Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço

Para artistas iniciantes criando desenhos Usar guache pode parecer difícil, pois trabalhar com tintas espessas requer habilidades especiais.

Antes de começar as aulas de arte, um iniciante deve aprender técnicas de pintura a guache e também comprar todo o material de papelaria necessário. Tendo uma ideia dos algoritmos para criar imagens usando o tipo de tinta em questão, um artista novato será capaz de desenhar uma composição de alta qualidade após apenas 7 a 10 dias de prática regular.

Tipos de guache para iniciantes, escolhendo pincel e papel

Desenhos em guache (para iniciantes, é melhor copiar imagens prontas nos primeiros 5 a 7 dias) não podem ser criados sem um conjunto de papelaria corretamente selecionado.

Papelaria Breve descrição
Papel ou papelão O guache é mais frequentemente usado para pintar superfícies de papel, mas devido à sua textura densa, essas tintas também podem ser usadas para criar imagens em madeira ou compensado.

O material selecionado para a criatividade deve ter uma superfície rugosa e um alto índice de densidade. Caso contrário, o guache não formará uma camada espessa devido à má aderência ao papel.

Para evitar que o papel ou papelão se deforme durante o processo de aplicação da tinta e da água, a folha deve ser esticada sobre uma mesa ou cavalete, prendendo-a nos cantos com fita adesiva ou alfinetes de segurança.

Pincéis Os pincéis devem ser selecionados levando em consideração a técnica que o artista iniciante planeja usar. Se os desenhos em guache forem criados em um estilo “seco” (os pincéis só entram em contato com as tintas), é melhor usar cerdas.

Se você precisar misturar guache com água, é recomendável escolher cerdas kolinsky ou sintéticas. Este tipo de escova é caracterizado por alta elasticidade e maciez ao mesmo tempo.

Pincéis muito macios, como os feitos de pelo de pônei, não são adequados para pintar com guache porque não transferem bem a tinta e, quando molhados, perdem a elasticidade.

Paleta Necessário para misturar tintas e obter uma nova tonalidade.

Como há uma grande variedade de guache, os iniciantes devem estudar as características de cada uma antes de comprar, além de avaliar os subtipos existentes para verificar a conformidade com a técnica de pintura na qual um determinado artista planeja trabalhar.

Os seguintes produtos são vendidos no mercado consumidor moderno:

  • guache profissional ou artístico (usado para criar grandes pinturas);
  • guache de cartaz (usado para pintar cartazes, decorações e outros desenhos que exigem tintas com alto grau de resistência ao desbotamento);
  • guache fluorescente (que se distingue pelos seus ricos tons ácidos e pela capacidade de brilhar sob luz UV);
  • guache acrílico (o tipo de guache mais adequado para artistas iniciantes. Essas tintas são aplicadas uniformemente em todos os tipos de superfícies e são bastante resistentes a danos mecânicos).

Técnicas de pintura a guache

Desenhos em guache para artistas iniciantes podem ser criados usando diversas técnicas.

Esmalte

A característica distintiva desse estilo é que o artista aplica outra camada translúcida sobre a camada principal espessa de guache, depois que ela está completamente seca.

Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço

Para aplicação repetida na superfície de trabalho, recomenda-se diluir o guache com água o máximo possível até que a saturação da cor seja perdida em pelo menos 90%. Com a ajuda do envidraçamento, os artistas criam efeitos de chuva, neblina ou crepúsculo em suas pinturas.

Técnica de colagem

Essa técnica começou a ser usada por artistas que trabalham com guache há relativamente pouco tempo. Inicialmente, era usado exclusivamente para criar imagens com tintas a óleo. A essência da técnica de impasto é desenhar objetos usando traços densos de cores saturadas.

Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço

Para destacar a textura, o ângulo da luz ou da sombra, os artistas usam diferentes direções de pinceladas e também ajustam sua forma e posição. Para iniciantes que escolheram essa técnica para seus trabalhos, é importante lembrar que o guache artístico, se aplicado em uma camada muito grossa, pode começar a esfarelar e rachar ao secar.

Esgrafito

Externamente, a técnica do esgrafito assemelha-se ao processo de criação de uma gravura. Sua essência consiste em riscar a camada superior da tinta com uma agulha fina para expor a inferior.

Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço

Ao trabalhar com guache nesta técnica, recomenda-se realizar o esgrafito o mais rápido possível, pois uma das principais propriedades físicas do guache é a maior velocidade de secagem possível (não mais que 5 segundos).

Técnica mista

A técnica mista de criação de desenhos em guache é a mais popular entre os artistas contemporâneos. Envolve a combinação de vários estilos dentro da estrutura de trabalho em uma imagem.

Por exemplo, uma imagem de fundo pode ser desenhada usando sgraffito, e alguns dos objetos principais podem ser desenhados usando a técnica de impasto. Uma combinação competente de estilos de desenho existentes ajuda os artistas a obter tons e texturas únicos em pinturas usando as cores primárias do guache.

Masterclass passo a passo de pintura a guache sobre papel para iniciantes

Desenhos em guache (para artistas iniciantes, é melhor seguir rigorosamente os algoritmos padrão para criar até mesmo as imagens mais simples no estágio de aprendizagem), ou seja, sua ideia principal, devem ser escolhidos pelo iniciante levando em consideração seus próprios interesses.

Caso contrário, trabalhar em uma pintura será cansativo, o que depois de poucas horas provocará irritação e rejeição do processo criativo na pessoa.

Animais

Os animais podem ser pintados com guache em estilo realista ou cartoon, a critério do artista.

Variante de desenho a guache Algoritmo de fluxo de trabalho
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Crie um fundo para a imagem pintando a superfície de trabalho com uma rica cor guache azul.
  2. Depois que a tinta secar, desenhe um círculo uniforme em branco (lua) no centro da folha de papel que você está usando.
  3. Misture guache branco e azul e desenhe um relevo da lua, preenchendo a parte interna do círculo com listras, posicionando-as aleatoriamente.
  4. Use um tom azul-branco para criar o efeito da lua “brilhando”, desfocando levemente o contorno do objeto celeste.
  5. Use pontos brancos colocados aleatoriamente para representar estrelas.
  6. A partir da borda direita do plano de trabalho, usando 2 linhas paralelas com curvas suaves, desenhe um galho de árvore passando pela lua e direcionado para a borda esquerda da folha de papel utilizada.
  7. Detalhe a imagem do galho desenhando galhos de comprimento, espessura e direção arbitrários.
  8. No meio da lua, desenhe uma silhueta preta de um gato sentado em um galho de árvore, de costas para o observador. Para fazer isso, você precisa desenhar uma oval do tamanho apropriado com 2 triângulos em cima e, em seguida, ajustar o contorno, tornando-o o mais semelhante possível ao corpo de um animal.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Ao longo de todo o comprimento da borda esquerda da folha de papel utilizada, recuando 3-5 cm da borda, desenhe uma linha vertical (tronco de árvore).
  2. A partir da borda direita do tronco, desenhe 2 ramos principais a uma distância de 7 a 10 cm um do outro, de modo que um deles fique direcionado para cima e o segundo para baixo.
  3. Desenhe pequenos galhos de comprimento, espessura e direção arbitrários.
  4. Entre os galhos, mais próximo do canto superior direito, desenhe um círculo amarelo, pintando suas bordas com guache branco (o sol). Deixe o meio do círculo branco também.
  5. Em um galho apontando ligeiramente para baixo, desenhe a silhueta de um pássaro. Recomenda-se fazer isso usando uma imagem em close (de baixo para cima) de um triângulo (cauda), uma oval (corpo) e um círculo (cabeça). As formas geométricas devem ser conectadas com linhas suaves e, em seguida, o desenho deve ser detalhado desenhando a plumagem, o bico e as asas do pássaro.
  6. Pinte o fundo de azul claro.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Desenhe um esboço do rosto do lobo usando triângulos para as orelhas e uma forma oval arredondada com um triângulo na base para o focinho.
  2. No centro do focinho do animal, desenhe 2 pequenas formas ovais, posicionando-as ligeiramente na diagonal em relação ao nariz. (olhos)
  3. Desenhe um pequeno círculo (nariz) na base do triângulo.
  4. Desenhe um semicírculo com uma curva para baixo abaixo do nariz (boca).
  5. Pinte o desenho com guache, alternando traços ricos e densos com outros translúcidos.

Naturezas-mortas

Desenhos de pratos ou produtos alimentícios são geralmente chamados de naturezas-mortas. Tais imagens podem ser criadas, entre outras coisas, usando guache.

Para artistas iniciantes, esse tipo de trabalho deve ser o principal (pelo menos na fase de treinamento), pois, seguindo as principais etapas dos algoritmos fornecidos, desenhar uma natureza-morta não levará mais do que 1 a 2 horas, desde que os principais objetos da composição sejam desenhados em detalhes.

Variante de desenho a guache Algoritmo de fluxo de trabalho
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Encontre a linha do horizonte desenhando uma linha horizontal dividindo o plano de trabalho em duas partes aproximadamente iguais.
  2. Pinte as duas metades com uma camada espessa de guache em cores contrastantes (por exemplo, a área superior em azul e a área inferior em verde ou marrom).
  3. Afaste-se 2–3 cm da linha do horizonte e desenhe um semicírculo ligeiramente curvado para baixo, com no máximo 3–5 cm de comprimento.
  4. A partir dos pontos extremos do semicírculo, desenhe 2 linhas verticais de modo que na parte inferior elas fiquem curvadas para os lados e na parte superior – em direção ao centro. As curvas das linhas devem estar localizadas no mesmo nível e ser um reflexo estrito uma da outra.
  5. Desenhe um pequeno triângulo (o gargalo do jarro) na parte externa da parte superior da linha vertical esquerda.
  6. No lado direito, na parte externa, desenhe um semicírculo com linhas duplas, dobrando para a direita (a alça da jarra).
  7. Pinte o interior do jarro como desejar.
  8. Desenhe uma fruta próxima, por exemplo, uma pera, determinando seu tamanho com base em sua localização em relação à linha do horizonte e à distância do observador. A pera é desenhada usando duas linhas verticais, curvadas em direções opostas na base e afinando ligeiramente em direção ao centro na parte superior.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Determine a linha do horizonte de modo que ela divida o plano de trabalho em duas metades.
  2. Afaste-se 3-4 cm da linha do horizonte e desenhe um semicírculo com uma curva para baixo. O comprimento do semicírculo não deve ser maior que 7 cm, dependendo do formato da folha de papel utilizada.
  3. Dos pontos extremos do semicírculo, desenhe 2 linhas verticais para cima, de comprimento igual.
  4. Conecte os pontos superiores das linhas com um semicírculo curvado para baixo.
  5. A partir dos pontos extremos do semicírculo desenhado, desenhe outro semicírculo com uma curva para cima (uma imagem espelhada do primeiro).
  6. Entre os semicírculos, desenhe uma pequena oval com uma linha vertical curta saindo do centro (o talo da maçã).
  7. Ajuste o contorno do desenho, deixando-o mais desfocado e angular.
  8. Pinte o interior da fruta usando guache vermelho, branco e rosa.
  9. Pinte o fundo da imagem usando um tom pastel de tinta.
  10. À direita da base da fruta desenhada, use traços longos para representar uma sombra direcionada para a área superior da borda direita da folha de papel utilizada.

Florística

A maneira mais fácil de desenhar flores com guache é a seguinte:

Variante de desenho a guache Algoritmo de fluxo de trabalho
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Dê um passo para trás de 2 a 4 cm para a direita a partir do centro da folha de papel usada e desenhe um círculo (o contorno da rosa).
  2. Do lado do círculo desenhado, desenhe 2 linhas suavemente curvas, direcionando-as para o canto inferior esquerdo (haste). Conecte os pontos extremos das linhas com um semicírculo.
  3. No meio do círculo, desenhe outro pequeno círculo (o centro do futuro broto).
  4. Desenhe linhas diagonais a partir dos lados do caule.
  5. Desenhe ovais ao redor das linhas retas traçadas a partir do caule, apontando para o topo e a base (folhas).
  6. Dentro do círculo principal, a partir do centro do broto, desenhe 3 retângulos pequenos, colocando-os próximos um do outro.
  7. Preencha o espaço entre os retângulos com formas semelhantes. Continue desenhando retângulos até que a maior parte da superfície interna do círculo esteja preenchida.
  8. Remova o contorno do broto.
  9. Adicione detalhes à imagem desenhando os espinhos e as nervuras das folhas.
  10. Pinte o desenho usando guache vermelho e verde, acrescentando um pote ou vaso se desejar.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. A partir do meio da borda inferior do plano de trabalho, desenhe 2 linhas ligeiramente curvas, colocando-as a uma distância não superior a 1-2 cm uma da outra (haste da tulipa).
  2. Afaste-se 1–2 cm da base do caule da flor e desenhe uma linha suavemente curva para baixo, à direita.
  3. Do ponto extremo do semicírculo, desenhe outra curva para baixo, com curvas alternadas em diferentes direções (folha de tulipa).
  4. No topo do caule, desenhe uma pequena oval, alongada nas laterais.
  5. A partir do oval, desenhe várias linhas verticais curtas e suavemente curvas, conectadas umas às outras por semicírculos (as pétalas do botão).
  6. Adicione detalhes à imagem e depois pinte a tulipa usando guache vermelho, verde, amarelo e laranja.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. No centro da superfície de trabalho, desenhe um pequeno círculo (o meio do broto) usando guache amarelo.
  2. Use pinceladas para criar relevo no centro da flor.
  3. A partir das bordas da flor, desenhe o máximo de semicírculos alongados possível, colocando-os próximos uns dos outros (pétalas).
  4. Ajuste as bordas superiores das pétalas, fazendo-as em zigue-zague.
  5. Pinte a parte interna das pétalas, localizada mais perto do centro, com guache azul claro.

Paisagens

Pinturas a guache (para iniciantes a tarefa mais difícil geralmente é pintar uma paisagem), desde que a técnica e os tons de tinta usados ​​sejam escolhidos corretamente, também podem transmitir a atmosfera geral das estações do ano ou até mesmo de uma paisagem específica.

Variante de desenho a guache Algoritmo de fluxo de trabalho
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Marque a linha do horizonte, posicionando-a visualmente de modo que ela divida o plano em 2 partes iguais.
  2. A partir do meio da borda inferior da folha de papel utilizada, desenhe 2 linhas suavemente curvas (na base, a distância entre elas deve ser de pelo menos 5 a 7 cm), conectando-se em um ponto na linha do horizonte.
  3. Tomando o ponto de intersecção das linhas como área central, desenhe um semicírculo com uma curva suave para cima.
  4. Afastando-se 3-4 cm do semicírculo, desenhe outra linha curva semelhante nas bordas direita e esquerda do plano de trabalho (montes de neve).
  5. Nos semicírculos mais distantes, desenhe o contorno de pinheiros ou outras árvores, a critério do artista. O tamanho das árvores deve ser determinado levando em consideração sua distância do horizonte e do observador.
  6. Pinte uma paisagem de inverno usando guache em azul, cinza, preto e branco.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. Marque a linha do horizonte desenhando uma linha reta de modo que ela divida o plano de trabalho em duas partes. Neste caso, a parte inferior deve ser 2 vezes menor que a superior.
  2. Afastando-se da linha do horizonte de 3 a 5 cm para cima, desenhe uma linha horizontal ligeiramente curva da borda esquerda para a direita da folha de papel utilizada (contornos da floresta).
  3. No meio da metade inferior, desenhe um semicírculo amarelo (reflexo da lua ou do sol).
  4. Usando pinceladas grossas de guache, pinte a imagem usando azul, amarelo, branco, azul claro e preto.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
  1. A folha de papel utilizada é dividida em 2 partes, de modo que a de baixo tenha metade do tamanho da de cima.
  2. Pinte a metade inferior com pinceladas longas de guache azul e branco.
  3. Afaste-se da linha horizontal divisória até 7 cm e desenhe uma linha suavemente curva da direita para a borda esquerda do plano (montanhas ou colinas).
  4. Pinte as colinas de marrom, amarelo, vermelho e laranja, deixando as transições o mais desfocadas possível.
  5. Pinte a área do desenho acima das montanhas com guache azul, criando um relevo de nuvens usando traços brancos de densidade e forma variadas.

Espaço

É extremamente fácil pintar o espaço com guache:

  1. Usando guache preto, roxo, lilás, rosa, branco e azul, preencha a superfície de trabalho com traços longos, posicionando-os aleatoriamente, próximos uns dos outros.
  2. Desfoque os limites dos traços misturando as tintas nessas áreas com um pincel umedecido em água.
  3. Se desejar, você pode adicionar a lua, planetas ou estrelas.
Desenhos a guache para iniciantes são simples e bonitos no papel: paisagem, natureza morta, flores, espaço
Desenhos a guache para iniciantes - espaço

Os desenhos com guache devem ser criados seguindo rigorosamente as regras básicas da técnica escolhida. Para artistas iniciantes, será mais fácil desenhar em um estilo misto, sem limitar sua imaginação. Se você tiver o material de papelaria necessário e a imagem original para copiar, um iniciante pode concluir o trabalho em no máximo 2 horas.

Vídeo sobre pintura a guache

Desenhos em guache para iniciantes:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho