A orla de crochê é frequentemente usada para dar aos itens uma aparência mais elegante e sofisticada. As bordas do produto podem ser amarradas com um simples conjunto de laços ou com um padrão original complexo.
Crochê na borda do produto
Existem muitos tipos diferentes de decoração de bordas em crochê. Na maioria das vezes, a costura é necessária para mangas, golas e parte inferior dos produtos.
Tipos decorativos de guarnições são usados para cobrir toalhas de mesa, toalhas de banho, cortinas e cachecóis. Às vezes, o uso da encadernação é usado para esconder alguns defeitos dos produtos localizados em suas bordas. Uma encadernação bem feita pode melhorar significativamente a aparência de uma coisa.
As bordas do produto são amarradas com fios, cuja espessura depende do tipo e da espessura do fio com o qual o produto é tricotado.
Para garantir que o padrão de crochê fique perfeito e não esticado nas bordas, você precisa selecionar uma ferramenta que corresponda à linha escolhida. Os tamanhos de agulhas usados para diferentes fios são fornecidos na tabela a seguir.
Diâmetro do gancho (mm) | Tipo de fio recomendado | Produtos que podem ser conectados |
de 0,5 a 1 | Fios de algodão do mais fino diâmetro (mouline) | Cachecóis decorativos, golas, produtos de renda e guarnições para suas bordas |
de 1 a 2 | Fios de algodão (íris) ou sintéticos, diâmetro fino | Agasalhos infantis, roupas de verão e itens decorativos, bem como acabamentos para mangas, golas e outros elementos de vestuário |
de 2 a 3 | Fio de algodão, acrílico ou lã de diâmetro médio | Suéteres de inverno, cachecóis, chapéus |
de 3 a 5 | Fio de lã duplamente torcido | Suéteres quentes, cardigans, luvas |
Ao selecionar uma agulha para a linha que você está usando, você precisa virar a ferramenta de cabeça para baixo e puxar uma laçada de fio nela. Se a linha preencher completamente a área do recesso na agulha e não ultrapassar suas bordas, então esta ferramenta corresponde às dimensões necessárias e é adequada para tricotar com a linha selecionada.
Os seguintes tipos de bordas são usados para aparar as bordas dos produtos:
- Longitudinal (consiste em diversas fileiras decorativas, conectadas sequencialmente ao longo da largura do elemento do produto).
- Transversal (consiste em uma fileira de elementos vazados, conectados um após o outro ao longo da borda do produto).
- Combinado (Ao tricotar, são utilizados tipos de encadernação longitudinal e transversal).
A borda pode ser tricotada separadamente e depois costurada na borda da peça. Para peças de malha, é aconselhável tricotar a borda diretamente nas alças ao longo das bordas.
Passo do lagostim
Fazer crochê na borda pode melhorar muito a aparência do produto. A opção mais simples para finalizar a borda de um produto é o degrau de caranguejo. A técnica para sua execução baseia-se na utilização de pontos baixos e é realizada da esquerda para a direita.
Para executar a encadernação de bordas com passo de caranguejo, você precisa:
- Insira a ferramenta no laço mais à esquerda da borda do produto.
- Faça 1 ponto corrente.
- Insira a ferramenta no próximo laço da linha de base, pegue a fibra principal e puxe-a para cima deste laço (2 laços se formarão na agulha).
- Pegue o fio principal com a agulha e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Monte 2 pontos correntes.

- Insira a ferramenta na laçada da carreira principal, pulando 1 laçada em relação à laçada tricotada anteriormente, pegue a fibra principal e puxe-a para cima desta laçada.
- Pegue o fio principal com a agulha e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Monte 2 pontos correntes.
- Repita os passos 6 a 8 quantas vezes forem necessárias para tricotar a carreira inteira até o final da borda do produto.
Este padrão de encadernação enfatiza a borda do produto e o protege do estiramento. O ponto caranguejo é frequentemente usado para unir mangas e punhos.
Pico
Fazer crochê na borda faz com que o item pareça mais organizado e conciso. A borda picô é um padrão em forma de pico que é frequentemente usado para fazer bordas de chapéus e punhos.
O processo de execução de tal arreio consiste nas seguintes etapas:
- Insira a ferramenta no laço mais à direita do produto.
- Faça 1 ponto corrente.
- Insira a ferramenta no próximo laço da linha, pegue a fibra principal e puxe-a para cima. Em seguida, prenda o fio principal novamente e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Tricotar 3 pontos corrente.
Pico clássico | ![]() |
pico expandido | ![]() |
Grande pico | ![]() |
Picot triplo | ![]() |
Pico volumétrico | ![]() |
- Insira a ferramenta no 1º ponto corrente de baixo para cima, pegue a fibra principal e puxe-a para fora do laço para cima. Em seguida, prenda novamente o fio principal e puxe-o através das 2 laçadas localizadas na agulha. O resultado será 1 elemento "Pico".
- Insira a ferramenta na laçada da carreira principal, pulando 1 laçada em relação à laçada tricotada anteriormente, pegue a fibra principal e puxe-a para cima desta laçada.
- Enganche a fibra principal e puxe-a através das 2 alças do anzol. Como resultado, o elemento "Pico" será anexado à borda da fileira principal.
- Repita os passos 4 a 7 quantas vezes forem necessárias para tricotar a carreira inteira até o final da borda do produto.
Estrutura arqueada (concha)
A borda de crochê em formato de concha é um padrão ondulado, em que cada elemento parece uma concha.

O processo de execução de tal arreio consiste nas seguintes etapas:
- Insira a ferramenta no laço mais à direita do produto.
- Pegue a fibra principal com o anzol e puxe-a para fora do laço até o topo.
- Coloque o fio da urdidura sobre a ferramenta e então insira a ferramenta no ponto da fileira da urdidura, pulando 2 pontos. Em seguida, engate a fibra principal e puxe-a para cima.
- Passe o fio da urdidura por cima e puxe-o através de 2 laçadas na agulha, depois passe o fio da urdidura por cima novamente e puxe-o através das outras 2 laçadas na agulha. O resultado será um ponto alto.
- Faça 4 pontos altos duplos adicionais inserindo a ferramenta no mesmo ponto do ponto alto duplo anterior.
- Insira a ferramenta na alça da fileira de base, pulando 2 alças, e então enganche a fibra de base e puxe-a para cima através da alça. O resultado será um elemento composto por 5 pontos altos, que externamente lembra o formato de uma concha.
- Repita os passos 3 a 6 quantas vezes forem necessárias para tricotar a carreira inteira até o final da borda do produto.
Acabamento em renda
O acabamento em crochê com padrões vazados é usado para decorar toalhas de mesa, cachecóis, guardanapos e vários itens decorativos. O padrão rendado tricotado nas bordas confere ao produto um visual único e elegante.
Se você planeja usar bordas decorativas em itens que não sejam de malha, como guardanapos e toalhas de mesa de algodão, antes de começar a bordar as bordas do item com um padrão, você deve primeiro amarrar as bordas do item com pontos baixos. Em seguida, o padrão em si é encadernado na base de malha formada.
A amarração preliminar com pontos baixos é feita da seguinte maneira:
- Insira a ferramenta no laço mais à direita do produto.
- Faça 1 ponto corrente.
- Insira a ferramenta no próximo laço da fileira de base, pegue a fibra de base e puxe-a para cima. Em seguida, prenda o fio principal novamente e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Repita os passos 2 a 3 quantas vezes forem necessárias para tricotar a carreira inteira até o final da borda do produto.
![]() | ![]() |
Para decorar as bordas do produto com um padrão vazado, você precisa seguir os seguintes passos:
- Insira a ferramenta no laço mais à direita da borda do produto.
- Faça 7 alças de ar.
- Insira a ferramenta no 5º laço da fileira principal em relação ao laço anterior, pegue a fibra principal e puxe-a para cima deste laço. Depois, prenda novamente o fio principal e puxe-o para cima através de 2 laçadas. O resultado será um arco de alças de ar.
- Repita o passo 3 quantas vezes forem necessárias para tricotar toda a carreira até o final da borda do produto. O resultado será uma sequência de arcos finos ao redor de todo o perímetro da borda do produto.
- Faça 3 pontos corrente a partir da base do arco anterior.
- Faça 1 laçada na fibra principal e insira a ferramenta no meio do próximo arco à esquerda. Em seguida, engate a fibra principal e puxe-a para cima.
- Enganche a fibra principal e puxe-a através das 2 alças do anzol. Em seguida, pegue o fio principal novamente e puxe-o através das laçadas restantes.
- Faça 1 ponto corrente e depois 1 laçada.
- Insira a ferramenta no meio do arco atual. Em seguida, engate a fibra principal e puxe-a para cima.
- Enganche a fibra principal e puxe-a através das 2 alças do anzol. Em seguida, pegue a fibra principal novamente e puxe-a através das voltas restantes.
- Faça 1 ponto corrente e depois 1 laçada.
- Insira a ferramenta no meio do arco atual. Em seguida, engate a fibra principal e puxe-a para cima.
- Enganche a fibra principal e puxe-a através das 2 alças do anzol. Em seguida, pegue a fibra principal novamente e puxe-a através das voltas restantes.
- Repita os passos 5 a 13 quantas vezes forem necessárias para todos os arcos tricotados anteriormente. O resultado será a 2ª carreira vazada.
- Insira a ferramenta no meio do 1º arco da 2ª carreira vazada e faça 7 laçadas de ar.
- Insira a ferramenta no meio do próximo arco da 2ª fileira de orifícios, pegue a fibra principal e puxe-a para fora deste laço para cima. Em seguida, prenda a fibra principal novamente e puxe-a para cima através de 2 laços. O resultado será um arco fino de laços de ar.
- Repita o passo 16 quantas vezes forem necessárias para tricotar toda a carreira até o final da borda do produto. O resultado será a 3ª fileira de orifícios, composta por arcos finos e simples ao longo de todo o perímetro da borda do produto.
- Coloque a ferramenta sob o arco anterior da 3ª carreira vazada, enganche a fibra principal e traga-a para cima, depois pegue o fio principal novamente e puxe-o pelas 2 laçadas da agulha.
- Repita o passo anterior 2 vezes.
- Faça 3 pontos corrente.
- Coloque a ferramenta sob o arco atual, enganche a fibra principal e traga-a para cima, depois enganche o fio principal novamente e puxe-o através das 2 voltas do anzol.
- Repita o passo anterior 2 vezes.
- O resultado será uma estrutura em arco com um elemento vazado convexo no centro.
- Repita os passos 18 a 22 quantas vezes forem necessárias para tricotar a carreira inteira até o final da borda do produto. Como resultado, você obterá a 4ª fileira de orifícios, que é uma encadernação especial dos arcos da 3ª fileira de orifícios.
Para peças tricotadas com fios grossos, você pode usar um acabamento de renda mais volumoso. O padrão pode consistir em arcos largos conectados por pequenos elementos decorativos.
O processo de tricotar esse padrão consiste nas seguintes etapas:
- Insira a ferramenta na alça externa do produto e faça 1 ponto corrente.
- Insira a ferramenta no próximo laço da fileira de base, enganche a fibra de base e puxe-a para cima através deste laço. Em seguida, prenda o fio principal novamente e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Faça 5 alças de ar.
- Insira a ferramenta na laçada da carreira principal, pulando 3 laçadas em relação à laçada tricotada anteriormente.
- Enganche o fio principal e puxe-o através desta laçada, depois pegue o fio principal novamente e puxe-o através das duas laçadas na agulha. Você obterá um pequeno arco.
- Repita os passos 3 a 4 quantas vezes forem necessárias para tricotar a carreira inteira até o final da borda do produto.
- Vire o trabalho.
- Faça 5 pontos corrente.
- Insira a ferramenta sob o laço central do arco, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima. Em seguida, pegue o fio principal novamente e puxe-o através das duas laçadas na agulha.
- Dê uma laçada na ferramenta 1 vez e depois insira a ferramenta sob a laçada central do próximo arco. Em seguida, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima.
- Pegue o fio principal e puxe-o através das 2 laçadas na agulha, depois pegue o fio novamente e puxe-o através das 2 laçadas restantes na agulha até o topo.
- Faça 1 laçada na ferramenta e insira-a sob o mesmo arco. Em seguida, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima.
- Pegue o fio principal e puxe-o através das 2 laçadas na agulha. Depois, pegue o fio novamente e puxe-o através das 2 laçadas restantes na agulha.
- Repita os passos 11 a 12 7 vezes. Como resultado, você obterá um padrão em forma de leque ao longo do contorno do arco.
- Coloque a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a fibra principal com o gancho e puxe-a para cima. Em seguida, enganche a fibra principal novamente e puxe-a através das duas alças do anzol.
- Faça 5 pontos corrente.
- Insira a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima. Em seguida, prenda novamente o fio principal e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Faça 5 pontos corrente.
- Insira a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima. Em seguida, pegue o fio principal novamente e puxe-o através das 2 laçadas da agulha.
- Dê uma laçada na ferramenta 1 vez e depois insira a ferramenta sob a laçada central do próximo arco. Em seguida, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima.
- Pegue o fio principal e puxe-o através das 2 laçadas na agulha. Depois, pegue o fio novamente e puxe-o através das 2 laçadas restantes na agulha.
- Faça 1 laçada na ferramenta e insira-a sob o mesmo arco. Em seguida, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima.
- Pegue o fio principal e puxe-o através das 2 laçadas na agulha. Depois, pegue o fio novamente e puxe-o através das 2 laçadas restantes na agulha.
- Repita os passos 21 a 22 7 vezes. O resultado será o seguinte padrão em forma de leque.
- Coloque a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a fibra principal com o gancho e puxe-a para cima. Em seguida, prenda o fio principal novamente e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Faça 5 pontos corrente.
- Insira a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima. Em seguida, prenda novamente o fio principal e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Faça 5 pontos corrente.
- Insira a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima. Em seguida, prenda novamente o fio principal e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Repita os passos 15 a 29 quantas vezes forem necessárias para completar a carreira inteira. Como resultado, a 2ª carreira de renda será tricotada, a qual incluirá elementos em forma de leque e um grupo de pequenos arcos conectando-os.
- Vire o trabalho.
- Faça 2 alças de ar para levantar.
- Faça 1 laçada e insira a ferramenta na alça externa do elemento adjacente em formato de leque. Pegue a fibra principal e puxe-a para fora do laço. Em seguida, pegue a fibra principal e puxe-a através das 2 voltas no gancho. Depois, pegue a fibra novamente e puxe-a através das 2 voltas restantes no gancho até o topo.
- Repita os passos 32 a 33 para cada ponto leque.
- Coloque a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a fibra principal com o gancho e puxe-a para cima. Em seguida, enganche a fibra principal novamente e puxe-a através das duas alças do anzol.
- Faça 5 pontos corrente.
- Coloque a ferramenta sob o laço central do próximo arco, pegue a fibra principal com o gancho e puxe-a para cima. Em seguida, enganche a fibra principal novamente e puxe-a através das duas alças do anzol.
- Repita os passos 32 a 37 quantas vezes forem necessárias para tricotar a carreira inteira até o final da borda da peça.

- Vire o trabalho.
- Faça 1 ponto corrente.
- Insira a ferramenta no próximo laço da linha, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima. Em seguida, prenda novamente o fio principal e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Repita o passo anterior 3 vezes.
- Faça 4 pontos corrente.
- Insira a ferramenta no próximo laço da linha, pegue a linha principal e puxe-a de baixo do laço para cima. Em seguida, prenda novamente o fio principal e puxe-o através das duas laçadas da agulha.
- Repita os passos 43 a 44 quantas vezes forem necessárias para tricotar toda a carreira até o final da borda do produto.

Fazer crochê na borda de uma peça é uma ótima maneira de atualizar o visual dela. Os moldes de acabamento também podem ser feitos em crochê separadamente e depois fixados na peça usando agulha de crochê e linha.
Vídeo sobre tricô
Borda de crochê: