Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

As abelhas são criaturas incríveis, dando às pessoas cura e mel doce. Eles podem ser vistos não apenas na natureza, mas também capturados em desenhos. As imagens podem incluir favos de mel ou estar limitadas a insetos com coloração preta e laranja brilhante.

Como fazer um desenho gráfico com tema de abelha passo a passo

A pintura, cujos personagens principais são abelhas, frequentemente inclui favos de mel, colmeias e flores. Portanto, é importante aprender a desenhar esses objetos.

Hexágono

Os favos de mel (seu design é baseado nas regras da geometria) têm o formato de hexágonos. É uma figura em um plano que possui 6 ângulos. Em um hexágono regular, todos os ângulos são iguais, e o mesmo se aplica aos lados. Para desenhá-lo, você deve usar um transferidor e uma fita métrica. Um hexágono grosseiro pode ser desenhado usando uma régua e um objeto redondo.

Existem 3 maneiras de desenhar um hexágono:

Caminho Sequência de ações
Usando uma bússola
  • Pegue um compasso e desenhe um círculo. Seu diâmetro pode ser de 5-6 a 10-30 cm. Se surgirem dificuldades, você pode primeiro desenhar 1 metade do círculo e depois adicionar a 2ª.
  • Depois que o círculo estiver desenhado, mova a ponta do compasso até o topo dele, mantendo o mesmo ângulo da ferramenta.
  • Faça uma pequena marca no próprio círculo. A distância desta marca até o topo do círculo, onde a agulha da bússola foi instalada na etapa anterior, deve ser igual ao raio do círculo.
  • A localização desta marca pode ser determinada pela própria bússola, se seu ângulo permanecer inalterado. A marca deve ser claramente visível, mas não deve ser muito escura. Ele é usado como um elemento auxiliar e precisará ser removido no futuro.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

  • Mova a ponta do compasso até a marca que você acabou de fazer.
  • Faça uma segunda marca no círculo. A distância entre ela e a 1ª marca deve ser igual ao raio do círculo. Se você não alterar o ângulo da bússola, ela mesma indicará o local onde essa marca deve estar.
  • Execute as 4 marcas restantes da mesma maneira. O último estará localizado no topo do círculo.
  • Conecte todas as marcas sequencialmente com segmentos. Para isso, são utilizados uma régua e um lápis.
  • Usando a borracha, remova as linhas desnecessárias. Devem restar apenas 6 segmentos no papel, que formarão um hexágono regular.
Usando uma régua e um objeto redondo
  • Pegue um copo ou outro recipiente com fundo redondo.
  • Coloque um objeto redondo sobre o papel e trace-o com um lápis simples.
  • Desenhe uma linha reta horizontal passando pelo centro do círculo resultante. Para desenhá-lo, você deve usar uma régua e um lápis. A linha desenhada dividirá o círculo em duas metades iguais – superior e inferior.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

  • Desenhe mais 2 linhas retas passando pelo centro do círculo. Ambos devem passar na diagonal e, juntamente com a 1ª linha, dividir o círculo em 6 partes iguais.
  • Use segmentos de reta para conectar sequencialmente todos os pontos nos quais as linhas cruzam o círculo. O resultado serão 6 triângulos isósceles.
  • Usando uma borracha, apague as linhas extras, exceto os 6 segmentos desenhados no passo anterior. O resultado será um hexágono.
Usando apenas um lápis
  • Desenhe uma linha reta na parte superior da folha. Para fazer isso, você pode marcar seus pontos inicial e final. Em seguida, conecte esses 2 pontos para formar um segmento. O comprimento de tal segmento deve ser igual a vários cm. Esta linha será a borda superior do hexágono.
  • De ambas as extremidades do segmento desenhado, você precisa abaixá-lo ao longo de mais uma linha reta. Eles devem passar na diagonal. Neste caso, cada um deles deve ser direcionado para fora. Ambas as linhas descendentes devem ter o mesmo comprimento que o segmento superior.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

  • Sem usar um transferidor e compasso, tente garantir que os ângulos entre as linhas sejam iguais a 120°.
  • A partir das extremidades inferiores das duas linhas diagonais recém-desenhadas, desenhe outra linha para baixo. Elas também devem ser diagonais, mas sua direção não deve ser para fora, mas, ao contrário, para dentro da figura que está sendo desenhada. É importante que a linha inferior esquerda reflita a linha superior esquerda, e a linha inferior direita reflita a linha superior direita.
  • Desenhe uma linha horizontal inferior que conecte as duas linhas diagonais. Se a linha horizontal inferior for paralela à linha horizontal superior, o desenho do hexágono foi bem-sucedido.

Favos de mel

Um favo de mel (o desenho sempre começa com um 6-gono) é formado pela união de muitos 6-gonos. Ao desenhá-las, é importante garantir que todas as células tenham o mesmo tamanho.

Abelha

Depois que os favos de mel estiverem desenhados, você pode prosseguir para o desenho da abelha.

Isso pode ser feito em 5 etapas:

Estágio Descrição
Imagem da cabeça No lado esquerdo do papel, você precisa desenhar uma figura que se pareça com um oval, mas que se diferencie dele por ter uma ponta na parte inferior. É aqui que ficará localizado o nariz do inseto — sua probóscide, projetada para coletar néctar.
Desenhando o centro e as costas da abelha Cada uma das partes deve ser marcada com uma oval. Neste caso, o oval que representa a parte central está localizado à direita da cabeça. É aproximadamente 2 vezes maior em tamanho. É melhor não terminar de desenhar a parte inferior.

A parte de trás é outra oval. Ele está localizado ainda mais à direita e deveria ser ainda maior. Deve se estender da esquerda para a direita.

Desenhando pernas Serão 3. Cada uma das pernas tem seu próprio par, que fica do outro lado e, portanto, não é visível na imagem. Todas as três pernas começam na parte central do corpo da abelha, onde o espaço foi deixado para elas na etapa anterior.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

As pernas de uma abelha não são linhas retas. Elas devem ter curvas suaves. A perna da frente deve ser a mais curvada. As curvas da linha que representa a perna devem se assemelhar à letra "S".

A segunda perna parece aproximadamente a mesma, e a terceira (traseira) é mais como uma linha reta. Começando na parte central do corpo da abelha, desce para a direita e termina embaixo da parte de trás do corpo. Para dar profundidade às pernas, linhas adicionais devem ser desenhadas nelas.

Imagem de olhos, antenas e ferrão O olho pode ser representado por uma pequena oval localizada na cabeça. Um par de antenas emerge do topo da cabeça. Cada um deles pode ser representado por um arco curto. Na ponta das antenas você deve desenhar pequenas “gotas”.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

O ferrão é desenhado à direita do oval, que é a parte de trás do inseto. Desenhar uma picada é simples: basta desenhar duas linhas retas curtas, cujas extremidades convergem em um ponto. O resultado será algo que parece um pequeno triângulo.

Adicionando elementos faltantes É necessário desenhar um par de asas e desenhar várias listras no corpo do inseto. As asas começam na parte central do corpo. Neste caso, a asa direita não ficará totalmente visível, pois estará escondida atrás da esquerda.

Deve haver 3 listras nas costas da abelha. Elas são desenhadas com linhas ligeiramente arredondadas. É assim que eles dão volume ao corpo do inseto.

Agora só falta colorir o desenho com lápis de cor, usando as cores amarelo e preto.

Abelha em uma flor

A abelha, sendo um inseto brilhante, é bela por si só, mesmo sem a presença de favos de mel. Por exemplo, se você desenhá-la sentada em uma flor, você obterá um desenho colorido e interessante.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

A criação de tal imagem pode ser dividida nas seguintes etapas:

  • Desenhe uma linha de arco axial. Ele deve começar no canto inferior esquerdo do papel, ir para a direita, subir um pouco e terminar no lado direito do papel, aproximadamente no meio.

Esta será uma linha auxiliar, então você não precisa deixá-la muito clara. A linha desenhada indicará a localização das 3 partes principais do corpo da abelha: o peito redondo, o abdômen e a cabeça.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

  • Adicione 3 linhas tracejadas saindo do peito redondo do inseto, que indicarão as pernas.
  • Termine de desenhar as asas, os olhos, as antenas, a probóscide e o ferrão.
  • Desenhe as pernas, deixando-as volumosas.
  • Desenhe muitas linhas tracejadas nas asas, o que indicará as veias.
  • Decore a barriga com um padrão ondulado.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

  • Desenhe uma linha na parte inferior do abdômen para indicar uma picada aguda.
  • Desenhe pequenos pelos por todo o peito. Isso é feito com pequenos movimentos.
  • Adicione “pincéis” nas pontas de cada perna e no tronco.
  • Desenhe uma flor com uma abelha sentada nela. Você pode desenhar muitas pétalas. Coloque um caule com várias folhas sob a própria flor.

Ideias de desenho a lápis para crianças sobre abelhas

Desenhos de abelhas não se limitam a imagens próximas do realismo; há opções para pré-escolares e escolares.

Maya, a Abelha

Uma abelha chamada Maya é muito popular entre as crianças.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

Para representá-lo você precisa:

  • Desenhe um círculo e cruze-o com duas linhas.
  • Marque a localização das partes principais da cabeça: olhos, nariz, boca.
  • Depois que o esboço estiver pronto, passe para os detalhes. Adicione pupilas e sombreie-as com um lápis. Termine de desenhar o cabelo e o bigode na cabeça.
  • Desenhe o corpo da abelha como um oval. Divida-o em um número igual de partes desenhando várias linhas horizontais.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

  • Adicione braços e pernas, tendo em mente que eles são semelhantes aos humanos.
  • Pinte o inseto. A abelha em si é predominantemente laranja e tem 3 listras pretas no corpo. O cabelo de Maya é amarelo, seus olhos são brancos e suas pupilas são pretas.

Insetos melíferos em favos de mel

Os favos de mel (o desenho neste caso foi criado usando um saco de celofane com bolhas) podem ser representados sem lápis e pincéis. Será fácil para as crianças executarem.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes
Favo de mel - um design usando plástico-bolha de celofane

Para trabalhar você precisa:

  1. Pegue celofane com espinhas intactas.
  2. Faça um espaço em branco para impressão usando uma borracha. Para fazer isso, desenhe uma forma oval e corte ao longo do contorno com uma faca. Este será um espaço em branco para o inseto.
  3. Dilua guache amarelo em um pires e aplique a tinta no papel usando uma esponja.
  4. Usando uma esponja, cubra o lado com espinhas do celofane com tinta laranja e pressione-a sobre a folha colorida.
  5. Use um método semelhante para representar as abelhas, usando a borracha preparada.

Colmeia com abelhas

É mais fácil desenhar uma colmeia com abelhas do que as próprias abelhas, porque neste caso algumas partes do corpo dos insetos podem ser negligenciadas. O elemento principal da pintura não será a abelha, mas a colmeia.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

Sua imagem é realizada da seguinte forma:

  1. Desenhe linhas que indicarão os galhos da árvore onde a colmeia ficará pendurada. A linha que denota o ramo vai da esquerda para a direita. Uma linha vertical desce dela, que indicará a colmeia em si.
  2. Marque os locais onde as abelhas voadoras ficarão. Existem apenas 2 delas: uma abelha ficará à esquerda da colmeia, na parte inferior, e a outra, à direita, na parte superior.
  3. Deixe o galho da árvore mais largo desenhando outra linha.
  4. Adicione uma forma de colmeia ao redor da linha vertical. Geralmente é uma figura alongada de cima para baixo, semelhante a uma oval, mas diferindo dela em sua ondulação.
  5. Prossiga detalhando o ramo. Para fazer isso, adicione folhas nas pontas.
  6. A colmeia também é detalhada desenhando listras horizontais, mas ligeiramente arredondadas em sua superfície. Na parte inferior esquerda da colmeia, desenhe uma passagem para as abelhas. Pode ser indicado por um pequeno semicírculo. Adicione algumas folhas acima da colmeia.
  7. Desenhe 2 abelhas. Considerando que estão longe do observador, cada um deles pode ser imaginado como um pequeno oval com um par de listras, asas e antenas.
  8. Exclua todas as linhas auxiliares desenhadas anteriormente.
  9. Pinte a imagem.

Apiário

As abelhas podem viver não apenas em uma casa que elas mesmas criaram, mas também em uma colmeia construída para elas por uma pessoa.

O formato dessas casas artificiais de madeira é simples:

  1. Para desenhar um apiário, primeiro você precisa desenhar várias colmeias.
  2. Cada um deles pode ser representado por um paralelepípedo retangular.
  3. É importante não esquecer de marcar o local de entrada em cada colmeia.
  4. Deveria haver muitas abelhas voando por todo lugar. Eles podem ser representados como pequenos ovais, adicionando 2 listras, asas e antenas a cada um.

Imagens legais e engraçadas

Não é necessário fazer todos os desenhos de abelhas realistas, como em uma fotografia. Os insetos podem ser representados como personagens de desenhos animados.

Abelhinha de desenho animado

Uma abelha engraçada pode ser desenhada tanto por um adulto quanto por uma criança.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

Para desenhá-lo você precisa:

  1. Desenhe um círculo e desenhe um segmento de reta passando pelo seu centro. Ele deve ser posicionado em um ângulo de 45° em relação à borda inferior da folha.
  2. Desenhe 2 círculos pequenos no segmento. Esses serão os olhos da abelha. Coloque a boca abaixo, representada por um par de pequenas linhas arqueadas.
  3. Usando um lápis macio, contorne o contorno da cabeça. Adicione algumas antenas no topo, arredondando a parte superior.
  4. Desenhe um corpo alongado com listras transversais. O formato do corpo desta abelha deve assemelhar-se a uma gota invertida.
  5. Adicione 2 pares de asas. Neste caso, as asas superiores devem ser maiores que as inferiores.
  6. Contorne cuidadosamente todos os contornos. Para isso, utiliza-se um lápis macio.

Abelha Chibi

A abelha de desenho animado no estilo chibi parece engraçada.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

Para representá-lo, você precisa:

  1. Desenhe a cabeça. Pode ser imaginado como um semicírculo, na parte inferior do qual está o nariz. Esta parte do corpo é indicada por um pequeno semicírculo. Neste exemplo, a abelha está posicionada de perfil, o que deve ser levado em consideração ao criar o desenho.
  2. Desenhe um olho grande que se estenda de baixo para cima. Também é importante lembrar de adicionar uma sobrancelha acima dela. A sobrancelha pode ser representada por um pequeno triângulo.
  3. Termine de desenhar a parte de trás da cabeça. Neste caso, é necessário representar uma bochecha abaixo do olho e um par de antenas acima da cabeça.
  4. Continue desenhando o corpo. Pode ser imaginado como um pequeno oval, que é várias vezes menor que a própria cabeça.
  5. Decore o corpo com listras e adicione uma picada na parte inferior.
  6. Pinte 2 listras de preto no corpo.
  7. Adicione algumas asas nas costas.
  8. Desenhe pequenas patinhas localizadas na parte frontal do corpo. Nesta abelha eles podem ser representados por pequenos ovais.
  9. Desenhe alguns traços pequenos no final das pernas.

Imagem realista de um inseto

Aqueles que desejam criar uma imagem realista de uma abelha com um lápis devem se lembrar de algumas regras para sua criação.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

Esse:

  • O peito e o abdômen da abelha são pequenos, mas essas partes do corpo parecem grandes devido à espessa cobertura de pelos;
  • uma abelha tem 4 asas, mas apenas as 2 superiores são visíveis;
  • O inseto tem 6 pernas musculosas, cada uma delas coberta de pelos. Além disso, os pelos das patas traseiras são mais longos;
  • Na cabeça do inseto há 2 olhos grandes, além de um par de antenas que lembram antenas;
  • O aparelho bucal da abelha é representado por uma probóscide. Possui uma estrutura complexa, mas parece um tubo;
  • Você precisa desenhar o contorno da abelha com um lápis duro, e os lugares que devem ser mais escuros devem ser coloridos com uma caneta esferográfica;
  • Use um lápis macio para desenhar as asas e a sombra.

Como fazer um estêncil de abelha DIY

Favos de mel (o design geralmente é criado usando estênceis) e insetos podem ser representados usando vários estênceis.

Você pode usá-los para decorar uma mesa no jardim ou para decorar uma cerca. Uma manicure com tema de “abelha” ficará ótima.

Para criar um estêncil, você pode usar materiais simples, como:

  • papel grosso;
  • papelão fino;
  • que homem.

Para fazer isso você precisa:

  • Faça um esboço. Você precisa destacar com uma caneta hidrográfica grossa os contornos que pretende recortar. Não deve haver muitos elementos pequenos. O número de cantos vivos também deve ser reduzido ao mínimo.

Favo de mel. Desenho com lápis gráfico, estênceis para iniciantes

  • Use ferramentas afiadas para cortar elementos. Recomenda-se usar uma tesoura, um bisturi, um estilete ou um estilete. Não se esqueça de um bom suporte, caso contrário, haverá um alto risco de cortar a superfície. Você pode usar uma tábua de corte.
  • Antes de aplicar a imagem, fixe cuidadosamente o estêncil recortado na superfície. Você pode usar fita adesiva para fixá-la no lugar.

Não é difícil desenhar uma abelha e um favo de mel com um lápis. O principal é seguir as instruções e manter as proporções.

Vídeo sobre desenho de favo de mel

Desenho de favo de mel:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho