A plasticina aerada é muito leve e é considerada uma boa ferramenta para a criatividade das crianças. O produto não é pegajoso, macio e é muito fácil fazer vários artesanatos com ele, por exemplo, flores, figuras de animais. A principal vantagem desta plasticina é que o produto final endurece no ar após 2 horas e pode ser armazenado por um longo período de tempo.
Características da plasticina leve
A plasticina aerada também é chamada de marshmallow, massa leve, aveludada ou massa endurecedora para modelagem. Quando exposta ao ar, depois de algum tempo a massa de plasticina endurece.
No entanto, ele não resiste à água durante a brincadeira com produtos acabados e na fase de sua criação. A massa de ar é muito flexível para esculpir qualquer figura que possa ser usada por um longo período de tempo.
A figura de plasticina pode ser pintada com tintas ou canetas hidrográficas. Se depois de algum tempo as bordas do produto ficarem deformadas, elas podem ser restauradas. Para fazer isso, você precisa molhar o elemento deformado com água e pressioná-lo firmemente.
A plasticina aerada tem muitas vantagens. No entanto, existem algumas qualidades negativas que é aconselhável ter em mente:
Vantagens | Imperfeições |
|
O artesanato deve ser feito em um curto período de tempo. Caso contrário, o material será danificado. |
Preparando materiais para modelagem
Flores de plasticina aérea podem ser feitas em diferentes tons usando uma pilha especial. Para tornar o trabalho mais confortável, você pode usar adicionalmente um rolo de massa com uma tábua.
Se você precisar fazer elementos moldados, você pode usar um estêncil. Uma folha de base grossa é necessária se você precisar fazer um painel.
As seguintes decorações podem ser utilizadas como materiais auxiliares para modelagem, que atuam como decoração:
- tintas acrílicas ou canetas hidrográficas;
- pedras, galhos secos de árvores ou grama;
- castanhas e bolotas, frutos secos, folhas;
- areia, miçangas, glitter, sal.
Como amolecer plasticina de ar
A plasticina de ar pode ser amolecida caso o artesanato não tenha sido finalizado devido ao ressecamento do material.

Para restaurar o produto, você deve executar as seguintes etapas:
- Despeje água fervente sobre a plasticina.
- Deixe em infusão por 2 minutos.
- Retire do líquido e amasse.
As manipulações devem ser realizadas até que todos os grumos sejam removidos do material. Ao realizar o segundo procedimento, você não precisa colocar toda a plasticina no líquido quente, mas apenas a parte que contém grumos. Isso se explica pelo fato de que a massa se dissolverá na água sem formar grumos.
Camomila
Não é difícil fazer uma camomila artificial, pois ela se caracteriza por uma estrutura simplificada e consiste em um caule esverdeado com folhas, um centro amarelado e pétalas brancas.




O design passo a passo do artesanato é mostrado nos seguintes pontos:
- Amasse o material branco nas mãos e, achatando-o um pouco, crie um formato de lágrima. Abra as pontas da futura pétala com uma pilha em formato de bola e aplique relevo usando a borda pontiaguda da pilha. Execute ações semelhantes para criar as 20 pétalas restantes.
- Faça uma bola com plasticina amarela, achate-a um pouco e faça o centro da camomila. Com um material de cor semelhante, faça uma tira e corte pequenas pétalas com uma pilha esférica. Cole a tira reversa no centro da flor.
- Prenda as pétalas prontas na parte central do caule, começando pelas menores e dobrando suas pontas para fora.
- Abra o material verde e enrole-o ao redor da base do caule. Deixe a base do espeto limpa para o broto.
- A base do espeto é complementada com um recipiente feito em forma de bolo achatado feito de uma composição verde.
- Coloque a inflorescência no receptáculo e use uma malha para dar um relevo ao meio da flor.
- Prenda uma folha feita de material verde ao caule em forma de gota com nervuras feitas com a ponta afiada de um pedaço de pau.
Rosa
Flores feitas de plasticina arejada em forma de rosas podem ser um produto de design completo ou uma decoração complementar à composição geral.
As etapas de criação de um objeto são descritas nos seguintes pontos:
- Para o caule, molde o material verde em forma de salsicha e torça-o cuidadosamente, criando uma coluna de relevo que fica fixada ao fundo.
- Crie 5 bolos planos idênticos e uma tira alongada com uma borda pontiaguda em um dos lados para fazer pétalas.
- Distribua as pétalas a partir de um centro comum no topo do caule, colocando uma sobre a outra. Pressione apenas o meio, deixando um pouco de volume nas pontas.
- Enrole o elemento em forma de fita, começando pela ponta, até formar um broto volumoso. Coloque-o na base da flor e foque com cuidado.
- Forme 2 folhas médias para criar o caule e prenda-as ao fundo principal.
- Usando um palito, desenhe uma linha no meio de cada folha.
Lírio
Fazer um lírio é feito seguindo alguns passos simples, mostrados na master class. Este trabalho exigirá várias barras de material.
O verde é necessário para criar uma folhagem com caule, para o botão você deve escolher o branco, apesar de na natureza haver tons avermelhados, amarelados e lilases. A gama de cores das pétalas é irregular, com pontos escuros. Além disso, você precisará preparar plasticina rosa.
Pode-se usar arame forte para fortalecer o caule, e pedaços finos de cobre podem ser usados para fazer estames.
A produção do lírio artificial é descrita nos seguintes pontos:
- Amasse a massa branca nas mãos e divida em 5 porções, moldando cada uma delas em um pão achatado oval e fino. Isso é necessário para criar pétalas de flores.
- Rasgue um pequeno pedaço de material rosa e, aquecendo-o nas palmas das mãos, espalhe-o sobre a área central das pétalas. Isso precisa ser feito sem cuidado para que as pontas fiquem borradas. A base da pétala deve ter uma tonalidade verde, criada de forma semelhante a partir de material verde.
- Usando a ponta pontiaguda da pilha, desenhe sulcos longitudinais grossos ao longo das pétalas. A superfície rugosa deve estar localizada exclusivamente na parte interna.
- Aplique plasticina vermelha em forma de pontos de dentro para fora na superfície áspera.
- A produção de estames é baseada no uso de vários pedaços bastante longos de arame fino. Cole uma bola amarelada em 1 – este é o pistilo – e cabeças ovais acinzentadas no resto.
- As pétalas resultantes são 6 peças. monte uma cabeça de flor, vire a peça de trabalho para o lado de trás e fixe o copo verde no meio, na área onde todos os elementos estão unidos.
- Coloque um arame rígido dentro dele – este é o caule – e fixe um punhado de estames finos por dentro.
- Cubra o caule com material verde, formando adicionalmente 2 folhas oblongas com ele.
- Fixe os espaços em branco ao caule.
Tulipa
As tulipas são muito populares em buquês de primavera. Flores vivas podem ser substituídas por um buquê de plasticina, já que a tecnologia de modelagem é muito simples e até uma criança pequena pode manuseá-la.




Você pode fazer flores de primavera com plasticina leve seguindo as instruções passo a passo:
- Para o broto interno, abra uma pequena quantidade de material verde e faça um formato alongado com uma bolinha na ponta.
- Coloque o elemento no fio.
- Use uma faca de plasticina para dar ao broto um formato natural aplicando pequenos elementos em sua superfície. Achate um pouco as bordas da figura.
- Faça 5 estames alongados de material preto. Faça um furo em cada um com uma faca.
- Anexe estames verdes ao pistilo verde.
- Para criar pétalas, você pode escolher qualquer tom de plasticina. Divida o material selecionado em 6 partes, dando a cada uma delas o formato de uma bola.
- Achate os pedaços até formar um bolo achatado e use uma faca para desenhar veias na superfície.
- Fixe as pétalas preparadas ao botão, dando à flor um determinado formato.
- Faça uma salsicha alongada com o material verde e prenda-a ao arame, criando o caule da tulipa.
- Cole folhas alongadas feitas de material verde com nervuras pré-aplicadas no caule.
Lírio do vale
Flores de plasticina podem ser feitas não apenas por adultos, mas também por crianças, se as instruções passo a passo forem seguidas rigorosamente. Primeiro, você precisa formar flores a partir da massa branca e arejada. Quanto mais pequenos detalhes houver, mais impressionante será a imagem geral.


A master class sobre como fazer lírio do vale é baseada nas seguintes etapas:
- Forme bolas com 8 mm de diâmetro a partir do material. Achate os espaços em branco, usando o cabo do pincel para dar volume a cada broto. Alguns brotos devem permanecer redondos.
- Da massa verde clara, molde uma salsicha oblonga, que será o caule.
- Para obter uma semelhança visual com o original, cole os brotos em um padrão xadrez.
- A folhagem verde deve ser grande. Nele, faça listras verticais para criar um efeito de textura.
- Cole a composição mais próxima da base e leve-a ao compartimento da geladeira para endurecer.
Apesar de a embarcação ter algumas depressões irregulares, ela se parecerá mais com um verdadeiro lírio-do-vale.
Orquídea
Você pode criar um arranjo floral se tiver as seguintes ferramentas:
- pequenos pedaços de arame forte;
- espeto reto;
- plasticina de cores esverdeada, marrom, rosada e branca.

Você pode fazer sua própria orquídea seguindo estes passos:
- Amasse 3 pedaços de material em suas mãos, corte o arame em pedaços do comprimento necessário, tendo determinado previamente qual será o tamanho do buquê.
- Amasse a mistura marrom nas mãos até formar uma fita oblonga, coloque o arame no centro e, prendendo as bordas com movimentos oscilatórios, esfregue o tubo até ficar homogêneo.
- Faça moldes para 3 flores no formato de 3 pétalas pequenas e 3 grandes. Faça uma caixa rosa que será colocada no centro.
- Cole bolinhas rosas na borda do arame e depois remova-as de modo que um furo se forme no centro delas. Molde as pétalas em formato de lágrima apertando cada uma delas na parte de trás da malha.
- Monte as inflorescências com base em 6 pétalas, fixando a caixa no meio.
- Para tornar a folhagem verde alongada e plana.
- Monte o galho fixando primeiro a moldura e conectando as bordas do fio, que é coberto com plasticina.
- Coloque os brotos nas bordas superiores e posicione as flores com folhagens ao longo de todo o comprimento.
- Por fim, fixe os elementos macios, pressionando-os contra a estrutura.
Íris
Para moldar íris a partir de material arejado, você precisa preparar os seguintes materiais:
- um rolo de massa para bebês ou um tubo cilíndrico (por exemplo, uma tampa de batom serve);
- Para criar uma folhagem com caule, você precisa de material verde e arame fino e forte;
- para capítulos florais, é necessário material amarelado, branco, azulado e azul;
- uma partida com uma pilha.


Flores de plasticina podem ser feitas de forma fácil e rápida seguindo as seguintes ações passo a passo:
- Dê ao azul com o material azulado e branco um formato cilíndrico e conecte-os, criando uma salsicha alongada. Abra a massa com um rolo até formar uma tira fina.
- Reúna a fita em um feixe de modo que o tom azul fique do lado de fora, o azul claro no centro e o branco dentro.
- Corte o torniquete transversalmente em pequenos bolos achatados. Pressione os espaços em branco com os dedos, alisando a superfície do material.
- Puxe todos os pães achatados para fora, formando uma fina pétala de flor. A área central de cada pedaço ficará branca e começará a engrossar gradualmente.
- Use um fósforo para fazer ranhuras longitudinais em cada pétala. O azul e o azul claro se misturarão com a cor branca, o que fará com que o detalhe pareça mais com uma flor de verdade. São necessárias 7 pétalas para criar uma íris.
- Fixe 4 pétalas ao redor da circunferência de modo que a parte nervurada permaneça do lado de fora.
- Pressione 3 pétalas adicionais na parte inferior, abaixando-as. A área nervurada das pétalas inferiores deve ficar voltada para cima.
- Coloque uma sépala verde na parte inferior do botão. Pegue um arame fino e forte para o caule e salsichas para a folhagem de material verde.
- Modele a base do caule e insira-a por baixo. No meio de cada pétala inferior, aplique uma pequena tira de material amarelo.
- Faça folhas finas e alongadas com material verde, fixando-as ao caule.
Dicas e truques
A principal característica da interação com o ar é que ele endurece muito rapidamente ao entrar em contato com o ar. Nesse sentido, é necessário preparar previamente um recipiente hermético no qual serão guardados os restos da composição.
Dicas e recomendações para trabalhar com argila endurecida:
- Todas as figuras devem ser feitas exclusivamente com as mãos limpas e secas. Em particular, esta regra deve ser seguida ao fazer artesanatos com massas leves e arejadas.
- O novo material pode ser dobrado em um saco e espremido sobre uma superfície se você precisar criar pequenos detalhes ou decorar um artesanato.
- O novo material é muito macio e gruda nos dedos. Ao trabalhar com elementos pequenos, é aconselhável amassar a plasticina ou deixá-la no ar por cerca de 5 minutos. Se deixado por muito tempo, pode endurecer e estragar.

- O trabalho com a composição do ar deve prosseguir rapidamente. Não é aconselhável preparar muitos blanks para não danificar o material.
- Para garantir que figuras grandes se encaixem com segurança, elas podem ser presas com palitos de dente.
- Para que o artesanato grande finalizado seque completa e uniformemente, ele precisa ser girado periodicamente em diferentes direções.
- Modelos e moldes ajudarão a criar elementos em relevo e moldados.
Flores feitas de plasticina podem ser feitas em qualquer superfície usando diversas ferramentas e materiais auxiliares destinados à decoração. A massa de ar é muito maleável e não gruda nas mãos, por isso é adequada para a criatividade das crianças.
Para aumentar a vida útil do produto acabado, basta mantê-lo ao ar livre por 2 horas. Esse tempo será suficiente para a figura endurecer.
Vídeo sobre plasticina
Flores de plasticina aérea: