Os calçados podem ser uma excelente alternativa às meias e aos chinelos. Eles não apertam o pé e são confortáveis de usar. Tricotar o produto com 2 agulhas é tão simples que até mesmo uma tricotadora iniciante consegue fazer. Existem muitos padrões diferentes para qualquer idade que podem ser tricotados rapidamente.
Características gerais de tricotar footies em 2 agulhas de tricô
Footsies de malha, Dependendo do fio utilizado, elas podem ser usadas como pantufas ou meias curtas. Até mesmo artesãs que dominam apenas as técnicas básicas de bordado conseguem lidar com o tricô.
Você pode fazer meias com 2 agulhas de tricô usando qualquer fio. O modelo pode ser com ou sem costura, feito com padrão denso ou vazado. A principal característica desses produtos é a capacidade de tricotar rapidamente usando apenas 2 agulhas de tricô.
Ferramentas e materiais
Para tricotar os pezinhos, você só precisa de fio e 2 agulhas de tricô. Alguns padrões podem exigir marcadores, agulhas ou alfinetes extras. Se o produto tiver costura, é preciso preparar uma agulha de crochê ou uma agulha grossa com ponta romba. As medições são feitas usando um centímetro. A escolha das agulhas de tricô depende da espessura do fio. Via de regra, o fabricante indica essa informação no rótulo.
Para fazer pezinhos você pode usar qualquer fio, independente da composição, espessura ou cor. Pode ser multicolorido ou monocromático e ter composição sintética ou natural.
As pegadas podem ser tricotadas com os seguintes fios:
- lã;
- mistura;
- angorá;
- mohair;
- acrílico;
- algodão, linho ou seda;
- "bouclé";
- caxemira.
As meias são feitas de fios de qualquer espessura, com ou sem padrão, com cordões ou em formato de chinelos. Os modelos podem ser altos ou baixos. O produto pode ser feito em crochê usando um fio contrastante.
A maneira mais fácil e rápida de tricotar
Footies (tricô em 2 agulhas permite fazer rapidamente um produto de qualquer tamanho) de acordo com a master class abaixo podem ser feitos em cerca de algumas horas. Tricotar esse modelo não envolve diminuições e aumentos complexos. Esta master class é perfeita para quem decide tricotar meias desta maneira pela primeira vez.
Para tricotar o produto você precisará de:
- fios - 300 g;
- agulhas de tricô nº 4.5 retas;
- anzol nº 1,75;
- marcador;
- centímetro
- tesoura.
Passo a passo para fazer footsies em 2 agulhas de tricô:
- Monte 32 pontos mais 2 pontos de borda em uma ferramenta de tricô. Total 34 p.
- Tricotar todas as alças da 1ª carreira como alças da frente (LP).
- Complete a 2ª carreira da seguinte maneira: orla (edge), 10 pontos meia, tricô (pp), 10 pontos meia, pp, 10 pontos meia e ponto borda.
- Tricotar todas as carreiras pares de 3 a 34 de forma semelhante à carreira 2, e as ímpares.
- Linha 35. Borda, 11 pontos meia (tricotar 2 pontos meia a partir de 10 pontos), 8 pontos meia, 11 pontos meia (tricotar 2 pontos meia a partir de 1 ponto), borda.
- Linha 36. Krom., 10 lp, ip, 12 lp, ip, 10 lp, krom.
- Linha 37. Borda, 34 lp, borda.
- Todas as carreiras sem carga de 38 a 63 são tricotadas como carreira 37, e as carreiras pares como carreira 36.
- Da carreira 64 à 72. Continue tricotando o tecido do pufe usando um padrão canelado 1x1. Quando terminar, passe as laçadas em uma linha usando uma agulha, puxe-a firmemente e prenda-a.
- Costure a ponta do produto seguindo as carreiras do molde com a ponta da linha a 10 cm da bainha e arremate.
- Para formar o calcanhar, junte as laçadas do centro em um fio usando uma agulha e puxe firmemente. Conecte as metades nas laterais com uma costura de tricô.
- Se desejar, os pezinhos podem ser decorados com bordados ou de crochê.
Como tricotar sem costura
Antes de começar a tricotar, você precisa tirar medidas cuidadosas. O produto deve ficar bem ajustado ao pé e não cair. Esta descrição produz um tecido bastante denso, mas você também pode tricotar padrões vazados dessa maneira. Este método envolve fazer uma única peça de tecido sem costurar o produto.
Para calçados tamanho 38, você precisará do seguinte:
- fio - 50 g;
- agulhas de tricô nº 2.5 retas.
Instruções passo a passo para fazer footsies:
- Monte aproximadamente 52 pontos na sua ferramenta de tricô.
- As carreiras 1 a 4 são tricotadas em ponto meia.
- Linha 5. Faça um padrão elástico 1 x 1 (alternando 1 ponto meia * 1 pbx) 25 laçadas (tricote o ponto meia mais externo), *laçada, ponto meia* – repita 3 vezes, elástico (comece com ponto meia)
- Linha 6. Tricotar com ponto canelado 1 x 1.
- Linha 7. Tricotar 25 pontos com um padrão de canelado 1 x 1, laçada, 3 pontos meia, *ponto meia, laçada* – repetir 2 vezes, 3 pontos meia, tricotar 25 pontos com um padrão de canelado 1 x 1.
- Linha 8. Tricotar a carreira inteira com um padrão de canelado 1 x 1.
- Linha 9. Tricotar como na 7, com a única diferença de que tricotar as alças da frente seguindo o mesmo padrão 5 vezes.
- Linha 11. Tricotar como 9, mas tricotar 7 vezes de acordo com a mesma descrição.
- Nesta fase, a ponta da meia já está visível. Quando o número de pontos nas carreiras ímpares atingir 19, tricote 4 carreiras em ponto meia.
- Para formar o dedo do pé, transfira algumas das alças para uma ferramenta de tricô adicional. Ao mesmo tempo, restam 9 laçadas na agulha de tricô esquerda, no centro.
- Tricotar 8 LP, tricotar os próximos 2 LP, inserindo a agulha no fio pela frente do trabalho. Vire o produto e tricote 8 pontos meia, tricote os próximos 2 pontos em tricô, inserindo a agulha de tricô nas paredes traseiras. Vire novamente e repita. Continue tricotando, alternando: carreiras da parte da frente do produto, tricote 2 carreiras juntas, inserindo a agulha de tricô no fio localizado na frente, e da parte de trás, inserindo a agulha de tricô nas paredes traseiras. Tricotar 30 carreiras.
- Colete LP de 2 paredes. Tricotá-los em ponto meia, tricotar 8 laçadas no centro e tricotar as próximas 2 juntas, inserindo a agulha de tricô na linha localizada no lado avesso.
- Monte 1 p e tricote em meia. Tricotar da mesma forma que na formação da ponta, que faz uma transição suave para a sola. Continue tricotando de acordo com o mesmo padrão.
- Tricotar o calcanhar até a altura desejada. Feche as alças puxando uma através da outra.
Com gravatas
Os pezinhos (tricô com 2 agulhas que permite formar o produto rapidamente) ajustam-se perfeitamente ao pé devido aos cordões. Eles podem ser simplesmente amarrados no tornozelo ou presos com um botão. Esta descrição implica a formação do segundo método. Você pode usar fios de qualquer espessura, dependendo da estação em que você planeja usar os calçados. A fita de gravata é tricotada com ponto tricô. Os detalhes restantes são feitos com um padrão elástico 2 x 2.
Para trabalhar nas pistas você precisará de:
- qualquer fio - 100 g;
- agulhas de tricô retas nº 4;
- 2 botões.
Produção passo a passo de footsies:
- Monte 6 pontos em uma ferramenta de tricô. Tricotar 60 carreiras de pontos.
- Adicione 1 p. em ambos os lados de cada carreira. Isso faz 32 pontos.
- Na próxima carreira, aumente o número de laçadas em 2 vezes. Para isso, tricote 1 ponto meia e 1 pbx de cada laçada. Você obterá 64 pontos.
- Tricotar 1 carreira em tricô e continuar em ponto canelado por 16 cm. Continue tricotando em tricô, enquanto tricota 2 juntos em tricô em 1 carreira. Você ganha 32 pts. Diminua em ambos os lados em todas as carreiras 13×1 p. = 6 pts.
- Tricotar 56 carreiras. Faça uma casa de botão. Para fazer isso, tricote 2 LP, depois tricote 2 LP juntos, laçada, 2 LP. Tricotar 3 carreiras de pontos tricô. Arremate a última carreira.
- Dobre a peça ao meio de modo que os laços fiquem um sobre o outro. Feche a costura na borda esquerda. Costure parte da gravata de 10 carreiras de LP na borda direita - a costura da meia na frente. Costure um botão. tricotar o 2º pufe da mesma maneira.
Com um padrão
Pegadas em 2 agulhas de tricô ficarão mais interessantes se você usar padrões diferentes ao fazê-las. Pode ser: tranças, vazados, relevo, jacquard. Calças com diferentes cordões entrelaçados em um padrão ficam muito bonitas. No produto tricotado de acordo com esta master class, a parte superior é feita com o padrão “Orelha”.
Para tricotar você precisa preparar:
- agulhas de tricô nº 3 retas – 2 peças;
- fio - 200 g;
- tesoura;
- centímetro;
- marcador.
Instruções passo a passo para tricotar o padrão:
- 1 pág. 2 ip, 4 kn, remova os próximos 2 pts para uma agulha adicional no lado avesso do trabalho, tricote os próximos 2 pts, depois as laçadas restantes na agulha adicional, remova 2 pts para uma agulha adicional e deixe no lado direito do trabalho. Tricotar 2 pontos meia e, em seguida, retirar pontos da agulha extra.
- 2 pág. e todos os pares subsequentes. Tricotar com pontos tricô.
- 3 pág. 2 ip, 2 tricô, deslize 2 pts para uma agulha extra e deixe o trabalho para trás, tricote os próximos 2 pts e depois os pts da agulha extra, 4 tricô, deslize 2 pts para uma agulha extra e deixe na frente do trabalho. Tricotar os próximos 2 pontos, depois as alças da agulha adicional, 2 pontos meia, 2 pbx.
- 5 pág. 2 ip, remova 2 pts para uma agulha de tricô adicional e deixe no verso do trabalho, tricote os próximos 2 pts, depois tricote as laçadas da agulha de tricô adicional, 8 pontos de tricô, remova 2 pts para uma agulha de tricô adicional e deixe no verso do trabalho. Tricotar 2 pontos, depois, a partir da agulha auxiliar, 2 pontos.
Passo a passo para tricotar sapatinhos com molde:
- Monte 24 pontos e tricote 6 carreiras em ponto canelado 1x1.
- Tricotar 21 carreiras do calcanhar usando o ponto meia.
- Comece na carreira 22 para formar o calcanhar. Para isso, divida o tecido em 3 partes iguais (cada uma com 8 pontos).
- Continue tricotando da seguinte maneira: 8 p. (lateral), 7 p. (meio), tricote 8 p. do meio juntamente com a alça do p. lateral. Vire o trabalho.
- Retire, sem tricotar a borda, 6 pontos meia (meio), 8 pontos juntos, pegando a laçada na lateral, tricote os pontos meia (com uma inclinação para o lado esquerdo). Vire o trabalho.
- Borda, sem remover tricô, 6 pb (meio), 8 p juntos com a alça lateral, tricotar pb. Continue formando o calcanhar da mesma maneira até ter 8 pontos no centro do produto.
- Puxe 11 laçadas da borda da trança em ambos os lados, do avesso - ip, do lado da frente - lp.
- Comece a diminuir no final de cada carreira no calcanhar. Os 2 pontos tricô externos da parte da frente do trabalho são tricotados juntos em ponto tricô (com inclinação para o lado direito), do lado de trás – 2 pb juntos pb. Continue tricotando dessa maneira até restarem 24 pontos.
- Próximos 40 p. tricotar em ponto meia, sem fazer aumentos ou diminuições.
- Ao tricotar a ponta do pé, é preciso fazer diminuições em cada carreira antes da borda. (restam 8 pontos). Faça aumentos puxando as laçadas da trança ao longo da borda. A ponta do apoio para os pés é formada da mesma forma que o calcanhar, mas com uma borda. tricotando depois de aumentar. Na ponta do pé, aumente até ter 16 pontos.
- Tricotar a parte superior do produto seguindo o padrão descrito acima. Em ambos os lados do enfeite, adicione a partir da trança da borda do ip. Continue aumentando até ter 24 pontos.
- Continue tricotando a parte superior do moletom usando o padrão descrito acima, puxando laçadas da borda da trança em ambos os lados. Para obter o mesmo número de laçadas, é necessário fazer diminuições no final da carreira. Para fazer isso, tricote 2 pb juntos do lado avesso e 2 pb juntos do lado direito do trabalho.
- Continue tricotando de acordo com o padrão descrito acima até que o apoio para os pés atinja a borda superior do elástico do calcanhar. Feche as laçadas tricotando-as de acordo com o padrão. Prenda e corte a linha. Esconda-o dentro do produto.
Modelo masculino
Os footies (tricô com 2 agulhas permite fazer o modelo rapidamente) para homens são tricotados da mesma forma que para as mulheres. A única peculiaridade é o tamanho e os tons suaves. Para calçados masculinos, recomenda-se usar um fio bem grosso. Para um modelo de meia estação, um fio de espessura média é adequado; para o inverno, tricote em 2-3 dobras.
Para tricotar calçados masculinos você precisará de:
- fio de dois tons - 300 g;
- agulhas de tricô nº 3, 3,5 retas;
- marcador;
- tesoura;
- anzol nº 3;
- centímetro.
Passo a passo para tricotar pezinhos:
- Monte 8 pontos em uma ferramenta de tricô e trabalhe 16 carreiras em ponto meia.
- Em seguida, monte mais 19 pontos e tricote o mesmo padrão por mais 16 carreiras.
- No lado esquerdo, feche 9 pontos e, no lado direito, monte o mesmo número de pontos.
- Trabalhe 16 carreiras em ponto meia. No processo, um modelo expandido para o apoio para os pés é formado.
- Dobre cuidadosamente as bordas do produto resultante em branco e conecte-as fazendo crochê com pinos de conexão. Para fazer isso, dobre o quadrado esquerdo da peça de trabalho para cima e conecte-o fazendo crochê nas bordas usando pinos de conexão.
- Dobre o quadrado superior à direita da mesma maneira e conecte-o com um gancho.
- Para formar o calcanhar, dobre o quadrado inferior do blank, conecte as partes com um gancho, prenda a linha e corte. Esconda-o do interior do produto.
Infantil
Toda mãe que domina técnicas básicas de tricô será capaz de tricotar lindos e quentinhos macacões para seu bebê. Para os meninos, recomenda-se escolher fios lisos em tons suaves, e para as meninas, pode-se usar fios brilhantes.
Para trabalhar, você precisa preparar as seguintes ferramentas e materiais:
- agulhas de tricô retas nº 3 – 2 peças;
- fio macio – 200 g;
- anzol nº 2;
- centímetro;
- tesoura;
- marcador.
Passo a passo para produção de pezinhos para bebê:
- Monte 18 pontos em uma ferramenta de tricô.
- Tricotar 60 carreiras em ponto meia, com a orla virada para baixo. retire o p externo, tricote em ponto meia.
- Tricotar todos os pontos.
- Monte 32 pontos a partir da borda trançada da lateral do tecido de malha. É mais conveniente fazer o trabalho usando 3 agulhas de tricô adicionais ou mudar para agulhas circulares.
- Tricotar o tecido por aproximadamente 25 carreiras. até o dedo mindinho. Esta parte do pufe pode ser feita usando padrões vazados, ponto meia, jacquard, trançado ou cordão.
- Em seguida, comece a diminuir os pontos da meia. Tricotar 1 tricô, 2 tricôs juntos tricô, 10 tricô, 2 tricôs juntos tricô, 1 tricô. Tricotar a meia do apoio para os pés de acordo com esta descrição até ter 8 pontos. Passe os pontos restantes para um fio, aperte e arremate.
- Conecte as laterais do calcanhar e costure-as com uma costura de malha.
Footies simples usando 2 cores contrastantes de linha
Os pezinhos (tricotar em 2 agulhas permite fazer o modelo rapidamente) são feitos com um padrão simples em malha de uma só peça usando fios de tons contrastantes. O layout do pufe é apresentado na forma de um hemisfério de fileiras transversais, feitas com um padrão de ponto meia. Para deixar as meias espetaculares, recomenda-se usar fios brilhantes e contrastantes.
Para fazer footsies você vai precisar de:
- fio vermelho e preto - 125 g cada;
- agulhas de tricô retas nº 3 – 2 peças;
- marcador;
- agulha grossa com ponta romba;
- centímetro;
- tesoura.
Passo a passo para tricotar pezinhos:
- Monte 25 pontos em uma ferramenta de tricô.
- Tricotar os pontos 1 e 2 da carreira com fio preto.
- Tricotar 20 laçadas em 3 carreiras. com o fio vermelho, vire o produto para o outro lado e faça 4 carreiras.
- Tricotar 25 laçadas nas carreiras 5 e 6. com fio preto.
- Tricotar 15 laçadas em 7 carreiras. com o fio vermelho, vire o produto para o avesso e tricote 8 carreiras.
- Tricotar 25 laçadas nas carreiras 9 e 10. com fio preto.
- Tricotar 10 laçadas em 11 carreiras. com o fio vermelho, vire o produto para o outro lado e tricote 12 carreiras.
- Trabalhe 25 pontos das carreiras 13 e 14 com fio preto.
- Faça 15 pontos. 15 linhas. com o fio vermelho, vire o produto e faça 16 carreiras.
- Tricotar 25 laçadas das carreiras 17 e 18 com fio preto.
- Tricotar 20 laçadas em 19 carreiras. com o fio vermelho, vire o produto e faça 20 carreiras.
- Continue tricotando, começando pela carreira 5, até que a sola do pé no peito do pé atinja o volume desejado.
- Dobre o produto finalizado ao meio, determine o meio do hemisfério e marque-o com um marcador na parte externa. A partir deste ponto, costure as duas metades do apoio para os pés e o calcanhar. Esconda as pontas dos fios na parte interna do produto.
Elementos decorativos
Os pezinhos prontos podem ser decorados com flores e fitas de tecido ou de tricô. Os elementos decorativos podem ser comprados em uma loja de artesanato ou feitos por você mesmo. As decorações podem ser costuradas ou feitas em crochê.
Os pezinhos podem ser bordados com miçangas, cornetas ou miçangas, ou bordados. Motivos vegetais são populares. Nos modelos infantis você pode bordar nariz, olhos e orelhas.
O crochê pode mudar drasticamente a aparência de um produto. Para isso, você pode usar um fio de tom contrastante e brilhante.
Os calçados de tricô são um item de guarda-roupa que combina o conforto e a conveniência dos chinelos e meias. Tricotar em duas agulhas é uma ótima maneira de fazer meias quentinhas de forma rápida e fácil para você ou para presentear amigos e familiares. Os produtos se ajustam bem à perna e não a apertam. Esses modelos podem ser usados tanto na baixa temporada quanto no inverno frio.
Vídeo sobre footsies em duas agulhas
Pegadas em duas agulhas de tricô sem costura: