Hemisfério direito incomum desenho é o nome dado a uma técnica belas artes, nas quais o artista estimula o trabalho do hemisfério direito, enquanto suprime artificialmente a atividade do esquerdo.
Recomenda-se mudar a direção do pensamento em etapas, realizando regularmente exercícios especiais. Caso contrário, o corpo sofrerá estresse, o que afetará negativamente não apenas a criatividade da pessoa, mas também sua condição física.
O que é desenho com o lado direito do cérebro?
O desenho do hemisfério direito (o método deve alterar gradualmente a atividade do cérebro, corrigindo artificialmente a direção dos impulsos) é baseado na teoria da especialização funcional formulada por Roger Sperry.
Ele afirma que o hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, cálculos precisos e racionalismo, enquanto o direito é ativado ao observar cores, comparar seus tamanhos e também durante atividades criativas.
Técnica
A técnica de desenho com o lado direito do cérebro difere das belas artes tradicionais porque define a tarefa para uma pessoa observar e perceber visualmente um objeto específico, em vez de representá-lo em uma folha de papel. Artistas que praticam esse método de trabalho se abstraem do pensamento lógico, concentrando-se exclusivamente em suas emoções e intuição.
O resultado do desenho do hemisfério direito geralmente são imagens incomuns, nas quais é impossível dizer claramente o que está desenhado. Um dos benefícios de praticar esse tipo de arte é que as interpretações da percepção visual são transferidas para o papel em um curto período de tempo.
Artistas inexperientes nessa técnica gastam de 30 minutos a 1 hora criando uma imagem, enquanto profissionais não gastam mais do que 20 minutos.
Embora desenhar com o lado direito do cérebro não implique adesão a uma técnica clara para criar imagens, os artistas geralmente usam técnicas básicas em sua prática.
Eles são assim:
- criando uma imagem espelhada;
- imagem de um objeto de cabeça para baixo;
- copiar o contorno de um desenho, confiando na intuição;
- criando um desenho usando o visor.
O desenho com o cérebro direito também é chamado de trabalho no “modo P”, no qual o artista não só tem a oportunidade de revelar seu potencial criativo, mas também reduz a tensão no sistema nervoso, ganha confiança interior e fica carregado de otimismo.
Metodologia
A técnica de desenho do hemisfério direito é baseada nas características fisiológicas do cérebro. Artistas que criam pinturas usando essa técnica estão confiantes de que é justamente por causa da incapacidade de mudar a direção dos impulsos cerebrais durante o processo criativo que muitos iniciantes não conseguem desenhar imagens que correspondam ao estilo escolhido.
Ao entender os princípios básicos desse método de belas artes, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode aprender a desenhar lindamente sem ter nenhuma experiência criativa. A técnica em questão foi desenvolvida na década de 70. século XX, mas ganhou popularidade específica somente na década de 2000.
Suas principais ideias hoje são consideradas:
- a oportunidade para uma pessoa ver a versatilidade das soluções;
- adquirir a capacidade de controlar as próprias emoções;
- uma oportunidade de direcionar sua energia na direção certa;
- estabilização do sistema nervoso.
A prática do desenho do hemisfério direito é especialmente relevante entre idosos e mulheres grávidas, cuja psique é propensa à exaustão e à emocionalidade excessiva devido às mudanças fisiológicas naturais do corpo.
No âmbito da metodologia considerada das belas-artes, os artistas:
- criar pinturas com os dedos;
- eles desenham, abstraindo da consciência dos limites do plano de trabalho;
- crie a atmosfera apropriada ouvindo composições musicais especiais e fazendo exercícios respiratórios;
- praticar métodos incomuns de uso de tintas e pincéis no processo de trabalho.
Regras de desenho
As regras básicas do desenho do hemisfério direito são:
- Use itens de papelaria que ajudem a transmitir o humor atual do artista. Muitas vezes, os iniciantes, ainda inexperientes em desligar o hemisfério esquerdo, analisando o processo de trabalho futuro, optam por lápis simples, acreditando que será mais fácil desenhar com eles pela primeira vez. No processo de aprendizagem da técnica, além de aumentar sua paixão pelo desenho, os artistas iniciantes trocam os lápis por pincéis com tintas, o que é aceitável dentro da estrutura da técnica considerada para revelar o potencial criativo.
- Desenhe em papel grosso e de grande formato, como papel Whatman. Para desenhar com o lado direito do cérebro em casa, é recomendado usar papel de parede desnecessário. Ao colocar um pedaço de papel no chão, o artista pode reproduzir imagens com mais facilidade, sem ficar limitado pelos limites rígidos da superfície de trabalho.
- Não use borracha ou outros objetos para ajudar a corrigir uma imagem desenhada anteriormente. O desejo de redesenhar muitas vezes surge devido à ativação do hemisfério esquerdo, responsável pelo pensamento lógico. Ao ignorar tais impulsos, o artista aprende a ouvir sua intuição e confiar em seu pensamento imaginativo.
- Não divida o trabalho de uma pintura em vários dias. Ao criar uma imagem usando a técnica do hemisfério direito, é recomendável manter uma linha de fluxo emocional, que não pode ser mantida interrompendo-a por várias horas.
Como determinar o trabalho do hemisfério?
O desenho do hemisfério direito (o método ensina gradualmente não apenas como criar belas imagens, mas também como ouvir seus próprios sentimentos) envolve uma determinação inicial de qual hemisfério predomina em uma pessoa específica.
Geralmente é feito assim:
- Você precisa imprimir uma imagem em preto e branco mostrando o contorno do perfil de duas pessoas de frente uma para a outra.
- O desenho deve ser dobrado exatamente ao meio e depois cortado ao longo da linha de dobra.
- Pessoas cuja mão dominante é a direita devem, doravante, usar apenas o lado esquerdo da imagem, e aquelas que usam principalmente a mão esquerda devem usar o lado direito da imagem.
- A imagem deve ser colocada no centro de uma folha de papel branco, após o que, traçando o contorno com um lápis simples, fale em voz alta as partes do rosto, localizadas de perfil.
- Em seguida, você precisa terminar de desenhar a segunda parte da imagem, repetindo as partes do rosto na sequência primária. Nesta fase, um iniciante terá dificuldades, pois nem todos conseguem desenhar ao contrário das palavras ditas, confiando apenas na memória visual.
Se, apesar das dificuldades de criar uma imagem espelhada, o artista conseguiu desenhar uma imagem espelhada, pode-se considerar que o hemisfério direito foi o protagonista dessa obra. Se não fosse possível abstrair as instruções do cérebro ditas em voz alta, o hemisfério esquerdo funcionava.
Quais são os benefícios do desenho com o cérebro direito?
O desenho com o lado direito do cérebro (um método que ensina gradualmente uma pessoa a aumentar o potencial do seu cérebro) tem uma série de efeitos positivos oficialmente reconhecidos em uma pessoa que o pratica regularmente.
Nomeadamente:
- Desenvolve funções cognitivas. A percepção visual do artista melhora, a memória é treinada e as habilidades motoras finas e brutas se desenvolvem.
- Revela potencial criativo. Exercícios regulares de desenho com o lado direito do cérebro desenvolvem a imaginação, distraem de problemas urgentes e também oferecem uma oportunidade de ver coisas familiares de um novo ângulo, ensinando a pessoa a encontrar uma saída para as situações mais difíceis da vida.
- Fortalecendo a autoconfiança. O artista consegue aumentar sua autoestima, levando-a a um “nível saudável” devido ao fato de que no processo de transferência de imagens visuais para a superfície de trabalho, ele demonstra seu mundo interior e estado mental. Ao ver os resultados de sua criatividade ou ouvir elogios de outras pessoas, ele se convence de suas habilidades, ganhando confiança em sua própria força interior.
- Alívio da tensão nervosa. Desenhar, segundo psicólogos, ajuda a distrair de assuntos rotineiros, além de abstrair temporariamente de problemas existentes, o que reduz o nível de ansiedade e estresse do artista, independentemente de sua idade e das características de seu estado atual.
Como aprender isso?
A maneira mais fácil de aprender a desenhar com o cérebro direito é por meio de cursos e treinamentos especializados. Professores experientes não só lhe ensinarão os princípios básicos do tipo de arte em questão, mas também lhe ensinarão os segredos e sutilezas do desenho, como também monitorarão a correção dos exercícios realizados por cada um dos presentes.
Para estar preparado para os desafios que você enfrentará em um curso de desenho com o lado direito do cérebro, os primeiros passos do aprendizado devem ser dados em casa.
Para isso, recomenda-se estudar a história do tipo de criatividade em questão, avaliar visualmente obras finalizadas de vários níveis de complexidade que estão disponíveis publicamente na Internet e também tentar realizar de forma independente os exercícios mais simples, cuja técnica é descrita nos relatos de artistas experientes.
As principais desvantagens do ensino domiciliar são:
- falta de controle por parte do professor, que é capaz de lembrar a tempo sobre a necessidade de ignorar os sinais do hemisfério esquerdo;
- a probabilidade de uma mudança repentina de atenção (por exemplo, se o artista estiver distraído com parentes que moram com ele);
- a incapacidade de relaxar e abstrair-se dos problemas e tarefas existentes na vida.
Exercícios de desenho para o lado direito do cérebro
O desenho com o lado direito do cérebro (um método que pode ensinar gradualmente até mesmo um artista iniciante a desenhar imagens realistas, com base apenas na percepção visual) envolve artistas realizando regularmente uma série de exercícios padrão.
De cabeça para baixo
Recomenda-se criar um desenho de cabeça para baixo da seguinte maneira:
- Imprima qualquer desenho em que os objetos sejam designados exclusivamente por contornos.
- Estude cuidadosamente a imagem, prestando atenção a cada curva e suavidade das transições de linha.
- Em seguida, você precisa virar a imagem de cabeça para baixo e redesenhá-la no plano de trabalho, fazendo isso sequencialmente. É necessário copiar cada linha, como se estivesse colocando a próxima linha sobre a anterior, como se o artista estivesse montando um mosaico.
O importante neste caso não é tanto copiar a imagem, mas fazê-lo passo a passo, espelhando-a. Não é recomendado primeiro desenhar o contorno e depois passar a desenhar pequenos detalhes. Para facilitar a tarefa, o artista iniciante pode cobrir a parte inferior da imagem com a mão ou outro objeto.

Isso ajudará a evitar a dispersão descontrolada de atenção ao copiar uma imagem. O objetivo deste exercício é aprender a copiar objetos, percebendo que cada uma das linhas de contorno faz parte da imagem geral.
Ao deixar de diferenciar os detalhes de uma pintura em primários e secundários, o artista será capaz de criar desenhos complexos em um curto espaço de tempo (40-60 minutos).
Desenho de contorno
O desenho de contorno é o exercício mais popular para treinar o hemisfério direito, que pode ser feito em casa.
A técnica deste método é assim:
- Prenda a folha de papel na mesa de trabalho colando os cantos com fita adesiva.
- Vire-se de lado em direção à mesa para que sua mão líder fique posicionada na superfície de trabalho.
- Coloque a outra mão sobre os joelhos, virando o dorso da palma em sua direção. Coloque os dedos juntos para criar o máximo de rugas e dobras possível na sua mão.
- Sem desviar o olhar para a superfície de trabalho, mova lentamente os olhos ao redor de cada parte da mão apoiada nos joelhos. Paralelamente à percepção visual, você deve usar a outra mão para reproduzir o que vê em um pedaço de papel. A velocidade do movimento do olhar não deve ser maior que 1 mm/seg.
- Mantenha a posição, recriando o que você viu, por 5 minutos. Para maior comodidade, antes de iniciar a prática, é recomendável definir um cronômetro que notificará o artista sobre a necessidade de concluir o exercício.
A precisão da recriação da imagem neste exercício não é importante, pois o objetivo aqui é treinar a capacidade de ouvir a própria intuição e a capacidade de copiar imagens da cabeça, concentrando-se na atividade do hemisfério direito.
Visor
Também é possível criar um desenho passo a passo, de acordo com a técnica de desenho do hemisfério direito, usando uma ferramenta secundária – um visor. Você pode fazer isso inserindo vidro ou um pedaço de plástico transparente em uma pequena folha de papelão.
Quando a ferramenta estiver pronta, você pode começar a fazer o exercício:
- Aponte o visor para qualquer objeto próximo ao artista e prenda-o com fita adesiva.
- É importante garantir que apenas a mão da pessoa que está liderando permaneça móvel durante o exercício.
- Feche um olho e use um marcador para traçar o contorno do objeto visível no visor na superfície do vidro ou plástico.
- Em seguida, o contorno desenhado deve ser copiado em uma folha de papel branca, fazendo isso sequencialmente, independentemente da ordem em que as linhas secundárias e principais são transferidas.
O exercício do visor permite que o artista aprenda a perceber visualmente o objeto em si, em vez de armazenar na memória os traços e linhas que o compõem. Essa prática também pode ajudar uma pessoa a ter mais propósito na vida, parando de se concentrar em circunstâncias secundárias.
Ilusão de ótica
Este exercício ajudará os artistas a aprenderem a ir contra as imagens em suas cabeças, abstraindo-se dos impulsos habituais enviados pelo cérebro.
Deve ser realizado de acordo com o esquema padrão:
- Imprima uma imagem na qual o objeto deve ser representado exclusivamente como um contorno sólido. Neste caso, o contorno deve ser escolhido curvo, mas com um número mínimo de gotas (quanto mais experiente o artista se torna, mais curvas serão aceitáveis ao usar este exercício).
- Recorte a imagem seguindo o contorno principal.
- Coloque o molde em uma folha de papel branco e use um lápis simples para traçar um dos lados, certificando-se de indicar em que direção a dobra está direcionada.
- Em seguida, o molde deve ser colocado de lado e, a uma distância de 4-5 cm, recriar a mesma linha, mas posicioná-la em uma imagem espelhada. A dificuldade está no fato de que ao desenhar o reflexo, é necessário reproduzir de memória a sequência de curvas do molde.
- Depois de conseguir representar uma das linhas do contorno principal, você precisa repetir os passos acima, desenhando as seções restantes dos limites do objeto.
É importante pronunciar a direção das curvas em voz alta. Caso contrário, a eficácia do exercício será significativamente reduzida.
Como aplicar o desenho com o lado direito do cérebro e como desenvolvê-lo?
Para um artista que decide praticar o desenho com o lado direito do cérebro, é importante lembrar que as imagens só ficarão melhores e mais rápidas com a prática contínua. Um resultado positivo da primeira aula do tipo em questão será considerado uma imagem criada em pouco tempo, sem dúvidas e com cálculos precisos.
Você pode se desenvolver nessa área das belas-artes completando exercícios mais complexos e recriando a percepção figurativa de imagens multicomponentes. O desenho com o cérebro direito ensinará o artista a combinar cores intuitivamente, sentir simetria e analisar perspectivas.
Para uma pessoa que não tem experiência em belas artes, é recomendado começar seu desenvolvimento no desenho do hemisfério direito da seguinte maneira:
- Desenhe 4 a 5 imagens que não envolvam o hemisfério esquerdo. Todos os objetos representados devem ser cópias de percepções figurativas da cabeça.
- As próximas 4-5 imagens devem ser desenhadas usando um dos métodos geralmente aceitos.
- Desenhe imagens combinando intuitivamente diferentes métodos de criação.
O princípio do desenho do hemisfério direito não é usado apenas em aulas de educação geral, mas também é usado ativamente por psicólogos para tirar seus pacientes de um estado próximo à depressão.
A metodologia do tipo de prática em questão pressupõe que uma pessoa, seguindo passo a passo as instruções de seu mentor, aprenda a controlar o trabalho dos hemisférios de seu cérebro, dependendo das situações, alternando entre elas.
Vídeo sobre a técnica de desenho do cérebro direito
O que é desenho com o lado direito do cérebro:
Obrigado pelo material tão claro, gostei muito do artigo, foi direto ao ponto, tudo interessante e informativo.