A melhor maneira de preservar conchas como lembranças agradáveis da praia e do banho de mar é por meio de artesanato. Lembranças feitas de material marinho são duráveis e bonitas.
Preparando as conchas
Os artesanatos feitos com conchas são feitos com as próprias mãos, após o material ter sido cuidadosamente preparado para o trabalho. A preparação inclui várias etapas.
Limpeza
Se a pia estiver morta, ela pode ser limpa das seguintes maneiras:
- Deixe a casca dura dos invertebrados de molho em água limpa por 1 semana. O líquido dissolverá qualquer sujeira na superfície. Recomenda-se trocar a água diariamente. Após o procedimento, é aconselhável ferver o material.
- Use água sanitária. Este produto ajudará a remover sujeira e crescimentos dentro da concha. Para preparar a composição, é necessário adicionar água sanitária à solução aquosa; as proporções dos componentes devem ser iguais.
Mergulhe a matéria-prima no extrato líquido, espere até que a película se descole e então retire-a. Finalize a limpeza dos resíduos com uma escova de dentes. Lave e seque os moluscos limpos.
- Usando pasta de dente. Aplique a massa gelatinosa em todos os lados da concha e deixe agir por 5 a 8 horas. Quando a mástique endurece ou fica pegajosa, é necessário limpar a peça de trabalho com uma escova macia desnecessária e água morna limpa. Por fim, você pode enxaguá-los em água corrente.
- Caso haja moluscos secos na concha, recomenda-se esfregá-los com uma escova macia ou um dispositivo com cerdas finas de metal. Essa tecnologia será mais eficaz se a peça de trabalho for limpa ou encharcada previamente.
Métodos para remoção de tecido orgânico de conchas:
- A casca precisa ser fervida, então a matéria orgânica ficará macia e fácil de remover.
Para isso, você deve colocar a matéria-prima em um grande recipiente de alumínio, enchê-lo com água da torneira de modo que o líquido cubra os moluscos em 5 cm. Deixe a mistura ferver e mantenha no fogo por 5 a 10 minutos. Depois, retire as cascas duras com uma pinça e coloque-as sobre uma toalha quente. Puxe cuidadosamente o interior com uma pinça.
- Uma tecnologia mais segura envolve enterrar o material no solo. Neste caso, os insetos comem os tecidos internos.
No local escolhido, você precisa cavar um buraco espaçoso de 50-60 cm de comprimento. Distribua as conchas uniformemente, de modo que haja alguma distância entre elas, e então enterre o buraco. Recomenda-se manter os preparados naturais no solo por vários meses. Depois de retiradas do solo, as conchas devem ser enxaguadas e secas.
- O congelamento destruirá os restos dos animais e facilitará o processo de remoção. Para isso, as conchas são colocadas em um saco com fecho zip-lock. Despeje água limpa no saco até que os itens estejam completamente cobertos.
Coloque o pacote no congelador por vários dias. Após o tempo especificado, retire o recipiente e descongele seu conteúdo. Extraia matéria orgânica da casca.
Processamento
Durante o processamento do esqueleto externo dos moluscos, são realizadas as seguintes ações:
- Para remover pequenas rachaduras e lascas, é necessário lixar a superfície da concha com uma lixa ou um bloco de lixa. Se você não tiver essas ferramentas, uma pedra-pomes ou uma lixa de unha servirão.
- É necessário esfregar cada preparação marinha com óleo mineral para garantir brilho e melhor conservação. Para isso, recomenda-se a utilização do produto universal WD-40. É melhor usar luvas ao trabalhar com o produto.
- Borrife as pias. Para isso, é adequado um esmalte de poliuretano fosco ou transparente. Primeiro, você precisa cobrir um lado do produto e deixá-lo secar por 1 dia, depois repita os mesmos passos no outro lado.
Revestimento de verniz
Para dar um brilho brilhante às pias, elas precisam ser envernizadas.
As seguintes ferramentas são adequadas para isso:
- Verniz acrílico (incolor ou perolado) é aplicado à casca dura com um pincel comum de artista. A composição seca rapidamente. Ao mesmo tempo em que pinta, você pode decorar o produto com glitter solto, o que dará volume e textura ao artesanato.
- Verniz aerossol Pode ser transparente ou com glitter dourado e prateado. Recomenda-se trabalhar com esse pulverizador ao ar livre ou em áreas especiais e bem ventiladas.
Perfuração de furos
Alguns artesanatos com conchas exigem furos para serem feitos. Eles não são difíceis de fazer, mas a dificuldade é que a casca pode delaminar ou rachar. É importante lembrar: quanto mais fina for a concha dura do molusco, menor deverá ser o furo feito.
Existem dois métodos para fazer um recesso passante em uma pia:
- Com uma furadeira ou chave de fenda. Para fazer isso, você precisa selecionar uma broca (d. 0,8-2 mm). Coloque o manto marinho de calcário sobre uma tábua plana de plástico ou madeira e prenda-o com fita adesiva. O furo é perfurado diretamente através da fita adesiva. Esta etapa evitará que a peça de trabalho se parta.

- O método manual envolve o uso de um martelo ou um prego. Cubra a pia com fita adesiva e faça uma marca na parte interna dela. Em seguida, coloque o prego no ponto marcado e bata suavemente com um martelo para criar uma depressão inicial.
Em seguida, a haste fina deve ser balançada de uma extremidade à outra, expandindo assim o furo até o diâmetro selecionado. O prego pode ser substituído por uma agulha de tricô ou um raio.
Pintura de conchas
Os artesanatos feitos com conchas são branqueados ou pintados. Antes da decoração, a pia geralmente é tratada com um primer, aplicando-o diretamente na superfície dura convexa, enquanto seu relevo é desenhado mais claramente sob a cal.
Durante o processo de pintura, você precisará de vários pincéis, desde os largos (para retoque completo do molusco) até os finos (para desenhar inclusões e linhas).
As seguintes ferramentas são adequadas para pintar conchas:
- Acrílico, que é preferencialmente despejado na paleta em pequenas quantidades, adicionando pequenas doses conforme necessário. A composição acrílica seca rapidamente. Até secar, ele pode ser facilmente apagado, caso contrário, a cor é corrigida aplicando outro tom por cima.
- Cal destinada à pintura de cerâmica ou porcelana.
- O aerossol é prático e ajudará você a dar rapidamente ao seu artesanato os tons escolhidos.
- Folha de ouro.
- Guache. As crianças podem lidar com isso facilmente.
- Pintar com marcadores permanentes é adequado para iniciantes.
Decoupage de conchas
Poucas pessoas sabem que conchas podem ser decupadas, e esse processo não é diferente de decupar outros itens.

Processo de decoração passo a passo:
- A superfície da estrutura rígida é preparada ou coberta com tinta acrílica.
- O próximo passo envolve colar os segmentos de guardanapo de papel desejados no esqueleto do molusco. A cola PVA é adequada para isso. Primeiro, você deve revestir o espaço marítimo com adesivo, colocar papel sobre ele e, em seguida, tratar a superfície novamente com um pincel e cola.
- Por fim, cubra o artesanato com verniz acrílico ou uma composição especial para decoupage.
Costureiras iniciantes podem praticar suas habilidades na decoração de lembrancinhas de conchas usando decoupage.
Incrustação de strass
Os artesanatos incrustados com strass têm uma aparência rica. Para o procedimento de decoração, você precisará de uma cola especial para fixar as pedras brilhantes, bem como um lápis magnético ou uma pinça para pegar as partes em miniatura. Você pode organizá-los na concha dura na ordem que desejar.
Este processo é bastante trabalhoso, sendo aconselhável que iniciantes pratiquem em enfeites simples e pequenos moluscos. Correntes de strass são mais fáceis de colar porque você não precisa prender cada conta separadamente.
Flores de conchas
Artesanatos feitos com conchas envolvem fazer inflorescências.
Aula magistral sobre como fazer uma pintura com composição floral:
- Prepare uma moldura de tamanho médio, de preferência no formato A4. Se houver vidro, ele deve ser removido.
- Insira uma folha de papel colorido ou cartolina azul claro como base.
- É necessário apresentar a composição futura em termos gerais. É melhor delinear esquematicamente as áreas onde as inflorescências estão localizadas com um lápis simples.
- Então você precisa pegar uma concha torcida e oblonga. Coloque uma gota de cola quente na ponta (onde os cachos estão localizados) e cole 3 conchas planas.
- A próxima camada de conchas é disposta em um padrão xadrez.
- De maneira semelhante, forme várias camadas de pétalas, colando pedaços maiores em cada fileira subsequente.

- Coloque os brotos resultantes em uma folha de papelão e cole-os com uma pistola de cola quente.
- Entre as inflorescências, cole pequenos galhos e pequenas conchas em vez de folhas.
- Cole pequenos strass em cima das folhas; isso adicionará elegância e brilho ao produto.
Decorando um vaso de flores
O princípio de decorar um vaso de flores com conchas consiste nas seguintes etapas:
- Antes do trabalho, é recomendável lavar e desengordurar bem as conchas duras dos moluscos.
- As peças devem ser fixadas na superfície do vaso usando cola de construção, que tem alta viscosidade e seca rapidamente.
- Para melhor adesão, o adesivo é aplicado nos blanks das conchas e no recipiente.
- Após a cobertura com a pasta, os elementos decorativos devem ser pressionados contra as paredes do vaso e mantidos por alguns segundos.
- Os padrões das conchas são dispostos em ordem aleatória.
- Por fim, os espaços vazios podem ser retocados com tintas acrílicas ou uma mistura de PVA e cimento (consistência de creme de leite). A composição deve ser aplicada com pincel.
Decorando molduras e pinturas com conchas
Instruções passo a passo para decorar molduras de fotos ou pinturas com conchas:
- Se você não estiver satisfeito com a cor da moldura, ela pode ser pintada no tom desejado.
- Conchas de diferentes tamanhos, desde peças em miniatura até elementos grandes, são classificadas por tamanho para facilitar a formação do artesanato.
- Aplique cola na estrutura e comece a dispor os componentes.
- A primeira fileira é feita de pedaços pequenos e médios de conchas ao longo do perímetro da base.
- Recomenda-se então colar as conchas maiores dos moluscos. Você pode experimentar variações de layout com antecedência e escolher a que for mais bem-sucedida.
- Se for utilizada cola epóxi no processo de trabalho, o artesanato acabado deverá ser seco por 8 horas.
- Por fim, os espaços entre os pedaços maiores são preenchidos com conchas menores.
- Se desejar, o produto pode ser decorado com estrelas do mar e pérolas.
Velas e castiçais
As conchas lembram castiçais em sua configuração.
Tecnologia passo a passo para fazer velas:
- Retire cuidadosamente as pequenas lâmpadas de parafina do molde de lata, junto com o pavio. Separe-o da vela.
- Fixe cada flagelo com fita dupla face ou cola PVA no meio das conchas grandes dos moluscos.
- Depois a parafina deve ser derretida. Isso pode ser feito usando um secador de cabelo ou colocando as velas em um fogão aquecido, tomando cuidado para que as matérias-primas não queimem. Outro método envolve ferver água em uma panela, reduzir o fogo para baixo e então mergulhar as lâmpadas de parafina nela.
- Depois que a cera derreter, retire os moldes do fogo.
- Proteja a superfície de trabalho com jornal ou papel.
- As conchas são preenchidas com parafina usando palitos ou pinças chinesas.
- Se as cascas estiverem instáveis, é aconselhável colocá-las nas células de uma bandeja de ovos e fixá-las com plasticina que não deixe marcas.
- Deixe as velas prontas descansarem por 20 a 25 minutos.
Lindas joias e bijuterias
Os artesanatos feitos com conchas com as próprias mãos parecem originais na forma de joias e decorações diversas.

Tecnologia passo a passo para fazer brincos:
- Selecione o formato de concha desejado para o produto.
- Faça um furo na parte superior dos blanks com uma agulha grossa e fazendo movimentos de rotação.
- Se necessário, pinte os brincos na cor desejada e deixe-os secar.
- Cubra a superfície das decorações com verniz.
- Por fim, coloque os fios auriculares.
Design de colar simples:
- Selecione conchas adequadas. Elas podem ser de tamanho médio, com uma tonalidade incomum, ou de tamanho pequeno.
- Recomenda-se decorar as contas com outros elementos decorativos – miçangas, pedras, inflorescências.
- Como fio, você deve usar uma corrente de prata, arame fino, linha de náilon, cordão de linho ou barbante.
- Em cada superfície dura do molusco, faça uma marca e, neste local, fure a parte de dentro com uma furadeira ou faça um recesso passante com um prego e um martelo.
- Coloque um anel de conexão em cada concha. Para fazer isso, você precisa abrir as pontas do anel com um alicate de ponta, enfiá-lo no furo perfurado e mover as bordas de metal novamente. Para variar, você pode anexar contas e várias conchas em cada anel.
- Depois, você precisa amarrar os espaços em branco no cordão na ordem desejada (simetricamente ou para criar assimetria).
- As pontas do colar são simplesmente amarradas ou presas com fechos especiais.
Artesanato de conchas para crianças
Recomenda-se que as crianças façam apliques com conchas ou decorem figuras de plasticina com elas.
Crianças maiores poderão criar artesanatos complexos a partir de conchas duras de moluscos, no formato de animais tridimensionais.
Animais
O artesanato mais simples é um rato, uma aula magistral sobre como fazê-lo:
- Pegue a concha de uma rapana e coloque-a com a abertura voltada para baixo e a ponta afiada apontando para a frente.
- Cole 2 conchas redondas no topo do futuro animal; elas servirão como orelhas.
- A parte afiada se projeta como um focinho e prende uma conta preta em sua ponta.
- Prenda um cordão na parte de trás do produto em forma de rabo.
- Cubra o rato acabado com verniz e, por fim, cole os olhos.
Sapo
Materiais necessários:
Nome | Quantidade, unid. |
Conchas simples idênticas de tamanho médio | 2 |
Conchas grandes | 2 |
2 pequenas conchas duras | 4 |
Pistola de cola | 1 |
Formação passo a passo de um sapo:
- Para o corpo, pegue duas conchas médias e prenda-as com uma pistola de cola.
- Para a cabeça, cole 2 conchas grandes de modo que fiquem ligeiramente abertas, como se o sapo estivesse coaxando. Conecte as duas partes.
- Para as pernas superiores e inferiores, pegue 2 conchas pequenas e duras e cole um par na parte inferior em 2 lados, e o segundo par nas laterais do corpo.
- Cole 2 detalhes exclusivos em formato de concha na cabeça com cola no formato de olhos, para que eles criem volume.
- Pinte o artesanato finalizado de verde e cole contas escuras em miniatura nos olhos.
Enviar
Você pode fazer um artesanato em formato de navio usando conchas com suas próprias mãos.
Tecnologia de implementação passo a passo:
- Primeiramente, é aconselhável desenhar um diagrama do vaso no papel para ter uma ideia de quanto material será necessário.
- Coloque uma fileira de conchas de tamanhos diferentes verticalmente em forma de pirâmide, ao mesmo tempo cubra um palito com cola e coloque as partes preparadas sobre ele, depois seque a estrutura.
- A vela formada deve ser fixada em uma base grande de concha, enquanto o espeto deve ser fixado com Supercola dentro da concha.
- Faça a 2ª vela da mesma forma e prenda-a na base.
- Cole um palito longo ao longo do corpo. A base também é decorada com miçangas ou 2 pequenas conchas de moluscos.
- Recomenda-se fixar mais 2 conchas grandes na popa, perto da vela.
- Por fim, pegue uma fita ou corrente brilhante e enrole-a ao redor do mastro.
- Para estabilidade, o navio deve ser preso a uma pedra larga e plana ou a uma prancha de madeira.
Galinha
Você pode fazer uma galinha com cascas.
Processo passo a passo para fazer frango:
- Para o corpo e a cabeça, pegue duas conchas médias comuns e cole-as.
- Insira um molusco em formato de leque em um dos pares na parte superior arredondada para fazer uma cauda e prenda fios vermelhos curtos na parte superior da outra parte para a vieira.
- Cole pequenas conchas em ambos os lados do corpo para servirem de asas.
- Cole as duas partes preparadas para formar um frango.
- Para estabilidade, cole toda a estrutura na superfície dura do molusco.
- Por fim, fixe a peça ocular finalizada.
Aplicações infantis
As conchas também são usadas com sucesso em apliques.
Aula magistral sobre como fazer apliques com peixes:
- Para garantir que a rocha de concha se fixe bem, é aconselhável usar lona ou papelão grosso.
- Pinte a base com tinta azul do fundo do mar. Uma esponja ou uma escova grossa servirão para isso. É desejável que a pintura não seja uniforme.
- Deixe o artesanato secar.
- Cole conchas grandes no formato de corpos de peixes na tela.
- Prenda as conchas menores aos pedaços maiores usando cola — na parte de trás como caudas e nas laterais como barbatanas.
- Cole os olhos prontos, você pode fazê-los de papel ou plasticina.
- Desenhe uma boca vermelha brilhante no peixe e algas verdes no fundo.
A natureza fornece à humanidade materiais que podem ser usados para fazer diversos artesanatos com suas próprias mãos. O processo de decorar itens com conchas será fascinante. É aconselhável envolver as crianças na atividade, pois assim a atividade conjunta unirá a família.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer artesanato com conchas
Artesanato com conchas (com fotos):