As corujas são criaturas incríveis da natureza que atraem a atenção por sua aparência incomum e modo de vida misterioso. Na arte, eles ocupam um lugar importante, sendo fonte de inspiração para artistas de diversas direções.
Desenhar este pássaro exige que a criança esteja atenta aos detalhes, seja precisa nas linhas e consiga transmitir o estado de espírito.
Materiais e ferramentas necessários
Todas as ferramentas e materiais têm características próprias e exigem experiência, prática e experimentação para serem utilizados. Sua diversidade não impõe nenhuma restrição à mistura, seleção de tons e implementação de ideias originais na arte de desenhar com lápis.
Ferramentas e materiais | Breve descrição |
Lápis de grafite | Designados pelas letras HB ou B, lápis duros (9H a 2H) são usados para esboços. Para esboços e rascunhos, você pode escolher lápis H ou F. Os suaves (B, 2B, 4B, etc.) são usados para áreas escuras. Entre os lápis macios, os mais macios são marcados como 8B e 6B. Uma grande variedade de lápis de grafite está disponível de fabricantes como Faber-Castell, Marco, Staff, KOH-I-NOOR, Nevskaya Palitra e muitos outros. |
Sanguíneo | É um material de desenho macio, marrom-avermelhado, que pode ser fosco ou brilhante. Sanguíneo é adequado para criar transições suaves de luz e sombra. É frequentemente usado em retratos, pinturas de figuras humanas e pinturas de paisagens. |
Sépia | Material macio com um tom marrom quente. Sépia combina bem com outras mídias de desenho e é frequentemente usada para criar paisagens atmosféricas, ilustrações e histórias em quadrinhos. |
Lápis de carvão | Proporciona ao artista amplas possibilidades de criação de linhas de diferentes espessuras e pressões. Lápis de carvão vêm em variedades duras e macias, permitindo que você crie uma variedade de efeitos. |
Molho | Um material usado para misturar e misturar cores. O molho ajuda a conseguir o efeito de profundidade e volume. |
Apontadores | Os grandes são adequados para apontar um lápis em qualquer uma das extremidades, sendo convenientes tanto para destros quanto para canhotos. Apontadores pequenos são a melhor opção para lápis finos. Os de um lado são adequados para afiação rápida e fina, os de dois lados são para minas grossas e afiação mais profunda. |
Estêncil | O uso desta ferramenta permite diversificar o desenho, criar elementos repetidos e também acelerar o processo de atividade visual. |
Governantes | Réguas especiais feitas de plástico flexível, marcadas em centímetros, são produzidas para artistas. Por exemplo, as crianças podem criar padrões repetindo formas geométricas ou aprender a desenhar perspectiva simulando planos espaciais usando linhas paralelas. |
Lápis de cor | · Os esqueléticos de ângulo agudo geralmente têm uma concha lenhosa e são cobertos com uma espessa camada de pigmento colorido. Usado para criar linhas e sombreamentos claros. · Lápis de cor largos são adequados tanto para sombreamento quanto para desenhos detalhados. · Lápis "marmore" ou "pastel" são semimacios, com mina colorida, combinando as propriedades dos lápis de cera coloridos e pastéis. · Lápis de contorno coloridos são usados para colorir artísticamente. Eles têm maior rigidez e permitem criar linhas finas e nítidas. · Lápis de aquarela que, quando lavados com água, dão o efeito de pintura. |
Master classes
Na maioria dos casos, a coruja é retratada de rosto inteiro, porque é assim que ela pode ser vista com mais frequência: olhando diretamente para uma pessoa com olhos grandes. No entanto, ela pode ser retratada de lado ou ligeiramente de cima.
Coruja de desenho animado
Uma coruja em um desenho infantil pode ser diferente de uma imagem realista quando feita de maneira mais simplificada. Você pode obter uma imagem de um filhote com olhos redondos e uma aparência típica desta ave. A coruja se parecerá com um personagem de conto de fadas ou desenho animado.

Há elementos gráficos e uma paleta de cores, associações óbvias são selecionadas.
- Desenhe 2 círculos para simbolizar os olhos da coruja. Desenhe as pupilas no centro e 2 destaques perto dos contornos. Os olhos da coruja são grandes e redondos. Adicione 2 luzes brilhantes em forma de pontos em cada lado do olho.
Para fazer isso, desenhe um arco da parte externa de uma pupila até a parte externa da outra. Divida a linha de cada arco em 2 partes iguais e desenhe destaques em 2 pontos distantes das pupilas.
- Desenhe um bico que se assemelhe a um triângulo com a ponta apontando para baixo. Ele deve parecer bem grande e ao mesmo tempo ter um formato arredondado. Coloque o bico entre os olhos do pássaro.
- Triângulos simbolizam orelhas. Coloque-os verticalmente com a parte superior voltada para cima.
- Desenhe um pequeno triângulo com a base voltada para o bico e o ápice voltado para a orelha. Esse será o topo.
- Desenhe um corpo pequeno e redondo, prestando atenção à proporcionalidade em relação às outras partes da cabeça.
- Desenhe uma linha horizontal de modo que o corpo fique dividido ao meio em relação a essa linha. Adicione um segmento verticalmente a esta linha à esquerda e à direita em um ângulo de aproximadamente 45°. Esta é uma imagem de asas dobradas.
- Desenhe as patas da coruja esquematicamente, consistindo de 3 dedos com garras direcionadas para baixo a partir do corpo. Elas são representadas como 8 linhas curvas.
- Desenhe 2 linhas com aproximadamente o mesmo comprimento. Um deles deve estar localizado um pouco mais alto que o outro. Este será o galho onde a corujinha ficará sentada.
- Contorne o desenho com um lápis preto para realçar o contraste com as futuras flores.
- Apague as linhas auxiliares, deixando apenas o contorno da coruja e do galho.
- Use uma mancha bege grande para sombrear a área do peito do pintinho, dando mais suavidade à sua aparência. Coloque uma mancha bege adicional na testa, na área da sobrancelha, para indicar a parte frontal da cabeça. Deixe outro ponto próximo ao olho direito.
- Adicione detalhes usando um lápis marrom claro. Sombreie o topo da cabeça, as laterais da cabeça e o corpo da coruja. Use traços de comprimento e densidade variados para transmitir um gradiente de tons.
- Para deixar o rosto da coruja mais realista, use um lápis laranja para colorir as íris e o bico. Eles devem parecer volumosos e brilhantes.
- Use um lápis marrom escuro para colorir as asas. Para enfatizar o volume, use combinações de linhas finas e grossas. A asa de um pássaro tem uma estrutura bastante complexa, incluindo voo e penas ocultas, então deixá-la monocromática não é uma boa ideia.
Você pode adicionar sombras aplicando-as mais densamente ou usar sombreamento para tornar a transição de cores natural e suave, e evitar linhas desleixadas. Use linhas marrom-escuras para destacar os dedos e os galhos representados.
Desenhe as bordas nítidas das folhas com um tom mais escuro para criar a impressão de volume.
Do desenho animado soviético "Ursinho Pooh"
Uma coruja em um desenho infantil do desenho animado sobre o Ursinho Pooh requer uma composição bem pensada e aderência às proporções básicas.
Se você seguir estes passos:
- Em uma folha de papel, usando um lápis simples, desenhe 2 círculos que se cruzam. Um círculo deve ser grande o suficiente para ficar quase completamente abaixo da linha horizontal que também está presente no esboço. O segundo menor será a cabeça do pássaro.
- Apague linhas de esboço auxiliares desnecessárias. Somente círculos devem permanecer.
- Esboce o corpo do pássaro. Finalize desenhando os olhos, que devem ocupar quase toda a área da cabeça do personagem desenhado. Comece com elipses grandes e, esquematicamente, adicione 2 ovais menores dentro delas.
Abaixo dos olhos, desenhe linhas arqueadas que se conectam à parte inferior da figura da coruja, formando assim um bico.
- As pernas do pássaro são longas. Deve haver 3 dedos, e a pata esquerda deve estar estendida para cima. Desenhe as pupilas do pássaro. Nas formas ovais que representam os olhos, adicione círculos e, nos círculos, 2 linhas verticais. Entre os olhos desenhamos um pequeno bico do pássaro.
- Desenhe as sobrancelhas acima dos olhos.
- Desenhe um chapéu na cabeça da coruja. Deve parecer um pequeno cilindro com uma fita.
- Estenda a asa esquerda do pássaro para o lado, adicionando 6 penas de comprimentos diferentes a ela. Deixe a asa direita atrás das costas do personagem, marcando-a com uma linha curva.
- Para completar o visual, adicione fitas para prender o chapéu à cabeça da coruja.
- Pinte o corpo e o bico da coruja com as cores laranja e marrom. As sobrancelhas e as pupilas devem ser pretas para contraste. O chapéu é vermelho com um toque de rosa, a fita na cartola é amarela.
Edwiges dos filmes de Harry Potter
A coruja no desenho infantil dos filmes Harry Potter pode ser diferente de seu protótipo, já que não há uma única imagem artística de Edwiges nos livros e filmes. Ela tem um corpo grande e redondo, um peito largo e uma cabeça razoavelmente grande e redonda.
Passo a passo:
- Contorne a cabeça da coruja com uma forma oval. Nós o orientamos em direção à linha central da folha.
- O 2º oval, mais estreito e maior, representará o corpo. Deve cruzar com o 1º. Mantenha as proporções: a cabeça é pequena, o pescoço parece muito curto e o corpo é volumoso.
- Marque a área onde ficarão as patas da coruja.
- Na cabeça, desenhe uma linha de direção central que ajudará a construir corretamente os olhos e o bico.
- Para designar uma pedra condicionalmente. A coruja do mundo mágico geralmente está sentada com letras escritas nela.
- Desenhe um grande triângulo alongado no corpo - este será o contorno da asa do pássaro.
- Conecte a cabeça ao corpo com linhas suaves e suaves, indicando o pescoço.
- Desenhe a cabeça do pássaro em detalhes: orelhas tufadas, olhos, bico e penas na cabeça. Os olhos da coruja estão mais próximos do bico do que os de outras aves.
- Desenhe as patas com garras. Uma coruja pousa em uma pedra e apoia sua pata nela - descreva isso. Marque as garras, que devem começar um pouco antes do final dos dedos. Eles serão ligeiramente maiores que o comprimento da borda livre da pata.
- Desenhe uma asa com penas. Não é muito longo, mas acrescenta volume e expressividade.
- Desenhe os olhos enormes do pássaro e a parte superior do bico. O formato do bico pode ser curvo, a parte inferior não fica visível devido à escrita.
- Adicione um pequeno pedaço de rabo. Coloque-o diretamente atrás da asa, de modo que fique parcialmente escondido atrás dela.
- Trabalhe na pedra, tornando-a tridimensional.
- Desenhe um envelope com um selo segurado por uma coruja. O selo pode ser semelhante ao brasão de Hogwarts. Você pode tornar o design mais complexo adicionando textura ao envelope (por exemplo, representando dobras no papel formadas pelo bico).
- Para volume, use um gradiente do claro para o escuro, bem como sombras caindo de partes individuais na superfície. Use diferentes tons de cinza ou outras cores dependendo do tipo de papel.
Use técnicas diferentes para criar textura, como sombreamento em camadas ou uso de linhas mais suaves e fluidas em determinadas áreas do desenho.
Com asas abertas
Um desenho de coruja para crianças pode ser feito seguindo os seguintes passos:
- Determine a posição e as proporções gerais da figura: cabeça, corpo, asas e cauda. O contorno da cabeça e do corpo deve formar um ovo, aproximadamente do tamanho de um punho. Você pode começar pela cabeça, pois é a parte mais importante para o reconhecimento da coruja.
- Desenhe as penas nas asas: na parte externa elas têm um formato mais distinto e pontas pontiagudas, e na parte interna elas são arredondadas, macias e bem ajustadas. As penas devem apontar para uma direção e ser distribuídas uniformemente por toda a asa.
- Desenhe o formato dos olhos: eles devem ser grandes e redondos, com uma fenda estreita para a pupila na parte interna. Adicione destaques à superfície dos olhos usando um tom claro. Isso ajudará a tornar o olhar da coruja mais expressivo.
- Contorne o bico, dando-lhe o formato de um triângulo curvo ou de um gancho na base. Marque as bordas afiadas do bico e sua espessura, que deve ser maior na base do que na ponta.
- Refletem a característica estrutural do pescoço da coruja: bastante largo e curto. Desenhe uma linha suave da cabeça ao corpo, deixando espaço para mais detalhes.
- As orelhas da coruja são quase invisíveis, mas podem ser desenhadas como pequenas saliências ovais na cabeça. Faça-os pequenos, colocando-os mais próximos dos olhos do pássaro.
- Desenhe as patas da coruja de forma que pareçam ter sido aconchegadas pelo pássaro. Elas devem parecer fortes, com dedos curtos e unhas afiadas.
- Trabalhe nos detalhes das penas na cabeça, corpo e cauda da coruja. Use linhas finas para criar detalhes sutis, como penas individuais, transições de sombras e contornos complexos. Preste atenção especial à cauda - suas penas devem ter formato e direção claros.
- Determine quais linhas ou detalhes não são mais necessários para criar a imagem geral. Remova-os para tornar os detalhes mais expressivos e compreensíveis.
- Sombreie começando pelos contornos da cabeça e do corpo e movendo gradualmente em direção ao interior. Use pequenos traços para criar volume e sombras, fazendo transições entre áreas claras e escuras.
- Passando do sombreamento para as sombras, enfatize os cantos e contornos da cabeça e do corpo. Forneça luz e sombras sobre eles. Isso adicionará vida e personalidade ao desenho, enfatizando o volume. Verifique o equilíbrio de contrastes e sombras.
No galho
Na imagem, a criança pode criar uma coruja realista e expressiva usando lápis de cor de acordo com as etapas da master class:
- Comece desenhando uma oval que representará a cabeça da coruja. Deve estar claramente visível na folha. Você pode desenhá-lo com qualquer lápis grafite.
- Desenhe uma oval maior sob a cabeça - este será o corpo. Ambas as figuras devem se cruzar. Para orientar corretamente a cabeça e posicionar o corpo da coruja, é conveniente traçar uma linha central na cabeça, que servirá de guia para os olhos e o bico do pássaro.
- Para simbolizar um ramo. Ele deve ser posicionado de forma a coincidir com o arranjo pretendido em forma de leque das patas da coruja e se encaixar na solução composicional geral do desenho. Pode ser desenhado com poucos traços, sem detalhes.
- Marque um triângulo para a asa do pássaro. A lateral da figura deve estar voltada para o centro do corpo da coruja, e o canto superior deve coincidir com o topo do oval da cabeça.
- Desenhe linhas da cabeça ao corpo, conectando-as. O pescoço da coruja deve ficar dentro do oval do corpo. Usando linhas leves, contorne o contorno do corpo da coruja.
- Desenhe a cabeça do pássaro com mais detalhes, usando a linha central para manter a simetria e as proporções corretas.
- Desenhe as pernas da coruja sob o corpo. Desenhe as garras nas patas. A coruja fica em pé sobre um galho, apoiada em duas pernas, então elas devem estar direcionadas em direções diferentes e ter comprimentos diferentes. O formato do pé é bem plano e largo, quase redondo.
- Finalize a asa do pássaro, refinando o contorno e a forma. As asas devem ser largas e fluir em direção à cauda e ao corpo. Desenhe penas nelas usando linhas que se cruzam. Adicione detalhes ao interior da asa
- Marque os olhos, o nariz e o bico.
- Trabalhe os detalhes detalhadamente: a pupila, o bico e a plumagem.
- Da parte inferior do corpo da coruja, desenhe linhas representando uma pequena cauda escondida sob a asa.
- Dê ao galho um volume realista desenhando a casca. O galho pode ser ligeiramente curvado. Adicione pequenas folhas e galhos.
- Deixe o desenho colorido usando tons apropriados de cinza, marrom e preto.
- Aplique sombra, definindo o volume do pássaro e do galho. Use um lápis escuro para criá-lo.
Dicas para iniciantes
Recomendações que podem ajudar no processo de desenho de uma coruja:
- Primeiro, você precisa determinar como posicionar o pássaro na folha de papel. Se ocupar a maior parte da folha, adicionará dinâmica e expressão ao desenho.

- Use a linha do horizonte para dar volume e perspectiva ao seu desenho.
- A cabeça da coruja é grande e redonda, com olhos grandes. É preciso dar volume usando sombras e luz.
- O corpo da coruja é compacto e aerodinâmico. Você precisa ter certeza de que as curvas são suaves para criar uma imagem realista.
- Para manter as coisas realistas, use tons de verde e marrom na área da plumagem da coruja, e cinza e cinza escuro para os detalhes do corvo e do bico. Os olhos e as pupilas podem ser desenhados em preto ou marrom escuro.
- A sombra não deve ser muito escura, pois isso distorcerá o desenho.
- Se necessário, adicione um destaque nos olhos e um ponto reflexivo no bico. Isso aumentará a percepção visual.

- O fundo pode adicionar profundidade a um desenho. Pode ser um tronco de árvore ou apenas leves linhas de galhos atrás da coruja.
- A hachura ajuda a transmitir a textura da superfície e criar volume. Você precisa experimentar diferentes tipos de sombreamento, como vertical, horizontal, diagonal e circular para adicionar variedade ao seu desenho.
A coruja é um dos símbolos mais reconhecidos da sabedoria. Desenhar este pássaro pode ser uma atividade divertida que desenvolve o gosto artístico e as habilidades de desenho de uma criança.
Para criar uma imagem bonita e precisa de pássaros, é necessário prestar atenção às peculiaridades da técnica de desenho a lápis, conhecer os princípios básicos de construção e percepção de formas, bem como a capacidade de trabalhar com composição.
Vídeo sobre desenho
Desenho de coruja para crianças: