Resíduos são tudo aquilo que não tem mais utilidade na vida cotidiana e pode ser jogado com segurança no lixo.
Mas você pode tentar dar uma segunda vida a essas coisas desnecessárias na forma de vários artesanatos infantis, decorações para casa, decoração incomum para uma casa de verão e também artesanatos feitos com materiais descartados com suas próprias mãos podem servir como presentes surpresa para um ente querido, parente ou amigo.
Artesanato com CDs antigos
É fácil atualizar tênis velhos feitos de material descartado com suas próprias mãos, colando-os com pedaços de discos de tamanhos diferentes. É bem possível dar uma nova aparência a uma guitarra colocando pedaços quebrados de discos em forma de mosaico sobre toda a sua superfície. Você pode adicionar mosaicos em vasos de flores, vidro em uma porta interna, mesas e cadeiras.
Para um espelho grande na parede, não é tão difícil quanto parece fazer uma moldura com as mesmas peças. Até mesmo iniciantes podem facilmente fazer artesanatos com CDs inteiros, como relógios. Será emocionante para crianças do ensino fundamental fazer um artesanato tão útil. Não traz consigo nenhuma grande engenhosidade.
As seguintes peças são necessárias para a produção:
- CD-disco.
- O mecanismo do relógio é de um despertador em funcionamento.
- Supercola de qualquer marca.
- Teclado desnecessário ou inutilizável.
O CD serve de base para o futuro relógio, então qualquer um dos seus lados pode ser usado como vista frontal. Prepare 12 teclas com números do teclado e somente aquelas com a letra f. Eles estão localizados no topo da primeira linha.
Agora você deve aplicar cola nas áreas, tendo feito marcas previamente com um marcador. Para maior conveniência e uniformidade, é melhor colar primeiro os números 3, 6, 9 e 12. Insira cuidadosamente o motor com as setas no centro. Os itens utilizados precisam ser colados. Depois de completamente seco, você pode decorar o relógio com designs adicionais ou pequenos enfeites decorativos.
Artesanato de jardim com garrafas plásticas
É muito fácil fazer uma palmeira exótica com garrafas plásticas, que decorará o quintal ou plantará uma horta em uma casa de veraneio.
Materiais necessários:
- Garrafas plásticas com capacidade para 2 litros. cores marrom e verde.
- Tesoura grande de uso geral.
- Faca de papelaria.
- Furar.
- Barra de aço com diâmetro de 10 mm.
Em garrafas plásticas marrons, cortamos a parte superior desnecessária. O fundo permanece com 7-8 cm de altura. Faça cortes triangulares em forma de dentes, que ajudarão a criar aspereza e relevo no tronco. Use uma furadeira para fazer furos em cada peça preparada. O diâmetro da broca deve corresponder ao diâmetro da haste.
O número de garrafas é determinado pela altura desejada do porta-malas.
O topo frondoso da futura palmeira pode ser feito com garrafas verdes. Você precisa de 5 deles. Corte-os no sentido do comprimento para obter duas metades iguais, que depois são dobradas para os lados. Use um estilete para cortar o fundo com antecedência – você não vai precisar dele. Em cada metade obtida, faça pequenos cortes em ambos os lados. Isso dará às folhas um esplendor especial.
Faça um furo de 8 cm em uma das tampas com uma furadeira. Coloque todos os itens da garrafa marrom em uma haste de aço, dobrando os dentes para fora com antecedência. Depois plante a folhagem. Na última garrafa com gargalo, rosqueie bem a tampa. Prepare a base para instalar a palmeira. A fixação deve ser confiável, para que ventos fortes, sol escaldante, chuvas torrenciais e geadas severas não prejudiquem a palmeira.
Artesanato com tampinhas de garrafa
Você pode facilmente fazer ímãs de geladeira incomuns usando tampas de garrafas que decorarão o interior da sua cozinha.
Instruções simples para fazer ímãs com qualquer tampa de garrafa:
- Cole um ímã na parte externa da tampa usando supercola.
- Use canetas hidrográficas para desenhar o rosto do smiley, letra ou número desejado dentro da tampa. Se o tamanho da tampa permitir, você pode inserir uma pequena foto ou desenho de um animal.
Para fazer um cacho de uvas, você precisará coletar várias tampas azuis ou verdes, conectando-as com arame marrom ou linha grossa. Você pode fazer cerejas com tampinhas de garrafa vermelhas e pegar um fio verde, torcê-lo no formato desejado, que servirá como folhas.
Se a passagem do corredor para o quarto não tiver porta, faz sentido construir cortinas com suas próprias mãos a partir deste material atraente, usando um furador para fazer furos e fio dental. Coloque as peças sobre ele, alternando as cores. Faça várias dessas correntes de modo que elas cubram firmemente a passagem ao longo de toda a largura.
Pegue um arame que servirá como cornija. Puxe-o firmemente e prenda-o em ambos os lados usando parafusos e uma chave de fenda. Amarre os enfeites prontos dando nós no arame preso. As cortinas caseiras estão prontas para uso.
As tampas podem ser usadas para decorar mesas e bancos no pátio de uma casa particular., cercas, paredes externas de um celeiro, um estábulo. Para fazer isso, você precisa separar as tampas por cor. Desenhe o padrão ou a imagem dos desenhos a serem feitos com antecedência. Você pode recortar a imagem finalizada e usá-la como guia. As tampas aderem perfeitamente a madeira, plástico, compensado e ferro.
O que você pode fazer com rolhas de vinho
É muito fácil fazer um tapete de banheiro faça você mesmo a partir de resíduos de cortiça. Esses tapetes não absorvem umidade e têm propriedades curativas para os pés. Certifique-se de comprar uma base à prova d'água com a cobertura desejada com antecedência. Você pode usar um tapete de borracha se tiver um em casa.
Corte cada rolha ao meio com um estilete e lixe as áreas ásperas com uma lixa fina. Para facilitar o trabalho posterior, organize as peças ao longo do perímetro usando qualquer tipo de adesivo. Em seguida, preencha o espaço resultante, um por um, em uma fileira. Você também pode usar rolhas para criar uma imagem desejada e gerar um clima e efeito positivos.
Usando o mesmo esquema, pinturas de parede são feitas com suas próprias mãos.
Coloque os itens, incluindo sua imaginação, em uma moldura de foto comum. Decore com botões, fitas, correntes, broches e joias diversas. Você pode usar rolhas de cortiça para cobrir a parede da cozinha acima da mesa de trabalho, colocando-as duas de cada vez, às vezes na vertical, às vezes na horizontal. Rolhas de vinho são ideais para almofadas térmicas.
Master class: aplicações com pratos descartáveis
O custo dos pratos descartáveis é acessível para a criatividade, fazendo artesanatos diversos. É fácil fazer máscaras para crianças.
Processo de trabalho passo a passo:
- No verso do prato, use uma caneta hidrográfica para marcar a localização dos olhos do futuro animal.
- Use um estilete para cortar aberturas para os olhos e decore-as com papel preto e branco.
- Desenhe um esboço do rosto do seu animal preferido no papel.
- Se você decidir fazer uma raposa primeiro, pinte todo o verso do prato com tinta laranja.
- Faça orelhas de papelão laranja. Para deixar a imagem esteticamente mais agradável, recorte formas um pouco menores que as próprias orelhas em branco e cole-as dentro. Prenda as orelhas usando fita dupla face. Faça um focinho retangular com papel laranja dobrando-o em forma de cone. Recorte um círculo para o nariz em cinza escuro. Recorte duas formas iguais de papel branco e coloque-as em cada lado do nariz.
- Cole todos os itens preparados nos seus devidos lugares.
- Insira o cordão elástico nos furos logo abaixo dos orifícios dos olhos. A máscara está pronta para uso.
Dessa forma, você pode fazer qualquer animal que seu filho escolher.
Uma segunda vida para latas de lata
É possível fazer o brinquedo antiestresse que se tornou popular em toda a Europa – o spinner – usando latas de conserva. Peças necessárias: 2 latas de alumínio – volume 0,33 l, 2 rolamentos do mesmo tamanho, supercola, pesos (pequenas bolas de ferro) do mesmo tamanho – 3 peças, tesoura de unha e estilete, fita adesiva colorida.
Execução da obra:
- Use uma tesoura de manicure para cortar o fundo dos potes a uma altura de 1 cm. Você precisa aparar as bordas ásperas e espinhosas sem alterar a altura das laterais.
- Em uma lata, fixamos pesos com cola a uma distância igual entre si. A fixação correta das bolas permitirá que o spinner crie um sistema de inércia significativo com a velocidade necessária. Que de acordo com as normas técnicas de trabalho o brinquedo não distingue um artesanato feito a partir de materiais de descarte feitos à mão por fabricantes de fábrica.
- Depois conectamos as duas partes resultantes, colocando uma em cima da outra, o formato deve lembrar uma roda.
- Agora colamos os rolamentos em ambos os lados, que devem ser colocados estritamente no centro na mesma posição para que os pontos coincidam perfeitamente entre si, caso contrário o spinner anti-stress não girará como desejado.
- Depois que a cola estiver completamente seca, você precisa se livrar das bordas afiadas das peças de lata, evitando cortes nas mãos. Usando fita adesiva colorida, puxe cuidadosamente cada vez e enrole o brinquedo nas bordas. Não tenha pressa para evitar bolhas.
- Quaisquer áreas irregulares que ultrapassem os limites são cortadas com um estilete.
- Os rolamentos podem ser disfarçados com botões de tamanho apropriado para uso prático e aparência elegante.
Decorando garrafas de vidro
Você pode decorar lindamente uma garrafa de vidro usando grãos de café. O trabalho é simples e agradável. Aplique uma gota de adesivo em cada grão de café e cole-o firmemente na garrafa. É aceitável colar sem nenhum desenho ou padrão, ou você pode desenvolver um esboço da imagem com antecedência. Papel colorido é frequentemente usado para decorar garrafas de vidro.
Amasse o papel e depois endireite-o. Aplique cola na garrafa. Comece pelo gargalo e enrole ao redor da garrafa, puxando o papel firmemente, mas com cuidado para não rasgá-lo. O papel encolherá e ficará dobrado, o que significa que tudo está sendo feito corretamente. O principal é garantir que não entre ar por baixo do papel. Depois corte tiras de papel de qualquer cor, com 3 cm de largura. Enrole em espirais.
Cubra a área selecionada para o padrão na garrafa com cola. Também é possível usar papel alumínio de chocolate, jornal ou papelão ondulado para decoração.
Artesanato de jornais e revistas
É fácil fazer muitos artesanatos DIY interessantes com jornais e revistas velhos, que você pode usar com prazer na vida cotidiana. Um dos artesanatos mais populares feitos com papel usado é a cesta.
Para tecer uma cesta de jornais você precisará de:
- tinta acrílica em spray;
- jornais que foram lidos diversas vezes no dia a dia;
- escova com cabo longo;
- papelão forte;
- Cola PVA;
- faca de papelaria;
- tesoura.
Recorte dois círculos idênticos no papelão; você precisará usá-los para determinar o tamanho da cesta. Corte jornais no tamanho de uma folha A4. Fixe uma ponta do jornal em um lápis e comece a enrolar o tubo, e depois de algumas voltas espalhe cola PVA por todo o comprimento. Faça no máximo 20 desses tubos.
Cole 6 tubos na superfície do papelão, colocando-os em distâncias iguais, como os números de um relógio mecânico (6, 8, 10, 12, 2, 4). Os tubos restantes devem ser achatados, esticados com a ponta da palma. Depois de terminar de fazer o artesanato, pinte a cesta com tinta spray.
As artesãs adoram fazer pulseiras largas e estilosas para as mãos usando as revistas que leem.
Para fazer isso, você precisará de uma tesoura prática e uma revista. Recorte tiras de 10 x 4 cm da revista. Dobre a peça resultante ao meio e desdobre-a novamente, a linha de dobra deve ficar visível. Dobre ambas as bordas uniformemente na dobra. Dobre novamente para formar uma tira longa. Depois, dobre-o ao meio no sentido da largura e desdobre-o novamente. Em seguida, dobre os dois lados até a linha de dobra.
Você deve obter um símbolo de vitória "V". Para montar a pulseira, você precisa combinar todas as peças disponíveis. Você precisa colocar as pontas de uma peça nas pontas da outra até obter uma corrente com 27 elos. Você precisa de 3 dessas correntes. Por fim, conecte as correntes usando vários espaços em branco do símbolo “V”. Pinte ou decore a pulseira finalizada conforme seu gosto.
Brinquedos feitos de rolos de papel higiênico e toalhas de papel
Você pode fazer muitos brinquedos interessantes com rolos de papel higiênico e toalhas de papel. Além disso, até mesmo uma criança pequena pode fazer essas falsificações com materiais descartados com as próprias mãos, e os pais ficarão felizes em ajudá-la com isso. Para fazer as orelhas de qualquer animal, você precisa dobrar as duas bordas da manga para dentro, de modo que elas se toquem.
Levante as duas orelhas salientes ou posicione-as como achar melhor para o animal escolhido.
Faça um rabo de papelão colorido e corte asas, um bico triangular e patas para o pássaro. Faça uma tromba e orelhas grandes para o elefante. Para dar ao leão uma juba bonita e exuberante, recorte uma figura redonda de papelão e faça cortes ao redor dela em forma de cicatrizes. Recorte os olhos, o nariz e o focinho de um porco em papel colorido. Corte também um laço, uma gravata e bolsos. Ao montar a peça falsa, utilize cola comum.

Não é difícil fazer uma cobra incomum com suas próprias mãos a partir de materiais descartados, usando rolos de papel-toalha. Para fazer isso, você precisará cortar a manga em espiral em todo o seu comprimento; a largura pode ser diferente: quanto mais estreitas as listras, mais fina, porém mais longa, é a cobra. Recorte o formato da língua de uma cobra no papelão. Pinte ou cubra com papel colorido.
Usando sua imaginação, você pode criar diferentes animais, pessoas pequenas e até monstros, dos quais quase todas as crianças têm uma atitude positiva.
Exemplos de artesanato com caixas de papelão
A maneira mais fácil de fazer cubos é usando embalagens tetra de leite ou kefir. Para fazer isso, você precisa cortar o fundo de duas dessas caixas em um quadrado uniforme. Para que todos os lados tenham a mesma altura e largura. Aplique cola nas paredes e insira cuidadosamente uma placa com o espaço vazio na outra. Recorte imagens de jornais ou revistas. Cubra todas as bordas com elas.
Por fim, cubra com verniz acrílico para decoupage. Cole as nervuras com tiras finas cortadas de papel de álbum. Se você colocar algum tipo de mingau dentro do cubo, obterá um chocalho original. Você pode fazer um organizador para materiais de escritório usando uma caixa de sapatos.
Cubra o interior e o exterior da caixa com tecido ou papel colorido com figuras coladas, recortadas de revistas e jornais. Tire as medidas da largura, comprimento e altura da caixa. Corte uma divisória de papelão no comprimento e 3-4 divisórias na largura da caixa.
Nas divisórias curtas, faça cortes do meio até o topo para poder colocá-los na divisória longa. Cubra todas as bordas dos produtos com cola e instale-os na caixa. Você pode decorar este organizador com qualquer material que desejar.
Instruções passo a passo: ferradura de papelão faça você mesmo
Para a criatividade você precisará dos seguintes materiais:
- papelão grosso;
- tesoura;
- cola;
- fio para tricô;
- grãos de café;
- duas contas.
Processo de trabalho:
- Desenhe um molde de ferradura do tamanho desejado em um pedaço de papel. Recortar.
- Coloque sobre papelão, trace com um lápis e recorte com cuidado.
- Amarre a peça de trabalho com fio para formar um laço de ar. Passe as duas pontas do fio pelo laço, puxando bem forte a cada vez, mas não exagere para não danificar o papelão. A cada nova tecelagem, os fios precisam ser ajustados: eles devem ficar firmes e uniformemente uns contra os outros.
- Esconda as pontas dos fios e prenda-as na parte de trás da peça.
- Aplique cola da base da ferradura até a metade e plante grãos de café sobre ela.
- Um pouco mais alto em ambos os lados, coloque flores de 8 grãos de café. Coloque uma conta dentro de cada flor. Faça laçadas de fio ao redor das flores.
- Para o amuleto finalizado, é necessário alocar uma área acima da porta.
Como usar artesanato com caixa de ovos
Vale a pena usar caixas de ovos como alimentadores de pássaros. Para evitar que mudanças bruscas de temperatura danifiquem o alimentador, ele deve ser coberto com guache e, depois de completamente seco, coberto com verniz. Separe a tampa (se o pacote for pequeno), prenda as cordas nas 4 bordas e pendure-a em um galho de árvore forte. Coloque comida para pássaros nas gaiolas. O alimentador está pronto.
Caixas de ovos são fáceis de usar como vasos ou fruteiras. Cubra as bandejas com verniz, decoupage ou cubra-as com um guardanapo de tecido para abajur. Ficará original e impressionante. Você pode fazer brinquedos de lembrança: recorte cones internos de caixas de ovos, eles servirão como corpo.
Depois disso, recorte da embalagem (dependendo do tipo de animal, mamífero ou ave que estiver presente na sua imaginação) o nariz, as patas, as pinças, as asas, o bico e a crista. Colorir com tintas. Cole os espaços em branco no corpo. Para os olhos, use botões ou botões decorativos prontos. Você pode fazer chaveiros fazendo um furo e prendendo uma corrente.
Artesanato caseiro com materiais naturais
Ideias interessantes:
- De cascas de nozes apenas faça muitos brinquedos. Por exemplo, ao fazer um barco, você precisa colocar plasticina na concha, colocar um pedaço de madeira dentro dela e prender uma vela de escota a ela. Até mesmo iniciantes podem fazer um pequeno instrumento musical de cordas. Recorte o formato do pescoço em papelão e cole-o na concha. Pinte o buraco com tinta preta. Prenda as cordas em ambas as extremidades com pregos pequenos.
- De cones É fácil fazer uma guirlanda de floresta que vai levantar seu ânimo nos dias sombrios de outono. Pinte os cones em cores diferentes usando tintas acrílicas ou tinta spray. Prenda-os a um barbante forte, organizando o esquema de cores aleatoriamente. Pendure no local selecionado anteriormente.
- De sementes de abóbora Você pode fazer uma linda árvore decorativa. Amasse as folhas do álbum formando uma bola. Enrole com fita adesiva. Insira uma caneta hidrográfica dentro da bola – ela servirá como tronco da futura árvore. Aplique cola na bola e cubra com sementes de abóbora. Feche as aberturas com miçangas e cubra com verniz. Cubra o pote de comida do bebê com um pano grosso. Encha o frasco com areia molhada. Plante uma árvore.
Se você encontrar um material chamativo em sua casa, não tenha pressa em jogá-lo no lixo. Guarde coisas desnecessárias até ter tempo livre para fazer artesanatos originais.
Vídeo: Artesanato DIY com materiais descartados
Artesanato interessante feito com material descartável, assista ao vídeo:
Como fazer uma caixa com material de descarte, aprenda no vídeo:
Para evitar comprar vasos de flores, uso garrafas plásticas. Corte uma garrafa de cinco litros. Misture cola PVA com água e molhe o tecido nela. Enrole a garrafa com um pano. Adicione rugas ao tecido. Seque bem.
Use um furador para fazer furos ao longo do diâmetro da parte superior do recipiente para que as bordas da garrafa possam ser cobertas com linha.
Cubra qualquer renda com titânio e enrole-a ao redor do recipiente de qualquer maneira.
Depois que o titânio estiver seco, pinte a garrafa com tinta acrílica da cor que você preferir.
Depois que a tinta secar, use uma esponja para aplicar outra cor para sombrear o futuro vaso.
Quando a tinta secar, o produto precisará ser coberto com verniz à base de solvente em um frasco de vidro.
Usando uma agulha de tricô quente, faça furos no fundo dos vasos.
Dessa forma você pode criar vasos de flores do tamanho que quiser. E decore-os da maneira que você preferir. Você pode usar não apenas garrafas de cinco litros, mas também garrafas maiores e menores. Por exemplo, um vaso feito de uma garrafa de dois litros é ideal para algum tipo alto e incomum de cacto ou árvore. Garrafas largas de seis e dez litros podem ser ótimos vasos para flores grandes.
Bom artigo. Vou usar algumas ideias. Ultimamente tenho adorado fazer velas. Aqui, por exemplo, está uma vela feita de tangerina:
Vamos pegar a tangerina. Cortamos ao meio (ou cortamos a parte superior) e limpamos cuidadosamente a polpa da fruta. Você precisa preparar 2 a 3 tangerinas com antecedência, porque às vezes a casca quebra nos lugares mais inesperados.
Você precisa usar gravetos para prender o pavio da vela no meio e colocá-lo no recipiente de tangerina.
Parafina derretida, à qual não faria mal adicionar óleo essencial cítrico, é despejada na casca.
Ao servir, lembre-se de que menos é melhor do que mais, porque a tangerina deixa manchas escuras desagradáveis devido à parafina (se você a colocar diretamente na casca).
Para obter uma superfície perfeitamente lisa, é necessário adicionar parafina várias vezes.
Isso é tudo! A vela inusitada está pronta!!!!