Em 1925, os artistas Palekh ganharam o Grande Prêmio na exposição internacional em Paris. A partir dessa época, eles se tornaram mundialmente famosos, e seus quadros com pinturas incomuns desfrutaram de uma popularidade incrível. Hoje, a pintura Palekh é uma forma mundialmente famosa de belas artes artísticas do povo russo.
História da origem da indústria
A pintura Palekh, imagens em miniatura de laca, ganhou grande popularidade em todo o mundo. No entanto Inicialmente, essa arte era um ofício de pintura de ícones da antiga Rússia. Originou-se em uma pequena vila. Palekh, próximo à cidade de Shui. O acordo em 1980-1990. era pequena e consistia em 1 rua. Antes da Revolução, os moradores locais eram principalmente pintores de ícones.
A fama dos artesãos locais atraiu outros moradores da região, e por isso ricas feiras eram realizadas aqui nos principais feriados religiosos. Os ícones ortodoxos mais famosos, os “Acatistas”, foram pintados neste local e atualmente estão armazenados no Museu Estatal de Arte Palekh.

Na década de 1990, houve um grande número de oficinas de pintura de ícones nesta vila. Muitos artistas viam esse ofício como uma boa fonte de renda, e algumas pessoas tratavam a pintura como uma arte, transmitindo cada detalhe da miniatura.
A pintura mais famosa de Palekh foi a escrita em pequena escala. Este tipo de imagens com temática religiosa continha 30 figuras de santos e cenas das doze grandes festas. Por exemplo, no centro da pintura escreveram “A Ressurreição de Cristo” e ao longo das bordas pintaram 360 Mães de Deus.
Este tipo de pintura Palekh também era chamado de Menaion. As tradições da escrita refinada foram passadas de geração para geração e, após a revolução, eles conseguiram adaptar a arte às novas exigências.
Se você observar as obras dos pintores de ícones de Palekh, poderá ver uma clara referência às características da pintura russa antiga. É uma fusão de dois estilos: Stroganov e Novgorod. Suas técnicas e métodos artísticos são claramente visíveis em suas obras.
No século XVII. Palekh desenvolveu seu próprio estilo, que recebeu expressão especial no século XVIII. As melhores obras daquela época demonstram a verdadeira maestria dos pintores de ícones de Palekh.
Por exemplo, se você olhar para o ícone “Alegria de Todos os Que Tristes”, pintado no final do século XVII, você pode ver nele uma complicação significativa da pintura, seus detalhes. O tom claro dos rostos e as roupas lindamente decoradas estão unidos por um tom comum.
Obras subsequentes do final do século XVII. já caracterizam o estilo Palekh estabelecido com sua construção complexa de selos, cores dourado-avermelhadas e design com várias figuras. Um exemplo disso foram os Akathistas ao Salvador e à Mãe de Deus, bem como o “Akathista a São Nicolau, o Maravilhas”.
No final do século XVIII. Em Palekh, um novo tipo de pintura Palekh foi desenvolvido: o Fryazhsky. Ela difere da arte usual de pintura de ícones. Inicialmente, esse tipo de arte se originou em Moscou e depois se espalhou além de suas fronteiras. Este estilo teve uma grande influência na pintura de Palekh, dividindo-a em duas direções:
Tipo de escrita Palekh Frazhsky | Descrição |
Primeiro | Os ícones foram pintados sobre um fundo dourado. As coroas e bordas foram cobertas com a mesma cor. Depois, tudo era cunhado e depois pintado com pigmento para parecer esmalte. A decoração dos grandes ícones foi pintada com tintas a óleo, e a decoração foi feita com tintas de ovo. Todos os detalhes da paisagem foram desenhados o mais próximo possível da realidade. As obras se distinguiam por uma delicada paleta de tons diferentes e pelo brilho do ouro. |
Segundo | Os ícones foram pintados sobre um fundo azul, próximo à cor do céu. As paisagens eram realistas, com bordas e coroas douradas e em relevo. Quando estiver na aldeia. Quando o movimento de pintura acadêmica chegou a Palekh (final do século XIX), os mestres locais começaram a imitá-lo. A pintura de ícones foi feita copiando ilustrações de Piscator, Shnor, Nef, Sorokin, Bruga e Shokirev. Vale ressaltar que os mestres adotaram qualitativamente esse estilo e o executaram sob o nome de pintura Fryazhskaya. Durante este mesmo período, a tecnologia da pintura artística com tintas a óleo começou a ser introduzida. |
A pintura Palekh e as imagens iconográficas permanecem planas e decorativas. As figuras humanas são alongadas e suas roupas são feitas de acordo com antigas tradições de artesanato artístico. No entanto, os pássaros, árvores e animais retratados já estão próximos da natureza. As características da carta da câmara são semelhantes às de Stroganov.
No entanto, tendo criado seu próprio estilo especial, os mestres Palekh continuam trabalhando nas mesmas direções: Stroganov e Novgorod. Eles mantiveram sua própria forma de pintura de ícones e nem mesmo perderam suas características artísticas nos séculos XIX e XX.
Pinturas, imagens e ornamentos de Palekh eram chamados de kulak durante a era soviética. Este ofício sobreviveu até o século XXI. devido ao interesse das autoridades em exportar produtos com tais padrões.
Naquela época, o petróleo russo e outros minerais não eram procurados no exterior e, portanto, itens de arte popular eram exportados em grandes quantidades. Portanto, as autoridades não poderiam proibir algo que trouxesse bom lucro econômico.
Entretanto, o governo soviético tentou constantemente erradicar a ideia original dessa arte. Sob vários pretextos, os artesãos foram solicitados a remover as conotações religiosas das imagens e substituí-las por imagens terrenas.
Mais tarde, foram criadas escolas públicas para pintura Palekh. Atualmente, o número de formandos da Escola de Arte Folclórica de Palekh ultrapassa 600 pessoas. Isso significa que um em cada seis moradores desta vila é teoricamente um artista.
Características da pintura
A pintura Palekh, imagens de natureza iconográfica, foi criada por vários mestres.
A divisão do trabalho era a seguinte:
- O carpinteiro cortou a madeira de cipreste em barras, das quais ele então formou uma peça em branco para o futuro ícone.
- O primer preparou a superfície para a pintura.
- O artista estava pintando um quadro.
- O dourador cobriu as coroas e o fundo com revestimento de ouro.
- O gofrador fez a gravação da borda do ícone e da coroa do santo.
- O mestre da escrita pré-pessoal pintou roupas, arquitetura e paisagens.
- O mestre pintor pintou o rosto do santo e outras partes nuas do corpo.
- A assinatura foi colocada por uma pessoa específica que deu o nome ao ícone.
- O mestre cobriu a imagem finalizada com óleo secante.
Além disso, uma característica especial da pintura é o destaque artístico até mesmo das menores composições da imagem. Elas parecem contar a história contada pelo mestre.
Essa direção requer atenção especial, pois detalhar o desenho e destacar suas características diminutas não é uma tarefa fácil. É necessário transmitir todas as sutilezas dos personagens e da paisagem.
As peculiaridades da pintura Palekh são sua técnica tradicional, que é convencionalmente dividida nos seguintes grupos:
- Composição com 3 figuras, representadas até os ombros.
- Uma imagem com pessoas retratadas da cintura para cima. Número de figuras – 3 pessoas.
- Composição com 3 figuras de pessoas representadas em toda a sua altura.
- Ícones com a descrição da vida de um santo, que se tornou o epicentro da tela.
- Telas com a imagem de um santo, ao redor das quais, em várias camadas, eram escritas marcas, dentro das quais era incrustado um enredo.
- Composições com 1 enredo, menos complexas. Eles eram colocados em grupo no centro ou em várias fileiras.
Todas as escolas de pintura de ícones têm uma característica comum: o princípio de construir a pintura em um plano e a convencionalidade da perspectiva. Essas características também foram desenvolvidas na pintura Palekh.
As características deste ofício podem ser vistas nos seguintes exemplos:
- Miniatura de I. A. Chelyshev "Nevasca". Esta obra mostra claramente o caráter da pintura Palekh, bem como o método tradicional criativo de construção da composição. O trabalho é feito na tampa da caixa e decora bem sua parte plana. Todos os detalhes são organicamente localizados e claramente expressos.
- Miniatura de I. M. Bakanov "Pastor". Esta obra reflete vividamente a construção decorativa do desenho, apesar de todas as cenas adicionais parecerem ter sido removidas. Mas as figuras de animais, ceifeiros e pastoras são desenhadas de forma muito realista.
- Miniatura de I. I. Golikov "Batalha". A superfície da caixa e seu fundo convencional são decorados com pintura. Os elementos decorativos são expressos pela disposição especial dos heróis em forma de elipse sobre um retângulo. Todos os detalhes da composição são cuidadosamente elaborados, e é por isso que o desenho parece um padrão ornamental contínuo.

As características distintivas da pintura Palekh também incluem:
- Um grande número de elementos detalhados da pintura.
- O tom geral da pintura é suave.
- Uma variedade de tons de arco-íris.
- Lacunas leves e amplas de tinta. A vivacidade é nítida e muito fina, de cor branca, muitas vezes “meia pluma” de ouro.
- Figuras ligeiramente alongadas dos personagens, como no estilo Stroganov.
- As montanhas são inscritas com encostas pontiagudas.
- As sombras são pintadas usando a técnica multitonal.
- Cópia exata de alguns elementos. Por exemplo, folhas de árvores.

A técnica da pintura Palekh é complicada por um grande número de detalhes na composição, além de adições de luz e sombra. Para trabalhos em miniatura, era feito um esboço em uma folha de papel, desenhando nele todos os mínimos detalhes. Essa imagem foi então furada com uma agulha.
Depois, eles fizeram um pó a partir dele, a partir do qual uma impressão de carbono foi criada, que então foi usada para pintura. As miniaturas de Palekh se tornaram populares entre os escritores russos. Por isso, eram muito utilizadas como ilustrações para obras.
Cores de pintura
Ícones na técnica de pintura Palekh eram pintados sobre um fundo amarelo claro. A cor de base era aplicada imediatamente, às vezes combinava com o tom do primer. Se o revestimento fosse gesso-giz, então não era aplicado nenhum fundo; a superfície só poderia ser ligeiramente dourada.
A pintura foi criada diretamente na camada de base, onde o pigmento repousava de forma fácil e arejada. Eles cobriram edifícios, figuras de pessoas e animais, e a paisagem com cores. Foram utilizados tons suaves e transparentes. Depois disso, a pintura foi feita com cores escuras.
Ela realizou os seguintes trabalhos:
- Eles fizeram o contorno de montanhas, penhascos e saliências.
- Eles delinearam as árvores, seus troncos e folhas.
- Eles pintaram a água. As tintas foram aplicadas com pinceladas suaves e esparsas, de tal forma que entre as linhas era possível desenhar duas linhas leves que formavam ondas.
A pintura de edifícios começava com seus contornos e depois passava para a ornamentação.
Para dar volume à imagem, fizemos sombras dos objetos:
- Partes escurecidas da roupa no meio das linhas de dobra.
- Nas cadeias de montanhas, as saliências e outros lados estavam escurecidos.
- Sombras foram pintadas nas árvores. Na maioria das vezes, era aplicado nas pontas das folhas.
Tudo isso foi aplicado com tinta escura quase transparente. Na pintura Palekh moderna, um grande número de cores era usado.

As seguintes obras confirmam isso:
- Fragmento da pintura mural "Quarto de Gorky" no Palácio dos Pioneiros de Leningrado, em homenagem a A.A. Jdanova. A obra foi concluída por N.M. Zinoviev, 1936
- "Danko", pintado por A.G. Bakanova e D.N. Butorina.
- "O Conto do Pescador e do Peixe", obra de A.V. Kotuhipa e I.I. Zubkova.

Todas as cores usadas na pintura Palekh se distinguem pelo brilho das cores, pela multiplicidade de tons e pela saturação.
Elementos e padrões da pintura
A pintura Palekh contém os seguintes padrões e elementos em suas imagens:
- Ornamentos de linhas espirais, horizontais e curvas.
- Árvores nos estilos Novgorod (século XV) e Stroganov (século XVII).
- Montanhas.
- Câmaras nos estilos Novgorod e Stroganov.
- Ondas.
- Paisagens.
- Cavalos.
- Personagens.
- Rostos de santos.
A pintura Palekh pode retratar histórias inteiras, que incluem personagens, animais e belas paisagens. Graças à capacidade de combinar todos os elementos, os artistas podem criar diversas histórias, mesmo em miniatura.
Técnica de criação de um padrão
Primeiro, a composição é criada usando lápis sobre papel. A folha serve então como um esboço durante a sessão de pintura em miniatura. A imagem é transferida para a parte superior do objeto a ser pintado. Antes disso, o revestimento de verniz da superfície é esfregado com pedra-pomes triturada até ficar fosco.
Depois disso, o desenho é esfregado com pó de giz seco ou cal, usando um dedo. Depois, a imagem no papel é aplicada à superfície do objeto e transferida usando um riscador. Preste atenção aos contornos de todos os objetos. Para evitar que o papel deslize na superfície, suas bordas podem ser coladas.
Quando a folha de papel for removida, uma impressão nítida permanecerá na parte plana do objeto. O excesso de pó deve ser removido sem afetar o contorno do desenho. Isso conclui a primeira etapa do trabalho na miniatura de Palekh.
Na 2ª etapa é feita a preparação com cal. É necessário aumentar a resistência do pigmento da tinta no revestimento de verniz. É um fato comprovado que o verniz preto parece reduzir a saturação, e a preparação com cal o salva disso.
Conforme você trabalha, você precisa pensar onde colocar os tons escuros e claros. Com base nisso, a preparação é feita com cal. Por exemplo, a folhagem das árvores em primeiro plano, roupas brilhantes ou picos claros de montanhas são cobertos com cal espessa. Tons de saturação média são preparados de forma menos espessa, mas pigmentos mais escuros são cobertos com cal de consistência aquosa.
Se houver áreas muito escuras no desenho (por exemplo, áreas entre ondas, roupas pretas, detalhes internos de edifícios), elas não serão cobertas com branco.
A execução correta do trabalho nesta etapa permitirá que a miniatura tenha um aspecto finalizado, feito com a técnica de silhueta de luz. Você pode ver essas pinturas, sem qualquer processamento adicional, nos museus de pintura de Palekh. O mestre I.I. pintado usando esta técnica. Golikov.
Na terceira etapa, são aplicados pigmentos coloridos, a chamada sobreposição de tinta. Para isso, utilize um pincel de ponta média. A paleta de cores pode ser misturada em inúmeros tons. Se o tom precisar ser aplicado em grandes quantidades, então será usada uma consistência espessa. Para um tom mais transparente, ele é aplicado o mais transparente possível, de forma diluída.
Na quarta etapa, eles começam a fazer a pintura. Para fazer isso, cada elemento e contorno é desenhado em um tom escuro usando um contorno previamente desenhado. Nas árvores, eles fazem bordas de troncos e galhos e desenham o formato das lâminas das folhas. Nas cadeias de montanhas, destacam-se saliências e, na superfície da água, desenha-se um jogo de ondas.
Se houver uma figura humana na miniatura, cada dobra da roupa será desenhada nela. Se houver animais, seus contornos serão destacados. Ao pintar, são utilizadas linhas suaves e macias, de espessura variada. Eles até regulam a pressão da escova.
É importante garantir que a pintura combine com o telhado e não pareça dois elementos diferentes da composição. Na etapa 5, é desenhada a sombra de cada detalhe do desenho. A fusão é feita com um pincel de ponta média para revelar o volume. Vale considerar que o destaque das partes de sombra e luz não precisa ser feito necessariamente com tinta semelhante à do telhado. Esta regra diz respeito principalmente à paisagem.
Por exemplo, se a superfície da água for pintada com cobalto, para enfatizar suas partes de sombra ou áreas entre as ondas, esse espaço será preenchido com ultramarino. A parte mais clara da água é coberta de verde esmeralda com branco. Isso resulta em um brilho de tons diferentes.
Na etapa 6, é concluído o acabamento do corpo humano, elementos de sua vestimenta e outros detalhes da paisagem. Isso dará a todas as linhas da miniatura uma aparência finalizada. Em alguns lugares, são feitas aberturas nos vincos das roupas, a maioria das quais são feitas de ouro. Na sétima etapa, o desenho da cabeça da pessoa e das partes nuas do corpo é concluído.
Iniciantes neste ofício precisam começar com os princípios básicos mais simples da pintura Palekh. Por exemplo, para começar, vale a pena aprender a copiar o ornamento mais simples, que inclui linhas inclinadas, horizontais e curvas.
O objetivo dessa lição será estudar o ornamento e treinar a mão para desenhar linhas de diferentes formas com um pincel afiado. Isso também permitirá que você tenha uma ideia dos recursos desenhados com diferentes pontos fortes. O algoritmo de execução é criado usando linhas auxiliares.
Se tudo for feito corretamente, a versão final do desenho será a seguinte:
A técnica de sua criação:
- Determine a localização do padrão no papel.
- Usando uma régua, desenhe as linhas horizontais auxiliares inferior e superior.
- No lado direito, entre as 2 linhas horizontais, é desenhada uma linha vertical dividida em 5 partes iguais.
- 5 partes iguais são ajustadas ao longo de linhas horizontais e marcadas com pontos.
- Linhas leves auxiliares são traçadas através dos pontos marcados: horizontal e vertical. Devido a isso, a área do desenho deve ser dividida em quadrados.
- O ornamento é desenhado de acordo com as divisões auxiliares.
- À mão, desenhe as linhas horizontais de enquadramento com um lápis e, em seguida, desenhe uma linha central em zigue-zague (da 2ª divisão: de baixo para cima e passando pela 3ª divisão horizontalmente).
- Entre os ziguezagues, desenhe espirais partindo das linhas inclinadas. Graças a isso, as linhas curvas parecem crescer a partir das inclinadas.
- O enfeite finalizado é pintado.
Você pode dominar a pintura Palekh graças às instruções detalhadas de N.M. Zinovieva. Seu manual é composto desde os elementos mais simples até os padrões mais complexos.
A pintura de Palekh, que sobreviveu até os dias atuais, é muito procurada pelos turistas. Suas imagens brilhantes decoram caixas e outros itens de interior. Você pode aprender esse ofício em uma escola de arte. Professores experientes apresentarão técnicas básicas de pintura e ensinarão como usar todas as ferramentas deste ofício.
Vídeo sobre pintura Palekh
Aula magistral sobre pintura de miniaturas de Palekh: