Os vestidos de malha são relevantes em qualquer época do ano devido à sua facilidade de uso e variedade de estilos. Se o item for tricotado de forma independente, a mulher se torna dona não apenas de algo na moda, mas também item de guarda-roupa único. Para criar modelos simples você só precisará de agulhas de tricô, fios e um pouco de paciência.
Ferramentas de tricô
Ao escolher o fio, você deve prestar atenção a:
- composto;
- espessura da rosca;
- a quantidade necessária.
Para peças de verão, fios feitos de fibras vegetais naturais são adequados: algodão, linho, viscose. Para costureiras iniciantes, é melhor escolher linhas de espessura média, pois fios finos são muito mais difíceis e demoram mais para serem trabalhados.
As roupas de inverno mais quentes são feitas de lã de ovelha, camelo ou cabra.
No entanto, é preciso levar em conta que os produtos de lã pura encolhem significativamente quando lavados, e a lã pode irritar a pele sensível. Portanto, a escolha ideal é um fio que contenha 30–60% de fibras sintéticas (por exemplo, acrílico).
Se você tem pouca experiência em tricô, não deve usar agulhas de tricô muito finas ou, inversamente, muito grossas. Basta comprar um par de agulhas de tricô retas e circulares nº 3,5 – 4,5. Eles podem ser de madeira, metal ou plástico – aqui, cada artesã desenvolve suas próprias preferências ao longo do tempo.
Não é recomendado tricotar com agulhas de alumínio, pois elas entortam e podem até quebrar durante o trabalho. Além disso, deixam marcas em fios de cores claras. Você também deve prestar atenção à lisura da superfície dos raios e à resistência da fixação do cabo nos raios circulares. Isso permite que as dobradiças sejam movidas sem esforço.
Além disso, as seguintes ferramentas adicionais serão necessárias durante o processo de trabalho:
- agulha de crochê;
- tesoura;
- agulhas de costura com olhos grandes;
- centímetro.
Master classes
Esquentar
Um vestido de malha para mulheres, decorado com "tranças" longitudinais, pode se tornar o item mais popular do guarda-roupa de inverno devido à sua concisão. A descrição contém dados para 4 tamanhos: 38, 40, 42 e 44.
Para o trabalho, você precisará de dois tipos de linha, semelhantes, mas não da mesma cor: 400-450-550-650 g de lã pura (350 m por 100 g) e 150-200-250-300 de mohair fino (490 m por 50 g). Você também precisará de dois pares de agulhas de tricô: nº 4 e 4,5 e uma agulha de tricô adicional.
Todo o trabalho é feito com dois fios: lã + mohair. Este modelo combina vários tipos de padrões. O elástico é tricotado alternando 2 pontos frontais. e 2 fora. laços. Carreiras pares devem ser tricotadas de acordo com o padrão.
Para um “elástico duplo”, você deve montar metade do número necessário de laçadas com um fio adicional de cor contrastante.
Em seguida, tricote com o fio principal na seguinte ordem:
- carreira 1 – alternadamente tricotar e fazer uma laçada;
- carreira 2 – repita a laçada e o ponto baixíssimo na frente do tecido;
- Carreira 3 e seguintes – alternadamente tricotar e deslizar, como na carreira anterior.
Quando o trabalho estiver concluído, o fio extra será removido. A maneira mais simples de tricotar "ponto meia" é tricotar as faces. / fora. fileiras de rostos. e para fora. respectivamente.
"Foice 1":
- O elemento é tricotado em 20 laçadas. Até o 8º dia. inclusive em números ímpares tricotar 2 tricô / 16 pessoas. / 2 fora, e em linhas pares, respectivamente, o oposto.
- Na 9ª r. As alças faciais são cruzadas para formar uma "trança". Para fazer isso, 4 pontos são transferidos para uma agulha de tricô adicional na frente do tecido, os próximos 4 pontos são tricotados e, em seguida, as primeiras 4 laçadas são tricotadas. Os próximos 8 pontos são tricotados da mesma maneira, mas os pontos transferidos para uma agulha de tricô adicional são colocados atrás do tecido.
- Em seguida, repita as carreiras 3 a 10 de altura o número de vezes necessário.
"Foice 2":
- 1ª linha: 2 tricô, 4 tricô. transfira para uma agulha de tricô adicional na frente do tecido, tricote 2 vezes 2 pontos juntos, também tricote as alças adiadas com pontos altos duplos, 4 pessoas. transfira para uma agulha de tricô adicional atrás do tecido, tricote 2 pontos juntos 2 vezes, tricote as alças reservadas 2 vezes juntas, 2 pontos em meia. Devem sobrar 12 pontos no total.
- 3ª linha: 2 fora. – 8 pessoas. – 2 fora.
- 5ª linha: 2 fora, 2 p. em adicionar. agulha de tricô na frente do tecido, 2 pessoas., 2 pessoas adiadas. laçadas, 2 pts. em adicionar. agulha de tricô atrás do tecido, 2 pessoas., 2 pessoas adiadas. laços, 2 fora.
Todas as carreiras pares devem ser feitas de acordo com o padrão. Tricotar da 3ª à 6ª carreiras até o comprimento desejado.
A sequência de tricô das partes do vestido é apresentada abaixo:
- As costas são tricotadas de baixo para cima, montando 55-58-61-64 pontos nas agulhas de tricô nº 4. Após 4 carreiras de “elástico duplo”, seu número deve dobrar: 110-116-122-128. Em seguida, você precisa tricotar 8 carreiras. (3 cm) com um elástico regular de 2/2.
- Continue trabalhando em ponto meia usando agulhas de tricô tamanho 4,5. Na primeira carreira, você precisa diminuir 6 pontos, distribuindo-os uniformemente ao longo da carreira.
- No século XIX. faça duas diminuições, recuando 7 pontos das bordas da peça. Para completar o primeiro, tricote os 8º e 9º pontos juntos. Para a segunda diminuição, tricote uma carreira em tricô. O ponto é transferido da agulha esquerda para a direita sem tricotar, o próximo ponto é tricotado como um ponto tricô normal e puxado através do ponto removido. As mesmas diminuições precisam ser repetidas mais 7 vezes em cada 16ª carreira.
- Tendo tricotado 53-57-61-65 cm depois da barra, comece a fazer a “Trança 1” em ambos os lados das costas. Para fazer isso, tricote os últimos 4 pontos deste elemento nas 4 alças iniciais da carreira e os primeiros 4 pontos da “Trança” nas últimas 4 alças. Entre elas, tricote o tecido com a face frontal.
- Simultaneamente às ações do ponto 4, é necessário redistribuir os laços para que seu número na “Trança 1” aumente novamente para 20. Para isso, faça 16 aumentos de 1 ponto em ambos os lados das costas, incluindo-os nas “Tranças”. Ao mesmo tempo, no tecido entre nós, são realizadas 16 diminuições semelhantes de acordo com a descrição dada no parágrafo 3. Após 59-63-67-71 cm após a tira, as alças nas agulhas de tricô devem ser localizadas na seguinte ordem: “Trança 1” - 20 pontos, superfície frontal - 48-54-60-66 pontos, “Trança 1” - 20 pontos.
- Para tricotar um raglan, continue diminuindo pontos em ambos os lados da superfície frontal. Primeiro diminua 19-21-21-21 vezes em cada 3ª carreira, depois 0-0-2-2 vezes em cada 2ª carreira e finalmente 0-0-0-2 vezes nas carreiras seguintes consecutivas. Aproximadamente 23–26 cm da base dos chanfros, as alças restantes são colocadas de lado sem fechar.
- Para o painel frontal do vestido, monte 62-65-68-71 ms/pts nas agulhas de tricô n.º 4 e tricote 4 carreiras. tiras "elásticas duplas". Nos 124-130-136-142 pontos resultantes, tricotar 8 carreiras, distribuindo as alças na seguinte sequência: orla – 20 pontos. “Trança 1” – simples “elástico” – 20 pts. “Trança 1” – borda.
- Em seguida, continue o trabalho na mesma ordem nas agulhas de tricô nº 4.5, fazendo 4 diminuições uniformes de 1 p entre as “tranças” e passando para a superfície frontal.
- No século XIX. você deve diminuir uma laçada da borda do tecido da frente perto das tranças. Em seguida, repita essas diminuições mais 7 vezes em cada 16ª carreira.
- A uma altura de 27-28-29-30 cm após a barra nas alças da “Trança 1”, você precisa continuar tricotando a “Trança 2”. Neste caso, o número de loops em cada elemento diminuirá para 8.
- A uma altura de 50-54-58-62 cm após a barra, você precisa dobrar 8 pontos em “Tranças 2” (= 16 pontos) e continuar fazendo “Tranças 1”.
- Ao mesmo tempo em que a base da “Trança 1” você deve começar a fazer o raglan. Para fazer isso, entre as tranças você precisa diminuir uma laçada mais próxima delas em ambos os lados a cada 3 carreiras. 21-23-25-31 vezes. Depois faça mais 4-4-4-0 das mesmas diminuições, mas em cada 4ª carreira.
- A uma altura de 59-63-67-71 cm da borda superior da tira, feche 1 p de cada lado da peça. Quando a altura da linha raglan atingir 23-24-25-26 cm, o trabalho pode ser temporariamente deixado de lado sem fechar o decote.
- Para fazer as mangas, monte 22-24-26-28 ms/pts para cada uma delas nas agulhas de tricô nº 4 e tricote com “elástico duplo” 4 carreiras.
- Nos 44-48-52-56 pontos resultantes, faça 8 carreiras, tricotando 12-14-16-18 pontos com um elástico simples 2/2 ao longo das bordas da manga e “Trança 1” no meio. Em seguida, mudando para as agulhas de tricô nº 4.5, continue trabalhando na mesma ordem, substituindo o elástico pela superfície frontal.
- Na 9ª r. você deve fazer um aumento, recuando 2 pontos do início e do fim da carreira. Depois, você precisa repetir aumentos semelhantes mais 9 vezes em cada 8ª carreira. e, em seguida, 7 vezes em cada 6ª carreira.
- A uma altura de 27-28-29-30 cm da barra, é necessário substituir “Foice 1” por “Foice 2”. Para formar um raglan após 21-22-23-24 cm após mudar para “Trança 2”, é necessário fazer diminuições em ambos os lados na seguinte ordem: 3 p., 21-22-23-24 vezes 1 p. em cada 3ª carreira. Depois de tricotar 25-26-27-28 cm de raglan, o trabalho com as alças abertas deve ser deixado de lado.
- A montagem do produto inicia-se pelas costuras do raglan, deixando apenas o lado esquerdo das costas sem costura. Em seguida, transfira todas as alças abertas para as agulhas de tricô nº 4 e tricote nelas 4 carreiras. com um “elástico” regular e a mesma quantidade com um “elástico duplo”. Em seguida, fecha-se o pescoço e costura-se a última costura do raglan. Por último, você deve unir as costuras das mangas e laterais.
Inverno
O vestido de malha para mulheres apresentado abaixo permitirá que você fique na moda mesmo em geadas severas. Para trabalhar neste modelo você precisará de 250 g de fio fino (550 m por 100 g).
Composição aproximada do fio:
- poliacrílico – 50%;
- lã – 30%;
- poliéster – 20%.
Você também precisa estocar dois pares de agulhas de tricô nº 4.5 – retas e circulares. Os cálculos são fornecidos para os tamanhos 36 – 38.
- Para tricotar o painel traseiro, monte 99 pontos em agulhas de tricô retas, tricote em linha reta com um padrão canelado, marcando 3 pontos da frente. pág. no meio da peça e movendo a marca para cima à medida que você tricota as carreiras. Neste caso, cada pessoa. r. deve começar e terminar com 2 pessoas. pág. perto das bordas, e entre elas alterne 3 para fora. - 3 malhas. Fora. r. tricotar de acordo com o padrão.
- Após 49,5 cm, faça uma “diminuição sublinhada 1” em cada lado. Para fazer isso, tricote a borda. - 2 pessoas. – 3 fora. – 2 pessoas., remover o próximo p. como pessoas, faça 1 pessoa. pág. e puxe-o através do que foi removido anteriormente. No lado oposto, você precisa tricotar 2 pontos juntos na mesma distância da borda do painel que no início da carreira.
- Mais necessário em cada 4ª linha. faça 11 diminuições iguais em ambos os lados das costas.
- Tendo tricotado 71,5 cm do início da peça, você deve fazer “diminuições sublinhadas 2” 4 vezes, também em ambos os lados a cada 4ª carreira. Para fazer isso, as 2 primeiras e as 2 últimas laçadas em uma fileira, sem contar as laçadas da borda, precisam ser tricotadas junto com a laçada da frente ou de trás, com foco no padrão. Quando o comprimento da peça atinge 77 cm, ela é colocada de lado sem fechar as laçadas restantes.
- A parte da frente do vestido é tricotada da mesma forma que as costas.
- Para as mangas, monte 51 pontos e tricote em ponto canelado, marcando 3 faces do meio. pág.
- Após 12 cm do início da manga, faça uma “diminuição sublinhada 1” de cada lado e repita-as 3 vezes em cada 6ª carreira.
- A uma altura de 20 cm do início da peça, deve ser feito um “aumento sublinhado” em ambos os lados. Para fazer isso, tricote a borda à direita. - 2 pessoas. – 3 fora. – 3 pessoas, e então tricotar 1 laçada cruzada de acordo com o padrão (pessoal ou meia) do fio cruzado. À esquerda, faça um “aumento” simétrico da mesma maneira.
- Em seguida, você deve fazer os “aumentos sublinhados” três vezes em cada 10ª carreira.
- A uma altura de 46,5 cm do início do trabalho, você precisa fazer uma “diminuição sublinhada 2” nas laterais da peça e, em seguida, mais 3 em cada 4ª carreira.
- Tendo tricotado um total de 52 cm de manga, as alças são colocadas de lado.
- Para tricotar o jugo, você precisa transferir 220 laçadas abertas para agulhas de tricô circulares na seguinte ordem: costas, manga, frente, manga.
- O jugo é feito com um elástico em círculo, tricotado na primeira carreira. bordas adjacentes costuradas juntas em tricô. Neste caso, você deve continuar movendo os 3 pontos do meio, marcados anteriormente.
- Tendo tricotado 2,5 cm do encaixe, você precisa fazer duas “diminuições sublinhadas 3” em cada três laçadas marcadas. Para fazer isso, tricote a 1ª e a 3ª laçadas juntas com as laçadas adjacentes que não estão incluídas neste trio. Neste caso, o 3º ponto é realizado com inclinação para a esquerda, como ao tricotar a primeira laçada em “diminuição sublinhada 1”. No total, devem ser feitas 8 diminuições.
- Depois você precisa fazer as “diminuições sublinhadas 3” 2 vezes em cada 4ª carreira. e 9 vezes na carreira. Depois disso, faça as mesmas diminuições mais 6 vezes na carreira, mas apenas nas mangas.
- Em seguida, continue tricotando a gola em círculo sem diminuir. A uma altura de 30,5 cm do início do jugo, todas as alças são fechadas.
- Os detalhes são costurados em todas as costuras, incluindo as linhas do raglan.
Verão com fio melange
Vestido feminino tamanho 36, tricotado com fio de poliamida, fica bem em corpos esguios. Para criar este modelo, você precisará de 250 g de fio de melange (250 m por 100 g) e 2 pares de agulhas de tricô - reta nº 5 e circular nº 4.5.
O trabalho é realizado na seguinte ordem:
- Para a parte da frente do corpete, monte 54 pontos nas agulhas retas e tricote em ponto meia por 18 cm.
- Em seguida, as cavas são formadas fechando a cada duas carreiras 3, 2 e 1 laçada em ambos os lados.
- Após 4 cm do início do tricô da cava para o decote, feche 14 p. no meio e, nas carreiras seguintes, diminua sucessivamente 2 e 1 p. de cada lado. Os dois lados do pescoço são tricotados separadamente com 11 pontos. A uma altura de 13 cm da base do recorte, todas as alças são fechadas.
- A parte de trás do corpete é tricotada da mesma maneira, mas você precisa começar a modelar o decote bem mais alto, a uma altura de 12 cm do início da cava.
- As peças finalizadas precisam ser costuradas nas laterais e nos ombros. Depois disso, você precisa montar os pontos nas agulhas de tricô circulares ao longo da linha da cintura, distribuindo-os uniformemente pela circunferência. O trabalho continua na parte da frente em círculo.
- Tendo tricotado 7 cm, o tecido é dividido em 6 segmentos iguais, marcando cada 13º p. Em ambos os lados dessas alças, uma alça deve ser adicionada para alargar a bainha.
- Em seguida, você precisa fazer os mesmos aumentos após 3 cm e, depois, mais duas vezes após 2 cm. Em seguida, tricote até o comprimento desejado e feche todas as laçadas.
De fio seccional
Vestido de malha com agulhas de tricô para mulheres que querem um visual elegante e, ao mesmo tempo, original, feito de fio de viscose melange. A descrição é dada para 4 tamanhos: 36-38, 40-42, 44-46, 48-50.
Para o trabalho, você precisará de linhas (250 m por 100 g) - 300 g para os tamanhos 36-38 e 400 g para cada um dos outros. Você também precisará de dois pares de agulhas de tricô circulares nº 4,5 – 40 cm e 80 cm.
Abaixo está a sequência de trabalho neste modelo:
- Monte 188-200-214-228 pontos nas agulhas de tricô longas e tricote em redondo até as cavas. O início e o meio, ou seja, os locais das costuras laterais, precisam ser marcados e as marcas precisam ser movidas conforme você avança.
- Primeiro tricote 5 carreiras. "padrão de pérolas", alternando uma frente e uma costas, e trocando-as em cada carreira.
- Em seguida, você precisa passar para a superfície frontal, fazendo chanfros. Para fazer isso, você precisa fazer 11 “diminuições decorativas” nas laterais em cada carreira 16-16-15-15. Uma "diminuição decorativa" corresponde a tricotar 2-3 pontos juntos antes e depois do marcador. Além disso, antes da marca o loop é feito com uma inclinação para a esquerda. Assim, em uma carreira circular são feitas 4 diminuições.
- Após 58-57-56-55 cm do início da bainha, o trabalho é dividido em 2 partes e tricotado separadamente. 5 pontos ao longo das bordas da parte da frente devem ser tricotados com um “padrão de pérolas”. Para decorar as cavas, faça 13 “diminuições decorativas” em cada 4ª carreira. depois/antes de "padrão de pérolas". Depois de tricotar as cavas até uma altura de 18-19-20-21 cm, a peça é colocada de lado.
- As costas são tricotadas da mesma maneira.
- As alças reservadas do pescoço são transferidas para agulhas de tricô curtas, tricotadas em círculo de 3 cm com um “padrão de pérolas” e fechadas sem apertar.
Feito de mohair
Um vestido de malha para mulheres que valorizam a simplicidade e a praticidade, feito inteiramente com “elástico semi-patente”. Os cálculos são apresentados para 3 tamanhos: 36-38, 40-42, 44-46.
Para o modelo, você precisará de 2 tipos de fios de tons semelhantes: 325-325-250 g de mohair (420 m por 50 g) e 250-250-300 g de lã fina (640 m por 100 g). Você também precisará de agulhas de tricô retas e circulares nº 6 e uma agulha nº 4.

O vestido deve ser tricotado com 3 fios: 1 mohair e 2 lã. Meia malha "elástica semi-patente". e pessoas. as linhas são executadas em um número ímpar de loops. 1º a sair. r. entre os pontos da borda que você precisa tricotar, alternando 1 frente. e 1 passou com laçada em tricô. O último ponto, sem contar o ponto da borda, deve ser o ponto deslizado com a laçada por cima.
Na 2ª pessoa e seguintes. r. as laçadas retiradas com laçadas devem ser tricotadas, assim como as da frente. pág. da carreira anterior em meia. O “elástico semi-patente” é tricotado em carreiras circulares da mesma maneira, mas o número de laçadas deve ser par.
O trabalho deverá ser realizado de acordo com a seguinte descrição:
- Para as costas, monte 73-81-89 ms/pts nas agulhas retas e tricote 38 cm em ponto canelado semi-patente.
- Em seguida, você precisa diminuir 1 ponto de cada lado e depois fazer mais 8 diminuições iguais em cada 6ª carreira.
- Depois de tricotar 7 cm em linha reta, você precisará fazer 6 aumentos de 1 p. de cada borda lateral. Neste caso, da 2ª à 4ª vez, são feitos aumentos em cada 4ª carreira, e o 5º e 6º aumentos são feitos em cada 6ª carreira.
- Depois você deve tricotar 16 cm de tecido em linha reta e passar a modelar as cavas. Para fazer isso, você precisa fechar 3 pontos em ambos os lados, 2 pontos a cada duas carreiras e 1 ponto 2-3-4 vezes.
- A 22-22,5-23 cm da linha inferior das cavas, você precisa começar a moldar simultaneamente o decote e as linhas dos ombros. Para fazer isso, feche 27 pontos no meio do tecido e 6-7-9 pontos ao longo das bordas.
- Em seguida, você precisa terminar os lados direito e esquerdo separadamente. Para fazer isso, você precisa diminuir 1 p a cada duas carreiras na parte interna e mais 6-8-9 p no lado do ombro.
- O painel frontal é tricotado da mesma maneira, mas com um decote mais profundo. Para fazer isso, você precisa fechar 9 alças do meio a 15,5-16-16,5 cm da base das cavas. Depois, você deve terminar cada lado por vez, fechando a cada duas carreiras 3 pontos, depois 2 pontos, 3 vezes 1 ponto e em cada 4ª carreira. 2 vezes 1 p.
- Para cada manga, monte 39-43-47 pontos em agulhas de tricô retas e tricote 4 cm de tecido. Depois disso, adicione 1 p. em cada 10ª carreira para expansão. Após 28 cm do início da peça, faça a linha da cava fechando 2 p. das bordas, depois 9 vezes 1 p. em cada 4ª carreira, 1-2-3 vezes 1 p. em toda a carreira e 2 vezes 2 p.
- A montagem deve começar pelas costuras dos ombros. Em seguida, pegue um fio de mohair e um fio de lã e tricote 12 carreiras em agulhas de tricô circulares. elástico semi-patente circular e feche as alças. Depois, conecte as laterais e costure as mangas.
- Para finalizar o trabalho, você precisa fazer o decote, as bordas das mangas e a bainha em crochê. A encadernação é feita com fio duplo na seguinte ordem: 1º. sem número, * 3 pol. p., 1 colher de sopa. nenhum número no século I p., 1 colher de sopa. b/n no 2º v.p.* Ações entre ** devem ser repetidas.
Para costureiras com pouca experiência com agulhas de tricô, pode ser difícil decidir criar uma peça grande. Os modelos de vestidos femininos apresentados acima são relativamente simples de fazer e acessíveis aos amantes do tricô manual que tenham habilidades básicas.
Autor: Verônica Reutova
Vídeo sobre como tricotar um vestido com agulhas de tricô
Vestido quentinho com blusa raglan: