Um cobertor de crochê feito com fios felpudos pode ser fresco no verão e quente no inverno. Essa característica está associada ao tipo de fio e ao padrão de tricô, e é por isso que o cobertor retém bem o calor e o frescor. É por isso que esse produto é frequentemente dado de presente ou feito por nós mesmos para crianças. O cobertor de pelúcia é adequado até mesmo para recém-nascidos.
De quanto fio você precisa?
Um cobertor feito de crochê com fio de pelúcia tem uma composição hipoalergênica, que também pode conter lã. Antes de começar a tricotar, você precisa calcular com precisão a quantidade de fio, já que os fios de pelúcia são diferentes dos fios comuns.
O fio fica com aspecto fofo e volumoso devido ao pelo, cujo comprimento pode chegar a 0,5 cm. Os produtos feitos com esse fio são volumosos, macios e leves. A composição do fio não permite que o calor seja conduzido rapidamente e que o microclima seja mantido, por isso retém o calor no tempo frio e o frescor no verão.

Um cálculo preliminar do fio é feito tricotando um quadrado a partir dele. É mais conveniente avaliar um quadrado medindo 10*10 cm. Ele também é lavado e seco para entender o quanto as dimensões do produto final mudam.
Para fazer isso, siga estes passos:
- Meça o lado do quadrado seco e calcule quantos desses fragmentos serão necessários para o produto final.
- O número de voltas em um lado é calculado com base em 1 parte do quadrado.
- Desenrole o quadrado e meça o comprimento de fio necessário para esta seção.
- Multiplique o comprimento pelo número de quadrados necessários para formar o cobertor final.
Se o fabricante do fio não fornecer informações na embalagem sobre o comprimento do novelo e indicar apenas o peso, o quadrado tricotado não será desfiado - basta pesá-lo.
Com 1 m de fio de pelúcia padrão você obtém um quadrado de 50*50 cm. Portanto, para um cobertor de bebê, pegue cerca de 5 novelos de 100 g. Na maioria das vezes, esses novelos são formados imediatamente para tricotar um cobertor medindo 1*1 m. Se você precisar tricotar uma manta maior, calcule 100 g de fio por 20 cm do produto para tricô vazado ou 50 g de fio por 20 cm do produto para tricô denso.
Ao escolher o fio de pelúcia, os seguintes fatores também são levados em consideração:
- o consumo de fios finos é maior que o de fios volumosos;
- um padrão denso requer mais fio do que um vazado;

- o fio é flexível e não deforma;
- os laços são grandes - cerca de 2 cm, então a velocidade de tricô é mais rápida do que com fios simples;
- o tricô pode ser feito com agulha de crochê, agulhas de tricô ou à mão;
- Há fios com laçadas prontas à venda;
- para um cobertor de verão, fios contendo bambu, algodão e micropoliéster são mais adequados;
- para cobertores de inverno, escolha fios com alto teor de lã e algodão;
- fios com alto teor de acrílico e viscose toleram bem a lavagem e sujam menos.
Se você planeja tricotar o cobertor não à mão, mas com agulhas de tricô, escolha agulhas de tricô longas. Eles são adequados para produtos com padrões diferentes. Para fazer um cobertor pequeno para um recém-nascido, escolha agulhas de tricô de comprimento médio (cerca de 80 cm), sua espessura é escolhida com base na espessura do fio (geralmente do nº 3 ao nº 6).
Ao tricotar um cobertor com fio felpudo, siga algumas dicas para garantir que o produto seja rápido e tenha uma aparência elegante.
Recomendação | Para que |
Eles contam as linhas e os laços nelas. | No tecido acabado é difícil contar quantas carreiras já foram feitas, então a contagem é mantida durante o tricô. Para maior comodidade, mantenha registros ou use um contador especial. |
Use marcadores para traçar o desenho. | Sem marcações especiais é difícil seguir o padrão. Os marcadores são usados para marcar o início e o meio de uma linha, um certo número de laçadas e estágios de diminuição e aumento de laçadas. |
Use iluminação forte enquanto trabalha. | Uma lâmpada adicional na área de trabalho permite que você monitore de perto o progresso do tricô sem prejudicar sua visão. |
Adicione e diminua pontos em qualquer lugar em uma carreira. | O volume dos fios permite que você ajuste facilmente o número de laçadas em qualquer lugar da fileira. |
Elas simplificam o tricô do tecido de acordo com o molde. | No crochê, o tecido pode ser menos denso, mas o processo é mais simples. Para fazer isso, tricote a 1ª carreira de acordo com o padrão: ponto baixo, 1 ponto corrente e continue assim. Na próxima carreira, essa ordem é invertida e eles continuam tricotando de acordo com esse padrão. |
Adicione um fio de lã comum da mesma cor. | Para evitar que os fios fiquem presos nas laçadas, adicione fio comum de cor correspondente ao fio de pelúcia. Este produto acaba sendo mais denso e quente, porém menos viscoso. |
Tricoteiras iniciantes usam uma agulha maior do que a indicada nos moldes. | O tamanho do anzol é aumentado em 1 tamanho para fazer laçadas maiores. Então fica mais fácil contá-los e trabalhar com eles. |
Aula magistral
Um cobertor feito de fio de pelúcia é feito em crochê usando ferramentas de tamanhos diferentes. Para obter laçadas mais volumosas e grandes, escolha uma agulha de tamanho nº 8. Se você estiver fazendo um cobertor ou outro item para crianças, escolha uma agulha de tamanho nº 4 ou 5. Assim, você não precisa segurar todas as laçadas de uma vez e, se quiser, pode substituí-las pelos dedos.
A maioria dos padrões é adequada para anzóis de 12 a 16 cm de comprimento, independentemente do material (metal ou plástico). Recomenda-se escolher um modelo com alça para tornar o processo de tricô mais prático.
É aconselhável que tricoteiras iniciantes comecem a fazer um cobertor com padrões simples e, gradualmente, tentem padrões mais complexos. Isso é feito para dominar a técnica de tricô. Se ocorrer um erro durante o processo, toda a linha posterior será desfiada; caso contrário, o padrão será arruinado e o produto em si perderá sua aparência.
Padrão em ziguezague
Um padrão de crochê simples e bonito, adequado para iniciantes, por isso é o mais usado. Este padrão é feito com fios de uma cor ou complementado com fios de 2 a 3 outras cores para enfatizar o padrão e criar a aparência de um padrão tridimensional.
Siga o desenho passo a passo:
- Primeira linha – todos os laços são laços de ar.
- Segunda carreira – todos em pontos altos. Após 8 voltas, faça uma dobra - amarre 3 colunas juntas. Nas próximas 8 laçadas, 3 colunas são tricotadas a partir da laçada de ar.
- Repita o algoritmo da etapa 2, linhas 3-4.
- Mude a cor se desejar e repita todos os passos até o final.
Padrão "colunas"
Um cobertor feito de fio felpudo com um padrão de pontos repetidos é frequentemente escolhido ao tricotar cobertores ou outros itens devido ao seu algoritmo simples. Se desejar, o fio é combinado com fios de cor diferente, alternando as carreiras, para que o produto final fique mais colorido.
O algoritmo inclui as seguintes etapas:
- Primeira carreira: calcule o número necessário de laçadas e tricote-as com laçadas de ar.
- Todas as outras carreiras são tricotadas apenas com pontos altos duplos.
Padrão de carrapato
Um cobertor feito de fio felpudo com um padrão de crochê em forma de marcas de verificação repetidas é feito com fios de uma única cor ou alternando fios de cores diferentes para criar um cobertor colorido.
O padrão é executado na seguinte sequência:
- Primeira carreira: monte o número necessário de laçadas simples.
- Segunda carreira: 1 ponto corrente, 2 pontos altos, 1 ponto corrente – repita o padrão até o final. O pacote é tricotado a cada 2 laçadas da carreira anterior.
- Terceira carreira: em cada ponto corrente, faça 2 pontos altos e 1 ponto corrente.
Tricô de cobertor
As artesãs mais experientes tricotam um cobertor com fios felpudos usando agulhas de tricô, pois é mais difícil lidar com fios volumosos com esta ferramenta do que com uma agulha de crochê ou à mão. Ao mesmo tempo, o produto tricotado com agulhas de tricô fica mais uniforme.
Agulhas de tricô com linhas longas são escolhidas para que as laçadas volumosas não caiam durante o processo de tricô. A espessura das agulhas de tricô para trabalhar com fios de pelúcia deve ser de pelo menos 5 mm.
Padrão trançado
Um padrão bonito e fácil de fazer, mas que requer muito fio devido ao padrão denso. Devido aos laços volumosos, o comprimento das agulhas de tricô nem sempre é suficiente para atingir o comprimento desejado do produto, por isso as agulhas de tricô são frequentemente substituídas manualmente.
As laçadas laterais são feitas com colunas simples, com ou sem laçada, usando uma agulha de crochê ou tricotadas com agulhas de tricô, por padrão.
Monte o número necessário de laçadas e repita 2 carreiras até o final do tricô:
- Na primeira carreira, tricote 2 laçadas para a esquerda.
- Na segunda carreira, tricote 1, tricote 2 laçadas juntas à direita. A última laçada é tricotada.
Padrão de favo de mel
Um cobertor tricotado usando o padrão de favo de mel tem uma frente e um verso. Se você quiser fazer um cobertor com um padrão dupla face, use o ponto meia, onde apenas as alças da frente são repetidas em todas as carreiras.
Para fazer um cobertor em formato de favo de mel, monte o número necessário de laçadas da maneira clássica e repita o padrão de 4 carreiras até o final do tricô. No final, feche as alças. No diagrama, todos os loops são indicados pela abreviação 1 letra.
Passo a passo:
- Primeira carreira: 1L, (2 juntos à direita, 2 juntos à esquerda, 2L (repita o algoritmo até o final), lado L.
- 2 juntos à esquerda, 2 à esquerda, 2 juntos à direita.
- 2 juntos à esquerda, 2 à esquerda, 2 juntos à direita.
- 1L, (2 juntos à direita, 2 juntos à esquerda, 2L (repita o algoritmo até o final), lado L.
Padrão de arroz
Um cobertor com padrão de arroz de dupla face medindo 100 cm por 123 cm é tricotado com agulhas de 7 mm de espessura. Para tal produto, você precisará de 4 novelos de fio (120 m por 100 g). Antes de começar a tricotar, você pode fazer uma amostra de tricô de 10 cm (você precisará de cerca de 12 laçadas) para entender qual será a densidade do tricô e como o padrão ficará no produto.
Ao passar de um novelo de fio para outro, pontas salientes dos fios são formadas no tecido (ao amarrar os novelos). Recomenda-se deixá-los nas laterais do produto. Quando a peça estiver pronta, as pontas desses fios são escondidas no tecido usando uma linha simples e agulha.
Para criar um cobertor, monte 102 laçadas da maneira clássica e repita até o final da 4ª carreira do padrão. No final, deixe um pedaço de linha para fechar as laçadas de qualquer maneira conveniente. No diagrama, a designação dos loops é mostrada por uma letra inicial abreviada (lateral - "b", frontal - "l", etc.).
Passo a passo:
- 1B, (1L, 1I (repita o algoritmo até o final), 1B.
- 1B, (1I, 1L (repita o algoritmo até o final), 1B.
- 1B, (1I, 1L (repita o algoritmo até o final), 1B.
- 1B, (1L, 1I (repita o algoritmo até o final), 1B.
O cobertor é deixado como está ou decorado com borlas. O produto final é lavado em água morna com xampu diluído e seco horizontalmente sobre uma toalha.
Manta feita à mão sem agulhas de tricô
Um cobertor feito de fio de pelúcia é feito em crochê em tamanhos pequenos; se você fizer um padrão vazado com fios volumosos ou montar um grande número de laçadas, será mais conveniente trabalhar com as mãos. Há um fio de pelúcia especial à venda, composto por laçadas prontas, para tricotar, sem necessidade de ferramentas.
Nesse caso, as mãos substituem as agulhas de tricô ou a agulha de crochê. Para fazer isso, insira os laços um no outro, de forma semelhante à maneira como as ferramentas funcionam. Um cobertor feito dessa maneira fica uniforme e bem cuidado.
Ponto meia
Uma manta de 1x1 m é feita rapidamente, em poucas horas. Para um cobertor deste tamanho você precisará de 5 novelos de lã (9 m de fio para cada 100 g).
Se durante o processo de tricô um novelo de fio acabar e outro for iniciado, então a última laçada do fio é cortada com uma tesoura na base para formar um fio. Na nova bola, faça o mesmo com a primeira laçada e amarre 2 fios, esticando-os bem. Corte as pontas e continue tricotando.
Passo a passo:
- Conte 50 voltas. A ponta do fio com laçadas permanece à esquerda.
- O 50º laço é passado através do laço anterior por trás. A próxima laçada ao longo do fio (51ª) também é puxada através das costas para a 48ª laçada. E assim por diante, cada laçada subsequente do fio é puxada através da laçada anterior da carreira. Termine a carreira seguindo este padrão.
- Vire o fio com laçadas para a direita e puxe a laçada livre para dentro da laçada anterior tricotada na parte de trás. Repita o algoritmo do passo 2.
- Vire o fio a cada vez e continue tricotando o cobertor até o fim usando o mesmo algoritmo.
- Para fechar a borda, vá para o início da última carreira. Aqui, cada laço anterior é colocado em cima do próximo laço na linha. Comece no primeiro laço e continue até o final da carreira. Corte a próxima laçada no fio livre depois da última laçada da carreira.
Corte a laçada livre na base para criar uma ponta de linha, puxe-a pela última laçada 2 vezes e aperte-a firmemente. Corte as pontas dos fios no início e no fim do tricô.
Rede
Para um cobertor medindo 80*90 cm, você precisará de 5 novelos de fio com laçadas prontas (90 m por 100 g). O cobertor fica pronto em um curto período de tempo. O padrão é adequado para tricotadores iniciantes, bem como para aqueles que não sabem tricotar.
Ao trabalhar, tente manter as laçadas do fio retas e uniformes, sem torcê-las. Aqueles que estão trabalhando com esse fio pela primeira vez acharão mais fácil controlar o padrão calculando o número de laçadas em cada carreira – ele sempre permanece o mesmo neste padrão.
O cobertor é criado usando o seguinte algoritmo:
- A primeira laçada do fio é quebrada na base. Então conte 50 voltas.
- A primeira carreira é tricotada da direita para a esquerda, e as laçadas são cruzadas na mesma direção. Se a linha for da esquerda para a direita, o cruzamento dos laços também muda de direção. Cruze os 50º e 49º laços. O 50º laço é colocado em cima, da esquerda para a direita.
Do fio de trabalho, puxe 2 laçadas livres da parte inferior, uma por uma - primeiro na 49ª laçada, depois na 50ª laçada. Dê um passo para trás para a esquerda, cruze as laçadas novamente e puxe a laçada do fio de trabalho por baixo.
- Em todas as carreiras pares, as alças laterais não são tricotadas, elas são puladas a cada vez. Na segunda carreira, o movimento de tricô vai da esquerda para a direita. Pegue a próxima laçada depois da laçada lateral e cruze-a sobre a próxima na fileira à direita.
Passe 1 laçada livre do fio de trabalho através dessas 2 laçadas cruzadas. Continue esse algoritmo até o final da linha.
- Antes da terceira carreira, cruze a laçada lateral sem ponto da borda, da direita para a esquerda. Passe 1 laçada livre por baixo, como no algoritmo acima. Continue tricotando a 3ª carreira até o final.
- Continue tricotando o cobertor usando o mesmo padrão.
- Quando o cobertor estiver pronto e for hora de fechar o tecido, o fio de trabalho com laçadas livres é deixado para o lado direito. Eles começam a fechar os laços da esquerda para a direita. O laço mais à esquerda é colocado sobre o próximo da fileira.
Continue fechando as alças dessa maneira mais abaixo na carreira. A última laçada da carreira é colocada sobre a laçada do fio de trabalho, esticada e cortada.
Losangos
Para tricotar um cobertor medindo 35*45 com fio com laçadas prontas, use 1 novelo de fio com laçadas prontas. Para fazer isso, você precisa separar laçadas que sejam múltiplas de 6 e 2 laçadas laterais. Para um cobertor de bebê pequeno, 26 laçadas são suficientes. O fio de trabalho com laçadas é colocado da esquerda para a direita.
Passo a passo:
- No início do processo de tricô, 2 laços de simetria são tricotados. Para fazer isso, cruze as 25ª e 26ª alças e cruze-as de modo que a 25ª alça fique à direita de cima. A próxima laçada livre ao longo do fio de trabalho é enfiada na 25ª laçada de baixo para cima. Em seguida, a próxima laçada ao longo do fio de trabalho é enfiada na 26ª laçada de baixo para cima.
- Os próximos 4 pontos da carreira são tricotados em tricô. Para fazer isso, use laços à esquerda e à direita da simetria. Os laços da direita são inseridos nos laços da esquerda. O padrão de tricô vai para o lado esquerdo.

- Os próximos 2 laços da carreira são cruzados para a direita (como no passo 1) e os laços do fio de trabalho são enfiados neles por baixo.
- Continue o algoritmo dos passos 1-2 até o final da 1ª carreira. No final, restam 2 laçadas, que são cruzadas para a direita e tricotadas de baixo para cima.
- A 2ª carreira é tricotada na parte da frente e vai da esquerda para a direita. A primeira laçada é tricotada como uma laçada frontal regular. As próximas 2 laçadas da carreira são cruzadas para a direita e tricotadas de baixo para cima.
Depois, 2 laçadas regulares, 2 laçadas cruzadas para a esquerda e tricotadas, 2 laçadas cruzadas para a direita e tricotadas de baixo para cima, 2 laçadas regulares, 2 cruzadas para a esquerda, 2 laçadas cruzadas para a esquerda. Continue esse algoritmo até o final da linha. No final da carreira, as últimas 2 laçadas são cruzadas para a esquerda e resta 1 laçada, que é tricotada normalmente.
- A 3ª fileira também não vira. continue tricotando da direita para a esquerda. As alças laterais são sempre tricotadas. Padrão: 2 laçadas regulares, 2 cruzadas para a esquerda, 2 cruzadas para a direita, 2 regulares, 2 cruzadas para a esquerda, 2 cruzadas para a direita, 2 regulares. Continue o padrão até o final da carreira. Termine a carreira com 2 laçadas regulares.
- 4ª carreira: 3 regulares, 2 laçadas cruzadas para a direita, 3 regulares (laçadas de simetria), 4 regulares, 2 laçadas cruzadas para a direita. Continue o padrão até o final da carreira. No final da carreira há 3 laçadas regulares.
- 5ª carreira: 2 regulares, 2 laçadas à direita, 2 laçadas à esquerda, 2 regulares, 2 laçadas à direita, 2 laçadas à esquerda. O padrão continua até o final.
- 6ª carreira: laçada regular, 2 laçadas à esquerda, 2 regulares, 2 laçadas à direita, 2 laçadas à esquerda, 2 regulares. Continue desenhando até o final.
- Continue tricotando, repetindo todo o padrão das carreiras 1 a 6.
- Feche a carreira tricotando 2 laçadas - 1 da carreira anterior e 1 do fio de trabalho. Em seguida, o laço finalizado é usado para cobrir o próximo da fileira. Continue fechando a carreira de acordo com o padrão, observando todos os cruzamentos. A última laçada é tricotada, apertada e a ponta do fio é cortada.
Modelos infantis
A maneira mais comum de tricotar um cobertor de pelúcia para bebê entre as artesãs é considerada o padrão “quadrado da vovó”. Neste caso, o processo de tricô continua em carreiras não de ponta a ponta, como nos métodos padrão, mas do centro para as bordas do quadrado.

Para isso, são tricotados quadrados separados, podendo haver vários tipos deles. No total, são usadas cerca de 4 a 5 linhas de 3 a 5 quadrados diferentes. Se desejar, alterne várias cores de fios para criar um padrão colorido semelhante a uma manta de patchwork.
Para tricotar um quadrado, siga estes passos:
- 3 laços de ar são amarrados formando um círculo.
- Tricotar uma carreira: 3 pontos altos, 2 pontos correntes. As colunas são tricotadas a partir das alças de ar da carreira anterior.
- Próxima carreira: 8 pontos altos e 8 pontos correntes.
- Na próxima linha, o algoritmo é o mesmo, mas há 12 colunas e loops.
- Na 4ª linha o número de elementos aumenta para 16.
Quando todos os quadrados estiverem prontos, eles são amarrados em uma única peça. O cobertor pode ser deixado como está ou decorado.
![]() | ![]() |
Existem várias opções para decorar cobertores:
- borlas nos cantos do produto;
- franjas em todos os lados do cobertor;
- renda de malha em todos os lados do produto;
- pompons ao redor do perímetro do produto.
Você pode fazer um cobertor de crochê com lã de pelúcia em poucas horas usando um simples ponto tricô frontal. A agulha pode ser substituída por agulhas de tricô para padrões mais complexos, ou você pode usar as mãos. Dependendo do tipo de fio, padrão e tamanho do produto, o número de novelos necessários pode variar, mas sempre são necessários vários.
Criar um padrão de 10*10 cm ou outro tamanho ajuda a calcular com precisão a quantidade necessária de linha, onde as artesãs podem calcular o número de laçadas em uma fileira e ver quanta linha é necessária para criar um padrão.
Vídeo sobre tricô
Manta de crochê com lã de pelúcia: