Costurar itens com retalhos de tecido ou couro é uma ocupação bastante antiga. O Museu de Tóquio preservou um vestido decorado com padrões de patchwork que tem cerca de 3 mil anos. Na Rússia, costurar restos de tecido caseiro tinha um caráter prático, e somente no início do século XX o patchwork "faça você mesmo" se tornou uma forma de criatividade acessível tanto a iniciantes quanto a gurus.
Tipos de patchwork
A palavra inglesa "patchwork" pode ser traduzida literalmente como um produto feito de retalhos.
As técnicas de costura a partir de pedaços de tecido podem ser condicionalmente divididas em:
- Versão clássica ou patchwork inglês. Antes de costurar, os retalhos recebem o mesmo formato correto, por exemplo, um quadrado. É dada preferência a tecidos de tons calmos, feitos de algodão, no máximo 2 cores. A técnica é fácil de dominar para iniciantes.
- "Crazy" ou patchwork maluco É composto principalmente por formas abstratas complexas, os tecidos podem ser de diferentes cores e texturas. Tecidos costurados podem ser decorados com rendas, fitas e bordados.
- Patchwork oriental Baseia-se na versão clássica, os tecidos são selecionados em cores contrastantes, os produtos são bordados com lantejoulas, miçangas e pedras, e franjas podem ser inseridas entre os remendos.
- Patchwork japonês é um subtipo de bordado oriental, caracterizado pelo uso de tecidos de seda brilhantes nos quais são costurados belos apliques em forma de flores e ornamentos vegetais. Os remendos são unidos à mão. O destaque da técnica é o uso do ponto sashiko (agulha para frente) com linha contrastante, que é realizado com pontos perfeitamente uniformes.
O estilo patchwork japonês é um dos mais difíceis para iniciantes. É difícil fazer isso sozinho - Patchwork de malha. O tecido é composto por motivos de tricô ou crochê, para cuja produção você pode utilizar sobras de fios.
O patchwork faça você mesmo para iniciantes, como um tipo de artesanato, abre portas para a imaginação. Seria aconselhável que iniciantes primeiro dominassem a versão clássica e depois passassem para formas mais complexas.
Escolha do tecido
A maneira mais fácil de cortar e costurar retalhos de algodão é devido à trama reta dos fios.. Pedaços de tecido de algodão não desfiam nem esticam em direções diferentes, por isso podem ser facilmente unidos de maneira uniforme. O algodão é um material resistente ao desgaste. A chita é mais densa que a chita, por isso os produtos serão de maior qualidade; o jeans pode ser uma alternativa.
Produtos elegantes e luxuosos são feitos de seda. Este tecido é usado principalmente para costurar peças de vestuário, pois o material é frágil e caro. Você pode criar um painel de parede exclusivo com pedaços de seda.
Os tecidos de linho são caracterizados pela resistência e durabilidade, permitem a passagem de ar e o material natural é ligeiramente frio ao toque. Restos de linho podem ser usados para fazer roupas de verão confortáveis, cortinas respiráveis e toalhas de mesa duráveis.
O linho é um material hipoalergênico com propriedades antibacterianas; fungos, bactérias e outros microrganismos hostis aos humanos têm medo dela.
Com pedaços de lã você pode fazer um cobertor quentinho, luvas de cozinha ou uma roupa original. Esses produtos caem bem e não amassam. O material é resistente ao fogo e muito durável. Drape tem propriedades semelhantes.
Produtos de fantasia são obtidos pela combinação de diferentes tipos de tecidos; não há regras especiais aqui. Coisas muito bem-sucedidas são obtidas costurando retalhos de veludo cotelê e jeans; o luxo da seda é enfatizado por peças de veludo.
O patchwork faça você mesmo para iniciantes é mais fácil de dominar em tecidos de algodão, então o artesanato trará prazer e o resultado de alta qualidade se tornará um incentivo para novos trabalhos.
Por que você precisa de padrões em patchwork?
Ao criar uma tela a partir de retalhos de diferentes formatos, modelos pré-preparados de papelão ou plástico ajudarão. Seu uso permitirá que você corte rapidamente peças do formato e tamanho necessários e corte o tecido de forma econômica. Os moldes são molduras finas com largura igual à margem de costura, cujo contorno interno segue ao longo da junção das peças e o contorno externo ao longo da linha de corte.
Ferramentas para o trabalho.
- Tesoura de aço afiada, comprimento da lâmina de 18 a 25 cm.
- Um estilete que permite cortar pedaços de patchwork ao longo de uma régua a partir de várias camadas de material de uma só vez. Acompanha lâmina substituível, diâmetro ideal de 45 mm.
- Tapete grosso para cortador de rolo, tamanho prático 50 × 60 cm.
- Réguas para patchwork.
- Giz, sabão duro ou canetas especiais com pasta lavável para aplicar marcações.
- Tudo para passar roupa.
- Modelos comprados ou feitos em casa.
- Enchimentos adesivos ou não adesivos (juntas).
- Tudo para costura.
Patchwork é uma atividade para o paciente; aprender a fazer itens exclusivos com suas próprias mãos exigirá tempo e perseverança. Para iniciantes, basta ter em seu arsenal uma tesoura, um ferro de passar, giz e moldes caseiros.
Regras para cortar e unir peças
- Para evitar o encolhimento do produto acabado, o tecido é pré-lavado e passado a ferro.
- Pedaços de tecido com trama reta devem ser cortados no sentido do fio. Elas estão localizadas paralelamente à borda das tramas e perpendicularmente a ela. Se não houver borda, você precisará esticar o tecido; esticará melhor ao longo da trama.
- Ao costurar à máquina, é aconselhável deixar uma margem de costura de 7,5 mm – esta é a distância entre a agulha e a borda do calcador da máquina.
- Para material desfiado, é melhor aumentar a margem para 1 cm.
- Quando se trabalha à mão, os remendos são costurados com um ponto para frente.
- Ao usar uma máquina de costura, as peças são costuradas uma após a outra e, em seguida, os fios entre elas são cortados; essa técnica não é usada quando se trabalha com articulações triplas ou mais.
- Primeiro, pequenas peças são conectadas em pequenos blocos e, então, os blocos finalizados são costurados.
Técnicas e padrões de patchwork
Costurar remendos somente no estilo patchwork maluco não tem regras nem padrões específicos.
No entanto, à medida que esse tipo de artesanato se espalhou entre os iniciantes, técnicas básicas de costura com retalhos de tecido se tornaram populares. Cada técnica tem uma sequência e um padrão específicos para posicionar os pedaços de tecido na tela, seguindo os quais você pode obter um resultado garantido.
Quadradinhos rápidos de patchwork
Para costurar o produto, você precisará de 4 tipos de tecido com padrões diferentes, é melhor usar algodão: 2 pedaços de uma cor, por exemplo, bege, e 2 pedaços de outro tom, por exemplo, azul.
De cada tecido, tiras da mesma largura são cortadas e costuradas ao longo do lado comprido: primeiro as manchas bege são conectadas, depois as azuis. As peças resultantes são colocadas frente a frente (as costuras devem ficar para fora) e costuradas nas duas bordas para formar uma manga.
A tela preparada é marcada com linhas oblíquas a 450 ora em uma direção, ora na outra, ao longo de todo o comprimento. Os quadrados são recortados de acordo com as marcações. Em seguida, os quadrados são costurados em qualquer ordem para formar um único produto.
Aquarela de retalhos
A base desta técnica é o patchwork clássico; os produtos são costurados a partir de quadrados. A técnica foi denominada aquarela em função do princípio de seleção de tons de tecido. Para fazer uma tela bonita, você precisará de pelo menos 7 ou 8 peças, por exemplo, 4 peças serão da gama de cores do azul claro ao azul, as 3 restantes - do rosa claro ao bordô.
A base da tela pode ser de tecidos lisos ou similares, e o padrão pode ser feito a partir de retalhos com padrão floral.
O efeito da aquarela é melhor observado quando a peça é montada a partir de pequenos motivos. Neste caso, é necessário manter uma transição suave de uma tonalidade para outra.
No nosso exemplo, as bordas da tela podem ser dispostas com motivos azuis e azuis escuros com estampa floral, a transição para o centro pode ser feita por tons de azul claro e rosa suave sem padrão e, no centro, pode ser colocada uma composição floral brilhante com manchas vermelhas e bordô.
Técnica do triângulo
A primeira coisa que você precisa fazer é cortar triângulos isósceles de pedaços de tecido de cores diferentes. A maneira mais fácil de fazer isso é usar um molde, deixando margem para as costuras. Em seguida, os motivos são costurados com suas bordas laterais formando longas tiras, as bases dos triângulos formam as bordas das tiras.
Após a montagem dos blocos, a parte de trás onde ficam as costuras deve ser passada a ferro. Os pedaços longos resultantes são costurados para formar uma única peça. Se as cores dos triângulos coincidirem ao unir as tiras, quadrados ou losangos aparecerão na tela, dependendo do formato dos fragmentos triangulares.
Técnica do favo de mel
O tecido é montado a partir de motivos hexagonais equiláteros recortados de acordo com um molde. Para fazer o molde, você precisa desenhar um círculo de um determinado raio em uma folha de papelão usando um compasso. No círculo, marque 6 segmentos do mesmo comprimento que o raio. Você obterá um hexágono regular.
Muitas vezes, ao trabalhar com essa técnica, 6 folhas de flores são formadas em um círculo a partir de uma cor, e o motivo central é recortado de uma cor contrastante. O fundo principal do produto é feito de tecido liso ou material com um padrão quase imperceptível. Os "favos de mel" são costurados primeiro em apenas um lado, resultando em fileiras. Então as linhas são conectadas umas às outras. É mais conveniente costurar os motivos à mão.
Técnica de xadrez
Esta é outra opção clássica de patchwork. Os quadrados são recortados de 2 tecidos de cores contrastantes, o número de peças de cada tom é o mesmo. Você pode simplificar o procedimento de unir motivos costurando primeiro os remendos em fileiras e depois costurando as fileiras juntas. Cada nova linha deve começar com um quadrado de uma cor diferente.
Se você costurar 4 ou 9 pequenos motivos juntos em um padrão xadrez para formar um bloco quadrado, ao conectar esses blocos com remendos simples, você pode obter um padrão colorido complexo.
Padrões de patchwork
Dependendo do formato do motivo, um grande número de padrões pode ser criado. Assim, os remendos quadrados podem ser feitos em uma única peça ou um bloco quadrado pode ser montado a partir de pequenos quadrados, listras ou triângulos. Eles também podem ser dispostos em forma de diamante. Os triângulos não dão menos espaço para a imaginação. Um padrão triangular relativamente simples é o bloco Mill quadrado.
É formado por 4 grandes quadrados idênticos. Metade desse quadrado é um triângulo sólido, a outra metade é formada por 2 triângulos pequenos. Os blocos resultantes são colocados com os ângulos agudos dos triângulos voltados para o centro, de modo que cada motivo seja girado em 900.
A partir das tiras, você pode dobrar uma tela quadrada com um padrão “Log Cabin”. Tiras de tecido são dispostas em espiral ao redor do quadrado central, formando um ornamento que lembra toras de uma casa de madeira. Se você colocar a aba central no canto, as tiras só precisarão ser costuradas em dois lados do quadrado.
Listras coloridas também podem ser dispostas em padrão de parquet ou escada, formadas em ziguezagues e costuradas para formar losangos e blocos quadrados.
Como montar um bloco a partir de quadrados
O patchwork faça você mesmo para iniciantes requer imaginação espacial e uma sequência cuidadosa de ações. Abaixo está um algoritmo para montar um bloco 4x4 de 16 motivos quadrados.
- Primeiro, todas as peças cortadas e passadas precisam ser dispostas em uma superfície plana na ordem em que serão costuradas.
- Em seguida, o segundo pedaço de tecido é colocado virado para baixo sobre o primeiro pedaço de tecido da primeira fileira, os motivos são costurados na máquina e a linha não é cortada.
- A segunda peça da segunda fileira é colocada sobre a primeira peça da segunda fileira, e os motivos são costurados após o primeiro lote.
- O primeiro e o segundo quadrados da 3ª e 4ª carreiras são costurados da mesma maneira. 2 fileiras verticais são coletadas, o fio pode ser quebrado.
- Os quadrados da 3ª coluna são costurados sequencialmente na segunda coluna da peça resultante, também começando na 1ª linha e terminando na 4ª. Os quadrados para costura da 3ª coluna são colocados virados para baixo sobre o quadrado correspondente da 2ª coluna, já costurado na 1ª.
- A 4ª coluna de motivos é anexada de maneira semelhante.
- A grande peça de trabalho é cuidadosamente girada 900para costurar as linhas.
- A fileira da extrema direita é colocada com a face para baixo na 2ª fileira à esquerda dela, a costura é costurada.
- Todas as carreiras restantes são costuradas da mesma maneira.
Colcha de Patchwork DIY para Iniciantes
Você pode costurar uma blusa de cobertor sofisticada usando qualquer um dos moldes acima. As cores dos adesivos dependem do interior e do gosto do futuro proprietário do produto. O cobertor é formado por três camadas: parte superior patchwork, enchimento e forro. Você pode usar enchimento sintético como enchimento; para um cobertor de bebê, enchimento de algodão sem acolchoamento ou lã são adequados. O forro pode ser cortado em cetim ou flanela.
- Tanto o isolamento quanto o forro são cortados com margens laterais para costuras.
- A camada superior e o isolamento são colocados sobre uma superfície plana e presos com pinos ou pontos grandes em alguns lugares.
- Em seguida, você deve acolchoar 2 camadas do futuro produto na direção do centro para as bordas, isso evitará o aparecimento de franzidos.
- Após a costura, as bordas de todas as três camadas são costuradas juntas e, então, o debrum é costurado nas bordas.
Manta de bebê em técnica patchwork
Colchas para camas infantis com pequenos motivos em cores delicadas ou alegres ficam ótimas.
A ordem das ações para criar um produto:
- Determine o tamanho necessário da colcha e corte toda a parte de trás com algum espaço extra.
- Faça a parte frontal do produto usando qualquer uma das técnicas descritas acima; para iniciantes, é melhor seguir o clássico patchwork.
- Coloque o tecido de suporte virado para baixo em uma superfície plana e, em seguida, coloque a peça de patchwork por cima, virada para cima.
- Costure ambos os tecidos à mão ao longo das costuras entre os blocos ou costure-os usando uma máquina.
- Costure a borda primeiro na parte da frente do produto, depois dobre-a para o lado de trás e costure também.
Manta de retalhos
O patchwork faça você mesmo para iniciantes pode ser dominado fazendo um cobertor infantil de tricô com quadrados. Para tricotar os motivos, você precisará de agulhas de tricô e fios com os números apropriados.
- Monte 31 pontos nas agulhas de tricô.
- Marque a laçada do meio com linha colorida.
- Tricotar todos os pontos como laçadas frontais e, em cada segunda carreira, tricotar os 3 pontos centrais juntos como laçadas frontais.
- Quando todas as laçadas tiverem sido diminuídas, puxe a linha pelas últimas 3 laçadas nas agulhas e arremate.
- Tricotar o número necessário de motivos e costurá-los juntos; você pode usar uma linha contrastante e um ponto de cabra para isso.
Travesseiros
Almofadas decorativas de patchwork podem ser de um só lado ou o tecido de patchwork pode decorar ambos os lados da almofada.
- Costure a parte da frente da almofada com retalhos de acordo com o molde escolhido.
- Prepare o tecido para a parte de trás da almofada ou faça outro pedaço com retalhos.
- Coloque os pedaços de tecido com os lados direitos juntos e costure em três lados. Depois, vire a peça do avesso.
- Costure um zíper oculto no quarto lado.
- Encha o travesseiro com enchimento.
Pegadores de panela
O patchwork faça você mesmo pode parecer uma tarefa difícil, especialmente para iniciantes, mas você pode dominar essa técnica fazendo pequenos itens, como pegadores de panela.
- Os retalhos para a parte da frente do produto são costurados em duas camadas ao mesmo tempo: enchimento e uma base de algodão ou linho, que se tornará a parte de trás do pegador de panela.
- Costure uma fita longa de cor contrastante ao longo da borda do pegador de panela, com a face para baixo – esta será a borda.
- Depois de dobrar o debrum para o lado de trás, a peça é costurada.
- Se a fita adesiva permitir, você pode fazer um pequeno laço com ela no último canto do pegador de panela.
Bolsas
- Para uma bolsa de noite simples, você precisa fazer um retângulo com os retalhos, medindo aproximadamente 38 cm x 30 cm.
- O tecido patchwork é costurado em uma entretela rígida.
- Um zíper é costurado em um dos lados estreitos do retângulo, depois o tecido é dobrado do avesso e o zíper é costurado na segunda borda.
- Em seguida, sem virar o produto do avesso, costure as bordas laterais da bolsa.
- Os cantos adjacentes ao futuro fundo da bolsa são virados e costurados sob
ângulo de 450 a uma distância de 2 cm da ponta afiada.
- O produto está virado do avesso.
- Nos cantos superiores são costuradas alças de corda forte, às quais é presa uma tira ou corrente.
- Uma peça semelhante é formada a partir do tecido do forro, que é inserida dentro da bolsa e costurada com um ponto invisível.
tricô patchwork
Ao tricotar motivos de lã de diferentes formatos em agulhas de tricô, você pode fazer um produto quente que se adapta ao interior do ambiente. As partes individuais podem ser costuradas com linha ou feitas em crochê com linha contrastante.
Além disso, motivos subsequentes podem ser tricotados a partir de motivos existentes, pegando laçadas diretamente das laçadas das bordas da peça finalizada. Os produtos originais são feitos com fios seccionais.
Crochê de retalhos
Os vários motivos de crochê podem ser lisos ou vazados, monocromáticos ou multicoloridos, quadrados, hexagonais ou triangulares.
Os produtos acabados podem ser decorados com flores de crochê ou bordados com fios de lã.
Ao tricotar retalhos uns dos outros, você pode criar formas abstratas complexas no estilo patchwork maluco. Para peças quentes, você pode usar a técnica de crochê longo.
A versatilidade do patchwork abre grandes oportunidades para quem gosta de criar peças com as próprias mãos. O resultado do trabalho sempre será uma peça exclusiva, mesmo que seja feita seguindo moldes simples para iniciantes.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre patchwork
Patchwork para iniciantes:
Patchwork estilo louco:
Acumulei muitos retalhos ao longo dos anos de costura e é uma pena jogá-los fora. Não tenho onde colocá-los, então encontrei uma utilidade para eles. Obrigado pelas ideias!