Nada no mundo moderno é tão constante quanto a moda. Às vezes, ele se acalma, dando às pessoas a oportunidade de fazer uma pausa em suas “respirações”, e então irrompe em suas vidas com vigor renovado em várias interpretações. Isso também se aplica às saias plissadas. Deles a costura continua padrão e não complicada. O principal é calcular corretamente o consumo de material e criar um padrão.
Tipos de dobras e características de seu processamento
Pregas são uma das variedades de pinças. Com a ajuda deles, o tamanho necessário é criado ao longo da linha da cintura, e as partes divergentes garantem um ajuste confortável do produto na área do quadril.
Saias plissadas, cuja costura varia de acordo com o estilo, têm diversas variedades:
- Por exemplo, pregas de caixa são dobras de profundidade variável, localizadas simetricamente na parte frontal do produto em direções opostas umas das outras. Seu número varia de um a vários, dependendo do modelo selecionado.
- Dobras de balcão são semelhantes aos de arco, mas feitos na direção oposta. Ou seja, a direção das linhas centrais das pregas não é do meio do produto para as costuras laterais, mas vice-versa. Além disso, as duas dobras centrais devem convergir exatamente na linha vertical do meio da frente da saia.
- O próximo tipo de dobra é circular.. Eles estão localizados ao longo de toda a linha da cintura, seguindo um ao outro em uma direção. Sua implementação é mais difícil que as anteriores. Isso envolve um cálculo preciso e exato da profundidade das dobras, cujo número total deve corresponder à medida da cintura. Mais detalhes sobre isso serão discutidos abaixo. Além disso, dependendo do estilo e do tecido utilizado para costurar esse tipo de dobra, elas podem ser pequenas (em forma de pregas), médias e grandes.
- Muitas vezes as mulheres são vistas usando ternos dobras assimétricas. Elas são representadas principalmente por uma, duas ou três pregas, direcionadas para o lado esquerdo ou direito. Isso é influenciado pela localização do conjunto de dobras, que pode estar no lado direito ou esquerdo do painel frontal da saia.
Modelos e estilos
Saias plissadas, cuja costura depende muito do material escolhido, têm muitas variações.
Todos os tipos de dobras são aplicáveis a tecidos leves artificiais de uma única cor, com padrão assimétrico, abstrato, vegetal ou outro. Entretanto, sua forma nítida até a parte inferior do produto não será preservada devido à estrutura do material.
Presos na cintura por um cinto, eles caem em dobras suaves e criam um leve esplendor à peça. Se o modelo exigir que se dê uma certa forma clara ao estilo, isso pode ser obtido fixando parcialmente as dobras com pontos de acabamento de um determinado comprimento.
Um processo mais complexo de fazer saias é costurá-las com material xadrez.
Todos os tipos de dobras também são aceitáveis, mas ao distribuí-las e calculá-las, vários fatores devem ser levados em consideração:
1. PrimeiramenteSe o modelo incluir um certo número de pregas, elas devem ser posicionadas de modo que o padrão integral do tecido não seja perturbado. Ou seja, a parte interna das dobras deve ficar “escondida” de modo que na parte da frente as células do tecido se encaixem perfeitamente, sem atrapalhar seu tamanho e esquema de cores.
2. Em segundo lugar, se o modelo incluir dobras circulares, existem diversas variações de sua execução:
- A profundidade da pinça é igual à largura da célula do padrão do tecido. Neste caso, o padrão original da tela não é perturbado.
- Ao fazer dobras cuja profundidade é igual a duas células, isso também não leva à distorção do padrão principal.
- A largura da pinça é igual à metade da célula original. Como resultado, o padrão original do tecido é reduzido pela metade.
Ao fazer os cálculos, é necessário garantir que o tamanho total das dobras finalizadas corresponda exatamente à medida da cintura.
Ao contrário dos tecidos sintéticos leves, o tecido xadrez contém uma quantidade maior de fibras naturais e é bastante denso e pesado.
Graças a isso, ele mantém bem o formato das dobras ao longo de todo o comprimento após fixá-las com o tratamento térmico úmido do produto.
Opções de comprimento
Ao fazer saias plissadas de um determinado modelo, atenção especial é dada ao comprimento. Dependendo da finalidade do produto, frequência de uso, tecido, ele pode variar de mini a maxi.
Portanto, variedades de pregas em formato de caixa e de balcão são perfeitas tanto para saias curtas quanto longas. Quando encurtados, eles enfatizam a magreza das suas pernas e a elegância do seu corpo, e quando longos, escondem alguns possíveis defeitos e criam um volume que reduz visualmente o tamanho da sua cintura.
Essas dobras, localizadas no jugo, são muito boas para mulheres com corpo em formato de pera.. Para saias como essas, o melhor comprimento seria um pouco acima ou abaixo do joelho.
Especialistas recomendam prestar atenção ao fato de que dobras verticais suaves são ótimas para mulheres magras, tornando visualmente suas curvas mais acentuadas.
Mas representantes de figuras luxuosas devem dar preferência a pregas verticais longas e rígidas, que aumentam visualmente a altura e reduzem o volume.
Para o uso diário, os estilistas recomendam o uso de cintos de comprimento médio, ou seja, midi. Eles podem conter dobras circulares de profundidade variável, bem como dobras assimétricas e contra-dobras.
Feitos de tecido de lã ou semi-lã, eles mantêm seu formato perfeitamente e criam um estilo empresarial rigoroso, tanto para um elemento separado quanto para o terno inteiro.
Tirando medidas
As medidas padrão para a produção subsequente do molde da saia são:
Designação curta | Nome completo da medida | Método de mudança e propósito |
Dst | Comprimento até a cintura | Medido ao longo da coluna, da sétima vértebra cervical até a linha da cintura. Esta medida é necessária para determinar a localização da linha do quadril. |
Di | Comprimento do produto | Ela é determinada da linha da cintura até o nível de comprimento desejado. Indica o comprimento da saia de acordo com o modelo. |
Suor | Meia circunferência da cintura | A medida é metade da medida da cintura, que é medida colocando uma fita métrica horizontalmente ao redor da cintura.
É necessário determinar o comprimento do cinto e a largura do produto na altura da cintura. |
Pob | Meia circunferência do quadril | A medição é feita pelos pontos mais salientes dos quadris, glúteos e abdômen para que sejam levados em consideração na hora de construir o molde correto. Metade do valor da medição é usada para o desenho. |
Além disso, as medições Pot e Pob são necessárias para calcular as soluções de dardo, se estiverem presentes no modelo.. Para isso, a diferença entre essas medidas é determinada e, de acordo com as necessidades, distribuída entre todos os dardos.
Saia plissada com cós
Este produto pode ser costurado por um iniciante sem muita experiência. Isso pode ser feito mesmo sem um padrão.
O principal é fazer os cálculos necessários corretamente:
- O tamanho total das dobras deve ser igual à medida da cintura. Com base nisso, você pode calcular o número possível de dobras circulares com uma determinada profundidade. Para fazer isso, meça a circunferência da sua cintura e divida o valor resultante pela profundidade esperada da dobra, o que resultará em um número inteiro (sem resto).
- Por exemplo, a medida Ot (circunferência da cintura) é 68 cm, então ao dividi-la por 4 cm, você obtém 17 dobras, cada uma com 4 cm de profundidade.
- Se a medida for um número ímpar (77 cm), a profundidade da pinça pode ter um valor fracionário (3,5 cm).
- Ao dividir esses valores, obtemos 22 dobras com profundidade de 3,5 cm.
- Depois de determinar o número de pregas na saia, você pode começar a calcular o tecido necessário. Para fazer isso, você precisa levar em consideração o seguinte fator. Ao fazer dobras circulares, toma-se o dobro do valor da profundidade delas. Portanto, com base no primeiro exemplo, cada dobra exigirá 8 cm de tecido (4x2).
- Multiplicando o resultado obtido pelo seu número, obtemos 136 cm (17x8). Este valor é somente para fazer dobras.
- Em seguida, você precisa adicionar a circunferência total da cintura (68 cm) a esse valor. O resultado é 204 cm.
- Não se deve esquecer da presença de margens de costura e ajuste livre, conforme definido por GOSTs ou especificações técnicas para determinadas categorias de roupas. Sua quantidade e tamanho dependem do número de costuras do produto, bem como do material utilizado.
- Depois de decidir o consumo de tecido, você pode começar a cortar. Para fazer isso, primeiro você precisa aplicar as dimensões reais do produto no verso do tecido (com um pedaço afiado de sabão, giz ou lápis grafite) e, em seguida, usar uma segunda linha para marcar os contornos das margens. Corte o pedaço de tecido resultante ao longo delas.
- Em seguida, você precisa marcar as dobras. Cada um deles é definido por três entalhes, o do meio define o meio e os outros dois o início e o fim da prega.
- Após a conclusão do trabalho, você pode começar a costurar o produto. Primeiro, o painel da saia é unido (se houver uma costura) ou duas costuras laterais se o produto for composto por duas partes.
- Em seguida, ao longo dos entalhes marcados, as dobras são alinhavadas de modo que a dobra interna fique no lado avesso e direcionada para a esquerda.
- Recomenda-se iniciar este tipo de trabalho pela costura lateral ou traseira e fazer a primeira prega de modo que a costura coincida com a linha média da dobra e fique escondida dentro dela.
- Então continue o processo até que ele esteja completamente concluído. No final, costure o cinto com um prendedor. Isso pode ser feito com um ponto invisível seguido pela fixação da parte de trás com um ponto de acabamento ou pela conexão simultânea de ambas as partes do cinto ao produto principal e processamento final das bordas com um overlock.
- A etapa final da produção é fazer a bainha da borda inferior da saia.
Com pregas de caixa
Saias plissadas, cuja costura inclui laços, são ainda mais fáceis do que as anteriores:
- Neste caso, para calcular o consumo de tecido, basta somar 4 valores da profundidade da dobra, caso sejam fornecidos 2.
- Com uma quantidade maior, o número de valores aumenta proporcionalmente. Por exemplo, de acordo com o modelo, a saia tem 4 pregas com profundidade de 5 cm. Em seguida, adicione 40 cm à medida da cintura (4x2=8; 8x5=40).
- Ao cortar o tecido, marque o centro da frente e faça entalhes para vincos em direções diferentes dele. Além disso, a profundidade média dos lados esquerdo e direito deve se tocar posteriormente na parte de trás do produto.
- Conecte as costuras laterais com o desenho do zíper.
- Em seguida, prenda o tecido ao longo dos entalhes na direção desejada, ou seja, do centro para as laterais, na parte da frente.
- Costure o cinto e finalize a borda inferior do produto.
- Execute o tratamento térmico úmido da saia acabada.
Com contra-dobras
Para costurar um produto com dobras contra simétricas no painel frontal, você precisa realizar operações semelhantes, como fazer uma saia com pregas.
A única diferença no trabalho realizado é que a direção de sua localização é invertida. Ou seja, o contato das linhas médias da profundidade das dobras centrais ocorre na parte frontal.
O cálculo do tecido, bem como seu corte, é realizado exatamente na mesma ordem.
Em uma dobra decorativa unilateral
Esse método de organizar vincos, como mencionado acima, é usado em ternos femininos., que são costurados em tecido de lã ou semilã.
Devido ao corte reto das saias, a presença dessas pregas proporciona liberdade de movimento e acrescenta um certo toque de estilo ao conjunto.
Feito no lado esquerdo ou direito do painel frontal do produto na quantidade de 2-3 peças, parcialmente decorado com costuras decorativas e, devido às propriedades do material de manter uma determinada forma, perfeitamente fixado.
Corte e costura:
- Para calcular a quantidade de tecido necessária para criar essas dobras, basta saber seu número e profundidade. Portanto, se o produto for projetado para ter 2 pregas de 5 cm cada, serão necessários 20 cm de adição à circunferência da cintura (2x2=4; 4x5=20).
- Para fazer esse tipo de saia você precisará de um molde. Após completar a base da silhueta reta do produto, você deve determinar o meio de ½ da parte frontal e traçar uma linha vertical através dela. Servirá como uma demarcação entre as duas dobras.
- Em seguida, corte o molde ao longo do caminho desenhado. Ao transferir o molde para o tecido, você precisa recuar 20 cm no local do corte e continuar transferindo a segunda parte. Esses 20 cm serão posteriormente transformados em pregas. Também é recomendável marcar o meio desta seção.
- Depois que as peças de corte estiverem prontas, você deve começar a montá-las. Primeiro, as pinças são costuradas e depois os vincos são alinhavados. Na parte da frente, elas devem ser direcionadas do centro para a costura lateral. Além disso, o primeiro deles é colocado antes da linha média pretendida, e o segundo – depois dela.
- Em seguida, as costuras laterais são unidas com um zíper, o cinto é costurado e a parte inferior da peça é finalizada com um ponto invisível.
- Após a conclusão do trabalho, o item final passa por um tratamento térmico úmido.
No jugo
Saias plissadas, cuja costura pressupõe a presença de um jugo, exigem certas habilidades de corte e costura. Mas, tendo estudado cuidadosamente o método de construção da base básica do padrão, manipulações posteriores com suas alterações não apresentarão nenhuma dificuldade.
Para transformar um padrão de saia reta regular em uma peça com um jugo modelado e duas dobras contrárias nos lados esquerdo e direito, você precisa realizar as manipulações descritas abaixo.
Sequência de fabricação:
- Na parte da frente do molde, na altura da linha do quadril, da costura lateral em direção ao meio, desenhe uma linha levemente inclinada. A parte superior será um jugo. Antes de colocá-lo na tela, o molde deve ser cortado ao longo da linha.
- Na parte inferior, determine o meio e desenhe uma linha vertical. O molde deve ser cortado ao longo dela. Este será o centro do local de contra-dobramento.
- Ao transferir detalhes do padrão para o tecido, lembre-se de que a maioria dos encaixes é feita duplamente para criar densidade e dar ao produto um formato específico. Portanto, deve haver 2 deles.
- Ao transferir a parte inferior do molde, no local do corte é necessário fazer um recuo igual a quatro vezes a profundidade das dobras. Por exemplo, se a profundidade for 3 cm, você deve recuar 12 cm (3x2=6; 6x2=12).
- Ao transferir o molde para o tecido, ele deve ser dobrado ao meio. E sua dobra deve coincidir com o meio das partes frontal e traseira dos moldes.
- Depois de preparar as peças de corte, você deve começar a conectá-las em uma determinada sequência.
- Primeiro, a parte da frente da saia é preparada. Para fazer isso, coloque e fixe as duas dobras opostas na parte inferior da peça. Os detalhes do jugo cobrem os pinças.
- Então (se sua habilidade permitir), você conecta simultaneamente as partes frontal e traseira do jugo com a peça inferior ao longo do corte moldado. Se você ainda não consegue fazer isso, pode fazer um por um, ou seja, primeiro costure uma parte do jugo, depois vire o trabalho e repita o mesmo com a segunda parte.
- Em seguida, no ponto de alinhavo, costure à máquina e remova os fios auxiliares.
- Vire as peças do jugo para a frente, endireite a ponta no centro, varra a junta e faça um ponto de acabamento. Retire o alinhavo. Isso completa a preparação da parte frontal da saia.
- Em seguida, feche os pinças no painel traseiro da saia.
- Conecte as costuras laterais costurando o zíper.
- Costure o cinto.
- Processe a parte inferior do produto.
- Execute o tratamento térmico úmido da saia acabada.
Em um elástico
Essa variação da saia é muito fácil de fazer. Pode ser costurado por uma pessoa sem nenhuma habilidade de costura. Mas para não cometer erros durante o processo de trabalho e não estragar tecidos modernos e caros, é aconselhável seguir cuidadosamente as recomendações de especialistas.

- Antes de começar a costurar este modelo, você precisa decidir quantas e quão pequenas (grandes serão inadequadas) pregas serão colocadas no produto. Não adianta colocá-los muito próximos um do outro, pois ao colocar material com vincos frequentes no elástico, eles ficarão para fora e criarão uma aparência desagradável. Mas a uma distância de 2-4 cm e com uma profundidade não superior a 2 cm, o produto terá uma aparência melhor.
- Como uma saia com elástico deve ter uma certa folga para facilitar a colocação, pelo menos 10 cm devem ser adicionados à medida do quadril. De acordo com o modelo escolhido, esse subsídio pode ser muito maior.
- Depois que o tamanho final for determinado, o número de dobras e a distância entre elas devem ser calculados. Por exemplo, a circunferência da cintura é 68 cm, e a circunferência do quadril é 78 cm. Isso significa que a largura mínima do tecido, levando em conta apenas a margem de liberdade de movimento, é de 88 cm (78 + 10 = 88).
- Com dobras de 2 cm de profundidade e 2 cm de distância, você obtém 22 peças. Após o cálculo, verifica-se que serão necessários 88 cm adicionais de material para fazer pequenas dobras (2x2=4; 4x22=88). Somando os cálculos obtidos, o consumo de material é igual a 176 cm de largura (88+88=176). Em termos de comprimento, o consumo é igual à medida do comprimento do produto mais as folgas para união com o cinto e acabamento da parte inferior.
- Depois de preparar o tecido, você pode começar a costurar o produto. Primeiro, junte a(s) costura(s) lateral(is).
- Depois as pinças são marcadas. Eles podem estar localizados em uma direção ou simetricamente em relação ao meio da parte frontal da saia.
- Em seguida, você precisa fazer um cinto com elástico. Para fazer isso, prepare uma tira de tecido de 8-10 cm de largura e 88 cm de comprimento, mais 2 cm de margem de costura.
- Depois de costurar essa tira formando um anel, dobre-a ao meio e coloque um elástico de 3-4 cm de largura e cerca de 60 cm de comprimento dentro. Alinhave a borda aberta.
- Em seguida, ele é conectado à borda superior do tecido principal e costurado com ponto à máquina. O processamento final da borda é feito com um overlock.
- Em seguida, a parte inferior do produto é projetada e submetida a um tratamento térmico úmido.
Nem sempre é necessário gastar muito dinheiro e tempo procurando por novidades da moda para ter uma ótima aparência e um guarda-roupa grande e bonito.
Basta procurar um material que seja adequado em cor e estrutura, calcular sua quantidade e, seguindo as recomendações dadas neste artigo, costurar você mesma saias plissadas originais e exclusivas.
Vídeo sobre o tema: como costurar uma saia plissada
Como costurar uma saia plissada: