Uma flor como decoração de mesa ou para decoração de interiores pode ser feita de papel ou de um guardanapo comum. Este último é muito fácil de trabalhar. O material fino e flexível assume facilmente o formato desejado e tem aparência natural. As flores volumosas resultantes podem ser usadas para decorar itens individuais, o interior de uma casa, escritório ou salão de banquetes.
Materiais e ferramentas que serão úteis para fazer flores com guardanapos
Fazer flores com guardanapos não requer materiais complexos e caros. Todos eles podem ser encontrados em casa ou em uma papelaria por um preço acessível. O conjunto de ferramentas e materiais necessários é sempre diferente, pois muito depende do tipo de flor, composição e elementos decorativos.
Os guardanapos podem ter diferentes formatos, de camada única ou multicamadas. A cor escolhida é de grande importância. Você pode combinar várias flores em uma só ou fazer brotos de flores diferentes e combiná-los em um buquê. O tamanho correto do guardanapo determina as dimensões da flor em si.
Para composições volumosas, é preciso escolher os guardanapos maiores. Neste trabalho, você pode combinar papéis de diferentes tamanhos para criar estruturas tridimensionais. Quando terminado, isso dá à flor uma leveza adicional.
Além do material principal, o trabalho exigirá:
- folhas de papelão ou jornal para preparar moldes;
- cola de papel (cola PVA, cola de escritório ou cola em bastão servem);
- fita colorida (fita) verde;
- fio fino (de preferência verde ou marrom);
- um grampeador com grampos (é melhor levar um grampeador grande e de tamanho normal que possa furar facilmente uma pilha de guardanapos);
- tesoura (afiada e fina para peças pequenas);
- palitos de dente;
- pequenos alicates estreitos ou pinças;
- lápis macio simples;
- bússola.
Tipos de guardanapos
Lenços umedecidos são um pedaço de pano, papel ou outro material usado para limpar ou proteger diversas superfícies.
Eles diferem dependendo do tipo de material em:
- abrasivo;
- feito de microfibra;
- material artificial;
- papel.
Somente os últimos guardanapos são adequados para fazer artesanatos com flores brilhantes.

Para fazer uma flor bonita e natural usando um guardanapo, é preciso escolher o tipo certo de guardanapo de papel. Eles variam em tamanho e podem ser pequenos, médios e grandes.
Guardanapos pequenos são usados com mais frequência para fazer flores, porque as pétalas raramente excedem 10 cm de comprimento. Para fazer flores grandes para decoração de interiores, é melhor usar guardanapos grandes.
Tipo de guardanapo | Dimensões, cm |
Os pequenos | 24x24 |
Média | 33x33 |
Os grandes | 41x41 |
Os guardanapos variam dependendo do número de camadas de papel, que pode chegar a 4. Os guardanapos de 1 a 2 camadas são densos, mantêm bem o seu formato, por isso são usados para apliques e origami. Se houver mais de 3 camadas em um guardanapo, cada uma delas será fina e flexível. Elas são escolhidas para produzir flores delicadas e exuberantes. Ao final do trabalho, as camadas são separadas, o que dá o volume desejado.
Alguns guardanapos têm um desenho na camada externa impresso em papel mais grosso. Elas são mais adequadas para decorar superfícies usando técnicas de decoupage.
Para fazer flores, é melhor escolher guardanapos lisos com relevo pequeno ou fino na superfície. A escolha da cor depende do resultado desejado. Portanto, para obter flores mais naturais, é recomendável escolher guardanapos em tons naturais delicados ou brancos.
Tons saturados, incluindo cores ácidas, são adequados para criar composições de interiores brilhantes e contrastantes. Para pétalas em um buquê ou flor, você pode escolher 2 a 3 tons de uma cor ou várias cores, o que também ficará apropriado.
Os guardanapos também diferem dependendo do tipo de borda. Eles podem ter um corte reto ou uma perfuração de renda ao longo da borda do guardanapo. Os primeiros são mais frequentemente usados para fazer pétalas e folhas, enquanto os últimos são usados para decoração.
Guia passo a passo para fazer apliques de guardanapo
Guardanapos podem ser facilmente usados para fazer artesanato com apliques. Este material é usado para criar pinturas tridimensionais que têm uma ótima aparência e não desbotam.
Até uma criança consegue fazer o aplique de guardanapo, porque a parte mais difícil é fazer pequenos grumos com os guardanapos para colar. E todo o trabalho não leva mais que 20 minutos, por exemplo, para o aplique de um sino.
- Primeiro, você precisa escolher guardanapos de camada única nas cores azul, verde e amarelo.
- Guardanapos verdes são cortados em tiras de 1 cm de largura.
- Guardanapos azuis são cortados em tiras de 3 cm, depois rasgados em quadrados e enrolados em bolas. Você não quer que elas fiquem muito apertadas, caso contrário será muito mais difícil colar a bola.
- Em um papelão da cor escolhida, desenhe um caule com 3-4 sinos usando um lápis simples. Os sinos superiores devem ser grandes e os inferiores, menores.
- Depois, ao longo da linha do caule, você precisa aplicar e colar uma tira de cor verde.
- Um semicírculo é cortado de um guardanapo verde, e triângulos em forma de sépalas são cortados ao longo do lado plano. Você precisa fazer esses espaços em branco de acordo com o número de botões.
- Os pedaços de sépala são revestidos com cola em bastão em um dos lados e colados na extremidade de cada broto, com o lado semicircular voltado para cima.
- Depois, elas começam a encher os botões das flores com bolas coloridas feitas de guardanapos azuis. Cada bola é revestida com cola PVA em um lugar e aplicada no broto. As bolas devem ser colocadas próximas umas das outras, não deixando espaços vazios. As bordas finas das pétalas são dispostas com bolas menores.
- Em seguida, pegue um guardanapo amarelo e corte 3 tiras de 4 cm de comprimento e 1 cm de largura para cada broto.
- Cada guardanapo precisa ser enrolado em forma de corda. Nas extremidades, os fios são ligeiramente torcidos para formar um estame.
- Os cordões amarelos finalizados precisam ser revestidos com cola e colados na forma de estames, 2 a 3 em cada flor.
- Recorte 2 triângulos longos de um guardanapo verde. Estas são folhas em branco.
- Os espaços em branco são revestidos com cola em bastão e colados em ambos os lados do caule. A flor está pronta.
Origami de flores para iniciantes
As dicas contidas mais adiante no artigo lhe ensinarão como fazer uma flor de guardanapos usando a técnica de origami, bem como como fazer um buquê de flores prontas.
- Para fazer uma flor, você pode escolher guardanapos brancos ou coloridos de camada única ou dupla. 2 guardanapos precisam ser cortados em quadrados ao longo das linhas. O lado do quadrado deve ter pelo menos 10 cm de comprimento.
- Um quadrado é colocado sobre uma superfície plana e dobrado diagonalmente.
- O triângulo resultante é colocado com o lado comprido para baixo.
- Os dois cantos laterais são dobrados diagonalmente para cima para formar um quadrado.
- Cada um dos triângulos resultantes é dobrado ao meio na direção oposta. Essas serão as pétalas da flor.
- Cada um dos triângulos precisa ser desdobrado e achatado para que a linha de dobra corra ao longo da lateral do quadrado.
- Os cantos de cada pétala são dobrados para baixo de modo que a linha do quadrado e das pétalas fique uniforme.
- Cada pétala precisa ser dobrada ao meio para dentro.
- Aplique cola em bastão na parte externa das pétalas e cole as duas metades delas, pressionando-as.
- A pétala de flor finalizada precisa ser colocada de lado e mais 5 pedaços devem ser feitos. tais espaços em branco.
- Em seguida, a cola é aplicada em uma pétala ao longo do corte vertical colado no lado externo e pressionada contra a segunda pétala no lado oposto.
- O mesmo é feito com as pétalas restantes, montando a flor.
- Usando cola PVA, cole um palito de dente no centro da flor, na parte de trás, que pode ser enrolada com fita verde ou uma tira de guardanapo.
- De 3 a 5 flores prontas são conectadas, presas com linha e decoradas com uma fita de cetim brilhante, contas grandes ou glitter.
Cravo de guardanapos
Cravos feitos de guardanapos ficam muito delicados se você escolher guardanapos com várias camadas.
- Para fazer isso, você precisa pegar 2 guardanapos da mesma cor ou de cores diferentes e cortar cada um ao longo das linhas em 4 quadrados.
- Todos os quadrados estão empilhados ordenadamente.
- O centro do guardanapo é preso com um grampeador.
- No círculo superior, usando um compasso, desenhe um círculo com diâmetro igual ao comprimento do lado do quadrado. O círculo deve ser recortado com uma tesoura comum ou decorativa.
- A borda do círculo de guardanapos com várias camadas deve ser pintada com um marcador de cor mais escura. Isso criará uma faixa escura sutil ao longo da borda da pétala.
- Depois você precisa fazer cortes ao redor da circunferência, deixando 1 cm do centro do círculo. A largura das listras deve ser de 3 cm.
- Começando pelo guardanapo de cima, você precisa dobrar gradualmente uma pétala perpendicularmente à base e dar a ela um formato ondulado natural. Cada guardanapo deve ser dividido em camadas para obter um broto mais viçoso.
- Depois que o botão da flor estiver formado, sua base precisa ser enrolada com arame.
- Corte separadamente 2-3 pedaços de arame e torça-os formando uma haste.
- A base da flor é presa ao caule com arame ou fita.
- O guardanapo verde é cortado em tiras de 1 cm de largura.
- A borda da tira é fixada na base do cravo e começa a envolver a base do broto, depois o caule até o final.
- No final, a borda da tira é dobrada e colada ao caule com cola em bastão.
- De um guardanapo verde, você precisa cortar folhas em forma de gotas longas de 4 cm de comprimento, que são coladas em 2 a 3 lugares no caule.
Dente-de-leão
É igualmente fácil fazer uma flor de guardanapo no formato de um cravo para decorar uma mesa ou sala, ou no formato de um dente-de-leão.
- Você precisa pegar 2 guardanapos amarelos brilhantes e colocá-los um em cima do outro.
- No guardanapo de cima, usando um compasso, desenhe um círculo com o diâmetro do guardanapo.
- Os guardanapos são cortados em círculo.
- No meio, todas as camadas do guardanapo precisam ser presas com um grampeador.
- Os guardanapos são cortados em tiras finas (1 cm) em círculo, deixando uma distância de 1-2 cm até o meio.
- Cada tira do círculo precisa ser dobrada perpendicularmente e levemente torcida em forma de tubo. Todas as pétalas das camadas fixadas do guardanapo são dobradas para trás em um círculo e ganham forma, enquanto simultaneamente separam cada guardanapo em camadas.
- Em seguida, a base do broto é fixada com um pedaço de arame. O fio restante é usado para formar uma haste.
- De um pedaço de guardanapo você precisa cortar várias tiras de cor verde.
- A primeira tira é fixada na base da flor usando cola em bastão e enrolada ao redor da base da flor.
- Prenda duas tiras de guardanapo e enrole o caule completamente. A borda do guardanapo é dobrada para dentro e colada na parte inferior do caule.
- O broto precisa ganhar forma, ficando mais fofo.
- De um guardanapo verde, corte folhas de dente-de-leão (2-3 peças) usando um molde e cole-as na parte inferior do caule. Está tudo pronto.
Margarida
Embora a margarida tenha pétalas finas, ela é feita de guardanapo de uma maneira diferente. Esta flor tem pétalas torcidas e um centro duplo. O centro da flor é quase sempre amarelo, então você precisa preparar guardanapos de 3 cores: amarelo, verde e a cor escolhida para as pétalas. Para adicionar volume extra, é melhor usar guardanapos multicamadas.
- De um guardanapo amarelo, corte uma tira de 4 cm de largura e 15 cm de comprimento.
- A tira ao longo da borda superior é cortada ao longo de todo o seu comprimento em estames finos de 2 a 3 cm de largura. O corte não deve ser profundo, deixando 2 cm da tira intacta.
- Corte o fio no comprimento necessário.
- Usando cola em bastão, prenda uma ponta da tira amarela ao fio com o lado cortado voltado para cima.
- A tira é enrolada firmemente e uniformemente no fio.
- A extremidade da tira é fixada com cola e a peça de trabalho é colocada de lado.
- De um guardanapo da cor escolhida, corte 2 tiras de 6 cm de largura e 21 cm de comprimento.
- Cada tira precisa ser cortada em pétalas de 5-6 mm de largura.
- Uma tira de pétalas é colada na folha em branco e enrolada uniformemente ao redor da base amarela.
- A extremidade da tira é selada com cola.
- A segunda tira também é colada e enrolada.
- A base da flor precisa ser enrolada firmemente com arame para prender todas as camadas.
- De um guardanapo verde, corte uma tira de 1 cm de largura e 20 cm de comprimento.
- Um lado da tira é fixado na parte inferior do botão com cola e a base da flor e o caule são envolvidos com um guardanapo verde.
- Um círculo com um diâmetro de 3-4 cm é recortado de um guardanapo verde.
- Pequenos dentes são cortados ao redor da circunferência do círculo.
- Um furo é feito no centro do círculo e uma haste é inserida nele.
- Depois você precisa aplicar cola no círculo e colá-lo em forma de sépalas na parte inferior do broto.
- Todas as pétalas da flor se curvam para longe do centro. Se possível, os guardanapos são separados em todas as camadas.
- O centro da flor também precisa ser afofado.
- Depois você precisa colar algumas folhas recortadas de um guardanapo verde no caule e a flor está pronta.
Papoula
Guardanapos são ótimos para fazer papoulas. Para fazer uma flor dessas, você precisará de guardanapos multicamadas nas cores vermelha e preta. Para os estames, você pode usar guardanapos de qualquer cor escura, que podem ser coloridos com um marcador ou caneta hidrográfica preta.
- Em 1 guardanapo, desenhe um círculo com 10 cm de diâmetro com um compasso. No 2º guardanapo faça também um círculo de 9 cm e no 3º – 8 cm.
- Os guardanapos são cortados. Os círculos resultantes de tamanhos diferentes se tornarão pétalas de papoula. Para 1 flor, você precisará de 2 círculos de cada tamanho.
- O fio é cortado no comprimento necessário.
- Na ponta do fio, usando um alicate, você precisa dobrar a ponta em forma de anel.
- De papel de cor escura, você precisa cortar um círculo com um diâmetro de 3-4 cm. O espaço em branco é recortado e pintado de preto.
- Ao longo da circunferência do círculo, são feitos cortes em forma de estames, de 3 cm de largura e 1 cm de comprimento.
- No meio do círculo, faça um furo com um guardanapo de cor escura e passe o arame por ele.
- Em seguida, círculos de diâmetros pequeno, médio e grande também são colocados no fio.
- Viro a flor de cabeça para baixo e pressiono levemente as pétalas.
- A base do botão é envolvida com fita adesiva verde, que é então enrolada ao redor do caule da flor.
- Tudo o que resta é endireitar as pétalas, dobrá-las para longe uma da outra e afofar o meio.
Rosa
Existem várias maneiras de fazer uma rosa com guardanapos. A maneira mais fácil é fazê-lo a partir de um círculo.
- De um guardanapo da cor escolhida é recortado um círculo com 15 cm de diâmetro.
- Da borda do círculo até o centro, você precisa fazer um corte uniforme com uma tesoura.
- A ponta do palito é revestida com cola em bastão e a peça de trabalho é fixada na base com a parte inferior do corte e o centro.
- Comece a enrolar um círculo ao redor do palito, formando um broto.
- A extremidade do círculo é fixada com cola.
- Um círculo com 3 cm de diâmetro é recortado de um guardanapo verde.
- As vieiras são cortadas ao longo da borda do círculo.
- O círculo é furado no centro com um palito e colocado no caule da flor.
- Depois cole o círculo na base do broto no formato de sépalas.
- De um guardanapo verde, corte uma tira de 2 cm de largura e 10 cm de comprimento.
- A tira é colada na base do broto e enrolada em um palito, cobrindo-o completamente.
- A borda da tira verde é dobrada para dentro e colada.
- De um guardanapo verde, você precisa cortar várias folhas em formato de gotas e apará-las com dentes pequenos ou tesouras decorativas.
- As folhas são coladas ao caule. Só falta dobrar as pétalas e dar forma ao broto.
As rosas vazadas são feitas usando um lápis simples e um guardanapo de camada única.
- Para fazer isso, você precisa pegar 2 guardanapos e cortá-los ao longo das dobras em 4 quadrados.
- Cada quadrado é enrolado firmemente de um lado ao meio em um lápis. O lápis é cuidadosamente removido.
- A primeira pétala é torcida em espiral e presa com linha.
- Outras pétalas são aplicadas uma a uma e parafusadas na base com fios, formando uma flor. Para uma rosa exuberante, 5 a 6 pétalas serão suficientes.
- De um guardanapo verde, corte 3 folhas grandes de rosa usando um molde.
- Depois, as nervuras são desenhadas nas folhas usando um lápis simples.
- A base de cada folha é revestida com cola em bastão e colada à base do botão em três lados, cobrindo a parte inferior da flor.
- No final, as pétalas de rosa precisam ser endireitadas.
Lótus
O lótus é geralmente feito de guardanapos brancos e rosas para deixar a flor mais delicada. Os guardanapos podem ser de camada única ou dupla. Quanto mais guardanapos você usar, maior ficará a flor no final.
- Primeiro, o guardanapo precisa ser desdobrado e colocado sobre a mesa.
- Um por um, você precisa dobrar todos os 4 cantos do quadrado diagonalmente em direção ao centro para que o quadrado fique menor.
- Segurando-o com a mão, vire o guardanapo para o lado oposto.
- Todos os cantos do quadrado são cuidadosamente dobrados em direção ao centro para formar um quadrado.
- Depois você precisa dobrar o canto do quadrado e levantar o canto dobrado para trás.
- A borda é cuidadosamente levantada para cima e puxada em direção ao canto.
- O mesmo é feito com os cantos restantes do quadrado.
- Um círculo grande é recortado de um guardanapo verde.
- O centro do círculo é revestido com cola e um botão de lótus é colado. A flor volumosa tem uma aparência interessante e fica linda em um fundo contrastante.
Flores de guardanapo na decoração de interiores
Como fazer uma flor de guardanapo para criar arranjos de flores e usá-los para decorar o espaço em determinados feriados, bem como o conhecimento das técnicas básicas para fazer flores, ajudarão você a decorar o interior de forma rápida e barata. Você pode usar flores de guardanapo para decorar o ambiente inteiro ou para criar detalhes individuais.
A maioria dos salões de banquetes costuma usar esse elemento para criar uma atmosfera festiva. A entrada do salão, o lugar dos “heróis da ocasião” e os arcos são decorados com volumosas flores brilhantes feitas de guardanapos.
Mesas e cadeiras são decoradas com flores de guardanapo em forma de rosas ou margaridas em vez de flores frescas. Essas flores são usadas para pendurar no teto, porque pesam muito pouco.
Você pode usar flores de guardanapo para decorar áreas de fotos. Estruturas duráveis mantêm sua forma perfeitamente, não desbotam e acrescentam detalhes adicionais à imagem. Então, flores feitas de guardanapos são presas às cortinas, usadas para imitar um muro de flores, e também espalhadas pelo chão.
Flores de papel são usadas para criar buquês que decoram espaços. Buquês volumétricos são indistinguíveis de buquês de flores frescas. Flores de guardanapo podem ser usadas como decoração para grandes itens de interior. Eles podem ser usados para revestir vasos de chão, uma lareira, uma mesa de centro ou prateleiras.
Com um guardanapo você pode fazer qualquer flor, assim como um caule e folhas para ela. A maneira mais natural de fazer flores com esse material flexível é criar flores fofas e com várias camadas. São os guardanapos, graças às suas camadas finas, que nos permitem alcançar o efeito arejado das estruturas.
O processo de fazer flores com guardanapos leva pouco tempo. Não é complicado, então até crianças podem participar. E as flores prontas resultantes podem ser facilmente usadas não apenas para decoração de mesa, mas também para decorar qualquer ambiente.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo: Como fazer uma flor com guardanapos
Fazendo flores com guardanapos: