Desenhar é uma ótima maneira para uma criança expressar pensamentos, sentimentos e emoções no papel. As crianças geralmente retratam personagens de que gostam e dos quais se lembram. Os professores têm certeza de que a criança precisa se envolver em qualquer processo, então ela se entregará a ele completamente, com todo o entusiasmo e disposição. Se você precisa desenhar um tomate, pode se lembrar com seu filho de “Cipollino” - um desenho animado interessante e gentil, cuja ação acontece no “mundo das frutas e vegetais”.
O personagem principal da história é Cipollino, e o Senhor Tomate é um dos antagonistas brilhantes, que também é interessante para as crianças como o oposto do personagem bom do desenho animado.
Como desenhar um tomate com um lápis simples
Um tomate (um desenho para crianças deve ser simples) pode ser desenhado com um lápis simples. Este método é adequado para crianças mais velhas, pois aplicar sombras é um processo bastante difícil e que requer atenção.
Lápis, papel e materiais
Durante o trabalho você precisará de:
- bússola;
- lápis simples;
- borracha e apontador;
- folha de papel branca.
É necessário monitorar constantemente a nitidez do lápis, pois a clareza dos traços depende da mina.
Processo de execução passo a passo
Durante o processo de trabalho, você precisa se concentrar na imagem e seguir o processo passo a passo:
- Primeiro, use um compasso para desenhar um círculo em um papel branco. Os tomates não têm bordas perfeitamente lisas, mas chegam perto disso. Use a mão para adicionar um pouco de irregularidade nas laterais e criar um efeito mais natural.
- Na parte superior, você precisa medir visualmente o meio (ao longo da linha vertical) do tomate e fazer um esboço da sépala e do talo. Como base, você pode representar um retângulo longo - o caule, e 5 a 6 linhas curvas - as sépalas.
- Os esboços precisam ser ligeiramente editados para ganhar tamanho e volume. Você precisa duplicar as linhas e conectá-las cuidadosamente, como mostrado na imagem.
- Usando uma borracha, você precisa remover todos os detalhes desnecessários para que o desenho fique limpo.
- A sépala e o pedúnculo são elementos verdes, os mais escuros da imagem. Elas precisam ser sombreadas, usando ativamente um lápis.
- Abaixo das folhas, você também precisa desenhar a sombra mais ativa para mostrar a sépala pendurada sobre o tomate.
- As partes restantes precisam ser levemente sombreadas. Em alguns lugares você pode deixar uma folha branca para destacar a superfície brilhante do tomate.
- Também é necessário representar uma sombra sob o tomate. Pode mudar dependendo do contexto em que o desenho é usado.

A imagem a seguir deve ser usada como guia.
Processo de execução passo a passo
Os tomates também podem ser desenhados em corte transversal. Para fazer isso, você precisa usar as mesmas ferramentas e se concentrar na imagem.
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Primeiro, você precisa fazer um círculo usando um compasso. Sem atingir 1-2 cm da parte superior e inferior, você precisa desenhar linhas longas usando uma régua.
- Começando pelo meio, você precisa reduzir o diâmetro do círculo, trazendo as linhas para a linha horizontal. Depois você precisa fazer uma dobra característica, conforme mostrado no molde.
- Na parte superior, você também precisa estreitar um pouco o círculo e, em seguida, desenhar o topo com uma leve curvatura.
- Usando uma borracha, você precisa remover os excessos.
- O caule e as sépalas devem ser desenhados usando linhas curvas. Ao duplicar as linhas, você precisa conectar os elementos e dar volume a eles.
- Você precisa desenhar sementes dentro do tomate. A costura abdominal deve ser desenhada com linhas arqueadas em cada lado.
- Mais perto do meio, você precisa desenhar outra linha arqueada, sem pressionar muito o lápis. Ao longo do perímetro desta linha, você precisa desenhar sementes em forma de gota.
- Depois que os elementos principais estiverem prontos, você pode começar a detalhar o desenho.
- A sépala e o pedúnculo devem ser completamente sombreados com um lápis. No processo de sombreamento, você pode usar não apenas linhas quebradas, mas também pontos de tamanhos diferentes para transmitir a textura do objeto.
- É necessário também contornar o perímetro da borda do tomate com um lápis para mostrar a polpa mais escura do vegetal.
- A área ao redor das sementes também precisa ser sombreada, não atingindo o topo do arco.
- Com apenas um toque no lápis, você precisa sombrear a parte restante do tomate.
Você também pode representar uma sombra ao redor do tomate, dependendo do “contexto” em que o desenho é usado.
Com lápis de cor
O tomate (desenho a lápis de cor para crianças) é um vegetal conhecido por todos por sua superfície vermelha brilhante e propriedades benéficas. Desenhá-lo com lápis de cor é bem simples, pois esse processo não exige a colocação de sombras e luzes.
Lápis, papel e materiais
Ferramentas que serão necessárias no processo:
- lápis de cor;
- lápis simples;
- folha de papel;
- apagador.
Você também pode usar uma bússola para deixar suas linhas mais claras.
Processo de execução passo a passo
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Usando um compasso ou à mão, você precisa desenhar um círculo ligeiramente achatado. Se estiver usando uma bússola no processo, primeiro você precisará desenhar um círculo e depois desenhar as linhas de controle. | ![]() |
2 | Na parte superior, no meio da linha vertical visual, é necessário desenhar o pecíolo e a sépala. O esboço é composto por linhas leves que podem ser facilmente editadas, se necessário. | ![]() |
3 | O esboço resultante precisa ser detalhado. As linhas precisam ser duplicadas e conectadas para obter a sépala e o caule. | ![]() |
4 | De um lado você precisa representar um destaque. Consiste em linhas arqueadas. O principal destaque é o tamanho, quase metade do vegetal. | ![]() |
5 | Do outro lado há um brilho menor, semelhante a uma gota. A superfície do tomate é brilhante, o que reflete facilmente a luz. | ![]() |
6 | Quando o modelo estiver pronto, você pode começar a colorir. O caule e a sépala devem ser desenhados em verde. O tom verde escuro deve ser usado para marcar os limites previamente desenhados com um lápis simples. O espaço livre dentro do tomate deve ser preenchido com cor vermelha. Não há necessidade de pintar sobre o pequeno destaque. Você precisa cobrir o destaque maior com marrom e depois aplicar uma camada de vermelho para dar mais profundidade. | ![]() |
Para deixar o desenho mais saturado, você pode usar canetas hidrográficas para trabalhar detalhes menores.
Guache
A pintura a guache é uma oportunidade para as crianças aprenderem a escolher o tom certo e a serem organizadas. O guache exige o cumprimento de regras durante o processo de trabalho, portanto, antes de desenhar um tomate, você precisa se familiarizar com a técnica.
Lápis, papel e materiais
Para trabalhar você precisará de:
- uma folha de papel branco grosso;
- escovas e água;
- guache;
- lápis simples;
- borracha e apontador.
Você também pode usar uma paleta ou uma folha desnecessária para misturar tons.
Processo de execução passo a passo
O processo passo a passo para fazer o trabalho é simples:
- Primeiro, você precisa desenhar um modelo para facilitar o trabalho. Neste caso, você pode começar desenhando a sépala e o pecíolo. Sem levantar a mão do papel, você precisa desenhar uma linha curva, como mostrado na imagem.
- Levantando o lápis alguns milímetros, você precisa duplicar a linha e conectá-las.
- Agora você precisa desenhar um círculo para que o elemento finalizado fique localizado no topo dele.
- A borda do tomate não precisa ser perfeitamente uniforme.
- Depois que o modelo estiver pronto, você pode começar a colorir o desenho.
- A tinta deve ser diluída em água para que fique com uma consistência cremosa.
- Usando um pincel fino, pegue um pouco de cor verde e desenhe ao longo do contorno da sépala e do caule. Este elemento deve ser preenchido com movimentos amplos. Você pode escurecer um pouco a sombra para dar um efeito mais natural.
- Você precisa pintar levemente o tomate com tinta vermelha brilhante. O efeito deve ser leve para que você possa aplicar camadas de tinta depois.
- Quando o guache estiver seco, você precisa adicionar um leve destaque com tinta branca em um dos lados.
- Depois de misturar a tinta vermelha e marrom, você precisa pintar o lado oposto. Ao esticar a cor, você precisa ir gradualmente para o vermelho e preencher a parte restante.
Se desejar, você também pode decorar a área ao redor do tomate com guache. Ao trabalhar com um modelo, você precisa se guiar por esta imagem.
Tomate em um galho
Um tomate (desenho para crianças em guache) pode ser desenhado em um galho. Para facilitar, primeiro desenhe um molde com um lápis simples, usando a imagem como guia, e depois preencha o desenho com tintas.
Lápis, papel e materiais
Para a imagem você precisará de:
- lápis;
- folha de papel;
- borracha e apontador;
- guache;
- água e pincéis.
Para evitar danificar o papel grosso da tinta, você pode primeiro desenhar um molde em folhas de papel comuns.
Processo de execução passo a passo
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Primeiro, você precisa determinar quantos tomates haverá no galho. Os tamanhos dos vegetais podem variar.
- O número necessário de ovais deve ser desenhado em uma pilha: eles podem obscurecer uns aos outros.
- Para cada oval, é necessário desenhar um esboço das sépalas e dos pecíolos. Neste caso, você precisa marcar o ramo visual - sua localização e, então, direcionar os talos em sua direção.
- Os elementos resultantes precisam ser detalhados para dar-lhes volume e uma forma mais completa.
- Quando os tomates estiverem prontos, você pode começar a desenhar os galhos. Usando um lápis, você precisa desenhar uma linha leve e ligeiramente curva. Recuando 3-4 mm para o lado, é necessário traçar uma linha idêntica, expandindo suavemente em uma direção.
- Os talos devem estar conectados ao galho.
- O modelo preparado precisa ser colorido. Se desejar, você pode marcar os locais de luz e sombra com antecedência com um lápis simples para facilitar a navegação.
- Na paleta você precisa misturar uma gota de preto e um pouco de verde. A sombra resultante deve ser usada para pintar o galho e a borda do caule. Primeiro, use um pincel fino para pintar ao longo da borda do galho para preservar seu volume e textura.
- O caule e as sépalas devem ser pintados com uma tinta verde mais clara.
- O interior do tomate deve ser preenchido com tinta vermelha. Usando uma pequena quantidade de tinta marrom, você precisa marcar as sombras sob o galho e o carpelo, e usando tinta branca na tinta já seca, você precisa adicionar um destaque.
Você também pode representar sombras no desenho finalizado. Para fazer isso, você pode diluir bem a tinta e preencher o espaço vazio com pinceladas leves.
Com folhas
Um tomate (desenho para crianças de 8 anos ou mais) pode ser desenhado com uma folha. Desenhar folhas é bem difícil, pois elas têm nervuras e bordas irregulares.
Lápis, papel e materiais
Ferramentas que serão necessárias no processo:
- aquarela;
- água e pincéis;
- folha de papel;
- lápis simples;
- borracha e apontador.
Você também pode usar outras tintas ou lápis de cor para deixar o desenho mais vibrante.
Processo de execução passo a passo
Durante o processo de trabalho, é necessário guiar-se por essa imagem.
Processo de trabalho passo a passo:
- Primeiro, você precisa preparar todas as ferramentas. Para deixar o desenho brilhante e bonito, primeiro você precisa desenhar um modelo.
- No papel, você precisa marcar um círculo irregular e ligeiramente achatado.
- Na parte superior, é necessário desenhar linhas finas semelhantes a sépalas e um caule.
- Do caule, é necessário retirar uma parte do ramo.
- Para continuar trabalhando, você precisa desenhar os detalhes. A sépala precisa ficar mais volumosa.
- Do galho você precisa desenhar pequenas folhas esculpidas, conforme mostrado no molde.
- No meio da folha, você precisa desenhar uma linha ligeiramente curva - uma grande veia, da qual outras menores se estendem por toda a superfície.
- Em um dos lados do tomate, você precisa colocar um pequeno círculo - um destaque, se desejar.
- Quando o desenho estiver pronto, você pode começar a colori-lo.
- Use um pincel molhado para pegar um pouco de tinta vermelha. Aplique uma camada fina de aquarela sobre a superfície do tomate. Você precisa trabalhar com cuidado para que a cor vermelha não atinja o destaque.
- Usando um pincel limpo, aplique uma sombra verde. Com um movimento leve você precisa pintar a folha, o galho e a sépala.
- Depois que a tinta secar, você pode aplicar novas camadas para obter o resultado desejado.
- Use um pincel fino para aplicar a cor verde. Nas axilas, na junção da sépala com o pecíolo, bem como no local das nervuras designadas, é necessário duplicar a cor.
- Na paleta, você pode misturar cores vermelhas e marrons, ou usar o tom vermelho de forma mais ativa. A cor resultante deve ser aplicada ao pincel. Usando movimentos cuidadosos, você precisa escovar embaixo das sépalas, bem como na parte inferior do tomate, para indicar sombras.
- O destaque precisa ser pintado de branco para garantir uniformidade.
Usando um marcador preto ou lápis, você pode destacar os principais detalhes do desenho: as bordas do tomate, as folhas, os galhos.
No prato
É muito fácil desenhar tomates em um prato. Para isso, diversas técnicas e métodos podem ser utilizados. A maneira mais fácil de transmitir a textura dos pratos, bem como a superfície brilhante do tomate, é com aquarela.
Lápis, papel e materiais
Ferramentas que serão necessárias durante o trabalho:
- lápis;
- folha de papel;
- borracha e apontador;
- pincéis e água.
Você pode usar aquarela, guache e outras tintas em seu trabalho.
Processo de execução passo a passo
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Você pode usar uma bússola ou objetos redondos enquanto trabalha.
- Em um pedaço de papel você precisa desenhar um círculo grande. Dentro dele, você precisa desenhar parte de um círculo menor para mostrar a profundidade do prato. É importante não desenhar o círculo inteiro, mas fazer linhas pontilhadas ou desenhar um arco em um dos lados.
- Os tomates devem ser representados apenas dentro do círculo menor. Os tomates cereja parecem orgânicos, mas você também pode desenhar vegetais clássicos.
- Usando qualquer uma das técnicas sugeridas acima, você precisa desenhar o número necessário de tomates. Você também pode desenhar tomates em corte transversal.
- O esboço final pode ser colorido ou sombreado.
- Depois de preparar a tinta, você precisa preencher os tomates com tinta vermelha usando movimentos leves do pincel.
- Use um pincel fino para pegar um pouco de tinta verde. Você precisa preencher cuidadosamente o talo e os galhos dos tomates.
- Usando um pincel largo, pegue um pouco de tinta branca e aplique como primer em toda a superfície do prato.
- Se desejar, você pode usar outras cores ou desenhar imagens ao longo das bordas dos pratos.
- Quando a tinta secar, você precisa misturar algumas gotas de branco e uma gota de preto.
- O tom acinzentado resultante deve ser usado para pintar o interior do prato nos locais onde as linhas estão localizadas.
- Ao utilizar mais tinta, é necessário duplicar todas as etapas do trabalho.
Se desejar, você pode adicionar destaques aos tomates para destacar a superfície brilhante do produto.
Tomates são uma visão comum em livros infantis. Você pode encontrar desenhos deste vegetal nas obras de Gianni Rodari “As Aventuras de Cipollino”, S. Marshak “A Canção do Senhor Tomate” e B. Zhitkov “O que é um Tomate”.
Os livros não apenas apresentam os vegetais às crianças, mas também permitem que elas desenvolvam a imaginação e a capacidade de reproduzir sozinhas o que veem no papel.
Vídeo sobre desenho
Desenho de tomate para crianças: