Como fazer um ponto de caseado com agulha passo a passo. Instruções para iniciantes

Um ponto de laçada feito com uma agulha pode ser chamado por nomes diferentes: ponto overloque, ponto de laçada ou ponto de montagem. Um ponto de laçada, costurado com uma agulha em etapas específicas, é um dos os pontos mais comuns em bordados.

Para deixar a costura mais bonita, é necessário colocar todos os pontos na mesma distância uns dos outros. Esse tipo de ponto é feito de forma rápida e fácil, por isso tanto iniciantes quanto artesãs mais experientes podem usá-lo em bordados.

Onde e por que uma costura é usada?

Na maioria das vezes, um ponto de laçada ajuda a evitar o desfiamento das bordas do tecido. Como alguns tipos de tecido frequentemente desfiam nas bordas, a aparência do produto final pode ficar prejudicada. O ponto de laçada, ponto overloque, permite melhorar a aparência do bordado finalizado e torná-lo mais elegante.

Como fazer um ponto de caseado com agulha passo a passo. Instruções para iniciantes

Outra vantagem do ponto de casa de botão é que, em alguns casos, os pontos de casa de botão costurados à mão podem substituir as linhas de costura costuradas em uma máquina de costura.

O ponto de laçada, costurado com uma agulha em etapas, também é usado para conectar peças. Para economizar tempo, você pode unir as bordas de duas peças de roupa e costurá-las usando um ponto de casa de botão.

Para decorar qualquer item no interior de uma sala, por exemplo, cortinas ou uma toalha de mesa, você pode usar um ponto de laçada. Este tipo de ponto também pode ser usado em peças com motivos florais. No bordado Richelieu vazado, esse tipo de ponto é chamado de vieiras Richelieu.

Assim, o uso do ponto de laçada permite resolver vários problemas: por exemplo, ao mesmo tempo que protege as bordas do tecido, você pode decorar o produto acabado.

Materiais e ferramentas

O ponto de caseado pode ser costurado passo a passo em qualquer tipo de tecido. Para evitar problemas durante o bordado, você deve combinar corretamente a agulha, o tecido e a linha. Então, se o tecido for muito grosso e a agulha muito fina, ela não conseguirá furar o tecido e poderá quebrar.

Como fazer um ponto de caseado com agulha passo a passo. Instruções para iniciantes

Vale ressaltar que a escolha das linhas e agulhas também depende da finalidade da costura. Se a costura for feita com o propósito de chulear as bordas, você pode comprar linhas de costura comuns para trabalhar nela, cuja cor combine com o tecido. Além disso, em tecidos finos, pontos costurados com linhas grossas ficarão desleixados.

Se a finalidade da costura for decorativa, qualquer fio pode ser usado: fio dental, íris, lã, cetim. Fios de lã podem adicionar volume a um padrão de ponto de laçada. O mesmo pode ser alcançado usando fios grossos, como fio dental, em várias dobras.

É importante ficar atento ao tamanho dos pontos, porque se eles forem muito grandes, as laçadas não conseguirão manter o formato e ficarão desleixadas. Se forem usadas linhas grossas para fazer pequenos pontos de laçada, a aparência do trabalho final se deteriorará.

O marcador de tecido permite marcar linhas onde os pontos devem ser feitos. Esta ferramenta também ajudará a deixar os pontos mais perfeitos e uniformes. Se você não puder comprar um marcador, pode substituí-lo por giz de alfaiate ou um pedaço de sabão com ponta afiada.

Procedimento

O ponto de laçada com agulha, realizado passo a passo durante a criação de qualquer item, deve começar com a fixação da linha no produto. Primeiro, a linha é enfiada no buraco da agulha e, em seguida, um pequeno nó é dado em uma das pontas longas. Para evitar que a agulha caia durante o bordado, você pode dar um nó em dois pedaços de linha.

A costura que é feita com a finalidade de chulear a borda de uma peça deve ser iniciada da seguinte maneira:

  1. Insira a agulha na costura superior, deixando um pequeno pedaço de linha na parte da frente da peça.
  2. Passe a linha de trabalho sobre este pedaço de linha e costure um ponto.
  3. Costure uma fileira, traga a linha para o avesso.
  4. Faça vários pontos pequenos (2-3 pontos um em cima do outro) ao lado do último ponto de laçada. É muito importante enfiar a agulha somente no tecido de base.

É importante observar que o início da linha de costura com costuras pode ser marcado com um marcador de tecido ou giz de alfaiate. É mais conveniente começar pelo canto do tecido. Além disso, a execução da costura depende da sua finalidade. Portanto, se as bordas do tecido forem cobertas com uma costura, o nó que prende a linha deve ficar no lado avesso.

Se duas camadas estiverem sendo processadas, é mais conveniente colocar o nó entre essas camadas para escondê-lo completamente. Se você estiver costurando um aplique usando um ponto de casa de botão, por exemplo, um pequeno detalhe em um pedaço grande de tecido, a costura deve começar no tecido de base.

O ponto de laçada, que serve para proteger as bordas do tecido de desfiar, é realizado da seguinte maneira:

  1. Passe a agulha do lado de trás para o lado da frente, perfurando o tecido. Use o polegar de uma mão para segurar a linha para que ela não saia do buraco da agulha.
  2. Passe a linha de volta pela borda do tecido e passe a agulha pelo mesmo furo no tecido. Como os pontos inicial e final passam pelo mesmo ponto duas vezes, eles sempre serão verticais.
  3. Passe a agulha pelo laço formado.
  4. Mova a linha ligeiramente para a direita se a costura for da esquerda para a direita. Fure o tecido com uma agulha aproximadamente no mesmo lugar onde o primeiro ponto foi feito.
  5. Passe a agulha pelo laço resultante. O laço deve ficar sob o fio de trabalho. O primeiro ponto de laçada está completo. Continue trabalhando, repetindo os passos descritos acima.
  6. Quando a linha atingir o canto do tecido, perfure-o diagonalmente, direcionando a agulha em direção ao canto. Passe a linha pela laçada da mesma forma que faria ao fazer um ponto de casa de botão comum. Esta etapa conclui o ponto de caseado no canto do tecido.
  7. Para passar para o outro lado do tecido, o próximo ponto deve ser feito na direção vertical.

Como fazer um ponto de caseado com agulha passo a passo. Instruções para iniciantes

Muitas bordadeiras enfrentam o problema de ficar sem linha enquanto costuram.

Para trocar a linha corretamente durante a costura, você pode usar as seguintes instruções:

  1. Ao finalizar o bordado com a linha de trabalho antiga, fure o tecido com uma agulha da mesma forma que faria ao costurar um ponto de caseado comum. A diferença é que ao prender o fio antigo, não há necessidade de finalizar o ponto de laçada.
  2. Ao trabalhar com 1 camada de tecido ou unir um pequeno remendo e uma peça grande de roupa, é recomendável mover a agulha para o avesso do tecido.
  3. Caso seja necessário prender 2 camadas de tecido, é preciso passar a agulha por um dos pedaços de tecido e colocar o restante da linha entre as partes que serão unidas.
  4. Deixe um pequeno laço por onde você passará uma nova linha. Se o loop for muito pequeno, isso não funcionará.
  5. Dê um nó no fio de trabalho antigo de modo que ele fique o mais próximo possível da superfície do tecido principal.
  6. Passe uma nova linha pelo buraco da agulha. Prenda-o de qualquer maneira conveniente.
  7. Fure o tecido com uma agulha e continue bordando. Use a agulha para pegar a laçada que sobrou da linha de trabalho antiga. O objetivo dessa técnica é continuar o ponto de laçada com uma nova linha.
  8. Puxe uma nova linha de trabalho e continue trabalhando a linha do ponto.

O ponto de caseado, um ponto passo a passo usado para prender as bordas do tecido, pode ser costurado de várias maneiras. A maneira como você costura o ponto de caseado depende do tipo de tecido.

Como fazer um ponto de caseado com agulha passo a passo. Instruções para iniciantes

Por exemplo, para chulear as bordas de um tecido elástico, você precisa seguir estes passos.

  1. Prenda a linha da maneira que for conveniente para a artesã.
  2. Passe a agulha e a linha para a parte da frente, ao longo da parte inferior da costura.
  3. Dobre o tecido e traga a agulha do avesso para a frente a alguma distância do ponto 1. Repita os passos até o final da linha. Para dar à costura um tom mais decorativo, você pode alternar as cores dos fios, alterar o comprimento dos pontos e a distância entre eles.

Se o ponto de caseado for usado para decorar um produto acabado, a aparência desse ponto pode ser alterada de várias maneiras.

A tabela mostra diversas variações do ponto de laçada usado no bordado.

Tipos de ponto de caseado Como é realizado
Uma costura com pontos de diferentes comprimentos Embora os pontos devam ser espaçados na mesma distância, seu comprimento pode variar. A costura deve ser feita da mesma forma que um ponto de casa de botão simples.
Costura piramidal Para dar ao ponto um formato de pirâmide, você precisa alternar pontos de comprimentos diferentes. A execução deste tipo de costura não é diferente da execução de uma costura de laçada regular.
Ponto de laçada no círculo Os pontos são dispostos em círculo. As laçadas devem ser colocadas na parte externa do círculo, e os pontos verticais devem ser direcionados para o meio do círculo. Para completar o círculo, você precisa fazer um ponto vertical. Passe a agulha pelo buraco onde você começou a costurar.
Costura ao longo da borda do remendo A orla da parte menor é feita com pontos na direção da costureira. Fure o tecido com uma agulha acima dos pontos verticais, pegando ambas as camadas de tecido, e traga a linha de trabalho para a parte da frente da costura.

A parte final do trabalho em um ponto de casa de botão é finalizar a linha. Para fazer isso, você precisa conectar os pontos finais e iniciais. Para fazer isso, você precisa levantar a agulha até o topo do primeiro ponto.

Como fazer um ponto de caseado com agulha passo a passo. Instruções para iniciantes
Tipos de ponto de caseado com agulha

Esta ação ajudará a conectar toda a linha de pontos de caseado. Depois disso, você precisa furar o tecido com uma agulha e linha de trabalho e trazê-lo para o lado avesso. Deste lado você precisa dar um pequeno nó para evitar que a costura desfie.

Assim, seguindo rigorosamente os passos estabelecidos, você pode costurar um ponto perfeito de caseado com agulha. Tanto adultos quanto crianças poderão entender o princípio de execução desse tipo de ponto à mão, por isso esse tipo de ponto é um dos mais comuns em costura e bordado.

Vídeo sobre ponto caseado

Como fazer um ponto cobertor corretamente:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho