Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema

Se um artista se esforça não apenas para desenhar, mas para desenvolver e melhorar suas habilidades, ele deve fazer com que os retratos que ele desenha se tornem cada vez melhores. O processo de representar um rosto humano – não é o trabalho mais difícil. O principal é imaginar claramente a aparência do rosto (é por isso que os artistas precisam de um modelo) e manter as proporções.

Um guia passo a passo e a preparação para o trabalho ajudarão um artista novato nessa questão.

Ferramentas de desenho

As proporções do rosto de uma pessoa serão mais fáceis de manter para o desenho se a ferramenta principal for um lápis simples e o material principal for papel. Você também precisará de uma borracha para ajudar a remover linhas desnecessárias ou outros elementos desnecessários do rosto.

Qualquer pessoa que esteja começando a dominar os princípios básicos das belas-artes vai querer usar o que já lhe é familiar. É por isso que muitos artistas iniciantes criam obras no gênero “retrato” usando lápis simples. Elas permitem que você faça movimentos mais suaves e precisos.

Ao escolher lápis, vale lembrar o padrão pelo qual eles são marcados. As letras "H" representam dureza e as letras "B" representam maciez. Além disso, quanto maior o número ao lado da letra, mais dura ou macia é a vara.

Quando um artista ganha confiança em si mesmo e em suas habilidades, ele percebe que é hora de expandir seu alcance.

Por exemplo, você pode começar a trabalhar com as seguintes ferramentas:

Ferramentas Descrição
Lápis de grafite sólido Eles diferem dos lápis comuns porque não possuem uma estrutura de madeira. Basicamente, essas são hastes nuas. Sua vantagem é que simplificam o processo de pintura de grandes áreas. Eles também podem ser usados ​​para criar vários efeitos que não são possíveis com lápis mais tradicionais em uma casca de madeira.

Vale também chamar a atenção do artista para o fato de que lápis de grafite sólido podem ser coloridos.

Lápis de carvão Com a ajuda deles, você pode obter uma cor preta mais profunda, além de um traço mais suave. O nome desses instrumentos indica que carvão vegetal é usado em sua fabricação. Com essas ferramentas você pode criar muitos efeitos, desde linhas finas até traços ousados. É verdade que trabalhar com esses lápis pode ser difícil para um iniciante.
Tinta ou rímel Esta solução também levará a excelentes resultados. A caneta e tinta clássicas consistem em tinta preta e papel branco; porém também existem opções com outras cores
Pastel Esta tinta será uma excelente escolha quando você precisar adicionar brilho e mais cores ao seu desenho. As principais variedades dessa tinta são macia, dura, à base de óleo e solúvel em água. Você também pode usar lápis pastéis. É muito conveniente trabalhar com eles
Lápis de aquarela Projetado para trabalhar com técnicas de aquarela. Eles também podem ser usados ​​como instrumentos de escrita independentes quando é necessário desenhar linhas nítidas e ousadas.

Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. EsquemaAlém das ferramentas básicas que deixam marcas diretamente no papel, ferramentas adicionais também são usadas para criar certos efeitos. O mais simples desses meios são os dedos. Basta passar o dedo na superfície do papel para misturar.

Os seguintes também ajudam a sombrear:

  • escovas;
  • pentes;
  • esponjas;
  • guardanapos;
  • algodão;
  • têxtil.

As proporções de um rosto humano para desenho são fáceis de manter se você escolher os materiais e ferramentas certos. Também é importante lembrar que erros não podem ser evitados durante o processo criativo, não importa o quanto o artista se esforce e não importa o quão profissional ele seja. Você terá que remover algo constantemente, adicionar algo, especialmente em um trabalho tão preciso como criar um retrato. Portanto, você não pode ficar sem uma borracha.

Recomenda-se não usar uma borracha comum, familiar a todos da escola, mas uma borracha amassada. Ela difere de uma borracha tradicional por ser mais macia. A caneta amassável é ótima para esboços e detalhes finos. O único problema é que o cavalo pode secar. Para evitar esse problema, você precisa armazená-lo em uma caixa. As manchas ajudarão a formar pontos para destacar pontos nos olhos e no cabelo.Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema

A técnica de pincel seco pode ser usada em retratos a óleo.

Os artistas trabalham com guache e aquarelas e também podem usar:

  • tinta;
  • tintas acrílicas;
  • têmpera;
  • pastel.

O principal requisito da técnica de “pincel seco” é que as cerdas do pincel não devem estar molhadas. Se forem utilizados pigmentos solúveis em água, eles devem ser completamente torcidos antes do uso. As cerdas são mergulhadas em uma tinta bastante viscosa e depois aplicadas em uma superfície seca.

Master classes

Não é necessário, quando você tenta desenhar um rosto humano pela primeira vez, tentar criar um retrato que seja indistinguível de uma fotografia. Os primeiros desenhos podem ser simplificados o máximo possível. No entanto, elas ajudarão o artista a aprender e consolidar conhecimentos sobre a fisiologia do rosto.

Ao desenhar um rosto humano, é necessário observar as proporções. Afinal, se elas não forem seguidas, a cabeça resultante terá pouca semelhança com uma humana. As master classes abaixo estão organizadas em ordem de dificuldade crescente. E é recomendável começar pela primeira – a opção mais simples.

Rosto inteiro

O crânio e a mandíbula são uma esfera levemente achatada, de modo que o rosto visto de frente parece um ovo virado de cabeça para baixo, com a metade mais larga voltada para cima. Este é exatamente o tipo de “ovo” que precisa ser desenhado na primeira etapa do trabalho na imagem de um rosto humano.Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema

Os passos para criá-lo serão os seguintes:

  1. Desenhe uma figura em formato de ovo em um papel branco. Está localizado verticalmente. A metade estreita fica na parte inferior, e a metade larga fica na parte superior.
  2. Depois que o “ovo” estiver desenhado, você pode começar a desenhar 2 linhas perpendiculares. Cada um deles deve dividir o “ovo” (também conhecido como rosto) em 2 metades iguais. A linha horizontal divide a figura em partes superior e inferior, e a linha vertical a divide em partes esquerda e direita. Assim, o ponto de intersecção dessas linhas está localizado bem no centro do “ovo”. Como resultado, o “ovo” será dividido em 4 partes iguais. Depois disso, você pode passar para o próximo passo.
  3. Preste atenção à linha horizontal. É aqui que os olhos ficarão localizados. A principal tarefa é encontrar seus pontos de localização. O olho direito deve estar localizado exatamente no meio, entre a borda direita do “ovo” e o ponto de intersecção das linhas perpendiculares. Assim, o olho esquerdo, ao contrário, deve ser colocado no meio, entre a borda esquerda do “ovo” e o ponto de intersecção das linhas perpendiculares. Os olhos não são difíceis de desenhar, considerando que este é um exemplo de um rosto humano sem muitos detalhes. A única coisa importante aqui é manter as proporções. Cada olho é um pequeno círculo localizado estritamente acima do ponto encontrado no passo anterior; e acima deste círculo há um arco.
  4. Comece a trabalhar com a linha horizontal. Por enquanto, você só precisará da metade inferior, que deve ser dividida em 5 partes iguais. Essa divisão ajudará a determinar corretamente a localização do nariz e da boca. Em particular, a parte inferior do nariz deve estar no 2º ponto a partir do topo (abaixo do 2º segmento de 5). A linha dos lábios fechados está um ponto abaixo. A linha do nariz é um leve arco, e a linha dos lábios fechados é uma linha reta quase horizontal. Deve ser um pouco mais longo que a linha do nariz.
  5. Divida a metade superior da linha vertical não em 5, mas em 4 segmentos iguais. A linha do cabelo pode passar entre o 1º e o 2º ponto. No entanto, essa característica pode variar de pessoa para pessoa, e a própria linha do cabelo pode ter formatos diferentes. Você pode imaginar isso como apenas dois arcos adjacentes um ao outro.
  6. Trabalhe no posicionamento das orelhas. Aqui você precisa se concentrar não nos pontos da linha vertical auxiliar, mas nos elementos do rosto que já foram retratados nas etapas anteriores. A orelha deve ser representada por uma figura de formato quase semi-oval, que se estende da altura da ponta do nariz até a altura da pálpebra superior. É importante notar que esta regra nem sempre se aplica, mas apenas nos casos em que a cabeça está posicionada reta – não inclinada para cima ou para baixo. Também é importante não esquecer de desenhar a primeira linha do arco acima de cada olho. Serão sobrancelhas.
  7. Use a borracha para remover todas as linhas auxiliares, bem como aquelas linhas que foram desenhadas acidentalmente. Adicione um pequeno arco abaixo da linha dos lábios. Deve ter aproximadamente o mesmo tamanho da base do seu nariz.

Perfil

As proporções do rosto de uma pessoa são tão importantes para desenhar o perfil quanto para desenhar o rosto inteiro. O rosto de perfil também tem o formato de um ovo, mas difere da posição frontal porque seu lado agudo está direcionado para o canto. Desta vez, as linhas perpendiculares auxiliares dividirão a cabeça nas partes craniana e facial.Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema

Os passos para criar um rosto de perfil serão os seguintes:

  1. Desenhe uma figura que tenha o formato de um ovo. Agora ele não estará localizado nem na vertical nem na horizontal, mas na diagonal. Além disso, a parte estreita deste “ovo” se tornará o queixo, e sua parte larga será a parte superior do crânio.
  2. Depois que o “ovo” estiver desenhado, você pode começar a dividi-lo em 4 partes. Para fazer isso, como no exemplo anterior com um rosto inteiro, duas linhas são desenhadas se cruzando em um ângulo reto no centro deste mesmo “ovo”.
  3. Nessa posição, a orelha fica claramente visível, então ela deve ser desenhada primeiro. Ela está localizada imediatamente atrás da linha vertical, ou mais precisamente, à esquerda dela, se o rosto estiver olhando para a direita. Como antes, a altura da orelha deve ficar entre a ponta inferior do nariz e a pálpebra superior.
  4. A orelha pode ser usada como guia ao desenhar o nariz e o olho. O nariz pode ser imaginado como uma protuberância no lado direito do "ovo". A raiz do nariz está na linha horizontal. Você pode colocá-lo um pouco mais alto. A boca, que está localizada um pouco mais abaixo, é, ao contrário, uma depressão. O olho tem um formato semelhante a um triângulo, mas o lado mais próximo do nariz não deve ser reto, mas arqueado. Um arco passa acima do olho. Isto será uma sobrancelha. A linha da sobrancelha é marcada pelo 1º ponto acima da linha horizontal, que é a parte mais convexa do crânio. Não há necessidade de desenhar o segundo olho, porque ele simplesmente não fica visível nessa posição do rosto.

Desenho baseado em um quadrado

Não é necessário usar uma forma oval como base. Você pode começar a desenhar um rosto com um quadrado.Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema

Esse processo criativo ocorreria da seguinte forma:

  1. Desenhe uma linha vertical. Isso deve ser feito de modo que a folha de papel fique dividida ao meio em lados direito e esquerdo iguais. É importante lembrar que essas são linhas auxiliares. Eles são necessários apenas para construção. Portanto, não é necessário pressionar muito o lápis, pois essas linhas devem ser removidas nas etapas finais do trabalho.
  2. Desenhe um quadrado grande no meio. O próprio rosto será inscrito nesta figura quadrangular nas etapas seguintes. Não há necessidade de usar a regra de composição de deixar mais espaço na parte inferior.
  3. Divida a figura em 3 partes iguais verticalmente.
  4. Pegue o valor de meio terço do quadrado e some-o acima do quadrado.
  5. Desenhe uma linha horizontal. Ela marcará a borda superior da cabeça.
  6. Determine a localização dos olhos. Eles devem estar localizados no centro, entre as linhas superior e inferior. Você precisa encontrar o ponto médio no eixo e desenhar uma linha horizontal através dele. É aqui que os olhos estarão.
  7. Lembre-se do crânio redondo. Isso deve ser feito antes de começar a desenhar o círculo em cima. Seu raio deve ser 3 vezes menor que a distância entre os pontos superior e inferior da cabeça.
  8. Desenhe mais um círculo. Deve ser um pouco menor: seu raio é 4 vezes menor que a distância entre os pontos superior e inferior da cabeça.
  9. Conecte 2 círculos usando retas tangentes. Depois disso você terá um rosto oval. Contudo, o trabalho ainda não está concluído. Em seguida, o retratista se depara com os detalhes.
  10. Desenhe olhos redondos. Para fazer isso, você precisa dividir o segmento entre as intersecções da linha dos olhos e o contorno do rosto em 5 partes. Cada segmento par (2º e 4º, tanto de cima quanto de baixo) são os lugares onde os círculos serão inscritos.
  11. Comece a trabalhar no nariz. Ele deve estar localizado na 3ª parte do quadrado – aproximadamente no meio. Sua largura é igual à largura do 3º olho.
  12. As orelhas sempre têm o mesmo comprimento que o nariz. E eles estão localizados na mesma área, mas nas bordas do oval principal do rosto.
  13. Passe para os lábios. Para determinar exatamente onde eles ficarão localizados nesta imagem, a 3ª parte inferior do quadrado deve ser dividida em 3 áreas verticais. A linha onde os lábios se encontram ficará abaixo da área superior. Consequentemente, as outras 2 áreas estarão abaixo desta linha. O comprimento dos lábios deve ser projetado a partir do centro dos globos oculares.
  14. Remova todas as linhas desnecessárias. Para isso, utiliza-se uma borracha.

Um artista profissional vai querer dar à sua pintura uma aparência mais realista. Entretanto, para um iniciante isso não é necessário.

Desenho detalhado com sombras

As proporções do rosto de uma pessoa para desenho ajudam a evitar distorções e aparência artificial. Adicionar sombras ao rosto no lugar certo tornará o retrato mais bonito e mais vivo. No entanto, adicionar sombras é uma das últimas etapas de todo o trabalho. Você também precisa começar definindo o formato da cabeça e desenhando linhas auxiliares.Proporções de um rosto humano para desenhar um retrato com um lápis. Esquema

Nomeadamente:

  1. Contorne o formato do rosto. Esta é a parte mais fácil do trabalho. Tudo o que é exigido do artista é representar uma figura que tenha formato próximo ao oval, mas que se assemelhe mais a um ovo. A parte larga deste “ovo” deve ficar em cima, e a parte estreita, respectivamente, em baixo.
  2. Como nos exemplos anteriores, desenhe algumas linhas. Elas devem ser retas e se cruzar em ângulos retos no centro da figura desenhada no passo 1. É importante lembrar que todas essas linhas só ajudarão na construção do rosto. Quando terminarem, elas devem ser removidas com uma borracha, portanto, ao fazê-las, não pressione o lápis com força. A linha vertical ajudará a criar simetria, e o eixo horizontal ajudará a determinar a localização dos globos oculares.
  3. Comece a trabalhar no contorno dos principais elementos do rosto: olhos, nariz, boca, sobrancelhas, orelhas. Um artista pode começar com qualquer detalhe. No entanto, é importante não ficar preso a nenhum deles por muito tempo. No começo, é melhor delinear todos os detalhes de uma vez, sem entrar em detalhes sobre sua estrutura. O principal é não errar na localização, caso contrário, isso levará a uma violação de proporções, o que afetará negativamente o desenho finalizado. É importante não pressionar o lápis com muita força para que nos próximos passos você possa remover facilmente todas as partes desnecessárias. Por exemplo, se alguns elementos não forem muito uniformes e nem muito precisos, esse erro sempre poderá ser corrigido.
  4. Especifique formas e tamanhos. Aqui você precisa fazer ajustes em todos os detalhes do rosto que foram desenhados na etapa anterior. Todas as correções de erros necessárias também são realizadas nesta fase.
  5. Adicione sombras. Eles devem ficar perto do nariz, perto dos olhos, abaixo do lábio superior. Também nesta fase você precisa destacar as maçãs do rosto, desenhar o cabelo e mostrar o pescoço. Em seguida, aplique a sombra projetada pelo queixo no pescoço.

Muitas pessoas estão convencidas de que apenas algumas poucas pessoas talentosas sabem desenhar. Contudo, isso é um grande erro. O desenho, como qualquer outro processo criativo, pode ser dominado por qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero ou crenças de vida. Tudo o que é preciso é vontade, persistência e um pouco de paciência. O primeiro retrato de uma pessoa provavelmente não será o mais bem-sucedido; porém, o segundo já será melhor, e o terceiro será melhor que o segundo.

A principal coisa que um artista precisa ao desenhar o retrato de uma pessoa é o conhecimento das proporções do rosto e das regras de construção. Não é difícil de aprender. Além disso, a tarefa será muito mais fácil se você seguir as instruções.

Vídeo sobre proporções faciais humanas

Proporções do rosto humano:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho