Sangue falso é usado por atores de teatro e atores para maquiagem no set, e também é usado como um complemento para fantasias de Halloween e como decoração para salas de missões. Você pode fazer sangue artificial usando produtos alimentícios, farmacêuticos ou cosméticos.
O sangue vem em diferentes tipos. Para aprender a fazer sangue falso realista, você precisa ler várias receitas (com guache, amido, corante e sem) e escolher a mais adequada.
Como fazer sangue falso em casa que parece sangue de verdade
Em casa, você pode fazer um líquido que se assemelhará ao sangue humano não apenas na cor, mas também na consistência. Para isso, você pode usar produtos de qualidade alimentar ou misturar compostos químicos não tóxicos.
É preciso ter cuidado com eles. Nem sempre podem ser aplicados na pele, muito menos saboreados. Na maioria das vezes, essas receitas são destinadas à produção de sangue, que é usado como decoração de roupas ou adereços.
Antes de começar a se familiarizar com as receitas para preparar sangue, você precisa se familiarizar com as regras de seu uso:
- Quase todos os tipos de sangue falso são difíceis de remover de tecidos, assim como de madeira, concreto e superfícies pintadas com esmalte.
Se você planeja respingar e espalhar líquidos, é preciso preparar o ambiente: cubra as superfícies propensas à absorção com filme e também aplique parafina no tecido para que a tinta não deixe marcas.
- As manchas permanecerão em itens de cores claras, mas sairão em tecidos escuros e jeans.
- O sangue preparado com ingredientes comestíveis deve ser armazenado na geladeira (não mais que uma semana). Se armazenado incorretamente, o líquido estragará. Ele terá um cheiro ruim e conterá bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
Antes de preparar, é importante garantir que a pessoa que irá utilizar o sangue não seja alérgica a nenhum dos ingredientes. Além disso, é importante cuidar das pessoas ao seu redor e descobrir se alguém tem alguma alergia antes da festa. Por exemplo, sangue de manteiga de amendoim pode causar uma reação em uma pessoa que esteja próxima a ele.
Receitas comestíveis de sangue falso
Sangue falso (que você pode fazer com produtos que tem na geladeira), criado a partir de ingredientes comestíveis, pode ser usado para decorar maquiagem. Você pode colocá-lo na boca e deixar escorrer. Você pode aplicar sangue para simular feridas e cortes na pele.
"Sangue" de xarope de milho
Quais ingredientes são necessários, em que quantidades:
- xarope de milho – 250 ml;
- amido de milho – 1 g;
- suco de frutas vermelhas – 150 ml;
- corante alimentício vermelho – 2 colheres de sopa. eu.;
- cacau em pó – 30 g.

Processo de cozimento:
- Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade máxima por cerca de 40 segundos. Você pode dividir o processo de mistura em 2 partes (20 segundos cada) para que a massa fique com uma consistência homogênea. Se você não tiver um liquidificador, pode usar um processador de alimentos ou uma batedeira.
- Abra a tampa do liquidificador. Pegue um pouco de sangue em uma colher e avalie a autenticidade da cor. Para facilitar a visualização, despeje um pouco do líquido em um guardanapo de papel branco.
- Se a sombra ficar clara, é preciso adicionar mais cacau em pó. Se a cor do sangue estiver muito escura, você precisará adicionar mais algumas gotas de xarope de milho e 5-10 g de amido.
- Misture o sangue novamente.

Se o líquido ficar ralo, você pode engrossá-lo adicionando amido de milho. No entanto, ele tem a propriedade de clarear a tinta, por isso, após a mistura, é preciso avaliar novamente a saturação da cor e adicionar algumas gotas de tinta, se necessário.
De xarope de bordo
Lista de ingredientes:
- xarope de bordo – 1 colher de sopa. eu.;
- corante alimentício vermelho – 1 colher de chá;
- corante azul – 3-4 gotas;
- amido de milho – 30 g.

O xarope de bordo tem uma tonalidade marrom-avermelhada e uma consistência viscosa. Portanto, não será difícil colori-lo, e o amido de milho, que é usado como espessante, pode não ser necessário.
Processo de cozimento:
- Despeje a calda em uma tigela limpa.
- Adicione corante alimentício vermelho. A velocidade da mistura dos ingredientes depende da espessura da calda. Quanto mais espessa for a consistência, mais intensamente ele deve ser mexido. A tinta pode começar a formar gotas. Para quebrá-los e obter uma cor uniforme, é necessária alta velocidade. Você pode usar um mixer.
- Quando a cor estiver vermelha, você precisa adicionar algumas gotas de azul. Continue misturando vigorosamente.
- O resultado deve ser uma consistência vermelha com um tom roxo. Use uma colher para verificar a espessura do líquido. Se o sangue escorrer rapidamente, você precisará adicionar amido de milho.
O amido de milho pode ser substituído por amido de batata, mas você precisará de menos dele. É preciso adicionar meia colher de chá de cada vez, em fio fino, sem parar para misturar os ingredientes.
Quando o sangue artificial atingir a espessura desejada, você deve verificar a saturação da cor pingando o líquido em um guardanapo branco. Se a tonalidade estiver muito clara, adicione 1 a 2 gotas de corante azul, mas se a cor estiver muito escura, adicione 2 a 3 gotas de corante vermelho.

Chocolate "sangue"
Lista de ingredientes:
- calda de chocolate para confeitaria – 1,5 colher de sopa. eu.;
- xarope de açúcar – 3 colheres de sopa. eu.;
- amido de milho – 30 g;
- corante alimentício vermelho – 1 colher de chá;
- corante azul – 3-4 gotas.

Processo de cozimento:
- Despeje a calda de açúcar em uma tigela.
- Adicione corante alimentício vermelho. Misture bem o líquido até obter uma cor uniforme. Se não houver corante suficiente, você pode adicionar mais algumas gotas. A tinta pode formar gotas.
Neste caso, você pode usar um batedor para mexer. Ele quebrará todas as partículas e ajudará a misturar os ingredientes mais rapidamente. Para evitar a formação de gotas, você pode diluir o corante de hélio com água morna.
- Adicione corante azul. Misture bem. Após a mistura, o sangue pode parecer muito escuro, quase preto, mas não é o caso. Se você deixar cair o líquido na sua mão, ele se espalhará, deixando marcas escarlates.

- Adicione o molho de chocolate. É necessário dar ao líquido uma cor mais saturada e realista. Ficará vermelho escuro, como sangue venoso humano.
- Despeje o amido. É aconselhável borrifar em jato fino para não colocar muito.
- O amido deixará o líquido um pouco mais claro, então você pode precisar de algumas gotas de corante alimentício vermelho e azul para trazer de volta a profundidade da cor.
Sangue doce e realista, pronto para uso. É pegajoso, lindo e tem cheiro de chocolate.
Gelatinoso
Sangue artificial (é aconselhável usar o líquido preparado imediatamente, antes que endureça), criado à base de gelatina, é adequado para criar manchas que farão parte da maquiagem.
Lista de ingredientes:
- água destilada – 1 l;
- gelatina – 35 g;
- corante alimentício vermelho – 1 colher de chá;
- corante alimentício azul – 2-3 gotas;
- corante alimentar verde – 1-2 gotas.
Processo de cozimento:
- Leve a água para ferver.
- Despeje a gelatina na panela em um fio fino. Enquanto mistura os ingredientes, mexa a água com uma colher para evitar a formação de grumos de gelatina.
- O líquido deve ser um pouco mais fino que o creme de leite. Adicione corante alimentício vermelho. Mistura.
- Adicione 2 gotas de corante azul e 1 gota de corante verde. Mexa o líquido até a cor ficar uniforme.
- Antes que a mistura comece a endurecer, você precisa examinar cuidadosamente a tonalidade resultante. Se precisar fazer alguma troca, adicione mais algumas gotas de tinta. Para obter um tom mais brilhante, você precisa da cor vermelha. Para deixar o sangue um pouco mais escuro, você precisa adicionar corante azul.
O sangue deve ser aplicado na pele quando ela esfriar a 30 graus.
De manteiga de amendoim
Lista de ingredientes:
- manteiga de amendoim – 1 colher de sopa. eu.;
- xarope de milho – 1 colher de sopa. eu.;
- corante alimentício vermelho – 1 colher de chá;
- corante alimentício azul – 2-3 gotas;
- calda de chocolate – 1,5 colher de chá;
- amido de milho – 0,5 colher de chá.
Processo de cozimento:
- Coloque a manteiga de amendoim em uma tigela. É desejável que a consistência do óleo se assemelhe à de um creme. Se houver amendoim picado na massa, a tarefa de fazer sangue realista será mais difícil.
- Adicione amido de milho à manteiga para engrossar a mistura. Mistura. É importante lembrar que após 30 minutos a mistura irá engrossar um pouco mais. Portanto, você deve adicionar o amido de milho com cuidado.
- Adicione corante alimentício vermelho. Misture bem o líquido até que fique parecido com sangue.
- Adicione 2-3 gotas de corante azul. Mexa o líquido novamente até obter uma cor vermelha uniforme com um tom roxo.
- Adicione calda de chocolate para dar à mistura a cor de sangue venoso. Se você quiser um tom mais claro, pode pular a adição do molho. O chocolate pode ser substituído por cacau em pó.






É importante saber que o sangue feito com manteiga de amendoim é difícil de remover das roupas e deixa manchas de gordura. Portanto, você precisa escolher uma roupa que será usada apenas uma vez.
Do molho barbecue
O sangue preparado de acordo com esta receita não parecerá fresco. Mas é perfeito para imitar feridas antigas e sangue velho, que geralmente são usados em maquiagem de zumbi. Além disso, os restos dessa mistura podem ser usados para marinar carne de frango.
Lista de ingredientes:
- Molho barbecue – 2 colheres de sopa. eu.;
- melaço preto – 0,5 colher de sopa. eu.;
- cacau em pó – 1,5 colher de chá.


Processo de cozimento:
- Despeje o molho barbecue em uma tigela.
- Misture com melaço preto.
- Adicione cacau em pó.
- Misture bem até a cor ficar uniforme.
O cacau em pó deve ser adicionado lentamente à mistura para obter uma cor de sangue realista.
Tomate
Sangue artificial (você pode torná-lo líquido substituindo o ketchup por extrato de tomate), feito de acordo com esta receita, ficará vermelho vivo e se parecerá com sangue arterial real.
Lista de ingredientes:
- ketchup (tomate, sem ervas e outros temperos) – 3 colheres de sopa. eu.;
- água – 150 ml;
- corante alimentício vermelho – 1 colher de chá;
- xarope de milho – 1 colher de chá.





Processo de cozimento:
- Coloque o ketchup ou o extrato de tomate em uma tigela.
- Comece a adicionar água em pequenas porções. É desejável que esteja morno. Mexa a mistura até atingir a consistência desejada.
- Adicione corante alimentício vermelho. Misture bem a mistura.
- Adicione xarope de milho. Isso tornará a consistência do sangue artificial mais natural.
Em seguida, você precisa mexer a mistura novamente até que todos os ingredientes estejam combinados. Você precisa mexer vigorosamente.
De molho de soja
Sangue falso (você pode fazer um borrifador para decorar roupas usando uma pequena garrafa de plástico) em um borrifador escondido na manga pode se tornar um elemento de brincadeira em uma festa. É importante lembrar que o molho de soja nem sempre é fácil de remover das roupas.
Lista de ingredientes:
- molho de soja – 2 colheres de sopa. eu.;
- corante alimentício vermelho – 1 colher de chá;
- tubo de plástico – 15 cm;
- Cola momentânea;
- seringa médica (volume 5-10 ml);
- um tampão para o tubo (você pode usar uma tampa de agulha de uma seringa).
Como fazer um aspersor:
- Retire a agulha da seringa. Não será necessário.
- Coloque um tubo na ponta da seringa.
- Sele as juntas do tubo e da seringa com cola. As costuras devem ser seladas.
Como fazer sangue:
- Coloque o molho de soja em uma tigela.
- Misture com corante alimentício vermelho.
- Adicione 1 gota de corante azul.
- Misture o líquido.

Coloque a extremidade livre do tubo em uma tigela com sangue e aspire o líquido, enchendo a seringa. Feche a extremidade do tubo com uma tampa para evitar que a mistura vaze. Fixe a seringa e o tubo com fita adesiva sob a manga, perto do pulso. Para iniciar a coleta, você precisará remover a tampa e pressionar o êmbolo da seringa.
Beterraba
A opção mais simples para preparar sangue artificial. Você só precisará de uma beterraba média, um pacote de gelatina e 1 litro de água.
Processo de cozimento:
- Rale as beterrabas em um ralador fino.
- Coloque no fundo de uma panela e complete com água.
- Cozinhe o purê de beterraba em fogo baixo por 10 minutos.
- Deixe a mistura esfriar um pouco. Coe em um pano fino. O bolo não é mais necessário. Deve permanecer apenas o suco.
- Dissolva 25 g de gelatina no suco. Não é preciso mexer muito bem a gelatina. Pequenas partículas gelatinosas imitam perfeitamente os coágulos sanguíneos.
Quando a temperatura da mistura atingir 35 graus, ela pode ser usada para decorar a maquiagem.
De farinha
Lista de ingredientes:
- farinha - 2 colheres de sopa. eu.;
- água - 300 ml;
- corante alimentício vermelho – 1,5 colher de chá.
Processo de cozimento:
- Coloque água em uma panela pequena e aqueça em fogo baixo a 30 graus.
- Retire a panela do fogo.
- Adicione a farinha e misture bem. Não deve haver grumos na mistura. Você precisa mexer vigorosamente para que a farinha dissolva bem.
- Coloque a panela novamente no fogo. Aumente a potência do fogão. Mexendo, espere até a mistura ferver.
- Reduza a potência do fogão. Cozinhe o líquido, mexendo, por 20 minutos.
- Retire a panela do fogo e deixe esfriar. A temperatura deve cair para 30 graus.
- Adicione corante à mistura. Misture bem.
Se o sangue estiver muito claro, você pode adicionar 2 gotas de corante azul.
De açúcar de confeiteiro
Lista de ingredientes:
- 300 g de açúcar de confeiteiro;
- corante alimentício vermelho – 1,5 colher de sopa. eu.;
- cacau em pó – 0,5 colher de sopa. eu.;
- água – 250 ml.

Processo de cozimento:
- Despeje a água em uma panela e leve ao fogo até 30 graus.
- Retire a panela do fogo.
- Despeje o pó em um fio fino, mexendo sempre. O açúcar deve estar completamente dissolvido. Um batedor ajudará a evitar grumos.
- Adicione corante alimentício à mistura. Mexa até a cor ficar uniforme.
- Adicione cacau em pó. Misture a mistura novamente.
- Use uma colher para pegar a mistura e coloque-a em um guardanapo branco para ver melhor a cor. Corrija a cor se não estiver no tom certo.
Esse tipo de sangue precisa ser armazenado na geladeira. Depois de algumas horas, ele vai engrossar, então o recipiente de armazenamento deve ser de plástico. Então será mais fácil espremer o conteúdo.
Receitas de Sangue Não Comestível
Sangue falso, feito de ingredientes não comestíveis, é usado para decorar adereços e decorações. Não é recomendado aplicar esta mistura na pele do rosto. Para maquiagem corporal, use sangue feito de acordo com as receitas apresentadas mais adiante no artigo com cautela.
Antes de aplicar, é preciso fazer um teste de alergia.: aplique a mistura em um cotonete e aplique em uma pequena área da pele do cotovelo. Se após 48 horas não houver vermelhidão, erupção cutânea ou sensação de queimação, o sangue pode ser aplicado na pele.
De pó de Kool-Aid de cereja
A lista de ingredientes é curta: 5 pacotes de Kool Aid em pó de cereja e 1 ovo. O processo de preparo também é simples: misture o pó e o ovo em uma tigela. O sangue está pronto para uso.

Embora os ingredientes desta receita sejam comestíveis, não é aconselhável provar este sangue. Claras de ovos cruas podem conter bactérias perigosas.
Sangue para espalhar e respingar usado em filmes
O sangue falso feito com esta receita será menos viscoso do que o líquido feito com produtos alimentícios. Esse recurso permite que o sangue seja usado para criar vários efeitos em filmes de terror.
Por exemplo, se você derramar sangue de uma altura pequena, ele se espalhará em respingos realistas. Ele também se espalha bem na pele e em superfícies de vidro.
Você deve saber que esta composição penetrará na pele se você não usar um creme oleoso antes de aplicar o sangue. Também pode manchar algumas superfícies, por isso elas precisam ser protegidas.





Lista de ingredientes:
- gel para cabelo (sem álcool);
- graxa para radiador solúvel em água;
- corante alimentício vermelho;
- calda de chocolate;
- desinfetante para mãos em gel.

Processo de fabricação:
- Esprema ¾ do gel em uma tigela, do volume total de sangue que precisa ser produzido.
- Adicione graxa para radiador. Vai demorar um pouquinho. A mistura deve ser mexida enquanto o lubrificante é adicionado para atingir a consistência desejada.
- Adicione corante alimentício vermelho. Mexa até a cor ficar uniforme.
- Adicione calda de chocolate. Isso dará ao sangue uma tonalidade natural e também tornará sua consistência mais natural.
- O álcool em gel só é necessário se a mistura for espessa. Este ingrediente deve ser adicionado com cautela, pois ele liquefaz muito a massa.
O sangue deve ser tão espesso quanto óleo vegetal. A cor deve ser vermelho escuro com um tom marrom. O líquido não deve ser transparente.
De guache e óleo vegetal
Sangue artificial (você pode torná-lo líquido substituindo guache por tinta a óleo) feito de acordo com esta receita não endurecerá. Ele sempre permanecerá "fresco".
A lista de ingredientes é curta: óleo vegetal e guache vermelho escuro. Os ingredientes precisam ser misturados. A tinta deve ser mexida vigorosamente para evitar a formação de gotas. Esse tipo de sangue pode ser facilmente removido da pele e de qualquer outra superfície, exceto tecidos.
À base de glicerina
Lista de ingredientes:
- glicerina – 150 g;
- gelatina – 6 g;
- corante vermelho – 2 colheres de chá.








Processo de fabricação:
- Despeje a glicerina em uma panela. Aqueça a 65 graus.
- Despeje a gelatina em um fio fino. Misture bem os ingredientes até a gelatina dissolver.
- Adicione corante.
- Avalie a saturação da cor. Adicione um pouco mais de corante se necessário.
Deixe a mistura esfriar e use conforme as instruções.
Quais são os tipos mais plausíveis de sangue artificial?
A tabela mostra os nomes das receitas de sangue e que tipo de sangue humano elas podem simular bem.
A aparência do sangue real | Que receita pode ser usada para imitar |
Venoso | Qualquer coisa que contenha calda de chocolate |
Arterial | Do xarope de bordo, do ketchup, da beterraba, da farinha |
Velho, coagulado | Do molho barbecue, do molho de soja |
Fresco, que pode ser visto com cortes superficiais | De açúcar de confeiteiro, de pó de cereja, à base de glicerina |
Aqui estão algumas dicas para ajudar a fazer seu sangue falso parecer real:
- Se o líquido ficar translúcido, você pode engrossá-lo adicionando leite condensado.
- O sangue que será usado nas filmagens precisa ser mais escuro. A câmera pode não ser capaz de capturar bem as cores naturais; sem escurecer, o sangue ficará com aspecto de tinta barata.
- Para evitar que manchas em tecidos claros pareçam translúcidas, o material deve ser coberto com uma camada fina de detergente de louça.

- Ao usar sangue comestível na pele de uma criança, um teste de alergia deve ser realizado. A pele das crianças é mais delicada e propensa a irritações.
- Sangue escuro pode ser usado para pintar feridas usando um pincel fino e um palito de dente.
- Para fazer o sangue escorrer da boca, você precisa coletar o líquido e soltá-lo pelos cantos dos lábios. Você pode jogar a cabeça para trás e o sangue escorrerá pelo seu pescoço. Depois, é preciso deixar as gotas endurecerem.
Você pode fazer sangue artificial misturando ingredientes comestíveis e não comestíveis. O principal é usar as misturas preparadas corretamente e, antes de aplicar na pele, testar possíveis reações alérgicas.
Autor: Frolova Ekaterina
Vídeo sobre sangue artificial
Como fazer sangue falso:
Obrigado pela rica coleção de informações. Diga-me qual sangue artificial é mais fácil de lavar do tecido de uma "vítima" ingênua?
Sinceramente não sei :_
está tudo bem mas na receita com água e amido leve em conta a saturação dos corantes, os meus são muito fortes e quando adicionei azul ao vermelho ficou roxo mas consegui corrigir a situação adicionando bastante vermelho
:_
Você pode me dizer onde posso encontrar calda de chocolate caseira?