Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Pandas de Crochê, parecem muito simples em termos de tricô. No entanto, artesãos experientes acreditam que é importante que os iniciantes estudem os diagramas e suas descrições antes de começar a trabalhar. Abaixo estão algumas instruções de tricô, dicas e truques para ajudar você a criar adoráveis ​​brinquedos de panda e outros itens.

Materiais e ferramentas para fazer um panda de crochê

Para tricotar pandas amigurumi e outras figuras, é importante escolher o fio certo. O fio deve manter bem sua forma e ter uma certa elasticidade.

A tabela abaixo mostra os nomes e características dos fios utilizados por artesãos experientes:

Nome Características
Algodão e poliacrílico Um fio macio, mas não elástico. O tecido de malha é ligeiramente áspero e mantém bem sua forma. O corpo, a cabeça e os membros dos brinquedos são tricotados com esse fio.
Algodão mercerizado Fios macios com brilho sutil. O tecido fica macio e suave.
Algodão elástico Esse tipo de fio é elástico. É usado para tricotar roupas de bonecas.
Grama Fio de pelo longo. Adequado para imitar a pele de ursos, lebres e outros animais peludos.
Fio de pelúcia O material é levemente elástico, então o enchimento desses brinquedos não deve ser denso. As figuras de tricô são macias e fofas ao toque.

Ao escolher uma agulha, você precisa lembrar que ela deve ser 2 vezes mais fina que a linha. Se a ferramenta for muito grande, os detalhes do produto ficarão rendados e o enchimento sairá pelas aberturas. Os bonecos amigurumi se diferenciam de outros brinquedos de tricô pela sua fofura. Elas são decoradas de uma maneira especial usando materiais adicionais.

O que você pode precisar:

  • olhos de plástico preto e narizes multicoloridos;
  • grandes contas pretas;
  • feltro de cores diferentes;
  • fitas de cetim;
  • fios de fio dental.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Para fixar a decoração, você precisará de uma pistola de cola quente, agulhas de costura e agulhas de bordar com pontas arredondadas.

Símbolos convencionais em diagramas

O corpo, a cabeça e as patas dos animais são tricotados com pontos baixos. Em diagramas gráficos, essas colunas são indicadas por uma barra vertical (|). Quando for necessário dar uma laçada, a linha vertical será cruzada na parte superior por uma linha horizontal curta.

Há tantos laçadas quanto linhas horizontais. Os loops de ar são indicados por um pequeno círculo vazio (○), e um anel de loops de ar por um círculo grande. Aumentos e diminuições são claramente visíveis nos diagramas. No primeiro caso, sairão 2 colunas de 1 ponto, no segundo, ao contrário, será pulado 1 laço.

Master class para iniciantes em tricô amigurumi panda crochê

O panda amigurumi, assim como outras figuras neste estilo, é feito em crochê em círculo, sem subidas e laçadas de conexão entre as carreiras. Os brinquedos acabados em fotos na Internet parecem simples, mas artesãos experientes acreditam que determinar o número de voltas e linhas "a olho" é muito difícil. Por esse motivo, os iniciantes devem entender como ler diagramas gráficos para concluir o trabalho corretamente.

Além dos desenhos com símbolos, é importante ficar atento às descrições dos textos. Ao ler, fica mais fácil navegar pela obra, é mais fácil corrigir erros, pois todas as etapas são descritas em ordem. Abaixo estão instruções detalhadas sobre como fazer um panda amigurumi em crochê.

Para trabalhar você precisará de:

  • material de enchimento (hollowfiber, algodão ou retalhos de tecido);
    Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes
  • anzol nº 2 ou 2,5 (dependendo da espessura do fio)
  • tesoura;
  • olhos para brinquedos com fechos ou contas;
  • uma agulha de bordar grossa e fio dental preto;
  • agulha de costura e linhas de costura finas nas cores preta e branca;
  • fio preto e branco (algodão poliacrílico ou mercerizado).

Para este trabalho a autora utilizou o fio Vita cotton “Rivera”. O brinquedo tinha 12 cm de altura. Se o fio for mais grosso/fino, você precisa levar em consideração que o tamanho do produto também aumentará/diminuirá.

Cabeça

O panda de crochê (o diagrama e a descrição ajudarão os iniciantes a fazer um brinquedo de crochê com as proporções corretas) é feito a partir da cabeça. As figuras de amigurami diferem de outros produtos por seus formatos especiais. As cabeças de todos os animais devem ser ligeiramente maiores que o normal. A cabeça grande faz com que o brinquedo pareça mais fofo e charmoso.

Como fazer uma cabeça de panda em crochê:

  1. Para não deixar um buraco na parte superior, comece com um anel de amigurami, fazendo 6 pontos baixos com linha branca. Aperte o círculo com cuidado.
  2. A próxima corrente consiste em 6 aumentos. Ou seja, você precisa tricotar 2 pontos baixos em 1 laçada.
  3. Tricotar 1 ponto baixo e fazer 1 aumento. Tricotar assim até o final da carreira. Esta combinação deve ser repetida 6 vezes. Você obterá 18 loops.
  4. Na 4ª corrente, assim como na 3ª, você precisa alternar o aumento com 2 pontos baixos. Número de laçadas no final da carreira – 24.
  5. Por analogia, você precisa tricotar até a 8ª carreira, aumentando em 1 a cada vez o número de pontos baixos na combinação. Repita os passos 6 vezes. Ou seja: na 5ª carreira você precisa alternar 3 pontos baixos e 1 aumento (6 vezes até o final da correntinha), na 6ª carreira já deve ter 4 pontos baixos e 1 aumento, e assim por diante.
  6. Na carreira 9 deve haver 48 laçadas. Você precisa tricotar até 15 correntes com colunas sem laçadas nem aumentos.
  7. A partir da carreira 16, as laçadas começam a diminuir. Aqui a combinação consiste em 6 pontos baixos e 1 diminuição. Em cada linha seguinte, você deve remover 1 coluna.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

A carreira 21 é a penúltima carreira, ela tem 12 laçadas. O enchimento é colocado através do furo na base da cabeça. Resta fazer 22 correntes de diminuições para reduzir o número de laçadas para 6 e apertar o anel.

Focinho

Esta é uma parte separada, por isso é preenchida e depois costurada na cabeça com uma agulha de costura e linha branca simples:

  1. Faça um anel amigurumi com 6 pontos baixos e arremate.
  2. Tricotar uma carreira de aumentos para fazer 12 laçadas.
  3. Alterne 1 ponto baixo e 1 aumento 6 vezes até o final da corrente.
  4. Tricotar 18 pontos baixos, dar um nó e cortar o fio.

Se o panda tiver um nariz de plástico com suporte rosqueado, você precisará instalá-lo primeiro e depois adicionar o enchimento. Você pode costurar o focinho na cabeça e depois bordar o nariz com fio preto.

Manchas nos olhos

Tricotar com fios pretos. O anel amigurami de 3 colunas é unido e 4 carreiras são tricotadas com aumentos em círculo. Tricotar o 2º ponto da mesma maneira. O resultado são círculos planos que são costurados na cabeça com linhas de costura pretas usando um ponto invisível.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Se você escolheu olhos em uma montagem para seu trabalho, eles precisam ser instalados antes de costurar os pontos e a cabeça.

Ouvidos

Estas são 2 peças que são tricotadas da mesma maneira, com linha preta:

  1. Faça um anel amigurumi com 6 pontos baixos e aperte.
  2. Tricotar uma carreira de aumentos para obter 12 laçadas.
  3. Alterne 1 ponto baixo e 1 aumento 6 vezes até o final da corrente.
  4. Alterne 6 vezes 2 pontos baixos e 1 aumento.
  5. Dobre a peça ao meio, faça 12 pontos baixos e fure os dois lados com a agulha.

Cada orelha é dobrada em um semicírculo, 3 fileiras são contadas a partir do topo da cabeça do panda e costuradas. A segunda borda da peça é colocada cerca de 8 carreiras a partir do topo da cabeça.

Corpo

O corpo do brinquedo é tricotado de baixo para cima, com linha branca:

  1. O anel amigurami é feito com 6 pontos baixos e apertados.
  2. Tricotar 6 laçadas com aumentos.
    Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes
  3. Até o final da corrente, alterne 1 ponto baixo e 1 aumento 6 vezes. Tricotar mais 7 carreiras da mesma maneira, adicionando 1 coluna a cada combinação.
  4. Das carreiras 8 a 13, tricote 42 pontos baixos e aumente.
  5. Na 14ª corrente, comece diminuindo alternando 8 pontos altos (cujo número deve ser diminuído em 1 a cada carreira) e 1 diminuição, tricote 1 combinação 6 vezes até o final da carreira.
  6. Na carreira 20, você precisa trocar o fio branco por preto e continuar tricotando com diminuições até restarem 12 laçadas na carreira.
  7. Encha o corpo com enchimento.
  8. Tricotar a última carreira com diminuições para obter 6 laçadas. Aperte o anel.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Conecte o corpo e a cabeça costurando-os com linhas. Parte superior do corpo onde as últimas correntinhas são tricotadas com fio preto.

Pernas traseiras

Um panda de crochê (diagrama, descrição passo a passo do trabalho ajudará iniciantes a fazer 2 elementos idênticos) pode ser feito em diferentes posições, por exemplo, em pé ou sentado. Seguindo as instruções abaixo, você pode tricotar patas traseiras "universais". Seu formato se adapta a qualquer posição do brinquedo, o principal é costurá-los corretamente ao corpo.

Como tricotar:

  1. Usando linha branca, faça um anel de amigurumi com 6 pontos altos e aperte.
  2. Tricotar uma carreira de 6 aumentos.
  3. da 3ª à 6ª carreira, tricote pontos altos alternados e 1 aumento de 6 vezes. Na 3ª carreira você precisa fazer 4 colunas, na 4ª – 3. Reduza o número de colunas em cada corrente.
  4. Tricotar 1 carreira com pontos baixos e aumentos.
  5. Troque o fio branco por preto. Tricotar 2 carreiras de pontos baixos.
  6. Agora você precisa fazer diminuições, mas não em círculo, mas ao longo da parte superior da perna. Tricotar 5 carreiras.
  7. Quando o furo muda de posição em relação à borda da peça de trabalho, você precisa preencher a parte mais convexa com enchimento.
  8. As próximas 10 carreiras precisam ser tricotadas com diminuições.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Quando restarem 12 laçadas no trabalho, você precisa colocar o enchimento na perna, tricotar a última carreira de diminuições e apertar o anel.

Patas dianteiras

Você precisa tricotar 2 peças idênticas com fio preto. O trabalho começa com um anel amigurami de 6 pontos baixos.

Como tricotar mais:

  1. Tricotar uma carreira de 6 aumentos.
  2. A partir dessa corrente, tricote 12 pontos baixos em 6 carreiras.
  3. Na 7ª carreira, repita a combinação 4 vezes: 1 ponto baixo e 1 diminuição.
  4. Para ajudar a peça a manter seu formato, você precisa colocar um pouco de enchimento dentro.
  5. Tricotar 8 pontos baixos das carreiras 8 a 11.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Dobre a peça ao meio e tricote ao longo da borda, fazendo 2 furos, 2 pontos baixos, 1 diminuição e 1 ponto baixíssimo.

Conexão das patas e do corpo

Outra característica importante das figuras de amigurami são os membros móveis. O ideal é que elas sejam fixadas em dobradiças especiais, mas são difíceis de obter e instalar. É por isso que as patas do panda precisam ser costuradas de uma maneira especial. Artesãos experientes não recomendam usar o mesmo fio com que o brinquedo é tricotado. Ele se desgastará rapidamente e os membros cairão. É melhor usar uma linha de pesca de náilon ou entrelaçar fio dental no fio. Para prender os fios com segurança, você precisará de botões ou contas pretas lisas.

Todas as 4 patas são costuradas juntas. Como inserir a agulha corretamente:

  1. Vire o brinquedo de modo que a parte da frente fique voltada para você. Insira a agulha e a linha pelo lado onde a perna traseira direita deve ficar. Dê um nó na ponta do fio.
  2. Solte a agulha do lado oposto. Passe a agulha pela parte superior da perna traseira esquerda de modo que a agulha saia no meio da peça. Coloque uma conta e insira a agulha na pata, a 2-3 mm da saída. Puxe cuidadosamente a peça em direção ao corpo.
  3. Leve a agulha para o lado oposto e passe-a pela parte superior da perna traseira direita. Coloque uma conta e passe a agulha pela pata. No corpo, você precisa apontar a agulha para cima e passá-la pelo lado direito dentro do brinquedo, até o local onde a pata dianteira direita deve ser fixada.
  4. Agora você precisa puxar a linha através do peito do panda e puxar a agulha para fora do lado onde a pata esquerda será presa. Passe a agulha e a linha pelo meio da parte superior da peça, coloque uma conta e insira a agulha no corpo, furando a patinha por todo o corpo. Puxe a peça levemente.
  5. Passe a linha pelo peito do brinquedo novamente para o lado oposto. Remova perfurando a pata direita. Passe a conta, retorne a agulha ao corpo e passe-a por cima do ombro direito do panda. Dê um nó e corte o fio.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

É importante usar uma agulha de bordado longa com ponta arredondada. É fácil se machucar com uma agulha de costura afiada, e ela também pode romper o fio com o qual os brinquedos são tricotados, e as peças começarão a se desfazer.

Cauda

A cauda pode ser feita de um pompom. Enrole um fio preto em volta de um garfo de mesa comum, amarre-o no meio, entre os dentes, e corte o enrolamento ao longo das bordas. Solte o pompom e corte os fios que estiverem muito longos. Costure no brinquedo.

Acabamento das patas

Para deixar o panda mais charmoso, você precisa trabalhar em pequenos detalhes, decorar as patas e adicionar enfeites. Os artesãos de amigurumi decoram as patas dos animais de tricô de diferentes maneiras.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes
Panda de crochê. Esquema de acabamento de patas.

Abaixo estão as opções mais simples. Você precisará de feltro preto, linhas de bordar e agulhas.

Dedos

Nas patas dianteiras você precisa marcar 3-4 dedos.

Isso é feito usando uma linha preta e uma agulha:

  1. Dê um nó na ponta do fio e prenda-o ao tecido de malha na parte interna da pata.
  2. Fure a pata e faça um ponto de 1 a 2 cm para cima na parte externa.
  3. Puxe a agulha para fora, por baixo. Na parte interna da pata, prenda a linha com um ponto curto e repita o passo 1.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

1 ponto dividirá a pata em 2 partes. Quanto mais pontos, mais dedos você terá na pata.

Solas

Do feltro você precisa cortar 2 círculos com 3 cm de diâmetro e 4 círculos com 1 cm de diâmetro. Costure-as nas patas traseiras assim. Para que os círculos grandes imitem os calcanhares e os pequenos imitem os dedos dos pés. O brinquedo também pode ser decorado com fitas de cetim, miçangas ou strass.

Padrões de panda de crochê

O panda de crochê (o diagrama e a descrição ajudarão os iniciantes a fazer o produto de forma organizada e correta) é feito com diferentes fios e pode ter formatos incomuns. Abaixo estão instruções curtas para tricotar figuras com fios de amigurami populares, bem como descrições de outros itens em formato de panda.

Amigurumi de lã de pelúcia

O fio de pelúcia é volumoso e brinquedos grandes de 25 a 50 cm são tricotados a partir dele. Você pode tricotar um panda usando o mesmo padrão fornecido acima.

Apenas 3 pontos precisam ser alterados:

  1. Faça anéis de amigurumi não com 6, mas com 9 pontos altos.
  2. Tricotar as orelhas em semicírculo, sem dobrar ao meio. O fio mantém bem seu formato, e um pedaço dobrado ao meio parecerá muito grande.
  3. Para costurar o focinho, as orelhas e as pintas dos olhos, use lã. A pelúcia é macia e seu pelo pode ser facilmente pressionado sob a linha de costura. Todos os pontos ficarão visíveis.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Também é importante lembrar que esse tipo de linha é elástica, então o enchimento do brinquedo não deve ser muito denso.

Amigurumi de grama

A grama é um fio com pelo. Artesãos experientes recomendam escolher um fio com uma composição mais natural, porque os brinquedos feitos com ele acabam sendo mais simbólicos e elegantes. Com grama você pode tricotar um panda amigurumi de 12 a 25 cm e mais.

O padrão de tricô é quase o mesmo do acima, mas você precisará fazer algumas pequenas alterações:

  1. É difícil tricotar peças pequenas de grama, então os iniciantes não precisam tricotar o rosto do panda separadamente. A cabeça precisa ser preenchida com um pouco menos de enchimento do que o planejado. Em seguida, aperte o focinho, inserindo uma agulha com linha branca primeiro pela borda direita e depois trazendo-a para fora, abaixo do olho direito. Insira novamente abaixo do olho esquerdo e saia pela borda inferior do focinho. Aperte e prenda a rosca.
  2. As manchas nos olhos também não precisam ser tricotadas. Os olhos de plástico ficarão “escondidos” no pelo do brinquedo. Portanto, é mais fácil cortar manchas nos olhos de feltro.
  3. As partes do brinquedo precisam ser costuradas com fio. Porque as linhas de costura ficarão bem visíveis na grama.

Por fim, o panda precisa ser escovado delicadamente com uma escova mais lisa para deixar o pelo com aparência mais natural.

Amigurumi de veludo

O fio de veludo é muito semelhante ao fio de pelúcia, mas tem uma textura mais áspera e é menos elástico. Você pode tricotar um panda seguindo a descrição padrão, sem nenhuma alteração. Para montar o brinquedo, você precisa usar a mesma linha com a qual ele foi costurado.

Chaveiro

Para o trabalho é melhor usar fios de algodão grossos, eles mantêm bem a forma e duram mais.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Como fazer um chaveiro de panda em crochê:

  1. Tricote uma bola como base para a cabeça. Em vez de 6 colunas, deve haver 3 no anel de amigurami.
  2. O tricô de 2 orelhas começa com um anel amigurami de 3 colunas. A próxima carreira é tricotada a partir de aumentos, e depois mais 2 carreiras com pontos baixos simples.
  3. Tricotar pontos para os olhos em até 4 carreiras, com linha preta.
  4. Borde o nariz com fio preto.

Costure todas as partes na cabeça e decore os olhos com miçangas. Faça um laço no topo da cabeça para prender um anel às suas chaves.

Garota panda de vestido

Para transformar um urso preto e branco em uma garota panda, tudo o que você precisa fazer é tricotar um vestido.

Como tricotar:

  1. Meça a circunferência da barriga do panda e faça uma corrente de alças de ar cujo comprimento será igual a essa circunferência.
  2. Tricotar 3-4 carreiras com colunas com 1 laçada.
  3. Linha 5: tricotar pontos baixos.
  4. Depois comece a fazer aumentos para que a bainha do vestido fique mais larga e volumosa.
  5. Tricotar no comprimento desejado.

Em seguida, coloque o vestido no panda e costure as alças usando pontos do mesmo fio com que todo o vestido foi tricotado.

Chapéu de bebê

É muito fácil tricotar um gorro em formato de panda. Você pode usar o molde de um gorro infantil comum com gravatas como base e tricotá-lo com linha branca.

Panda de crochê. Padrões, descrição de fios de pelúcia, grama, veludo para iniciantes

Tricote as orelhas, as pintas e os olhos com fio preto. O nariz é cuidadosamente bordado ou colado.

Kung Fu do Urso de Bambu

Você pode fazer um brinquedo de crochê no formato de um personagem do famoso desenho animado "Kung Fu Panda". A base do padrão de tricô é a mesma descrita acima.

Há alguns detalhes que precisam ser alterados:

  1. O focinho do panda deve ser um pouco mais largo. Para entender qual formato é necessário, você deve observar as imagens do herói.
  2. A barriga e os braços precisam ser maiores, e as pernas, ao contrário, um pouco menores.
  3. O herói precisa de calças. Elas podem ser tricotadas separadamente, ou você pode mudar a cor do fio conforme trabalha no meio das pernas e na parte inferior do corpo.
  4. O panda do desenho animado tem olhos verdes.

Um urso de bambu pode ser tricotado com fios de algodão ou veludo.

Chocalho redondo

Para fazer um chocalho, você precisará de um anel de plástico, um recipiente para ovos de chocolate e trigo sarraceno. O cereal deve ser despejado no recipiente amarelo de modo que ele faça barulho. Tricote a cabeça do panda com orelhas, focinho e pintas nos olhos. Na hora de rechear, coloque o ovo Kinder dentro, junto com o recheio. Decore a cabeça e cole os olhos e o nariz. Amarre o anel ao meio com linha preta e costure a cabeça no meio da gravata.

Botinhas de panda adormecidas

Com linha preta, tricote a sola e as laterais das botinhas, de acordo com o tamanho do pé da criança. Em seguida, tricote 2 círculos idênticos com linha branca. O tamanho deve cobrir a ponta das botas. Costure círculos brancos nas botas. Depois, usando linha preta, borde os olhos e o nariz do panda dormindo nos círculos.

Faça 2 laçadas nas orelhas. Os diagramas e descrições ajudarão os iniciantes a entender como fazer brinquedos de crochê corretamente. É importante que todas as proporções sejam observadas e que as partes pareadas sejam idênticas. Conforme seu nível de habilidade aumenta, você será capaz de tricotar não apenas pandas, mas também outros ursos, mudando a cor dos fios.

Vídeo sobre como fazer um panda de crochê

Como fazer um panda em crochê:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho