Ponto overloque em tricô para decote, mangas

Ponto overloque (do alemão ketteln — tecer a base em uma corrente, tricotar) - Esse costura de malha, que é realizado em circuitos abertos. A costura feita corretamente imita a costura à máquina, semelhante à costura de fábrica.

Esse acabamento tem um aspecto muito elegante e profissional e, portanto, é considerado a costura de conexão mais perfeita no tricô.

Na maioria das vezes, esse ponto é usado para conectar pequenas peças ao produto principal tricotado. Por exemplo, eles prendem uma gola, punhos, bolsos, carcelas ou palas. Além disso, esse método pode ser usado para decorar a borda de um produto com uma bainha, fazer um cordão para uma renda e até mesmo processar laços de debrum.

Ponto overloque em tricô para decote, mangas
Ponto overloque
Nome Característica tecnológica Aplicativo
Ponto nublado simples Apenas uma peça com alças abertas. Cordão, bainha e fecho de presilha.
Através do ponto As dobradiças em ambas as partes estão abertas. Bolsos, tiras, punhos, processamento de decote.

Fazendo uma costura simples

O ponto overloque no tricô é usado para finalizar a borda com uma dobra ou para fechar as laçadas da última carreira de uma peça. Este método permite criar uma linda borda elástica e, portanto, é ideal para decorar elásticos.

Para garantir que a costura fique perfeita, você precisa seguir as seguintes regras:

  • O fio deve ser um pouco mais fino que o fio com o qual o produto é tricotado. Ao tricotar com enrolamento, o fio de enrolamento deve ser removido e a costura deve ser feita somente com o fio principal. Ao tricotar em várias dobras, costure as partes com menos dobras de linha. Caso não seja possível substituir a rosca, realize o trabalho com a rosca principal.
  • O comprimento da rosca não deve ser menor que três vezes o comprimento da parte a ser soldada. Não deve haver nós na costura, por isso é melhor usar uma linha com um pouco mais de fio.
  • A agulha de costura deve ter um olho grande e uma ponta arredondada para não danificar a linha. Essas agulhas são chamadas de agulhas de tricô.
  • Antes de iniciar o trabalho, as peças com dobradiças abertas devem ser vaporizadas.
  • As peças para queering não devem ser esticadas ou franzidas. Eles precisam ser dispostos uniformemente para que os laços correspondam exatamente uns aos outros.
  • Se os detalhes forem feitos com orifícios ou outro padrão complexo, é melhor tricotar as últimas carreiras com a superfície frontal para não atrapalhar o padrão e obter uma linha uniforme do tricô.
  • Antes de começar a trabalhar, coloque as peças de tricô sobre uma superfície plana. Se necessário, você pode prender ou alinhavar as peças para fixação adicional.

Ponto overloque em tricô para decote, mangas

O processo de quitting é semelhante ao de fazer um ponto chamado ponto atrás.

O trabalho é feito da direita para a esquerda, com a face para cima, na seguinte sequência:

  1. Alinhe as bordas das peças com precisão.
  2. Puxe a agulha do lado avesso para a frente, no segundo laço da borda direita.
  3. Passe a agulha pelo primeiro laço para o lado avesso.
  4. Passe a agulha do terceiro laço para a frente do trabalho e depois retorne para trás através do laço anterior. Continue da mesma maneira até o final da costura.
  5. Passe vapor na costura finalizada.

O ponto overloque ao fechar a borda do tricô é feito na mesma sequência, mas por conveniência, as laçadas podem ser removidas das agulhas de tricô não todas de uma vez, mas gradualmente, conforme a costura for concluída.

A costura também pode ser figurada. Esta versão de um ponto overlock simples decora a linha de união com dentes perfeitos e é usada para decoração adicional. Diferentemente da tecnologia descrita acima, os circuitos abertos devem ser conectados 2 ou 3 juntos.

Esta versão da costura é realizada na seguinte sequência:

  1. O fio de trabalho sai para a frente através do segundo laço. Depois disso, a linha vai para o avesso através da primeira laçada.
  2. A partir da quarta laçada, o fio é puxado para a parte da frente do trabalho e levado para a parte de trás através da terceira laçada.
  3. O loop número 5 deve ser pulado. A linha é puxada diretamente através do sexto laço até a face do trabalho. Os passos são repetidos, conectando pares de laçadas até o final da costura.

Se precisar de dentes maiores, você pode unir os 3 laços. Neste caso, o trabalho começa da mesma forma que ao executar uma costura simples sem decoração, mas pule a laçada número 4. Ou seja, o fio de trabalho, tendo fixado a terceira laçada, sai para a frente a partir da parte de trás, da segunda para a quinta laçada.

Como fazer uma costura completa

Um ponto de tricô que conecta duas peças, ambas com laçadas abertas, é chamado de ponto passante. Parece o mesmo tanto na frente quanto atrás. Esta é a costura mais frequentemente usada para prender uma gola a um decote ou para finalizar uma peça com uma tira.

Às vezes, as costuras dos ombros são feitas dessa maneira. Se o produto for feito com tricô transversal, as costuras laterais também podem ser unidas com tricô direto.

O ponto overloque é executado da seguinte maneira:

  1. As peças são unidas por meio de laços abertos, com os lados da frente ou de trás voltados um para o outro. A fileira localizada na parte superior, mais próxima do tricotador, deve ser considerada externa, a fileira da parte inferior - interna.
  2. A agulha passa pelas primeiras laçadas de duas carreiras, da mais externa para a mais interna.
  3. Em seguida, a agulha entra no segundo laço interno e depois no primeiro laço externo com um movimento em direção a si mesma.
  4. A agulha é inserida na direção oposta a você, no segundo laço da fileira externa, e vai para a fileira interna, no segundo laço.
  5. Ao mover a agulha em sua direção, ela é puxada para o terceiro laço da fileira interna e depois para o segundo laço da fileira externa. Todas as ações são repetidas de forma semelhante até o final da costura.
  6. Quando houver 2 laçadas não conectadas no final da costura, elas serão conectadas. A agulha é puxada “para longe de você” na alça da fileira externa e, em seguida, inserida na alça da fileira interna com um movimento “em sua direção”. O fio é cuidadosamente puxado e preso.

Assim, no processo de conexão das peças, a agulha passará por cada laçada 2 vezes. Para garantir que a costura fique o mais perfeita possível, você deve monitorar cuidadosamente a tensão da linha de trabalho. Deve ser o mesmo em toda a costura.

Não há necessidade de apertar ou afrouxar muito a linha. A costura deve ser forte e densa, mas não deve apertar o tecido.

Amarrando o pescoço

O ponto overloque no tricô é mais frequentemente usado para moldar o decote em uma gola. Esse acabamento de fábrica não só dá ao produto uma aparência elegante e acabada, mas também é muito prático. A costura prende a gola com segurança e evita que o pescoço se estique.

A gola é fixada ao decote finalizado, ou seja, as costuras dos ombros já devem estar feitas. Se a gola tiver costuras verticais, elas também serão feitas antes do início do processo de enchimento. A gola tricotada separadamente é costurada ao decote com um ponto overlock. Para isso, as alças do pescoço e a borda inferior da gola devem estar abertas.

Se a peça for tricotada de baixo para cima, as alças do pescoço são simplesmente deixadas na agulha de tricô ou no fio residual, sem serem fechadas. Mas se o tricô for feito de cima para baixo, por exemplo, com um raglan, você precisa fazer uma carreira de montagem em um fio residual. Isso pode ser feito de qualquer maneira conveniente, seja com agulhas de tricô ou com uma agulha de crochê.

Antes de prender a gola, a carreira de montagem é desfeita para criar alças abertas para fazer um ponto overloque. O mesmo é feito ao tricotar uma gola.

Para prender a gola à peça, basta prendê-la com um ponto overloque comum, onde ambas as peças são dobradas frente a frente e costuradas ao longo das alças abertas. Neste caso, a gola será separada do produto por uma fileira de costuras que parece uma costura à máquina.

Ponto overloque em tricô para decote, mangas

Mas há uma opção de processamento mais interessante, embora um pouco mais complexa. É chamado de kettlevka "no bolso". Neste caso, a parte inferior da gola deve ser dupla. A borda do decote é dobrada entre as duas bordas da gola e todas as três camadas são costuradas através das alças da gola para fechar o bolso.

Este método melhora significativamente a aparência do produto e serve como prova da habilidade da tricoteira que o fez.

Ao escolher este método de processamento, as alças do decote devem ser fechadas. O tricô começa na parte inferior da gola, o futuro “bolso”. É importante calcular o número de laçadas da gola para que seu comprimento ao longo da costura corresponda exatamente ao comprimento do decote.

Os laços são montados usando um fio residual e várias carreiras são tricotadas com a superfície frontal (até a altura desejada do “bolso”) - esta será a parte frontal do futuro kettlevka. Em seguida, tricote uma carreira com pontos tricô - esta é a dobra do "bolso". E continue com a superfície frontal do lado interno do kettlevka.

esse lado deve ser 1 carreira menor que a da frente. Caso contrário, quando a peça for dobrada ao meio, a parte interna ficará mais comprida que a externa e o acabamento ficará deformado. A borda do lado interno também é fechada com linha residual. A partir da carreira meia no centro da peça, são montadas laçadas e tricotada uma gola do comprimento desejado.

Depois que as alças da borda superior da gola são fechadas, as peças são combinadas. O pescoço é colocado entre as metades da borda dupla e a costura é costurada ao longo das alças das duas partes da borda de ponta a ponta.

Em alguns casos, para não perder laçadas, o fio residual ao longo das bordas da borda dupla não é desfiado imediatamente. A costura completa é feita como de costume, ao longo das alças da borda com o fio auxiliar. Após finalizar a costura, o fio auxiliar é cuidadosamente removido.

Ponto overloque em tricô para decote, mangas

Usando os mesmos métodos, você pode conectar o pescoço não apenas à gola, mas também ao capuz.

Há outra versão de uma kette semelhante para o braço. Um ponto corrente deve ser colocado ao longo da borda do pescoço. Em seguida, monte pontos pela frente e tricote várias carreiras com a superfície da frente. Repita o mesmo no lado avesso. Combine as partes resultantes e una-as com um ponto overlock.

Existem certas regras para processar o pescoço.

Elas devem ser observadas independentemente do método de chaleira escolhido:

  • O comprimento da gola deve ser igual ao comprimento do decote.
  • Antes de processar o decote, você precisa encontrar os pontos centrais das costas e da frente em ambas as peças e alinhá-los precisamente.
  • É aconselhável alinhavar a gola ou pelo menos prendê-la à peça com alfinetes para evitar que ela se mova.
  • Antes de começar a trabalhar no decote, é melhor tricotar algumas amostras pequenas e praticar nelas. Especialmente para a chaleira "de bolso". Os exemplos mostram qual largura de borda dupla é necessária e como a gola ficará nela. Se necessário, selecione um padrão e um método adequados para fechar os laços.
  • É importante lembrar que a costura overlock é muito densa, não permitindo que o decote estique muito, por isso é importante que a costura seja longa o suficiente para que a cabeça passe pelo decote.

Um ponto overloque simples também pode ser usado para decorar o decote. Para fazer isso, você precisa montar laçadas ao longo da borda do recorte e tricotar o número necessário de carreiras. Na maioria das vezes, neste caso, a gola é tricotada com um elástico. O elástico precisa ser dobrado para a frente e um ponto overlock simples deve ser feito também na frente. Se desejar, você pode usar um ponto moldado.

Para a manga

Para decorar a manga, você também pode usar o ponto caseado. A manga é processada da mesma forma que o pescoço.

Os punhos tricotados separadamente são unidos com um ponto overlock. O ponto de bolso da manga não é normalmente usado.

Um ponto overloque simples é mais conveniente para finalizar a parte inferior de mangas tricotadas de cima para baixo. A opção mais simples para terminar uma manga é fechar as alças da última carreira com um ponto de cobertor. Este método é mais adequado para peças leves de verão. Para projetos com fios mais pesados, é melhor fazer bainha.

Ponto overloque em tricô para decote, mangas

Neste caso, a borda do tecido é dobrada com as alças abertas para o lado avesso, e a costura será feita no lado avesso. As costuras das mangas devem ser concluídas antes da bainha. Ou seja, a borda será costurada em um círculo.

O trabalho é realizado na seguinte sequência:

  1. É necessário determinar a linha na qual os laços abertos serão costurados. É muito importante não se mexer durante o processo de bainha, caso contrário a costura ficará torta e prejudicará a aparência do trabalho.
  2. Nesta linha, você precisa encontrar a laçada que está localizada exatamente acima da laçada aberta de onde a bainha começará.
  3. A agulha é inserida na alça aberta em sua direção.
  4. A agulha é puxada para dentro da carreira meia de baixo para cima, uma laçada para trás. Ou seja, não no laço localizado exatamente acima do primeiro laço de borda, mas no laço anterior.
  5. De cima para baixo, através da laçada definida no ponto 2, a agulha com o fio de trabalho é puxada para fora e retornada à primeira laçada aberta com um movimento para longe de você. As etapas se repetem até que o círculo se feche.

Para tornar a dobra esteticamente mais agradável, a fileira por onde a borda inferior do produto passará após a bainha pode ser tricotada com pontos tricô.

Se desejar, você pode costurar uma costura na parte da frente da manga. Para fazer isso, você precisa montar laçadas ao longo da borda da peça, tricotar a parte da frente no comprimento necessário a partir do verso, dobrá-la para a frente e fazer a bainha com um ponto simples.

O ponto overloque não é muito comum no tricô moderno. Afinal, não é muito fácil fazer tudo perfeitamente na primeira vez. Além disso, o tricô sem costura e o chamado “falso kettlevka” estão ganhando popularidade, quando as peças são tricotadas diretamente do produto e, para fins decorativos, é realizada uma imitação de uma costura de conexão.

No entanto, é definitivamente útil conhecer a técnica do ponto overloque, pelo menos para compará-lo com outros métodos de acabamento e escolher o mais conveniente.

Autor: Nina Tereshchenko

Vídeo sobre tricô

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Olginya

    Obrigado. Exatamente o que eu precisava - eu estava procurando - como está feito na foto - AQUI! Achei!

    Responder

Criação

De costura

Desenho