Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema

A cunha indiana ajuda a adicionar pontos uniformemente, começando pelo elástico. Como resultado, você pode tricotar uma linda cunha tanto para o polegar quanto para a palma inteira. Devido a isso, o produto final tem uma aparência atraente e também adapta-se anatomicamente e confortavelmente à mão.

Ferramentas e materiais necessários

Recomenda-se tricotar a cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô de fios mistos. Por exemplo, a composição pode incluir acrílico com lã ou poliamida com mohair. Na primeira opção, o tricô deve ser feito em 2 fios, na segunda – em 1 fio. Este material é agradável ao corpo, fofo e macio.

Se o produto acabado for submetido a um tratamento térmico úmido, os fios ficarão mais fofos.

Para amarrar o polegar completamente fechado, é adequada uma ferramenta de meia nº 2.25. Para criar um bico aberto, recomenda-se usar agulhas de tricô nº 3 e fios de semilã.

Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema

As agulhas de ponta dupla podem ter 2 formatos:

Vista de seção Breve descrição
Redondo Eles são comuns e versáteis, mas são mais adequados para tricoteiras experientes. Isso ocorre porque com uma linha redonda os pontos podem escorregar facilmente. Como resultado, você terá que amarrá-los novamente.
Cúbico Elas são consideradas mais convenientes porque as alças não escorregam. Isso garantirá que os pontos fiquem uniformes e do mesmo tamanho. A ferramenta também é confortável de usar, por isso é frequentemente usada por pessoas diagnosticadas com artrite. Isso ajuda a reduzir a pressão nas articulações.

Para iniciantes, agulhas de tricô feitas de vários materiais são adequadas:

  • Alumínio. Eles são simples, baratos e leves. Em casos raros, as bordas da ferramenta podem ser muito afiadas. No entanto, agulhas de tricô baratas costumam entortar e podem ser muito escorregadias nas mãos.
  • De madeira. O material pode ser madeira laminada ou bambu. É melhor escolher uma ferramenta lisa e de alta qualidade para tornar o tricô confortável. Não utilize agulhas de tricô que tenham rachaduras ou pontos ásperos. Esses defeitos podem danificar a tela.
  • Carbono. Eles são considerados um instrumento popular e moderno porque são confortáveis ​​e leves. A ponta é feita de latão e o cabo é feito de carbono durável. A transição entre eles é completamente suave.
  • Metálico. Eles são suaves, leves e confortáveis, por isso são muito procurados pelos artesãos. Ao escolher uma ferramenta, você precisa prestar atenção ao nível de afiação da lâmina para que ela não fure seus dedos.

Esquemas com descrição de obras para iniciantes

Na versão clássica, o polegar deve ficar junto à palma para que a mão pareça limpa e elegante. Para criar uma cunha indiana com agulhas de tricô, você precisa tricotar pontos adicionais. Isso garante um ajuste anatômico do produto.

Método 1

A versão clássica da cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô deve ser iniciada com o desenho do elástico 2x2.

Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema
O padrão de tricô para a cunha indiana para o polegar para luvas com agulhas de tricô é mostrado na figura.

Algoritmo de execução:

  1. Inicialmente, faça um conjunto de pontos no valor de 44 peças. Em seguida, faça 6 carreiras, alternando os elementos da frente e de trás em 2 peças.
  2. Na carreira 7, cruze os pontos da frente para formar um cordão. Para isso, transfira o 1º elemento frontal para uma ferramenta auxiliar e deixe-o na frente da tela. Depois disso, tricote primeiro o próximo ponto e depois o primeiro elemento que foi transferido para a agulha de tricô adicional.
  3. No futuro, cruzamentos semelhantes deverão ser realizados a cada 5ª fileira. Se você não conseguir fazer os cordões, pode usar um elástico comum para criar um punho do tamanho desejado.
  4. Na última carreira, adicione 4 pontos uniformemente, porque o braço se alarga a partir do pulso. Nesse sentido, ao passar para a palma, é necessário adicionar laços. Graças a isso, o manguito ficará firme no pulso sem apertar a palma da mão.
  5. Como resultado, deve haver 48 pontos nas agulhas de tricô.

Processo passo a passo para criar uma cunha:

  1. Primeiro, separe os pontos para o polegar. Neste caso, você precisará de 1/4 de todos os elementos, além de 1 ponto adicional. Neste caso, selecione 13 laços e 2 elementos adicionais para o dedo. Graças aos pontos auxiliares, esta parte da luva será deslocada em direção à área da palma. Devido a isso, o produto se ajustará confortavelmente à sua mão.
  2. Para o polegar, foram alocados 13 pontos, então os aumentos devem ser o mesmo número. Elementos auxiliares não devem ser incluídos no cálculo.
  3. Coloque um marcador ou linha contrastante onde está o final dos 15 pontos separados. Isso permite que você saiba exatamente onde fazer aumentos. Na peça direita, os aumentos devem ser feitos depois do marcador, na peça esquerda – antes dele.
  4. Para a luva direita, continue tricotando os cabos de trás em 3 carreiras. Se você não tem experiência em tricotar esta cunha, é recomendável não fazer um enfeite para evitar confusões.
  5. Os aumentos são realizados em cada 2ª carreira na forma de uma laçada simples. Entretanto, esse elemento deve ser atravessado para evitar a formação de furos.
  6. Faça 13 aumentos. Depois transfira os pontos que sobraram no polegar para a linha e dê um nó. Apenas 13 elementos precisam ser transferidos para o fio. Guarde os 2 pontos extras que sobraram para um ajuste mais solto na agulha de tricô direita. Ao projetar a luva esquerda, esses 2 elementos devem estar localizados na ferramenta esquerda.Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema
  7. Os pontos restantes são desenhados usando a técnica circular, com ou sem enfeite.
  8. Após fechar o dedo indicador, diminua em cada carreira nas laterais. O principal é que as ferramentas tenham o mesmo número de pontos. Se necessário, você pode colocar uma luva na mão para avaliar a correção de suas ações.
  9. As diminuições de cada lado de cada carreira são realizadas no início da 1ª e 3ª agulhas de tricô, bem como no final da 2ª e 4ª agulhas de tricô. No primeiro caso, forme o elemento frontal e faça uma diminuição com viés direito (para isso, tricote 2 pontos juntos atrás da parede traseira). No segundo caso, quando houver apenas 3 elementos no final da ferramenta, faça uma diminuição com viés à esquerda. Para isso, vire 2 elementos da frente e depois tricote-os juntos atrás da parede da frente. Os últimos 3 pontos devem ser pontos meia.
  10. Quando restarem apenas 8 elementos nas agulhas de tricô, corte o fio, deixando uma ponta de 10 cm de comprimento. Passe todos os pontos por esse fio e aperte. Traga a ponta da linha para o avesso, prenda-a firmemente e esconda-a no tecido.
  11. Retorne os elementos transferidos para o fio para as agulhas de tricô. Ao mesmo tempo, adicione mais 5 pontos na parte superior para fazer um total de 18 pontos.
  12. Continue tricotando o dedo em círculo. Quando esta parte do produto estiver escondida, faça diminuições. Para fazer isso, divida os elementos em 2 ferramentas em quantidades iguais. As diminuições são realizadas em cada carreira no início e no fim de cada agulha de tricô.Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema
  13. Gire os 2 elementos externos na extremidade da ferramenta e costure-os juntos atrás da parede frontal. No início da agulha de tricô, faça 2 pontos juntos atrás da parede do fundo.
  14. Quando houver apenas 6 elementos nas agulhas de tricô, transfira os pontos para a linha e aperte.
  15. Puxe as pontas dos fios para o lado avesso e esconda-os no tecido.

Método 2

A agulha de tricô indiana tipo cunha permite que você crie luvas abertas. Neste caso, o polegar será moldado apenas pela metade. Como resultado, ao colocar o produto na mão, seu dedo não ficará completamente escondido na luva.

Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema

Descrição passo a passo do tricô:

  1. Monte 35 pontos usando ferramentas de meia. Depois feche-os formando um anel para que restem 34 elementos. Distribua esse número de laçadas uniformemente em 4 agulhas de tricô.
  2. As próximas 12 carreiras são feitas com um elástico 1x1, alternando elementos da frente e de trás até o final de cada carreira.
  3. Depois, em 2 ferramentas, continue a desenhar o enfeite e, nas outras 2 agulhas, faça apenas pontos de rosto.Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema
  4. Na 8ª carreira, comece a moldar o dedo usando a cunha indiana. Para fazer isso, deve haver 8 pontos na 1ª e 3ª ferramentas e 9 elementos na 2ª e 4ª.
  5. Ao fazer um padrão nas 1ª e 2ª agulhas de tricô, faça o polegar para a luva direita na 3ª ferramenta.
  6. Para fazer isso, faça 10 carreiras de aumentos em uma agulha de tricô. 1 carreira consiste em 1, 3 e 4 pontos tricô, respectivamente. Depois de 1 e 3 laçadas, faça 1 laçada.
  7. Na 2ª e em todas as outras fileiras pares deve haver apenas elementos frontais.Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema
  8. Na 3ª fileira deve haver 1, 5 e 4 elementos frontais respectivamente. Entre eles, faça um arremesso. Finalize a carreira com pontos altos.
  9. A carreira 5 inclui 1 ponto meia, laçada, 7 pontos meia, laçada e 4 pontos meia.
  10. A carreira 7 corresponde à carreira 5. No entanto, em vez de 7 elementos frontais, faça 9 pontos.
  11. Na 9ª linha deve haver elementos frontais na quantidade de 1, 11, 4 respectivamente. Entre eles, realize o arremesso.
  12. Depois de tricotar 10 carreiras de aumento, mova seu dedo para uma ferramenta auxiliar ou linha.
  13. Faça o primeiro ponto da 3ª agulha de tricô um ponto frontal. Em seguida, monte 3 pontos e tricote outros 4 elementos frontais restantes na ferramenta após os aumentos para o polegar.
  14. Como resultado, deve haver 34 elementos nas agulhas de meia. Para desenhar a palma, continue o desenho nas ferramentas 1 e 2 até uma certa altura. De acordo com esse padrão, deve haver 3 relações. Feche os pontos da maneira que for conveniente.Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema
  15. Para completar o dedo, adicione 3 pontos aos elementos da ferramenta auxiliar. Em seguida, tricote várias carreiras de pontos da frente.
  16. Ao final do trabalho, feche todos os elementos e corte o fio.

Segredos para Iniciantes

A cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô não causará dificuldades se você seguir recomendações úteis:

  • Para processar materiais acrílicos e de lã, é melhor usar uma ferramenta de metal, para viscose e seda - uma de madeira. Se optar pelo fio de algodão com microfibra, é aconselhável utilizar agulhas de tricô de carbono para que o material possa deslizar normalmente.
  • Antes de tricotar luvas, você precisa saber o tamanho da sua mão, calculando o comprimento dos seus dedos da mão e do pulso. Se as dimensões forem calculadas incorretamente, o produto ficará torto e feio. Neste caso, recomenda-se inicialmente amarrar uma amostra controle. Depois, você precisa aplicar uma régua para descobrir o número exato de pontos em 1 cm. Este valor deve ser multiplicado pelo comprimento do pulso até a mão. Em seguida, o resultado obtido deve ser dividido por um pequeno número inteiro que seja múltiplo de 4. Por exemplo, se após multiplicar o número de pontos em 1 cm pelo tamanho do pulso até a mão, o resultado for 54, então o número inteiro mais próximo será 52, porque ele pode ser dividido por 4 sem deixar resto.
  • Você não deve fazer luvas em uma única camada, caso contrário elas serão levadas pelo vento. Para tricotar, recomenda-se usar lã natural ou adicionar uma camada fina de mohair. Neste caso, o produto de malha precisa ser feito um tamanho maior para que possa ser feltrado.
  • É melhor contar o início do tricô a partir da borda do fio restante durante o conjunto inicial de pontos. Os aumentos devem ser apertados para evitar a formação de furos nessas áreas.

Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema

  • Ao tricotar a luva direita, o furo para o polegar deve ser deixado no início da 1ª agulha de tricô, para o produto esquerdo - no final da 4ª agulha de tricô. Se você não fizer isso, terá apenas dois acessórios para uma mão. Para evitar a formação de grandes buracos ao redor do polegar, os pontos devem ser montados de baixo para cima, bem como de cada lado.
  • Ao usar dois materiais com composições diferentes, você precisa escolher fios com aproximadamente o mesmo comprimento de fios nas meadas. Neste caso, a espessura das agulhas de tricô deve corresponder à espessura do material. Também é recomendável ler as instruções de cuidados com o fio. Caso contrário, após a primeira lavagem, o produto poderá perder a aparência.
  • Recomenda-se fazer uma amostra de aproximadamente 10x10 cm de tamanho, e também recortar um molde de uma folha de papelão, dentro do qual deverá haver uma janela quadrada do mesmo tamanho da amostra tricotada. Depois, o molde deve ser colocado sobre a amostra. Isso facilita a contagem do número de carreiras de pontos. Por exemplo, se a amostra contiver mais elementos do que o indicado no padrão, o tricô deverá ser feito de forma mais densa ou deverá ser utilizada uma ferramenta um tamanho menor. Mas se a amostra não tiver pontos suficientes, o tricô deverá ser mais frouxo ou será necessário usar agulhas de tricô mais grossas.
  • Para conectar fios finos de forma invisível, uma ponta do material deve ser enfiada na agulha e passada pela outra ponta do fio em aproximadamente 5 cm. Como resultado, uma pequena cauda permanecerá de cada material. Quando o tricô estiver concluído, essas pontas podem ser cortadas.
  • Ao utilizar linhas de cores claras, recomenda-se colocar o novelo em um saco e amarrá-lo. No entanto, você também precisará fazer um pequeno furo no saco para que a linha saia.
  • Ao tricotar com a parte da frente, é aconselhável fazer a primeira carreira com um elástico 1x1. Isso evitará que a borda fique enrolada. Recomenda-se usar uma agulha de crochê para esconder as bordas do fio. Esta ferramenta ajuda a facilitar e agilizar esse processo.

Cunha indiana para o polegar com agulhas de tricô. Esquema

  • Para introduzir um novo novelo de linha quando usar fio grosso, é preciso desfiar levemente as fibras deste último para formar 2 pontas. Essas bordas devem ser aparadas primeiro e depois uma das pontas deve ser encurtada. Ações semelhantes devem ser feitas com fios novos. Depois as bordas dos fios antigos e novos precisam ser unidas e entrelaçadas entre si. Também é permitido costurar as bordas do fio com uma agulha.
  • Após a conclusão do tricô, é recomendável lavar o produto acabado à mão em água morna, cuja temperatura não exceda 30 ℃. Neste caso, é necessário utilizar uma composição própria para produtos de lã ou xampu comum. Para enxaguar, use água com temperatura semelhante. A centrifugação deve ser feita com cuidado para não torcer o tecido. Após a lavagem, recomenda-se enrolar as luvas em uma toalha por 5 minutos. para absorver umidade. O processo de secagem deve ocorrer na posição horizontal. Para isso, o produto deve ser cuidadosamente alisado para que fique com o formato ideal. O formato dado é o que as luvas ficarão depois de secas.

Nas luvas, o polegar pode estar fechado ou aberto. Cada um escolhe o tipo de produto final que mais gosta. No entanto, para que as luvas fiquem anatomicamente corretas e se ajustem confortavelmente à mão, é necessário tricotar com agulhas indianas de cunha.

Vídeo sobre tricô indiano em cunha com agulhas de tricô

Aula magistral sobre como tricotar luvas com cunha indiana para o polegar:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho