídeo sobre como fazer uma flor de crochê
Flor de crochê simples e linda: