A gravura é considerada uma das variedades de arte decorativa esculturas em madeira. O mestre pode criar vários ornamentos com imagens e fazer inscrições. É permitido trabalhar manualmente ou com auxílio de ferramentas mecânicas.
Para facilitar o processamento da madeira, existem novas tecnologias na forma de laser, gravador e fresadora. Como resultado, o produto terá uma aparência original.
Quais produtos podem ser feitos?
A escultura em madeira feita por um gravador é considerada um processo criativo interessante, durante o qual é permitido criar vários padrões com imagens e inscrições. Graças ao advento das ferramentas elétricas modernas, o processamento da madeira será fácil, permitindo a criação de imagens mais originais e complexas.
A escultura em madeira feita por um gravador, como uma forma complexa de criatividade, ainda assim desfruta de grande demanda em quase todos os países. Por exemplo, no Canadá, onde há muitas florestas, há muitos arquitetos qualificados.
Com a gravura é possível decorar:
- iconóstases com ícones;
- pinturas com painéis;
- cabeceiras de cama;
- frentes de móveis;
- platibandas de madeira para banhos e casas de madeira;
- molduras com estojos de ícones;
- balaústres esculpidos;
- decorações de canto com chaveiros e cabos de faca.
O gravador é um dispositivo que substitui a aplicação manual de padrões na madeira. Ao mesmo tempo, esta ferramenta é adequada para lixar, polir pequenas peças e realizar uma longa série de manipulações.
Lista de regras
Usando um gravador, é possível processar madeira, plástico, ossos, metal, vidro, couro e pedra. Para obter um trabalho de alta qualidade, você deve primeiro se familiarizar com os princípios de operação da ferramenta e seguir as regras de segurança.
Isso se aplica não apenas aos iniciantes, mas também aos escultores experientes. Como resultado, o mestre se sentirá confortável decorando o produto.
Se você não tem experiência, é recomendável usar inicialmente um dispositivo portátil, mas não elétrico. Isso é necessário para que as mãos se acostumem. Neste caso, você pode criar sulcos, valas e formas simples.
Ao processar um produto de madeira com um gravador manual, você precisa preparar um conjunto de ferramentas:
- uma lâmpada com uma lente de vidro;
- substrato para a peça de trabalho;
- socos para desenhar pontos com uma linha pontilhada;
- formões;
- gravadores com hastes finas de aço (podem ser planas, angulares e em forma de V).
É aconselhável que iniciantes estudem inicialmente com profissionais ou utilizem tutoriais que apresentem moldes prontos com imagens e o processo tecnológico de design.
Requisitos para trabalhar como gravador:
- Durante a gravação, o dispositivo deve ser mantido a uma pequena distância do rosto para evitar que surjam feridas na pele;
- Se o dispositivo estiver funcionando, é proibido trocar ou remover o bico;
- o dispositivo deve ser mantido fora do alcance de crianças;
- Não balance o dispositivo em direções diferentes, não bata na superfície de trabalho nem brinque com ele;
- é necessário preparar um abajur especial com iluminação suave;
- A mesa de trabalho deve estar livre de objetos desnecessários para que nada atrapalhe.
Para facilitar o acesso aos consumíveis necessários, é recomendável colocar todos os cortadores com acessórios e dispositivos em gavetas e prateleiras.
Preparando o local de trabalho
A escultura em madeira feita por um gravador é considerada uma atividade interessante, mas perigosa. Portanto, é necessário organizar adequadamente o local de trabalho e aderir às precauções de segurança:
- Óculos de proteção devem ser usados sobre os olhos para evitar o risco de entrada de serragem ou lascas.
- A vestimenta do escultor não deve ter avental com mangas longas e largas. Nesse caso, você precisa colocar um lenço ou chapéu na cabeça para evitar que fios de cabelo fiquem pendurados nos ombros ou na testa.
- A nitidez dos cortadores não deve ser verificada com os dedos, mas na madeira. Se o dente de afiação for muito afiado, o gravador vibrará fortemente. Neste caso, é necessário reduzir a velocidade.
- Antes do trabalho, é necessário verificar a integridade do cabo elétrico. Neste caso, é necessário garantir que o fio não fique torcido.
- A superfície da área de trabalho deve ser nivelada e os móveis não devem balançar.
É essencial ter à mão um kit de primeiros socorros, contendo os meios necessários para prestar os primeiros socorros.
Como escolher um bico?
A madeira deve ser processada com uma broca ideal que atenda a dois critérios principais: o número de revoluções do eixo rotativo principal e a potência. Para facilitar o corte, é recomendável usar uma gravadora que tenha um seletor de velocidade.
Neste caso, a potência não deve ser inferior a 250 W, caso contrário, você precisará desligar o dispositivo constantemente para que ele esfrie completamente. Por esse motivo, o trabalho será interrompido. Ao escolher os acessórios, você precisa considerar o tipo de rosca.
O kit de gravação deve incluir os acessórios necessários:
- material de feltro de polimento;
- brocas;
- pinças;
- cortadores com cortadores;
- anéis de corte de retificação.
Cada fabricante tem seu próprio conjunto de acessórios de gravação. Ao mesmo tempo, escultores iniciantes poderão selecionar o conjunto ideal para gravar com o dispositivo. Se você tiver experiência, é recomendável usar cortadores com revestimento de diamante. No entanto, esses cortadores podem não estar incluídos no dispositivo, por isso devem ser adquiridos separadamente.
Para tornar conveniente para um artesão iniciante trabalhar com uma furadeira, é necessário comprar um eixo flexível, bem como um suporte para pendurar a ferramenta. O eixo flexível afeta a velocidade do motor do aparelho, reduzindo a potência quase pela metade.
Os kits de escultura em madeira feitos na China são baratos, ao contrário daqueles de outros fabricantes. No entanto, brocas baratas podem produzir muito barulho, e os cortadores incluídos no conjunto não são afiados o suficiente, então eles podem ficar cegos rapidamente.
Os artesãos profissionais sempre preparam acessórios adicionais. Escultores inexperientes podem usar um kit feito na China para dominar os princípios básicos da gravação artística.

Neste caso, você precisa escolher acessórios adequados para processar madeira. Por exemplo, devido aos ângulos de afiação, rebarbas destinadas a esculpir metal não são capazes de processar madeira.
O design dos bicos tem 2 partes:
- trabalho, que é usado para processar o material;
- cauda, que é fixada no mandril do dispositivo (o diâmetro pode variar de 0,8 a 8 mm).
A classificação dos equipamentos é baseada em 2 parâmetros principais:
- pelo tipo de material utilizado na sua produção;
- por área de aplicação.
Existem vários tipos de fresas de gravação, dependendo do material:
- Abrasivo. Frequentemente usado para processar peças de cerâmica, vidro, metal e pedra.
- Sentido. Permite polir a superfície da madeira.
- Suportes de disco. Rodas de borracha, de corte e de feltro são adequadas para equipamentos. A escolha dependerá das propriedades do elemento a ser processado e das características do processo a ser realizado.
- Feito de aço com revestimento de diamante. Adequado para executar manipulações básicas com diversas peças de trabalho. Esses acessórios são de altíssima qualidade e podem ser incluídos em um conjunto barato.
- Combinado. Caracterizado por uma peça de trabalho de carboneto e uma haste de aço. O escopo de sua utilização corresponderá ao material da cabeça.
- Borracha com coríndon. Adequado para processamento de produtos metálicos.
- Carboneto. Eles têm elementos de trabalho grandes e pequenos, cujos entalhes podem ser de diferentes tipos. Esses acessórios podem ser usados para processamento preliminar e intermediário de produtos de diferentes durezas. Brocas de liga dura são consideradas duráveis e de alta qualidade, então os consumíveis serão caros. O tipo de pontas determinará seu uso pretendido. Utilizando cortadores de ponta, é possível processar produtos de plástico e osso, além de realizar traçados, marcando os limites do ornamento.
À venda, você pode encontrar frequentemente um conjunto de acessórios de gravação, cujos elementos serão marcados com uma determinada tonalidade que indica o grau de nitidez.
Se a marcação for aplicada em preto, significa que o cortador é altamente produtivo. Tons de azul e verde indicam um tempero médio. Se o acessório estiver marcado com uma tonalidade amarela, esse cortador pode ser usado para o processamento final do produto.
Classificação por segmento
A escultura em madeira feita por um gravador é representada por diversas variedades, cada uma com suas próprias características:
Nome | Breve descrição |
Obra aberta | Desde os tempos antigos, esse tipo de gravura tem sido muito procurado pelos escultores, porque as pessoas acreditavam que janelas e portas decoradas com ornamentos vazados protegeriam a casa dos maus espíritos. Os fantasmas não conseguem entrar no quarto porque ficam presos na renda. Hoje, esse tipo de escultura é usado para decorar vários itens, pratos, divisórias e móveis. Este tipo de gravação tem uma aparência original e elegante, especialmente na forma de entalhe passante ou serrado. |
No estilo barroco | Esse estilo surgiu no século XVI. na Itália. É dominado por um grande número de elementos decorativos diferentes. Produtos de madeira geralmente apresentam desenhos florais em forma de lírios ou rosas. Depois de dominar completamente essa técnica, você pode aplicar desenhos de pássaros, peixes, folhagens e flores na madeira. |
Oriental | É uma decoração elegante porque as imagens têm cachos finos. Para criar tais enfeites, você terá que gastar muito tempo. Por isso, você precisa ter mais paciência para dominar a técnica. |
Geométrico | A gravura geométrica é muito procurada entre iniciantes porque é simples e rápida de entender. Os enfeites finalizados serão apresentados na forma de figuras geométricas simples. Muitas vezes, entalhes simples em forma de cunha são feitos para decorar produtos. |
Arredondado | Ao cortar, o mestre cria reentrâncias profundas de dois lados com bordas arredondadas ao longo das bordas da imagem. Muitas vezes, nas laterais das formas do desenho, os recessos serão mais arredondados do que nas laterais do fundo. No último caso, os recessos serão inclinados. Em casos raros, o fundo é arredondado para não ficar plano. Neste caso, ele pode estar localizado abaixo do nível do plano do padrão. Esse tipo de fundo é chamado de almofada, e a gravação é chamada de arredondada com fundo almofada. |
Contorno | É considerada uma técnica simples que pode ser dominada por artesãos iniciantes. A dificuldade é que você terá que usar um cortador fino. O desenho finalizado geralmente contém linhas finas cortadas ao longo das bordas do padrão. |
Kudrinskaya | Essa técnica surgiu no final do século XIX. graças aos escultores que trabalharam na propriedade de Abramtsevo, localizada perto de Moscou. Muitos dos mestres vieram da vila de Kudrino, e é por isso que esse tipo de gravura recebeu esse nome. Com a ajuda da escultura é possível decorar diversos itens domésticos com lembranças. Hoje em dia, esse equipamento é muito procurado por escultores de madeira. Na madeira, é aceitável representar padrões baseados em folhas e galhos que se repetem constantemente. Padrões de flores, frutas, pássaros, peixes e animais podem ser colocados entre os elementos vegetais. Para trabalhar com essa técnica, muitas vezes é necessária madeira de tília. |
Volumétrico | Essa técnica permite criar uma linda escultura pequena a partir de um pedaço de madeira, por isso esse tipo de escultura é indicado para decorar móveis, sobreposições, balaústres, corrimãos de escadas e molduras de espelhos. |
Em relevo | O padrão de relevo feito na madeira se destacará da composição geral. Essas imagens têm uma aparência impressionante e realista. Com a gravação em relevo é possível decorar detalhes de portões, portas, frisos de casas e batentes de portas. No entanto, esse tipo de escultura só é adequado para artesãos experientes. |
escandinavo | É especialmente popular nos países do norte. Os produtos são decorados principalmente com motivos nacionais na forma de padrões ornamentados simples e veados. Também é permitido esculpir desenhos de diferentes runas na madeira. |
Master classes para iniciantes
A escultura em madeira feita por um gravador requer inicialmente a seleção da madeira. O pinho não é adequado para gravação porque é composto por várias camadas: camadas macias serão combinadas com camadas duras.
Aula magistral sobre como aplicar um desenho em um ovo de Páscoa de madeira:
- Primeiro, lixe a superfície da peça de trabalho com uma lixa para que o produto fique liso.
- Depois, transfira o desenho selecionado para a superfície da peça de trabalho. Os movimentos devem ser cuidadosos.
- Insira o acessório de moagem no dispositivo e faça vários entalhes. Se a velocidade for alta, a peça de madeira queimará levemente. Para evitar essa situação, é recomendável mover a ferramenta para frente e para trás sobre a imagem aplicada.
- Quando terminar, use uma borracha para remover as linhas de lápis.
Para que o artesanato final fique bonito, o produto precisa ser pintado. Para esses fins, é permitido usar manchas de cores diferentes. Usando um pincel, aplique o pigmento de coloração na peça de trabalho e não toque nela até que o produto esteja completamente seco.
Depois de algum tempo, a superfície deve ser tratada com lixa para criar um efeito incomum. Em seguida o produto deve ser tratado com verniz e deixado secar.
Usando um gravador, você pode decorar uma prateleira de madeira antiga com vários padrões ou imagens para dar ao móvel uma aparência atualizada.
Descrição passo a passo:
- Selecione uma imagem adequada e fixe-a na madeira usando cola PVA.
- Quando o desenho estiver completamente seco, você pode começar a cortar. Neste caso, recomenda-se preparar um bico com ponta fina e revestimento diamantado.
- A velocidade da ferramenta deve ser baixa, não mais que 20.000 revoluções. Trace cuidadosamente todas as bordas da imagem com o dispositivo e remova o estêncil.
- Para remover vestígios de cola, utilize um pano úmido.
- Ao usar madeira clara, a imagem pode não ficar nítida. Para remediar isso, use tinta para realçar a textura.
A escultura em madeira é um processo complexo e trabalhoso que exige preparação preliminar e conformidade com precauções de segurança. O sucesso do trabalho dependerá do gravador corretamente selecionado e das fresas ideais. Como resultado, a composição criada será original e bonita.
Vídeo sobre escultura em madeira
Aula magistral: cortando uma videira com gravador: