A escultura em madeira é difícil de aprender, mas se você souber escolher os materiais e ferramentas certos, poderá tornar essa tarefa muito mais fácil. Fotos e descrições passo a passo das etapas trabalha em diferentes técnicas, ajudará um escultor iniciante a criar seu primeiro produto.
Ferramentas para o trabalho
Nas lojas você pode comprar diversas ferramentas profissionais e máquinas multifuncionais para processamento de madeira. Eles tornam o trabalho muito mais fácil e são práticos e seguros de usar. No entanto, ser capaz de manusear ferramentas manuais é mais importante. Todo entalhador iniciante deve aprender a trabalhar com formões, serras e plainas simples.
Essas habilidades ajudarão no futuro:
- dominar máquinas profissionais mais rapidamente;
- corrigir imprecisões;
- esculpir padrões em miniatura.
Artesãos experientes não recomendam comprar conjuntos de ferramentas prontos para corte manual. Eles são caros, mas nem sempre são de boa qualidade.
Um conjunto pode conter uma boa faca, mas formões ruins, então é melhor comprar cada ferramenta separadamente e montar um conjunto realmente útil que durará vários anos.
A ferramenta mais importante para trabalhar madeira é a serra. Com sua ajuda, você pode separar pedaços uniformes do tamanho necessário de um bloco sólido.
Adequado:
- serra;
- serra de arco;
- quebra-cabeça.
É aconselhável comprar vários tipos de serras com diferentes tamanhos de dentes. A condição das telas deve ser monitorada cuidadosamente. As serras devem ser mantidas sempre afiadas e as lâminas bem esticadas.
Você também deve comprar um avião.. Um artesão iniciante pode comprar uma ferramenta manual com uma superfície de corte de largura média. Depois que você ganhar experiência, precisará de uma plaina e raspadores. Eles são necessários para um alinhamento mais completo de superfícies de madeira.
Formões são necessários para trabalhar com pequenos detalhes.. O conjunto deve incluir ferramentas com bordas largas e pontiagudas, bem como estreitas e finas. As lâminas podem ser retas ou chanfradas. Eles devem estar sempre afiados, por isso os formões precisarão ser afiados com frequência. Para isso, você pode usar uma lixa ou uma máquina especial.
Usar ferramentas cegas é perigoso porque a lâmina não penetrará na madeira tão profundamente quanto necessário. Isso aumenta o risco da ferramenta “saltar”, o que é perigoso para o entalhador. Ele pode se ferir gravemente. Além disso, a escultura feita com essa ferramenta ficará torta, e o trabalho exigirá mais tempo e esforço.
A tabela mostra quais outras ferramentas podem ser necessárias e para qual finalidade:
Ferramenta | Propósito |
Furadeira manual | Perfuração de furos e pequenos recessos |
Facas de tamanhos diferentes | Para cortar pequenos pedaços de madeira, para aplainar pequenas peças |
Machado pequeno | Corte pequenos galhos e faça entalhes |
Lixa de diferentes granulometrias | Produtos de moagem |
Grampo | Fixe firmemente a superfície de trabalho ao tampo da mesa |
Há muitas outras ferramentas de escultura em madeira disponíveis. Quando um artesão novato ganha experiência, ele será capaz de determinar de forma independente quais formões, facas ou serras lhe faltam e o que é mais conveniente para trabalhar.
Dicas para escolher madeira
Os profissionais dividem a madeira em 3 tipos:
- macio;
- sólido;
- superduro.
Iniciantes devem dar preferência às 2 primeiras opções. Madeira macia é maleável. É fácil cortar pequenos pedaços, formando lindos padrões. Materiais duros são um pouco mais difíceis de trabalhar, mas são mais duráveis. Estatuetas feitas dessa madeira não secam com o tempo e não racham.
Os seguintes tipos de madeira são fáceis de trabalhar:
- abeto;
- castanha;
- abeto;
- pinho;
- salgueiro;
- tília;
- álamo;
- amieiro;
- faia;
- vidoeiro;
- álamo tremedor;
- cinzas;
- olmo.
Móveis caros e de alta qualidade são feitos de espécies de madeira superduras. Este material é difícil de trabalhar manualmente; máquinas de grande porte são frequentemente usadas para processamento, portanto essa madeira não é adequada para entalhe.
Local de trabalho de um entalhador
Escultores profissionais trabalham em uma bancada. Iniciantes podem se limitar a uma mesa. Deve ser estável e largo. A altura da mesa pode ser ajustada individualmente para se adequar ao mestre. Para evitar forçar as costas e se sentir confortável, você deve escolher uma mesa que fique na altura da cintura, mas não mais alta.
A bancada precisa ser limpa regularmente e sua condição precisa ser monitorada. Ao trabalhar, as facas muitas vezes escorregam e grudam na mesa, o que causa cortes que precisam ser lixados. Para minimizar os danos, é necessário seguir as regras de utilização da bancada. Não é possível atirar ferramentas afiadas nele, cortá-lo com um machado ou martelar pregos.
Uma boa iluminação é necessária para o trabalho. Não basta colocar uma bancada perto de uma janela. Você precisará de mais 2 ou 3 lâmpadas que iluminarão a área de trabalho de lados diferentes. As lâmpadas devem ser instaladas acima dos olhos do escultor para que não o ceguem. Você pode comprar luminárias com pernas flexíveis que podem ser inclinadas em qualquer direção.
Tipos de escultura e técnicas
Os tipos de escultura em madeira são divididos em vários grupos:
- contorno;
- geométrico;
- entalhe plano;
- escultural;
- através;
- alívio.
Cada técnica tem suas próprias características, sobre as quais você pode ler mais adiante no artigo.
Contorno
A escultura de contorno é caracterizada por reentrâncias estreitas com duas bordas. Elas são feitas de forma superficial e correm ao longo de todo o produto. Os principais padrões são elementos da natureza viva, como folhas de plantas, inflorescências, cachos de frutas vermelhas, além de animais e pássaros. A imagem obtida com essa técnica assemelha-se visualmente a uma gravura. Todas as linhas são ásperas, com bordas bem definidas. Luz e sombra permanecem indefinidas.
Artesãos experientes preferem misturar essa técnica com outros tipos de escultura, como relevo geométrico e plano. Esse estilo também combina bem com muitas pinturas tradicionais.
Padrões de contornos limpos, sem colaborações com outros estilos, ficam bem apenas em pequenos painéis de parede. Esses padrões são feitos usando formões e uma faca com lâmina chanfrada. A técnica de escultura de contorno não é complicada, mas para decorar vários produtos com ela, são necessárias experiência artística e uso hábil de ferramentas.
Geométrico
Este tipo de escultura é um dos mais fáceis de executar. Os padrões consistem em recortes de tamanhos variados, que têm de 2 a 4 faces.
Juntos, eles formam várias figuras geométricas:
- triângulos;
- diamantes;
- círculos;
- retângulos.
Essa técnica é usada para decorar móveis e também para criar utensílios de cozinha com aparência incomum, como almofadas térmicas. O trabalho é realizado utilizando o conjunto mais simples de ferramentas: facas, formões e cortadores.
entalhe plano
Outra técnica simples de escultura em madeira que requer apenas uma faca com lâmina chanfrada. A peculiaridade da escultura com fundo plano é a superfície lisa. Os recessos na madeira são rasos. As linhas são suaves, mas têm bordas nítidas.
Os desenhos finalizados são visualmente semelhantes aos feitos com a técnica de contorno. Eles também não têm uma divisão clara entre luz e sombra. Os padrões principais são considerados elementos da natureza viva, como árvores, botões de flores e silhuetas de animais.
Escultural
Este é um dos tipos mais difíceis de escultura em madeira. Ela difere das técnicas anteriores porque a imagem não é plana, mas tridimensional. Esculturas incluem figuras tridimensionais de animais, pessoas e ídolos divinos.

Na Idade Média, essas esculturas eram usadas para decorar os telhados de casas ricas, decorar o interior dos cômodos e colocar grandes estatuetas de madeira na proa dos navios. Hoje em dia, a escultura também é considerada decorativa.
A madeira não é moldada com apenas uma ferramenta; na maioria das vezes, vários conjuntos são usados. Aprender a trabalhar com essa técnica exigirá muito tempo e paciência.
Através
Esse tipo de escultura tem vários nomes alternativos: através, vazado e serrado. O padrão resultante lembra uma renda fina. Esse efeito é obtido ao serrar tábuas lixadas.
A peculiaridade dessa técnica é a remoção total ou parcial do fundo. Os artesãos usam essa tecnologia de processamento de madeira em diversas opções de design. Esculturas são usadas para decorar batentes de janelas e portas, bem como cornijas. Muitas vezes, esses padrões de madeira podem ser substituídos em corrimãos de escadas.
Essa tecnologia também é usada para pequenos elementos decorativos, como caixas, molduras de quadros e espelhos e caixões.
Em relevo
Essa tecnologia é semelhante à escultura em termos de complexidade. Sobre um fundo plano, artesãos esculpem imagens convexas e tridimensionais. Podem ser figuras de animais, plantas e até mesmo retratos humanos.
A escultura em relevo é dividida em dois grupos: baixo-relevo e alto-relevo. Na primeira versão, o ornamento é convexo em mais da metade da espessura da peça principal. No segundo caso, o padrão fica bem volumoso. Todas as linhas se elevam acima do fundo e têm curvas suaves.
Precauções ao trabalhar
Antes de começar a se familiarizar com a escultura em madeira, você precisa aprender sobre as regras de segurança. A ferramenta inteira é muito afiada. Eles podem se machucar facilmente e, às vezes, você pode sofrer uma lesão tão séria que acaba ficando incapacitado.
O que precisa ser feito para reduzir esses riscos:
- Instale o tampo da mesa de forma segura e firme. A mesa não deve balançar de um lado para o outro nem deslizar no chão.
- As peças de trabalho devem ser fixadas à mesa usando ferramentas especiais – grampos. Somente eles são capazes de fixar a peça com segurança. Nenhum outro material disponível é adequado para esse propósito.
- Lâmpadas e luzes não devem ofuscar o escultor. Elas precisam ser colocadas de modo que o tampo da mesa fique bem iluminado e não haja sombra projetada pelo artesão.
- Ao afiar formões e facas, você deve usar luvas e óculos de segurança. Lascas pequenas podem entrar em contato com seus olhos e a lâmina da faca pode escorregar acidentalmente da máquina e machucar suas mãos.
- A qualidade de afiação de qualquer ferramenta deve ser verificada em uma pedra de amolar especial, não com os dedos.
- Ao trabalhar com ferramentas de corte, você deve segurá-las longe de você e também certificar-se de que sua outra mão esteja a uma distância segura da faca.
- Não deve haver objetos estranhos no local de trabalho.
- Após cada etapa de corte, é necessário remover as lascas da mesa usando escovas especiais. Se houver acúmulo de muita sujeira, uma ferramenta afiada pode se perder e acabar na sua mão durante a limpeza.
- Todas as facas e formões devem ter um lugar. Artesãos experientes recomendam colocar um jarro sobre a mesa, no qual o escultor armazenará as ferramentas e as retirará quando necessário. Após a conclusão do trabalho, todos os suprimentos devem ser guardados em seus locais de armazenamento permanentes.
- Ao usar aparelhos elétricos, é importante garantir que o cabo não fique enrolado ou torcido.
- Não é possível conectar vários dispositivos na tomada ao mesmo tempo. Vários fios no chão podem ficar entrelaçados uns aos outros. Você pode tropeçar neles e cair.
Muitas vezes, utiliza-se mástique de cera para o trabalho. Deve ser aquecido em um fogão elétrico, mas não em fogo aberto.
É inaceitável colocar elementos de aquecimento onde lascas possam voar. Ele incendeia rapidamente. Os pedaços de madeira ardem a uma temperatura de 214 graus e depois começam a queimar, por isso é importante monitorar a segurança contra incêndio.
A oficina deve sempre ter bandagens, algodão e soluções desinfetantes para a pele. Mesmo artesãos profissionais não estão imunes a ferimentos acidentais. Os ferimentos precisam ser tratados o mais rápido possível. Se a lesão for grave, o trabalho deve ser adiado até a recuperação completa.
Etapas da marcenaria
A escultura em madeira (imagens de diferentes tecnologias ajudarão os iniciantes a entender como trabalhar com madeira corretamente) sempre começa com uma ideia. O mestre cria padrões e faz um esboço esquemático no papel, que depois transfere para uma superfície de madeira usando um lápis ou marcador simples.
Ele então corta um molde grosseiro, depois corta os cantos e suaviza as linhas. Processa o fundo, lustra todos os detalhes e cobre o produto final com verniz.
Mais adiante no artigo você pode ler uma descrição das etapas do trabalho em diferentes técnicas.
Com escultura de casa
A escultura em madeira (são necessárias imagens para uma representação correta dos princípios básicos da tecnologia) desse tipo é semelhante à técnica de corte. O artesão faz cortes profundos na peça de trabalho, remove completamente o fundo e deixa apenas os padrões vazados. Este tipo de escultura é usado para decorar molduras de janelas, portas e telhados de casas.
O trabalho é realizado em 3 etapas:
- Escolha de estilo. Todos os padrões devem estar em harmonia uns com os outros, por isso o mestre primeiro seleciona estênceis adequados. Depois ele os transfere para os espaços em branco.
- O fundo é removido usando uma furadeira e uma serra tico-tico. O ornamento é cortado à mão com formões e facas.
- O trabalho final é lixado e envernizado.
Para entalhes domésticos, a madeira escolhida é a dura. Não é propenso a apodrecimento nem delaminação, por isso pode durar mais de 20 anos.
Decoração em madeira entalhada com entalhe volumétrico
A escultura em madeira (as imagens mostram a ordem das ações durante o trabalho) com padrões em relevo é realizada em 6 etapas.
Elas podem ser vistas no exemplo de fazer um grande broche com uma imagem de montanhas:
- O artesão corta uma peça redonda e transfere o esboço para ela.
- Usando facas e formões, ele corta pequenos recortes ao longo dos contornos desenhados.
- Usando uma faca especial, o entalhador dá contornos arredondados aos moldes, removendo cantos afiados e entalhes.
- Lixe o produto utilizando uma lixa de diferentes granulometrias e uma esponja abrasiva.
- Pinta o produto com tintas.
- Após a secagem completa, trate o artesanato com mástique de cera.
Madeira macia é adequada para esse tipo de trabalho. É mais fácil criar contornos suaves e elementos convexos nele.
Com escultura geométrica em madeira
A escultura em madeira (as imagens ajudarão você a fazer as marcações corretamente) com entalhe geométrico é bem simples de fazer. A maior parte do tempo é gasto em esboços e marcações.
Usando o exemplo da fabricação de uma caixa, podemos considerar 5 etapas principais do trabalho:
- Primeiro, você precisa pensar na localização e no formato dos padrões em cada parede da caixa, bem como na tampa. Será necessário fazer um desenho esquemático.
- Em seguida, o produto é forrado e células pares são desenhadas em todos os lados.
- As células são usadas para criar o padrão pretendido.
- Começando pelas bordas e indo em direção ao centro, o molde deve ser recortado em cada lado da caixa.
- No final, o produto é lixado com lixa. Periodicamente, varra as migalhas com uma escova especial.
Os artesãos cobrem itens que serão usados ativamente com verniz. Você pode escolher um revestimento transparente ou colorido que imite os tons naturais de outros tipos de madeira.
Com uma fenda
Esta é uma escultura completa, na qual o fundo é completamente removido com uma serra tico-tico, mas o padrão permanece.
O trabalho é realizado em 4 etapas, que podem ser consideradas mais detalhadamente usando o exemplo da construção de um suporte para livros:
- O mestre seleciona um esboço, transfere-o para o papel e cola-o sobre a placa de madeira.
- Faz furos com uma furadeira. Onde a lâmina da serra tico-tico será inserida. Depois ele recorta o molde, removendo o fundo.
- Lixe o produto com lixa de diferentes granulometrias.
- Une as partes do suporte com cola e cobre com verniz colorido.
Para produtos com padrões recortados, recomenda-se o uso de madeira nobre.
Aula magistral de escultura geométrica
Este é um dos tipos mais populares de escultura. Escultores profissionais aconselham iniciantes a usar essa tecnologia em seus primeiros trabalhos.
Quais ferramentas e materiais serão necessários:
- um pedaço de madeira macia, como tília;
- faca com lâmina chanfrada;
- lápis simples;
- apagador;
- governante;
- bússola;
- lixa de grão fino.
Antes de começar a trabalhar, é necessário inspecionar a peça de trabalho e lixá-la, se necessário.
Criando um esboço de padrão
As imagens para estênceis podem ser baixadas ou desenhadas por você. Primeiro, os espaços em branco são feitos em papel grosso e depois transferidos para uma placa de madeira preparada para serem esculpidos. Para evitar que o estêncil dobre ao traçar, você pode mergulhá-lo em verniz acrílico e secá-lo.
Você precisa traçar o modelo lentamente. Primeiro, desenhe todas as linhas ao longo do contorno e depois destaque o padrão interno.
Recortando moldes
Você precisa cortar os moldes a partir das bordas, movendo-os gradualmente em direção ao centro. A faca deve ser posicionada em um ângulo de 45 graus e pressionada levemente. As camadas devem ser removidas uma por uma. Se você não tiver força suficiente, pode pressionar com as duas mãos, o principal é que a lâmina fique afastada do cortador, e não o contrário.
Em locais onde as linhas são suaves, por exemplo, onde há círculos, é preciso cortar superficialmente. É melhor passar no mesmo lugar várias vezes, removendo 3-4 camadas por vez, do que fazer um movimento brusco e estragar o desenho. Quando a escultura estiver concluída. Use uma borracha para remover todas as marcações.
Moagem e impregnação do produto acabado
O trabalho finalizado deve ser limpo de poeira e migalhas com uma escova especial. Depois, pegue uma lixa e lime cuidadosamente todos os cantos afiados e remova quaisquer rebarbas. Se o produto for planejado para ser usado com frequência (recolhido, movido de um lugar para outro), ele precisará ser envernizado em 2 a 3 camadas.
Para artesanato decorativo que irá decorar o ambiente, a impregnação com mástique de cera é suficiente.
Aulas magistrais sobre a criação de figuras esculpidas em madeira
Antes do trabalho, você precisa preparar todas as ferramentas e materiais necessários para marcação, corte e retificação. A produção de qualquer estatueta de madeira começa com uma peça bruta. É um pedaço bruto de madeira que é marcado e depois moldado em formas angulares. Não é necessário remover todo o excesso; basta cortar cantos grandes e rebarbas.
Uma das figuras tridimensionais mais populares, cuja produção os artesãos novatos tentam dominar primeiro, é o urso.
Para deixar o produto bonito, você precisa seguir o algoritmo de ações:
- Em um bloco de nogueira de 10x5 cm, com 5 cm de espessura, desenhe um esboço da futura estatueta.
- O excesso é cortado e um processamento grosseiro é feito com uma faca.
- Usando um lápis, desenhe a parte de trás da figura e sua parte superior.
- Utilizando formões de diferentes espessuras, várias camadas são gradualmente removidas. A espessura dos cavacos deve diminuir a cada vez.
- Usando uma faca pequena, desenhe a textura do pelo, faça outros pequenos detalhes, dentes, olhos, garras.
- O produto é lixado com lixa fina, depois polido e envernizado.
A nogueira é uma madeira dura. Para seu primeiro experimento, você pode usar pinho ou tília.
Iniciantes também costumam se interessar por silhuetas de animais sentados, como raposas ou gatos. Elas podem ser feitas de maneira semelhante, com pequenas alterações.
Procedimento:
- Selecione um esboço e transfira-o para a peça de trabalho.
- Corte o excesso de material.
- Execute o processamento grosseiro, observando os contornos principais.
- Então comece a trabalhar nos detalhes. Deve ser especificado. Onde o animal terá patas, cabeça, corpo e cauda.
- Recorte o formato do focinho e marque a localização das orelhas.
- Lixe a peça para suavizar seus contornos.
- Use ferramentas pequenas para deixar os detalhes mais claros.
- Lixe o trabalho novamente com uma lixa fina.
- Use uma faca pequena para cortar a textura do pelo, marcar os olhos, os dentes e outros pequenos detalhes.
No final, só falta fazer o lixamento final e impregnar o produto acabado com verniz.
A escultura em madeira pode ser aprendida em pouco tempo. Durante o processo de trabalho, você precisa seguir as regras de segurança e também seguir os algoritmos de ação de forma consistente. Master classes passo a passo e imagens com estênceis prontos ajudarão os iniciantes.
Vídeo sobre o tema: aulas de escultura em madeira para iniciantes
Escultura em madeira para iniciantes:
É muito difícil para iniciantes esculpir um urso. É muito mais fácil começar com artesanatos simples: uma árvore de Natal, uma árvore, um sol, talvez uma tartaruga.
A escultura em madeira é meu hobby favorito há muitos anos, mas comecei com coisas simples. Obrigado por um artigo tão útil e interessante!