Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

O cânhamo é uma planta linda que pode crescer até 5 m de altura. Ela é dividida em 3 tipos principais: semeadura, indiana e erva daninha. É frequentemente usado para produzir óleo, e suas sementes são comidas por muitos pássaros. O bolo que sobra após a prensagem é usado como ração para o gado. A folha desta linda planta pode ser desenhada no papel usando um lápis simples ou colorido.

Ferramentas de desenho

O desenho de uma folha de cânhamo pode ser criado usando apenas um lápis simples – esta é a principal ferramenta para criar imagens. Você também pode usar vários tons de tinta verde ou um lápis de cor verde.

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

Uma borracha é usada efetivamente para remover excesso de marcas de lápis de um desenho. Como tela na qual o desenho será criado, você pode usar papel de álbum de desenho, folha de papel para desenho ou aquarela.

Lápis simples

O lápis é a principal ferramenta do artista, tendo surgido no século XVI. Foi mencionado pela primeira vez em um manuscrito do cientista suíço K. Geisler. Na mesma época, um depósito de grafite foi descoberto em solo inglês. Esse material foi serrado para fazer grafites de lápis. No entanto, eles tinham duas desvantagens sérias: os dedos ficavam sujos rapidamente ao usá-los e as hastes quebravam.

Para facilitar o uso, eles começaram a envolvê-los com fita adesiva em todo o seu comprimento. À medida que a vara era descartada, a fita era gradualmente desenrolada. A melhoria do lápis não terminou aí. Em meados do século XVIII, K. Faber descobriu uma maneira de fortalecer o grafite misturando seu pó com antimônio e resina. O resultado foi uma massa espessa da qual foi possível moldar barras de grafite mais resistentes.

No final do século XVIII, o cientista tcheco I. Hartmut começou a fazer hastes com uma mistura de grafite e argila. Essa mistura foi queimada antes do uso. Foi assim que foram obtidas as hastes de grafite, que em sua composição e método de produção são quase completamente semelhantes às modernas. Alterando o volume de argila adicionada, é possível obter barras de diferentes durezas e maciez.

Na mesma época, o francês N. Contier começou a colar hastes em caixas de madeira. No início do século XIX, a produção em larga escala de lápis começou em muitos países europeus. Como resultado, o lápis se tornou a ferramenta perfeita. Os desenhos que ele fez têm um tom levemente acinzentado, com um leve brilho, e sem negritude intensa.

Hoje em dia são produzidos lápis simples, coloridos e copiadores. Todos eles são divididos em várias categorias de acordo com a dureza. Cada uma dessas categorias é designada por uma letra e um número.

No exterior, a letra "H" é usada para indicar a dureza de um lápis, e a maciez é indicada pela letra "B". Em nosso país, letras russas são usadas para marcações semelhantes: T – dureza e M – suavidade. Geralmente há um número ao lado da letra – de 2 a 9. Ele indica o grau de dureza ou maciez. O lápis mais macio será o marcado como “9B”.

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

Se a letra for a mesma, mas o número for menor, o lápis é menos macio. Por exemplo, uma ferramenta 5B é menos macia que uma ferramenta 7B. Neste caso, o primeiro grau de suavidade é geralmente designado simplesmente por uma letra “B” separada, ou seja, sem unidade. O mesmo se aplica à dureza. Somente neste caso, em vez da letra "B", é usada a letra "H". Assim, se o grafite de um lápis for muito duro, ele será marcado como “9B”. Se for menos difícil, o número diminui.

Por exemplo, um lápis marcado com "6B" é mais duro que um lápis marcado com "4B". As diferenças de dureza e suavidade são muito importantes para o artista. Para desenhos acadêmicos, são utilizados lápis de maciez média – B ou HB. Então, gradualmente, é realizada a transição para instrumentos mais suaves – 2B, 3B.

Para não errar na hora de escolher o lápis para desenhar, é preciso levar em consideração a qualidade do papel no qual o desenho será feito. Muito também depende diretamente do objetivo criativo que o artista estabeleceu para si mesmo.

Por exemplo:

  • esboços rápidos são melhor feitos com uma haste de grafite macia;
  • Se você estiver criando um desenho longo em papel Whatman, é melhor começar com lápis marcados com “H” ou “HB”;
  • se a superfície do papel for lisa, é melhor deixar marcas nele com uma haste de grafite macia;
  • Para papel áspero, um lápis médio-macio é adequado: por exemplo, 2B.

Lápis de cor

A produção de lápis de cor é realizada aproximadamente da mesma forma que a produção de lápis simples. Somente aqui é utilizado um pigmento, que é misturado com uma massa de argila e um aglutinante. Para garantir um deslizamento suave, cera também é adicionada à mistura. Lápis de cor estão disponíveis em uma variedade de cores e formatos.

Eles podem ser:

  • padrão;
  • solúvel em água;
  • espesso;
  • afinar;
  • sólido;
  • macio.

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

Algumas delas deixam linhas nítidas, outras são mais suaves. Você pode aplicar várias cores de uma só vez na mesma área da superfície para obter tons diferentes.

Um efeito inesperado pode ser alcançado usando o mesmo grupo de cores desses instrumentos de escrita se eles forem aplicados em sequências diferentes. Um verdadeiro artista certamente conduzirá muitos experimentos criativos para descobrir qual é a melhor ordem para criar um tom específico.

Carvão para desenho

O equivalente a um lápis é o carvão, que é usado para desenhar. Adere bem a qualquer papel e é facilmente removido. O carvão é ótimo para criar seus próprios desenhos. Pode ser aplicado até mesmo sobre primer de óleo áspero. Você pode fazer carvão para desenhar usando um recipiente alto para queimar as hastes. Hastes são instaladas nele e preenchidas com areia seca. O frasco é fechado com uma tampa e depois revestido com argila.

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

Um pequeno furo é feito na tampa. A melhor temperatura para a queima é pouco menos de 300OC. A duração do processo de queima em si é de cerca de 4 horas. A fumaça que sai do buraco deixado para trás determina quando o disparo deve terminar. Após esse processo, o frasco deve ser resfriado por 24 horas. Depois que esfriar, você pode remover cuidadosamente o revestimento de argila e remover a areia.

Pastel

Uma folha de cânhamo (um desenho a lápis pode ser preto e branco ou colorido) pode ser desenhada em cores usando pastéis. São lápis macios, de cores e tons delicados.

Eles contêm:

  • pigmentos prensados;
  • giz;
  • caulino;
  • fuligem branca.

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

As características distintivas dos pastéis são as cores opacas e aveludadas.

Apagador

Se você precisar remover uma marca de lápis deixada no papel, precisará de uma borracha. Essas ferramentas também são divididas em diversas variedades, dependendo das substâncias que contêm. De acordo com a classificação básica, as borrachas são macias e duras. Entretanto, isso não significa que seja necessário usar tinta macia para remover as marcas deixadas pelo grafite de um lápis macio, e que seja necessário usar tinta dura para remover as marcas deixadas pelo grafite de um lápis duro.

Na verdade, todas as borrachas macias são projetadas para remover linhas de lápis, independentemente da maciez ou dureza destas. Não é à toa que essas borrachas também são chamadas de borrachas de lápis. Borrachas duras são usadas para remover manchas de tinta. Aqueles que planejam desenhar com canetas-tinteiro devem considerar comprá-las. Vidro triturado é usado como enchimento na produção de borrachas duras. No caso de uma borracha macia, é pó de mármore moído.

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

Além disso, nas borrachas macias, o papel de enchimento é desempenhado por uma substância especial – a factis. Este é o nome dado ao óleo vegetal que foi processado com enxofre. Antes da invenção das borrachas, as marcas de instrumentos de escrita no papel eram removidas com pão. Se por algum motivo você não conseguiu preparar a borracha para o próximo trabalho criativo, você pode levar isso em consideração.

Em geral, borrachas de lápis são mais adequadas para limpar desenhos feitos com lápis macios 5B e 6B. Se forem utilizadas barras de grafite com maciez ou dureza diferentes, é melhor usar borrachas de maciez média.

Master classes

Uma folha de cânhamo (um desenho a lápis é muito fácil de fazer) pode ser representada no papel de várias maneiras.

Desenho simples a lápis com linhas retas

Para um desenho simples, você precisará de 2 lápis – duro-macio (HB) e macio (B). Este último é necessário para linhas limpas.

O processo de desenho em si ocorre nas seguintes etapas:

  1. Desenhe uma linha vertical aproximadamente no centro da folha de papel. Ele deve dividir a folha de papel ao meio — em partes esquerda e direita.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  2. Divida a linha vertical ao meio: coloque um ponto aproximadamente no seu centro. A parte superior da linha vertical resultante desta divisão também deve ser dividida ao meio.
  3. Como resultado, uma linha vertical aparecerá na folha de papel, e nela haverá 2 pontos: o 1º estará na metade superior, e o 2º estará no centro.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  4. Desenhe uma linha horizontal ao longo do ponto superior. Seu comprimento deve ser aproximadamente igual à parte da linha vertical que ficará abaixo dele (aproximadamente ¾ de toda a linha vertical).
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  5. Conecte a extremidade inferior da linha vertical com ambas as extremidades da linha horizontal. Isso é feito usando 2 segmentos desenhados em um ângulo de 30O. O resultado será algo parecido com a ponta de uma seta apontando para baixo.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  6. Divida a metade inferior da linha vertical em 3 partes iguais. Aqui você precisa colocar mais 2 pontos.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  7. Desenhe outra linha horizontal ao longo da linha superior, a partir dos dois pontos recém-colocados. Ela deve ser um pouco mais longa que a linha horizontal anterior.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  8. Estenda a linha vertical principal um pouco para baixo (aproximadamente metade de 1/3). Um ponto é colocado no meio da parte da linha recém-desenhada.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  9. Ao longo do ponto que você acabou de colocar, desenhe outra linha horizontal, que deve ser tão longa quanto a de cima.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  10. Trabalhe com a linha horizontal superior. Suas extremidades precisam ser conectadas à linha horizontal central desenhando segmentos em um ângulo de 20O.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  11. Segmentos semelhantes (em um ângulo de 20O) conecte as extremidades da linha horizontal do meio com as extremidades da linha horizontal inferior. Como resultado, um hexágono deve se formar na folha de papel.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  12. Continue o trabalho conectando os cantos do hexágono resultante com o ponto da linha vertical principal que era sua extremidade inferior no primeiro estágio. Como já está conectado aos cantos superiores, resta desenhar 2 segmentos nos 2 cantos do meio e nos 2 cantos inferiores.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  13. Desenhe uma linha horizontal curta ao longo do ponto que era inicialmente (nos primeiros estágios) o centro da linha vertical principal. Segmentos semelhantes são adicionados aos raios restantes que convergem no centro. Neste caso, esses segmentos devem ser perpendiculares a esses raios. No total, 7 raios devem ser formados. Normalmente, esse é o número de chamados “dedos” que uma folha de cânhamo tem.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  14. Para obter o formato básico da folha, conecte as extremidades superior e inferior dos raios com os segmentos curtos que você acabou de desenhar. Como resultado, você obterá 7 pétalas. Cada um deles terá um formato semelhante a um diamante.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  15. Deixe as bordas de todas as pétalas mais suaves.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  16. Comece a trabalhar nos detalhes. É melhor começar com a pétala maior (central). Em ambos os lados da haste central, você precisa desenhar 15 a 20 linhas de arco curtas. Eles devem estar voltados para cima. Essas serão as nervuras da folha. O resultado final deve ser parecido com um esqueleto de peixe.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  17. Conecte as extremidades superiores das linhas desenhadas na etapa anterior. O resultado será uma folha de cânhamo finalizada.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  18. Usando o mesmo esquema das etapas anteriores, detalhe as 6 pétalas restantes. No entanto, seus tamanhos são menores, então o número total de linhas de arco também pode ser reduzido um pouco.
    Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
  19. Quando todas as pétalas estiverem detalhadas, termine de desenhar o caule (dando volume com outro traço) e, usando um lápis macio, engrosse todos os contornos.
Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo
Como desenhar uma folha de cânhamo a lápis passo a passo.

Preparar.

Desenho simples a lápis em uma grade de base

Uma folha de cânhamo (um desenho a lápis pode ser simples e complexo) usando uma grade de base especial pode ser aplicada ao papel muito mais facilmente em comparação com outras opções de desenho.

Para trabalhar, além de um simples lápis e borracha, você precisará de uma folha com exatamente essa grade. Essa é a principal diferença desse método.

Você pode facilmente encontrar e imprimir uma grade básica pronta na Internet. Se não for possível usar uma impressora, você mesmo pode criar essa grade. Para este desenho, você precisará dividir o papel em 16 quadrados iguais. Para isso, são traçadas 3 linhas horizontais e o mesmo número de linhas verticais. Eles devem estar à mesma distância um do outro.

Uma folha de cânhamo (um desenho a lápis pode ser feito em várias técnicas) em uma grade de base pode ser representada se você seguir estas etapas:

Desenho Estágio Descrição
Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo Esboço inicial Como no exemplo anterior, desenhe uma linha vertical. Não precisa ser liso, ondulado é aceitável. Ele deve passar bem no meio da grade: entre a 2ª e a 3ª fileiras verticais de quadrados.

Marque a largura e a altura do futuro desenho para facilitar o trabalho futuro. A altura da folha de cânhamo será igual à altura da folha de papel na qual ela foi desenhada.

Para marcar a largura necessária, marque 4 pontos:

· Os 2 pontos superiores estão localizados nas bordas esquerda e direita da folha de papel, entre a 1ª e a 2ª (contando de cima para baixo) fileiras horizontais de quadrados;

· Coloque os 2 pontos inferiores nos quadrados inferiores direito e esquerdo (aproximadamente em seus centros, mas um pouco mais próximos da linha vertical principal)

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo Contornando o caule da planta e as linhas centrais das pétalas. A extremidade superior da perna deve estar na linha vertical principal entre a 3ª e a 4ª fileiras horizontais (inferiores) de quadrados. Todas as linhas médias das pétalas saem deste ponto.

No total você precisará de 7 pétalas:

· As 2 pétalas inferiores devem terminar nos 2 pontos inferiores colocados no passo anterior nos quadrados inferiores esquerdo e direito;

· As 2 pétalas laterais superiores terminam nos outros 2 pontos definidos no passo anterior durante o alinhavo;

· As 2 pétalas laterais do meio devem terminar nas bordas da folha de papel no terceiro quadrado (contando de cima para baixo);

· a pétala central sobe ao longo da linha vertical principal (central) até o final da folha de papel

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo Esboce a forma geral da folha Usando linhas onduladas, esboce o formato geral da folha e depois trabalhe nelas. Deveriam ser mais nervuradas.
Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo Ajuste de imagem Desenhe o contorno, tentando variar a espessura e a pressão da linha. Com a ajuda de uma borracha, todas as coisas desnecessárias são removidas.

Desenho a lápis de folha de cânhamo passo a passo

Não é difícil desenhar uma folha de cânhamo com um lápis. Para isso são utilizados os materiais e ferramentas mais simples. O desenho fica lindo, independente do método escolhido. Além disso, sempre pode ser melhorado. Tudo o que você precisa é imaginação e vontade de criar.

Vídeo sobre como desenhar uma folha de cânhamo

Como desenhar uma folha de cânhamo facilmente:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho