Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

O Foamiran é considerado um material ideal em termos de suas características., que é adequado para fazer flores. A principal característica deste produto é a grande variedade de cores. Pode ser usado para fazer decorações para luminárias, decoração para fantasias de carnaval e até artesanato.

A área de utilização mais relevante é a criação de arranjos florais, que podem ser utilizados em diversos campos criativos. Devido à possibilidade de coloração e à facilidade de trabalhar com a forma durante o aquecimento e o corte, muitos consideram o foamiran o mais atrativo para a criatividade.

Materiais e ferramentas necessários

Uma tendência popular no mundo criativo é o uso do foamiran como material para criar flores e diversas composições que podem ser aquecidas, dobradas e moldadas.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Agora também está na moda criar itens de interior decorados com foamiran. A direção mais popular é considerada a decoração de lâmpadas, apesar do possível contato com o elemento de aquecimento.

Para trabalhar com foamiran você precisará de um conjunto básico de ferramentas:

  • Recortando formas – são necessárias para cortar um grande número de peças do mesmo formato.
  • Tesoura – para cortar as peças criadas.
  • Giz de cera – é melhor escolher lápis de cera que não tenham brilho. Ao colorir o foamiran, giz sem brilho pode ser sombreado. O brilho deixa um traço oleoso que não pode ser esticado em um gradiente. Os mais indicados para esse tipo de trabalho são os giz da marca Malevich.
  • Isqueiro – quando é necessário dar dobras ou formatos especiais às peças, aquece-se o foamiran e realizam-se grampos, dobras e estiramento da tela.
  • Ferramentas de escultura de papel – as pilhas ajudam a obter um belo padrão e design na superfície do foamiran.
  • Cola quente – apesar de a espuma de borracha derreter sob a influência de altas temperaturas, a cola quente é a ferramenta ideal para colar peças grandes e pequenas. Quando a cola entra em contato com a superfície, ela pode formar espuma, então você precisa trabalhar com ela rapidamente.

O Foamiran pode ser de diferentes cores e espessuras. Normalmente, a folha mais fina de espuma de borracha tem 1,5 ml. Este material é adequado para peças pequenas. A espessura de 3 mm pode ser sentida ao cortar peças e aquecê-las. É conveniente esticá-lo, aquecê-lo e beliscá-lo - ele esquenta, mas não queima a ponto de fazer furos.

Uma luminária feita de foamiran pode ser feita sem ferramentas especiais. O material pode ser moldado até mesmo com ferro de passar.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

A propósito, se você precisar fazer uma impressão de uma folha de árvore, tudo o que você precisa fazer é usar um dispositivo de aquecimento e uma toalha:

  1. Você precisa levar duas toalhas: felpuda e de algodão.
  2. Coloque uma folha grossa de papel ou papelão branco entre as toalhas.
  3. Coloque o pedaço de foamiran sobre uma folha branca e cubra com uma folha de papel fino.
  4. Coloque uma toalha de algodão ou outro material fino por cima.
  5. Aqueça o ferro na temperatura mínima, por exemplo, no modo “nylon”. Coloque o ferro sobre a toalha e pressione.
  6. O ferro deve ser levantado e colocado na superfície, sem movê-lo sobre a toalha como acontece ao passar roupas.
  7. Uma vez formada a impressão, a peça de foamiran deve esfriar.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Algumas características do foamiran também devem ser levadas em consideração.

Em suas propriedades é semelhante ao isolon, mas difere em seus parâmetros operacionais:

Parâmetros Foamiran antes e depois de trabalhar com ele Izolon antes e depois de trabalhar com ele
Limpeza Pode ser lavado com água e sabão Não recomendado Pode ser lavado com água Use apenas água
Elasticidade Dependendo do grau de aquecimento, pode ser elástico e macio. Quando aquecido, ele permanece denso e mantém sua forma; para adicionar curvas, você precisa esperar até que as peças esfriem.
Resistência ao calor Baixo, derrete e queima facilmente Altas temperaturas e tempo são necessários para derreter.
Plástico Média Alto após aquecimento Baixo Média após aquecimento
Alérgenos Nenhum Nenhum Após o aquecimento, podem ser liberados vapores.
Cheiro Há um cheiro químico Ficou um cheiro de queimado Ausente
Nível de dureza Alto Curto Alto
Deformação Zero Salva a configuração Mantém sempre sua configuração, mas somente quando exposto ao calor.
Resistência à umidade Alto Alto
Grossura De 1,5 a 3,5 mm De 1 a 60 mm
Condutividade térmica 0,35 W/(m*K) A partir de 0,036 W/(m*K) com resistência térmica de até 1,89 ms/W
Densidade 100 kg/m3 De 25 a 200 kg/m3
Temperatura de operação De -60C a 100C e acima De 60°C a 100°C e acima

As lâmpadas de Foamiran podem ser combinadas com outros materiais resistentes ao calor. Você pode decorar um abajur pronto comprado em uma loja.

Além disso, criar uma luminária de acordo com seu próprio projeto não é difícil. Para garantir que seu produto de foamiran dure muito tempo, é recomendável usar lâmpadas LED ou fluorescentes que não esquentem muito.

Para escolher foamiran de alta qualidade, você não deve economizar. Você pode comprar material chinês ou iraniano. No primeiro caso, o foamiran se deformará mais rapidamente, perderá sua forma após o trabalho e será esmagado sob impacto mecânico.

O foamiran iraniano é considerado da mais alta qualidade, mais durável e menos inflamável. Seu preço é mais alto, mas é muito mais fácil de trabalhar.

Lâmpadas em forma de flor

Em qualquer área onde haja um elemento de floricultura, os mestres dividem a produção de flores em básica, simples e complexa:

  • Flores básicas – simples de executar, contendo 1-2 elementos técnicos. Eles são considerados rápidos de fabricar e montar. Entre elas estão as hortênsias.
  • Flores simples – podem ser feitas em pouco tempo; o processo não exige muito trabalho. Entre elas estão peônias e rosas. As peças precisam ser processadas antes do corte e da montagem. Às vezes, é necessária uma decoração adicional de cada folha, por exemplo, para rosas peônias e rosas Austin.
  • Flores complexas – incluem crisântemos, açafrões, lilases. As flores são feitas de pequenas peças que precisam ser finalizadas e pintadas à mão antes da montagem. Não é difícil, mas o processo demora muito.

Composições de diferentes tipos de flores são complexas porque é difícil combinar imediatamente diferentes tipos de plantas para obter um resultado bonito e expressivo.

Flores básicas para o abajur

A maneira mais fácil de fazer hortênsias é com foamiran. A luminária fica exuberante, volumosa e sem falhas. Com essas flores, parecerá uma luz noturna, mas as hortênsias podem ser brancas ou azul-claras para que a luz passe melhor pelas flores.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Para esta master class você precisará de:

  • foamiran fino de até 2 mm de espessura;
  • isqueiro ou queimador de gás;
  • tesoura;
  • estêncil;
  • giz de cera;
  • faca de arte;
  • lápis;
  • cola quente;
  • luminária em forma de bola.

Primeiro, você precisa preparar estênceis ou usar um lápis para delinear os contornos das futuras pétalas de hortênsia.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

  1. Em uma folha de foamiran você precisa colocar um quadrifólio e traçar seu contorno. As pétalas devem ser altas, cerca de 4-5 cm de altura do centro.
  2. Recorte todas as pétalas e pinte como desejar.
  3. Os brotos resultantes com pétalas precisam ser “revividos” dando-lhes forma. Para fazer isso, acenda um isqueiro a uma distância de 6 a 7 cm da base da pétala e desenhe ao longo do contorno da pétala. Não é possível manter a chama sob o foamiran parada.
  4. Quando o material começar a cair, você precisa esticar levemente a pétala para criar uma curva ou onda no contorno.
  5. Também é necessário aquecer o centro da flor e dobrar as pétalas para o lado oposto da base, de modo que as bordas fiquem voltadas para cima.
  6. As flores resultantes devem ser preparadas em quantidades de 30-35 peças. para um diâmetro de abajur de 13-15 cm.Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes
  7. Para colocar a hortênsia no abajur, você precisa aquecer a cola quente em temperatura média (quando a cola ainda estica atrás da ponta da pistola de cola) e colar cada broto, começando pelo centro da bola.
  8. Cada fileira circular subsequente deve ser colocada mais próxima da anterior, de modo que as pétalas superiores repousem sobre as inferiores, sem ficarem penduradas ou criarem vazios.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Este candeeiro com hortênsias pode ser ainda mais decorado. Por exemplo, cole contas pretas ou strass brilhantes de arco-íris no centro dos botões.

Luminária em formato de peônia

A peônia é considerada uma flor simples na execução técnica, mas pertence ao tipo de botões grandes. São flores fechadas em direção ao centro, com pétalas bem unidas.

Para esta master class, você precisará das mesmas ferramentas e um ferro com toalhas, mas a espuma deve ter de 1 a 2 mm de espessura, não mais. Dessa forma, um material fino produzirá pétalas mais realistas.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

  1. O ferro deve estar limpo, assim como as toalhas. Além disso, você deve preparar duas folhas de papel A4 de tamanho normal ou cartolina branca grossa.
  2. Em uma folha de foamiran rosa ou vermelha você precisa desenhar as futuras pétalas. Se for difícil, você pode imprimir os moldes das pétalas e dimensioná-los para que se ajustem à circunferência do abajur.
  3. Para uma bola com 10 cm de diâmetro você precisará de cerca de 50 pétalas. O consumo de material será de aproximadamente 3 m.
  4. Cada pétala precisa ser cortada; Você pode fazer isso sem pintar.
  5. Para obter bordas “rasgadas” das pétalas, você precisa aquecer o produto de foamiran o máximo possível e usar os dedos para esticar a pétala do centro para a borda. Use um isqueiro para tratar melhor a borda rasgada.
  6. As primeiras pétalas devem ser dobradas em direção ao centro, formando um semicírculo. Elas devem envolver completamente a bola e imitar o formato do abajur. Não há necessidade de cobrir o centro da luminária, pois as folhas de foamiran são densas e a luz terá dificuldade em passar por 3-4 pétalas dobradas quase uma sobre a outra.
  7. Quanto mais próximos os botões estiverem um do outro, menos brilhante será a luz noturna. Você pode fazer uma flor grande para cada luminária colocando pétalas de peônia ao redor dela.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Uma luminária de foamiran no formato de uma grande peônia ficará linda em um interior bem iluminado.

Se você usar material em cores pastéis, poderá fazer uma peônia multicolorida, mas ela acabará sendo uma composição completa devido aos tons suaves. Essas lâmpadas podem ser usadas como luz noturna no quarto, decoração na sala de estar e como arandelas em outros cômodos.

Lâmpada com rosas

Rosas de diferentes tipos podem ser de qualquer tamanho. Quanto menores forem, mais volumosa a luminária parecerá. Não haverá espaços vazios devido aos pequenos brotos.

Elas, assim como os buquês, preenchem o espaço e não deixam a luz passar. Um material fino é adequado para criar pequenos brotos, mas uma camada de foamiran com espessura de 2-3 mm é a camada ideal para criar flores grandes.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Para trabalhar você precisará de:

  • foamiran 2-3 mm de espessura – 4-5 m;
  • tesoura;
  • frustrar;
  • fio macio;
  • fita;
  • ferro;
  • lápis;
  • vela ou isqueiro.

Para este trabalho, você pode pegar espuma branca e colori-la com giz de cera, conforme desejar.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes
Instruções passo a passo para criar uma luminária de foamiran.

A espuma colorida é adequada para criar espaços em branco sem pintura:

  1. De uma folha de foamiran você precisa cortar pétalas com um diâmetro de 3-4 cm. Você pode aumentar o diâmetro - isso afeta o tamanho da flor.
  2. Cada folha deve ser colocada sobre um ferro aquecido a uma temperatura correspondente à configuração “lã” ou “sintéticos”.
  3. Se o foamiran começar a deformar, deixe o ferro esfriar. Você pode usar uma vela ou um isqueiro, mas lembre-se de que eles aquecem o material de forma desigual.
  4. As bordas aquecidas das pétalas precisam ser esticadas para os lados e dobradas em um lápis, dando forma às pétalas.
  5. Para garantir que as rosas não fiquem muito próximas da superfície e não interfiram umas nas outras na composição, é recomendável elevar algumas flores acima do nível da superfície da luminária. Para fazer isso, você precisa enrolar o papel alumínio em uma bola e passar o fio por dentro dela, deixando 2 cm de borda livre.
  6. Você também deve cortar semicírculos de foamiran para formar brotos. Você pode pular esta etapa se quiser que suas rosas sejam planas e não tenham mais que 2 cm de altura.
  7. O semicírculo deve ser enrolado em forma de cone e a borda livre deve ser colada. Os cones precisam ser colocados sobre uma bola de papel alumínio e colados na base.
  8. Você precisa colar as pétalas nos brotos formados, começando de cima e indo até a base.
  9. O fio com o botão deve ser inserido no abajur, dobrando a borda para prender os botões por dentro. Você também pode usar um alicate para remover o excesso de fio.
  10. A base das rosas precisa ser colada no abajur com cola quente.

Para decorar um abajur com rosas, você pode usar tinta spray, glitter e brilhos de diferentes tons.

Lâmpadas de outros temas

Uma luminária feita de foamiran pode ser feita com o tema dos seus personagens de desenho animado favoritos ou composições de frutas. Para decorar o quarto de um menino, o abajur pode ser feito no formato de uma bola de futebol, e para o quarto de uma menina, no formato de uma boneca.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Composições de frutas também são populares: há luzes noturnas projetadas em formato de abacaxis, maçãs, criaturas marinhas e até planetas.

Uma luminária em formato de bola pode ser feita muito mais rápido do que um arranjo de botões de flores:

  1. Você precisará de um conjunto padrão de ferramentas: foamiran branco e preto.
  2. Das folhas de material você precisa cortar pentágonos do tamanho apropriado.
  3. O abajur deve ser imediatamente coberto com foamiran usando cola quente.
  4. As juntas das peças devem ser decoradas com listras pretas de 2-3 mm de largura.
  5. A parte inferior do abajur não pode ser completamente coberta com foamiran; é permitido decorar a parte livre caso não seja possível selecionar o tamanho desejado dos pentágonos.

Esta luminária pode ser colocada no quarto de uma criança, na cozinha ou no corredor. É adequado para design de interiores temático, mesmo quando não há pré-requisitos para aumentar o número de fontes de luz. Outra opção interessante para decorar um abajur é um tema com frutas, em especial, o abacaxi.

Luminária de Foamiran faça você mesmo. Master classes

Não é difícil de fazer:

  1. De foamiran amarelo você precisa cortar 60-70 pétalas no formato de um triângulo isósceles com lados ligeiramente convexos. Isso ajudará a simular a casca do abacaxi.
  2. De foamiran verde você precisa cortar uma tira de 40 cm de comprimento e cerca de 12-15 cm de altura. Tudo vai depender do tamanho do abajur. É aconselhável escolher uma luminária oval para que o abacaxi pareça mais realista.
  3. A tira de material verde precisa ser dobrada em várias camadas e os cantos cortados no formato de triângulos altos para imitar a “tampa” da fruta.
  4. As folhas precisam ser coladas com cola quente na superfície da bola ao redor da circunferência. É preciso levar em conta que quanto mais alta a folhagem do abacaxi, menos estável ela é e mais suscetível a entortar e perder o formato.
  5. As pétalas não precisam ser aquecidas, basta colá-las na base com cola quente.
  6. Você precisa começar pelas fileiras de cima, descendo até a base.

O abajur finalizado ficará ótimo no quarto de uma criança, na cozinha ou no banheiro, mantendo um ambiente aconchegante e acolhedor.

Luminárias decoradas e embelezadas com foamiran também podem ser usadas como presente. Abajures padrão em formato de bola são fáceis de encontrar em lojas, o que torna esses artesanatos acessíveis e baratos. Luminárias artesanais podem ser programadas para coincidir com qualquer feriado, criando um clima especial para quem recebe o presente por um longo tempo.

Vídeo sobre uma luminária feita de foamiran

Aula magistral sobre como criar uma linda luminária de foamiran:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho