Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos

Nos últimos anos, o poncho se tornou muito popular no guarda-roupa de muitas mulheres, e tricotá-lo você mesma usando um novo padrão com uma descrição do estilo mais moderno adicionará relevância e um toque especial a ele.

O que é um poncho? O que vestir com esta peça de roupa

Essa vestimenta tradicional indiana é conhecida desde o século XV, chegou ao mundo da moda moderna vinda da América do Sul e Central e rapidamente começou a ganhar popularidade entre o belo sexo. O segredo desta capa moderna é que ela não só permite que você se aqueça de forma confortável e original em nosso clima frio, mas também esconde algumas falhas de silhueta.

Ultimamente, designers modernos desenvolveram muitos estilos originais e variados, dos quais cada fashionista pode escolher aquele que mais combina com seu estilo e características físicas.

Um poncho de malha (os diagramas e descrições são fáceis de entender até para iniciantes) é a opção mais fácil para fazer sua própria peça de moda. Basta tricotar um tecido retangular ou quadrado com um recorte para a cabeça.

Esta capa vai realçar suas pernas finas e ficará bem com as seguintes combinações de roupas:

  • calças justas;Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos
  • saia longa;
  • jeans;
  • saia lápis;
  • vestido curto afunilado;
  • leggings, meias-calças.

Deve-se levar em conta que o poncho acrescenta volume e certa solidez à imagem, por isso é melhor combiná-lo com roupas justas e ajustadas ao corpo, de preferência de textura diferente.

O comprimento mais comum é considerado até o meio da coxa. Fica ótimo em qualquer versão e é considerado universal.

Modelos mais curtos alongam visualmente as pernas, o que é especialmente importante para quem tem baixa estatura.

Os modelos mais populares agora são modelos coloridos em estilo étnico ou com padrões geométricos chamativos. Grandes padrões xadrezes ou listrados também continuam relevantes. Todas essas cores combinam melhor com roupas de cores neutras e sólidas.

Um poncho é um item totalmente autossuficiente que não requer decoração ou acessórios adicionais. Franjas ou grandes tranças de malha ao longo da borda serão suficientes.

Os estilos boho estão ganhando grande popularidade atualmente. Os designers decoram modelos com padrões brilhantes e acessórios incomuns, várias borlas ou franjas. Tecidos naturais, liberdade de movimento e comprimento assimétrico falam de boho.

Os ponchos indianos tradicionais eram feitos de lã: para os pobres, usava-se lã de lhama, enquanto os ricos podiam comprar lã de alpaca. As cores dos itens eram diferenciadas pela natureza heterogênea e padronizada de uma área específica, de modo que um estranho podia ser reconhecido imediatamente pelas cores de suas roupas.

Das tribos indígenas, essa vestimenta migrou para o exército e começou a ser usada para manter os soldados aquecidos. Foi popularizado pelos hippies no final dos anos 60. Depois, o bastão foi retomado pelas donas de casa, que começaram a criar peças originais de tricô para seus guarda-roupas.

O que você precisa para tricotar um poncho com suas próprias mãos?

É fácil fazer um poncho com agulhas de tricô (diagramas e descrições dos modelos estão abaixo) se você tiver pelo menos habilidades básicas de tricô e um pouco de paciência. A beleza deste produto é que ele é acessível até mesmo para iniciantes. Afinal, não há necessidade de um ajuste perfeito, não há necessidade de obter o tamanho exato.

As opções de corte retangulares parecem mais volumosas do que os modelos quadrados. Este poncho se distingue pela sua assimetria original, que atrai muitas meninas. Mas o processo independente de fazer este produto levará muito tempo: depende de suas habilidades e velocidade de tricô.

Selecionando fios

Quanto à escolha da cor do produto, é melhor dar preferência às cores básicas que nunca saem de moda. Peças lisas em branco, preto e cinza de qualquer tom estão presentes nos modelos desta temporada. Também estão na moda tons de rosa empoeirado, azul acinzentado e verde escuro. A combinação clássica de preto e vermelho, azul e branco sempre parece relevante.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos

O tipo de fio escolhido determinará a aparência do produto final e sua sazonalidade. Não há restrições aqui. Um poncho é uma peça de guarda-roupa completamente universal que fica bem tanto em uma versão elegante e vazada quanto em uma versão quente e volumosa.

A única limitação será o nível de habilidade da costureira. Quanto mais baixo, mais grosso é recomendado que o fio seja passado., então o processo de tricô será mais rápido e o padrão simples ficará melhor. A caxemira delicada e nobre adicionará sofisticação e luxo ao produto. Este poncho fica bem com peças clássicas e é adequado para mulheres maduras.

Os produtos de mohair são muito quentes, leves e macios, mas não são considerados muito modernos hoje em dia. Além disso, não é tão fácil tricotar com fios fofos, por isso é recomendado para artesãs de alto nível. Os produtos de lã são universais e adequados para uso diário, tanto para jovens quanto para idosos. Dependendo da cor e do estilo, elas podem ser de qualquer estilo.

Selecionando raios

Cada costureira tem seu próprio estilo e densidade de tricô, o que determina a seleção experiente de agulhas de tricô para o resultado pretendido. Você pode usar a dica do fabricante no rótulo da maioria das linhas produzidas em fábrica.

Espessura do fio,

comprimento em 100 g, em m

Tamanho de agulha recomendado
50 ou menos das 9 às 15
100 das 6 às 8
150 de 5 a 6
200 de 4 a 5
300 de 3 a 4,5
400 de 2 a 3,5
800 de 1,5 a 3

Mas existem regras gerais que são adequadas para uso por uma artesã iniciante:

  1. O diâmetro da agulha de tricô deve ser aproximadamente o dobro da espessura do fio.
  2. Se você precisa de uma estrutura densa para seu produto, é melhor usar agulhas de tricô um tamanho menor.
  3. E se você quiser tricotar mais folgadamente, é melhor aumentar a espessura das agulhas de tricô.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos

Para tricotar com lã macia ou acrílico, uma boa opção seriam agulhas de tricô de metal com revestimento de Teflon. O fio desliza facilmente pela superfície lisa e não fica preso. Pelo contrário, é mais conveniente tricotar fios de seda ou viscose com agulhas de tricô de bambu ou madeira, menos escorregadias. Eles também são adequados para iniciantes caso os laços se soltem e se “percam” durante o processo de criação de um produto.

Para fios grossos para tecidos grandes e volumosos, é recomendável escolher agulhas de tricô de plástico leves, flexíveis, fortes e duráveis.

E outro ponto importante: como estamos planejando um produto bastante volumoso, é melhor levar agulhas de tricô em um cordão longo e flexível ou linha de pesca de 100 cm.

Calculando a quantidade de fio

Ao calcular a quantidade de fio necessária, é preciso ter em mente que o maior consumo será ao tricotar um produto com tranças e arans entrelaçados. Para um tecido arejado e vazado você precisará de muito menos linha. Mas é importante levar em conta que muito tricô furado não fica bem em produtos feitos com fios lisos; um fio fofo com pelo é mais adequado para isso.

Para fazer um cálculo preciso, você precisará se esforçar bastante: faça uma amostra de tricô com o padrão planejado e certifique-se de lavá-la e secá-la. Depois disso, anote todas as dimensões do tecido de teste, calcule a densidade, depois desfie tudo e meça o comprimento do fio.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos

Agora você pode calcular com precisão a metragem necessária: multiplique a área planejada em centímetros quadrados pelo comprimento do fio da amostra em metros e divida pela área da amostra em centímetros quadrados.

É muito mais fácil usar calculadoras prontas para calcular o consumo de fios. Eles podem ser encontrados em muitos sites na Internet. O resultado obtido será menos preciso, por isso é recomendável aumentá-lo em 10%.

Tipos de padrões para tricotar ponchos com agulhas de tricô

Há um grande número de padrões diferentes e interessantes que são perfeitos para um poncho de malha.

Mas os padrões básicos de tricô mais simples, familiares a todas as costureiras, ficarão ótimos:

  • Ponto meia: As carreiras da frente são tricotadas com o ponto da frente, enquanto as carreiras de trás são tricotadas de acordo com o padrão, ou seja, com pontos tricô. Ao criar um tecido circular, todas as laçadas são tricotadas apenas com o ponto da frente.
  • Ponto meia: Em todas as carreiras, tricote somente as alças da frente. Em carreiras circulares, alterne uma carreira de pontos meia com uma carreira de pontos meia.
  • Padrão de pérola consiste em laçadas tricotadas alternadamente com tricô frontal e traseiro. Em seguida, vem a mudança das laçadas de cada carreira: tricotar a laçada do tricô com o ponto da frente e vice-versa.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos
  • Diferentes tipos de elástico simples: quando na parte da frente do produto um certo número de laçadas de tricô da frente e de trás são tricotadas alternadamente, e na carreira de trás as laçadas são tricotadas de acordo com o padrão.

Os padrões descritos são muito fáceis de fazer e ficam bastante interessantes devido à cor do fio em uma tela grande, sem sobrecarregar o produto com detalhes desnecessários. Além disso, elas são perfeitas para tricotar com qualquer fio de lã por um tricotador iniciante. Para modelos de verão feitos com fios finos, é melhor escolher padrões vazados, mas isso já é um alto nível de habilidade.

Instruções passo a passo para tricotar um poncho feminino clássico com um padrão simples

Tricotar um poncho com agulhas de tricô (diagramas e descrição de um estilo clássico simples) não é tão difícil, mesmo para uma costureira iniciante. É tricotado inteiramente sem costuras, em uma única peça, de cima a baixo. Para o modelo feminino clássico, você precisará de 800 g de linha tingida seccional e agulhas de tricô nº 4-5 em linha longa para tricotar em redondo.

Padrões de tricô

As listras são tricotadas alternando 12 carreiras de ponto meia com 4 carreiras de ponto meia. Alternância de padrões: trabalhe 4 cm em redondo em ponto meia, o que equivale a 12 carreiras, depois 144 carreiras em padrão listrado, terminando com 8 carreiras em ponto meia. Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelosDensidade aproximada: um quadrado de 10 x 10 cm é composto por 17 laçadas e 29 linhas.

Descrição do Cargo

Instruções passo a passo:

  1. Para começar, você precisa fechar os 84 laços que você coletou em um círculo. Tricotar a primeira carreira com todos os pontos em ponto meia, marcando cada 21º com marcadores especiais.
  2. Ao tricotar posteriormente, a cada 2ª carreira de cada lado dessas marcas, é necessário fazer um aumento de cordões cruzados entre as alças, incluindo-os gradualmente no padrão principal de tricô.
  3. Após 60 cm da borda de montagem, todas as alças do produto são fechadas em sequência.
  4. Você pode adicionar uma gola alta ao poncho. Isso dará ao produto uma aparência mais fechada, o que ficará apropriado em um modelo isolado. Para fazer isso, você precisa pegar todas as laçadas ao longo do decote e tricotar em ponto meia em redondo, sem adicionar laçadas, por cerca de 15 cm, depois fechar as laçadas, cortar o fio e esconder a ponta.
  5. Se sobrar algum fio, você pode decorar a parte inferior do produto com borlas.

Como tricotar um poncho elegante para uma menina com mangas e capuz

Um poncho de malha com capuz parece elegante e interessante. Adequado para meninas de qualquer idade, se você aumentar ou diminuir os padrões indicados na descrição para os tamanhos necessários. Para trabalhar, você precisa selecionar linhas elegantes e agulhas de tricô adequadas.

Descrição do Cargo

Guia passo a passo:

  1. O produto é feito a partir do capuz, montando 41 laçadas em agulhas de tricô com linha longa. É necessário tricotar um pedaço plano de tecido de 23-25 ​​cm de comprimento com um padrão de pérolas, tricotando 3 alças externas no início e no final da carreira com ponto meia para formar uma borda perfeita do capuz.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos
  2. Separe o tecido de malha com duas carreiras de ponto meia. Faça uma diminuição uniforme em toda a carreira de 5 pontos para o decote.
  3. Em seguida, comece a tricotar a parte principal do produto com a superfície frontal, não esquecendo de tricotar as alças com ponto meia. Para adicionar pontos, coloque 4 marcadores coloridos na linha do raglan. A cada segunda carreira, adicione 1 laçada de cada lado da marca do marcador, tricotando-as a partir de broches cruzados. Repita 20 vezes.
  4. Em seguida, coloque as alças das mangas em agulhas de tricô adicionais, um alfinete ou linha e continue tricotando, conectando as partes laterais das costas e da frente. Finalize a peça com 8 carreiras de ponto pérola e feche as laçadas.
  5. Tricotar cada manga separadamente no comprimento desejado, finalizando cada uma com um punho em ponto meia.
  6. Faça uma costura traseira no capuz pelo avesso do produto.
  7. Passe a fita e decore com pompons.

Vale ressaltar a variabilidade da execução deste modelo. Pode ser feito em peça única ou com fecho frontal, botões ou colchetes.

Além disso, esse estilo é bom porque é possível ajustar as mangas e o comprimento do produto caso a criança fique grande demais para ele. Existe uma opção de tricô sem mangas, como no modelo feminino descrito acima. Mas isso vai servir para meninas mais velhas.

Modelo de poncho com tranças volumosas

O poncho de malha (os moldes e a descrição do modelo com tranças são fornecidos para vários tamanhos) parece simplesmente luxuoso e também muito quente. Este produto volumoso, tricotado com fio 100% lã e agulhas grossas de tricô nº 7 e 9, pode ser usado como um casaco de verão.

Faixa de tamanho

Dimensões:

  • 80-90 (90-102, 102-110) cm.
  • Circunferência do poncho: 140 (148, 160) cm.
  • Comprimento final do produto: 92 (96, 101) cm.
  • Os números entre parênteses são para outros tamanhos; caso não estejam disponíveis, o número se aplica a todos os tamanhos.
  • Materiais: 14 (15, 16) novelos de fio 100% lã.
  • Densidade: um quadrado com 10 cm de lado, feito com ponto meia nas agulhas de tricô nº 9, tem 11 laçadas por 18 carreiras.

Designações usadas

Cruzamentos sobre 20 para a esquerda: coloque de lado, sem tricotar, as primeiras 10 laçadas da trança em uma agulha adicional, coloque-as na frente do trabalho, tricote as próximas 10 laçadas em ponto meia e, em seguida, volte e tricote as 10 laçadas deixadas de lado da agulha adicional em ponto meia.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos

Cruzamentos sobre 6 à esquerda: remova 3 laçadas sem tricotar, usando uma agulha adicional, colocando-a na frente do trabalho, tricote as próximas 3 laçadas como laçadas da frente, retorne às 3 laçadas reservadas da agulha adicional, tricotando-as como laçadas da frente.

Cruzando 6 para a direita: coloque 3 laçadas removidas atrás do tecido de trabalho em uma agulha adicional, tricote 3 laçadas da frente, depois retorne as 3 laçadas reservadas e tricote-as com o tricô da frente.

Detalhe principal

É tricotado com agulhas de tricô nº 9 em ponto meia no formato de um tecido retangular, uma carreira é composta por 98 (102, 108) laçadas, após aproximadamente 198 (206, 212) carreiras tricotadas, as laçadas são fechadas de qualquer maneira. Os punhos com tranças grandes são tricotados separadamente na quantidade de 2 peças: montar 28 (32, 36) laçadas nas agulhas de tricô nº 9.

  1. 1ª carreira: tricotar todos os pontos em meia.
  2. 2ª carreira: 4 (6, 8) pontos meia, 20 pontos meia, 4 (6, 8) pontos meia.
  3. Repita até 14 carreiras. inclusivo.
  4. 15ª carreira: 4 (6, 8) pontos meia, cruzando 20 laçadas para a esquerda, 4 (6, 8) pontos meia.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos
  5. Carreira 16: tricotar como na Carreira 2.
  6. Das carreiras 17 a 42, alterne o tricô conforme indicado nas carreiras 1-2.
  7. Repita a carreira 43 conforme descrito na carreira 15.
  8. Carreira 44: tricotar como na Carreira 2.
  9. Das carreiras 45 a 70, alterne conforme indicado nas carreiras 1-2.
  10. 71ª carreira: tricotar conforme a descrição da 15ª carreira.
  11. Linha 72: repita como na Linha 2.
  12. Das carreiras 73 a 98, alterne conforme indicado nas carreiras 1-2.
  13. 99ª carreira: tricotar conforme a descrição da 15ª carreira.
  14. Linha 100: repita como na Linha 2.
  15. Das carreiras 101 a 115, alterne o tricô conforme indicado na descrição das carreiras 1-2.
  16. Todos os loops podem ser fechados de qualquer maneira.

Lado direito da frente

É tricotado com 23 laçadas e agulhas de tricô nº 9.

  1. 1ª carreira: tricotar todos os pontos lançados em meia com o ponto da frente.
  2. 2ª carreira: tricotar 2 pontos em meia, tricotar 6 pontos em meia e tricotar os 15 pontos restantes novamente.
  3. Das carreiras 3 a 8, alterne conforme indicado nas carreiras 1-2.
  4. 9ª carreira: tricotar 15 laçadas, cruzar 6 para a esquerda, tricotar 2 laçadas.
  5. Tricotar a 10ª carreira como a 2ª carreira.
  6. Repita as carreiras 1 a 10 do padrão até que a altura do produto seja de 53 (56, 64) cm, então, do lado avesso para tricotar o pescoço, feche as primeiras 14 laçadas da borda, tricote o padrão em todas as 9 laçadas restantes até o final da carreira.
  7. Na próxima carreira, tricote as alças do padrão nas 2 alças restantes e tricote-as juntas de acordo com o padrão.

    Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos
    Diagrama e descrição das agulhas de tricô
  8. Continue tricotando, diminuindo os pontos do decote até o final da parte da frente. Feche as últimas alças dos ombros.

Lado esquerdo frontal

Ele é tricotado simetricamente conforme a descrição do lado direito, só para finalizar o decote é preciso ir para o lado da frente.

Colarinho

Você precisa montar 83 pontos usando agulhas de tricô tamanho 7.

  1. 1ª carreira: comece tricotando 1 laçada frontal, 2 laçadas em tricô, repita na sequência indicada até o final da carreira, tricote a última laçada com uma laçada frontal.
  2. 2ª carreira: 1 ponto meia, 2 pontos meia, 1 ponto meia, alterne até o final da carreira de acordo com o padrão.
  3. Repita as carreiras 1 e 2 sequencialmente 17 vezes e feche todas as laçadas.

Montagem do produto acabado

Instruções passo a passo:

  1. Dobre a peça principal ao meio ao longo do lado comprido.Poncho com agulhas de tricô. Padrões e descrição com mangas e capuz. Tricô faça você mesmo, novos modelos
  2. Costure os punhos em ambos os lados ao longo da parte inferior das mangas.
  3. Costure as mangas ao longo das costuras.
  4. Vire o produto do lado direito para fora. Faça uma marca no centro do decote das costas com uma linha contrastante ou um marcador especial.
  5. Costure as peças da frente esquerda e direita a partir das marcas.
  6. Marque o centro da gola, alinhe-a com a marca das costas para que os marcadores coincidam e costure a gola ao longo do decote nos painéis das costas e da frente.
  7. Vire a gola e faça a bainha na borda.
  8. Prenda todas as pontas dos fios cortados.

Um poncho tricotado de acordo com qualquer padrão ou descrição ajudará você a dominar o processo de criação de uma nova peça de roupa interessante e será um bom treinamento em habilidades de tricô.

Formatação do artigo: Vladimir, o Grande

Vídeo sobre como tricotar um poncho com agulhas de tricô

Aula magistral sobre como tricotar um poncho e um gorro:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho