Durante os intervalos entre as aulas, as crianças gostam de desenhar vários padrões em seus cadernos. Um dos enfeites populares são as tranças, que podem ser coloridas e entrelaçadas a partir de vários gravetos.
Desenhar ajuda você a relaxar, descontrair e acalmar os nervos para que você possa retomar a atividade física.
Desenho simples
Você pode desenhar tranças sozinho ou em grupo. Inicialmente, é recomendável dominar a técnica de representar um ornamento composto por 2 linhas. Este padrão é fácil de fazer e não leva muito tempo para ser criado.
No entanto, antes de começar a trabalhar, você precisa preparar todos os materiais e ferramentas necessários:
Acessórios | Características de uso |
Lápis simples | É melhor usar um conjunto que inclua lápis de diferentes espessuras. Isso ajuda a criar diferentes tons e efeitos na folha. |
Apagador | Ao desenhar, todos podem cometer erros ou precisar remover linhas extras. Neste caso, é essencial preparar uma borracha. |
Folha de caderno de exercícios em uma gaiola | Para tornar as linhas do lápis mais visíveis e claras, você precisa pegar uma folha de papel com linhas grossas. |
Apontador | O lápis deve estar bem apontado. Isso tornará as linhas mais precisas e claras. Para fazer isso, você precisa preparar um bom apontador. |

Processo passo a passo para criar um desenho simples:
- Coloque pontos de cima para baixo a partir da linha superior.
- Depois disso, conecte o 1º e o 3º pontos para criar um semicírculo. Desenhe a figura do lado esquerdo.
- Por analogia, conecte todos os outros pontos ímpares. Conduza o segundo semicírculo do 3º ao 5º ponto. Desenhe a figura cuidadosamente de modo que o centro do arco toque a célula vizinha.
- No lado direito, conecte todos os pontos pares com um semicírculo, começando pelo 2º. O arco deve tocar a célula adjacente. No entanto, primeiro desenhe uma linha semicircular do 2º ponto para cima, até o canto direito da célula.
- Faça pequenos arcos em cada borda dos lados direito e esquerdo. Coloque os enfeites entre os semicírculos grandes.
Enfeites trançados nos campos
É costume desenhar tranças nas margens de um caderno com papel quadriculado. O papel pautado permite criar um padrão mais claro, eficaz e realista.

Padrão de 3 palitos:
- Em uma folha de papel, desenhe 3 linhas verticais paralelas entre si. Para fazer isso, desenhe cada lado vertical da célula com um lápis simples. Desenhe linhas de cima para baixo.
- A direção da trança pode ser inicialmente definida para a direita ou esquerda. Tudo vai depender do lado em que os bastões oblíquos forem colocados.
- Desenhe 2 linhas chanfradas para o lado direito, partindo do 1º e 2º palitos do lado esquerdo. Como resultado, o desenho será direcionado para a direita. Se você desenhar as linhas no outro lado, o padrão será direcionado para a esquerda.
- Para criar um efeito torcido, conecte a 2ª linha oblíqua e a 3ª linha reta se o padrão estiver direcionado para a direita.
- Se a direção estiver definida para a esquerda, junte a 1ª vara chanfrada e a 1ª reta no lado esquerdo.
- Para criar a 2ª linha, repita as mesmas manipulações novamente. Para fazer isso, alterne as direções dos palitos chanfrados em cada linha.
- Quando terminar, será criada uma trança de 3 linhas verticais torcidas.
De cinco palitos
Você precisa desenhar tranças de 5 palitos depois de dominar a técnica de criar um enfeite com 2 e 3 entrelaçamentos. Isso ajudará você a evitar confusões ao conectar as linhas necessárias.

Descrição passo a passo do padrão:
- Desenhe 5 linhas verticalmente.
- Desenhe 4 gravetos diagonalmente para o lado esquerdo. Depois, prenda-os com um pequeno pedaço de madeira chanfrado, apontando um para o outro.
- Por outro lado, por analogia, faça uma pequena fixação para obter um enfeite torcido.
- Após a conclusão do trabalho, deverá ser desenhado no caderno um enfeite de 3 linhas entrelaçadas, que poderão ser coloridas com canetas hidrográficas ou lápis de cor.
Em forma de diamante
As tranças podem receber o formato de diamante, que tem linhas rígidas, sem arredondamentos. Ao criar este desenho, o principal é não se confundir sobre qual direção e quais pontos precisam ser conectados.

Descrição passo a passo do padrão:
- Desenhe 4 pontos de ancoragem em uma linha horizontal. Mova 2 células para baixo e coloque 4 pontos em uma fileira novamente. Por analogia, desenhe pontos no final da folha.
- Depois disso, conecte o 1º ponto da fileira superior com o 3º ponto da segunda fileira com uma linha chanfrada. Una o 2º ponto da 1ª carreira com o 4º ponto da carreira seguinte.
- Semelhante ao passo 2, conecte todos os pontos nas outras linhas. Como resultado, os 1º pontos devem ser conectados aos 3º pontos, e os 2º pontos aos 4º pontos, até o final da folha de papel.
- Depois retorne ao início do desenho. Para conectar os pontos restantes, mova na direção oposta.
- Para fazer isso, conecte o 1º ponto da 2ª linha com o 3º ponto da linha mais alta. Em seguida, una o 2º ponto da 2ª carreira com o 4º ponto da 1ª carreira.
- Novas linhas não devem se sobrepor às faixas que foram criadas originalmente. Nesse caso, leve a linha até a linha chanfrada, faça um espaço e continue desenhando a faixa até o ponto especificado.
- Semelhante ao passo 5, conecte todos os outros pontos até o final da folha. Neste caso, os cantos devem coincidir para que o padrão fique bonito.
Em forma de grade
Ao criar um padrão de grade, não é necessário definir inicialmente os pontos de ancoragem. Este enfeite tem uma técnica simples que não permitirá que você cometa erros.
Algoritmo para criação de um desenho:
- Desenhe uma linha diagonal passando por 2 células. A faixa deve passar pelos cantos de cada célula.
- Por analogia, desenhe linhas chanfradas até o final da folha de papel.
- Depois retorne ao início do enfeite. Desenhe linhas chanfradas cruzando 2 células na outra direção.
- O resultado deve ser uma trança de malha.
Em forma de folhas
Este método de decoração de uma trança permite criar um grande enfeite a partir de elementos arqueados.

Técnica para criar um padrão:
- Desenhe um pequeno círculo na intersecção de duas células. Não pinte a figura.
- A partir do anel desenhado, desça 4 células e novamente desenhe um pequeno círculo.
- Desenhe círculos a cada 4 células até o final da folha. As figuras devem ter o mesmo tamanho.
- Desenhe arcos em cada lado de modo que o meio dos elementos toque a linha adjacente de células.
- Dos círculos de suporte até os cantos da célula, desenhe linhas semicirculares para que o padrão se assemelhe a uma folha.
- Este enfeite deve ser feito nos lados esquerdo e direito até o final da folha de papel.
- Dentro de cada folha grande, desenhe 2 arcos menores. Desenhe os elementos internos de um anel para outro, sem tocar nas paredes das grandes linhas semicirculares.
- De cada anel, desenhe 2 linhas para cima e para baixo dentro de cada folha grande. As listras internas devem estar localizadas entre os 2 arcos.
- Além disso, desenhe 1 linha em cada folha pequena.
Padrão com laços
Este tipo de ornamento assemelha-se a um padrão composto por 3 linhas verticais. No entanto, o padrão será um pouco diferente e maior.
Processo de criação passo a passo:
- Inicialmente, desenhe 3 linhas verticais em cada linha, recuando 1 célula. Desenhe listras até o final da folha.
- Conecte a 2ª linha da fileira superior com a 3ª linha da 2ª fileira em um semicírculo. Da mesma forma, una todas as linhas de cada fileira ao final da folha.
- Em seguida, conecte a 1ª linha da fileira de cima com a 2ª linha da 2ª fileira. Entretanto, a parte convexa do arco deve ficar voltada para a esquerda. Por analogia, una a 1ª e a 2ª linhas de cada fileira ao final da folha do caderno.
- Em seguida, faça transições suaves em cada lado do enfeite. Para fazer isso, desenhe a 3ª linha do lado direito até o meio do arco. Continue as manipulações até o final do padrão.
- Da mesma forma, faça transições no lado esquerdo, unindo as primeiras linhas de cada fileira com o centro do arco.
- Em seguida, desenhe laçadas saindo de cada canto interno.
De 4 palitos
Usando essa técnica, é possível representar uma trança real composta por 2 entrelaçamentos.

Descrição passo a passo do trabalho:
- Inicialmente, desenhe 4 linhas de suporte verticais. em cada linha até o final da folha de papel. Entre cada linha, faça um recuo de 1 célula.
- Após 1 fio da carreira de cima, conecte com a 2ª linha da 2ª carreira. Repita ações semelhantes até o final do desenho.
- Em seguida, una a 2ª linha da 1ª carreira com a 3ª linha da 2ª carreira. Faça conexões até o final da folha de papel.
- Em seguida, traga as linhas externas de cada fileira do lado esquerdo para o meio das linhas chanfradas.
- Após cada 4ª linha do lado direito, una-a com a 3ª linha de cada fileira de baixo. Repita esses passos até o final do enfeite.
- Traga cada 3ª linha da carreira para o meio da tira chanfrada, que está localizada no lado esquerdo.
- Para completar o desenho, conecte o canto não fechado da 4ª linha de cada fileira do lado direito com o centro da tira chanfrada colocada no lado esquerdo.
Em forma de ladrilhos
O desenho consiste em quadrados grandes e pequenos dos quais você precisa desenhar linhas diagonais. O enfeite é simples, por isso é adequado para iniciantes.

Algoritmo de criação de padrões:
- Desenhe uma linha vertical sólida até o final da folha do caderno.
- Em seguida, mova 3 células para a direita e desenhe outra linha vertical para baixo.
- Conecte as duas linhas desenhadas, recuando 3 células de cada faixa transversal. O resultado deve ser quadrados com lados de 1,5 cm.
- No centro de cada quadrado resultante, desenhe 1 quadrado pequeno.
- Conecte os cantos dos quadrados grandes e pequenos. Isso dará volume ao desenho.
Trança de fitas entrelaçadas
Para obter um design bonito, todas as linhas devem ser claras e não ultrapassar o contorno do enfeite. Devido a isso, o padrão será visível e compreensível.

Processo passo a passo para criar um enfeite:
- Desenhe uma linha pontilhada de cima para baixo até o final da folha do caderno.
- Mova 2 células para a direita e desenhe uma linha pontilhada novamente.
- De cada ponto da faixa mais à esquerda, desenhe linhas chanfradas através de 2 células até os pontos da linha mais à direita. Devido a isso, os elementos de suporte serão conectados.
- Retorne ao início do padrão para criar a segunda fita, que fica no fundo.
- Para fazer isso, desenhe uma faixa do canto inferior da linha da extrema direita até o canto superior da célula à esquerda.
- Em seguida, do canto inferior da linha da extrema direita e do meio da faixa desenhada na etapa 5, desenhe 2 linhas chanfradas até a linha da fileira inferior.
- Desenhe as linhas restantes da mesma maneira até o final da folha para criar uma fita.
tranças de anime
Lindas ideias de desenhos de anime vão ajudar você a ficar impressionado e escolher o estilo de desenho certo.
Truques para desenhar tranças em papel quadriculado
Qualquer pessoa que goste de padrões de entrelaçamento incomuns pode desenhar tranças.

Para garantir que o enfeite fique correto e bonito, é recomendável seguir algumas dicas simples:
- Para calcular corretamente o número de elementos torcidos, você deve primeiro desenhar linhas verticais, cujo número deve ser 2 vezes maior que o número de tranças planejadas.
Por exemplo, se você quiser criar 7 elementos torcidos, você deve inicialmente desenhar 9 listras verticais, a partir das quais você precisa desenhar todos os palitos chanfrados com os fixadores para baixo. O enfeite resultante pode ser colorido com qualquer lápis, cujas cores você mais goste.
- Para evitar erros na direção das tiras, os elementos devem ser unidos até o final. Devido a isso, o enfeite ficará mais claro. Como resultado, você pode entender quantos elementos chanfrados a mais são necessários e em qual direção movê-los.

- Se o padrão tiver muitas células, é aceitável colar cuidadosamente duas folhas de papel usando cola. O resultado será um padrão bonito e grande nas células.
- O número de elementos interligados pode ser qualquer. Tudo depende da sua imaginação e desejo. Se o número de elementos interligados for grande, você terá que ter paciência e ter uma folha de papel em branco extra em uma caixa.
- Para o desenho, a superfície da mesa deve ser estável e plana para que as características do ornamento sejam mais precisas e visíveis. Se a mesa estiver irregular, você pode usar uma tábua.
- Se não houver grade no caderno, esse elemento pode ser desenhado de forma independente usando uma régua e um lápis simples. Você também pode usar um modelo pronto de planilhas de células.

- Ao desenhar, a folha do caderno deve ser colocada de forma segura e uniforme sobre a superfície de trabalho. Devido a isso, o material não se deslocará durante o processo de trabalho.
- Para preservar a visão e examinar cuidadosamente os elementos do ornamento, é necessário instalar uma boa iluminação. Nesse caso, a superfície de trabalho deve ficar sob luz artificial forte ou perto de uma janela durante o dia, quando o sol está brilhando forte.
- Para fazer com que o padrão pareça mais dinâmico e texturizado, a espessura das linhas deve ser variada. Para destacar detalhes com acentos, as linhas devem ser finas. Para criar sombras com contorno, as linhas devem ser mais grossas.
- Hachurar com linhas paralelas ajuda a dar volume e sombra ao padrão. Há também outras opções de sombreamento que são adequadas para diferentes elementos do ornamento.

- Ao desenhar tranças, é permitido criar gradientes. Usando um lápis simples, é permitido fazer uma transição suave de tons mais claros para mais escuros. Devido a isso, o desenho ficará mais profundo e volumoso.
- No processo de desenho é necessário respeitar proporções com profundidade. Para manter a precisão e a uniformidade do padrão, é recomendável desenhar uma grade de linhas em uma folha de caderno.
Para adicionar sombra ou volume, é melhor usar lápis de tons diferentes. Incorporando elementos gradualmente, o padrão ficará mais expressivo e harmonioso.
- O ornamento não deve ser saturado com um grande número de contornos e traços, caso contrário o desenho ficará ilegível e sobrecarregado. Ao adicionar textura com detalhes, você precisa manter o equilíbrio para que cada parte do padrão fique em seu devido lugar.

Devido a isso, o enfeite ficará mais atraente e interessante. Ao adicionar textura com detalhes, é importante considerar as proporções com a composição geral.
- Quando os detalhes principais com o contorno do padrão são desenhados, é permitido passar para a imagem da textura com elementos menores do ornamento. Graças a isso, o desenho ficará realista e tridimensional.
Para adicionar detalhes, é aconselhável usar lápis de diferentes espessuras. Para destacar os elementos principais e criar profundidade, as linhas devem ser finas e escuras.
As tranças são consideradas um enfeite simples, para cuja criação você só precisa de um caderno quadriculado e um lápis simples. Se desejar, o padrão pode ser desenhado com lápis de cor ou canetas para criar um design mais vibrante.
Para criar um enfeite mais realista e eficaz, é aconselhável utilizar uma folha de papel com linhas leves.
Vídeo sobre desenho
Desenhos passo a passo de tranças de cabelo:
Como desenhar tranças: