A borda dos itens é chamada de passo de caranguejo no crochê. A técnica para fazer isso é simples, executar um arreio primitivo Até mesmo costureiras novatas conseguem fazer isso. A peculiaridade desse método está no tricô reverso: as bordas das coisas são processadas não da direita para a esquerda, mas vice-versa.
Onde a técnica de amarrar coisas com um passo de caranguejo é aplicável, características do método
O degrau de lagostim é usado para fazer bordas de roupas de malha (mangas, decotes, bases de chapéus, agasalhos e calças). Pode fazer parte da decoração, ser um elemento de fixação ou conexão do produto.
A técnica permite fazer lindas bordas para tecidos para o lar: cortinas, cobertores e colchas, travesseiros. O mesmo método pode ser usado para amarrar elementos decorativos ao fazer brinquedos (folhas, pétalas, flores, etc.).
No começo, fazer o passo do lagostim pode ser incomum para iniciantes, já que a técnica envolve fazer os itens na direção oposta. A orla pode ser feita na cor principal, como o restante do produto, ou em fio contrastante para decoração. Mantém bem a sua forma, evitando a deformação das bordas dos artigos de malha.
Quando os laços são feitos na ordem inversa, os fios se cruzam, o que adiciona volume visualmente à borda. O degrau de caranguejo evita que os produtos estiquem, mesmo que a parte inferior seja tricotada com elástico. Para facilitar o debrum, é melhor tricotar a última carreira de laçadas com pontos baixos regulares.
Convenções e abreviações em master classes
As seguintes abreviações são usadas nas master classes:
- SC – ponto baixo.
- ССН – ponto alto.
- P – laço.
- R – linha.
- PP – alça de elevação.
- VP – circuito de ar.
Versão clássica do passo de lagostim da esquerda para a direita com pontos baixos
O passo do crochê para iniciantes deve ser aprendido usando este método. A técnica é semelhante ao ponto baixo simples, só que é feita na direção oposta. Comece a trabalhar a partir do último laço, localizado à direita da ferramenta de trabalho. Tricotar na parte da frente do produto em cada laçada da carreira anterior. Se necessário, troque a cor da linha antes de fazer a orla.
Algoritmo de vinculação de borda:
- No início da carreira, faça 1 PP.
- Insira a agulha na laçada da carreira anterior à direita, puxe o fio e faça um ponto baixo.
- Em seguida, insira a agulha na próxima laçada à direita da mesma maneira e faça um ponto baixo.
- Continue trabalhando pb da esquerda para a direita até o final da carreira.
Método de amarração com laço de ar
Fazer crochê de um lagostim passo a passo para iniciantes usando este método será tão fácil quanto usar o anterior. A orla é feita com os mesmos pontos baixos e também da esquerda para a direita, apenas um VP é adicionado entre cada laçada.
Instruções para fazer a borda:
- No início da carreira, faça 1 PP.
- Insira a agulha na laçada da carreira anterior à direita, puxe o fio e faça um ponto baixo.
- Execute 1 VP.
- Em seguida, insira a agulha na próxima laçada à direita e faça um ponto baixo.
- Faça 1 VP novamente.
- Repita os passos 4-5 até o final da carreira.

A encadernação é arejada e elástica. A borda do produto com essa moldura parece elegante. A técnica é adequada para decorar a gola e as mangas de um suéter.
Encadernação dupla face exuberante
A técnica de execução do passo do lagostim é adequada para emoldurar peças de malha que devem ter um aspecto elegante por fora e por dentro. O método é adequado para decorar roupas, colchas, travesseiros, toalhas de mesa.
Algoritmo para execução do trabalho:
- No início da carreira, faça 1 PP.
- Faça uma laçada na agulha, insira a ferramenta na laçada da direita, puxe a linha para fora, faça outra laçada e insira a agulha na mesma laçada novamente e puxe a linha para fora. Todos os 5 pontos da ferramenta são tricotados juntos. Você deverá obter uma coluna volumosa.
- Após a coluna, tricote 2 VP.
- O próximo P é tricotado de acordo com o mesmo padrão descrito no ponto 2.
- Em seguida, faça 2 VP novamente.
- Repita o tricô de acordo com os pontos 4-5 até o final da carreira.
Há também outras opções de colunas exuberantes para produtos de borda:
Foto | Nome | Peculiaridade |
![]() | Ponto baixo com 2 laçadas de ar | A técnica de tricô é semelhante à do passo do caranguejo exuberante, só que em vez de 2, 1 P é tricotado em cada laçada. Esquema:
|
![]() | Colunas com 3 fios | Algoritmo de tricô:
|
Passo do caranguejo espelho
Essa técnica de borda difere do ponto caranguejo comum, pois a linha da borda é tricotada da direita para a esquerda, ou seja, como no crochê comum. Ao trabalhar, é importante monitorar a tensão da linha. Se for forte, a borda do produto será puxada e deformada. Se a linha estiver muito solta, a borda ficará frouxa e não manterá seu formato.
O crochê de um lagostim passo a passo para iniciantes nessa técnica deve ser feito após dominar os métodos básicos de crochê. Você precisa ter uma ideia de quão densa deve ser a borda do item para poder ajustar a tensão da linha de trabalho.
Algoritmo de tricô:
- Quando algo é tricotado, o fio não é cortado. O passo de caranguejo é feito a partir da última laçada da última carreira do tecido. A laçada do gancho deve ser puxada um pouco para fora.
- A ferramenta de trabalho é inserida no próximo laço da linha e a linha é puxada para fora com uma pequena margem.
- O gancho é girado em torno dos laços estendidos em 360°.
- 2 P na ferramenta são tricotados juntos. O gancho é girado no sentido horário até a posição inicial.
- A carreira inteira é realizada com laçadas espelhadas, repetindo os pontos 2 a 4.
A técnica de afiação é adequada para decorar decotes de suéteres com decote em V. Também combina bem com renda irlandesa.
O método do espelho também pode ser variado usando o número de laçadas e pontos correntes.
Acabamento de borda frisada
As miçangas podem ser usadas para decorar bolsas, capas de celular ou óculos, tecidos para casa e até joias de tricô. Nem sempre fica bem em roupas: se você escolher o material errado, o suéter ou chapéu vai parecer visualmente infantil ou barato. Este tipo de decoração só deve ser usado em itens cujo uso não seja prejudicado pelas contas.
Ao escolher as contas, deve-se dar preferência a um material que contraste com a cor do fio. Contas de pérolas, brancas e rosa suave são consideradas universais.
Antes de começar a amarrar, você precisa amarrar as contas em um fio. Para fazer isso, você deve medir o perímetro da borda do item de tricô, dividir pelo número de contas ou pela distância necessária entre elas para que a decoração fique distribuída uniformemente por toda a borda.
Se as contas precisarem ser organizadas de acordo com um padrão, primeiro desenhe um diagrama que facilitará o tricô. Mas neste caso, elas são amarradas no nikka na ordem inversa.
Instruções para enfiar contas em fios grossos:
- Primeiro, pegue uma agulha longa com o menor diâmetro e um orifício grande, na qual você enfia uma linha de costura fina dobrada ao meio (você precisa escolher uma linha que deslize bem: algodão, seda).
- O fio é enfiado no laço resultante da linha de costura.
- Em seguida, as contas são enfiadas em uma agulha.
- As contas são movidas da agulha para o fio de tricô.
Se o fio de tricô for fino, ele é imediatamente enfiado na agulha e as contas são amarradas.
Para evitar que as contas se espalhem, o fio é colocado em um recipiente de tamanho adequado. Ao trabalhar, você deve usar linhas finas e fortes, e o diâmetro do anzol deve ser pequeno - nº 1 ou nº 1,5.
A orla é feita pela frente do tecido e na orla as contas são colocadas atrás do trabalho. Ao tricotar, você precisará mover constantemente as contas ao longo do fio a partir da agulha para não prender acidentalmente um elemento extra e tricotá-lo no lugar errado.
Algoritmo para tricotar um passo de lagostim com miçangas usando pontos baixos da direita para a esquerda:
- Após tricotar a última carreira do produto, faça 1 PP.
- Insira a agulha na próxima laçada da carreira, enrole o fio, mova a conta para perto das duas laçadas da agulha e faça um ponto baixo, enrolando o fio atrás das contas.
- Em seguida, tricote toda a borda usando pb, posicionando as contas de acordo com o padrão previamente delineado.
Da mesma forma, miçangas são tecidas no meio do tecido, e roupas e tecidos são decorados. Da mesma forma, você pode tricotar um passo de caranguejo da esquerda para a direita. A técnica é chamada de método inglês de tricô. Antes de fazer a orla, o tecido é virado com o avesso voltado para você, de modo que as contas fiquem na parte da frente, e o gancho para pegar as laçadas é inserido pelo lado avesso.
Degrau de caranguejo serrilhado
Para iniciantes, fazer um passo de caranguejo recortado em crochê será difícil, pois ele tem mais elementos do que a técnica clássica. O método também envolve tricotar da esquerda para a direita. Para evitar que a borda escorregue, deve haver um número ímpar de laçadas em uma fileira.
Algoritmo de tricô:
- Após tricotar a última carreira do tecido principal, 5 VP são coletados no início da amarração para levantamento.
- Dê um passo para trás 1 P da carreira anterior e insira a agulha na próxima laçada do lado da frente, pegando o fio e tricotando 1 pb, prendendo assim uma corrente de laçadas de ar.
- Em seguida, execute 3 VP.
- Novamente, você deve recuar 1 P na carreira anterior e tricotar 1 pb na próxima laçada, prendendo a corrente de VP.
- Continue com os passos 3-4 até o final da carreira.
- A última corrente deve consistir em 5 VP para simetria.
Faixa elástica "A la crab step"
Esta técnica é adequada para decorar as bordas de peças de malha e chapéus. O elástico é feito em várias carreiras, pois a borda de acabamento com 1 carreira tricotada com este padrão ficará inacabada e o padrão ficará invisível. Iniciantes só precisam saber fazer um ponto baixo para completar o padrão.
Um exemplo de tricô é considerado sem amarrar o tecido principal (“do zero”). Se você precisar continuar o trabalho finalizado, será preciso completar a última carreira usando pb antes de começar o elástico.
Algoritmo de tricô:
- Primeiro, faça uma corrente com o número necessário de alças de ar e adicione 2 VP para levantamento.
- Vire o trabalho (ao tricotar em redondo, conecte a corrente sem adicionar 2 VP no final), recue 2 VP de elevação e tricote todos os pb em cada laçada.
- Faça 1 PV para elevação. Para evitar desenrolar o tecido, faça um passo de caranguejo clássico da esquerda para a direita usando pb, inserindo a agulha atrás das paredes traseiras das laçadas da carreira anterior.
- A próxima carreira é tricotada da direita para a esquerda, realizando todos os pb.
- Continue tricotando as carreiras, alternando os pontos 3 e 4.
Deve-se levar em conta que o elástico é horizontal. Ou seja, seu comprimento linear corresponderá à largura do tecido principal de malha. Para prender o elástico ao produto principal, faça uma fileira de pinos de conexão.
Você também pode fazer um arco de cabelo usando essa técnica. Não apertará muito a cabeça, mas fixará os fios com firmeza.
Dicas para usar técnicas de tricô em diferentes itens
As técnicas para tricotar o passo do lagostim não são universais, nem todo método é adequado para amarrar qualquer produto:
Técnica de tricô | Para que é adequado? |
Técnica clássica de tricô da direita para a esquerda e da esquerda para a direita | Como a borda do produto não é elástica, os métodos clássicos de degrau de lagostim são usados para dar rigidez aos produtos. O método é adequado para afiar:
O método de tricô não é adequado para:
|
Amarração exuberante e técnicas com laços de ar | Esses métodos de tricô são adequados para fazer bordas em itens que precisam ter uma borda moderadamente elástica. Por exemplo, para chapéus de malha grossa, xales decorativos, têxteis para o lar. |
Degrau de caranguejo serrilhado | Esta técnica para fazer bordas é adequada para qualquer produto que necessite de uma borda vazada. O tricô não afeta a elasticidade das coisas: ela permanece a mesma do tecido de malha principal. |
Passo de caranguejo em forma de elástico | O método é usado para unir a borda inferior de agasalhos e mangas. O elástico é moderadamente denso, o que permite que as roupas mantenham o formato e não estiquem ao serem usadas. |
Iniciantes poderão fazer um passo de lagostim na versão clássica e, com um pouco de experiência, poderão fazer uma carreira de acabamento usando uma técnica mais complexa. Este padrão é um elemento básico no tricô, pois é com sua ajuda que o trabalho é concluído com a maioria dos produtos de malha.
Vídeo sobre o arnês "Crayfish Step"
6 maneiras de amarrar produtos em pequenos passos: