Você pode desenhar um macaco com um lápis, tintas e outros materiais sobre papel, papel de caderno ou tela. O artigo a seguir fornece tutoriais de desenho passo a passo e dicas para crianças e iniciantes.
Como uma criança pode desenhar um macaco passo a passo usando células?
Você pode desenhar com linhas retas e arredondadas, tendo primeiro feito marcações de pontos. Dependendo do tamanho do macaco, o número de células alocadas às partes pode ser aumentado proporcionalmente. Abaixo está uma tabela com o número mínimo de células para cada elemento do desenho.
Nome da parte do corpo | Número mínimo de células | O processo de desenho |
Olhos | 1 | A célula é contornada ao longo do perímetro ou um círculo é desenhado ao redor dela. |
Nariz | 1 | A cela é pintada de preto. |
Boca | — | Desenhado com uma linha de sorriso curva. |
Ouvidos | 2 | Elas são feitas retangulares ou redondas. |
Cabeça | 8 | O perímetro da cabeça, ao longo da borda do focinho, é pintado de marrom, a parte interna - cor de carne. |
Dependendo da posição do macaco (perfil, rosto inteiro, meia volta), as proporções do focinho mudam.
Além disso, é desenhado um retângulo ou oval do corpo, de onde emergem as patas e a cauda curvada para cima. Ela é feita na forma de uma linha de várias células.
Aula magistral sobre como desenhar um animal em papel em branco. Vista frontal
É melhor desenhar em papel limpo, representando figuras simples e combinando-as. Para facilitar a remoção de linhas desnecessárias, é melhor fazer um esboço com um lápis e depois adicionar detalhes.
Focinho
Etapas do desenho:
- Desenha-se uma oval alongada longitudinal.
- O nariz e a boca estarão localizados aqui.
Desenho de macaco para crianças - criando uma cabeça. - Em cima do oval, desenha-se outro, mais redondo e alongado para cima. Suas bordas devem ficar mais altas que o meio da parte inferior. Esta é a parte principal do focinho onde os olhos ficarão localizados.
- Você precisa desenhar semicírculos nas laterais do oval superior. Estas são as orelhas do futuro macaco.
Torso
O corpo deve ser ligeiramente menor que a cabeça. Para fazer isso, você precisa desenhar uma forma oval alongada verticalmente e conectá-la com a cabeça no topo.
Mãos
É melhor fazer os braços do macaco redondos, consistindo de uma ou duas formas ovais longas. Depois, são adicionados os dedos e os detalhes.
Pernas
As pernas são desenhadas da mesma forma que os braços. Dependendo da posição do corpo, os pés podem ser direcionados em uma ou diferentes direções.
Cauda
A cauda é representada como uma linha curva direcionada para cima. Ela começa no quarto inferior do corpo e termina no nível do início da cabeça. Esta parte do corpo é mais grossa no começo e mais fina no final.
Detalhamento
Na fase de detalhamento, você precisa adicionar olhos, nariz e boca, além de dedos das mãos e dos pés, e cobrir todo o corpo com pelos. No desenho de uma criança, os olhos do macaco são representados como dois círculos ou ovais com pupilas dentro. Não há necessidade de desenhar as pupilas olhando para frente, é melhor direcioná-las para algum lugar ao lado, isso adicionará realismo ao desenho e o simplificará.
O nariz pode ser representado como duas linhas inclinadas espelhadas ou um círculo. A primeira opção parece mais realista, porque a estrutura do nariz do macaco lembra mais a de um humano do que, digamos, a de um cachorro.
Os dedos devem ser finos e longos, e podem estar abertos ou dobrados. Os macacos, assim como os humanos, têm um polegar, que deve ser levado em consideração na hora de desenhar.
O pelo é desenhado com pinceladas e cobre todo o corpo, exceto o centro do focinho. Você precisa adicionar algumas linhas caóticas e abruptas ao redor do perímetro do corpo e na cauda, pulando os dedos. Isso tornará o desenho mais detalhado. Não há necessidade de tentar fazer a lã ser igual em todos os lugares; deve haver algum descuido no desenho.
Coloração
Macaco é um desenho para crianças que permite usar várias ferramentas ao mesmo tempo. Para colorir você pode usar lápis, marcadores ou tintas.
Primeiro, você precisa contornar os contornos em preto para enfatizá-los. Nesta etapa, todas as linhas intermediárias desnecessárias na junção das ovais precisam ser apagadas e somente aquelas que permanecerão na versão final devem ser contornadas. Depois de delinear, você precisa preencher todas as partes do corpo com cor.
O corpo é marrom, o focinho é marrom claro ou bege, e os olhos são brancos com pupila preta, azul ou verde. Ao pintar o corpo, você precisa seguir as linhas de crescimento dos pelos e tentar colocar os traços ao longo dessas linhas. Nesse caso, o macaco parecerá mais realista.
As dicas a seguir ajudarão você na hora de colorir:
- Lápis, marcadores e tintas podem ser usados juntos em um desenho. Por exemplo, preencha o corpo com tinta marrom, deixe secar e faça traços de pelo com um lápis. Ou contorne o desenho com um marcador preto e depois pinte-o com lápis.
- É melhor deixar o branco do olho sem pintar, colorindo apenas a pupila. Se alguma cor cair na proteína, depois que ela secar completamente, você pode pintá-la com guache branco ou tinta acrílica.
- Se você pintar áreas adjacentes com aquarela antes que elas sequem completamente, as tintas escorrerão e se misturarão. Para evitar isso, você precisa deixar as peças de design secarem ou usar menos água.
- Precisa adicionar volume. Para isso, aplica-se uma tinta mais clara da mesma cor nas áreas a serem clareadas. Em um macaco, essa é a parte central do corpo, a parte superior dos braços e ombros, a área acima dos olhos e a parte superior das orelhas.
- Depois que estiver completamente seco, você pode adicionar um ponto de tinta branca na parte superior da pupila. Este destaque mostrará volume e adicionará realismo. Ao desenhar com lápis ou marcadores, esse ponto pode ser deixado vazio, como o branco do olho.
Ideias de desenho de macaco para copiar a lápis. Descrição para iniciantes
Ao desenhar um macaco a partir de uma imagem, as proporções do corpo, a relação entre o comprimento do corpo e a cabeça, braços e pernas, bem como a posição do animal são levadas em consideração. Devido à sua semelhança com os humanos, o macaco não é um objeto fácil de representar.
Ao desenhar uma imagem completa, você precisa agir em etapas:
- Aprenda anatomia. Entender a anatomia permite que você faça um desenho proporcional e não perca detalhes desnecessários. É importante lembrar que os braços e pernas do macaco têm três articulações principais, seus olhos são inseridos em órbitas, o animal tem focinho alongado e dedos longos e tenazes.
- Contorne o fundo e a posição do animal nele. Iniciantes podem pensar que é melhor desenhar um macaco e depois encaixá-lo no fundo, mas não é assim; ao mostrar a imagem inteira de uma vez, fica mais fácil desenhar seus elementos individuais.
- Defina as partes principais do corpo: corpo, cabeça, braços, pernas e cauda. Se o layout parecer harmonioso, você pode começar a detalhá-lo. Se for difícil definir o formato das partes do corpo imediatamente, é melhor começar com linhas. Os membros costumam ser os mais difíceis de desenhar, então você pode contorná-los com linhas. Duas flexões dos braços são levadas em consideração - no cotovelo e no pulso, bem como as flexões das pernas, levando em consideração os joelhos e os pés.
Nos primeiros estágios, é melhor não usar uma foto como imagem de origem. Detalhes extras que um artista iniciante ainda não sabe desenhar só vão distrair. Você pode encontrar um desenho adequado de um macaco ou criar um material de origem simplificado.
Para fazer isso, você pode baixar uma foto e aplicar a ela um dos filtros que imitam pintura ou desenho a lápis. Esses efeitos estão disponíveis em editores gráficos. Isso ajudará a se livrar do desnecessário, preservando totalmente o enredo e as características da imagem.
Cara de macaco
Pode parecer para um iniciante que este é o ângulo mais fácil para se familiarizar com as características do desenho de um animal, mas isso é um mito. Na verdade, ao desenhar um macaco de frente, você precisa ser capaz de representar os detalhes simetricamente, o que pode ser difícil até mesmo para artistas experientes.
Criação:
- Você precisa começar com o oval do focinho. Será mais largo na parte superior do que na parte inferior.
- Em seguida, são feitas 3 linhas curvas. Um passará pelo centro da boca, o segundo pelo nariz e o terceiro pelos olhos.
- A linha da boca é curvada para baixo, a linha do nariz também é curvada, mas com uma curvatura muito menor, e a linha dos olhos será ligeiramente curvada para cima.
- Em seguida, comparando constantemente com a imagem original, você precisa desenhar os olhos, os lábios e o nariz. As orelhas desses animais geralmente ficam posicionadas no mesmo nível dos olhos ou mais alto, dependendo da espécie.
É importante verificar a simetria e a organicidade dos elementos faciais. Para fazer isso, você precisa levar a imagem até o espelho e olhar o reflexo. Dessa forma, todos os erros se tornarão mais perceptíveis e fáceis de corrigir.
O macaco senta-se de lado
Quando sentado de lado, o macaco geralmente dobra as pernas para que os joelhos fiquem na altura do peito. Para começar, você precisa delinear esquematicamente a cabeça, o corpo e os membros do animal, bem como o objeto no qual ele está sentado.
O macaco, cujo desenho para crianças foi discutido anteriormente no artigo, era esquemático, e agora precisamos desenhar todas as partes do corpo em detalhes. Para fazer isso, depois de desenhar os contornos, adicione olhos, boca, nariz, orelhas, dedos das mãos e dos pés. O pelo é desenhado de acordo com o crescimento do pelo.
Para indicar luz e sombra em um desenho a lápis, o pelo é mais grosso nas áreas escuras e mais fino nas áreas claras. Por exemplo, os pelos devem ser mais grossos na área do pescoço, axilas, contornos do peito e menos nos joelhos, ombros, estômago e outras áreas volumosas.
Para tornar um desenho a lápis mais realista, você precisa deixar o mínimo possível de áreas sem pintar. Quando for necessária uma transição suave, o lápis é sombreado com o dedo.
Se no desenho por células foi necessário deixar contornos claros, aqui é melhor se livrar deles, substituindo-os por claro-escuro. A presença de limites lineares claros revela imediatamente a mão de um artista inexperiente.
O animal está pendurado em uma liana
O primeiro passo é desenhar uma videira pendurada verticalmente. Não deve ser totalmente reto nem muito curvo. Para realismo, basta uma pequena curva. Dependendo da posição do corpo - cabeça para cima ou para baixo - o macaco se segurará no cipó com as mãos ou com as pernas e o rabo.
O processo de desenho praticamente não é diferente do descrito acima, exceto por um detalhe: os membros do animal devem envolver o cipó. Para facilitar a visualização de como deve ficar, você pode pegar um lápis na mão e colocar o pincel na mesma posição do desenho.
Agora só falta transferir a anatomia correta para o papel e adicionar detalhes. Você deve manter uma borracha à mão para remover imediatamente fragmentos desnecessários ou tentativas malsucedidas. O principal é não ter medo de tentar.
Animal em um galho
Os passos para desenhar um macaco em um galho são quase os mesmos para desenhar um macaco pendurado em uma videira. Em ambos os casos, a gravidade deve ser levada em consideração. Se, por exemplo, o animal estiver pendurado de cabeça para baixo, então o pelo em alguns lugares, por exemplo na cabeça e nos ombros, deve ser direcionado para baixo.
Macaco na selva
Este desenho requer a devida atenção aos detalhes. Você deve fazer esboços do fundo: árvores cobertas de musgo, palmeiras, samambaias, árvores caídas e as ruínas de um antigo templo asteca se encaixarão perfeitamente no enredo. O macaco será o centro da composição, mas isso não significa que ele deva ser colocado estritamente no meio.
Usando a imagem original como guia, um esboço do animal é feito e corrigido. Somente depois disso você pode começar a detalhar, desenhando gradualmente tanto o fundo quanto o personagem principal. Se desejar, você pode adicionar lápis de cor ao lápis cinza.
Personagem de desenho animado
Personagens de desenhos animados têm suas próprias características. Por exemplo, o gorila de Tarzan tem antebraços enormes, e Abu de Aladdin tem grandes articulações de cotovelo e joelho, além de membros anormalmente curvados.
Ao desenhar personagens de desenhos animados, atenção especial é dada a detalhes como roupas e características faciais. Isso ajudará a transmitir a personalidade do personagem e qualquer um que olhe para ele entenderá imediatamente quem está à sua frente.
2 macacos
Macaco é um desenho para crianças que pode ser mais difícil. Se você precisar desenhar dois macacos adultos, as dicas descritas anteriormente no artigo ajudarão. Mas a dificuldade geralmente surge quando você precisa desenhar uma macaca e seu filhote. Os filhotes têm proporções corporais diferentes: tronco e peito pequenos, cabeça desproporcionalmente grande e braços longos.
Se um macaco ficou ótimo, mas o segundo não, você pode simplificar o desenho. Para conseguir isso, elementos complexos podem ser ocultados do observador. Por exemplo, as pernas podem ser cobertas com um obstáculo ou uma pedra.
Macaco engraçado
Um macaco rindo ou um animal colocando a língua para fora podem ser facilmente desenhados fazendo um esboço preliminar. Para fazer isso, desenhe um oval do rosto e divida-o com linhas, como ao desenhar de frente. A cabeça deve estar ligeiramente inclinada para cima. Neste caso, a linha inferior, que denota a boca, deve se curvar mais fortemente para baixo.
Em seguida, são desenhados os olhos, o nariz e a boca aberta, esticados em um sorriso. Os dentes são desenhados perto do lábio superior, e a língua perto do lábio inferior. As sombras são posicionadas de forma que fique o mais escuro possível atrás dos dentes, e a língua fique na sombra parcial. Os macacos têm lábios finos e retos que se projetam ligeiramente do rosto.
Imagem gráfica realista
Ao desenhar uma imagem realista, você deve detalhá-la e tentar transmiti-la com a maior precisão possível.
Essas dicas serão úteis:
- Se a imagem for difícil de transferir, a imagem original e a folha de papel podem ser divididas em quadrados iguais usando linhas pontilhadas claras. Isso ajudará a transferir a silhueta proporcionalmente e começar a desenhar.
- Você não deve assumir uma imagem complexa imediatamente. Para começar, vale a pena tentar desenhar um macaco de vários ângulos: meia-volta, perfil, rosto inteiro. Você pode representar braços e pernas separadamente em diferentes posições. Depois que você aprender a desenhar fragmentos individuais, será mais fácil conectá-los em um desenho completo no papel.
- Não podemos esquecer do volume, das sombras, das penumbras e da luz. Se esses 4 componentes do desenho estiverem no lugar, o macaco ficará bonito e realista.
É melhor aprender a desenhar um macaco começando com coisas simples. É melhor para iniciantes tomar um desenho infantil como base e depois complicá-lo, desenvolvendo habilidades de desenho.
Vídeo sobre como desenhar um macaco
Como desenhar um macaco com um lápis:
Obrigado pelo ótimo artigo! Gostei muito do material.