A criatividade ajuda as crianças a desenvolver seu pensamento e habilidades em artesanato, e os adultos - a escapar das dificuldades cotidianas e é uma maneira de ganhar uma renda adicional. Muitos itens artesanais, como pinturas e linhas, tornam-se quase obras de arte.
Desenhar com linhas e tintas é chamado de fiografia. Essa técnica é simples e muito divertida. Imagens e diagramas para iniciantes e crianças em master classes ajudarão ainda mais a entender os princípios e características de uma arte tão maravilhosa.
Imagens com fios. Exemplos




Ferramentas de desenho
Desenhar com linhas e tintas é uma técnica que não é particularmente difícil. As habilidades são adquiridas rapidamente e não exigem treinamento longo. A imaginação criativa de uma pessoa é de particular importância.
Para tal trabalho é necessário preparar o seguinte:
Material ou ferramenta | Descrição |
Papel Whatman ou papel grosso para desenho | Eles podem ser polidos ou ásperos. No primeiro caso, a tinta é aplicada uniformemente, no segundo, obtém-se uma estrutura interessante do desenho. |
Fio | É melhor pegar vários diferentes e tentar usá-los para trabalhar em um rascunho. |
Tintas | Podem ser aquarela ou guache. Depois de desenvolver habilidades de desenho, você pode comprar materiais mais caros. |
Um recipiente para diluir a cor, onde o fio de trabalho será tingido | Especialistas aconselham não utilizar talheres descartáveis para esse fim. Sua superfície não é muito lisa e isso afeta a qualidade da pintura. O fio pode perder a forma e o padrão ficará borrado. |
Escovar | Necessário para facilitar o trabalho de absorção da tinta no fio. |
Além disso, você precisará de cola PVA e um recipiente para armazenar os fios usados, para não manchar a mesa. Além disso, elas podem ser usadas novamente, então você não deve misturar as cores.

Ao criar telas coloridas usando fios com tintas, é necessário seguir as seguintes recomendações:
- É melhor escolher fios brancos para que você possa ver como a cor deles muda quando tingidos.
É melhor usar os reforçados: eles deixam marcas mais nítidas na folha. Sua espessura não deve exceder 60 mm. Os de lã não são muito bons para esse tipo de trabalho: deixam uma penugem quase imperceptível e o padrão parece pouco claro;
- Os pedaços de linha não devem ser pequenos nem muito longos (40-45 cm). Fios muito curtos não produzirão o padrão desejado, e fios muito longos serão inconvenientes para trabalhar;
- Você precisa pegar o fio de uma maneira especial: apertando-o levemente entre o polegar e o indicador. Se você precisar fazer as voltas, você pode consertar com uma volta no seu dedo;
- Um pedaço em branco pode ser suficiente para vários desenhos, mas depois ele perde a forma e precisa ser jogado fora. É melhor usar rímel ou tinta para aplicar a cor. Eles contêm um pouco de álcool para ajudar a secar rapidamente. É mais conveniente despejar a composição de coloração em um pires;
- É melhor usar um marcador de correção de um tom diferente para obter uma imagem nítida do desenho.
A técnica de pintura com fios é interessante por ser incomum e pela oportunidade de demonstrar uma visão criativa. Pintar com fios atrai pela possibilidade de criar formas brilhantes com tintas simples e ferramentas descomplicadas.
Master classes
Desenhar com linhas e tintas ainda não é muito popular, mas a cada ano o número de pessoas que o utilizam aumenta. As obras obtidas através da pintura com fios distinguem-se pela sua originalidade e diversidade.
Cada imagem criada é única e depende da visão de seu autor. Muitas vezes são realizadas aulas em jardins de infância para ensinar as técnicas dessa técnica.
Pintar com fios com crianças desenvolve não apenas a imaginação delas, mas também:
- visão figurativa;
- perseverança;
- habilidades motoras finas dos dedos.
Noções básicas do processo
É melhor começar a dominar a técnica criando imagens simples. Depois de dominar as regras de gerenciamento de threads, você pode criar gráficos mais complexos. A cola deve ser grossa; a cola líquida será rapidamente absorvida pelo papel.
As principais etapas serão as seguintes:
- Corte o fio em pedaços pequenos – 30-40 cm.
- Tinja os fios em cores diferentes. Depois de mergulhá-los na tinta, você precisa ter certeza de que as pontas estão limpas.
Isso facilita o trabalho e você não precisa se preocupar em deixar marcas extras na imagem. Se não houver cores suficientes, você pode criar o tom desejado misturando tintas. A cor é aplicada no fio com um pincel, encharcando-o o máximo possível.
- Dobre a folha ao meio e espalhe os fios de um lado de acordo com a imaginação e a visão do autor sobre a imagem. Artistas experientes podem trabalhar em ambos os lados.
Para fazer isso, você precisa ter confiança e experiência nessa técnica, porque ao dobrar a chapa, os fios podem sair do lugar. Os detalhes dobráveis podem variar em formato e estilo. Círculos, laços, listras e ziguezagues criarão um padrão interessante.
- Passe as pontas secas dos fios para fora da folha, na parte inferior. Cubra bem a parte superior do desenho. Dobre a folha e pressione-a sobre uma superfície plana com um peso. É melhor usar um quadro ou um livro.
- Puxe os fios um por um. O desenho resultante depende da nitidez ou suavidade desse processo. Você pode puxar por 1 ou 2 pontas.
- Desdobre a folha e avalie a imagem resultante.
- Faça um desenho da imagem criada. Para fazer isso, os segmentos que faltam são desenhados usando tintas, canetas hidrográficas ou giz de cera colorido.
A arte com fios desenvolve a imaginação não apenas de crianças, mas também de adultos. Os fios ajudarão a tornar a pintura mais variada em textura. Fios de lã, seda ou linho darão imagens diferentes. Mouline ou íris criarão linhas suaves e delicadas, e a lã tornará a imagem tridimensional.
No entanto, é preciso garantir que o material não tenha grandes diferenças em espessura. Para evitar que linhas mais finas borrem, o trabalho com diferentes texturas é realizado em várias etapas. Depois de trabalhar com um tipo, o desenho é deixado secar. Depois faça outra passada com outros fios.
Você pode usar cores diferentes e suas combinações para criar pinturas.
A pintura com fios pode ser feita por meio de diversas técnicas. É preciso cola e tesoura para criar um contorno no qual os fios tingidos serão colocados. Outro usa apenas fios revestidos com pigmento colorido e uma folha de papel.
Master class: criando uma imagem com fios
Para realizar as ambições e habilidades criativas de crianças e adultos, você pode se envolver em técnicas de desenho não tradicionais.
Para trabalhar com linhas e tintas você precisará de:
- um pedaço de papelão ou uma folha de papel;
- lápis simples;
- Cola PVA com dispensador prático;
- fios de cores diferentes;
- tintas aquarela ou guache;
- escova, tesoura, guardanapo.
Depois disso, você pode selecionar um desenho e começar a trabalhar na pintura.
As instruções passo a passo são as seguintes:
- Junto com seu filho, desenhe o contorno da futura pintura com um lápis.
- Aplique cola PVA ao longo da borda externa da pintura com um fio fino.
- Selecione fios da cor desejada que combinem com o desenho que você tem em mente.
- Coloque os fios ao longo da linha de cola com o máximo de cuidado possível, cortando-os quando necessário com uma tesoura afiada. Todos os detalhes do desenho devem ser feitos de acordo com este princípio.
- Para maior brilho, utilize tintas e marcadores para colorir depois que o trabalho estiver seco.
Master class: desenho "9 de maio" feito com fios
Uma bela composição pode ser feita para qualquer feriado, incluindo o Dia da Vitória. O desenho pode ser feito em aula com as crianças ou de forma independente. Se o desenho ocorrer em sala de aula, o professor pode fazer um esboço com todos os detalhes com antecedência.
Para trabalhar você precisará de:
- fios (de preferência lã);
- Cola PVA;
- um pedaço de papelão;
- tesoura.
Desenhar com linha e tintas um quadro para o Dia da Vitória será feito nas seguintes etapas:
- Faça um esboço com um lápis simples ou colorido.
- Pinte com lápis para deixar claro quais cores usar.
- Corte o fio em segmentos. Você pode dobrá-los várias vezes e cortar vários pedaços de uma só vez.
- Cubra a superfície do papelão com cola. Você pode fazer isso em seções para que não seque muito rápido.
- Coloque os fios na base adesiva ao longo do contorno do esboço.
- Depois de dispor os números e a data 9 de maio, comece a decorar, por exemplo, com cravos. A principal dificuldade aqui será a seleção das cores.
- Faça a imagem da Chama Eterna e o pedestal usando fios cinza escuro. Depois, deixe o céu e as nuvens azuis.
Master class: "Padrões caprichosos"
Este trabalho será interessante para o desenvolvimento do pensamento criativo das crianças.
Para criar uma pintura, você precisa preparar o seguinte:
- tintas ou guache;
- fios;
- folha de álbum;
- recipientes para água e tintas.
A execução passo a passo será a seguinte:
- Cubra o centro da folha, onde o desenho será feito, com tinta branca como base. Deve ser denso, por isso é melhor pegar acrílico e pintar em 2 camadas.
- Coloque os instrumentos sobre uma mesa coberta com película protetora.
- Corte os fios não muito grossos. Cada pedaço deve ter cerca de 40 cm, então será suficiente para dispor o molde e ainda sobrará uma ponta para puxar no final. Sua quantidade e cor dependem do desenho selecionado.

- Coloque os fios em um recipiente, dobrando-os diversas vezes e deixando as pontas na superfície.
- Preencha os fios com tinta acrílica em listras. Use um pincel para empurrar a cor para dentro.
- Cubra o papel com uma camada de acrílico branco, alisando bem com um pincel.
- Pegue cuidadosamente as pontas dos fios, levante-as uma a uma e disponha a base em lindos ziguezagues.
- Quando o artista estiver satisfeito com a configuração, o fio é puxado da tela de forma lenta ou brusca. Trabalhe da mesma forma com os fios restantes.
- Corrija pequenos defeitos e deixe secar.
Quando a tela estiver seca, você pode mostrá-la a outras pessoas e colocá-la em uma moldura.
Master class "Cereja madura"
Para trabalhar no estilo threadography você precisa preparar:
- base sólida;
- adesivo fino e levemente pontudo;
- Cola PVA;
- tesoura;
- lápis;
- fios de várias cores (preto, verde e verde claro, vermelho e marrom).
O procedimento é o seguinte:
- Pegue um pedaço de papelão ou madeira e desenhe algumas cerejas.
- Prossiga criando o formulário necessário. Para fazer isso, aplique um pouco de cola no desenho.
- Prenda um fio preto na cola. Usando um adesivo, posicione-o exatamente de acordo com o desenho e pressione-o levemente sobre o quadro ou papelão.
- Quando a cola estiver seca, prossiga com o acabamento do espaço interno. Para secar mais rápido, você pode colocá-lo próximo a um radiador ou no parapeito de uma janela ensolarada.
- Depois de aplicar cola na borda, coloque um fio vermelho sobre ela e endireite-a com um adesivo. É melhor colocá-lo mais perto do fio preto e pressioná-los juntos.
- Coloque as voltas em um ângulo para a direita e prenda-as nas bordas com linha verde.
- Crie uma ramificação. Ficará marrom. Deixe as folhas verde-escuras. Cole tudo isso com cola.
Aula magistral: "Árvore de outono"
Para trabalhar você precisará de:
- fios de algodão de espessura média;
- jornal;
- folha de álbum;
- tintas aquarela ou guache;
- pincel e recipiente para misturar cores.
A ordem de execução da imagem é a seguinte:
- Pegue uma folha de papel e dobre-a ao meio ao longo da linha longitudinal. Depois disso, ele pode ser endireitado.
- Um pedaço de linha cortado de um novelo é esticado sobre um jornal e pigmento colorido é aplicado nele usando um pincel.
- Deixe as pontas limpas e pinte o meio várias vezes.
- Coloque cuidadosamente o fio tingido sobre uma folha de papel de modo que as pontas fiquem levemente penduradas.
- Dobre as metades. Uma folha onde o fio fica no suporte e o fio livre o cobre. Isso evitará que a linha saia do lugar.
- Segurando a folha com uma mão, puxe a linha através da ponta limpa com a outra.
- Tinja o fio novamente. Se a cor for a mesma, não é necessário alterá-la. Para obter um tom diferente, é preciso pegar um novo, assim como uma base para a pintura.
- Repita o procedimento até que a imagem se assemelhe a uma flor exótica.
Se várias pessoas trabalharem em uma turma, elas não conseguirão produzir a mesma imagem. Cada artista fará do jeito que gosta e a pintura refletirá seus esforços.
Criando flores
Desenhar flores usando linhas e tintas é uma atividade divertida e educativa. O artista deve pensar no esquema da pintura com antecedência e agir, mantendo-o em sua imaginação.
A imagem pode ser feita com fios usando diversas técnicas. É permitida a coloração monocromática (de uma cor) ou o uso de várias cores. No entanto, é importante ter em mente que, para criar um design específico, você precisa escolher cores adequadas para criar uma tela bonita.
Por exemplo, para desenhar uma flor, o contorno é feito com fios que são puxados da base de uma maneira especial. É necessário puxar para baixo, para os lados ou para um dos lados, criando a configuração desejada.
Com esse tipo de trabalho você pode experimentar formas e cores. Tintas sobrepostas umas às outras podem assumir uma variedade de tons incríveis que não existem na natureza.
O quadro pode ser pintado inteiro de uma só vez e depois detalhado de acordo com os desejos do artista. O uso de apliques é permitido.
Características da técnica isoniti
Outra técnica de pintura com fios é chamada isonidade. É mais difícil trabalhar com isso do que pintar com tintas.
Para concluir o trabalho, você precisa preparar adicionalmente:
- furador;
- espuma de poliestireno;
- agulha;
- uma tábua com pregos;
- apoio;
- diagrama de imagem.
Existem várias opções para fazer essas pinturas:
Opção | Descrição |
1º | ![]() Perto do bordado. Para ele, um desenho a lápis é criado em papelão. Em seguida, de acordo com o diagrama, os furos correspondentes são perfurados com um furador. Para evitar confusões e acertar no desenho, os furos são numerados no verso da obra. Após concluir as ações preparatórias, uma linha é inserida na agulha com um orifício largo, e o bordado começa pelo verso do trabalho. É melhor usar padrões de luz no início. Não há necessidade de puxar a linha com muita força ou deixá-la pendurada livremente. Os pontos devem ser uniformes e bonitos. Isso permite que você obtenha um resultado excelente. |
2º | ![]()
Esta opção envolve puxar um fio entre pregos em uma placa especial. Assim é criado o formato desejado, que depois de abaixado é embebido em cola. Um suporte de celofane é colocado sobre o quadro. Os pregos são inseridos de acordo com um padrão dado, e um fio, previamente revestido com cola, é enrolado. O volume pode ser alcançado não pressionando a linha com muita força contra a tábua e não puxando-a com muita força. Depois de deixar a forma criada nas unhas até secar, ela pode ser removida e inserida em uma moldura, como um quadro, ou usada como elemento decorativo de interiores. |
Técnicas de pintura com linha e tinta são uma forma de arte. Para obter bons resultados, você precisa treinar muito e duro. Então as telas criadas encantarão aqueles ao seu redor com sua originalidade e frescor.
Vídeo sobre desenho
Desenho com linha e tintas: