O galo é uma das aves mais bonitas da Terra. As características distintivas dessas aves são uma cauda longa e multicolorida, uma crista alta, tamanho grande e uma aparência orgulhosa. Em termos de beleza, esta ave não é inferior nem mesmo ao pavão. Não é de se surpreender que o galo muitas vezes se torne objeto de desenho para artistas: tanto profissionais, iniciantes e crianças.
Ferramentas de desenho
Um galo (um desenho para crianças pode ser feito facilmente se você seguir as instruções passo a passo) pode decorar não apenas na realidade, mas também no papel. No entanto, antes de começar a desenhá-lo, você precisa encontrar tudo o que precisa para isso.
Lápis
A principal ferramenta para desenho será um lápis simples. Com sua ajuda serão criados contornos.
Para o trabalho é melhor levar não 1, mas pelo menos 2 lápis:
- O 1º deve ser sólido. Será usado para esboços;
- 2º, suave – necessário para aplicar sombras.
Para contornos, recomenda-se usar um lápis marcado 2H (ou 2T se for fabricado na Rússia). É mais conveniente trabalhar com sombras usando um lápis duro-macio marcado HB (ou TM, se for nacional).
Apagador
Ao desenhar, inevitavelmente haverá linhas extras que precisarão ser removidas. Em muitas obras, os artistas criam intencionalmente essas linhas para facilitar o processo de desenho. Linhas são usadas para marcar uma folha de papel e fazer esboços iniciais. Essas linhas, que são criadas intencionalmente, são removidas conforme cumprem seu propósito. Eles são chamados auxiliares.
Uma borracha é usada para remover linhas. Recomenda-se usar um elástico com lados diferentes e com rigidez diferente: um lado deve ser mais duro que o outro. Neste caso, será possível remover linhas de lápis de intensidade variável.
Caneta
Recomenda-se utilizá-lo para delinear os contornos finais para torná-los mais claros. Além disso, a caneta é prática para trabalhar com peças pequenas. O melhor é comprar uma caneta de gel preta, um marcador preto (ou caneta hidrográfica), você precisará de um marcador preto para contornar o desenho. Isso também pode ser feito com um marcador preto.
Ferramentas de coloração
Você pode colorir um desenho feito com lápis, caneta ou marcador preto usando quaisquer materiais e ferramentas destinados a esse propósito. O principal é que o processo seja prazeroso e que a pintura final fique bonita. Por exemplo, será mais conveniente para uma criança trabalhar com canetas hidrográficas e lápis de cor. Você também pode fazer isso com giz de cera.
No entanto, um efeito melhor pode ser alcançado usando tintas. Se você decidir usar tintas para colorir, você também deve preparar pincéis. É melhor comprar pincéis finos e médios com cerdas macias. A cor dos marcadores e tintas depende da técnica que será usada para criar os desenhos.
Papel
Para desenhos a lápis, uma folha de papel comum de um álbum de desenho serve. Se forem usadas tintas no trabalho, será necessário papel mais grosso que absorva bem água.
Master classes
Um galo (um desenho para crianças pode ser preto e branco ou colorido) pode ser representado esquematicamente, sem pequenos detalhes. Este método é muito adequado para aqueles que estão começando a dominar os princípios básicos das belas-artes. As crianças não perderão o interesse por esse trabalho, porque ele é feito rapidamente. Por exemplo, uma criança pode facilmente ficar sentada e parada por 10 a 15 minutos.
Desenho simples a lápis
Um galo pode ser desenhado em poucos minutos. O desenho finalizado será em preto e branco, mas bonito e realista. Tanto adultos quanto crianças podem realizar essa tarefa. Para criar a imagem, você precisará de um par de lápis simples (duro e duro-macio), bem como uma borracha.

Todo o processo criativo passa pelas seguintes etapas:
Não. | Estágio | Sequência de ações |
1 | Criando um esboço | 1. Usando um lápis duro, desenhe uma pequena oval no centro de uma folha de papel. Este será o corpo do pássaro. 2. Desenhe um pequeno círculo um pouco acima e um pouco à direita do oval. Esta será a cabeça. 3. Conecte as duas figuras desenhadas. Para fazer isso, desenhe 2 linhas suaves de uma à outra. Eles se tornarão os contornos do pescoço. 4. Desenhe um pente na cabeça. É apenas uma semi-oval, mas com linhas onduladas. Uma barba é desenhada sob a cabeça da mesma maneira. 5. Adicione um bico afiado. Deve ser representado por um pequeno triângulo projetando-se para a direita a partir do contorno da cabeça. 6. Vá para o lado esquerdo e desenhe ali um rabo exuberante – aquele que é o verdadeiro orgulho do galo. Para começar, essa parte do corpo pode ser representada esquematicamente como um grupo de penas. 7. Desenhe um par de pernas de frango sob o corpo. Eles são retos, mas na ponta deles há dedos com garras em forma de gancho. |
2 | Projeção de sombras | Antes de começar a trabalhar nas sombras, você precisa apagar as linhas do círculo original e do oval dentro do pescoço com uma borracha.
Usando um lápis duro e macio, aplique sombra: · na parte inferior do corpo do galo; · sob a cauda; · na parte inferior do peito; · no pescoço, abaixo do queixo; · na cabeça, sob o pente; · na parte inferior do bico; · na parte interna de ambas as pernas. Aplique as sombras com cuidado, sem pressionar muito o lápis. O sombreamento é feito no sentido do comprimento. Para isso, você pode usar um cotonete ou os dedos. Tocar em grafite é completamente inofensivo. |
3 | Detalhamento | Depois de aplicar as sombras, só falta adicionar alguns detalhes. O número deles nesta figura é pequeno. Para adicioná-las, use o lápis duro-macio que foi usado na etapa anterior ao trabalhar com sombras. Entretanto, agora você precisa pressionar mais forte este instrumento de escrita para fazer marcas mais claras no papel.
Necessário: 1. Usando linhas em ziguezague desenhadas dentro do corpo, indique o formato da asa. Nele são desenhadas 2 ou 3 penas. 2. Contorne o formato das penas da cauda. 3. Desenhe algumas pequenas linhas curvas no pescoço. Isso imitará pequenas penas. 4. Coloque vários pontos: um será o olho e os outros serão as narinas no bico. 5. Desenhe rugas, que podem ser representadas por listras horizontais. 6. Recomenda-se também finalizar traçando o contorno do desenho, pressionando levemente o lápis. 7. Por fim, trace o contorno do desenho, pressionando levemente com o lápis. |
O resultado é um ótimo desenho de um galo. Embora seja preto e branco, está completamente acabado.
Se desejar, você pode colorir usando:
- tintas;
- canetas hidrográficas;
- lápis de cor.
Pintura em aquarela
A técnica de pintar um galo com tintas é indicada para crianças em idade escolar primária. A aquarela será usada no trabalho. Para aplicar no papel, você precisará de 2 pincéis – médio e fino.
O trabalho ocorre nas seguintes etapas:
- Pegue um pincel médio e molhe um pedaço de papel com água.
- Use aquarela rosa para pintar a cabeça e o pescoço do galo.
- Enquanto a tinta seca, adicione algumas gotas azuis. Isso deve ser feito de forma que a cor azul se espalhe sobre o rosa.
- Pinte o corpo com tinta laranja. Na parte inferior, você precisa adicionar uma pequena quantidade de pontos amarelos.
- Desenhe as pernas e marque a borda do pescoço com uma linha em zigue-zague. Para isso, será utilizada uma mistura de aquarela azul com uma pequena quantidade de preto. Este trabalho é feito com um pincel fino.
- Deixe as tintas secarem.
- Quando o desenho não estiver mais molhado, pegue um pincel fino e pinte a cauda com tinta azul. Para fazer isso, você precisa desenhar várias tiras de arco de tamanhos diferentes.
- Use aquarela amarela para pintar um bico pontudo.
- Desenhe o pente e a barba em vermelho.
- Adicione os olhos com tinta preta e depois use a mesma cor para pintar a parte superior do bico.
Desenhando com giz de cera
Um desenho de um galo feito com giz de cera ficará brilhante e colorido. Até mesmo crianças em idade pré-escolar podem fazer esse trabalho, pois todas as ações são muito simples. Além de giz de cera, você precisará de um lápis simples como ferramenta. Ele será usado para criar um esboço, e giz de cera será usado para colorir.
O desenho do galo estará pronto após concluir as seguintes etapas:
- Desenhe uma oval com um lápis simples. Este será o corpo.
- Usando o mesmo lápis, desenhe um pequeno círculo um pouco acima e à direita do oval. Esta será a cabeça. Ele é imediatamente conectado ao oval por um par de linhas.
- Complete a cabeça com um pente e barba.
- Desenhe um bico no formato de um pequeno triângulo.
- Termine de desenhar o rabo e um par de pernas com dedos em forma de gancho.
- Use ziguezagues para contornar o formato da asa e depois desenhe penas nela.
- Desenhe um olho perto do bico e as narinas no bico.
- Quando o contorno estiver completamente pronto, deixe o lápis de lado, pegue giz de cera e comece a colorir. As crianças gostam especialmente desta parte do trabalho: diante de seus olhos e sob a influência de suas próprias mãos, o desenho ficará mais brilhante – como se ganhasse vida.
- Comece a colorir a partir da cabeça e da parte superior do peito. Essas áreas são sombreadas com lápis marrom e amarelo.
- Semelhante ao passo anterior, pinte a parte superior da asa com a mesma cor.
- Para colorir a parte de baixo, use giz de cera roxo e azul. Ao mesmo tempo, também é necessário aplicar traços.
- O pente e a barba que adornam a cabeça devem ser vermelhos.
- Pinte as pernas de marrom.
- Dê uma cor azul a algumas penas da asa.
- Desenhe a cauda, que deve ser representada por muitos traços multicoloridos.
- Use um lápis de cera preto para contornar a parte inferior do desenho e também adicione algumas penas pretas finas na cauda.
Desenho em pastel a óleo
O galo (um desenho para crianças pode ser colorido e brilhante) deve ser colorido corretamente com pastéis.
Para exibi-lo, você precisa fazer o seguinte:
- Faça o contorno do galo. Você pode usar pastel vermelho para isso. A crista, os olhos e o bico são realçados com a mesma cor.
- Pinte as penas. Tons claros devem ser usados primeiro e depois tons mais escuros devem ser adicionados gradualmente. Primeiro, usando as cores amarelo, laranja e vermelho, você precisa desenhar as penas superiores. Cada uma dessas penas é uma linha arqueada e grossa. Em seguida, a parte inferior do corpo é pintada de forma semelhante, usando cores azul e azul claro de diferentes tons. O resultado deve ser um desenho brilhante.
- Para deixar a pintura mais viva, pinte o fundo com cores diferentes, fazendo traços bem grossos.
Desenho no estilo da pintura de Gorodets
O desenho, feito no estilo da pintura de Gorodets, parece lindo. Suas características são a combinação das cores preta, vermelha e branca. Neste caso, recomenda-se usar não uma folha de papel branca como base, como em todos os exemplos anteriores, mas uma amarela: quanto mais brilhante, melhor.
A opção ideal é usar papelão colorido como tela.
Para trabalhar você precisará de 2 pincéis (médio e fino) com cerdas macias, além de guache preta, vermelha e branca.
As etapas de criação de um desenho são as seguintes:
- Usando um pincel médio, pegue um pouco de tinta preta e desenhe o corpo, que ficará parecido com uma pera.
- Usando tinta preta, adicione uma linha fina no topo – um bico afiado olhando para cima.
- Usando um pincel fino, desenhe as pernas na parte inferior, assim como muitas penas da cauda.
- Use guache vermelho para pintar o pente e a barba.
- Pinte as penas da cauda. Os pretos devem alternar com os vermelhos.
- Depois que a tinta secar, use um pincel fino umedecido em branco para aplicar listras, monogramas e pontos – os traços característicos da pintura de Gorodets.
O desejo de desenhar um galo surge devido à cor brilhante e à beleza desta ave. A coloração é a principal dificuldade no processo de desenho, especialmente para crianças. Mas é justamente aí que está a beleza da coisa. Você precisará dos lápis e tintas mais brilhantes para criar uma obra-prima na qual um galo, generosamente dotado pela natureza com penas coloridas, se exibirá orgulhosamente.
Vídeo sobre como desenhar um galo
Como desenhar um galo para crianças: