Usando agulhas de tricô, você pode criar padrões convexos incomuns, chamados padrões de relevo. Este método de tricô torna as roupas mais interessantes e atraentes. O tricô em relevo é usado em técnica combinada com produto liso, bem como na forma de tricô principal. Esquemas com descrições do trabalho ajudarão os iniciantes.
Ferramentas e materiais necessários
Para obter um efeito tridimensional, recomenda-se escolher fios grossos feitos de fibras naturais em 1 ou 2 tons.
Opções adequadas para atingir o resultado desejado:
Material | Peculiaridades |
Angorá | O material é feito de lã de coelhos angorá. O fio tem fibras macias e delicadas. |
Viscose | É feito de cerdas sintéticas que são o mais próximo possível do natural. |
Caxemira | O fio é feito do subpelo de uma cabra das terras altas e, portanto, é considerado um dos tipos de material mais caros usados para tricô. |
Mohair | O material é apresentado na forma de fios de ar, cujo efeito aumenta durante o tricô. |
Algodão | Este tipo de material é durável, higroscópico e resistente ao calor. |
Lã | Ele pode reter calor e absorver bem a umidade. O material é adequado para criar padrões de relevo suaves e variados. |
Para decorar telas em relevo, você pode usar bouclé, lã ou material de fios mistos, que são bastante confortáveis, festivos e práticos. Para tricotar roupas infantis, como suéteres, é aconselhável usar fios não muito felpudos, macios e hipoalergênicos na forma de acrílico, viscose, lã merino ou algodão.
Ao escolher um fio grosso, o tamanho da agulha de tricô deve estar entre 6 e 8 mm. Para roscas nº 6, é adequada uma ferramenta de tamanho 9 mm. Agulhas com diâmetro grande devem ser feitas de material leve, porque são mais confortáveis de trabalhar do que as de metal.
Material adequado para ferramentas grossas:
- Alumínio. É considerado um material muito leve. No entanto, uma ferramenta de alumínio deixará manchas em fios de cores claras.
- Bambu. É o material mais leve para agulhas de tricô porque tem uma superfície lisa e não deforma quando dobrado.
- Árvore. Agulhas grandes de tricô feitas de madeira são uma excelente ferramenta para tricotar. Ao mesmo tempo, há uma grande seleção à venda.
- Plástico. Adequado para tricô porque não dificulta o processo.
Agulhas de tricô grossas podem ser de osso, mas elas entortam quando usadas com fios grossos.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Os padrões de relevo criados com agulhas de tricô se destacarão perfeitamente no ponto meia.
Diagramas simples com descrições do trabalho permitem fazer vários tipos de desenhos:
- bouclé;
- sopros;
- aceno;
- torniquete;
- rabo de cavalo;
- vários entrelaçamentos com interceptações;
- diamantes;
- favos de mel;
- cones de tamanhos diferentes.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Muitas vezes, o tricô de um padrão em relevo é feito com fios de tamanho médio ou mais grossos. Neste caso, é necessário selecionar agulhas de tricô com o diâmetro adequado. Grandes relevos não são adequados para peças pequenas, exceto botas de malha, meias até o joelho, pezinhos, meias e chapéus. O tricô grosso dá um charme especial às peças.
Utilizando agulhas de tricô e padrões em relevo, é possível criar diversos itens domésticos e de vestuário:
- suéter com colete;
- cardigan com suéter;
- casaco com vestido;
- cobertor com colcha;
- pulôver com suéter;
- chapéu.
O tricô convexo grande é adequado para criar produtos femininos, masculinos e infantis. Esses itens são adequados para uma celebração festiva, trabalho no escritório ou uma viagem de caminhada.
Para blusas infantis
Os padrões de relevo tricotados com agulhas de tricô (diagramas com descrições são fornecidos para fins informativos) podem aparecer na forma de pequenos detalhes, formando a superfície do tecido. Esta técnica de tricô é adequada para suéteres, jumpers, cardigans e qualquer outra roupa infantil.
A repetição do padrão deve consistir em 4 laçadas e 8 carreiras. Você precisa montar um certo número de laçadas, que será um múltiplo de 4, além de 2 laçadas de borda. Este padrão é fácil de criar usando pontos tricô clássicos.
Instruções para tricotar com carreiras viradas:
- Para 1 carreira faça 3 elementos frontais. Remova a laçada, deixando o fio atrás do tecido.
- Para a carreira 2, remova o elemento, mantendo o fio na frente do tecido. Tricotar 3 peças em meia.
- Para a 3ª carreira, faça 1 tricô, 1 frente, 1 tricô e 1 elemento frontal.
- Na 4ª carreira, todos os elementos devem ser em tricô.
- Na 5ª carreira, faça 1 elemento frontal, retire a laçada, deixando o fio atrás do trabalho, e 2 elementos frontais.
- A linha 6 consiste em 2 elementos em tricô, uma laçada removida e 1 elemento em tricô. O fio deve ficar na frente do tecido.
- A carreira 7 é composta por 1 tricô, frente, tricô e elementos da frente.
- Para a carreira 8, tricote todos os elementos em meia.
Para pulôveres
Os padrões de relevo com agulhas de tricô (diagramas com descrições dirão aos tricoteiros inexperientes como criar um padrão corretamente) podem ser feitos na forma de pés de ganso. Eles podem ficar expressivos em qualquer espessura de fio. Ao mesmo tempo, a técnica de tricô é muito rápida e simples. Adequado para pulôveres, suéteres, blusas e quaisquer outros itens infantis.
A repetição do padrão deve consistir em 4 laçadas com 6 carreiras. O número de elementos tricotados deve ser múltiplo de 4. Além disso, é necessário fazer 3 elementos para simetria e 2 peças de borda.
Padrão de tricô com descrição:
- Na 1ª carreira, faça um padrão de 3 elementos em meia e 1 elemento frontal. Faça 3 peças em tricô.
- Na 2ª carreira, tricote 3 elementos da frente. Repita o padrão de 1 tricô e 3 elementos frontais.
- Na 3ª carreira, tricote 3 pontos tricô para o rapport, faça 3 a partir de 1 peça (frente, laçada e frente). Após repetir, tricote 3 elementos em meia.
- Para a 4ª carreira, faça 3 peças da frente. Para repetir o padrão, segure o fio na frente do tecido, retire a laçada, faça 1 elemento em tricô, retire a laçada novamente e tricote 3 peças da frente.
- Na 5ª carreira, faça 2 laçadas em tricô. Para o rapport, tricote juntos 2 elementos com viés para a direita atrás das paredes da frente, 1 tricô, juntos 2 elementos com viés para a esquerda atrás das paredes de trás e 1 elemento em tricô. Finalize com 1 ponto meia.
Para chapéus
Para chapéus, os padrões elevados devem ser tricotados em movimentos circulares. Este padrão é considerado universal, é caracterizado por um lindo verso e é adequado para criar um snood, cachecol, cobertor, bem como produtos sem costura. Fica ótimo em roupas de malha infantis.
Para dar maior expressividade, recomenda-se utilizar fios de espessura média. O ponto meia clássico é considerado uma opção de tricô leve. A repetição do padrão consiste em 3 laçadas e 4 carreiras. O número de elementos coletados deve ser divisível por 3 sem resto. Você também precisa coletar 2 peças para simetria e 2 arestas.

Instruções passo a passo para tricotar com carreiras viradas:
- Na 1ª carreira, tricote 2 elementos em tricô para o padrão de repetição, tricote 2 elementos da frente a partir de 1 laçada. Neste caso, primeiro coloque o elemento atrás da parede frontal e depois atrás da parede traseira. Após a união do padrão, faça 2 peças em tricô.
- Para a 2ª carreira, faça 2 peças da frente. Para fazer um rapport, tricote um par de malhas unidas por 1 elemento em tricô e faça 2 elementos frontais.
- Na 3ª carreira, todas as peças devem ser tricotadas.
- Na 4ª carreira, tricote todos os elementos em meia.
O padrão de tricô circular requer um rapport de 3 elementos e 4 carreiras. O número de laçadas lançadas deve ser múltiplo de 3.
Instruções passo a passo:
- Na 1ª carreira, para o rapport, faça 2 elementos em tricô, de 1 peça faça 2 frontais, colocando inicialmente a laçada atrás da parede frontal e depois atrás da traseira.
- Na 2ª carreira, para o rapport, faça 2 furos em tricô, 2 elementos tricotados de 1 peça, tricotados juntos com o da frente.
- A linha 3 é composta por elementos em tricô.
- A carreira 4 deve conter apenas peças da frente.
Para suéteres
Os padrões de tricô em relevo (os diagramas com descrições são bem fáceis e claros) no formato de uma tulipa são adequados para suéter, cobertor, cardigã, jaqueta e chapéu. O escopo de aplicação do ornamento dependerá da imaginação pessoal.
Para fazer um padrão com carreiras viradas, você precisa montar um número de laçadas nas agulhas de tricô que será múltiplo de 6. Além disso, você precisa fazer 1 elemento para simetria e 2 peças de borda.
Instruções passo a passo:
- 1 carreira consiste em um elemento de borda, 2 tricôs, 3 frentes, 1 tricô, 1 tricô e peças de borda.
- Na 2ª carreira, tricote o elemento da borda. Repita do início ao fim o padrão de 2 pontos tricô, 3 elementos tricotados a partir de 3 peças (inicialmente faça 3 laçadas juntas em tricô, laçada e 3 elementos juntos em tricô) e 1 elemento tricô. Para completar a carreira, tricote os pontos da frente e da borda.
- Linha 3: Comece pela peça da borda. O padrão de repetição consiste em 1 tricô, 2 laçadas cruzando para a direita, 1 frente e 2 partes cruzando para a esquerda. Termine a carreira com 1 ponto meia e 1 pedaço de borda.
- Na 4ª carreira faça um furo na borda. O padrão de repetição consiste em tricotar 2 elementos frontais, 3 traseiros e 1 elemento frontal. Para completar a carreira, faça as peças da frente e das bordas.
- Repita o rapport do começo ao fim.
- Continue tricotando o padrão em altura das carreiras 1 a 4.
Para cardigans
Usando um elástico texturizado, você pode criar um produto elástico que mantém bem seu formato. O molde é perfeito para criar um cardigan, roupas de bebê, top, suéter e suéter ajustados.
A repetição do padrão deve consistir em 5 laçadas e 4 carreiras. O número de elementos coletados deve ser divisível por 5 sem resto. Além disso, é necessário tricotar 2 peças de borda.
Instruções passo a passo para projetar com linhas rotativas:
- 1 carreira consiste em 1 elemento em meia, 3 elementos frontais e 1 elemento em meia.
- As carreiras 2 e 4 tricotam 1 frente, 3 costas e 1 frente.
- Na 3ª carreira, faça 1 ponto meia e faça uma laçada para longe de você. Tricotar juntos 3 elementos da frente. Neste caso, retire 1 peça, tricote os 2 elementos seguintes juntos com a alça da frente e jogue-os sobre o elemento removido tricotado. Faça uma laçada para longe de você e tricote um ponto meia.
Instruções passo a passo para tricô circular:
- O número de pontos montados deve ser múltiplo de 5.
- Na 1ª carreira, tricote 1 ponto meia, 3 pontos da frente e 1 ponto meia.
- As carreiras 2 e 4 consistem em 1 tricô, 3 tricôs e 1 tricô.
- A carreira 3 consiste em 1 elemento em meia e uma laçada. Tricotar 3 peças juntas com o ponto da frente. Para fazer isso, retire 1 laçada, tricote as 2 seguintes juntamente com as laçadas da frente, colocando a parte retirada sobre a tricotada. Faça uma laçada e 1 elemento em tricô.
Para snoods
Os padrões de relevo com agulhas de tricô (diagramas com descrições ajudarão a fazer um lindo desenho), criados com base em elementos cruzados, são perfeitos para decorar laços com cachecóis, chapéus, travesseiros e cobertores. Para cruzar elementos, é permitido usar uma agulha de tricô adicional.
A largura do rapport deve consistir em 8 elementos, a altura – de 12 linhas. Com a técnica de torneamento, o número de partes tricotadas deve ser divisível por 8, sem resto. Além disso, você deve tricotar 2 elementos de borda.
Instruções de tricô passo a passo:
- Na 1ª linha, o primeiro e o último elementos devem ser de borda.
Repita a sequência do início ao fim: cruze 2 peças para o lado esquerdo (mova 1 elemento para uma agulha auxiliar de tricô na frente do tecido, faça 1 laçada frontal, tricote a peça da frente com uma ferramenta adicional), mova 2 laçadas para o lado direito (retire 1 elemento para uma agulha auxiliar atrás do tecido, faça 1 laçada frontal, tricote a peça da frente com uma ferramenta auxiliar).
- Na 2ª carreira, a primeira e a última laçadas devem ser laçadas de borda. Entre eles, repita o padrão de 1 elemento frontal, 2 traseiros e 1 elemento frontal.
- Na 3ª carreira, o primeiro e o último elementos são de borda, o restante é frontal.
- Para desenhar a 4ª carreira, faça da primeira e da última peças peças de borda. Entre eles, repita o padrão de 1 elemento frontal, 2 traseiros e 1 elemento frontal.
- Na 5ª carreira, as alças externas devem ser alças de borda, o restante deve ser alças frontais.
- No ano 6, os elementos externos devem ser de borda, o restante deve ser tricô.
- Na 7ª carreira, faça as partes externas em formato de bordas. Entre eles, repita o padrão, que consiste em cruzar 2 furos no lado direito. Neste caso, mova 1 elemento para uma agulha auxiliar de tricô atrás do tecido, tricote 1 elemento da frente e tricote a parte da frente da ferramenta auxiliar.
Realize um cruzamento de 2 elementos no lado esquerdo. Para fazer isso, remova 1 peça da frente do tecido em uma ferramenta adicional, faça 1 elemento frontal e tricote uma laçada frontal com uma agulha de tricô adicional.
- Na 8ª carreira, os elementos externos serão os de borda. Entre eles, o padrão de repetição consiste em tricotar 1 elemento em meia, 2 elementos na frente e 1 em meia.
- Na 9ª carreira, as alças externas devem ser alças de borda, o restante deve ser alças frontais.
- Para a carreira 10, faça os elementos externos em formato de borda e, entre eles, repita o padrão de 1 elemento em meia, 2 em meia e 1 em meia.
- Na 11ª carreira, as partes externas serão peças de borda, o restante serão peças frontais.
- Para a carreira 12, faça os elementos externos em pontos de borda e o restante em pontos tricô.
- Repita o rapport do começo ao fim.
- Continue tricotando das carreiras 1 a 12.
Segredos para Iniciantes
Toda tricoteira experiente tem segredos que lhe permitem tricotar em um curto período de tempo. finalizar o tricô, tornando a peça mais durável para que dure muito tempo:
- Para decorar detalhes grandes, recomenda-se usar agulhas de tricô circulares para que as mãos não cansem. Antes de tricotar uma peça de manga comprida, é preciso medir com antecedência a distância do ombro ao pulso para não errar e não deixar falhas na peça finalizada.
- Em suéteres, as mangas devem ser tricotadas de cima para baixo para que possam ser alongadas conforme necessário. O processo é feito em imagem espelhada, ou seja, o que diminui é o que aumenta e vice-versa.
- É aconselhável que tricoteiras iniciantes pratiquem em padrões simples, soltos e relaxados. Projetos complexos exigem habilidade e muita experiência.
- Ao trabalhar com fios finos, é necessário realizar uma junção invisível. Neste caso, uma ponta do fio precisa ser enfiada na agulha e puxada 5 cm pela outra. Como resultado, o fio ficará mais forte. As duas pequenas pontas que sobrarem podem ser cortadas quando o trabalho estiver concluído.
- O tamanho das agulhas de tricô e o comprimento dos fios adquiridos devem corresponder aos tamanhos indicados nas instruções. Para evitar erros e economizar tempo, se você tiver vários tamanhos, é recomendável marcar os materiais que você seleciona para o trabalho.
- Fios de tons diferentes devem combinar entre si e ter o mesmo comprimento. Neste caso, as agulhas de tricô devem ser da mesma marca do fio.

- Recomenda-se fazer uma amostra de 10x10, recortando um molde dela e deixando uma janela quadrada na parte interna. O modelo deve ser aplicado ao material de amostra e o número de linhas com laços deve ser calculado. Depois, eles precisam ser comparados com o plano. Caso haja algum desvio, o tricô deve ser feito de forma mais apertada ou volumosa em relação ao lado em que o excesso foi feito.
- Usando anéis de marcação de plástico coloridos, você pode identificar áreas de aumento e diminuição, bem como a transição entre linhas circulares. Tamanhos diferentes de anéis permitem que as ferramentas sejam usadas em diferentes técnicas de tricô. Além disso, eles podem ser facilmente excluídos após a conclusão do trabalho.
- Recomenda-se que os cachecóis sejam mais longos para que possam ser usados como capa sobre uma capa de chuva, casaco de pele ou jaqueta. O tecido tricotado à máquina dá aos bolsos uma aparência mais elegante.
Os padrões de relevo com agulhas de tricô são muito simples e fáceis de criar. Graças aos diagramas detalhados com descrições, você pode criar diferentes relações de padrões, que podem ser de textura grande ou pequena e também radicalmente diferentes uns dos outros na aparência.
Vídeo sobre tricô
Padrões de relevo com agulhas de tricô: