Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

A técnica de arte em papel é bastante nova, mas já um tipo de artesanato que ganhou imensa popularidade, criado em 2006 pela artesã Tatyana Sorokina, e representando a decoração de pratos, a criação de vários painéis e pinturas usando guardanapos de papel torcidos de uma determinada maneira.

Os produtos acabados obtidos como resultado do trabalho assemelham-se a itens requintados, antigos, como se fossem feitos de metal ou vidro, itens de luxo por meio de forja, escultura ou estampagem, sem exigir grandes gastos.

Características gerais

A técnica de arte em papel pode ser usada para decorar qualquer superfície, e ela mesma é traduzida do inglês como “arte em papel”, indicando justamente o elemento principal utilizado na obra.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

Essa tendência, que surgiu em 2006, é caracterizada pelo uso de “bandeiras” especialmente torcidas de guardanapos de papel de duas ou uma camada para criar várias texturas que imitam com precisão trabalhos mais caros e que exigem mais energia – bordados, metal-plástico, relevo, escultura em madeira.

A principal vantagem da técnica é a possibilidade de sua aplicação em praticamente qualquer superfície para decorar e atualizar utensílios antigos de cozinha, itens de madeira e garrafas de vidro.

Usando elementos que imitam a forja de metal, artesãos experientes podem transformar uma caixa de sapatos de papelão em um baú antigo, criar relógios exclusivos, pratos ou estatuetas decorativas.

A técnica de pipe art também é usada para criar diversos painéis e pinturas em bases de papelão, madeira ou vidro.

Essa técnica artística não tem semelhanças com a decoupage, pois envolve a criação de um padrão tridimensional completamente novo a partir de flagelos de papel, sem usar ornamentos e desenhos já aplicados à superfície de trabalho.

História

Pela primeira vez, tais produtos foram apresentados em 2006 em uma exposição de arte infantil e, posteriormente, a técnica popular começou a ser ensinada com sucesso em escolas de arte, graças aos livros didáticos compilados diretamente por sua fundadora, a chefe do estúdio Aquarelle, Tatyana Sorokina.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

Segundo a própria mestre, a ideia da técnica surgiu completamente por acidente, quando durante uma das aulas no estúdio de arte infantil "Akvarel" ela decidiu tentar algo novo e incomum e sugeriu que as crianças decorassem caixas de papelão com flagelos trançados de guardanapos.

As crianças e o próprio mestre gostaram muito do processo de decoração, e os artesanatos finalizados se tornaram laureados de uma competição criativa internacional. Inicialmente, Tatyana Sorokina chamou sua técnica de “plasticidade do guardanapo”, mas depois decidiu renomeá-la, pois passou a usar não apenas guardanapos, mas também papel colorido ondulado na criação de decoração.

Strass, miçangas e outros acessórios também começaram a ser usados ​​como complemento aos enfeites de papel. Posteriormente, o chefe do estúdio de arte "Aquarelle" publicou vários livros, manuais metodológicos sobre a produção e decoração de vários produtos com flagelos de papel.

Cores e padrões populares

A técnica de arte com cachimbo tem como objetivo criar itens que lembram relíquias antigas em relevo, e pode ser usada para transformar praticamente qualquer objeto, incluindo vidros e móveis.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes
Exemplos de utilização da técnica Paper Art. Foto.

Utilizando guardanapos ou papel de qualidade semelhante, torcidos em flagelos de maneira especial, os artesãos conseguem recriar uma decoração que lembra um ornamento de argila, em relevo ou esculpido.

O padrão aplicado em pratos, produtos de papelão ou paredes pode ser qualquer coisa, mas o mais impressionante será um ornamento ornamentado, uma decoração floral ou geométrica.

A técnica de decoração em papel, pipe art, permite criar imitações de itens antigos feitos de barro, metal ou madeira, que parecem mais orgânicos em tons de marrom claro ou escuro.

Muitas vezes, artesãos adeptos do estilo steampunk também usam tintas metálicas em seus trabalhos, criando uma imitação de um padrão estampado no produto final. Para criar a ilusão de peças de porcelana antigas feitas em estilo minimalista, foi utilizada tinta branca, cobrindo completamente as peças decoradas com guardanapos.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

Também populares são:

  • tons de verde escuro e turquesa (para produtos de vidro);
  • cor dourada, bronze (para moedas, relógios e itens de imitação feitos de metais preciosos);
  • cores neon (usadas na criação de pinturas e painéis).

Também é permitido adicionar uma variedade de detalhes de cores brilhantes – vermelho, azul, amarelo, roxo – a um produto de cor única (por exemplo, um produto marrom claro).

Materiais utilizados

A técnica de arte com tubos não requer treinamento especial, e qualquer pessoa pode dominar a arte da decoração fazendo master classes baseadas na metodologia de Tatyana Sorokina. O especialista aconselha começar com elementos simples – pratos, garrafas, caixas de papelão, passando gradualmente para itens mais complexos e detalhes de interior.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

As ferramentas e materiais utilizados no trabalho estão amplamente disponíveis:

Tipo de material Como usar
Guardanapos Os especialistas aconselham começar o trabalho comprando guardanapos lisos, brancos, de camada única ou multicamadas, sem padrões adicionais, que podem ser facilmente torcidos em flagelos e assumir o tom desejado. Não é recomendado usar materiais com superfície em relevo, pois são mais difíceis de assumir uma determinada forma.
Água É necessário um recipiente de vidro ou porcelana com água para umedecer o papel e facilitar o processo de enrolamento.
Cola PVA Com uma consistência espessa, também deve ter uma composição hipoalergênica, o que facilitará significativamente o longo processo de trabalho e ajudará a evitar sintomas alérgicos indesejados.
Esboços ou estênceis Eles são selecionados a critério do mestre novato e são usados ​​para criar um padrão original.
Pinças ou palitos de dente Necessário para alinhamento e correção do padrão finalizado.
Toalha Usado para remover o excesso de líquido da decoração que pode amolecer o adesivo.
Tintas Recomenda-se utilizar latas de aerossol, tintas acrílicas ou guache para os trabalhos, evitando aquarelas com composição mais aquosa.
Elementos adicionais:
  • pincéis para cola e tintas;
  • tesoura;
  • esponja de espuma (pode substituir uma toalha);
  • lenços umedecidos;
  • verniz (em alguns casos, você também pode usar uma lata de spray para cabelo).

Os consumíveis podem ser comprados em qualquer loja de ferragens ou materiais de escritório por um preço acessível. Os especialistas também recomendam comprar apenas guardanapos e cola de alta qualidade para o trabalho, o que ajudará a evitar que manchas de gordura apareçam na superfície do produto e facilitará o processo de colagem de elementos decorativos.

Preparação

A decoração com a técnica de pipe art começa com o processo de preparação, durante o qual o mestre novato deve decidir o tipo de produto, selecionar um padrão adequado e uma paleta de cores. Especialistas aconselham começar o trabalho decorando garrafas, painéis ou pinturas, aplicando um padrão complexo a eles.

Também é recomendável imprimir o padrão que você gosta com antecedência e aplicá-lo na superfície do objeto. Você pode criar um padrão sozinho, desenhá-lo ou decidir sobre ele enquanto trabalha, usando sua imaginação.

O material selecionado para decoração deve ser limpo de sujeira (ao usar garrafas), remover adesivos e tinta velha (ao decorar itens de interior, paredes) e desengordurar sua superfície com uma solução de álcool.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

  • Ao trabalhar com produtos de madeira, suas tampas e paredes precisam ser lixadas e tratadas com lixa. Depois disso, você precisa aplicar uma camada de cola PVA no produto selecionado, aplicar guardanapos ou toalhas de papel em sua superfície, esticá-los bem, o que evitará o aparecimento de bolhas de ar, pressionar com as mãos e colar. Você precisa aplicar o estêncil do molde no papel seco e usar papel vegetal para transferi-lo para a caixa.
  • Ao decorar uma garrafa, você precisa aplicar um fundo de cor selecionada (por exemplo, bronze) à sua superfície. Para isso, usando um pincel, você primeiro precisa tratar a superfície com uma camada de cola PVA e, assim que secar, aplicar tinta (acrílica ou guache).

Fazendo flagelos

Como elementos decorativos na técnica decorativa da arte em papel, supõe-se o uso de flagelos torcidos de maneira especial a partir de guardanapos de papel, para criar você precisará:

  • Usando uma régua, divida o guardanapo (de preferência todo branco) em várias tiras, cada uma com 3 cm de largura.
  • Molhe o pincel em um recipiente com água e depois passe-o sobre as listras, umedecendo-as bem.
  • Coloque uma gota de cola PVA em cima da tira, espalhe uniformemente sobre o papel e depois torça-a formando um torniquete.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

As partes molhadas finalizadas podem ser usadas imediatamente para criar padrões e, se secarem, use um borrifador para borrifar levemente o material com água.

Você também pode formar flagelos usando um guardanapo sem usar um pincel. Para fazer isso, você pode mergulhar o guardanapo em tiras com a mão em um recipiente com água e imediatamente formar flagelos a partir delas, enrolando o papel de uma ponta à outra. Para consertá-los, você pode primeiro aplicar uma pequena quantidade de cola PVA.

Decoração de produtos

Depois de preparar os materiais, você pode começar o processo de decoração em si:

Técnica de arte com garrafa em cachimbo

Para decorar uma garrafa ou qualquer outro recipiente de vidro, além dos elementos básicos, você também precisará de:

  • um conjunto de guache multicolorido;
  • tinta acrílica (bronze, cobre, metálica);
  • vários formatos de massa, grãos de trigo e arroz para decoração adicional.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

Ao decorar você precisa:

  • Usando um pincel, cubra o contorno da garrafa, que foi previamente preparada, lavada e preparada com tinta acrílica, com cola PVA (em 2 camadas) e cole flagelos de papel nela. Cada um dos elementos decorativos deve ser fixado firmemente à superfície, para isso é recomendável deixá-lo sob um pincel embebido em cola por alguns segundos.
  • Usando o mesmo método, desenhe o padrão desejado a partir dos flagelos e, se desejar, adicione macarrão, arroz e grãos de trigo, colocando-os na superfície com uma pinça. Todos os elementos colocados na garrafa devem ser pressionados por alguns segundos com um pincel e cola para fixá-los no lugar.
  • Se necessário, o padrão criado pode ser cuidadosamente ajustado com um palito e depois coberto com uma camada adicional de cola. Depois de secar, você deve aplicar primeiro uma segunda e depois uma terceira camada de cola.
  • Para pintar o padrão, você precisa misturar guache de cores diferentes (por exemplo, preto, verde e vermelho) em um recipiente separado, depois adicionar verniz acrílico a elas (na proporção de 1:1) e misturar bem. Se necessário, você pode adicionar 20-30 ml de água à mistura resultante.
  • Usando uma esponja de espuma, aplique tinta na parte decorada da garrafa em 2 a 3 camadas (cada nova camada só pode ser aplicada depois que a anterior secar). Após secar, borrife toda a superfície do frasco com spray cosmético para cabelo, agitando bem a lata.

Caixão em estilo pipe art

Para criar uma caixa com decoração usando a técnica de pipe art, você precisará de uma base de madeira previamente preparada, lixada e colada com papel. Você também pode usar uma caixa de papelão grossa. Ele também precisa ser revestido com cola PVA várias vezes durante o processo de preparação e depois coberto com uma camada de papel.

Para trabalhar você também precisa:

  • querosene (um material semelhante à argila que endurece instantaneamente no ar e é usado para modelagem);
  • tinta acrílica (você pode usar as cores preta (ou marrom) e dourada).

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

Ao decorar a base preparada, você precisa:

  • Aplique cola PVA na tampa da caixa (base de madeira) com um pincel e, em seguida, de acordo com o diagrama ou estêncil, desenhe o padrão desejado com flagelos de papel. Ao aplicar cada elemento, você precisa pressioná-lo por alguns segundos com um pincel embebido em cola.
  • Da mesma forma, você precisa decorar as pernas e as laterais da caixa.
  • Faça flores e folhas grandes de querosene e cole-as cuidadosamente na tampa da caixa com cola PVA. Você pode usar um palito de dente para criar nervuras nas folhas.
  • Usando um pincel largo, cubra o item com padrão seco com tinta preta. Ele precisa ser aplicado em 2 a 3 camadas, sendo que cada nova camada deve ser aplicada somente após a anterior ter secado.
  • Usando uma esponja de espuma, sombreie levemente as partes salientes do padrão com tinta dourada e, em seguida, use um pincel para aplicar verniz em toda a superfície da caixa.
  • Na etapa final, o interior da caixa deve ser revestido com veludo ou tecido de cetim usando uma pistola de cola quente, e um pequeno espelho deve ser colado sob a tampa. Você também pode colocar uma pequena almofada de veludo para joias dentro da caixa.

Prato em estilo pipe art

Você pode decorar qualquer prato pequeno de vidro (20 cm de diâmetro) com flagelos de papel.

O trabalho também exigirá:

  • Cola Titan;
  • sementes de ervilha (para decoração adicional);
  • tinta acrílica em tons de marrom escuro e bronze;
  • estêncil com um padrão. Você pode dispor os flagelos em qualquer ordem.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

O processo de decoração requer:

  • Lave a placa, seque-a, transfira o padrão selecionado do estêncil para ela e depois cubra-a com cola PVA (em 2 camadas).
  • Torça guardanapos de papel formando flagelos, aplique uma camada de cola no prato e coloque os flagelos de acordo com o padrão escolhido.
  • Divida as ervilhas ao meio e adicione decorações usando cola Titan.
  • Depois que a cola secar, cubra o prato com o padrão com 2 a 3 camadas de tinta marrom escura (cada nova camada é aplicada somente depois que a anterior secar) e, em seguida, usando uma esponja embebida em tinta cor bronze, sombreie as partes salientes da decoração.
  • O toque final é aplicar verniz na superfície da placa acabada. Se você não tiver uma, pode usar uma lata de verniz cosmético.

Conselhos de especialistas

A técnica de arte com tubos não requer nenhuma habilidade especial e pode ser facilmente dominada por qualquer pessoa.

Técnica de arte em papel. Masterclass para iniciantes

Artesãos experientes também aconselham aos iniciantes:

  • Use uma toalha fina ao enrolar os flagelos. Seu tecido absorve instantaneamente o excesso de umidade, evitando que o papel se espalhe, e também torna os elementos decorativos mais uniformes, o que facilita muito o processo posterior de criação de um padrão.
  • Se necessário, substitua os guardanapos no trabalho por toalhas de papel ou lenços, papel higiênico.
  • É essencial usar um pulverizador em seu trabalho, que permite molhar os flagelos em tempo hábil, tornando-os mais flexíveis. É quase impossível trabalhar com material seco.
  • Crie um padrão espiral uniforme ou um círculo usando um pente de dentes finos ou um espeto de madeira.
  • Dilua a cola PVA com água (na proporção de 1:1) para o revestimento final e fixação do padrão.
  • Se desejar, combine a pipe art com outras técnicas (por exemplo, decoupage), usando flagelos de papel para decoração com elementos volumétricos.

A arte com tubos é uma técnica popular e inovadora de artes decorativas e aplicadas desenvolvida por um mestre russo. Destinado a criar padrões tridimensionais a partir de guardanapos ou outros materiais de composição semelhante, torcidos de maneira especial, ajuda a criar produtos e itens de interior originais em estilo antigo, é fácil de usar e não requer grandes investimentos financeiros.

Vídeo sobre a técnica de Paper-art

Arte em tubos para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho