As crianças costumam desenhar animais, mas alguns deles podem parecer difíceis de desenhar. Então é melhor começar com algo mais simples. Por exemplo, vale a pena considerar o desenho passo a passo de um rato para crianças. Este pequeno roedor é frequentemente encontrado em contos de fadas e desenhos animados.
Além de ensinar a desenhar, você pode contar ao seu filho sobre as características dos camundongos, suas diferenças em relação aos ratos e outros fatos interessantes. Vale a pena começar a desenhar com diagramas mais fáceis e, quando a criança os tiver estudado, você pode passar para imagens mais realistas.
O que você precisa para desenhar
A escolha dos materiais depende das habilidades e do talento da criança. Se ele for bom em desenhar linhas e puder colorir sem ir além do contorno, então marcadores coloridos servirão.
Para o estágio inicial, é melhor escolher as seguintes ferramentas:
- Lápis simples. Não escolha uma que seja muito difícil. É mais conveniente trabalhar com um lápis macio. Além disso, ele pode ser apagado mais rapidamente, se necessário.
- Apagador. Também é melhor escolher um macio. Ele não deve esfregar muito o papel, pois os primeiros estágios podem exigir muitas correções.
- Um conjunto de lápis de cor. Eles são necessários para a coloração subsequente do desenho finalizado.
A coloração também pode ser feita usando tintas, guache ou canetas hidrográficas. Tudo depende do que a criança gosta mais de usar. Para crianças mais velhas, uma técnica de desenho em preto e branco é adequada, onde um lápis simples é usado para criar sombras e detalhar o desenho. Isso permite que você obtenha uma imagem 3D mais realista.
O processo de desenho pode ser dividido em 3 etapas principais:
Etapa de desenho de um rato | Breve descrição |
1 | É necessário decidir as dimensões do futuro desenho e delinear seus limites. |
2 | Desenhando a parte principal da imagem – o corpo do rato. |
3 | Criação de pequenos elementos (orelhas, rabo, olhos e patas). |
4 | Colorindo a imagem. |
Desenho simples a lápis
Vamos desenhar um rato (é mais fácil para as crianças fazerem um esboço passo a passo do que copiar uma imagem finalizada) usando um lápis e usando técnicas diferentes. Existem várias opções para criar imagens simples.
Desenho simples de um rato visto de lado
Antes de começar a criar uma imagem, vale a pena praticar para fazê-lo corretamente.
Por exemplo, você pode usar as seguintes instruções simples passo a passo:
- Use movimentos leves para criar os limites do futuro desenho. Elas devem ser levemente visíveis para que você possa entender qual será o tamanho do desenho.
- Começando pelo lado esquerdo da folha, desenhe um semicírculo que fica maior à medida que você se move para a direita.
- Na parte inferior, desenhe uma linha ligeiramente curva para criar o corpo do futuro rato.
- Desenhe as orelhas mais próximas do lado esquerdo (onde ficará o focinho).
- Na ponta do focinho, coloque um ponto grosso ou desenhe um pequeno círculo para indicar o nariz.


- Coloque também um ponto mais próximo das orelhas, onde deveriam estar os olhos.
- Termine de desenhar o bigode.
- Tudo o que resta é desenhar algumas formas ovais achatadas na parte inferior do corpo (essas serão as patas) e uma linha curva (a cauda).
Outra opção para desenhar um mouse de lado
Há outra maneira simples de desenhar um ratinho engraçado e sorridente usando um lápis simples ou um marcador escuro.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- Desenhe meia gota da esquerda para a direita e desenhe uma linha reta na parte inferior.
- Desenhe as orelhas à direita. Eles podem ser bem grandes e representar cerca de 1/3 do corpo.

- Desenhe 2 olhos (um dentro do corpo e o segundo deve se estender além dos limites dele). Depois disso, você pode pintá-los, mas deixe pontos brancos no meio. Isso criará brilho. Este truque simples fará com que seus olhos pareçam contas brilhantes.
- Desenhe uma linha no lado direito, criando um triângulo dentro do corpo (este será o nariz) e sombreie-o.
- Desenhe as patas. A maneira mais fácil de fazer isso é tomar os números "3" como base e desenhar uma pata maior e uma menor, como mostrado na imagem abaixo.
- Só falta desenhar um sorriso no rosto e um rabo levantado.
Se você não conseguir criar um desenho como nas instruções na primeira vez, basta repeti-lo várias vezes. Quando a criança estiver satisfeita com a imagem, você pode passar a colorir. Se você conseguiu lidar rapidamente com os esquemas de desenho mais simples, então você pode complicar um pouco a tarefa.
Desenho simples a lápis de um camundongo do campo
Desenhamos um rato passo a passo para crianças, ao mesmo tempo em que contamos sobre as características dos diferentes tipos de roedores. Por exemplo, em uma casa de veraneio ou em uma vila você pode frequentemente ver ratos do campo.
Eles são pequenos e adoram subir nas casas para pegar grãos e outros alimentos. Esses roedores se distinguem pela cor característica de sua pelagem, o que lhes permite se esconder bem no campo, daí o nome.
Para desenhar um rato assim, você precisa seguir estes passos:
- Desenhe a base com linhas simples. Nesta fase você deve ter uma área aproximada do corpo, orelhas e cauda.
- Adicione mais detalhes, dê ao corpo um formato mais realista, desenhe um esboço das patas. Você também precisará moldar a cabeça.
- Continue detalhando o desenho como mostrado na imagem abaixo.
- Pinte o olho, deixando um ponto branco para criar um destaque, desenhe as antenas e alguns pontos ao redor.
- Pinte a imagem usando lápis de cor ou tintas. As cores devem ser selecionadas de acordo com o tom da pelagem do camundongo do campo, por isso, deve-se dar preferência aos tons marrom-alaranjados.

Existem muitos outros esquemas de desenho que podem ser aprendidos muito rapidamente.
Ratinho feito de gotas e círculos para crianças
O desenho passo a passo de um rato é interessante não apenas para crianças, mas também para adultos.
Você pode criar imagens a partir das formas mais simples que, quando combinadas corretamente, criarão um roedor engraçado. A sequência de ações é a seguinte:
- Desenhe uma gota com um ângulo agudo apontando para a esquerda.
- Aproximadamente no meio (mas um pouco mais perto da borda afiada), desenhe a orelha do rato no formato de um círculo quebrado. Outro arco precisa ser desenhado de modo que se estenda a partir da borda da gota.
- No lado esquerdo do desenho, mais próximo da borda nítida, coloque um ponto (o olho do rato). Desenhe um pequeno círculo bem no canto (esse será o nariz). Para representar um bigode, basta desenhar três linhas horizontais curtas.
- Desenhe 2 ovais achatados na parte inferior da gota. Isso fará as patas.
- Tudo o que resta é desenhar uma cauda curva, começando pelo centro da linha de queda no lado direito.
Uma imagem tão simples, sem detalhes desnecessários, é mais fácil de colorir. O corpo pode ser pintado de cinza, e as orelhas e patas de rosa.
Cara de rato
Até agora, vimos técnicas simples que normalmente não dão muita atenção ao rosto do rato. Mas você pode passar para desenhos mais complexos. Com essas instruções, você poderá criar um rosto de rato, como nos desenhos animados.
Para fazer isso, você precisará de:
- Desenhe um pequeno arco com as extremidades apontando para cima. No lado direito, adicione um círculo e pinte-o de modo que fique um ponto branco no meio. Você ganhará um nariz.
- Desenhe uma linha arredondada a partir do topo do nariz e outra menor a partir da parte esquerda do arco para criar um sorriso.
- Desenhe outro arco na parte inferior, que marcará a borda inferior do focinho. Acima do pequeno arco, você precisa desenhar uma gota que se alarga na parte superior. Você ganhará um olho. A metade dela (mais próxima do ponto da gota) precisa ser pintada e, ao mesmo tempo, um destaque precisa ser deixado.
- Desenhe um semicírculo grande acima do olho e outro atrás dele. Dentro da primeira orelha, desenhe várias linhas horizontais ligeiramente curvas (uma deve ser mais curta que a outra). Isso fará com que as orelhas pareçam mais realistas e permitirá que você use mais cores diferentes ao pintar.
- A partir do meio da orelha, desenhe um arco grande, indicando assim as costas do rato. Deve ser bem arredondado e ter o dobro do tamanho da cabeça.
- A partir do final do semicírculo criado (no lado esquerdo), desenhe outra linha curva e leve-a quase até a boca do rato. Você precisa desenhar outra linha dentro dela. Isso criará uma cauda.
- Desenhe um arco sob as costas de modo que suas extremidades apontem para a esquerda. Esta será a coxa do roedor. Na parte inferior, você precisa desenhar uma forma oval rasgada para formar uma pata. Não há necessidade de desenhar os dedos. Basta colocar uma linha curta para indicá-los. Aproximadamente a partir da área dos dedos, outra linha precisa ser traçada para indicar o abdômen. Não há necessidade de levá-lo até o focinho.
- À direita da barriga, desenhe uma pata menor, sem coxa. Uma simples semi-oval e uma linha para indicar os dedos são suficientes.
Rato com queijo
Muitas crianças sabem que ratos adoram queijo (embora não seja seu petisco favorito). Então você pode complicar a tarefa e criar uma cena inteira, por exemplo, de um rato pegando um pedaço de queijo.
Para fazer isso, você precisa seguir estes passos:
- Usando uma leve pressão no lápis, desenhe uma linha para a base onde o mouse ficará localizado. Usando o mesmo método, desenhe o bloco no qual o roedor repousa, a cabeça, as orelhas, a linha da barriga e a coluna vertebral. Nesta fase, é criado apenas um esboço para entender a direção da imagem e então começar a desenhá-la com mais detalhes.
- Aplique um pouco mais de pressão no lápis para contornar as formas principais. Você precisa arredondar as áreas da cabeça, moldar as orelhas e desenhar os olhos. Também nesta fase, as patas são adicionadas e os dedos precisam ser parcialmente desenhados. O rato parece estar tentando pegar o queijo. Nesta fase, ele precisa ser representado como um triângulo tridimensional sobre a superfície do bloco.
- Remova quaisquer linhas extras usando uma borracha e contorne as formas principais novamente. Também nesta etapa você precisa adicionar sombreamento que represente pelos, pintar sobre o olho, deixando um destaque.
Além disso, você pode adicionar algumas sombras e deixar o rabo e as patas mais detalhados. Você precisa desenhar vários círculos no queijo. Você pode adicionar sombras dentro deles, então os buracos no queijo ficarão volumosos.
Rato realista com um lápis simples
Se todos os esquemas anteriores já foram estudados e parecem muito simples para a criança, então você pode criar uma imagem que será o mais próximo possível de um rato real. Técnicas semelhantes são usadas em escolas de arte. Para trabalhar você também precisará apenas de um lápis simples (dureza média) e uma borracha.
Vamos desenhar um rato (passo a passo para crianças mais velhas) seguindo os seguintes passos simples:
- Desenhe um círculo grande para representar as costas do camundongo ou rato. À esquerda, desenhe outro círculo, 4 vezes menor que o primeiro. Esta é a área da cabeça. Ao esboçar, não pressione o lápis com força. Não é necessário ficar preso a uma linha. O principal é garantir que os círculos sejam bem uniformes.
- Desenhe 2 linhas que se cruzam dentro do pequeno círculo e, à esquerda dele, desenhe um focinho no formato da letra U. No triângulo superior direito da cabeça, você precisa desenhar uma orelha. Não deve ultrapassar os limites do círculo. A partir da linha do canto superior esquerdo da cabeça, você precisa desenhar um semicírculo, indicando assim a segunda orelha, localizada do outro lado.
- Conecte os círculos grandes e pequenos com linhas. O de cima deve ser ligeiramente côncavo, e o segundo, ao contrário. No centro da linha inferior, você precisa desenhar um esboço da pata dianteira e, a partir do meio da parte externa do segundo círculo, desenhe a pata traseira. Também nesta fase você precisa marcar a cauda com uma linha curva que chegue até a pata dianteira.
- Passe para um desenho mais detalhado do focinho. Para fazer isso, no triângulo superior esquerdo, mais próximo da linha do círculo, você precisa desenhar um olho ligeiramente alongado e colori-lo. Neste caso, é necessário deixar um brilho e é desejável escurecer um pouco a pupila de um dos lados. No focinho, mais próximo da borda, você precisa representar uma narina. Para esse propósito, é mais conveniente usar sombreamento.
- Começando pelo nariz, indo para a direita, use a hachura para destacar a área da cabeça. Todas as partes precisam ser conectadas de forma mais suave. No lado direito do nariz, você precisa destacar o bigode. Nesta etapa, você também precisa desenhar as orelhas, criando uma concha dentro.
- Desenhe as patas dianteiras. Primeiro você precisa conectá-los ao corpo e depois adicionar pelos usando sombreamento. A perna traseira também precisa ser moldada. Nesta fase, você não deve apagar o esboço, pois sem ele será mais difícil determinar a disposição correta das partes do corpo do roedor. Mas você pode adicionar mais pelos. Suas linhas devem estar em ângulo e paralelas umas às outras.
- Este passo serve para conectar a cauda e a parte de trás do corpo para que ele não pareça tão redondo. Em um rato, essa zona será mais alongada, e em um camundongo, como mostrado na figura abaixo. É importante lembrar que a cauda do roedor não é coberta por pelos, por isso ela não se conecta às costas com uma linha lisa.
- Agora você pode excluir todas as linhas de esboço. Se a borracha tocar acidentalmente nos elementos necessários, o desenho deverá estar finalizado.
- É hora de trabalhar com sombras. Primeiro, você precisa destacar as partes mais escuras: a parte interna da orelha, a área sob a cabeça, a barriga e a parte inferior da cauda.
- Agora você pode adicionar um pouco mais de detalhes à imagem. Para fazer isso, você precisa desenhar pelos em todo o corpo do roedor. Você pode desenhar uma sombra sob o mouse para tornar a imagem mais tridimensional.
Se uma criança tiver dificuldade em sombrear a parte interna da imagem, um truque pode ser usado. Ela só trabalha com lápis macios. Para criar uma transição mais suave da parte escura do desenho para a clara, ou seja, criar um gradiente, basta desenhar um escurecimento bastante espesso e, em seguida, usar o dedo para espalhá-lo na parte clara.
Este desenho passo a passo de um rato é adequado para crianças de diferentes idades. Os primeiros diagramas podem ser usados se a criança ainda não tiver habilidade para desenhar e ainda não entender formas tridimensionais. O último esquema é usado por crianças mais velhas. Graças a ela, você pode entender como a luz incide na imagem e onde as sombras devem se formar.
Vídeo sobre desenho
Vamos desenhar um rato passo a passo para crianças: