Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Tecer com tubos de jornal é um processo fascinante de criação de produtos bonitos e práticos que não só serão úteis na vida cotidiana, mas também serão um presente maravilhoso. A foto abaixo mostra opções de artesanato e padrões de vários tipos de tecelagem para iniciantes.

Os artesanatos feitos com tubos de jornal são tão lindos que esse artesanato vem se tornando cada vez mais popular entre pessoas de todas as idades. O processo e as técnicas de tecelagem são diferentes, mas é importante se preparar antes de começar o trabalho.

Trabalho preparatório

Produtos feitos com tubos de jornal, cujas fotos e técnicas de tecelagem são apresentadas a seguir, são feitos utilizando os materiais e ferramentas mais simples e acessíveis.

Material/ferramenta Propósito
Jornais ou papel para criar videiras de papel - tubos de tiras.
Agulhas de tricô (diâmetro não superior a 1,6 mm) ou palitos de madeira para enrolar tiras em tubos.
Um lápis ou marcador simples para marcar papel antes de cortá-lo em tiras.
Tesoura ou estilete para cortar folhas marcadas em tiras, para aparar as pontas de tubos de produtos acabados.
Governante para marcação conveniente do papel antes de cortá-lo em tiras.
Cola para fixar as bordas do tubo formado.
Escovar para distribuição uniforme da cola.
Super cola para fixar pequenos detalhes individuais durante a tecelagem ou decoração.
Verniz para abrir um item finalizado.
Tintas para dar às videiras de papel ou itens acabados a tonalidade desejada.
Pincel largo ou esponja para distribuição uniforme da tinta.
Caixas, baldes, figuras volumétricas para dar aos produtos futuros uma determinada forma durante o trabalho.
Pinças para direcionar os tubos na direção desejada durante o trabalho.
Luvas de borracha para manter as mãos limpas ao pintar ou envernizar.
Recipiente alto ou largo com grande profundidade para pintar um grande lote de tubos.
Uma bandeja larga ou assadeira para secagem de tubos pintados.
Prendedores de roupa ou clipes de papel para fixar os tubos enquanto a cola seca.
Elementos decorativos para o design de produtos acabados.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantesO principal material para a criatividade são folhas de jornal ou materiais de escrita.

O material mais acessível e barato, e muitas vezes gratuito, são jornais e publicações publicitárias em papel. Um efeito interessante pode ser alcançado fazendo artesanato com papel de embrulho, folhas brilhantes de revistas desnecessárias ou folhetos publicitários.

Papel de escritório para impressão ou escrita também é adequado - ele pode ser facilmente tingido nas cores desejadas. O formato das folhas de jornal e papel pode ser qualquer: A2, A3, mas não menor que A4.

Para fixar as bordas de um tubo de jornal torcido, a opção mais prática é a cola PVA em tubo macio com ponta especial. A cola para potes (pode ser de qualquer cor e consistência) deve ser aplicada com um pincel pequeno.

Se você tiver apenas cola em bastão, pode usá-la, mas somente se ela for de excelente qualidade. Caso contrário, os tubos se desfarão.

Cortar jornais ou papel é feito com tesouras comuns ou de alfaiate ou com um estilete - é mais prático e rápido cortar não uma folha de cada vez, mas uma pilha inteira. A espessura da ferramenta de corte depende do tamanho da pilha: quanto maior a pilha, mais grossa deve ser a lâmina.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

O corte é realizado de uma das seguintes maneiras:

  1. Primeiro, você precisa cortar as páginas duplas do jornal A2 em 2 partes ao longo da linha de dobra central.
  2. As 2 folhas A3 resultantes devem ser dobradas ao meio, desdobradas novamente e cortadas em mais 2 partes para obter 4 folhas A4.
  3. Em seguida, você precisa fazer o forro - isso tornará o corte mais preciso, mas o processo de forro em si levará muito tempo. Para economizar tempo, muitas artesãs cortam as folhas ao longo da linha de dobra, dobrando-as ao meio a cada vez até obterem tiras da largura desejada.
  4. Depois de forradas, as folhas são cortadas em tiras com a largura necessária para fazer um artesanato específico. Canudos finos torcidos a partir de tiras medindo 5 x 30 cm são adequados para lembrancinhas e itens de pequeno porte. Para obter tubos de maior diâmetro, é necessário cortar tiras de 7 a 9 cm de largura.

Processando jornal

Antes de começar a tecer, você precisa processar as tiras de jornal - enrole-as em tubos.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Isso é feito em uma determinada sequência de ações:

  • Você precisa colocar uma gota de cola na borda da tira de jornal e depois colocar a agulha de tricô sobre ela. Deve formar um ângulo agudo com a borda longa inferior da folha. O diâmetro do tubo depende do tamanho da agulha de tricô: quanto mais fina a agulha de tricô, mais denso será o tubo.
  • A torção deve ser feita em movimentos circulares, começando a girar a agulha de tricô a partir do canto da tira e mantendo um certo ângulo de inclinação da ferramenta. O tamanho desse ângulo determina o tipo de tubo resultante.

Se o ângulo for menor que 30 graus, os tubos serão curtos e muito densos - eles são bons para formar a estrutura do produto. Se o ângulo for maior que 90 graus, os tubos ficarão longos e frágeis – será extremamente difícil trabalhar com eles. O ângulo ideal da agulha de tricô é de 45-60 graus: você obterá um comprimento padrão e a densidade do tubo será moderada.

  • Enrolando a tira em um tubo, você precisa segurá-lo pela borda e, após cada volta na agulha de tricô, puxar o papel com cuidado. Dessa forma, ele ficará bem enrolado, o que garantirá uma boa qualidade do tubo.
  • Tendo formado um tubo completamente, você precisa puxar cuidadosamente o raio e colocar uma gota de cola no canto da tira, depois pressioná-lo com os dedos. Uma das bordas do tubo (de onde a tecelagem começou) deve ser estreita, e a oposta deve ser um pouco mais larga.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Isso é importante para que durante o trabalho, se necessário, o comprimento do tubo possa ser aumentado. Isso é feito inserindo a borda estreita de um tubo na borda larga de outro tubo, depois de adicionar uma gota de cola.

Existem tipos de produtos como pequenos painéis, molduras, tapetes decorativos e outros, para cuja produção são necessários tubos planos, que deve ser preparado levando em conta algumas nuances:

  1. Ao fixar a borda da tira com cola antes de enrolar, você precisa ter certeza de que ela não fique muito apertada ao longo de todo o comprimento da tira. As bordas opostas do tubo devem ter a mesma largura.
  2. Para torcer, você precisa usar uma agulha de tricô do tamanho certo, lembrando que o diâmetro e a densidade do tubo dependem da espessura da agulha de tricô. E quanto mais largo for o tubo original, mais largo será o tubo plano formado a partir dele.
  3. O número necessário de tubos prontos deve ser disposto em uma camada sobre a mesa e, em seguida, você precisa abri-los com um rolo de massa.

Se desejar, os tubos de jornal podem ser pintados na cor desejada. Para esses fins, são adequadas tinta guache ou acrílica diluída em água. Você pode usar aquarela e tinta para madeira, mas elas não cobrem bem as letras do texto impresso.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Pintar cada tubo separadamente é um processo bastante longo e trabalhoso, então você precisa encontrar um recipiente adequado para o trabalho:

  • bandeja longa;
  • Garrafa de 5 litros com a parte superior cortada para canudos longos;
  • Garrafa de 2 ou 1,5 litros para canudos menores;
  • um pequeno balde.

Antes de pintar, é necessário preparar uma solução com a tonalidade e saturação desejadas e despejá-la em um recipiente. Depois disso, os tubos devem ser colocados na solução pelo tempo necessário para que fiquem completamente coloridos.

Se o tingimento for feito em uma garrafa ou balde de 5 litros, uma pilha de tubos é mergulhada na solução com extremidades opostas, uma após a outra. Se você estiver pintando tubos curtos em um frasco pequeno, depois de colocá-los na solução, agite o frasco, vire os tubos com as extremidades opostas voltadas para o fundo e agite novamente.

Tipos e técnicas de tecelagem

Produtos feitos de tubos de jornal (fotos de possíveis opções são apresentadas abaixo) são tecidos usando diferentes tecnologias, que dependem do formato, da finalidade e do padrão desejado.

Tecelagem simples

A tecelagem simples (ou reta) é a técnica mais compreensível e acessível para iniciantes. Este tipo de tecelagem é adequado para criar os principais elementos do artesanato, que devem ser duráveis ​​e manter bem sua forma. Por exemplo, cestos simples, vasos de flores ou bandejas.

A técnica é realizada da seguinte forma:

  • Você precisa pegar um tubo de jornal e, aumentando gradualmente seu comprimento, entrelaçá-lo ao redor dos postes localizados verticalmente, um por um, alternadamente pela frente e por trás.
  • Os postes verticais são tubos regulares fixados na base do produto em número ímpar. Eles não estão trabalhando, mas são chamados de guias, pois desempenham uma função importante na formação do ofício.
  • A tecelagem começa pelo lado largo do tubo, que é fixado na parte inferior ou simplesmente fica do lado de fora com uma pequena parte.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

  • A tecelagem de itens fechados (cestos, vasos de flores, caixas) é feita no sentido horário, o mesmo se aplica ao aumento do comprimento do tubo - é feito na mesma direção.
  • A tecelagem de produtos planos abertos (cercas, fundos, bandejas) também é feita com um único tubo com aumento gradual do seu comprimento. Entretanto, depois de terminar a carreira atual, você precisa circundar o último poste com um tubo e depois continuar trabalhando na direção oposta.

Tecelagem em camadas

A tecelagem em camadas é usada para fazer os mesmos produtos que a tecelagem simples, mas é contínua e sem lacunas, o que torna o item mais durável.

Como fazer tecelagem em camadas:

  • Para instalar os racks principais, é utilizado um número ímpar de tubos rígidos. Eles são colocados a uma distância de aproximadamente 1,2 – 1,7 cm um do outro.
  • À direita de cada base vertical, você precisa inserir tubos adicionais que serão usados ​​ativamente durante o processo de trabalho. Um belo padrão é obtido quando a tonalidade dos tubos adicionais difere da tonalidade dos principais. Um efeito interessante pode ser obtido alternando tubos adicionais de tons diferentes.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

  • O primeiro tubo de trabalho deve ser desenhado ao redor do poste mais próximo, esticando o tubo na frente dele e depois atrás do segundo poste.
  • Em seguida, você precisa trabalhar com o segundo tubo de trabalho: estique-o na frente do suporte mais próximo e coloque-o atrás do segundo.
  • Toda a fileira é tecida da mesma maneira: cada tubo de trabalho subsequente é puxado para a frente do suporte mais próximo e colocado atrás do segundo suporte a partir dele.
  • O fim da linha é marcado pela presença de 2 tubos de trabalho em um vão entre as guias. Você precisa pegar o de baixo, esticá-lo na frente do poste mais próximo e colocá-lo atrás do segundo poste. Então você precisa verificar se há um tubo de trabalho em cada espaço.
  • A próxima fileira começa com qualquer tubo de trabalho e repete a técnica da anterior.
  • Durante o trabalho, será necessário aumentar o comprimento dos tubos mais de uma vez e, ao final do processo, suas pontas não trançadas são cortadas e presas entrelaçando o contorno com um rabicho ou corda.

Tecelagem em fileiras

A técnica de tecelagem em fileiras assemelha-se à técnica de tecelagem simples, mas não é realizada com um único tubo, mas com três por vez:

  • A videira de papel nº 1 deve ser colocada com sua extremidade larga sob o primeiro poste e as subsequentes devem ser trançadas de acordo com as regras da tecelagem simples. Quando o comprimento acabar, você precisa passar para a próxima peça.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

  • A extremidade mais larga da videira nº 2 também precisa ser colocada sob o segundo poste e trançada da mesma forma que a primeira.
  • As mesmas ações devem ser realizadas com a videira nº 3, colocando-a sob o terceiro poste. A fileira inteira é tecida dessa maneira.
  • Após finalizar a fileira atual, passe para a próxima até atingir a altura desejada das paredes do produto. Uma nova fileira começa após adicionar outra videira à videira trançada, colando suas extremidades opostas.
  • As fileiras podem ser formadas colocando 2 ou 3 tubos por vez sob o mesmo suporte. Assim, uma fileira pode consistir em três pares ou trios de tubos.

Tecelagem quadrada de jornais

A tecelagem quadrada permite obter um tecido com padrão xadrez, sendo adequado para fazer produtos de qualquer formato e tipo.

A tecelagem quadrada é feita da seguinte maneira:

  • Você deve começar a tecer com a ponta mais larga da videira, passando-a por cada par de guias, sem ignorar as dos cantos, na direção da esquerda para a direita.
  • Quando a primeira videira estiver tecida, você precisa pegar a segunda, mas tecer na direção oposta: da direita para a esquerda, e começar não da primeira, mas da segunda.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

  • Dessa forma, toda a fileira é tecida até que sua altura se torne igual ao comprimento do vão entre dois postes adjacentes.
  • A segunda fileira é tecida da mesma forma, mas a partir do próximo suporte. Essa técnica cria um padrão celular de figuras quadradas dispostas em um padrão xadrez. Nessa fileira, os tubos são tecidos entre dois postes, começando não pelas extremidades largas, mas pelas extremidades estreitas.
  • O número de linhas depende da altura necessária do produto. Cada fileira ímpar deve ser iniciada no primeiro suporte, repetindo o padrão da primeira fileira. Cada fileira par é tecida a partir do segundo suporte, repetindo o padrão da segunda fileira.
  • Durante o processo de tecelagem, você deve prestar atenção aos cantos: ao contornar o suporte, o tubo de jornal deve se ajustar firmemente à sua fileira, sem criar espaços.

Tecelagem de cordas

Essa técnica de tecelagem é usada para reforçar as bordas superiores e inferiores das laterais do artesanato ou do suporte onde o fundo repousa, bem como para conectar elementos individuais ao criar um padrão vazado.

O princípio da tecelagem de cordas consiste em trançar os tubos ao redor dos postes e entrelaçá-los uns aos outros. Graças a essa técnica, as videiras de papel se ajustam firmemente aos postes, proporcionando-lhes boa estabilidade.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

A tecelagem de corda em 2 tubos é feita da seguinte maneira:

  1. Você precisará de 2 tubos de trabalho, que podem ser alongados durante o processo de tecelagem, se necessário. O vime nº 1 deve ser fixado na parte interna do futuro produto, enrolando-o no primeiro poste e trazendo-o para a próxima abertura.
  2. A videira nº 2 também precisa ser fixada ao primeiro poste e depois puxada sob a volta do primeiro tubo no espaço entre os postes.
  3. A primeira videira deve contornar o próximo poste e ser levada para o próximo vão.
  4. Com a segunda videira, enrole-a ao redor do poste pelo outro lado e traga-a para fora no espaço acima do laço formado pela primeira videira.
  5. Dessa forma, continue tecendo até o final da fileira, trançando os postes com cipós e sobrepondo-os uns aos outros.
  6. O número de linhas pode ser qualquer. Durante o processo de trabalho, é necessário aproximar as fileiras umas das outras para que não haja espaços entre elas.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

A tecelagem de cordas em 3 tubos tem um princípio ligeiramente diferente:

  1. Todos os 3 tubos de trabalho devem ser fixados por dentro, enrolados ao redor do primeiro poste.
  2. Usando a videira de papel nº 1, você precisa fazer uma amarração de 2 postes de uma vez e levá-la até a próxima abertura, traçando-a ao redor do próximo poste.
  3. A videira n.º 2 deve ser retirada de baixo da primeira, no espaço entre os dois postes dobrados pela primeira videira. Depois, você precisa usá-lo para tecer os próximos 2 postes e traçar ao redor da parte de trás do terceiro poste a partir deles, sobrepondo-os à primeira videira.
  4. A videira n.º 3 é trazida para fora de baixo da segunda, no espaço entre os dois postes dobrados pela segunda videira. Depois, você precisa usá-lo para entrelaçar os próximos 2 postes e traçar ao redor da parte de trás do terceiro poste a partir deles, sobrepondo a segunda videira.
  5. Dessa forma, a trama de toda a fileira continua: cada uma das três videiras de trabalho entrelaça 2 postes, faz uma volta na próxima e entrelaça novamente 2 postes.

Tecelagem vazada

Produtos feitos de tubos de jornal, cujas fotos e diagramas são apresentados a seguir, podem ser decorados com diversos acabamentos. Para isso, eles usam a técnica de tecelagem vazada, da qual há muitas variedades.

Antes de prosseguir com a decoração do produto com orifícios, você precisa tecer fileiras usando uma das opções de tecelagem padrão descritas acima. Em seguida, você precisa especificar o comprimento restante dos racks e escolher um padrão, após o qual você pode começar a implementar a ideia pretendida.

O tipo mais acessível de tecelagem vazada para iniciantes é a vazada reta em forma de listras sem tecelagem, que pode ser deixada como está ou decorada com um padrão diferente.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Técnica de execução:

  1. É necessário tecer as paredes do produto até a altura necessária, após o que a tecelagem deve ser fixada com uma corda.
  2. Agora você precisa recuar uma distância igual à largura do vão que deseja fazer e, então, tecer uma ou mais fileiras de corda.
  3. Você pode deixar as paredes como estão ou pode continuar tecendo sobre a corda com o padrão usual usado antes de criar a abertura.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Com base em orifícios retos, o linho é feito:

  1. Os tubos de trabalho devem ser dispostos sobre a mesa e enrolados com um rolo de massa para que fiquem planos.
  2. Cada tubo plano deve ser utilizado para fazer o entrelaçamento dos postes através de 1, utilizando o método de tecelagem simples, colocando-o na horizontal.
  3. É essencial manter uma distância entre os tubos horizontais igual à distância entre os postes.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

O padrão descrito acima pode ser complementado com uma trança enviesada - você obterá uma abertura de linho com uma trança enviesada:

  1. Os postes verticais precisam ser trançados com tubos de trabalho na diagonal, formando um laço sobre a segunda e depois sob a primeira barra transversal do padrão de linho. Você pode fazer uma encadernação diagonal de 2 a 4 postes de uma só vez ou pular 2 a 4 travessas.
  2. O primeiro tubo de trabalho deve ser fixado sob a barra transversal inferior, enrolado ao redor do primeiro poste.
  3. Em seguida, movendo-o diagonalmente para cima, você precisa contornar o próximo poste acima da barra transversal superior.
  4. Depois disso, você deve mover o tubo de trabalho diagonalmente para baixo e dobrá-lo ao redor do próximo poste, abaixo da barra transversal inferior.
  5. Dessa forma, você precisa continuar tecendo até o final da carreira, aumentando o comprimento do tubo se necessário.
  6. O segundo tubo de trabalho deve ser fixado acima da barra transversal superior, enrolado ao redor do primeiro poste.
  7. A tecelagem com o segundo tubo é feita da mesma forma que a do primeiro, só que na direção oposta: primeiro você precisa direcionar o tubo de trabalho diagonalmente para baixo, depois para cima e assim por diante.

Artesanato

Produtos feitos de tubos de jornal (fotos e master classes podem ser encontradas abaixo) não são apenas lembranças, mas também itens de decoração e para casa.

Cesta

Para fazer uma cesta você precisará de:

  • tubos de jornal em tiras de 10 por 40 cm;
  • 1 ou 2 folhas de papelão para o fundo (dependendo do tamanho da cesta);
  • uma caixa do tamanho necessário como forma para tecelagem;
  • fita larga de cetim;
  • tesoura;
  • prendedores de roupa ou clipes de papel;
  • Cola PVA.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Processo de fabricação:

  1. O retângulo de papelão deve ser revestido com cola em todo o perímetro, após o que as pontas dos tubos devem ser coladas nele, colocando-as à mesma distância umas das outras.
  2. O segundo pedaço de papelão deve ser untado com cola e colocado sobre o primeiro, sobre os tubos colados, prendendo-o com prendedores de roupa até a cola secar.
  3. Antes de começar a tecer, os tubos precisam ser cruzados em pares e dobrados para cima. Depois disso, você precisa prendê-los com clipes de papel ao longo da borda superior da caixa, instalada na parte inferior da futura cesta.
  4. As paredes da cesta devem ser formadas usando a técnica de tecelagem simples, estendendo o tubo conforme necessário durante o processo.
  5. No final, quando a altura das paredes estiver conforme o planejado no início, você pode trançar o restante dos racks com corda.
  6. A extremidade de cada tubo de suporte deve ser dobrada em um semicírculo em direção ao próximo suporte e colada na parte interna da cesta.
  7. Um pedaço de fita deve ser passado ao redor do perímetro do produto através dos furos resultantes e depois amarrado em um laço em um dos cantos.

Fungo

Para fazer um cogumelo decorativo você precisará de:

  • tubos de jornal feitos de tiras de 12 x 40 cm nas cores marrom e branca;
  • forma semicircular;
  • Cola PVA;
  • tesoura.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Sequência de fabricação:

  1. Você precisa pegar 8 tubos marrons e colocá-los em pares em um padrão quadriculado para que fiquem entrelaçados em uma cruz. O resultado foi uma estrutura para o futuro cogumelo, composta por 16 postes.
  2. O tubo marrom de trabalho deve ser dobrado, preso ao primeiro poste e torcido em um laço. O suporte deve ficar bem na curva.
  3. Agora você pode começar a tecer o chapéu em círculo. Cada poste deve ser passado entre as duas extremidades do tubo de trabalho, após o que as extremidades devem ser cruzadas. Depois passe o próximo poste entre as pontas novamente e cruze as pontas.
  4. Depois de tecer 5 carreiras, você precisa colocar uma forma semicircular na trama e tecê-la, fazendo 10 carreiras.
  5. Depois disso, retire o molde e, dobrando os tubos para dentro, junte-os formando um feixe, aplicando forte pressão com os dedos. A curva resultante da formação do feixe se tornará o início do caule do cogumelo.
  6. Em seguida, você precisa continuar tecendo a parte inferior do chapéu usando a mesma tecnologia que foi usada para tecer a parte superior.
  7. Quando a tecelagem atingir a curva, você precisará começar a tecer o caule do cogumelo com tubos brancos, sem alterar a tecnologia. A base da perna deve ser trançada firmemente, e a partir da 5ª carreira a trama deve ser afrouxada para que a perna engrosse.
  8. A extremidade do caule deve ser trançada de tal forma que o cogumelo possa ficar livremente em uma superfície plana.

Painel

Materiais e ferramentas para criar um painel decorativo brilhante:

  • tubos de jornal amarelos;
  • cola quente;
  • elementos decorativos (contas, botões ou outros);
  • tesoura;
  • prendedor de roupa ou clipe de papel.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Andamento do trabalho:

  1. Os tubos de jornal devem ser enrolados em espiral até obter um “caracol” com 7 cm de diâmetro, alongando-os conforme necessário. Para fixar a estrutura durante o processo de extensão, utilize um clipe.
  2. Você precisa torcer 30 espirais, que você pode decorar com elementos decorativos usando cola quente.
  3. Os espaços em branco decorados devem ser colados com cola quente. Eles devem formar uma tela, cujo formato pode ser qualquer.

Sapatos Bast

Os tubos de jornal são um material que permite criar não apenas itens decorativos, atributos fotográficos, utensílios domésticos, mas também lembranças e amuletos, cujo poder mágico é conhecido desde os tempos antigos.

Um exemplo de tal talismã são os sapatos de fibra, para cuja fabricação você precisará de:

  • tubos de jornal pintados com tinta;
  • tesoura;
  • corda marrom grossa (barbante);
  • cola quente derretida.

Como fazer sapatos de fibra:

  1. Os tubos de jornal devem ser dispostos em uma única camada sobre a mesa e achatados levemente com um rolo de massa.
  2. Em seguida, você precisa pegar 3 tubos e colocá-los na mesa à sua frente, um embaixo do outro. Outro - o quarto tubo - deve ser passado por baixo dos tubos externos, sobre o do meio, exatamente no centro, de modo que forme um ângulo reto em relação aos três tubos.
  3. Ao lado do quarto, desenhe o quinto tubo - ele deve ficar paralelo ao quarto e passar por cima dos tubos externos e por baixo do tubo do meio.
  4. Como resultado, você deve obter 10 pontas funcionais dos tubos, que devem ser entrelaçadas uma após a outra usando a técnica de tecelagem circular simples.
  5. Quando o comprimento necessário da sola tiver sido tecido, você deve prosseguir para a formação da cabeça – a parte superior do sapato de fibra. Para fazer isso, dobrando os tubos alternadamente para fora e depois para dentro, é necessário entrelaçá-los usando uma tecnologia de tecelagem simples.
  6. Antes de começar a tecer a cabeça, deve haver 5 pontas funcionais dos tubos em cada lado do sapato de fibra. Para realizar uma tecelagem simples, você precisa direcionar os tubos externos um em direção ao outro.
  7. Quando a cabeça estiver tecida, é necessário fazer uma borda dobrando cada extremidade do tubo de trabalho dentro da sapatilha e prendendo-a sob a última fileira. As pontas excedentes devem ser cortadas e, para garantir a resistência da borda, as pontas dobradas devem ser fixadas com cola.
  8. Um par de sapatilhas pode ser pendurado na parede, amarrado com barbante.

Quadro

Materiais e ferramentas para criar uma moldura de fotos elegante:

  • tubos de jornal feitos de tiras de 30 x 10 cm de qualquer cor;
  • em branco para um quadro de qualquer tamanho;
  • elementos decorativos para decoração de artesanato;
  • verniz transparente;
  • Cola PVA.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

O processo de criação de uma moldura para fotos:

  1. Cada tubo deve ser enrolado em um retângulo como uma espiral, e as extremidades devem ser fixadas com cola. A altura dos retângulos deve corresponder à largura da tira de papelão em branco.
  2. Depois que o número necessário de retângulos estiver pronto, a moldura de papelão deve ser revestida com cola.
  3. Retângulos feitos de tubos de jornal devem ser colados em uma folha de papelão, após o que a moldura deve ser colocada sob uma prensa até que a cola esteja completamente seca.
  4. No final, a moldura deve ser envernizada e decorada com elementos decorativos.

Árvore

Para fazer uma árvore você precisará de:

  • 30 tubos de jornal;
  • guache;
  • Cola PVA;
  • verniz;
  • 2 pincéis.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Processo de fabricação:

  1. Você precisa dobrar 13 a 15 tubos de jornal em um pacote e prendê-los com uma tira de papel.
  2. Agora você precisa enrolar o tronco com um tubo de jornal em espiral até a altura desejada, aumentando seu comprimento se necessário. Durante o processo de trabalho, é necessário lubrificar constantemente o tubo de trabalho com cola.
  3. Você não deve começar a enrolar a partir da base, deixando 2-3 cm, mas sim continuar não até o topo. A parte não trançada que fica no topo são os galhos da árvore, e a parte de baixo são as raízes.
  4. O tronco deve ser dividido em 2 partes e cada parte deve ser envolvida com um tubo de jornal por vários cm. Em seguida, cada um dos dois ramos resultantes precisa ser dividido em mais 2 partes e continuar enrolando por 0,5-1 cm.
  5. A divisão e o enrolamento devem ser feitos até que reste 1 tubo em cada ramo.
  6. Os galhos precisam ser cortados no comprimento necessário e torcidos em cachos de maneira caótica.
  7. As extremidades inferiores dos tubos que ficam sem enrolar devem ser dobradas e enroladas com um tubo em várias camadas em espiral, dando estabilidade à árvore.
  8. O guache deve ser misturado com cola PVA na proporção desejada e, em seguida, a madeira deve ser coberta com essa mistura usando um pincel. Depois disso, usando um pincel limpo, você precisa cobrir o produto com verniz.
  9. A árvore pronta pode ser decorada com pequenas moedas – então, de uma simples lembrança, ela se tornará uma árvore de dinheiro.

Xícara

A xícara e o pires são feitos usando os seguintes materiais e ferramentas:

  • tubos de jornal feitos de tiras de 30 x 10 cm, brancos;
  • uma xícara sem alça e um pires como moldes;
  • tesoura.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Andamento do trabalho:

  1. Primeiro, você precisa dispor 6 tubos de jornal em um padrão quadriculado, prendê-los juntos e colocar um copo em cima deles.
  2. Os tubos de trabalho devem ser trançados ao redor do copo em um círculo usando o método de tecelagem escolhido, e as pontas excedentes devem ser cortadas no final do trabalho.
  3. Para tecer um pires, você precisa dispor 4 pares de tubos em um padrão xadrez, prendê-los juntos e, então, colocar o pires sobre eles.
  4. O tubo de trabalho deve ser usado para trançar 3 carreiras, passando-o a cada 2 postes. Em seguida, você deve trançar 1 poste de cada vez até o final e cortar as pontas excedentes quando terminar.
  5. Se desejar, as bordas da xícara e do pires podem ser presas com cordas trançadas.
  6. Para criar uma alça, você precisa trançar 3 tubos e colá-los no copo.

Flores

Para fazer 1 flor você precisará de:

  • tubos de jornal feitos de tiras de 10 x 35 cm, verde;
  • tubos de jornal feitos de tiras de 5 x 12 cm de cor branca;
  • botão amarelo;
  • Cola PVA;
  • cola quente;
  • tesoura.
Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes
Artesanato com tubo de jornal: fotos de flores

Como fazer uma flor:

  1. Você precisa pegar 3 tubos verdes longos e trançá-los.
  2. Para criar uma pétala, você precisa pegar 3 tubos brancos curtos, colocá-los verticalmente e entrelaçá-los com um tubo de trabalho da mesma cor. Durante o trabalho, você precisa garantir que a pétala seja estreita na parte inferior e alargada em direção ao topo - isso requer controle da densidade da trama.
  3. Da mesma forma, você precisa preparar 6 pétalas, que você colará na parte inferior do botão com cola quente.
  4. De acordo com o padrão das pétalas, você precisa tecer 2 folhas, apenas o formato delas deve ser semelhante a um oval uniforme.
  5. A cabeça da flor e as folhas devem ser coladas ao caule da trança com cola quente.

Coração

Materiais e ferramentas:

  • tubos de jornal feitos de tiras medindo 10 x 22 cm, na cor marrom;
  • contas coloridas;
  • prendedores de roupa;
  • rolo de massa;
  • tesoura;
  • Cola PVA;
  • corda para o laço.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

O processo de produção é o seguinte:

  1. Os tubos de jornal devem ser dispostos sobre a mesa em uma única camada e achatados com um rolo de massa.
  2. Em seguida, você precisa pegar um tubo, dobrá-lo ao meio, colocar um pouco de cola no meio e prendê-lo com um prendedor de roupa.
  3. As pontas do tubo precisam ser dobradas no formato de um coração, coladas e presas com um prendedor de roupa.
  4. Os tubos restantes devem ser enrolados na base em ordem aleatória. Nos locais onde encosta na base é necessário lubrificar o tubo com cola.
  5. Quando a figura tridimensional estiver pronta e a cola tiver secado, você precisa colar contas ao redor do coração ao longo do contorno e fazer um laço.

árvore de Natal

Para fazer uma árvore de Natal você precisará de:

  • tubos de jornal feitos de tiras de 10 x 40 cm, verde;
  • papel colorido;
  • elementos decorativos (contas, botões, etc.);
  • Cola PVA;
  • tesoura;
  • formato triangular ou cônico.

Produtos feitos de tubos de jornal. Master class, fotos, diagramas, instruções para iniciantes

Processo de fabricação:

  1. É necessário fixar 4 tubos na forma, dispondo-os transversalmente e fixando-os na parte superior com fita adesiva.
  2. Em seguida, você precisa tecer até o final do formato usando a técnica de tecelagem simples em camadas ou em fileiras.
  3. Depois disso, você deve retirar o molde, dobrar os tubos e tecer a base da árvore.
  4. Você precisa recortar estrelas de papel colorido e colá-las na árvore de Natal. Você também pode decorar o produto com vários elementos decorativos.

Depois de dominar as técnicas básicas de tecelagem com tubos de jornal, um artesão novato pode criar seus próprios padrões e designs para criar vários produtos. Lindos artesanatos podem ser dados como presentes, usados ​​para decorar interiores, como acessórios para fotos ou usados ​​para o propósito a que se destinam.

Autor: A. Kostylina

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeo sobre produtos feitos com tubos de jornal

Produtos em tubo de jornal - fotos e vídeos:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Larissa

    Comecei a tentar tecer recentemente, é uma atividade muito emocionante, o site é muito útil e comecei a tentar tecer sapatinhos de fibra agora mesmo, muito obrigada!!!

    Responder

Criação

De costura

Desenho