O robô é considerado um dos brinquedos favoritos dos meninos. Além disso, o produto pode ser feito com suas próprias mãos, usando papel. Graças a um grande número de padrões e modelos diferentes, a aparência de cada artesanato será variada.
Robô de papel simples
Um robô de papel do tipo "faça você mesmo" pode ser feito usando um esquema pronto que pode ser impresso.
Além disso, você precisa preparar:
- folha de papel;
- cola;
- tesoura.
Alguns moldes exigem que você prepare marcadores, uma agulha, papelão e elásticos para conectar as peças. Ao escolher a cola PVA, você precisa usar um material que tenha uma composição adesiva forte e não deixe manchas no papel.
Sempre há 2 tipos de linhas nos diagramas:
Tipo | Para que serve? |
Sólido | Você precisa cortar o papel ao longo desta linha usando uma tesoura. |
Pontilhado | Neste caso, é necessário dobrar a folha. |
O processo de criação de um robô simples:
- Recorte as peças ao longo das linhas sólidas do molde.
- Dobre as peças do artesanato ao longo da linha tracejada nos lugares necessários.
- Se necessário, faça vários furos usando um estilete ou agulha.
- Conecte todas as partes do produto com cola.
- Deixe o artesanato pronto de lado por cerca de 60 minutos para que a cola seque.
Um robô de papel faça você mesmo pode se mover. Neste caso, não são necessários dispositivos eletrônicos especiais. O robô deve ser controlado usando suas mãos.
Lista de ferramentas e materiais necessários:
- lápis com régua;
- tesoura com cola;
- prendedores de roupa no valor de 2 peças. (pode ser substituído por espetos culinários);
- uísque;
- folha de papel colorido (o pigmento deve ser aplicado em cada lado).
Descrição passo a passo do trabalho:
- Dobre uma folha de papel colorido ao meio, no lado mais comprido. Em seguida, faça um corte ao longo da dobra. Para deixar a linha reta, você também pode desenhar uma linha usando um lápis e uma régua.
- Dobre um dos pedaços cortados ao meio. Depois, abra a peça de trabalho. Dobre cada lado até a linha de dobra. Abra a peça de trabalho novamente.
- O resultado deve ser uma figura retangular, dividida por linhas em 4 partes iguais.
- Dobre o retângulo ao meio. Da linha de dobra até a próxima linha, desenhe linhas pontilhadas na mesma distância uma da outra. Faça cortes ao longo da linha pontilhada.
- Abra a peça para que os lados não cortados possam ser colados. O resultado será uma peça de trabalho flexível que se projeta como as pernas do produto.
- Na segunda metade do papel colorido, marque 2 tiras medindo 5x21 cm e 1,5x21 cm. Corte as tiras marcadas.
- Prenda a peça estreita na tira larga usando cola. Neste caso, é necessário recuar 1,5 cm da borda do lado encurtado.
- Una a parte inferior da tira larga à parte superior usando cola.
- Dobre as partes da tira estreita que sobressaem em ambos os lados como uma sanfona. Esta parte atuará como os braços do robô.
- Insira cuidadosamente o blank flexível na peça criada.
- Encontre o centro e una as duas peças usando cola. O resultado será um torso com braços e pernas.
- Corte uma tira de 4x8 cm de papel colorido. Dobre a peça ao meio e cole-a na parte superior do corpo com cola. Esta parte atuará como a cabeça da estrutura.
- Desenhe uma boca e olhos na cabeça. Para fazer isso, use canetas hidrográficas.
- Recorte antenas de papel e cole-as na cabeça. Além disso, corte ganchos que servirão como palmas do robô.
- Prenda os espetos nas pernas usando fita adesiva.
Se você não tiver nenhum espeto culinário, pode usar prendedores de roupa ou simplesmente cortar duas tiras de papelão para poder controlar o brinquedo.
Robô levantando as mãos
Um robô de papel faça você mesmo pode ser apresentado na forma de um brinquedo que pode levantar os braços. Para trabalhar, você pode imprimir o molde necessário ou fazer as peças você mesmo.
Ferramentas e materiais necessários:
- lápis com régua;
- pistola de cola ou bastão de cola;
- tesoura;
- folhas de papel coloridas em tons de amarelo e verde.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Recorte uma tira de 8x22 cm de uma folha de papel amarelo. Aplique cola nas bordas da peça de cada lado. Junte os lados para formar um cilindro. Este será o corpo do robô.
- Corte 3 tiras de 2,5 x 11 cm de papel amarelo. Dobre todas as peças em cada borda. Cole dois espaços em branco nas duas bases do cilindro. Fixe as bordas dobradas nas paredes internas do corpo. Cole a última tira perpendicularmente sobre qualquer uma das duas tiras.
- Corte uma tira de 8x18 cm de papel amarelo. Enrole a folha em branco formando um cilindro e cole-a. Este será o chefe do ofício.
- Recorte 2 tiras de tons amarelo e verde medindo 3x30 cm. Passe cola na borda de uma peça e cole-a na borda da outra peça perpendicularmente. Dobre as peças uma a uma ao longo do ângulo fornecido. Cole o último pedaço de papel no espaço em branco. O resultado deve ser um formato de sanfona. Isso funcionará como o pescoço do robô.
- Junte o acordeão resultante com as tiras coladas perpendicularmente no corpo.
- Cole a cabeça na borda livre do acordeão. Encaixe o cilindro com o lado comprido.
- Corte 2 tiras de 1,5 x 30 cm de papel amarelo e verde. Em seguida, repita o passo 4. Como resultado, os braços do robô serão criados. Fixe os espaços em branco ao corpo em cada lado.
- Corte uma tira de papel verde de 5x10 cm e dobre-a ao meio. Desenhe um gancho no espaço em branco e depois recorte-o. Como resultado, você deve obter 2 partes. Cole os espaços em branco nas mãos.
- Recorte 2 tiras de 2x30 cm de papel verde e amarelo. Em seguida, repita o passo 4. Essas serão as pernas. Fixe os espaços em branco na base inferior do corpo usando cola.
- O robô está pronto. Para completar o artesanato, você pode colar os olhos e fazer antenas.
Robô volumétrico feito de papel
Com suas próprias mãos, você pode fazer um robô tridimensional que ficará firme na superfície. Para fazer isso, você precisa preparar várias folhas grossas de papel de diferentes tons com folhas brancas comuns.

Além disso, você precisa levar:
- cola;
- governante;
- tesoura;
- uísque.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Em uma folha de papel grossa, desenhe um quadrado com 5 cm de lado. Cada canto da figura deve estar correto.
- Da mesma forma, desenhe mais 3 quadrados adicionais, que devem ser colocados perto da primeira figura.
- Em cada nova figura use o lado do quadrado anterior. O resultado deve ser 4 figuras, que são apresentadas na forma de 1 retângulo grande.
- Coloque os 2 últimos quadrados separadamente um do outro na segunda figura do retângulo. Coloque 1 quadrado na mesma distância em cada lado da figura retangular. O resultado deve ser uma figura em forma de cruz.
- Apare as bordas externas da cruz. Não toque na parte interna da figura. Coloque os pedaços de papel de lado.
- Na área superior da cruz, dobre 3 quadrados. Levante a borda estendida da figura para que a parte superior possa ser dobrada. O resultado deve ser um cubo.
- Use cola ou fita para unir as bordas. Ao escolher a cola, segure as pontas das peças com os dedos por 30 segundos. para conexão de peças de trabalho de alta qualidade.
- Em uma folha de papel grossa, desenhe uma figura retangular medindo 5x10 cm. No lado maior da figura, desenhe outro retângulo medindo 10x20 cm. As linhas das 2 figuras devem ser unidas.
- Sobre a 2ª figura, desenhe um retângulo medindo 5x10 cm. Sobre ela, desenhe uma figura retangular com lados de 10 cm e 20 cm.
- É importante lembrar que os lados dos retângulos de 5 cm e 20 cm devem coincidir com os lados das demais figuras de tamanho semelhante.
- Em cada lado de uma das figuras medindo 10x20 cm, desenhe um retângulo com lados de 20 cm e 5 cm. O resultado deve ser uma figura semelhante a uma cruz.
- Recorte a figura resultante. Coloque 2 formas retangulares medindo 20x5 cm e 1 retângulo com lados de 5 cm e 10 cm juntos. Depois, dobre a outra parte para formar um cubo retangular. Use cola ou fita para fixar as pontas.
- Se você quiser dar um tom brilhante aos 2 espaços em branco, você pode usar qualquer tinta acrílica. O pigmento pode ser aplicado com pincel ou como aerossol. No segundo caso, pulverize a composição a uma distância de 60 cm. As figuras devem ter arestas e lados. Em vez de tinta, os espaços em branco podem ser embrulhados em papel alumínio. Você pode simplesmente embrulhar as peças com o material ou cortar o papel alumínio em pedaços e colá-los.
- Coloque o cubo sobre uma das figuras retangulares de 5x10 cm. Coloque a peça no meio. Para uma fixação forte, utilize cola forte.
- De papel de qualquer tonalidade, corte 2 tiras com lados de 2 cm e 17 cm. Dobre os espaços em branco em forma de sanfona. O comprimento de cada dobra deve ser de 1 cm.
- Cole as partes dobradas em cada lado do corpo, deixando 2 cm da cabeça.
- Recorte 2 figuras quadradas com 10 cm de lado em uma folha grossa de papel. A tonalidade dessas peças deve corresponder à cor dos espaços em branco que funcionam como braços do robô.
- Enrole os quadrados resultantes em tubos com 2 cm de diâmetro. Para evitar que os espaços em branco se desenrolem, use fita adesiva. Essas serão as pernas do robô.
- Cubra uma das bordas do tubo com cola e fixe-a na base inferior do corpo. Cole a outra parte da perna da mesma maneira. Coloque os membros inferiores à mesma distância um do outro e no centro do corpo.
Para completar o artesanato, você pode colar os olhos na cabeça. Botões ou pequenos objetos são adequados para esses propósitos. O principal é que elas sejam brilhantes. Os itens selecionados devem ser fixados na cabeça com cola para que não caiam. Os olhos devem ser posicionados a uma distância de 2 cm das bordas laterais da cabeça.
Se desejar, você pode fazer 2 furos para antenas no topo da cabeça. Para fazer furos, você pode usar uma tesoura ou um estilete. Os furos devem estar localizados a uma distância de 2 cm dos limites da estrutura. Tubos finos que precisam ser ligeiramente curvados podem ser usados como antenas.
Vários elementos podem ser colocados no corpo do robô, atuando como botões de sinalização. Para fazer isso, você pode recortar pequenos quadrados com 3 cm de lado em papel colorido grosso. Esses elementos precisam ser fixados na parte frontal do gabinete usando cola. Se você não tiver papel grosso, pode usar foamiran.
Este material não contém substâncias tóxicas, portanto é totalmente seguro. Ao mesmo tempo, você pode cortar partes dele com uma tesoura comum, que não deixará bordas afiadas com rebarbas. Nesse caso, você pode comprar um material que tenha uma base adesiva em uma das faces, o que permite não utilizar cola na hora de fixar as peças no corpo do robô.
Para estabilidade, você pode anexar 2 círculos às pernas, cujo diâmetro será igual a 5 cm. Para esses espaços em branco, você precisa usar papel grosso. Se você não consegue desenhar círculos uniformes à mão, pode usar um compasso ou qualquer objeto redondo de diâmetro similar.
Os círculos devem ter um tom diferente dos membros inferiores e superiores do robô. Os pedaços recortados precisam ser fixados nas bordas das pernas usando uma cola forte e de secagem rápida.
Você pode fazer orelhas para o brinquedo. Para esses fins, é aceitável usar contas do mesmo tom, por exemplo, dourado ou prateado. As peças devem ser colocadas em cada lado da cabeça. Você pode fixar os espaços em branco usando cola.
Aplicação de robô
Um robô de papel do tipo "faça você mesmo" pode ser feito na forma de um aplique. Este tipo de trabalho promove o desenvolvimento da coordenação motora fina das mãos, ao mesmo tempo que cultiva a perseverança e a precisão.
Lista de materiais e ferramentas necessárias:
- folha branca de formato A4;
- lápis com régua;
- Cola PVA com tesoura;
- folhas de papel coloridas.
Ao escolher o papel, você precisa dar preferência a um material que não escorregue nas suas mãos. Isso facilitará o corte da peça desejada e a aplicação de cola nela. Para trabalhar com crianças, é melhor usar material revestido, porque ele é muito denso e fácil de segurar nas mãos.
Para evitar que a cola saia das bordas das peças, é preciso pegar uma folha grossa de papel. Este material absorverá imediatamente o adesivo, evitando que ele se espalhe pela superfície.
O papel origami tem cores mais saturadas do que o papel comum. Na hora de escolher, é preciso dar preferência ao material com formato quadrado, pois ele possui tons mais vivos.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Em uma folha de papel amarela, desenhe um quadrado grande medindo 8 cm, 2 círculos pequenos medindo 1 cm de diâmetro, 2 pedaços em formato de ferradura medindo 3 cm e um quadrado com um lado arredondado medindo 6 cm. Além disso, desenhe 2 quadrados pequenos com um lado arredondado medindo 2 cm.
- Em uma folha de papel verde, desenhe 2 retângulos pequenos medindo 2x3 cm, 2 listras arredondadas, 2 listras medindo 1x5 cm, 3 círculos medindo 1 cm de diâmetro. Além disso, desenhe um retângulo medindo 1x2 cm e uma faixa medindo 1x10 cm.
- De uma folha de papel branco, recorte 2 círculos com 2 cm de diâmetro.
- Coloque a folha de papel A4 verticalmente sobre a mesa. Coloque e cole um quadrado amarelo de 10 cm no centro da parte superior do papel. Este será o chefe do ofício.
- Cole o pescoço próximo à base do quadrado. Para fazer isso, pegue uma tira verde de 1x2cm.
- Em seguida, cole o corpo no pescoço em forma de um quadrado com o lado arredondado.
- Cole 2 pedaços retangulares medindo 1x5 cm no corpo. Essas serão as pernas.
- Cole 2 peças amarelas em forma de pequenos quadrados com o lado arredondado nas pernas. Serão botas de robô.
- Cole 2 partes verdes arredondadas no corpo em lados diferentes. Essas serão as mãos do produto.
- Cole 2 peças amarelas em formato de ferradura nas bordas dos braços.
- Cole dois retângulos verdes medindo 2x3 cm na cabeça, em lados diferentes. Essas serão as orelhas do robô.
- Dobre uma tira verde medindo 1x10 cm ao meio e corte. Cole dois espaços em branco no topo da cabeça. Serão antenas.
- Cole 2 círculos amarelos na parte superior das antenas.
- Cole 2 círculos brancos na cabeça. Coloque 2 círculos verdes bem no centro.
- Cole 1 círculo verde e uma tira de 1x2 cm da mesma cor no corpo do robô.
Se você gosta de criar diversos artesanatos com papel, pode fazer um brinquedo em forma de robô. Um produto feito à mão ajuda não apenas a desenvolver as habilidades motoras das mãos, mas também a mostrar a imaginação.
Vídeo sobre o artesanato