O padrão de sombra no tricô é popular entre as costureiras modernas. Usando essa técnica, você pode decorar qualquer roupa usando apenas 1 cor de fio.
O que são padrões de sombra e em quais produtos eles são usados?
Cientistas comprovaram que o tricô é conhecido pelo homem há muito tempo. Os primeiros itens de tricô foram encontrados por arqueólogos no Peru, e acredita-se que sua criação remonta ao século III.
Sombra padrão de tricô, cujo esquema ajudará a entender todas as complexidades do processo criativo, é adequado para decorar itens de malha para crianças e adultos. Dessa forma, as costureiras criam detalhes de interiores ou itens de cama muito utilizados no dia a dia, como cobertores.
Tricô é um método de entrelaçar fios à mão usando agulhas de tricô, uma agulha de tricô ou uma agulha de crochê.
Os principais laços com os quais as artesãs criam vários padrões são:
- facial;
- purl;
- borda;
- removido;
- laçada.
Depois de aprender a entendê-los, uma costureira novata entenderá rapidamente como criar obras-primas com fios de qualquer densidade e para qualquer ocasião. Ela também dominará o padrão de sombra, pois esta é uma maneira de alternar as alças da frente e de trás em uma determinada ordem, levando em consideração as carreiras e as laterais do tecido.
Algumas pessoas chamam o tricô sombra de “bordado com agulhas de tricô”, já que os padrões para ele também são adequados para aqueles oferecidos às costureiras que bordam com ponto cruz. Os historiadores não conseguiram determinar onde e como esse método de entrelaçamento de fios surgiu pela primeira vez. Isso se deve ao fato de que vários métodos de criação de coisas quentes e cotidianas são encontrados na cultura de muitos povos.
Por exemplo, em antigos enterros egípcios, arqueólogos descobriram meias de dois dedos, que permitiam que as pessoas usassem chinelos mesmo em climas frios. O item foi bem preservado até hoje e agora pode ser visto no Museu Egípcio.
Em uma das igrejas há um altar onde a Virgem Maria é retratada tricotando, o que também indica que esse tipo de artesanato é conhecido pelas pessoas há muito tempo, e suas habilidades foram passadas de geração em geração.
Especialistas estão confiantes de que o tricô sombra surgiu durante o período em que surgiram os pontos tricô e meia. Ainda sem conseguir criar padrões complexos nas roupas, as primeiras artesãs tentaram diversificar seus produtos dessa maneira.
Em roupas modernas, agulhas de tricô podem ser encontradas em:
- coisas de criança;
- suéteres;
- coletes;
- luvas e mitenes;
- cachecóis;
- chapéus;
- cardigans;
- capas.
A técnica para fazer um padrão a partir de fios em uma peça de tricô é simples, então até uma costureira iniciante pode fazer isso. Como os padrões criados com agulhas de tricô não chamam a atenção, eles também são apreciados pelo sexo oposto. Eles podem ser vistos frequentemente em suéteres, coletes ou roupões masculinos.
O tricô sombra não deve ser confundido com o tricô ilusão, que surgiu há relativamente pouco tempo e é reconhecido como uma forma especial de arte. Nesse caso, o padrão na tela é visível apenas em um ângulo e, se você olhar o item diretamente, ele não atrairá nenhuma atenção. Além disso, o tricô ilusão requer duas ou mais cores de linha, o que também o torna diferente do tricô sombra.
O tricô sombra tem suas vantagens.
Isso inclui:
- Facilidade de operação.
- Velocidade de criação de coisas.
- Facilidade de formar uma ideia.
- Versatilidade.
- Economizando consumíveis.
Trabalhar com pontos frontais e traseiros é simples e rápido. Não há diagramas complicados ou símbolos incompreensíveis que precisam ser decifrados, o que economiza tempo. Além disso, é mais fácil e rápido criar algo decorado com um padrão de sombras do que com outros enfeites.
A versatilidade do tricô sombra é que ele é adequado tanto para roupas femininas quanto masculinas. Também é usado para decorar xales, cobertores, colchas e guardanapos. O método de tricô permite economizar papel ao desenhar um molde. Isso está relacionado ao método de aplicação e leitura de símbolos.
Além disso, um produto decorado com um padrão “bordado” com agulhas de tricô fica bem em qualquer cor e em qualquer espessura de linha. Você pode criar um item exclusivo com qualquer fio que tiver em mãos, sem gastar dinheiro em uma compra não planejada.
Aula magistral sobre padrões de sombras de tricô com diagramas
Um padrão de tricô de sombra, cujo esquema pode atrair a atenção de uma costureira, é feito com qualquer fio que você goste. Essas obras-primas são tricotadas em agulhas de tricô separadas ou circulares, com fios de uma ou várias cores.
Antes de começar a criar sua primeira peça de ponto sombra, Você precisa conhecer os símbolos que aparecem nos diagramas e ser capaz de lê-los.
Nome abreviado | Significado completo |
lp | laço facial |
ip | ponto meia |
nak. | laçada |
kr. | borda |
Além disso, o laço frontal é designado por “X”, “P” ou “+”, e o laço traseiro por “-”, “K” ou “Ո”. Em esquemas de padrões de sombra, os loops geralmente são destacados em cores. Por exemplo, a parte convexa do padrão pode ser pintada com tinta preta, azul ou vermelha, e as partes onde o tricô regular é usado podem ser pintadas de branco.
Ao ler um padrão de tricô, você precisa entender que as alças da frente são sempre o componente principal do tecido, e as alças de trás fazem o padrão. O desenho se torna tridimensional e é visível de ambos os lados.
O problema com os padrões de sombra é que eles codificam o tricô de duas carreiras ao mesmo tempo. Ao observar essa imagem, você precisa entender que 1 célula é 1 loop em 2 linhas ao mesmo tempo. Artesãos experientes recomendam começar a criar um padrão no fio da carreira de trás, já que todo o padrão principal é tricotado apenas com laçadas K.
Os padrões geométricos ficam melhores em tecidos de malha, por isso os seguintes são os mais comuns:
- ziguezagues;
- círculos;
- retângulos;
- diamantes;
- triângulos.

Desenhos mais complexos usando figuras simples também são encontrados em itens de malha.
Os mais populares são:
- anjo;
- estrela;
- cobra;
- coroa;
- rede;
- coração;
- floco de neve.
Para criar um tecido volumoso, use fios grossos e agulhas de tricô finas, e para um tricô vazado mais solto, use agulhas de tricô grossas e linhas finas.
Losangos
Para decorar o tecido com losangos obtidos pelo método de tricô sombra, você precisa preparar o fio e as agulhas de tricô. A figura geométrica selecionada pode ser única, consistir em um par ou estar inscrita uma dentro da outra.
Para obter uma tela composta por losangos de sombra, você precisa:
- Monte 17 pontos (incluindo 2 pontos de borda).
- Tricotar a carreira 1.
- Comece na carreira 2 para criar um padrão de sombra. Para fazer isso, tricote 7 pontos da frente depois do ponto de borda, depois ponto tricô, 7 pontos da frente e o ponto de borda.
- Tricotar a carreira 3 e as carreiras ímpares restantes de acordo com o padrão.
- Comece a carreira 4 com ponto de borda, depois tricô, 5 pontos meia, tricô, tricô, tricô, 3 pontos meia e ponto de borda.
- Trabalhe com pontos de borda em cada carreira.
- Tricotar a carreira 5 em meia, meia, 3 em meia, meia, 3 em meia, meia, 2 em meia.
- Linha 7: 2 pontos em meia, tricô, tricô, tricô, 5 pontos em meia e tricô.
- Tricotar a carreira 9 3 tricô, tricô, 7 tricô, tricô,
- Tricotar a carreira 11 com 2 pontos meia, ponto tricô, ponto tricô, ponto tricô, 5 pontos meia, ponto tricô e ponto tricô.
- Linha 13: tricô, tricô, 3 tricôs, tricô, 3 tricôs, tricô e 2 tricôs.
- Tricotar a carreira 15 em tricô, 5 em meia, tricô, tricô, tricô e 3 em meia.
No final do trabalho, as laçadas do tecido são fechadas.
Rede
"Trança" é outro padrão popular de tricô de sombra. É usado para decorar travesseiros, cobertores, colchas, cintos e, às vezes, sapatos. Como o nome sugere, o padrão é formado por um entrelaçamento especial de fios e listras. Quanto mais voltas o padrão contiver, mais largo ele será.
Para trabalhar você precisará de fio e 3 agulhas de tricô.
Para tricotar um produto com padrão trançado, você precisa:
- Monte 8 pontos na agulha.
- Tricotar a carreira 1, deslizando o ponto de borda, transferir 2 pontos para uma agulha de tricô adicional e deixar na frente da carreira, 2 pontos meia, 2 pontos meia de sobra, ponto de borda. O trabalho nas bordas ocorre em cada carreira.
- Tricotar as carreiras 2, 4 e 6 com pontos tricô.
- Tricotar a carreira 3 com 2 pontos da frente, 2 em uma agulha de tricô adicional na reserva atrás do trabalho, 2 pontos da frente, tricotar 2 pontos da frente da reserva como pontos da frente.
- Trabalhe a carreira 5 como a carreira 1.
No final do tricô, as laçadas são fechadas. A repetição do padrão é repetida no número planejado de linhas.
Ziguezague
Externamente, o padrão Zigzag se assemelha a ondas com picos agudos. Qualquer produto pode ser decorado com este padrão, feito usando o método de tricô sombra.
Para criar ondas com fio no tecido, você precisa:
- Monte 42 pontos (32 pontos principais, 2 pontos de borda e 8 para simetria).
- Na carreira 1, tricote 10 pontos tricô, 2 pbx, 2 pontos tricô, 2 pbx. Repita o padrão de 10 a 2 e, em seguida, tricote 8 pontos meia no final da carreira.
- Tricotar as carreiras 2, 4, 6, 8, 10 e o restante das carreiras pares de acordo com o padrão.
- Linha 3: execute 8 ip, 2 lp, 2 ip, 2 lp, 2 ip (repita de 8 a 2). No final da carreira, tricote 8 pontos meia.
- Tricotar a carreira 5, 6º ponto meia, 2 pbx, 2 pontos meia, 2 pbx, 2 pontos meia (repetir de 6 a 2). No final da carreira, tricote 6 pontos meia e 2 pontos tricô.
- Na carreira 7, tricote 4 pbx, 2 pbx, 2 pbx, 2 pbx, 6 pbx (repita de 4 a 6). Termine a carreira com 4 pontos ip, 2 pontos meia e 2 pontos ip.
- Tricotar a carreira 9 com 2 pontos meia, 2 pbx, 2 pontos meia, 2 pbx, 8 pontos meia (repetir de 2 a 8). O final da linha consiste em 2 lp, 2 ip, 2 lp e 2 ip.
- Forme a carreira 11 com 2 pontos meia, 2 pbx, 2 pontos meia, 10 pbx (repita de 2 a 10). No final da carreira, tricote 2 pontos meia, 2 pontos ip, 2 pontos meia, 2 pontos ip.
- Tricotar na carreira 13 2 pontos meia, 2 pbx, 10 pontos meia, 2 pbx (repetir de 2 em 2). Forme o final da carreira com 2 pontos meia, 2 pontos liga, 4 pontos meia.
- Na carreira 15, tricote 2 pontos tricô, 10 pbx, 2 pontos tricô, 2 pbx (repita de 2 em 2). No final da carreira, deve haver 2 pontos meia e 6 pontos liga.
- Tricotar as carreiras restantes, repetindo o padrão da carreira 1.
No final do trabalho, os laços são fechados.
Triângulos
O padrão de tricô para padrões de sombra pode conter recomendações para tricotar um padrão de triângulos. O padrão na tela parece o mesmo em ambos os lados. Para criar um padrão usando agulhas de tricô, você precisará de um novelo de lã e duas agulhas de tricô separadas.
Para obter o padrão "Triângulos", você precisa:
- Monte 30 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com a borda, 6 pbx, 1 kp. Repita a carreira inteira e faça a última laçada em tricô.
- Em todas as carreiras subsequentes, o ponto inicial da borda é removido e o último é tricotado em tricô.
- Tricotar a carreira 2, alternando 2 pbx e 5 pbx.
- Na linha 3 deve haver uma alternância de 4 ip e 3 lp.
- Tricotar a carreira 4 como 3.
- Tricotar a carreira 5 como 2.
- Repita o padrão 1 na carreira 6.
No final do trabalho, os laços são fechados.
Cobra
O padrão de mesmo nome lembra uma cobra rastejando pela superfície e funciona bem na técnica de tricô de sombra. Especialistas observam que no artesanato há muitos enfeites que são chamados de "Serpente". Por exemplo, alguns o apelidaram de "Zigzag".
Para tricotar, você precisa de um novelo de linha, duas agulhas de tricô que não estejam conectadas uma à outra e um alfinete grande para fazer laçadas extras.
Para pegar a cobra, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô.
- Tricotar a carreira 1 4 pbx, remover 2 laçadas em um alfinete atrás do trabalho, 2 pontos meia, tricotar os 2 pontos reservados. 4 ip.
- A carreira 2 consiste em 2 pontos presos em um alfinete atrás do trabalho, 2 pbx, 2 reservados como tricô, 4 pontos em meia, 2 pontos presos em um alfinete atrás do trabalho, 2 pbx e 2 reservados como tricô.
- Tricotar a carreira 3 com 4 pbx, deixar 2 laçadas na frente do trabalho, 2 pontos meia, 2 reservados como laçadas da frente, 4 pbx.
- A carreira 4 consiste em 2 pontos, deslizados antes do trabalho, 2 pbx, 2 reservados – tricô, 4 pontos meia, 2 deslizados antes do trabalho, 2 pbx e 2 reservados – tricô.
- Tricotar a carreira 5 como a carreira 1.
- Carreira 6: tricotar como a carreira 2.
- Tricotar a carreira 7 como a carreira 3.
- Repita o padrão da carreira 4 na carreira 8.
As linhas são repetidas quantas vezes forem necessárias para formar uma peça inteira do comprimento desejado.
Quadrados
O padrão de sombras "Quadrados" lembra um tabuleiro de xadrez, só que as células são destacadas não pela cor, mas pelo jogo de luz. Este padrão fica bem em cachecóis, chapéus, meias de golfe e outros itens de malha.
Para criar quadrados, você precisará de fio e 2 agulhas de tricô separadas.
Para obter um padrão simples você precisa:
- Monte um número par de pontos, incluindo 2 pontos de borda.
- Tricotar as carreiras 1, 3 e 5 alternando 4 pbx e 4 pbx.
- Tricotar todas as carreiras pares de acordo com o padrão.
- Tricotar as carreiras 7, 9 e 11 alternando 4 pontos meia e 4 pontos ip.
- O padrão é repetido a cada 6 carreiras.
No final do trabalho, os laços são fechados. O padrão também pode alternar entre quadrados grandes e pequenos. Para fazer isso, você precisa diminuir o número de voltas em todos os números pares ou ímpares. Por exemplo, onde havia 4 ip em 4 lp, você pode fazer 4 ip em 2 lp.
Estrela
O padrão "Estrela" parece interessante na tela. É colocado em chapéus, luvas ou cobertores.
Para obter um padrão de sombra, você precisa:
- Monte 21 pontos.
- Tricotar a carreira 1, alternando 3 pontos meia, 2 pbx, 11 pontos meia, 2 pbx, 3 pontos meia.
- Todas as carreiras pares são tricotadas de acordo com o padrão.
- A carreira 3 consiste em alternar 3 pontos meia, 3 pontos meia, 9 pontos meia, 3 pontos meia e 3 pontos meia.
- Tricotar a carreira 5, alternando 3 pontos meia, 4 pontos ip, 7 pontos meia, 4 pontos ip e 3 pontos meia.
- A carreira 7 consiste em alternar 4 tricôs, 4 tricôs, 5 tricôs, 4 tricôs e 4 tricôs.
- Tricotar a carreira 9, alternando 4 pontos meia, 5 pontos ip, 3 pontos meia, 5 pontos ip e 4 pontos meia.
- A carreira 11 consiste em alternar 4 pontos tricô, 6 pontos baixos, 1 ponto tricô, 6 pontos baixos e 4 pontos tricô.
- Tricotar as carreiras 13, 17 e 19, alternando 5 pontos meia, 11 pontos ip e 5 pontos meia.
- A linha 21 consiste em alternar 4 LP, 13 IPS e 4 LP.
- Tricotar a carreira 23, alternando 3 pontos meia, 15 pontos ip e 3 pontos meia.
- A carreira 25 consiste em alternar 2 pontos meia, 17 pbx e 2 pontos meia.
- Tricotar a carreira 27, alternando 1 ponto meia, 19 pbx e 1 ponto meia.
- Linha 29 – tudo em meia.
- Tricotar a carreira 31, alternando 7 pontos meia, 7 pontos ip e 7 pontos meia.
- As carreiras 33, 35 e 37 consistem em 8 pontos meia, 5 pontos meia e 8 pontos meia alternados.
- Tricotar as carreiras 39, 41 e 43, alternando 9 pontos meia, 3 pontos ip e 9 pontos meia.
- As carreiras 45, 47 e 49 consistem em 10 pontos meia, 1 ponto meia e 10 pontos meia alternados.
Após receber a estrela, todos os laços são fechados de qualquer maneira conveniente.
Anjo
O padrão de tricô de sombra, cujo esquema agora é popular entre as costureiras, é chamado de "Anjo". Silhuetas dessas criaturas míticas geralmente são usadas para decorar itens infantis.
Para criar um anjo em uma tela a partir de fios, você precisa:
- Monte 17 pontos.
- Tricotar a carreira anterior ao padrão e a posterior com pontos meia.
- A carreira 1 é formada pela alternância de 6 pontos meia, 3 pontos meia e 6 pontos meia.
- As carreiras 2, 4, 6 e outras carreiras pares são tricotadas de acordo com o padrão.
- Tricotar a carreira 3, alternando 4 pontos meia, 7 pontos ip e 4 pontos meia.
- As carreiras 5, 7 e 9 são formadas por 2 pontos tricô, 11 pontos ip e 2 pontos tricô.
- Tricotar a carreira 11, alternando 3 pontos meia, 9 pontos ip e 3 pontos meia.
- A carreira 13 é obtida tricotando 4 LP, 7 ip e 4 LP.
- Tricotar a carreira 15, alternando 2 pontos meia, 1 pbx, 2 pontos meia, 5 pbx, 2 pontos meia, 1 pbx e 2 pontos meia.
- A carreira 17 é obtida tricotando 1 ponto meia, 1 pbx, 1 ponto meia, 2 pbx, 1 ponto meia, 3 pbx, 1 ponto meia, 2 pbx, 1 ponto meia, 1 pbx e 1 ponto meia.
- Tricotar a carreira 19, alternando 1 ponto meia, 1 pbx, 3 pontos meia, 5 pbx, 3 pontos meia, 1 pbx, 1 ponto meia.
- A carreira 21 é obtida tricotando 1 lp, 1 ip, 4 lp, 3 ip, 4 lp, 1 ip e 1 lp.
- Tricotar a carreira 23, alternando 2 pontos meia, 1 pbx, 2 pontos meia, 1 pbx, 3 pontos meia, 1 pbx, 2 pontos meia, 1 pbx e 1 pbx.
- A carreira 25 é obtida tricotando 3 LP, 2 IPS, 1 LP, 1 IPS, 1 LP, 1 IPS, 1 LP, 2 IPS e 3 LP.
- Na carreira 27 crie 7 lp, 1 ip e 7 lp.
No final do trabalho, os laços são fechados de qualquer maneira conveniente.
Floco de neve
O tecido de malha pode ser decorado usando a técnica “Bordado com agulhas de tricô” com um padrão de sombra “Floco de neve”. É frequentemente encontrada em roupas, tanto de crianças quanto de adultos.
Para obter um enfeite de neve, você precisa:
- Monte 17 pontos (incluindo pontos de borda).
- A primeira e a última carreiras, vamos chamá-las de "zero", são tricotadas em tricô.
- As carreiras 1 e 25 são formadas por 5 ip, 2 kn, 3 ip, 2 kn e 5 ip.
- Tricotar todas as carreiras pares de acordo com o padrão.
- As carreiras 3, 5, 21 e 23 são formadas por 5 ip, 3 kn, 1 ip, 3 kn e 5 ip.
- Tricotar as carreiras 7 e 19, alternando 1 pbx, 4 pbx, 1 pbx, 2 pbx, 1 pbx, 2 pbx, 1 pbx, 4 pbx e 1 pbx.
- As linhas 9 e 17 são formadas por 2 ip, 4 kp, 1 ip, 1 kp, 1 ip, 1 kp, 1 ip, 4 kp, 2 ip.
- Tricotar as carreiras 11 e 15, alternando 3 pbx, 4 kp, 1 pbx, 1 kp, 1 pbx, 4 kp, 3 pbx.
- A linha 13 consiste em 7 ip, 3 lp e 7 ip.
O floco de neve está pronto e as alças podem ser fechadas.
Coração
Não é difícil tricotar o padrão “Coração” no produto. Ele também consiste em alternar pontos frontais e traseiros e é tricotado usando o método de sombra.
Para colocar um coração na tela, você precisa:
- Monte 19 pontos.
- Tricotar a primeira e a última carreiras (vamos chamá-las de "zero") com pontos tricô.
- Tricotar a carreira 1, alternando 8 pontos meia, 1 pbx e 8 pontos meia.
- Tricotar todas as carreiras pares de acordo com o padrão.
- A linha 3 consiste em 6 LP, 3 IPS e 6 LP.
- Tricotar a carreira 5, alternando 5 pontos meia, 5 pontos ip e 5 pontos meia.
- A carreira 7 consiste em 4 pontos tricô, 7 pbx e 4 pontos tricô.
- Tricotar a carreira 9, alternando 3 pontos meia, 9 pontos ip e 3 pontos meia.
- A carreira 11 consiste em 2 tricôs, 11 pbx e 2 tricôs.
- Tricotar a carreira 13, alternando 1 ponto meia, 13 pbx e 1 pbx.
- As carreiras 15, 17 e 19 são formadas inteiramente por pontos tricô.
- Tricotar a carreira 21, alternando 1 ponto meia, 7 pbx, 1 ponto meia, 7 pbx e 1 ponto meia.
- A carreira 23 consiste em 1 tricô, 6 pb, 3 tricôs, 6 pb e 1 tricô.
- Tricotar a carreira 25, alternando 2 pontos meia, 4 pontos ip, 5 pontos meia, 4 pontos ip e 2 pontos meia.
As alças do tecido com o coração pronto podem ser fechadas.
Coroa
Você pode decorar seu chapéu ou o chapéu do seu filho com o padrão "Coroa", usando a técnica de tricô sombra.
Para criar um padrão você precisa:
- Monte 26 pontos (incluindo pontos de borda).
- Tricotar as carreiras 1, 3 e 5, alternando 5 pontos meia, 14 pontos meia e 5 pontos meia.
- Forme todas as carreiras pares de acordo com o padrão.
- Tricotar as carreiras 7, 9 e 11, alternando 4 pontos meia, 16 pbx e 4 pontos meia.
- Forme as carreiras 13 e 15 com 3 LP, 18 ip e 3 LP.
- Tricotar a carreira 17, alternando 2 pontos meia, 5 pbx, 1 ponto meia, 8 pbx, 1 ponto meia, 5 pbx e 2 pontos meia.
- Forme a carreira 19 com 1 tricô, 4 pbx, 4 tricôs, 6 pbx, 4 tricôs, 4 pbx e 1 tricô.
- Tricotar a carreira 21, alternando 4 pbx, 5 kp, 6 pbx, 5 kp e 4 pbx.
- Forme a carreira 23 com 4 ip, 6 lp, 4 ip, 6 lp e 4 ip.
- Tricotar a carreira 25: 1 tricô, 2 pbx, 7 tricô, 4 tricô, 7 tricô, 2 pbx e 1 tricô.
- Faça as carreiras 27 e 33 de 22 LP, 2 ip e 22 LP.
- Forme as carreiras 29 e 31, alternando 20 LP, 4 ip e 20 LP.
O molde da coroa está pronto, o trabalho pode ser fechado.
Aplicação prática de padrões de sombra
Um padrão de tricô de sombra, cujo esquema caiu nas mãos de uma costureira experiente, pode se transformar em uma obra-prima de tricô. Os ornamentos obtidos pelo entrelaçamento de fios da frente e de trás são conhecidos por artesãs de muitas nações há vários séculos e não perderam sua popularidade até hoje.
O padrão de tricô de sombra pode ser aplicado a qualquer item de tricô do seu guarda-roupa. Saias, cachecóis, luvas, gorros e capas ficam lindos com esses elementos. Usando sua imaginação, você pode criar uma peça verdadeiramente única com agulhas e linhas de tricô, sem ter medo de que um amigo ou colega apareça ao seu lado usando exatamente a mesma coisa.
Vídeo sobre padrões de sombras de tricô
Tricô sombra: master class e seleção de ideias: