Polvos são frequentemente vistos em desenhos animados infantis sobre o mundo subaquático. Esses moluscos podem ser vistos nos desenhos animados Procurando Dory, Octopussy, Os Pinguins de Madagascar e Os Caçadores do Titanic.
Os polvos são criaturas relativamente inofensivas aos humanos, mas em desenhos antigos eles eram frequentemente retratados como monstros terríveis. Os marinheiros acreditavam que um molusco inofensivo poderia arrastar um navio inteiro para o fundo.
Desenho a lápis
Um polvo, cujo desenho para crianças pode ser feito em diferentes técnicas, é um molusco que vive nos mares e oceanos. Os zoopsicólogos os consideram as criaturas invertebradas mais inteligentes.
Desenhar um polvo com um lápis de forma realista para uma criança pequena pela primeira vez será muito difícil, por isso é recomendável praticar uma técnica complexa, como na imagem acima, com crianças maiores de 8 anos.
Desenhos de polvo para crianças pequenas
Para crianças menores, é melhor desenhar versões fofas e simples de um polvo.
\
Lápis, papel e materiais
Para concluir o trabalho você precisará de:
- folha de papel branca;
- bússola;
- lápis simples;
- apontador e borracha.
Vale a pena ter paciência e folhas extras, pois o processo dá bastante trabalho.
Processo de execução passo a passo
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Primeiro, você precisa desenhar uma forma oval alongada voltada para baixo — este será um esboço da cabeça do polvo. Durante o processo, você não precisa pressionar o lápis com força, pois será preciso remover as linhas extras depois.
- Começando no meio do oval, você precisa fazer um leve estreitamento - como mostrado no molde. Usando uma borracha, você precisa apagar os restos do oval.
- Visualmente, você precisa medir metade do oval. Os olhos precisam ser colocados nesta linha. O olho distante deve estar localizado ao longo da borda da cabeça, e o olho próximo deve estar localizado próximo. Como você pode ver, o olho direito é maior.
- A partir da cabeça do polvo, você precisa desenhar 8 linhas curvas de comprimentos diferentes com ganchos nas pontas - esses são os tentáculos.
- Marcada a espessura dos tentáculos, é necessário traçar linhas de retorno, sem levá-los até o fundo do molusco.
- Os tentáculos devem ter densidades diferentes em locais diferentes e, mais próximos do corpo, eles devem estar conectados.
- O arco restante do oval desenhado anteriormente deve ser removido.
- Depois que o trabalho principal estiver concluído, você pode começar a detalhar o desenho finalizado.
- É necessário marcar as pupilas dentro dos olhos. O polvo tem pupilas retangulares, mas você pode representar pupilas redondas, como mostrado na imagem. Também é necessário mostrar a dobra acima dos olhos.
- Você também precisa desenhar ventosas em cada tentáculo - são pequenos círculos com pontos dentro. Em média, um polvo tem 240 ventosas em seu tentáculo, mas cerca de 5 a 6 são suficientes para um desenho.
- Não é necessário desenhar ventosas em todos os tentáculos, pois isso depende da localização deles no espaço. As ventosas estão localizadas na parte inferior do tentáculo do polvo.
- Você também pode colorir o polvo com um lápis simples, se desejar.
- Os tentáculos que contêm as ventosas precisam ser bastante sombreados para mostrar a sombra.
- O resto do corpo do molusco só pode ser tocado levemente com um lápis para adicionar cor.
No processo de execução do trabalho, você precisa ser guiado por esta imagem.
Processo de execução passo a passo
Para crianças pequenas, há uma maneira mais fácil de usar uma bússola. Esta imagem deve ser usada como guia.

O processo passo a passo para fazer o trabalho é simples:
- Usando um compasso, você precisa desenhar um pequeno círculo.
- De baixo, você precisa desenhar uma linha irregular, que no final forma uma espiral. No lado oposto, você também precisa desenhar uma linha idêntica. Na direção oposta, você precisa desenhar as mesmas linhas e conectá-las, como mostrado na imagem.
- O arco restante do círculo deve ser removido usando uma borracha.
- Os tentáculos devem ser representados conforme mostrado na imagem. Você pode adicionar algumas ventosas se desejar.
- Os olhos devem ser colocados na junção da cabeça e no início dos tentáculos. Além disso, usando um compasso, você precisa desenhar 2 pequenos círculos em ambos os lados, dentro dos quais você precisa fazer um pequeno ponto preto.
- Você pode desenhar um pequeno arco no meio, se desejar.
O desenho finalizado pode ser colorido usando um lápis simples ou simplesmente duplicar todas as linhas para maior clareza.
Aquarela
O polvo (desenho em aquarela para crianças) tem a capacidade de mudar de cor dependendo da situação em que se encontra. Em seu estado normal, o polvo é marrom; se fica bravo, fica vermelho; e se ficar assustado, fica branco.
Ao trabalhar com tintas aquarela, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração:
- É necessário utilizar papel grosso. Existe uma regra: quanto mais grossa a folha, mais indicada para aquarelas;
- Antes de iniciar o trabalho, é recomendável alisar bem o papel. Acredita-se que o papel bem esticado absorve melhor a água, o que facilita o processo de desenho;
- Ao trabalhar com aquarela, não é recomendável aplicar sombras com lápis durante o processo de criação de um esboço. Em alguns lugares a tinta pode ser translúcida, então se as marcas de grafite forem muito óbvias o lápis aparecerá através da tinta;
- À medida que você trabalha, a água espalhará a tinta pela folha de papel. Esta é uma característica fundamental do trabalho com aquarela, da qual você não deve ter medo. As imagens fantásticas criadas por aquarelas e água podem se tornar um traço característico de um desenho.
Usando essas recomendações, você não só pode ensinar as crianças a trabalhar com aquarela corretamente, mas também manter a disciplina.
Lápis, papel e materiais
Para completar o desenho você precisará de:
- lápis;
- tintas aquarela;
- escovas e água;
- apontador e borracha;
- uma folha grossa de papel branco.
Trabalhar com aquarela é muito fácil se você preparar todos os materiais corretamente com antecedência.
Processo de execução passo a passo
Processo passo a passo para preparar um esboço:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Primeiro, você precisa desenhar a cabeça e o corpo do polvo. Você precisa desenhar uma oval alongada e desenhar uma “saia” na parte inferior, como mostrado na imagem. | ![]() |
2 | É necessário colocar 8 tentáculos ao longo do contorno da parte inferior dos elementos. Eles podem "olhar" em direções diferentes. No final de cada um você precisa desenhar um pequeno anzol. | ![]() |
3 | É necessário dar volume e forma aos tentáculos. Elas devem ter aproximadamente a mesma espessura. | ![]() |
4 | Usando uma borracha, você precisa remover os elementos extras que foram usados anteriormente como diretrizes. Na área dos tentáculos superiores, é necessário representar ovais oblongos - os olhos do polvo. | ![]() |
5 | Depois que a “base” estiver pronta, você pode começar a detalhar. Não é necessário marcar as sombras, pois depois você pode usar aquarela para colorir o desenho como desejar. Nos tentáculos é necessário representar ventosas em relevo - como mostrado na imagem. Você também precisa desenhar a pupila dentro do olho. | ![]() |
Quando o esboço estiver pronto, você pode colorir o desenho resultante.
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Primeiro, você precisa concluir todas as etapas de preparação da pintura e do material.
- Uma pequena quantidade de tinta amarela deve ser aplicada no pincel. A tinta deve ser distribuída pelo corpo do polvo e aplicada nos tentáculos. A tinta amarela é usada como "primer", mas não é necessário pintar os olhos com ela.
- Quando a tinta estiver um pouco seca, aplique a cor marrom com um pincel fino. Use um pincel para distribuir a tinta ao longo do contorno do corpo e também contorne os tentáculos que não têm ventosas desenhadas.
- Usando um pincel mais largo, distribua a tinta do contorno para os espaços livres, misturando-a com o tom amarelo aplicado anteriormente.
- Para os tentáculos (pintados com tinta marrom), você precisará de um tom mais escuro, então você pode usar mais tinta marrom ou misturá-la com preto (em pequenas quantidades).
- Os tentáculos com ventosas devem ser pintados de vermelho. Para torná-lo mais realista, você pode misturá-lo com marrom.
- Quando a tinta vermelha estiver seca, você precisa misturá-la com preta e pintar as ventosas com um pincel fino.
- O desenho está quase pronto. Só falta pintar as pupilas com um pincel fino e pintar os olhos com tinta branco-azulada.
O espaço ao redor do polvo pode ser pintado de azul. Nesse caso, é necessário observar a disposição de luz e sombra: a sombra na parte superior deve ser mais clara, e na parte inferior, mais escura.
Processo de execução passo a passo
Você pode desenhar um polvo com aquarela em uma versão mais fácil, adequada para crianças menores.
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Usando um compasso, você precisa formar uma cabeça redonda. | ![]() |
2 | Na parte inferior da cabeça você precisa prender o primeiro tentáculo curvo, semelhante à letra S. | ![]() |
3 | É necessário continuar desenhando os tentáculos, sobrepondo-os uns aos outros e conectando-os na parte inferior da cabeça. | ![]() |
4 | No local onde o elemento da cabeça toca os tentáculos desenhados, é necessário apagar o lápis e fazer uma transição mais suave e natural. | ![]() |
5 | É necessário desenhar mais 2 tentáculos na parte inferior da cabeça. Como você pode ver, esses tentáculos se curvam bastante e parecem mais curtos que os outros. | ![]() |
6 | Agora você precisa desenhar mais 3 pares de linhas, que serão os tentáculos restantes. Esses tentáculos são bem longos e fortemente curvados. | ![]() |
7 | Use a borracha para remover as linhas-guia, conectando-as em lugares diferentes. Também é necessário remover o arco da "cabeça" do polvo. | ![]() |
8 | Agora precisamos marcar as ventosas do polvo. As ventosas podem ser representadas como pequenas formas ovais. Também é preciso levar em conta que os ovais maiores estão localizados mais próximos do corpo e, à medida que se afastam da cabeça, tornam-se menores. | ![]() |
9 | Na parte inferior da cabeça, você precisa desenhar 2 ovais de tamanho médio - os olhos do polvo. E formam-se crustáceos dentro dos olhos e deixam espaço para o brilho nos olhos. Abaixo dos olhos, você precisa desenhar uma pequena linha curva - a boca do polvo. | ![]() |
O polvo pronto precisa receber cor. Você pode pintar o molusco de qualquer cor, já que existem diferentes tipos de polvos na natureza. Para deixar o desenho bonito, primeiro você deve aplicar uma camada de primer - tinta bem misturada com água.
Como desenhar um polvo de desenho animado
O polvo (um desenho para crianças com lápis de cor) é retratado em desenhos animados como um habitante marinho de boa índole. O molusco é, na verdade, quase inofensivo aos humanos, e é por isso que é apresentado às crianças dessa maneira.
Ao trabalhar com lápis de cor, é necessário levar em consideração as seguintes características do material:
- Ao trabalhar, é necessário manter a pressão correta no lápis. Se você pressionar levemente o lápis, a cor ficará clara e translúcida. Se você pressionar o lápis com mais força, poderá obter um tom brilhante e saturado;
- Ao trabalhar, também é importante prestar atenção à textura do lápis. Você pode preencher elementos com linhas, pontos ou outras formas convenientes. Usando diferentes técnicas, você pode transmitir a textura e a estrutura de cada elemento;
- Você também precisa prestar atenção à direção das linhas que você usa. O volume de cada elemento depende diretamente da direção;
- Também é necessário usar camadas como forma de controlar a intensidade da sombra. Você pode aplicar camadas não apenas da mesma cor, mas também de tons diferentes, obtendo um tom individual.
Usando lápis de cor, você pode criar um desenho bonito e rico. Apesar da simplicidade do trabalho, os desenhos finalizados são brilhantes e individuais.
Lápis, papel e materiais
Para concluir o trabalho você precisará de:
- lápis simples;
- bússola;
- papel branco;
- conjunto de lápis de cor;
- apagador;
- apontador.
Você também pode usar qualquer objeto redondo (tamanho pequeno) como material auxiliar em vez de uma bússola.
Processo de execução passo a passo
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Primeiro, você precisa desenhar a cabeça do polvo usando um compasso. A partir da parte inferior do círculo, você precisa desenhar linhas curvas que representarão os futuros tentáculos.
- Use um lápis para contornar os tentáculos desejados para que eles fiquem volumosos e tenham forma.
- A parte principal do polvo está pronta. Agora precisamos adicionar alguns detalhes ao molusco. Para fazer isso, você precisa desenhar ventosas volumétricas que pareçam um triângulo ligeiramente arredondado. Também é necessário desenhar o focinho - olhos ovais e um sorriso. Use uma borracha para remover o excesso de detalhes.
- Quando o desenho estiver pronto, você pode começar a colorir. Use um lápis roxo ou azul para colorir os tentáculos e a cabeça do polvo.
- Você precisa pintar as ventosas de amarelo e adicionar um lápis marrom por cima.
- Usando um lápis preto, destaque os elementos do rosto do polvo e pinte também as pupilas.
Para deixar o desenho mais claro, você pode contornar os elementos principais com marcadores no mesmo tom.
Processo de execução passo a passo
Polvo (desenho a guache para crianças) é uma composição simples que pode ser representada em 4 etapas.
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- No papel, você precisa desenhar uma forma oval, alongada na parte inferior. A partir do oval você precisa desenhar 4 tentáculos, que são direcionados em direções diferentes. Você pode ver que eles estão representados no "fundo".
- Na frente, você precisa desenhar mais 4 tentáculos e também dividir visualmente a cabeça com linhas horizontais e verticais. Em ambos os lados você precisa desenhar os olhos e na parte inferior - a boca.
- Agora você pode adicionar detalhes ao polvo. É necessário desenhar círculos de diferentes formas por todo o corpo - um padrão característico. A maioria dos padrões está localizada nos tentáculos, mas não se confunda: eles não são ventosas.
- Usando um lápis bem apontado, você precisa contornar todos os contornos necessários do polvo e apagar as partes desnecessárias com uma borracha.
- Depois que o esboço estiver pronto, você pode colorir o molusco resultante.
- As tintas devem ser preparadas - diluídas até obter uma consistência cremosa.
- Na paleta você precisa misturar azul, branco e um pouco de preto. A massa resultante deve ser usada para preencher uma grande área do polvo - tudo, exceto o rosto e as manchas.
- Você também precisa misturar tintas vermelhas e azuis na paleta para obter roxo. A sombra resultante deve ser usada para preencher as manchas do polvo, usando um pincel fino.
- Misture tinta vermelha e uma gota de branco para pintar a boca do polvo.
- Uma gota de tinta azul deve ser diluída em uma grande quantidade de tinta branca. O tom azul claro resultante deve ser usado para pintar o “branco” dos olhos, e as pupilas devem ser preenchidas com tinta preta. Na tinta seca você precisa fazer um destaque na cor branca.
- Usando um pincel fino, desenhe o contorno das manchas, do polvo e pequenos detalhes usando tinta preta.
O esboço final pode ser detalhado de acordo com seu gosto. A opção proposta é uma das possíveis.
Os polvos são criaturas interessantes que podem interessar às crianças. Na maioria das vezes, os moluscos vivem em grandes profundezas dos mares, então, ao desenhar um polvo e o espaço ao redor dele, você precisa usar cores bem escuras.
Também é necessário levar em conta a plasticidade especial dos polvos, que lhes permite escorregar em diversas fendas. Este fato deve ser levado em conta ao representar os tentáculos de um molusco.
Vídeo sobre desenho
Desenho de polvo para crianças: