Artesanato decorativo feito por tecelagem de tubos de papel, parecem muito atraentes. Para artesãos iniciantes, parece surpreendente que o papel fortemente torcido no produto final pareça vinhas, palha ou outros materiais naturais semelhantes. Como os tubos de papel usam os mesmos padrões e tipos de trama das hastes clássicas, você pode obter qualquer objeto: guardanapos decorativos, vasos, elementos de design pendurados e assim por diante.
Benefícios da Tecelagem de Tubos de Papel
O material para tecelagem de papel pode ser preparado a partir de qualquer publicação impressa: jornais coloridos e em preto e branco, revistas brilhantes, livros antigos, brochuras, livretos, papel de escritório. Folhas grossas seguram bem os cantos de itens quadrados ou retangulares.
Materiais impressos (especialmente jornais) são um consumível muito barato para artesanato. Muitas vezes você pode obtê-lo de graça se pedir a amigos e conhecidos que não joguem fora revistas e jornais velhos, mas que os doem para uma reciclagem criativa.
Isso geralmente permite que você obtenha um lote grande, do qual pode fazer tubos para tecer coleções inteiras de artesanato (já que as pessoas geralmente salvam fontes de mídia que leem e decidem se livrar delas somente quando a pilha de publicações fica muito alta e volumosa).
A tecelagem com peças de papel é tão popular não somente porque é acessível. Ao criar um artesanato, o comprimento dos tubos pode ser aumentado indefinidamente conectando e colando blocos da mesma espessura. Os inúmeros métodos existentes de entrelaçamento de peças ajudam a obter tecidos e peças com padrões inusitados.
Para que o produto final, independentemente do método e design utilizado, seja forte e durável, é necessário processá-lo adequadamente por fora. Para esse propósito, são usados vários vernizes e corantes, e até mesmo óleo secante para materiais de madeira (superfícies de papel tecido pintadas com ele tornam-se visualmente quase indistinguíveis de telas de vime).
Preparando-se para o trabalho
Antes de começar a tecer o artesanato, você precisa preparar um grande número de tubos de papel do mesmo formato e largura. O comprimento recomendado de cada um deles é de aproximadamente 25 cm.
Materiais
A tecelagem com tubos de papel para iniciantes requer apenas 3 consumíveis:
- Páginas grandes de jornal, revista ou livro;
- cola branca ou transparente (PVA ou qualquer outro tipo de papelaria);
- qualquer tipo de tinta na cor escolhida (primer, acrílica, selante ou outra variedade similar).
Ferramentas
Para fazer o trabalho você precisará de ferramentas (que muitas pessoas sempre têm em casa e, se não as tiverem,x pode ser comprado em qualquer loja de materiais de construção por preços muito baixos):
- palito de madeira para mini kebabs ou comida asiática;
- pintura em folha grande;
- grampos ou clipes de papel grandes;
- pincéis de diferentes espessuras (finos para cola e mais grossos para aplicar tinta).
Fazendo tubos
A tecelagem com tubos de papel para iniciantes pode usar como material base não apenas jornais e revistas, mas também papel de embrulho e até mesmo recibos de dinheiro e fitas. No entanto, é importante levar em conta que todos os produtos acima diferem em espessura, resistência e elasticidade.
Para os primeiros artesanatos, recomenda-se fazer tubos de jornal, porque eles são flexíveis e bastante elásticos, entrelaçam-se facilmente entre si e mantêm sua forma fixa sem exigir esforço significativo.
As páginas de revista (especialmente as brilhantes) são mais densas e grossas. A tecelagem a partir de tubos com base neles requer certa habilidade e experiência, mas ao mesmo tempo garante alta resistência do produto final. Os recibos e fitas da caixa registradora são muito finos e macios, o que os torna fáceis de trabalhar, mas os resultados não são muito fortes ou duráveis.
Além de produtos antigos e desnecessários, você também pode usar novos materiais para fazer tubos - principalmente papel de escritório (para impressão) e papel colorido para artesanato.
Independentemente da fonte de papel escolhida para criar os tubos, é importante selecionar papel com propriedades completamente idênticas (espessura, densidade, textura). As tiras de papel devem ser enroladas o mais firmemente possível para garantir sua resistência.
Corte de blanks
Para garantir que o material de tecelagem seja forte e de alta qualidade, a fonte de papel deve ser cortada levando em consideração o arranjo das fibras. Para determinar a direção, coloque uma folha de jornal sobre uma superfície plana e molhe-a com umidade (mas não a encharque). Devido à umidade, ele começará a dobrar ligeiramente. Os pedaços de papel para os tubos devem ser cortados na direção das curvas resultantes.
O processo é assim:
- Uma folha inteira de jornal (formato padrão) precisa ser dobrada ao meio no sentido do comprimento e depois novamente da mesma maneira.
- Você receberá um jornal em branco feito de 4 camadas. É necessário cortá-lo em 4 partes ao longo das linhas de dobra (você obterá 16 folhas).
Recomenda-se cortar com uma faca de escritório ou de construção (com lâmina fina e afiada). Isso permitirá que você corte cada tira em um movimento rápido (cortando em linha reta), sem cortes, irregularidades ou bordas "desfiadas" que fariam o material parecer desarrumado. Tubos padrão, adequados para fazer a maioria dos artesanatos, são torcidos a partir de folhas de 7 cm ou um pouco mais. Seu comprimento é determinado pela largura do jornal (geralmente cerca de 25 cm).
Torcendo
Tubos de papel para tecer podem parecer muito difíceis de fazer para iniciantes. Quando preparados pela primeira vez, eles geralmente apresentam espessura e formato diferentes. Se as diferenças forem pequenas, isso não afetará a aparência final da embarcação.
Um defeito significativo que não pode ser usado na tecelagem seria a baixa densidade da peça de trabalho, que é claramente visível visualmente. Para evitar fazer tubos de baixa qualidade, você precisa aplicar a mesma quantidade de força ao torcer cada um deles e ajustar o aperto com uma agulha de tricô ou palito.
O método mais simples de enrolar tiras de papel em tubos envolve moldá-las com fixação imediata e confiável, adicionando cola sobre quase toda a superfície interna do material.
- Coloque a tira de papel na superfície de trabalho, no sentido do comprimento, afastada de você.
- Coloque um pedaço de madeira ou uma agulha de tricô horizontalmente, logo abaixo do meio do papel (como uma “ponte” na largura da peça de trabalho).
- Aplique uma camada fina de cola na metade superior do papel, ao redor das bordas, começando pelo palito.
- Dobre a parte inferior da tira de jornal até a borda superior de modo que a folha fique dobrada ao meio e o palito fique sob a dobra (entre as duas metades).
- Segurando o bastão firmemente, enrole a folha em branco formando um tubo apertado até a borda oposta e pressione-a com as mãos em toda a largura várias vezes - isso permitirá que você prenda todas as camadas de papel com a cola adicionada anteriormente.
- Quando o tubo estiver sólido e inteiro, remova o palito com cuidado.
- Para criar as peças subsequentes de tecelagem de papel, você precisa repetir os passos acima, tentando executar todas as ações com identidade absoluta.
Existe outro método mais rápido de torcer tubos para tecer. É adequado para usar jornais, fitas de caixa registradora e outros tipos de papel macio, que primeiro devem ser cortados em tiras de 9 cm de largura (em vez de 7 cm do primeiro método).
- Coloque a tira de papel sobre uma superfície plana, no sentido do comprimento, afastada de você.
- Coloque um pedaço de madeira ou um lápis na borda mais próxima, em um ângulo de 45 a 60 graus.
- Aplique uma gota de cola no canto livre do papel, próximo ao palito.
- Vire o bastão para a frente e certifique-se de que a cola adicionada fixou a dobra em um formato circular. Depois, continue enrolando a folha no bastão na direção da extremidade oposta, sem alterar o ângulo, se possível.
Composto
Tubos corretamente enrolados e fixados devem ter diâmetros diferentes nas extremidades opostas. Isso se deve ao fato de que a tecelagem artesanal geralmente requer peças em branco muito longas, porque a maioria dos padrões e técnicas são baseados na repetição contínua de torções e nós em uma determinada sequência.
Como o comprimento de 1 tubo raramente excede 25-30 cm, os espaços em branco devem ser fixados juntos com um efeito de extensão:
- Adicione uma gota de cola dentro do lado de maior diâmetro do tubo.
- Insira a borda estreita do segundo pedaço ali.
- Empurre lentamente o inserto, fazendo movimentos circulares ao mesmo tempo, até que o tubo pareça sólido e forte.
Coloração
A tecelagem de tubos de papel para iniciantes pode levantar questões sobre a possibilidade e a necessidade de pintar os espaços em branco originais (ou artesanatos finalizados). Se o material base usado for papel artesanal colorido, jornais coloridos cheios de imagens tridimensionais e páginas de revistas brilhantes (ou até mesmo páginas de edição colorida padrão), talvez você não precise usar corantes adicionais.
Mesmo que os tubos não pareçam muito brilhantes e expressivos, sua combinação criará um esquema de cores interessante e original no produto final. Recomenda-se que jornais pretos e brancos e outros papéis de cores claras sejam tingidos na cor palha ou vime para imitar a clássica tecelagem de vime.
Existem diversas opções para colorir tubos de papel e artesanatos feitos com eles:
- antes de tecer;
- depois de terminar o trabalho de vime;
- método combinado (aplicação da cor base antes da tecelagem e aplicação do desenho ao produto final).
Todos os métodos de coloração podem ser adequados para quase qualquer composição que pretenda ser de uma determinada cor ou conter elementos ou padrões multicoloridos.
Corantes desejáveis e aceitáveis
É permitido usar muitos tipos de corantes para tecelagem de papel, cuja escolha é feita dependendo da tonalidade desejada, seu brilho e intensidade.
Alguns compostos corantes tornam os tubos rígidos após a secagem, outros não alteram a textura e as propriedades do papel, mas no produto final eles desbotam ou até mesmo descolorem depois de algum tempo.
Os corantes recomendados para decorar tubos de papel e artesanatos feitos com eles podem ser feitos à base de água ou álcool, ou em pó (para uso, é misturado com algum líquido para obter uma forma cremosa ou líquida).
Os tipos mais comuns de corantes são:
- guache;
- aquarela;
- tintas acrílicas;
- tinta spray para carro;
- corantes de iodo;
- verde brilhante (conhecido por todos como "Zelenka");
- permanganato de potássio (permanganato de potássio);
- corantes de anilina para roupas;
- corantes alimentares;
- tinta para desenho;
- tinta;
- tintura de cabelo (pigmentos de ação direta).
Se você precisar pré-colorir os tubos, precisará usar uma tinta que interaja bem com o papel e forneça um tom bonito e rico após a secagem. Para aumentar o brilho, você pode aplicar a tinta em várias camadas, esperando secar completamente após cada aplicação.
Se o produto de papel tecido for destinado ao armazenamento de produtos alimentícios, é aconselhável escolher corantes acrílicos ou guache para colori-lo. Eles são vendidos em conjuntos, por isso são adequados para criar padrões complexos na superfície de uma cesta de vime, caixa ou vaso. Para uma decoração eficaz, você pode desenhar um ornamento, motivos florais ou qualquer outro desenho.
Vale a pena considerar que ao usar qualquer um dos corantes acima, você precisará protegê-lo com verniz e, além disso, tornar o produto mais durável e resistente à umidade. Nesse sentido, é recomendável pintar o artesanato acabado, pois uma camada de verniz tornará as partes de papel duras e pouco convenientes para tecer.
Corantes não recomendados para uso
A tecelagem com tubos de papel para iniciantes muitas vezes causa dificuldades na escolha da tinta para colorir e no design do artesanato. A lista de tintas recomendadas inclui quase todas as populares e acessíveis, mas algumas delas não são recomendadas por especialistas. O exemplo mais famoso dessa contradição é a aquarela (isso ocorre porque, após a secagem, a tinta fica muito clara e opaca).
Não é recomendado o uso de corantes naturais obtidos de produtos alimentícios (casca de cebola, beterraba) - se na superfície da casca do ovo eles criam um revestimento brilhante e uniforme, no papel o resultado de seu uso pode ser imprevisível (em termos de tonalidade, brilho e intensidade, e até uniformidade). A mesma coisa pode acontecer ao usar tinta permanente para cabelo.
Como pintar tubos de papel branco
Para fazer um artesanato leve e depois aplicar um desenho complexo usando um estêncil (por exemplo, um padrão floral), é recomendável fazer tubos de papel de escritório ou papel branco fino ou até mesmo fita de caixa registradora. O corante mais adequado para o desenho colorido será tinta acrílica ou primer, emulsão aquosa e até guache, se sua consistência permitir a aplicação de camadas espessas e volumosas.
Como pintar canudos antes de fazer um artesanato
Para pré-pintar os tubos preparados, você pode usar as seguintes ferramentas:
- pincel largo;
- uma pequena esponja ou concha;
- um recipiente alto no qual os espaços em branco serão preenchidos com corante líquido.
Utilizando a primeira e a segunda ferramentas, o trabalho é realizado da seguinte forma:
- Prepare a tintura na intensidade desejada.
- Coloque os tubos em uma única camada sobre o filme.
- Coloque luvas finas e escolha uma escova confortável.
- Mergulhe o pincel na tinta conforme necessário e aplique uma camada fina sobre cada pedaço.
- Seque completamente o lado pintado das peças de trabalho.
- Vire-os para o lado sem pintura e repita os passos anteriores 3-4 vezes (até que toda a superfície dos tubos esteja pintada uniformemente).
Além disso, você pode pintar e secar todos os espaços em branco ao mesmo tempo na posição vertical se fixá-los firmemente no lugar, paralelos uns aos outros (por exemplo, prenda-os com prendedores de roupa ou clipes de papel na parede interna do recipiente).
Em seguida, você deve despejar a solução de coloração líquida, cobrindo completamente as peças de trabalho em toda a sua altura. Depois de um tempo, a tinta será absorvida pelo papel e o nível do líquido no recipiente diminuirá, então você precisará adicionar mais à marca original. Depois que os tubos estiverem pintados, é preciso escorrer a solução e deixá-los fixados na vertical até que estejam completamente secos.
Como fortalecer o ofício
Um produto feito de tubos de papel só durará muito tempo após ser reforçado com um primer. Uma mistura líquida de tinta acrílica e cola PVA será profundamente absorvida pelo papel e, após a secagem, fortalecerá a estrutura de dentro para fora. Além disso, o primer facilita o processo de pintura do produto acabado e torna a cor aplicada mais expressiva.
Para obter um primer, você precisa misturar tinta acrílica e cola PVA em proporções iguais. Deve ser aplicado em várias camadas finas, esperando sempre que a anterior seque completamente. Recomenda-se espalhar a mistura sobre a superfície do artesanato com um pincel grosso e, em seguida, tratar as áreas de difícil acesso com pincéis mais finos e estreitos.
Se você usar tinta acrílica branca para fazer o primer, após o reforço o produto pode ser pintado em qualquer cor. Se desejado, a composição de fortalecimento pode ser preparada a partir de um corante colorido do tom desejado. No entanto, isso não será suficiente para pintar o artesanato completamente: você precisará aplicar pelo menos uma camada adicional de tinta acrílica da mesma cor.
Tipos de tecelagem
Existem muitos tipos de tecelagem pelos quais tubos de papel são presos juntos para formar um artesanato uniforme. Recomenda-se que iniciantes em artesanato dominem 2 a 3 métodos básicos para criar produtos exclusivos combinando-os.
Tipo de tecelagem | Como é feito |
Simples | Um número ímpar de blocos é colocado verticalmente na base e, em seguida, o tubo de trabalho principal é entrelaçado a eles horizontalmente, alternadamente pela frente e por trás, subindo em camadas de baixo para cima. |
Camada por camada | Use 2 tubos de trabalho e entrelace-os com cada rack, dobrando alternadamente um deles pela frente e o segundo por trás. |
Corda | 2 tubos de trabalho são entrelaçados alternadamente com cada cremalheira e entre si. |
Espiral | Uma trama simples feita em ângulo. |
Com uma trança | Em cada fileira, 2 a 3 fios adicionais são adicionados ao tubo de trabalho e entrelaçados na parte externa como uma trança. |
Obra aberta | Uma combinação de vários tipos de tecelagem que permite criar uma imitação de renda. |
Circular | Vários tubos são colados e enrolados formando um círculo, presos com cola e a tecelagem continua em um círculo usando qualquer uma das técnicas simples. |
Tecelagem em espiral: Master Class para iniciantes
Esta é uma das maneiras mais fáceis de criar artesanatos em papel. Sua essência está na fixação do tubo de trabalho aos postes em ângulo, fazendo com que as fileiras da tela fiquem em espiral. Normalmente, essa técnica é usada para criar copos decorativos ou vasos altos e estreitos.
O processo de tecelagem é assim:
- Primeiro, prepare o fundo do produto com o diâmetro selecionado. A maneira mais fácil de fazer isso é cortar o formato desejado de um papelão. Se você planeja criar um artesanato apenas com peças de papel (sem elementos adicionais), será necessário dobrar vários tubos no sentido do comprimento e enrolá-los em um círculo, prendendo-os em todos os lados com cola.
- Vários tubos precisam ser fixados ao fundo preparado em uma extremidade e à mesma distância uns dos outros, de modo que suas extremidades livres formem postes verticais. O número e a distância entre eles podem ser arbitrários e dependem do tamanho do artesanato desejado (quanto mais prateleiras e mais próximas elas estiverem localizadas, mais densa será a tecelagem).
- Em seguida, um tubo de trabalho é entrelaçado com qualquer um dos postes e preso horizontalmente, como uma cobra, em volta de todos os outros postes, um por um.
- Em seguida, avance em camadas horizontais, repetindo o passo anterior e aumentando o comprimento do tubo de trabalho.
Uma vez atingida a altura desejada das paredes, é necessário finalizar corretamente a tecelagem. É permitido simplesmente cortar as partes livres restantes dos racks, mas isso resultará em uma aparência desarrumada do produto. Para que o artesanato pareça completo e de alta qualidade, você precisa usar uma técnica especial para formar a curva. São tipos de tecelagem que permitem que as pontas dos postes sejam harmoniosamente integradas ao tecido acabado e criem a aparência de um todo único.
Há muitas maneiras diferentes de fazer uma dobra, incluindo algumas usadas na criação de certos produtos.
A técnica mais fácil, adequada para iniciantes, é assim:
- É necessário dobrar a parte livre do suporte em direção à adjacente, localizada à esquerda ou à direita, medir aproximadamente 1 cm da intersecção e cortar o comprimento restante em ângulo agudo.
- Dobre a extremidade encurtada e pressione o corte contra o poste adjacente, inserindo-o na alça superior.
- Repita os passos anteriores com todos os postes, um por um, trabalhando em uma direção ao redor do perímetro.
- Se desejar, as pontas cortadas dos tubos podem ser fixadas nas alças com cola.
Tecendo um painel redondo
O painel é um artesanato muito simples, indicado para iniciantes. Apesar da extrema simplicidade de montagem, com a escolha certa do esquema de cores, esse produto se tornará uma decoração eficaz para qualquer interior.
O processo de criação é assim:
- É necessário primeiro dividir os tubos de papel em várias partes e pintá-los com diferentes tintas acrílicas (é aconselhável escolher cores que combinem harmoniosamente).
- Coloque vários tubos idênticos paralelos uns aos outros e enrole-os em uma fita métrica apertada, prendendo as camadas com cola PVA.
- Em seguida, prenda o círculo com um elástico e deixe secar.
- Em seguida, prenda um grande número de tubos multicoloridos nas bordas da base em ordem aleatória.
- Endireite os espaços em branco anexados nas laterais em forma de raios, prenda o tubo de trabalho em um deles e continue a tecer camada por camada usando qualquer técnica preferida ou uma combinação delas.
- Faça vários anéis largos enrolando vários tubos dobrados e colando-os cuidadosamente em 2 a 3 camadas.
- Prenda os anéis preparados com as bordas livres dos raios ao longo de toda a circunferência do produto com entrelaçamento perfeito, enrole as pontas livres dentro das alças e adicione um pouco de cola para maior confiabilidade.
Tecer com tubos de jornal permite criar muitos produtos interessantes, incluindo alguns originais e únicos. Para iniciantes, é recomendável escolher artesanatos de formas simples (porta-copos para pratos quentes, abajures, cestos e tigelas de doces, vasos) e experimentar o design usando uma combinação de diferentes tipos de tecelagem.
À medida que você adquire experiência, será possível criar figuras mais complexas - bonecas e outros brinquedos, buquês e composições de flores e outros elementos decorativos tridimensionais.
Vídeo sobre tecelagem com tubos de papel
Como e de que material enrolar tubos: