Muitas vezes, nas matinês infantis no jardim, o cogumelo agárico-mosca aparece como um personagem de conto de fadas. Você não precisa comprar um terno pronto em uma loja, porque suas partes principais podem ser feitas à mão em casa. Existem várias opções simples para fazer um chapéu de cogumelo decorativo para uma criança no jardim de infância.
Materiais
Você pode fazer um chapéu de agárico-mosca usando papel, papelão e também tecido. A base também pode ser um chapéu pronto que protege do sol no verão. Neste caso, é necessário costurar uma capa de tecido na base.
Chapéus de papel não duram muito porque podem rasgar ou enrugar imediatamente após a apresentação. Para uso a longo prazo, é melhor fazer o produto com material de tecido.
Ao escolher o material do tecido, é recomendável dar preferência a:
- veludo;
- material de pelúcia;
- sintéticos com teor mínimo de fiapos;
- velo.
Para criar um efeito mais realista, é permitido usar tecido de camurça, couro ou um material grosso e deslizante.
Ferramentas e equipamentos
O chapéu de agárico-mosca pode ser simplesmente colado ou costurado.
Para fazer um produto, para cada opção você precisa preparar as ferramentas necessárias com equipamentos:
- agulha com linha;
- régua ou fita métrica;
- tesoura com lápis;
- alfinetes de alfaiate;
- máquina de costura.
Ao costurar um produto em uma máquina de costura É necessário escolher material de linha de alta qualidade, que é dividido em 3 tipos de acordo com a composição das fibras:
Tipo | Composto |
Artificial | Materiais sintetizados quimicamente, como viscose, poliamida e poliéster, são usados na criação. |
Combinado | Na produção desses fios, por exemplo, é possível combinar poliéster e algodão. |
Natural | Lã, linho, algodão, bambu ou seda podem ser usados na produção. |
A qualidade das fibras do fio afetará a aparência e a durabilidade do artesanato final. Nesse sentido, antes de comprar o material do fio, é recomendável verificar o tamanho, a tonalidade e as características de qualidade do produto.
Neste caso, recomenda-se a utilização de fios sintéticos, pois são lisos, não rasgam e não apresentam defeitos em toda a espessura. Isso permite evitar problemas durante a produção do produto.
Versão em papel
Você pode fazer um chapéu de agárico-moscas usando uma folha de papel comum. O produto não pesará muito, então a criança não se cansará de usar essa estrutura na cabeça enquanto o evento festivo estiver acontecendo.
Lista de materiais com ferramentas:
- 1/2 folha de papel Whatman;
- 1 pedaço de papel (pode ser substituído por fita adesiva larga);
- tinta spray vermelha (se não tiver, pode usar aquarela ou guache);
- régua com tesoura e lápis;
- uísque;
- Fita de 50 cm de comprimento para criar laços;
- caneta hidrográfica ou marcador de tom preto.
Processo de fabricação passo a passo:
- Desenhe um círculo no papel Whatman. Para isso você pode usar uma tigela ou bacia. Recorte o círculo resultante ao longo do contorno.
- Além disso, corte o pedaço em branco ao meio para verificar se o chapéu tem o tamanho correto para a cabeça da criança.
- Dobre uma folha de papel em várias camadas e desenhe um pequeno círculo. Uma xícara pequena bastará. Recorte o espaço em branco seguindo o contorno. Usando fita adesiva em vez de papel, recorte cada círculo individualmente.
- Fixe os círculos de papel recortados no chapéu usando cola. Basta colar os círculos de fita adesiva na base.
- Pinte o produto preparado de vermelho. Quando a camada de tinta estiver completamente seca, remova os círculos de papel ou fita colados.
- Para fazer as manchas brancas contrastarem com o tom principal do produto, contorne os círculos com as bordas do chapéu com uma caneta hidrográfica preta.
- Coloque uma borda da estrutura sobre a outra para formar o chapéu do cogumelo. Cole as bordas com fita adesiva.
- Dos restos da folha de papel Whatman, corte uma tira cuja largura deve ser de pelo menos 6 cm. O comprimento da peça de trabalho deve ser 2 cm maior que a circunferência da cabeça da criança. Se uma tira não for suficiente, você pode cortar outra tira unindo os dois pedaços com fita adesiva.
- Na parte superior da tira, faça um corte de 1 cm de profundidade para facilitar a colagem na base.
- Use fita adesiva para moldar a tira em um círculo. Fixe o espaço resultante na parte inferior do produto com fita adesiva. No entanto, coloque o círculo pré-formado na cabeça da criança para verificar se o artesanato não cai.
- Para criar as gravatas, cole a trança na parte interna do chapéu pronto. Para fazer isso, use fita transparente.
Como costurar um chapéu com gravatas
Você pode fazer um chapéu de agárico-mosca com tecido, além de fazer laços para que o produto fique firme na cabeça da criança. Se a circunferência da cabeça for maior ou menor que 50 cm, recomenda-se realizar diminuições ou aumentos.
Ao costurar um produto, é preciso levar em conta que o chapéu acabado ficará muito volumoso, por isso o chapéu para criança deve ser leve e ficar bem ajustado na cabeça. É importante verificar se a estrutura não cai ou desliza sobre seus olhos enquanto você dança e pula.
Lista de materiais e ferramentas:
- cola própria para tecido;
- crepe de 50 cm de comprimento se a largura do tecido atingir 140 cm;
- material de tecido branco medindo 50 cm (se a largura de corte for 180 cm);
- um pedaço de tecido avermelhado medindo 70x70 cm;
- holofibra ou enchimento sintético para preencher a estrutura por dentro;
- elástico ou faixa de borracha de 55 cm de comprimento.
Não é recomendado usar algodão para encher o chapéu, pois esse material é pesado. Como resultado, o produto ficará constantemente sobre os olhos da criança, incomodando-a.
Basicamente, o padrão do produto inclui formas geométricas simples. Nesse sentido, é permitido cortar diretamente no tecido, sem utilizar moldes de papel. A parte superior do cogumelo deve ser de cor avermelhada e ter o formato de um círculo, cujo diâmetro deve ser de pelo menos 66 cm.
A parte inferior inclui um círculo de tecido branco, bem como vários elementos de tom branco. Ao cortar o círculo externo, é preciso ter cuidado especial, pois esta peça inclui 2 partes semicirculares. Neste caso, você precisa representar 2 semicírculos com raio de 19 cm no tecido. Além disso, você precisa deixar margens de costura de 0,5 cm.
O comprimento da tira de tecido branco deve ser de 54,5 cm e a largura de 5 cm. Do tecido crepe branco você precisa cortar 2 tiras de 23 cm de largura e 96 cm de comprimento, se as bordas longas forem processadas com overlock. Ao costurar a costura da borda com cortes fechados, é necessário adicionar 25 cm.
Elementos adicionais do produto são ervilhas brancas, que devem ser cortadas do tecido. O raio de 9 círculos deve ser de 2,5 cm, e o raio das 13 ervilhas restantes deve ser de 2 cm.
Processo passo a passo para costurar um chapéu com gravatas:
- Cole os círculos brancos recortados no círculo vermelho superior na parte da frente, deixando as bordas sem tratamento.
- Para criar franzidos ao longo do contorno da peça vermelha, costure 2 pontos à máquina. Puxe o material do fio até um tamanho de 140 cm. Nesse caso, as bordas dos espaços em branco da parte inferior e vermelha da parte superior devem ter o mesmo comprimento, para que os franzidos sejam distribuídos uniformemente.
- Costure 2 semicírculos recortados para a parte inferior do produto. Deixe 20 cm na costura sem costura para facilitar o enchimento do chapéu com holofibra ou enchimento sintético.
- Costure algumas linhas ao longo da borda externa para criar franzidos. Puxe as costuras até um tamanho de 53 cm e distribua uniformemente os franzidos formados.
- Passe a tira no centro, em todo o comprimento, e alise-a. Costure as bordas estreitas da tira de modo que a largura da costura atinja 0,7 cm. 1,5 cm é reservado para o elástico, por isso não deve ser costurado.
- Dobre a tira exatamente no centro e costure-a na borda da parte inferior do produto, de dentro para fora. A costura deve ter 1 cm de largura.
- Costure o chapéu no círculo interno da parte inferior, no local onde fica o elástico.
- Coloque as partes de cima e de baixo da peça juntas de modo que as partes da frente fiquem para dentro. A estrutura deve ser unida ao longo da borda externa; a largura da costura não deve ser maior que 0,7 cm.
- Vire o espaço em branco do avesso e preencha o buraco com enchimento sintético ou holofibra. Coloque o recheio selecionado uniformemente em toda a largura do chapéu. Neste caso, não se pode exagerar. O principal é que haja volume, mas o produto não deve ser pesado. Costure as bordas do buraco à mão.
- Para criar franzidos, costure várias linhas, recuando 7 cm de uma borda da tira e 1,5 cm da outra.
- Puxe as bordas dos pontos de linha, que foram colocados a 1,5 cm da borda da tira, para 140 cm. Distribua uniformemente as pregas formadas. Costure a tira franzida na parte inferior da peça à mão. Coloque a linha ao longo do contorno da estrutura.
- Puxe as bordas das linhas, que estão localizadas a 7 cm da borda da tira, para 53 cm e distribua uniformemente. Costure a tira franzida na parte inferior da estrutura à mão. Coloque a costura ao longo da linha de costura do chapéu na parte inferior da peça.
- Para garantir que o produto se ajuste confortavelmente à cabeça da criança, insira um elástico.
- Além disso, prenda um elástico ou fita na parte interna do chapéu para criar laços.
Em forma de boina
Você pode fazer um chapéu de agárico-moscas no formato de uma boina para que o enfeite de cabeça fique firme na cabeça e não exija o uso de laços adicionais. É necessário costurar um produto com esse formato se não for necessária uma aba larga. Durante o trabalho, é necessário experimentar constantemente o desenho na criança para atingir o tamanho e o formato ideais do chapéu.

Materiais e ferramentas necessários:
- tecido branco feito de material de algodão;
- faixa elástica larga para roupa íntima;
- folha de papel para molde;
- agulha com material de linha e fita métrica;
- lã vermelha e branca;
- enchimento (neste caso, recomenda-se o uso de bolas de enchimento sintéticas);
- alfinetes de alfaiate com tesoura;
- máquina de costura.
Processo de criação passo a passo:
- Meça a circunferência da cabeça da criança para recortar os pedaços no papel. Para isso você pode usar uma fita métrica.
- No velo vermelho desenhe um círculo sem um segmento pequeno, as margens devem ser de 1 cm. Recorte os detalhes representados.
- Recorte vários círculos de diâmetros diferentes de lã branca. Fixe os recortes no tecido com alfinetes de alfaiate e costure à mão. Em vez de lã, as manchas no chapéu do agárico-moscas podem ser feitas com discos de algodão.
- No tecido de algodão, recorte a parte interna do produto em forma de 2 fragmentos da borda, uma parte inferior retangular e um círculo de diâmetro menor.
- Costure 2 círculos juntos, deixando uma pequena abertura para facilitar a virada da boina para a frente.
- Passe as peças costuradas. Depois, preencha o produto com enchimento sintético, distribuindo o enchimento uniformemente por toda a superfície do produto. Costure o buraco com um ponto invisível.
- Prossiga com a montagem das peças restantes do futuro produto. Primeiro, monte um pouco a peça retangular inferior. Para fazer isso, use uma agulha e linha.
- Costure as peças da faixa de cabeça e corte um pedaço de elástico do comprimento desejado.
- Insira um pedaço cortado de elástico na faixa da cabeça para que o chapéu fique bem ajustado na sua cabeça. Costure as pontas do elástico junto com as bordas do tecido.
- Inicialmente, alinhave a parte inferior do chapéu ao cone e depois costure. Costure cuidadosamente a faixa de cabeça ao resto da estrutura.
- Ao longo do trabalho, ajuste regularmente a boina para dar a ela o formato desejado.
- Se necessário, um babado de renda ou organza pode ser costurado na borda do chapéu.
De um chapéu de praia
Para fazer um chapéu de agárico-mosca de forma rápida e fácil, é permitido usar um chapéu pronto, destinado à dacha ou à praia. Neste caso, você só precisa coletar todas as peças necessárias e fixá-las na estrutura finalizada para imitar o chapéu de cogumelo.
Materiais e ferramentas necessários:
- tecido de renda branca;
- ondulação ou pregas brancas;
- cetim crepe vermelho com bolinhas pintadas;
- tesoura com máquina de costura;
- chapéu de praia;
- material de malha branca;
- momento de colagem universal;
- faixa elástica com espuma de borracha fina.
Para criar o produto, você pode usar qualquer chapéu de sol, mesmo aqueles feitos de tiras rígidas. O principal é que a largura dos campos não seja maior que 10 cm, caso contrário eles precisam ser desfiados.
Se você não tiver cetim crepe de bolinhas vermelhas, pode usar qualquer tecido de tom similar. Você precisa colar círculos de feltro branco na base superior.
Ao comprar pregas, a largura do tecido deve corresponder ao comprimento da circunferência da aba do chapéu.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Se o chapéu for destinado a um adulto, reduza primeiro o volume do produto. Neste caso, corte uma tira de 53 cm de comprimento e 7 cm de largura de espuma de borracha fina. Experimente a peça dentro do produto e também na cabeça da criança. Cole a folha em branco formando um círculo.
- De tecido de malha branca, corte uma tira de 53 cm de comprimento e 17 cm de largura. Costure a peça formando um círculo. Em seguida, insira um círculo de espuma no anel resultante e costure-o.
- Cole o espaço em branco resultante no chapéu de modo que o círculo se projete além dos limites em 6 cm.
- Para costurar a capa superior, corte um anel com 50 cm de diâmetro de cetim crepe.
- Corte um círculo de 14 cm de largura na prega. Costure as dobras de um lado. Costure o outro lado ao anel, distribuindo uniformemente as dobras e franzindo levemente o anel.
- Finalize a borda plissada com costuras usando uma máquina overlock. Em seguida, costure a renda na borda plissada.
- Costure o elástico no verso do material de renda a uma distância próxima da linha de costura. Costure em zigue-zague, esticando o elástico o máximo possível.
- Coloque a capa finalizada no chapéu e endireite-a uniformemente.
O elástico ficará bem ajustado ao círculo de espuma. Isso evitará que a parte inferior da capa fique flácida. Neste caso, a capa costurada pode ser facilmente removida do chapéu e enviada para a lavagem.
Qualquer um pode fazer seu próprio chapéu de cogumelo. Para fazer um agárico-mosca, é aceitável usar papel comum ou tecido para que o produto dure por um longo período de tempo.
Se desejar, o artesanato pode ser decorado com uma lagarta aparecendo por baixo do cogumelo, ou uma grande borboleta. Você também pode usar outros materiais que você tenha em casa. O principal é o desejo e a imaginação.
Vídeo sobre como fazer um chapéu de agárico-mosca