Durante a prática da criação desenhos simples para iniciantes É melhor usar um lápis. As vantagens de usar essa ferramenta são que ela permite corrigir facilmente erros durante o trabalho e também, apesar de sua simplicidade e monocromaticidade, criar uma composição completa sobre um determinado tópico.
Para que não apenas o resultado, mas também o próprio processo criativo traga emoções positivas a uma pessoa, ela deve desenhar de acordo com as regras básicas e algoritmos formulados por artistas experientes.
Regras básicas para desenhar com lápis
Desenhos simples a lápis para iniciantes devem ser criados levando em consideração as regras básicas:
Nas fases iniciais do processo criativo, recomenda-se a utilização de lápis marcados com B, 2B e 4B. Eles são suaves o suficiente para desenhar sombras e criar o esboço principal. Lápis marcados, por exemplo, HB, apesar de sua grande popularidade, são aceitáveis para uso somente ao desenhar uma composição que não inclua sombras ou transições de cores.
Lápis marcados com B, 2B e 4B são mais adequados para iniciantes.
Ao copiar uma composição de uma imagem finalizada, você precisa ter certeza de que a fonte permite que você veja cada objeto de vários ângulos. Caso contrário, não será possível recriar o desenho exatamente, pois é bastante difícil prever a aparência da imagem do lado “oculto”, principalmente quando se trata de transferir, por exemplo, os rostos de personagens de anime para o papel.
Primeiro, ao criar um desenho, você deve desenhar as proporções básicas dos componentes do esboço e só então começar a adicionar detalhes à imagem. Isso é necessário para a transferência correta da escala da imagem final.
Não é recomendado usar linhas retas ao desenhar um rosto humano. O retrato ficará menos distorcido se suas diretrizes e linhas principais estiverem levemente desfocadas.
Ao desenhar uma paisagem com um lápis simples, você não deve desenhar cada folha de grama separadamente. Artistas profissionais recomendam usar esboços sombreados que fazem a transição do claro para o escuro.
Para fazer com que os objetos no mundo ao redor pareçam realistas, é melhor usar meias-sombras sombreadas ao criá-los no papel.
Bastões de papel especiais são usados para sombreamento.
Para iniciantes, é melhor escolher um papel de textura média para o trabalho, que seja capaz de transmitir com precisão o tom especificado do lápis e preservar o sombreamento em sua forma original. Para determinar o tipo de papel, você precisa comprar 1 folha e, usando um lápis que pretende usar em seu trabalho futuro, representar esquematicamente a composição mais simples.
Ao criar sombras, é recomendável usar toda a gama de tons de um lápis simples. Para minimizar o risco da sombra ou meia-sombra ficar preta, é necessário colocar uma pequena tiragem sob a lateral da superfície de trabalho. Ao começar a sombrear a sombra a partir de um rascunho, um artista novato será capaz de deixar o tom mais escuro nela, realçando a cor desejada no rascunho final.
Por onde começar
Desenhos simples a lápis para iniciantes, apesar de sua aparência simples, exigem que o artista organize com competência o processo criativo.
Existem várias maneiras de aprender a desenhar:
inscrevendo-se para aulas em grupo com um professor na vida real;
estudar tutoriais em vídeo postados na Internet em canais de artistas experientes (por exemplo, o canal do YouTube de Anastasia Shimshilashvili);
ler livros contendo informações teóricas e práticas sobre a criação de composições em papel;
tenha aulas individuais com um artista profissional que seja próximo em espírito (a grande maioria dos contatos de pessoas criativas estão disponíveis gratuitamente em seus sites oficiais na Internet).
Ao começar a se envolver na criatividade artística sem ajuda externa, um iniciante deve:
decidir sobre a tecnologia que planeja usar no futuro e estudar cuidadosamente suas características;
adquirir as “ferramentas de trabalho” necessárias (papel, lápis de dureza variável, estênceis, borrachas);
encontre sua própria fonte de inspiração (não apenas pinturas de outros artistas podem estimular impulsos criativos. Caminhadas ao ar livre, olhar fotos de lugares lindos e incomuns ao redor do mundo, apresentações de coleções de roupas de marcas famosas também podem ser uma “musa”);
pratique suas habilidades todos os dias, mesmo que seja por um período mínimo de tempo (você precisa gastar pelo menos 60 minutos desenhando);
Desenhos simples a lápis devem começar com esboços.
faça esboços, independentemente do local real (esboços de árvores, lanternas, casas não só se tornarão uma prática adicional no desenho, mas também permitirão que o artista iniciante se inspire para criar sua própria composição).
O processo de aquisição de uma nova habilidade (desenho) deve ser organizado pelo futuro artista em etapas. Não é recomendado criar um plano de treinamento com regras claras., como segurar um lápis e como organizar a planilha.
Isso fará com que o recém-chegado seja forçado a uma estrutura que suprime o fluxo criativo de uma pessoa em particular. Ao criar seus primeiros desenhos, o mais útil é ter um algoritmo que descreva claramente os passos para desenhar os detalhes da composição.
Desenhos a lápis para iniciantes: flores
Desenhos simples a lápis para iniciantes geralmente envolvem imagens de plantas famosas, como rosas, tulipas e girassóis.
Desenho simples a lápis
Algoritmo para sua criação
(tulipa)
Desenhe um semicírculo alongado verticalmente. Deve haver um pequeno recuo no meio da base do semicírculo.
Desenhe linhas a partir da parte central da base. Conecte-os com os pontos superiores do semicírculo desenhado anteriormente.
Entre as duas metades (pétalas) desenhe outra, visualmente semelhante em formato às outras.
A partir do ponto inferior do entalhe da base do semicírculo, desenhe 2 linhas paralelas (haste).
Da ponta inferior do caule, desenhe 2 folhas apontando para cima.
Adicione traços, sombras e linhas secundárias às imagens.
(rosa)
Desenhe um semicírculo alongado verticalmente.
Na base do espaço em branco, no meio, desenhe um semicírculo adicional abaixo da linha principal.
“Divida” os traços principais (a ilusão do esplendor do futuro broto).
Do centro do semicírculo, desenhe uma oval deformada com uma ponta superior afiada (a pétala interna da rosa).
Desenhe linhas em direção ao centro do oval, cujo início são as extremidades do semicírculo principal.
Termine de desenhar as pétalas de rosa, preenchendo o espaço entre os triângulos resultantes com traços.
A partir do pequeno semicírculo representado sob a figura principal, desenhe 2 paralelos para baixo (haste).
Além disso, descreva as linhas principais. Se necessário, adicione pequenos traços, sombras e sombreamentos ao desenho.
(girassol)
Desenhe um círculo, dentro do qual desenhe linhas perpendiculares que se cruzam no centro da figura-chave.
Tome o ponto de intersecção das linhas como centro e desenhe um pequeno círculo que repita exatamente a figura principal.
Preencha o espaço entre os círculos interno e externo com ovais alongados.
A partir do centro da borda inferior do círculo principal, desenhe 2 linhas paralelas (haste).
Do ponto mais baixo do caule, desenhe 1-2 folhas ovais.
Sombreie o miolo do girassol e aplique sombras nas pétalas e no caule.
Para maior realismo, contorne os elementos principais novamente e adicione pequenos traços ao desenho (por exemplo, desenhe as nervuras das folhas).
Anime simples
A maneira mais fácil de desenhar personagens de anime é com um lápis. Esses desenhos são caracterizados por olhos grandes de pessoas ou animais, bem como pela natureza “cartooniana” dos objetos, expressa em seu tamanho e animação.
Exemplo de desenho de anime
Algoritmo para sua criação
Desenhe um círculo. Desenhe linhas perpendiculares ao redor do interior para que esta área seja dividida em 4 partes iguais.
Tomando o ponto inferior de intersecção da linha vertical com o círculo, desenhe um semicírculo.
As extremidades do semicírculo devem ficar 1 cm acima dos pontos de intersecção da linha horizontal com o círculo. Desenhe um semicírculo para dar o contorno de um rosto humano.
Nas seções superiores da superfície interna dividida do círculo, desenhe 2 ovais com uma borda superior mais grossa (olhos). Essas ovais devem estar localizadas a uma distância igual da borda da figura principal.
Na lateral do semicírculo contornado (rosto), desenhe 1 semicírculo alongado, com no máximo 3 cm de comprimento, dependendo da escala da imagem final (orelhas).
A partir do ponto pontiagudo do semicírculo (queixo), desenhe 2 linhas paralelas para baixo (pescoço).
Use sombras e meias-sombras para transformar os olhos desenhados anteriormente.
Termine de desenhar o cabelo, usando a borda superior do círculo como ponto de partida.
Desenhe um círculo. Desenhe a parte interna do círculo usando linhas perpendiculares de modo que ele seja dividido em 4 partes iguais.
Mova a linha horizontal um pouco para baixo (a distância exata é determinada a olho nu, dependendo da escala da imagem final).
Entre a linha horizontal original e a deslocada para baixo, desenhe 2 semicírculos (olhos).
Transforme a parte interna dos olhos para dar realismo usando uma imagem adicional de um oval, menor em tamanho.
Conecte os pontos laterais da linha horizontal com o ponto inferior usando linhas suaves.
Na área dos pontos de intersecção laterais da horizontal com os limites da figura principal, desenhe 2 pequenos semicírculos (orelhas).
Entre os olhos, desenhe uma pequena curva com 1 ângulo (nariz).
Desenhe um arco suave sob o nariz, curvado para baixo.
Termine de desenhar o cabelo e adicione sombras e meias-sombras.
Animais
Desenhos simples a lápis para iniciantes geralmente envolvem a imagem de um animal.
Apesar da aparente complexidade do processo de criação de uma imagem dessas, seguindo os algoritmos de trabalho recomendados, até mesmo uma pessoa que nunca fez nenhum trabalho criativo pode desenhá-la.
Desenho simples de um animal
Algoritmo para sua criação
Desenhe um arco curvado para a direita.
Desenhe um arco curvado para a esquerda, posicionando-o em frente ao primeiro elemento da futura imagem.
Conecte os arcos com uma curva, desenhando-a a partir dos pontos superiores (as orelhas do gato).
Aumente o arco direito duas vezes.
Desenhe um pequeno semicírculo alongado próximo à base do arco alongado.
Afastando-se do semicírculo uma distância igual ao espaço entre ele e o arco estendido, desenhe uma linha curva que arredonde suavemente para a direita.
Estenda o arco esquerdo usando uma curva cujo ponto mais proeminente esteja à direita.
No lado direito, desenhe um semicírculo alongado no arco.
Tendo determinado a olho nu o centro da superfície interna da figura principal, desenhe 2 círculos que se tocam (olhos).
Desenhe um pequeno triângulo (nariz) abaixo dos olhos.
A partir do triângulo, desenhe semicírculos em diferentes direções (boca).
Da área próxima ao nariz, desenhe várias linhas retas em ambas as direções (bigode).
Ligue os pontos inferiores, desenhando assim as patas do gato.
Complete o desenho transformando realisticamente os olhos do animal e desenhando um rabo de qualquer formato.
Desenhe um círculo.
Cruzando a superfície lateral do círculo à direita, desenhe uma pequena oval arredondada (cabeça). Apague a linha dentro da forma menor.
Transforme as bordas do círculo principal em um formato de ziguezague.
Na parte superior do oval, desenhe 2 círculos pequenos adjacentes (olhos). No centro de cada uma delas, coloque pontos grossos (pupilas).
A partir da borda inferior do corpo, usando linhas paralelas, desenhe as pernas do animal.
No topo do pequeno oval, coloque semicírculos (orelhas) “saindo” dele.
Termine de desenhar as narinas.
Adicione realismo ao seu desenho usando sombras e meias-sombras.
Fotos sobre o tema "outono"
Imagens sobre o tema "outono" podem ser desenhadas com um lápis simples ou imediatamente feitas em cores. O tom escolhido não só aumentará o realismo da imagem, mas também permitirá que o artista iniciante coloque um clima e uma ideia específicos nela.
Exemplo de desenho a lápis
Algoritmo para sua criação
Desenhe um semicírculo curvado para cima.
Conecte os pontos inferiores do semicírculo com uma linha ligeiramente curvada para baixo.
A partir da borda inferior da figura resultante (chapéu de cogumelo), desenhe 2 curvas para baixo. Uma delas deve ser curvada para a direita, a outra para a esquerda.
Conecte os pontos inferiores das curvas com uma linha suavemente curva (o caule do cogumelo).
Repita os passos 1 a 3, desenhando um cogumelo semelhante, de tamanho menor, à esquerda da figura principal da composição.
Na base das pernas dos cogumelos desenhados, desenhe linhas em zigue-zague conectadas umas às outras (a grama na qual os cogumelos estão).
Se desejar, você pode adicionar folhas à composição desenhando-as perto dos chapéus dos cogumelos em qualquer formato e tamanho.
Desenhe uma linha vertical.
Desenhe 2 linhas adicionais a partir da linha principal em cada direção.
Desenhe linhas mais curtas entre as linhas principais.
Usando linhas em ziguezague, desenhe o contorno da folha de bordo, conectando as linhas retas principais (nervuras).
Use uma borracha para apagar as linhas secundárias curtas.
A partir do ponto de intersecção das linhas inferiores com a linha vertical principal, desenhe uma linha reta para baixo (cauda).
Use um ponto em negrito para marcar a área onde o corte emerge (o núcleo).
Trace as linhas principais e, em seguida, adicione penumbra e sombras à imagem, tendo primeiro determinado o ângulo de incidência da luz.
Ao criar esse desenho, não é recomendável usar uma régua ou adicionar retidão às linhas usando outros métodos.
Afinal, por natureza, as folhas de bordo têm contornos assimétricos.
Desenhe um semicírculo curvado para cima.
Conecte os pontos inferiores do semicírculo com uma linha em zigue-zague (silhueta de guarda-chuva).
A partir da borda superior do guarda-chuva, desenhe uma linha reta curta. Preencha o interior da figura resultante com linhas secundárias e sombras.
Desenhe um pequeno semicírculo sob a borda inferior do guarda-chuva.
Conecte seus pontos inferiores com uma linha suavemente curva (cabeça humana).
Dos pontos extremos da linha de conexão inferior, desenhe 2 paralelos curtos para baixo e depois alongue-os usando linhas horizontais.
Desenhe 2 linhas longas para baixo, suavemente curvadas na parte do meio (silhueta humana).
Se desejar, adicione detalhes adicionais à imagem, como gotas de chuva.
Formas geométricas
É aconselhável que iniciantes comecem desenhando desenhos simples usando um lápis, por exemplo, figuras geométricas tridimensionais.
Exemplos de desenhos a lápis
Algoritmo para sua criação
Desenhe 2 linhas paralelas.
Conecte os pontos superiores das linhas com ovais de modo que os pontos de contato dos dois tipos de figuras geométricas fiquem aproximadamente no meio da forma arredondada.
Desenhe 2 perpendiculares a partir do oval superior.
Tendo determinado a olho o centro da superfície interna do oval superior, desenhe uma linha reta para baixo.
Repita os passos 3-4 com o oval inferior.
Redesenhe o contorno principal da figura.
Misture as sombras, escolhendo o lado esquerdo para o tom mais escuro e o lado direito para o branco.
A sombra da figura geométrica resultante, aproximadamente um terço do comprimento do cilindro, deve ser desenhada na frente.
Se precisar suavizar as transições de sombreamento, você pode usar um pequeno pedaço de papel.
Após dobrá-lo várias vezes, é aconselhável que o iniciante faça vários movimentos de fricção ao longo de toda a extensão da transição de tons da cor do lápis utilizado.
Desenhe um quadrado.
Desenhe linhas a partir das bordas da figura geométrica original em um ângulo de 45 graus.
Conecte os pontos das linhas secundárias.
Redesenhe a parte frontal da figura volumétrica, enfatizando-a como a mais próxima do observador.
Se desejar, crie sombras e meias-sombras sombreando o lápis utilizado.
Garotas
Você pode começar a representar rostos humanos (especialmente femininos) somente depois que o iniciante for capaz de lidar facilmente com a criação de desenhos de figuras geométricas e animais.
Exemplo de desenho a lápis
Algoritmo para sua criação
Desenhe um oval (o contorno do futuro rosto), deixando sua parte inferior levemente pontiaguda (queixo).
A partir da parte central da borda inferior do oval, desenhe 2 linhas curvadas uma em direção à outra (pescoço).
Desenhe 2 linhas horizontais dentro do oval, marcando assim a localização das sobrancelhas e da boca.
Dividindo o oval estritamente no meio, desenhe uma linha vertical cruzando as duas horizontais.
Usando contornos suaves, fora da figura principal, desenhe o cabelo da menina, sobrepondo-o ligeiramente no rosto.
Acima da linha horizontal superior, desenhe as sobrancelhas usando 2 linhas curvas conectadas uma à outra.
Desenhe uma boca no nível da linha horizontal inferior, representando o lábio superior ligeiramente menor que o inferior.
8. Desenhe os olhos abaixo das sobrancelhas, tendo primeiro delineado as linhas curvas que são os limites dos órgãos da visão.
9. Use uma borracha para apagar as linhas secundárias.
10. Termine de desenhar a pupila e a íris do olho.
11. Se você quiser complementar a imagem da garota ou torná-la mais realista.
Desenhos simples a lápis são uma maneira eficaz para iniciantes aprenderem e aplicarem as regras básicas da criatividade artística na prática.
Com a ajuda de um conjunto mínimo de “ferramentas de trabalho” e seguindo o algoritmo de ações recomendado, os artistas iniciantes poderão representar não apenas as figuras geométricas mais simples e os objetos constituídos por elas, mas também animais, paisagens e rostos humanos.