Uma das principais vantagens do crochê é a possibilidade de trabalhar em círculo. Isso se refere não apenas a telas redondas, mas também a motivos quadrados. Existem muitos padrões diferentes para tricotar esses elementos: dos mais simples (como um quadrado da vovó) aos mais complexos (com flores ou uma malha dentro).
Produtos tricotados a partir de motivos quadrados
Os designers modernos estão usando cada vez mais motivos quadrados clássicos ao criar novas coleções de roupas. Esses vestidos, saias, cardigans, coletes e tops combinam facilmente tanto com o guarda-roupa do dia a dia quanto com a moda noturna. Ao tricotar cada produto específico, são utilizados determinados tipos de materiais, o corte e o ajuste são ajustados.

A maioria dos tricoteiros costuma escolher motivos quadrados para criar roupas infantis e femininas, bem como para fazer cobertores e fronhas. Isso se justifica pela simplicidade das combinações de cores e pela forma geométrica elementar dos motivos.
Motivo quadrado simples para iniciantes
Para aprender a tricotar o motivo quadrado mais simples, você precisa entender como executar técnicas básicas: laçada de ar (AL), ponto baixo (PB), ponto alto (PA), ponto de união (PB).
Às vezes, você também precisa saber como tricotar uma meia coluna (HS) e um picô de 3 VP. Embora o motivo final tenha formato quadrado, ele é trabalhado em carreiras circulares (P). Ao dominar o tricô em círculo, você não pode deixar de entender como esses R. começam e terminam.
É melhor entender os princípios de tricô de motivos quadrados usando um exemplo:
- Monte 10 VPt e feche-os formando um círculo PSt.
- Faça 3 VP para subir até o nível do segundo R, tricote 24 Pb no anel a partir do VP. Termine a carreira com um pb que conecta o último pb e a 3ª corr.
- Faça 1 VP, amarre 1 pb na base desta laçada, depois amarre 2 pb em cada P da primeira carreira, no próximo P faça 1 pb, 7 VP, 1 pb. Em seguida, repita 3 vezes * 5 pb, 1 pb, 7 corr, 1 pb *. Finalize com 2 stbn e pst.
- Para subir ao nível da 3ª carreira, faça 1 VPt. Repita 4 vezes * 1 pb, 7 corr, 1 pb, na alça de 7 corr, faça 7 pb, faça um picô de 3 corr, faça mais 7 pb, pule 3 pb de base *. Concluir R PST.
Isto completa o primeiro motivo. No entanto, o segundo elemento precisará ser tricotado de forma a fixá-lo ao primeiro. Isso geralmente é feito ao tricotar a última carreira. Todos os motivos subsequentes também precisarão ser conectados à tela finalizada. Muitas vezes, os tricoteiros preferem conectar os motivos não imediatamente, mas no último estágio do trabalho.
Com um motivo floral no centro
Os padrões de crochê quadrado (os padrões podem ter um número muito diferente de carreiras) podem ser relativamente simples ou bastante complexos.
Quadrados complexos incluem aqueles com uma flor dentro. Por sua vez, eles também podem ser diferenciados pelo grau de complexidade e pelo número de linhas. Motivos relativamente simples são construídos em torno de um elemento floral redondo. Os cantos são formados tricotando carreiras subsequentes.
Normalmente, para dar ao motivo uma forma quadrada, os designers colocam “arbustos” peculiares de stsn ou colunas exuberantes (lcsn) nos 4 cantos. O princípio é que 2 a 6 colunas têm uma base comum, e seus topos estendem a fileira e formam um ângulo.
Pétalas de flores vêm em uma variedade de designs: pontiagudo e arredondado, retangular, plano e gofrado, de camada única e multicamadas.
As flores colocadas dentro do quadrado podem ser feitas na mesma cor do restante do motivo ou podem ser feitas com uma cor de linha diferente. Essa é uma prática comum, mas você deve estar preparado para o fato de que o número de fios cortados dobrará e haverá mais trabalho na fase de enfiar as pontas.
Um dos padrões mais simples é uma flor com pétalas semicirculares, quatro cantos arredondados e acabamento vazado. Para que as pétalas tenham contornos suaves, elas são tricotadas começando com pb, depois passando para plsc e pb. Se o fio for fino e você precisar de uma flor grande, a parte central da pétala pode ser formada com laçadas duplas ou triplas.
Para completar o tricô da pétala, você precisa repetir todos os elementos na ordem inversa: a segunda metade da parte central (colunas com 1, 2 ou 3 fios), PLSt e StBn.
Motivos de crochê quadrado com um elemento floral, cujas pétalas consistem em colunas exuberantes, podem ser encontrados com muita frequência. Esquemas de tais motivos podem incluir ПШСт tradicionais de СтСн inacabados.
Elas são formadas quando uma laçada é colocada na agulha, depois inserida na base, a laçada é puxada para fora e tricotada com a laçada. Entretanto, a coluna não é concluída e é feito um fio para o próximo elemento. PShSt pode consistir em 3 ou mais colunas. Ao tricotar o último, o fio de trabalho é puxado através de todos os pontos inacabados.
Além disso, o PSHS pode ser criado usando outro método: uma laçada é colocada na agulha e uma laçada é puxada da base. Porém, sem tricotar nada, passe para o próximo elemento. Ou seja, apenas as laçadas e as laçadas retiradas da base permanecem na agulha. Quando a coluna estiver suficientemente exuberante (3-9 elementos), o fio de trabalho é puxado através de todas as laçadas e fios.
Este tipo de PSHS acaba sendo semelhante a um barril; é realmente exuberante e em relevo. Vale a pena considerar que o segundo método não é adequado para trabalhar com fios escorregadios e multicamadas, pois existe a possibilidade de as laçadas escorregarem e a coluna ficar desarrumada.
Ao trabalhar com PShSt, é necessário garantir que todos os elementos tenham o mesmo tamanho. Isso geralmente vem com a prática, então, antes de começar a trabalhar, vale a pena praticar como fazer colunas exuberantes.
Quadrados com um elemento floral volumoso dentro têm um charme especial. Esses motivos são frequentemente usados para tricotar itens infantis e cobertores. Elas permitem obter uma tela muito decorativa, principalmente se a parte central do motivo for destacada com cor.
Os motivos de crochê quadrado (os padrões nem sempre são claros sem explicações) com uma flor em relevo são tricotados de acordo com um único princípio.
Primeiro, a flor em si é feita; pode ter qualquer número de pétalas, mas seu formato geralmente é semicircular ou retangular. Em seguida vem a fileira preparatória, que estabelece a base para as fileiras subsequentes que formam o padrão.
Normalmente, o P preparatório é uma cadeia de VPt que corre atrás das pétalas. O número delas corresponde ao número de pétalas, e essas correntes podem ser fixadas de duas maneiras: entre as pétalas ou no centro de cada uma delas.
Para prender a corrente de VPt no centro da pétala, você precisa dobrar a pétala em sua direção, inserir o gancho entre as colunas centrais e pegar a corrente na qual as colunas da pétala estão baseadas. É aqui que a correção do stbn é realizada. Assim, todas as correntes da fileira preparatória ficam no mesmo nível das pétalas do motivo floral.
É importante lembrar que se a carreira preparatória for fixada no centro das pétalas, ela deverá ser tricotada com o mesmo fio das pétalas. Caso contrário, os pontos coloridos ficarão visíveis na parte da frente do motivo. Se as correntes da fileira preparatória forem fixadas entre as pétalas, elas poderão ser tricotadas com fios de qualquer cor.
Quando o R preparatório estiver concluído, a segunda fileira de pétalas (geralmente maior que a primeira) ou o tecido principal do motivo quadrado pode ser feito em crochê em suas correntes.
A desvantagem da tela com flores volumosas é sua praticidade relativamente baixa. Durante o uso, as flores podem ficar amassadas, formar nós ou até mesmo feltradas. Não é aconselhável colocar esses motivos na parte de trás de itens para crianças pequenas, pois as flores volumosas podem pressioná-los e roçá-los.
Praça da vovó
O motivo quadrado clássico com seções pares de pb é chamado de "quadrado da vovó". Este é um padrão universal para uma grande variedade de produtos, fica ótimo em tecidos monocromáticos ou coloridos e é amplamente utilizado em roupas de tricô e itens de interior.
Hoje, a praça da vovó ganhou uma nova vida, embora há poucos anos fosse considerada banal e irrelevante. Este motivo é perfeito para iniciantes, pois ilustra claramente o princípio de expansão de uma tela quadrada.
Ao contrário dos motivos redondos (onde os aumentos são distribuídos uniformemente por toda a fileira), os quadrados são aumentados pela adição de novas colunas nos cantos. Como resultado, as bordas permanecem planas e o motivo assume o formato de um quadrado.
Os motivos de quadrados de crochê, cujos padrões são baseados no quadrado da vovó, podem ter diferentes configurações e tamanhos. Por exemplo, o centro do motivo é tricotado de acordo com o princípio clássico e, em seguida, são adicionadas carreiras sólidas de pb ou o motivo é complementado com vários padrões vazados.
A técnica a seguir é frequentemente usada para tricotar cobertores: os quadrados são tricotados em cores diferentes, mas a última carreira de cada motivo é feita em uma cor (de fundo).
Neste caso, os quadrados são costurados com um fio da mesma cor do fundo ou conectados durante a última carreira. Assim, elementos multicoloridos são colocados sobre um fundo simples (geralmente de cor mais escura que os quadrados). Isso dá aos produtos uma aparência mais estilosa.
Ao tricotar roupas, os quadrados podem ser colocados uniformemente (horizontal ou verticalmente) ou em ângulo (diagonalmente). No último caso, os motivos terão a forma de losangos e, para obter contornos uniformes do produto, você terá que preencher o espaço entre os quadrados com triângulos.
Os motivos triangulares são tricotados de acordo com o padrão quadrado, mas não em círculos, mas em carreiras retas e viradas. Artesãs experientes podem criar um padrão triangular, semelhante ao padrão quadrado, mas iniciantes terão que procurar um enfeite correspondente. Como alternativa, você pode trabalhar os triângulos em uma malha simples ou em um padrão mais apertado (ponto baixo ou ponto alto).
O quadrado da vovó fica ótimo em qualquer tamanho. A tela pode ser composta de muitos elementos pequenos ou representar um grande motivo.
Combinações de quadrados de tamanhos diferentes ficam muito boas. Para compará-los corretamente por tamanho, vale a pena desenhar o futuro produto com antecedência em uma folha de papel em uma grade ou usar programas de computador (por exemplo, Microsoft Excel). Ao trabalhar, é necessário observar atentamente a escala.
Motivos quadrados vazados em crochê
A oportunidade de tricotar padrões tecnicamente complexos, mas muito bonitos, torna-se uma motivação poderosa para muitos desenvolverem suas habilidades. De fato, quadrados vazados, compostos por várias dezenas de fileiras e representando uma obra de arte independente, não são nada fáceis de tricotar.
Para que tenham um tamanho aceitável (10-20 cm), elas devem ser tricotadas com fios muito finos (com uma metragem de 800-1000 m/100 g). Somente os menores tamanhos de anzol são adequados para esse tipo de trabalho, por exemplo, nº 0,75; 0,9; 1,2. Cada quadrado pode levar bastante tempo, de algumas horas a vários dias.
Quadrados grandes e complexos devem ser manuseados com cuidado também em termos de produtos de modelagem. Se tal motivo for usado para criar uma toalha de mesa, cortina ou travesseiro, então um tecido completamente vazado feito apenas de quadrados é bastante aceitável.
No entanto, roupas carregadas de estampas vazadas não estão mais na moda. Peças com detalhes em renda na parte inferior ou nas mangas parecem mais estilosas. Peças de verão decoradas com apenas um ou alguns quadrados (por exemplo, nas costas ou ao longo do decote) também ficam bem.
Outros padrões de crochê para motivos quadrados
Um dos padrões mais interessantes e incomuns é um motivo quadrado com uma grade como base.
Esses elementos são perfeitamente conectados na última fileira e formam um tecido totalmente vazado e muito atraente.
Os motivos de crochê quadrado, cujos padrões são construídos em torno de uma grade, têm a seguinte estrutura:
- A malha retangular é tricotada em carreiras retas e viradas. A malha pode ser de filete, francesa ou outro tipo.
- A 1ª fileira circular é uma encadernação de malha retangular.
Mas, ao mesmo tempo, um fragmento independente do padrão é feito em cada borda em fileiras de viradas. Normalmente, esses fragmentos têm formato triangular.
- A encadernação final de todo o quadrado, que reúne todos os elementos e fixa a forma final do motivo.
Assim como outros padrões complexos, este quadrado de renda deve ser usado com cautela.
Como conectar motivos relacionados
A conexão correta e bonita dos motivos é tão importante quanto a execução cuidadosa dos próprios quadrados.
Existem várias maneiras de combinar elementos separados em uma única peça de tecido, elas podem ser divididas em 2 grandes grupos: união durante o tricô ou costura subsequente.
O primeiro método permite evitar pontas de linha desnecessárias, já que a costura se torna parte do motivo. No entanto, é necessário garantir cuidadosamente que os quadrados sejam montados na ordem correta. A desvantagem também é o crescimento constante da tela. Isso é inconveniente se a artesã tricota não apenas em casa, mas também no transporte ou na rua.
O segundo método (costurar quadrados prontos) é mais prático para tricoteiras móveis. Eles podem colocar os motivos em qualquer lugar e organizá-los e conectá-los em casa. No entanto, eles terão que enfiar muito mais pontas de linha e gastar mais tempo fazendo isso.
Além dessa classificação, existem mais 3 maneiras de conectar motivos com base na aparência da costura:
- simples;
- decorativo;
- denso ou sólido.
Cada uma delas pode ser feita durante o tricô dos quadrados ou na fase final da montagem.
Conexão simples
Este é o método mais comum e conveniente para usar ao tricotar a última carreira de um motivo. O método é adequado para quadrados que não tocam bordas inteiras, mas apenas em vários pontos (por exemplo, nos cantos e em 2-3 lugares ao longo de cada borda).
Sequência de execução:
- Se os motivos se tocarem nos pontos onde os picots de 3 VPT são tricotados, então o primeiro quadrado é tricotado exatamente de acordo com o padrão. A 2ª carreira é tricotada quase até o fim, mas ao completar a última carreira, cada picô é completado por um terceiro (1 VP). Pegue o local correspondente do primeiro quadrado (insira o gancho dentro do picô de 3 VP). Execute PSt e termine de executar o pico do segundo quadrado (1 VPt).

- Nos casos em que é necessário conectar as pétalas de motivos florais quadrados sem laços de ar, é realizada uma versão abreviada da conexão. Depois de tricotar metade da pétala, insira a agulha sob ambas as alças da coluna central da pétala correspondente do primeiro quadrado e tricote um PSt. Depois complete a pétala do segundo quadrado.
- Quando a última fileira do motivo consiste em arcos de VPt, então os centros dos arcos correspondentes são conectados. O arco do segundo quadrado é tricotado até a metade, a alça correspondente do arco do primeiro motivo é capturada, um PSt é executado e o arco do segundo quadrado é finalizado.
Ao fazer essa conexão, é necessário garantir que a última fileira não fique apertada ou, ao contrário, solta.
Conexão decorativa
Às vezes, os lugares onde os motivos quadrados são justapostos se transformam em decoração adicional. Isso só é possível conectando quadrados prontos. É mais fácil trabalhar com motivos preparados: eles devem ser lavados e passados no vapor (se isso foi planejado), e as pontas dos fios devem ser dobradas para dentro.

Para a união decorativa, você pode usar fios da mesma cor e textura do tecido principal. Nesse caso, as juntas se fundirão completamente com as últimas fileiras de quadrados e se tornarão o fundo da tela. Você também pode usar fios de cor e textura diferentes (por exemplo, grama, material com lurex ou mohair).
Na maioria das vezes, a conexão decorativa é uma malha de StSn e VPt. Ao tricotar essa grade, as colunas conectam alternadamente o 1º e o 2º quadrados. Para acelerar o processo, você pode conectar os motivos em tiras longas, primeiro no sentido do comprimento e depois no sentido transversal.
Conexão estreita
Se o produto não for vazado e a artesã quiser montar os quadrados no último estágio do trabalho, ela pode usar vários métodos para conectar firmemente os motivos. Os métodos descritos são adequados para costurar quadrados cuja última carreira consiste em pb ou pb.
O primeiro e mais óbvio método é simplesmente costurar todos os quadrados com uma agulha. Isso é feito com o mesmo fio que foi usado para tricotar as últimas carreiras de motivos, para que os pontos não fiquem visíveis.

Os quadrados devem ser costurados pelo avesso usando um ponto de sobreposição. O método é adequado para fazer cobertores, fronhas e roupas cujo verso não ficará visível (blusas, pulôveres, coletes).
Ao trabalhar em cardigans, você deve garantir cuidadosamente que a parte de trás do tecido esteja tão arrumada quanto a da frente. Isso é necessário para que a artesã não fique constrangida caso a bainha do cardigã abra ou ela tenha que pendurá-lo em um cabide ao visitar alguém. É claro que os itens tricotados para venda também devem ser costurados com muita beleza.
Para criar uma costura densa, você precisará de uma agulha do mesmo tamanho com que todos os motivos foram tricotados. Para conectar 2 quadrados, você precisa formar a primeira laçada de fio e colocá-la no lado avesso do primeiro quadrado. O gancho é inserido sob ambas as alças do primeiro motivo (ele deve ser colocado à direita), a alça é agarrada e puxada para o lado da frente.
Em seguida, o gancho é inserido sob ambas as alças da primeira coluna do segundo quadrado (localizado à esquerda), o fio de trabalho é agarrado na parte de trás e puxado para a parte da frente. Em seguida, você precisa fazer um ponto baixíssimo, ou seja, puxar a nova laçada pela que já estava na agulha.

Em seguida, as ações são repetidas: o gancho é inserido alternadamente nas alças do primeiro e do segundo quadrados e PSt são realizados. Na parte da frente do tecido, essa conexão parece uma trança bem-feita e, na parte de trás, como um zigue-zague.
No caso em que o tecido, composto por motivos de quadrados de crochê, terá uma borda, ela deverá ser feita depois que todos os quadrados estiverem conectados. Independentemente do padrão usado na obra, a encadernação geral torna o produto mais completo e integral.
Autor: Anna Ocean
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre motivos quadrados de tricô
Motivos quadrados de crochê - uma opção fácil e simples:
https://www.youtube.com/watch?v=pFPgNHSJsus