O globo feito de plasticina é um belo artesanato. Se for bem feito, pode ser usado para representar visualmente a localização dos oceanos e continentes do nosso planeta de forma reduzida.
O modelo em miniatura da Terra resultante pode ser lindamente pintado e ocupará um lugar digno no interior da sala.
Materiais e ferramentas necessários
Um globo que pode ser feito de plasticina requer praticamente uma quantidade mínima de material. A principal coisa que você precisa preparar é uma variedade de tons de plasticina.
É desejável ter os seguintes tons:
- laranja;
- amarelo;
- vermelho;
- preto;
- verde;
- azul;
- branco;
- marrom.
Dependendo do material planejado para a fabricação do globo, os seguintes materiais são preparados:
- bola inflável;
- fios;
- arame;
- cereais;
- laranja;
- papel ou papel vegetal;
- tintas;
- Cola PVA;
- óleo vegetal.
Todo trabalho deve ser feito em um quadro. Para cortar plasticina, é melhor usar uma faca de plástico ou um vidro especial. Normalmente, ao comprar esse material, eles já estão inclusos no kit. Além disso, você deve preparar uma tesoura para cortar papel ou papel vegetal.
Quando o modelo do globo estiver pronto, você precisará de um espeto ou palito de dente para criar um relevo nele. Uma escova de dentes velha que já serviu ao seu propósito também pode funcionar aqui.
Antes de iniciar o trabalho, é melhor cobrir a placa colocada com filme ou oleado para que a plasticina não grude na madeira. Ao fazer o modelo do globo, tenha sempre um pano úmido ou guardanapo de papel por perto.
Modelo oco de um globo feito de plasticina
Um globo feito de plasticina pode ser feito de várias maneiras. Uma opção é formar um modelo oco. Isso geralmente é feito quando não há plasticina suficiente disponível, mas você quer fazer um artesanato maior.
Os tons de plasticina devem incluir tons de branco, azul, marrom, verde, amarelo e azul claro. Você deve saber que quando você mistura branco com azul, obtém azul.
O trabalho de formação de um modelo de globo oco consiste nas seguintes etapas:
- O balão de borracha é inflado e amarrado firmemente. Neste caso, é preciso atingir seu formato mais correto para que não fique com aspecto alongado. A superfície externa da borracha é lubrificada com óleo.
- Papel pré-preparado, que pode ser jornal, é rasgado em pequenos pedaços de aproximadamente 2x2 cm. A bola é revestida com cola e os pedaços de papel cortados são colocados em cima. No caso de usar jornal, usa-se óleo vegetal em vez de cola. Assim que a bola estiver completamente coberta com a primeira camada de papel, ela é novamente revestida com cola e esse procedimento é realizado primeiro uma segunda e depois uma terceira vez. Todas as três camadas devem ser colocadas uniformemente para evitar a formação de depressões ou saliências na superfície. Agora o produto semi-acabado deve secar. Para isso, ele é colocado em um local aquecido por um dia. Aqui, uma bateria aquecida pode ser a melhor opção. Após a bola secar completamente, a resistência da superfície é verificada pressionando-a com um dedo. Caso não seja suficiente, são aplicadas mais algumas camadas, da mesma maneira precisa, cujo número pode chegar a 5 ou 6 unidades.
- Depois que o papel estiver completamente seco, a bola é estourada e cuidadosamente removida. O buraco resultante é cuidadosamente selado.
- O layout do globo resultante deve ser decorado com cores. Para fazer isso, todos os continentes e corpos d'água devem ser colocados nele. Usando um lápis, marque as áreas onde elas ficarão localizadas.
- Na etapa final, é utilizada plasticina de todas as cores possíveis. Para isso, ele é aplicado cuidadosamente nas áreas desenhadas a lápis. Em áreas onde deveria haver terra, um material com tonalidade marrom é mais frequentemente usado, enquanto áreas de água são cobertas com azul. É importante marcar os polos. Aqui usamos apenas plasticina branca.
Dependendo da necessidade, o globo pode ser feito em tamanho grande. Então há mais oportunidades para aplicar relevo de terreno detalhado. Usando uma tonalidade verde, você pode marcar a localização de florestas e marrom para mostrar cadeias de montanhas. Se tiver plasticina amarela, indique os desertos.
Com núcleo e manto
Um globo feito de plasticina é feito usando vários métodos. Portanto, ele pode ser feito como uma única peça com a estrutura completa da Terra. Dentro, você pode colocar o núcleo com o manto e, fora, todos os oceanos e áreas de terra firme.
Ao começar a trabalhar, você deve ter à mão uma variedade de cores de plasticina. Ao mesmo tempo, uma pessoa nem sempre consegue entender bem a estrutura interna do globo. Para não cometer erros durante esse trabalho, você deve se familiarizar com as informações em detalhes.
O trabalho é realizado na seguinte ordem:
- No primeiro estágio, o núcleo interno da Terra é criado. Para isso, utiliza-se plasticina amarela, a partir da qual se forma cuidadosamente uma bola. Seu diâmetro ideal deve ser de 7 a 8 cm. Entretanto, se você quiser criar um modelo grande, esse tamanho pode ser aumentado.
- Agora é necessário formar o núcleo externo da Terra. Para isso, são utilizadas diversas cores de plasticina. Entre elas devem estar tons de amarelo, vermelho e laranja. Todos esses pedaços são misturados e bem amassados nas mãos. Após obter uma massa de cor única, a plasticina é enrolada até uma espessura de cerca de 1,5-2 cm e, em seguida, o núcleo amarelo previamente feito é colocado nela e enrolado.
- Agora chega a vez do manto. Sua cor pode ser obtida misturando-se plasticina marrom e amarela em proporções iguais. Depois de amolecer nas mãos, a mistura também é aberta com um rolo até uma espessura de 3-4 cm. A quantidade de material é retirada de forma que cubra bem a bola feita. Depois de terminar o trabalho, você deve alisar quaisquer áreas irregulares com as mãos.
- Agora é a vez da crosta terrestre. A melhor opção é aplicar o tom marrom da plasticina, mas às vezes ela não está presente. Nesse caso, você precisa perguntar como fazer a tonalidade desejada misturando outras cores. A mistura resultante, depois de amolecer, é enrolada e enrolada na forma previamente feita.
- Depois de criar a crosta terrestre, o primeiro passo é criar o espaço aquático. Isso é feito usando plasticina azul, que é desenrolada e o globo é completamente coberto com essa camada.
- Agora no espaço azul é necessário criar grandes áreas de terra, geleiras e ilhas de vários tamanhos. Usando uma caneta esferográfica, desenhe os locais onde essas áreas ficarão. Depois cola-se plasticina sobre elas. Para representar continentes, é melhor usar material marrom, e para florestas, usar um tom verde. As cores amarelas são aplicadas em áreas desérticas.
Após a conclusão do trabalho, o globo é cortado em 2 partes exatamente de acordo com o diâmetro. Para isso, utiliza-se uma faca ou linha forte. Isso é feito para demonstrar claramente a estrutura da Terra.
De plasticina e arame
Um globo feito de plasticina pode ser feito de várias maneiras. Se não houver planos para formar a estrutura interna do globo, criar um modelo será significativamente mais fácil. O principal componente é a plasticina. Além disso, é levado um fio rígido capaz de suportar o peso do modelo. Neste caso, ele executará funções de entrega.
O trabalho é realizado na seguinte ordem:
- Como a Terra é composta principalmente de água, a argila mais comumente usada será em tons de azul. O material é amassado e enrolado em uma bola, cujo diâmetro deve ser do tamanho do futuro modelo.
- Depois que a bola é formada, as formas restantes inerentes à superfície da Terra são aplicadas a ela. É melhor marcar primeiro os Polos Norte e Sul, bem como a Groenlândia, com seus depósitos de gelo centenários. Para isso, é mais conveniente usar plasticina branca, cujos pedaços são colocados em locais pré-marcados.
- Então ele começa a formar os contornos dos continentes, que incluem todos os continentes da Terra. Para isso, é utilizada plasticina verde, que posteriormente refletirá a localização das áreas florestais.
- O material marrom nos continentes marca as montanhas mais altas. Não faz sentido marcar as cristas inferiores, porque elas não ocuparão uma área tão grande na escala. Isso só é feito quando o globo é feito com um diâmetro muito grande. A plasticina marrom é aplicada diretamente sobre o material verde.
- Como a Austrália tem terras altas, elas também merecem ser mencionadas. Para isso, utiliza-se plasticina marrom clara. Como resultado, tal território será diferente dos locais de grandes elevações.
- De todos os desertos, o Saara ocupa a maior área, por isso é marcado com plasticina amarela.
- Na etapa final, é utilizado fio pré-preparado. Em uma extremidade, forma uma área plana que excede o diâmetro da bola. Depois é costurado com arame na sua parte central. A segunda extremidade do fio é dobrada em um ângulo de 90° e formada em um círculo. Este lugar será um stand.
Para garantir que o modelo final fique inclinado, o fio é dobrado no ângulo ideal.
De plasticina e cereais
É conveniente aplicar a geografia a um modelo feito de plasticina usando cereais. Neste caso, o produto principal é fabricado de qualquer maneira conveniente. O uso de cereais ocorre numa fase posterior. Aqui são utilizados trigo sarraceno e semolina.
A melhor opção é fazer um globo com uma laranja coberta com uma camada de plasticina azul estendida para que o espaço com água seja formado automaticamente.
O melhor é formar os continentes com material marrom, colando-os sobre a superfície azul. Em áreas onde há cadeias de montanhas, você deve colocar um pouco de trigo sarraceno e pressioná-lo com os dedos. A semolina é despejada nos polos do globo, bem como nas áreas onde estão localizadas a Groenlândia e outros grandes maciços de gelo.
Em uma laranja
É muito conveniente fazer um globo de plasticina usando frutas cítricas. A melhor opção é uma laranja comum. Ela se torna a base do modelo, e a geografia da Terra é aplicada à superfície.
O trabalho é realizado na seguinte sequência:
- Primeiro, a laranja é lavada com sabão e depois bem seca com um pano limpo. Além disso, isso é feito de forma que a superfície fique completamente seca.
- A casca da laranjeira está inscrita com a geografia do globo. Para isso, utiliza-se apenas plasticina de cor azul, que é amassada e enrolada até atingir uma espessura de até 1 cm. A camada resultante é aplicada à laranja. Como resultado, o produto cítrico adquire uma coloração completamente azul. No futuro, esta será a superfície da água do globo. Para mapear a geografia dos continentes, é melhor fazê-lo primeiro no papel. Em seguida, as imagens recortadas com a tesoura são aplicadas na superfície da laranja e seus contornos são delineados.
- Continentes, colinas e florestas são formados usando plasticina de cores diferentes.

Este globo laranja precisa ser colocado em um suporte. Para isso, é mais conveniente usar um copo de creme de leite. O recipiente é virado e um furo é feito na parte central do fundo. Um pedaço de madeira é inserido nele de modo que ele fique apoiado na mesa e sobressaia da superfície do vidro em um tamanho um pouco menor que o diâmetro da laranja.
É feito um furo no centro da fruta cítrica, e a laranja é colocada em um palito até atingir o fundo do copo.
Para ficar mais bonito, um copo de plástico pode ser coberto com papel azul com uma borda vermelha no fundo.
Com o que você pode decorar?
Decorar a base final do globo é um esforço artístico.
Há muitas maneiras de fazer isso, cuja descrição é apresentada na tabela.
Método de decoração | Descrição |
Com a ajuda de botões | Em uma esfera preparada feita de plasticina azul, os contornos geográficos da Terra são delineados. Onde as áreas de água serão localizadas, botões com uma tonalidade azul são pressionados. Botões marrons são colocados ao longo das bordas dos continentes. No mesmo sistema, peças verdes cobrem áreas florestais, enquanto elementos brancos marcam os polos e indicam a localização da Groenlândia. |
Layout interno | Para que o globo de plasticina fique bonito por dentro, você deve primeiro cobri-lo com papel branco. Se uma pessoa tem habilidade para desenhar, os contornos dos continentes são desenhados em sua superfície. Eles são então tingidos de marrom. Os mares e oceanos são cobertos por meios-tons azuis. Você também pode marcar os locais onde as cadeias de montanhas se estendem em cor escura e as áreas de floresta em verde. |
Usando apenas plasticina | É possível decorar um globo de uma maneira única usando apenas plasticina. Para isso, são traçados no globo os contornos de todos os continentes presentes. Uma cor diferente de plasticina é preparada para cada continente. Por exemplo, a Austrália pode ser vermelha, a Eurásia verde e a África amarela. Aqui tudo depende da imaginação de cada um. O fundo principal do globo tem uma tonalidade azul, já que a bola deve ser feita dessa cor de plasticina. Cada continente é assinado com letras, que também são feitas do mesmo material. Cada continente pode ter símbolos específicos daquela área. Podem ser palmeiras de plasticina ou figuras de navios. |
Suporte de plasticina | Para garantir que o globo acabado fique bem sobre a mesa, é melhor fazer um suporte do mesmo material. O primeiro passo é moldar um suporte que será fixado nos dois polos do globo. Uma base redonda de 2-3 cm de espessura é formada na parte inferior. O globo com o suporte é instalado sobre uma base de plasticina, cujo diâmetro depende do tamanho do modelo fabricado. |
Um globo representando um modelo da Terra é muito prático de ser feito de plasticina. Este material tem qualidades únicas que permitem que ele seja facilmente moldado em qualquer formato desejado, incluindo uma bola.
Uma conveniência adicional é a capacidade de decorar o layout de muitas maneiras diferentes. O resultado é um produto de alta qualidade com uma aparência muito atraente.
Vídeo sobre como fazer um globo de plasticina
Como fazer um globo de papel: