Desenhar pessoas é uma das tarefas mais desafiadoras para jovens artistas. A maneira mais fácil para as crianças será desenho passo a passo de uma pessoa, que ajudará você a entender os princípios e regras básicos. Junto com os pais, a criança aprenderá a aprimorar suas habilidades e competências, revelando novos potenciais nas artes visuais.
Ferramentas de desenho
Cada estilo e tipo de desenho corresponde a um determinado conjunto de ferramentas artísticas. Para escolhê-lo corretamente, você precisa decidir o objetivo final do desenho e a técnica de execução.
Ferramenta | O que você precisa saber ao escolher | Quando é melhor usar |
Lápis de grafite | Eles têm diferentes níveis de maciez, que são indicados por letras: B - suave. As linhas são ricas, escuras e densas; H – difícil. Faça movimentos finos e sutis; HB – dureza intermediária. | Esta é a ferramenta mais conveniente e fácil de usar para artistas iniciantes, bem como nos casos em que:
· é necessário transmitir a máxima verossimilhança (desenho de pessoa, animal, objetos inanimados); · é necessário transmitir volume e perspectiva; · desenhar estruturas e equipamentos arquitetônicos. |
Papel | Cada tipo de papel é focado em 1-2 métodos de desenho e tem qualidades diferentes:
· formato; · densidade; · cor; · textura. | · O papel de escritório é a opção mais fácil para artistas iniciantes, mas não é resistente a tintas;
· Aquarela – adequada para desenhos a lápis e aquarela; · Papel Whatman – melhor usado para desenhar com lápis e guache; · texturizado – para tintas, pastéis. |
Tintas | diferem em composição, consistência e saturação de cor. Alguns requerem a adição de água, outros nem precisam. | · Com a ajuda de aquarelas você pode facilmente misturar cores até obter o tom desejado. É fácil de aplicar. É mais frequentemente usado para representar paisagens e naturezas-mortas;
· guache – uma tinta espessa e rica, mais frequentemente usada para pintar cartazes; · acrílico – adequado para artistas experientes. |
Master classes
Desenhamos uma pessoa passo a passo - para as crianças, esta é a melhor maneira de compreender a ciência artística. Ele ajudará você a se familiarizar com os padrões básicos da estrutura e proporções do corpo e também servirá como um auxílio visual para jovens artistas.
Desenhando uma pessoa com crianças de 3 a 4 anos
Aulas de belas artes com crianças em idade pré-escolar são boas para desenvolver a atenção e a memória visual. Antes de iniciar o treinamento, é importante apresentar à criança os princípios gerais da estrutura humana usando bonecas como exemplo: a presença de componentes tão importantes como cabeça, pescoço, tronco, braços e pernas.
Peça à criança que pegue a boneca nas mãos para avaliar de forma independente o comprimento e a espessura das partes do corpo, sua relação proporcional e posição em relação umas às outras.
Antes de começar a desenhar, você pode preparar um modelo de uma pessoa. Pode ser feito como uma imagem esquemática ou na forma de um aplique. A última opção será mais fácil de entender, pois na idade pré-escolar a criança percebe a imagem como um todo, sem detalhá-la.
Para fazer isso, você precisa recortar formas geométricas simples de papel colorido:
- círculo – cabeça;
- um retângulo largo – o corpo (ou um triângulo – como uma opção para representar uma menina de vestido);
- listras retangulares oblongas – braços e pernas.

Primeiro, você deve pedir para a criança construir uma pessoa sozinha a partir de figuras prontas. Assim que o princípio da construção ficar claro, você pode começar a desenhar. O principal é despertar o interesse da criança por novas atividades sem recorrer à coerção direta.
Uma pessoa é desenhada em várias etapas:
- comece pela cabeça - um círculo;
- abaixo está um retângulo ou triângulo - o corpo, que é conectado ao círculo por uma linha reta curta - o pescoço;
- dos cantos superiores do retângulo, ou ligeiramente abaixo do vértice superior do triângulo, estendem-se duas linhas retas – os braços;
- Na parte inferior do corpo, desenhe mais duas linhas – pernas.
Desenhamos uma pessoa passo a passo para crianças e, então, quando a criança domina a técnica de representação esquemática elementar de uma pessoa, ela se complica adicionando suavidade às linhas e volume aos braços e pernas.
Para despertar o interesse do seu filho, você deve oferecer a ele várias técnicas de desenho - de lápis a tintas. Isso pode ser feito de uma maneira incomum: usando os dedos, espuma de borracha ou cotonetes. O principal é dar-lhe liberdade de escolha, mesmo que isso vá contra o objetivo.
Desenhando uma pessoa com crianças em idade escolar e pré-escolar
Depois que a criança tiver compreendido o princípio geral da estrutura humana, outras lições serão dedicadas ao estudo das proporções do corpo. Para isso, além de lápis e papel, você precisará de uma borracha e uma régua. Acredita-se que a proporção entre o comprimento da cabeça e a altura de um adulto seja, em média, 1:7, ou 1:8. Se você tomar essa regra como base, poderá atingir as proporções corporais mais naturais.
Para isso, é necessário seguir rigorosamente os princípios básicos:
- determinar a altura da cabeça. Por exemplo, se for igual a 2 cm, então o comprimento do corpo será 16 cm + 2 cm da cabeça. Mais perto da borda da folha, meça o comprimento especificado usando uma régua e divida-o em 9 segmentos iguais. A partir delas, perpendicularmente à reta vertical, traçam-se linhas que dividem o plano em 8 células iguais. Para maior comodidade, elas são numeradas;
- Na célula mais alta, desenhe uma oval – esta é a cabeça. Abaixo da cabeça, um pouco abaixo da segunda linha e paralelo a ela, desenhe um segmento de comprimento igual ao dobro do tamanho da cabeça. Neste caso – 4 cm. Esses são os ombros do futuro;
- De cada ombro, desenhe os braços para baixo e, entre eles, contorne o tronco. Os cotovelos ficam posicionados no mesmo nível da cintura;
- Os quadris se alargam na junção da quarta e quinta células e, então, estreitam-se gradualmente em direção aos joelhos – eles estão localizados no nível da sétima linha. Deve-se levar em conta que os braços terminam na altura do meio das coxas. Dos joelhos até o meio da sétima célula, as pernas se alargam até a área da panturrilha e depois estreitam;
- Os pés são desenhados em forma de lâmina, e depois os dedos e calcanhares são desenhados.
Desenhamos passo a passo para que as crianças possam entender o princípio da estrutura humana.
Desenhando um retrato
No início, os jovens artistas raramente conseguem posicionar corretamente os olhos, o nariz e os lábios em um retrato. Para simplificar a tarefa, você precisa usar a regra da simetria: dividir o plano dado em partes iguais. Linhas auxiliares ajudarão a determinar a localização de todas as partes do rosto e a representá-las harmoniosamente em relação umas às outras.
O retrato é criado em etapas:
- Desenhe o contorno do rosto. Pode ter a forma de uma oval simples, ou ser adaptada de acordo com o gênero: nas mulheres é oval, ou, mais frequentemente, obovada, afinando para baixo; Nos homens, é quase quadrado, com a borda superior arredondada e a borda inferior quase reta, com um queixo ligeiramente saliente.
- Desenhe linhas de simetria. Um é um eixo vertical, que percorre todo o comprimento do rosto e o divide em metades esquerda e direita; a segunda é horizontal, que também passa pelo centro e divide o rosto em partes superior e inferior.
- Os olhos são desenhados no nível da linha horizontal, que divide cada um deles em duas metades iguais. Elas estão localizadas a uma pequena distância do eixo vertical, iguais em ambos os lados. Os olhos são representados como dois arcos baixos que se encontram no nível de uma linha horizontal e formam uma oval pontiaguda em ambos os lados.
- Para determinar a localização da futura boca e nariz, a metade inferior do rosto é dividida em três partes iguais por linhas horizontais adicionais. No nível da linha superior, desenhe a borda inferior do nariz e, na linha inferior, a boca.
- O nariz começa a ser desenhado na forma de duas linhas verticais, começando na altura dos olhos em ambos os lados do eixo principal. Acima da linha superior adicional, elas terminam com extensões semicirculares nas laterais - as narinas, e uma borda inferior ligeiramente convexa - a ponta do nariz. É importante lembrar que um nariz largo é típico de um retrato masculino, e um nariz estreito, de um retrato feminino.
- Os lábios - superior e inferior - são desenhados respectivamente em ambos os lados da linha adicional inferior. O superior tem a forma de um arco ondulado com um pequeno entalhe no meio. O inferior é um arco convexo suave, ligeiramente mais cheio que o superior. As mulheres são caracterizadas por uma boca larga e expressiva, enquanto os homens são caracterizados por uma mais estreita.
- As sobrancelhas das mulheres são arqueadas, enquanto as dos homens são mais retas.
- As orelhas são posicionadas na altura dos olhos na forma de pequenos arcos.
- Para desenhar o cabelo, a metade superior da cabeça é dividida em duas partes por uma linha horizontal. Ela determinará a borda do cabelo. Em seguida, com movimentos cuidadosos, o penteado ou corte de cabelo é formado.
Desenhamos uma pessoa passo a passo para as crianças, para que seja mais fácil para elas lembrarem da sequência. Você pode completar a imagem desenhando um bigode ou barba para um homem, ou brincos ou contas para uma mulher.
Desenhando um rosto de perfil
Ao representar a cabeça de perfil, não apenas a parte frontal, mas também a parte posterior – a parte cerebral do crânio – fica visível. A principal tarefa é encontrar o equilíbrio ideal entre essas duas zonas. Caso contrário, o mesmo princípio de simetria ajudará ao representar um rosto de frente.
O diagrama para construção do desenho é o seguinte:
- Desenhe um esboço básico. Tome um círculo como base – você pode desenhá-lo à mão ou usar um estêncil ou compasso. Usando eixos horizontais e verticais, ele é dividido em quatro partes e, então, uma diagonal é desenhada através do segmento superior esquerdo e do inferior direito. Será necessário determinar a borda inferior do queixo. Em seguida, o círculo é transformado no formato de um ovo, cuja parte superior é direcionada para o lado inferior esquerdo. Para fazer isso, desenhe linhas dos lados esquerdo e inferior do círculo de modo que elas se cruzem ao longo da linha diagonal.
- Em seguida, você precisa encontrar o centro do esboço resultante, levando em consideração as novas linhas, e redesenhar os principais eixos verticais e horizontais. Em seguida, a metade inferior é dividida em duas, e a metade superior em três partes, usando linhas horizontais adicionais.
- Tornamos o segmento superior direito mais convexo para que pareça uma testa.
- O nariz começa imediatamente abaixo, expandindo-se suavemente do eixo horizontal principal para o eixo adicional inferior. Inicialmente, ele é representado como um triângulo, depois seu topo saliente se torna mais arredondado.
- Para desenhar a boca, logo abaixo do nariz, desenhe uma linha curta a partir da qual linhas arqueadas sobem e descem, lembrando um coração. Estes são lábios. Eles podem ser largos e estreitos, curtos e longos.
- No nível do eixo horizontal, recuando ligeiramente da borda do rosto, desenhe o olho. Ela é representada na forma de um triângulo, ou ponta de flecha, com seu ápice apontando para a esquerda e sua base para a direita. Uma linha paralela é desenhada imediatamente acima dela – a pálpebra. Acima dela, no nível da linha auxiliar, está a sobrancelha.
- A orelha está localizada logo atrás do eixo vertical. A parte superior fica nivelada com a linha dos olhos, e a borda inferior fica nivelada com a ponta do nariz.
- A linha superior adicional define a borda do cabelo, que desce em uma linha suave da testa até a borda superior da orelha. Alterando a direção e o tamanho dos traços, você pode desenhar qualquer penteado ou corte de cabelo.
Desenhar um rosto de perfil, assim como de rosto inteiro, não é tão complicado, pois implica uma visão em um plano bidimensional. Mais tarde, você pode complicar a tarefa retratando o rosto em um espaço tridimensional.
Desenho de um homem em movimento
Quando uma criança tenta desenhar uma pessoa em movimento pela primeira vez, ela não sabe por onde começar. Afinal, ao assumir qualquer postura que não seja estritamente vertical, a posição e o ângulo de várias partes do corpo mudam ao mesmo tempo. E sem alguma experiência é difícil entender isso imediatamente e transmitir corretamente a posição do corpo.
Para facilitar a tarefa da criança, você precisará preparar um material visual com o qual ela trabalhará no futuro:
- estrutura de arame. Uma pessoa é torcida em arame e então recebe várias poses. A criança será capaz não apenas de compreender os princípios básicos, mas também de esboçá-los imediatamente “da vida”;
- modelo de papelão com partes móveis. Recorte a silhueta de uma pessoa em papelão e, nas dobras, conecte as partes individuais do corpo com fios ou cadarços para que possam ser movidas;
- modelagem de plasticina. Isso ajudará a criança a se familiarizar rapidamente com as proporções do corpo e a aprender a mantê-las. Na maioria das vezes, são justamente esses tipos de atividades que contribuem para o desenvolvimento do pensamento espacial, o que acelerará o conhecimento nas artes plásticas.
Você não deve começar a fazer movimentos complicados imediatamente. É melhor começar mudando a posição de uma parte do corpo, por exemplo, desenhar uma pessoa em pé com um braço levantado ou uma perna estendida.
Então você pode tentar exibir movimentos enquanto caminha:
- Primeiro você precisa desenhar o "esqueleto". Da cabeça estende-se um segmento verticalmente para baixo – o corpo, no final do qual é desenhada uma linha curta perpendicular a ele – os quadris. As pernas se estendem a partir dos quadris - a direita é inclinada para a esquerda (para trás) e a esquerda é inclinada para a direita (para frente). Na parte superior, abaixo da linha do quadril, eles se cruzam. Braços estendidos;
- dar a forma de “esqueleto”. Linhas adicionais são desenhadas ao redor das principais, aumentando a largura do corpo, braços e pernas;
- Os eixos do “esqueleto” são apagados e os pés e pernas localizados na direção do movimento são desenhados.
Usando este diagrama como base, não é difícil desenhar uma pessoa correndo. Para fazer isso, basta desenhar o eixo do corpo em um leve ângulo, dobrar os dois braços nos cotovelos e mover as pernas em um grande ângulo entre si.
Representar pessoas de ângulos diferentes tem muitas nuances e exige máxima atenção visual. Quando desenhamos uma pessoa passo a passo, essa técnica é mais fácil para as crianças entenderem. Eles lembram da sequência mais rápido e são capazes de reproduzi-la de forma independente no futuro.
Vídeo sobre como desenhar uma pessoa para crianças
Como ensinar uma criança a desenhar uma pessoa: